Graça significa "favor imerecido", e não "algo gratuito". Graça é algo que NÃO MERECEMOS.
Nisto é mais louvável a predestinação, por envolver dons, escolhas e destinos sem mérito da pessoa (seria, um favor imerecido de deus para com o homem).
Graça também não significa "dívida paga".
Prefiro acreditar na tradução da Novo Mundo: "Benignidade imerecida"
Esse significado leva a crer, obviamente e como eu já disse, que deus nos concedeu um favor que não merecemos receber. Temos um bem, e sem mínimo mérito nosso.
Se esse "bem" é a salvação, não acho possível deixar de associar à predestinação. (Não querendo menosprezar nenhum argumento! Pf admin! Jah to com medo de minhas palavras!)...
Vamos supor que essa graça seja a salvação, sem envolver predestinação:
A pessoa crê em Jesus e.. ops! Pronto, já é mérito pessoal. Não diz as Escrituras que crendo somos salvos? Pois é, se a salvação é no ato de crer, deixa de ser algo sem nenhum mérito seu. Você creu, então de certa parte você merece a salvação.
Então, a não ser com a predestinação, salvação não pode ser graça (favor imerecido).
Então eu, continuo com minha opinião: O evangelho, por completo, todos os ensinos de Cristo e seu exemplo de amor na cruz, isto que é a graça (favor imerecido, afinal, a humanidade não merecia receber o perfeito Jesus só pra ele "consertar o conserto" entre deus e o homens...) divina.
A graça não é algo, por exemplo: "Vou agradar a deus, ele vai achar graça em mim, e me salvar..." Aff... essa graça é apenas um favor, mas não a mesma graça cristã, que é um favor imerecido.
Percebemos a diferença:
Antes de Cristo, DEUS ACHAVA A GRAÇA NOS HOMENS. Por exemplo, Iavé achou graça em Noé. A graça estava em Noé. O favor era merecido.
Depois de Cristo, A GRAÇA É DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, enviado pelo bom deus.
Vejamos Tito 2, que deixa explícito que a graça (cristã, aquela famosa graça tão discutida...) está no evangelho de Jesus Cristo:
"Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo a salvação a todos os homens,
ensinando-nos, a fim de que, renunciando a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, reta e piamente,
aguardando a bem-aventurada esperança e a manifestação da glória do grande Deus e nosso Salvador Cristo Jesus,
que se deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda a iniquidade e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras."
Tito 2:11-14
Com o que citei, também não vejo aí ligação da graça somente com a lei. Pelo contrário, o evangelho veio para todos, ensinando a todos, seja gentios, seja judeus. Como o próprio verso diz: "Trazendo salvação a TODOS OS HOMENS", não apenas judeus.
Eu trouxe essa mensagem a todos vocês, mas não sou essa mensagem (uma comparação para entenderem melhor). "A graça é fonte de salvação" (como diz este verso na Versão Católica..) mas não é salvação.
Bem, espero que deixei ainda mais claro minha opinião.
Nisto é mais louvável a predestinação, por envolver dons, escolhas e destinos sem mérito da pessoa (seria, um favor imerecido de deus para com o homem).
Graça também não significa "dívida paga".
Prefiro acreditar na tradução da Novo Mundo: "Benignidade imerecida"
Esse significado leva a crer, obviamente e como eu já disse, que deus nos concedeu um favor que não merecemos receber. Temos um bem, e sem mínimo mérito nosso.
Se esse "bem" é a salvação, não acho possível deixar de associar à predestinação. (Não querendo menosprezar nenhum argumento! Pf admin! Jah to com medo de minhas palavras!)...
Vamos supor que essa graça seja a salvação, sem envolver predestinação:
A pessoa crê em Jesus e.. ops! Pronto, já é mérito pessoal. Não diz as Escrituras que crendo somos salvos? Pois é, se a salvação é no ato de crer, deixa de ser algo sem nenhum mérito seu. Você creu, então de certa parte você merece a salvação.
Então, a não ser com a predestinação, salvação não pode ser graça (favor imerecido).
Então eu, continuo com minha opinião: O evangelho, por completo, todos os ensinos de Cristo e seu exemplo de amor na cruz, isto que é a graça (favor imerecido, afinal, a humanidade não merecia receber o perfeito Jesus só pra ele "consertar o conserto" entre deus e o homens...) divina.
A graça não é algo, por exemplo: "Vou agradar a deus, ele vai achar graça em mim, e me salvar..." Aff... essa graça é apenas um favor, mas não a mesma graça cristã, que é um favor imerecido.
Percebemos a diferença:
Antes de Cristo, DEUS ACHAVA A GRAÇA NOS HOMENS. Por exemplo, Iavé achou graça em Noé. A graça estava em Noé. O favor era merecido.
Depois de Cristo, A GRAÇA É DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, enviado pelo bom deus.
Vejamos Tito 2, que deixa explícito que a graça (cristã, aquela famosa graça tão discutida...) está no evangelho de Jesus Cristo:
"Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo a salvação a todos os homens,
ensinando-nos, a fim de que, renunciando a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, reta e piamente,
aguardando a bem-aventurada esperança e a manifestação da glória do grande Deus e nosso Salvador Cristo Jesus,
que se deu a si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda a iniquidade e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras."
Tito 2:11-14
Com o que citei, também não vejo aí ligação da graça somente com a lei. Pelo contrário, o evangelho veio para todos, ensinando a todos, seja gentios, seja judeus. Como o próprio verso diz: "Trazendo salvação a TODOS OS HOMENS", não apenas judeus.
Eu trouxe essa mensagem a todos vocês, mas não sou essa mensagem (uma comparação para entenderem melhor). "A graça é fonte de salvação" (como diz este verso na Versão Católica..) mas não é salvação.
Bem, espero que deixei ainda mais claro minha opinião.