F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

+7
Vasuilvan
Pereira
Presbítero Waldir Alves
Adao Braga
Denis
Rondinelly
Maria Madalena
11 participantes

O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 3171

O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 5 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

Mensagem por Gleison Elias Ter 15 Jan 2013, 02:58

Graça significa "favor imerecido", e não "algo gratuito". Graça é algo que NÃO MERECEMOS.

Nisto é mais louvável a predestinação, por envolver dons, escolhas e destinos sem mérito da pessoa (seria, um favor imerecido de deus para com o homem).

Graça também não significa "dívida paga".

Prefiro acreditar na tradução da Novo Mundo: "Benignidade imerecida"

Esse significado leva a crer, obviamente e como eu já disse, que deus nos concedeu um favor que não merecemos receber. Temos um bem, e sem mínimo mérito nosso.
    Se esse "bem" é a salvação, não acho possível deixar de associar à predestinação. (Não querendo menosprezar nenhum argumento! Pf admin! Jah to com medo de minhas palavras!)...

Vamos supor que essa graça seja a salvação, sem envolver predestinação:
    A pessoa crê em Jesus e.. ops! Pronto, já é mérito pessoal. Não diz as Escrituras que crendo somos salvos? Pois é, se a salvação é no ato de crer, deixa de ser algo sem nenhum mérito seu. Você creu, então de certa parte você merece a salvação.
    Então, a não ser com a predestinação, salvação não pode ser graça (favor imerecido).

Então eu, continuo com minha opinião: O evangelho, por completo, todos os ensinos de Cristo e seu exemplo de amor na cruz, isto que é a graça (favor imerecido, afinal, a humanidade não merecia receber o perfeito Jesus só pra ele "consertar o conserto" entre deus e o homens...) divina.

A graça não é algo, por exemplo: "Vou agradar a deus, ele vai achar graça em mim, e me salvar..." Aff... essa graça é apenas um favor, mas não a mesma graça cristã, que é um favor imerecido.

Percebemos a diferença:
    Antes de Cristo, DEUS ACHAVA A GRAÇA NOS HOMENS. Por exemplo, Iavé achou graça em Noé. A graça estava em Noé. O favor era merecido.
    Depois de Cristo, A GRAÇA É DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, enviado pelo bom deus.

Vejamos Tito 2, que deixa explícito que a graça (cristã, aquela famosa graça tão discutida...) está no evangelho de Jesus Cristo:
    "Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo a salvação a todos os homens,
    ensinando-nos, a fim de que, renunciando a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, reta e piamente,
    aguardando a bem-aventurada esperança e a manifestação da glória do grande Deus e nosso Salvador Cristo Jesus,
    que se deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda a iniquidade e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras."
    Tito 2:11-14

Com o que citei, também não vejo aí ligação da graça somente com a lei. Pelo contrário, o evangelho veio para todos, ensinando a todos, seja gentios, seja judeus. Como o próprio verso diz: "Trazendo salvação a TODOS OS HOMENS", não apenas judeus.

Eu trouxe essa mensagem a todos vocês, mas não sou essa mensagem (uma comparação para entenderem melhor). "A graça é fonte de salvação" (como diz este verso na Versão Católica..) mas não é salvação.

Bem, espero que deixei ainda mais claro minha opinião.

Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 3452

O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 5 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

Mensagem por Vasuilvan Ter 15 Jan 2013, 09:18

Gleison, boa exposição.
    Graça significa "favor imerecido", e não "algo gratuito". Graça é algo que NÃO MERECEMOS. Inclusive tem um tópico que trata desse assunto da graça, ser ou não de graça...

Já aqui, discordo. Antes de Cristo, DEUS ACHAVA A GRAÇA NOS HOMENS. Por exemplo, Iavé achou graça em Noé. A graça estava em Noé. O favor era merecido.
    Acredito que a forma de termos graça perante DEUS, sempre foi a mesma. sempre de forma imerecida. Pois desde Adão, já temos o gene do pecado em nossa carne.

