F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+7
Vasuilvan
Pereira
Presbítero Waldir Alves
Adao Braga
Denis
Rondinelly
Maria Madalena
11 participantes

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?


    Gerson Witezak
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 595
    Data de inscrição : 01/06/2010

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Gerson Witezak Sáb 15 Set 2012, 04:27

    A PAZ DE DEUS irmã Maria Madalena.

    Lí todos os posts antigos, e compreendi seu ponto de visão!

    Mais oque entendo sobre pagar "DÍVIDAS", é que essas "DÍVIDAS" são os "PECADOS"!

    Em relação à "PECADOS", os gentios não são Santos. (inocentes)

    O pecado existe para todos, tanto Judeus, como Gentios e Paulo descreve isso em Romanos 3:

    1
    Qual é pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
    2
    Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
    3
    Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
    4
    De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.
    5
    E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
    6
    De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?
    7
    Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
    8
    E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
    9
    Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
    10
    Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.


    Pela Lei veio o conhecimento do pecado(Romanos 3:20), e neste sentido seu raciocínio está correto em dizer que só os JUDEUS tem a Lei, e o conhecimento do pecado; Mais o Apóstolo explica que tanto Judeus como Gentios, todos estão debaixo do pecado.

    Como pode os Gentios estarem debaixo do pecado, sendo que à eles não foi dada nenhuma Lei?

    A Graça na verdade não veio para pagar somente as "DÍVIDAS" dos que estavam sobre o julgo da Lei; Até porque a Lei foi transitória, por apenas um curto espaço de tempo, entre os 40 anos no deserto até a vinda de Cristo!

    A Graça alcançou até os que foram antes da Lei, porque segundo as escrituras, Cristo desceu as partes mais profundas da Terra, e pregou salvação aos espíritos em prisões eternas.

    Observe:
    Efésios 4:
    9
    Ora, isto--ele subiu--que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?
    10
    Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.


    I Pedro 3:
    18
    Porque também Cristo pade-ceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;
    19
    No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão;
    20
    Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;


    Veja que nos 3 dias que cristo ficou morto, ele pregou a Graça aos que foram antes da Lei.



    CONCLUSÃO:

    O "PECADO" (DÍVIDA) sempre existiu, com LEI ou sem LEI.
    A LEI foi um instrumento de Deus, para que o "PECADO" (A DÍVIDA) chegasse ao conhecimento dos Judeus (Povo Eleito).

    O homem por NATUREZA é devedor, tendo ou não conhecimento da LEI!


    Bem aventurado são os eleitos da Graça que permanecem firmes e fiéis até ao fim. Porque muitos são os chamados, mais poucos os escolhidos!

    GERSON WITEZAK
    Deus Abençoe

    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3455
    Data de inscrição : 17/11/2011

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Vasuilvan Sáb 15 Set 2012, 16:08


    MM. considere estas passagens...


    Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
    Jeremias 31:33


    Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
    Hebreus 8:10


    Este é o pacto que farei com eles depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta:
    Hebreus 10
    :16




    MM, achamos a LEI que você julga desconhecer.....


    Aqui, com certeza, não se refere a LEI CERIMONIAL, aquela cravada na cruz, com CRISTO...Que propósito teria escrever uma lei anulada em nossos corações?

    Amiga, quando Ele fala que escreveria esta LEI em nossos corações, tem um propósito. Que a sua obediência seja de forma natural ao convertido. Se a graça que você tem recebido, não te capacita à obediência naturalmente, questione-a.

    A PAZ...
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Maria Madalena Seg 17 Set 2012, 08:37

    Vasuilvan

    Sim, mas é é disso que estou falando...
    Que as dívidas referente a lei de Deus ordenandas para a CASA DE ISRAEL foram pagas...

    "Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias..." (conforme vc mesmo citou)

    Maria



    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Vasuilvan Seg 17 Set 2012, 19:53

    MM, tentando te responder...
    Aos alheios ao concerto, nada têm a ver com a graça...
    Agora, aos que se chegarem a DEUS...ok
    No novo concerto...
    Porei as minhas leis em seus corações, e as escreverei em seu entendimento; acrescenta:
    Hebreus 10:16


    Ainda no antigo concerto...
    Isaías 56:3 Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.

    Isaías 56:4 Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança,

    Isaías 56:5 darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

    Isaías 56:6 Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,

    Isaías 56:7 também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.


    A PAZ...

    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Maria Madalena Seg 17 Set 2012, 20:21

    Vasuilvan

    Quando Jesus morreu na cruz, pagou todos os castigos, todas as penalidades de uma lei violada. Deus cobrou nEle a dívida dos judeus, do povo que recebeu a lei de Deus.
    Crês nisso?

    Quanto aos gentios, eles nunca receberam a lei de Deus, pois a lei foi dada somente para quem era considerado povo de Deus, a saber, os judeus.
    Crês nisso?

    Espero que sim.
    Assim, todo o povo de Deus está "na graça" de Deus, pesando-lhes apenas a obrigação da obediência a Jesus Cristo, o Sumo Sacerdote.

    Maria



    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Vasuilvan Seg 17 Set 2012, 23:08

    MM, esta passagem não te responde?

    Isaías 56:6 Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,

    Pois, joão 14.15 diz. SE ME AMAIS GUARDAIS OS MEU MANDAMENTOS...

    Todos que se chegam ao SENHOR, já não estão mais alheios ao concerto. O sábado deste versículo, representa a LEI DE DEUS. Então os que se achegaram a DEUS e com ele fez um pacto, tiveram também seus pecados cravados na cruz, não carecendo mais praticar qualquer ritual ou cerimônia para expiá-los.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Maria Madalena Seg 17 Set 2012, 23:22

    Vasuilvan


    É quanto aos propósitos de Deus com relação aos judeus.
    Estou falando de uma coisa e você de outra.

    Deixemos pra lá, anjo! Smile
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Vasuilvan Ter 18 Set 2012, 15:44





    deixemos então...
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 09/05/2012

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Sargento Seg 19 Nov 2012, 22:35

    Maria...

    GRAÇA X LEI está relacionada aos judeus:

    Por não conseguirem obedecer a lei que lhes foi dada por Deus, os judeus ficaram a mercê do devido castigo imposto aos transgressores, concordam?
    Mas Jesus, graciosamente, aceitou a responsabilidade da quitação dessa dívida, tomando sobre Si, os castigos que estavam preparados para cada judeu...

    Não Maria... todo o homem nasce pecador e morto em pecado, judeu ou gentio... herança de Adão a todo o homem.

    A lei dada aos judeus foi apenas uma "porta" para se livrarem da morte... pois sendo o homem morto DEUS mostrou-lhe quais eram as características do vivo para que ele as cumprisse e assim vivesse...
    No entanto como diz a escrituras "todos ficaram debaixo de maldição", porque o que foi dado como "porta" teve na realidade o objectivo oculto não de salvar mas de mostrar a fraqueza do homem.

    Os judeus apenas ficaram com o pecado "oficialmente" evidenciado mas o resto do mundo estava precisamente na mesma morte.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Maria Madalena Ter 20 Nov 2012, 08:27

    Sargento

    Mas eu não disse isso: "Lei e graça está relacionada aos judeus".

    Mas o raciocínio é outro: A lei foi dada aos judeus.

    Os JUDEUS receberam a lei de Moisés.
    Mas não obedeceram em todos os seus pontos.
    Pela justiça, receberiam os castigos sobre leis violadas, certo?

    Mas Jesus pagou suas dívidas.
    Zerou suas dívidas. Os judeus ficaram "na graça", receberam o pagamento de suas dívidas graciosamente, sem pagar os castigos preordenados para CADA lei transgredida por eles.
    Isso é GRAÇA, dívida zerada.