Aqui, acho que merece um retoque. A pessoa crê em Jesus e.. ops! Pronto, já é mérito pessoal. Não diz as Escrituras que crendo somos salvos? Pois é, se a salvação é no ato de crer, deixa de ser algo sem nenhum mérito seu. Você creu, então de certa parte você merece a salvação.

A salvação ou a graça, não é concedida imediatamente nem mesmo de forma incontestável. Acredito, ser a graça, construída ao longo de uma vida através de uma perfeita demonstração da dependência de DEUS. E essa demonstração de dependência faz-se por meio da obediência e submissão ao governo dEle.

Então nessa condição o postulante a uma vaga no céu, estará em condições de ser agraciado, não porque ele mereça, mas porque a misericórdia de DEUS é grandiosa...

Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Número de Mensagens : 420
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039

Mensagem por Sargento Ter 15 Jan 2013, 15:28

Gleison.... esta é digna de uma moldura....

Então graça não é gratuito?
    Como paga você pela vida eterna então?
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status.
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11106

Mensagem por Vasuilvan Ter 15 Jan 2013, 16:50

Sargento, não foi pra mim, mas acho que não vai se magoar se também expuser minha opinião...kkk...

Como fazer para pagar pela graça. Eu pretendo, em troca da graça de DEUS, demonstrar obediência a Ele, pretendo demonstrar amor por meio da guarda dos mandamentos, conforme a sua vontade. Pretendo ser completamente submisso à vontade dEle. Pretendo trabalhar na sua obra, divulgando seu evangelho. Pretendo me oferecer para servir de instrumento em suas mãos. É isso...
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Número de Mensagens : 3171
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734

Mensagem por Gleison Elias Ter 15 Jan 2013, 22:03

Quando digo: Graça não é gratuito, mas sim favor imerecido, NÃO QUERO DIZER QUE SEJA PAGO.

Apenas, que não é de nenhum mérito seu, você não merece...

É mais do que gratuita.

Comparação:
    Você recebe um presente em seu aniversário.. O presente foi gratuito? SIM. Foi merecido? SIM também! Você é legal, então MERECE um presente GRATUITO.

Mas graça é bem mais que isso!

Comparação:
    Adolf Hitler ganha um carrão zero de um judeu.
    Foi gratuito? SIM.
    Foi merecido? NÃO.

A graça funciona assim: Você não merece de jeito nenhum. Se fosse algo pago, deixaria de ser merecido. Entendeu? Eu não quis dizer que ela é paga, mas que ela é bem mais que gratuita.
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento Qua 16 Jan 2013, 11:09

Vasuilvan...

Sargento, não foi pra mim, mas acho que não vai se magoar se também expuser minha opinião...kkk...

Como fazer para pagar pela graça. Eu pretendo, em troca da graça de DEUS, demonstrar obediência a Ele, pretendo demonstrar amor por meio da guarda dos mandamentos, conforme a sua vontade. Pretendo ser completamente submisso à vontade dEle. Pretendo trabalhar na sua obra, divulgando seu evangelho. Pretendo me oferecer para servir de instrumento em suas mãos. É isso...

Sim, não foi para si mas não levo a mal que responda... quando pergunto algo, ainda que me dirija a alguém específico gosto que todos respondam.

Quando à sua resposta....
    pois...
    não muito mais a dizer que eu não lhe tenha já dito.

Esse é o seu pecado!
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento Qua 16 Jan 2013, 11:13

Gleison...

Quando digo: Graça não é gratuito, mas sim favor imerecido, NÃO QUERO DIZER QUE SEJA PAGO.

Algo que nos é dado sem ser pago é gratuito...
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status.
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11106

Mensagem por Vasuilvan Qua 16 Jan 2013, 12:32

Amigo sargento, sei que o acusador original não é você. nem tente imitá-lo. Sequer, minha consciência me acusou...

Esta a forma pela qual dedico minha gratidão a DEUS, por Ele ter me salvo. AMOR E OBEDIÊNCIA...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 26 Nov 2024, 12:29