    No entanto...
    No entanto: Os GENTIOS nunca receberam a lei de Moises, portanto nunca estiveram sujeito aos castigos da lei de Moisés, blz?
    Então, o termo chamado "graça" coube aos judeus, uma vez que os gentios não tinham dívidas da lei de Moisés.

    Madalena

    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 09/05/2012

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Sargento Ter 20 Nov 2012, 09:12

    Ok Madalena, entendo.

    Mas lembre-se do que disse Paulo:


    Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
    Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
    Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.
    Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;
    Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando
    juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;
    Rm 2:14

    Todo o homem tem em si a obra da lei (consciência do bem e do mal) adquirida no Éden... logo todos são réus da lei.... porque embora ela só tenha sido enviada por escrito a um povo todo o homem a conhece.

    A graça veio nos salvar da morte e consequentemente livrou-nos desta condenação da justiça das obras da qual a consciência de todo homem da testemunho dizendo "fizeste bem" ou "fizeste mal".... embora a lei não tenha sido dada a todos, todos estão sob o seu juízo, e só Cristo nos livraria disto.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Maria Madalena Ter 20 Nov 2012, 09:28

    Sargento
    A Paz de Deus

    Na verdade, estou falando ESPECIFICAMENTE sobre "termos bíblicos" usados.
    Sei que é complicado explicar, quanto mais entender o que escrevo.

    Lei é lei, graça é graça, judeu é judeu, gentio é gentio - nas formas e significados segundo a lei de Moisés (e não segundo o conceito do Evangelho)ou o NOSSO dicionário.

    Mas relativo a Lei de Moisés > para Israel > relativo as dívidas herdadas do povo que recebeu tal lei > e o pagamento relativo a essa lei de Moisés.
    A LEI gerou dívidas e o pagamento das dívidas deu lugar a GRAÇA de Deus.


    Considerações:
    Gentios jamais receberam a lei de Moisés.
    Jesus não pregou aos gentios em Seu Ministério.
    Jesus não deu ordem para que seus discípulos pregassem aos gentios (não era tempo)
    Primeiro foi resolvido a questão das dívidas dos judeus.

    Madalena
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 09/05/2012

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Sargento Ter 20 Nov 2012, 09:53

    Madalena, não sei se entendo onde quer chegar, mas respondo ao que entendo.

    Não, o gentio não tem a dívida da lei de Moisés, mas tem a dívida de Adão que é a VERDADEIRA dívida.... a lei de Moisés foi apenas uma exposição dessa dívida comum a todo o homem e não a verdadeira dívida .... a lei de Moisés não criou realmente a dívida mas mostrou-a definindo-a dizendo "é isto, isto é pecado"... e dívida que a lei expôs já existia em todo o homem, e a condenação carnal que a lei deu está presente em todo o espírito que não é nascido de novo.... ou seja, a lei de Moisés e toda a historia de Israel são apenas representação da realidade que está no mundo .... e sendo representado na carne temporariamete é na verdade real no espírito eternamente.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Maria Madalena Ter 20 Nov 2012, 10:40

    Sargento

    A Paz de Deus

    Sim, mas suas considerações apresentadas é sobre um outro assunto. Como disse e repito, não estou falando sobre o pecado de Adão e nem questionado o pecado da geração de Adão.
    A questão do tópico se limita exclusivamente sobre a lei de Moisés dada efetivamente aos Israelitas.
    Os gentios cometiam pecados? SIM. Mas a lei foi dada com exclusividade aos israelitas. Então, vou dar um exemplo: Assim como no nosso Código Penal, para se acusar alguém, necessário é um povo estar sob uma lei em vigor, seja lei do município, do estado e país. Mais um exemplo: É moralmente errado eu contar, expor sobre a vida alheia, mas isso como "código moral entre pessoas" e não como LEI e assim, ninguém pode cobrar perante uma lei não estabelecida, selada.
    Outro exemplo: É errado, segundo o código moral, não dividir tarefas domésticas e sobrecarregar os outros, mas a LEI não tem poder de me cobrar sobre questões familiares de particulares costumes.

    Voltando ao tópico:
    O povo gentio não adquiriu dívidas com relação a lei de Moisés. Somente o povo israelita adquiriu essa dívida. Jesus veio para zerar as dívidas da lei e estabelecer um Novo Concerto e Sacerdócio e Governo - e desta vez, para todos os que O aceitarem como REI, sejam judeus, sejam gentios.


    Bom. Como não consigo explicar melhor o que escrevo (de sorte que ninguém compreendeu a minha exposição e pergunta sobre esse específico assunto, então, deixemos pra lá esse tópico!

    Madalena

    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 09/05/2012

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Sargento Ter 20 Nov 2012, 10:55

    Ok Madalena, penso que entendi o que você quer dizer...

    Se não foi dada a lei aos gentios como lhe poderia ser retirada?
    Se a lei não lhes deu pecados como poderiam eles ser removidos pela graça?
    É isso que pergunta certo? Assumo que seja isto ou algo semelhante...

    Mas o que lhe venho a tentar mostrar é que está partindo de um princípio errado... por isso que você diz uma coisa e o que eu digo cai sempre um pouco ao lado.
    Por isso você tem-me falado de lógica segundo a letra por responsabilidades e eu tenho entrado pelo sentido do evangelho que não é por responsabilidades mas exclusivamente por soberania e determinação de Deus.

    Entendo a construção do seu raciocínio, e segundo o juízo da carne que é sob culpas e méritos está certo pois a quem não foi dada nenhuma lei também não tem transgressão, quem não tem limites impostos não tem como os ultrapassar pois eles não existem ...
    ...mas o que lhe tenho tentado mostrar é que a realidade vai muito para além disso e que esse raciocínio embora faça sentido não está sob a verdade do evangelho mas sim sob a ilusão da lei, e uma vez entendida o juízo e ilusão da lei o divagar sobre ela perde sentido.
    Você perguntou algo sobre a aparência da superfície, e o que tenho tentado mostrar é que por baixo da superfície o sentido não é o que aparenta e as regras não são as que está a utilizar no seu juízo embora à superfície elas façam sentido.
    Sargento
    Sargento
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 420
    Idade : 42
    Cidade/Estado : faro
    Religião : Cristão
    Igreja : Igreja Dos Eleitos
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : -20
    Pontos de participação : 1039
    Data de inscrição : 09/05/2012

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Sargento Ter 20 Nov 2012, 11:02

    Madalena, por exemplo...

    Não sei ainda ao certo o que defende nem no que crê...

    ...mas se alguém lhe perguntar onde tem de sacrificar o cordeiro para ser perdoada dos pecados que lhe responderia você?
    Ia-lhe explicar os rituais e no que consistiam?
    Ou tentaria mostrar que tudo isso foi abolido que o perdão não está no sacerdócio Levítico mas sim em Cristo?

    Se quiser discutir o primeiro pode fazê-lo, mas será uma conversa sem proveito e em vão ... se mostrar o segundo irá levar-lhe a vida e quem sabe dar-lhe a salvação eterna.

    Entenda Madalena... a minha intenção é boa.

    No entanto posso ainda assim tê-la entendido mal... aí se quiser prosseguir a conversa então tente explicar melhor que eu vou tentar entender.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 60
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Maria Madalena Ter 20 Nov 2012, 20:57

    Sargento

    O que tem o TERMO chamado "graça" com relação ao povo gentio? NADA! Porque graça (considerando somente o tempo da lei) - significa dívida paga e os gentios não tinham dívidas com relação a lei de Moisés, uma vez que nunca receberam ordem de cumprir a lei de Moisés.
    Somente os judeus podiam aplicar a lei, apedrejar transgressores, por exemplo.

    Madalena

    Conteúdo patrocinado


    O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ? - Página 3 Empty Re: O que tem a ver o povo 'gentio' com o termo chamado 'graça', se nunca tiveram uma lei ?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 19:10