Ernesto,
Edison diz:
Ele, Deus, não um segundo Ser Divino, mas o próprio Deus desceu à zero no calvário.
Por que Deus???
Porque a Bíblia diz: "Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo" (II Cor. 5:19).
E diz mai ainda: "E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória" (1 Tim. 3:16).
Aí está o grande mistério da Piedade de Deus que você reluta em ver.
Ernesto responde:
Aí está o teu grande equivoco. Deus estava em Cristo, se estava em Cristo é porque ele, Deus, agiu em Cristo, assim como o Espírito Santo age em nós hoje, é um ser em outro ser. És tu que não queres enxergar.
Você não quer comparar a medida de Espírito Santo que tem em você com a medida de Espírito Santo que está em Jesus, quer?
Essa tua interpretação é a interpretação comum da comunidade teológica que não tem revelação e sim interpretação intelectual forjada na razão e na lógica humana.
O mistério da Grande Piedade de Deus é exatamente isso, Ernesto.
Deus estava em Cristo com toda a Sua plenitude. Tudo aquilo que você possa entender, ou imaginar, ou ler nas Escrituras que é Deus, está em Jesus.
É isso que você não capta. Você, agora na condição de DUALISTA (deixou de ser trinitário - ou seja, saiu do mato e caiu na capoeira- rsrsrs) não consegue entender isso.
Os judeus mataram a Jesus exatamente por não verem isso. Eles se ofenderam quando Jesus disse que ele e Jeová eram UM, que antes de Abraão existir ele já existia e quem visse a Ele via a Deus.
( Veja a ultima parte do verso apresentado por vc.) , visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória"
Pergunto:Recebido por quem no céu? Heb.1:3,....Assentou-se a destra da majestade, nas alturas. Novamente pergunto: Deus se assentou ao lado dele mesmo?
Ora, foi recebido no céu por quem estava no céu, ou seja todo o séquito celestial.
E, à destra da majestade, não significa à direita de um ser. Majestade aí tem o sentido de Poder, de Glória, de Soberania, de Grandiosidade, de Magnificência, etc.
A tua fé intelectual o leva a crer que Deus tem lado, tem profundidade, tem altura, tm medida, etc.
Não se esqueça; DEUS É ESPÍRITO. É INVISÍVEL. NÃO TEM FORMA. (Luc. 24:39)
Edison diz:
Ernesto, temo que de tanto desejar morrer você realmente venha a morrer.
Como que a Árvore da Vida Eterna Cristo, pode produzir frutos que não trazem o mesmo DNA da Árvore da Vida.
Ernesto responde:
Meu amado irmão!!! Eu tenho pena da tua cegueira espiritual, tu transformas tudo em espiritual; Cristo não é a arvore, ela representa a Cristo. A arvore da vida no Éden era uma arvore vegetal como todas as outras, com uma diferença; seus frutos possuíam elementos ativos que eternizavam a vida dos que dela se alimentavam. Através dos seus frutos Adão e Eva viviam eternamente. Gen.3:22, a mesma, (ou semelhante) arvore da vida estará no meio da praça da nova Jerusalém , ela também é vegetal, Ela é o símbolo de Cristo, Mas, não o Cristo, Já pensou o Cristo estar plantado no sol e na chuva, no calor e no frio? Raciocine pelo menos um pouco.
Ele nos concede a vida eterna através deste vegetal. Nós viveremos eternamente ao comer o fruto desta arvore, e ao fazermos um chá de suas folhas teremos saúde Apoc.22:2,
Sim amado, árvore nesse caso é metáfora, é máscara, é uma personagem, de UM que é a Vida Eterna.
Jesus disse que Ele era uma árvore, uma figueira. Árvore na Bíblia muitas vezes representa o homem. Muitas vezes é uma máscara, uma figura de linguagem.
Edison pergunta
Quer dizer que Cristo era um Espírito ao lado do Pai?
Ernesto responde
Me admiro muito; tu és português e te deixas trair pela língua portuguesa?
João 17:5, Jesus disse Pai. : E, agora, Glorifica-me, tu Ó Pai, junto de ti mesmo com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.
Eu te pergunto:
Se Cristo só se fez carne na plenitude dos tempos, Há uns 6 mil anos atrás.
Mas, Cristo estava com o Pai desde os dias da eternidade, Miquéias 5:2, Responda: Qual era a natureza de Cristo antes de se fazer carne?
E a mesma Bíblia diz que o Verbo, a Palavra estava com o Pai e não somente isso, ele era o próprio Pai, era o próprio Deus e que esse Deus se fez carne e habitou entre nós (Jo 1:14).
Você tem que digerir isso. Você tem que entender isso espiritualmente e não intelectualmente. Deus precisa te dar Luz sobre isso. E você precisa começar a crer sem entender. Você tem colocado a razão e a lógica na frente da fé.
O Tomé estava um passo atrás na questão de fé. Ele precisava tocar para processar aquilo intelectualmente e então conseguir crer.
A fé genuína de Deus ultrapassa isso. É aí que se diferencia o homem natural do homem espiritual. A revelação (fé) faz a diferença. E o homem natural tem dificuldade de entender o homem espiritual (I Cor. 2:14-16).
Edison diz:
Você não consegue sequer pensar sem ser trinitariamente. Esse é o poder da unção do dogma romano nas pessoas. Há uma cauterização espiritual.
O problema é que você nem sequer crê que por detrás do Ernesto de carne tem um Ernesto espírito andando pelas ruas de Limeira.
Ernesto responde:
Tu estás todo enrolado com a trindade, tu só enxergas a trindade, por isso não queres admitir que Cristo e o Pai não é a mesma pessoa, (ou seres). Esqueça Roma, e aceite o que a bíblia diz, Jesus disse: Saí do Pai, e vim ao mundo: outra vez, deixo o mundo e vou para o Pai. João 16:28, veja o verso 32, ......O Pai está comigo,
Pense meu amado!! Não desminta as palavras de Jesus, da maneira que tu ages dizes que Jesus é mentiroso, Jesus disse que o Pai está com ele, se fosse ele o Pai teria dito que ele ERA o Pai.
Então, a Bíblia diz que a Palavra que estava com Deus era Deus, se fez carne e habitou entre nós.
"A mais de 60 anos estou com você e não me tendes visto Ernesto?" "Quem me vê a Mim vê o Pai. Você não percebeu ainda que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim e tanto o Pai quanto o Filho são UM?".
O grande Poder de Deus não foi manifestado na criação das moléculas, dos átomos, dos astros, das galáxias, do universos enfim.
O Grande Poder de Deus foi manifestado quando Ele, o Eterno, por amor sem medida ao homem (a Sua maior criação), se fez também homem Se impondo a todas as limitações que Ele impôs ao homem quando Ele o criou.
Edison diz:
Paulo está afirmando que o Ernesto TEM uma alma, TEM um espírito e TEM um corpo físico. Aliás, a Bíblia diz inclusive que há divisão entre eles (Heb. 4:12).
Ernesto responde:
Alma é vida, e é esta que eu tenho, se tu não queres aceitar esta verdade então responda: Em Hebreus 10: 38, diz que Deus também tem alma, pergunto a vc. De quem Deus recebeu a alma dele? Aguardo resposta,
Deus é o Existente de Si mesmo. A alma Ernesto, é aquilo onde está a sua natureza. A alma é o teu trono. A alma é que tem a natureza trocada por ocasião do novo nascimento. O espírito e o corpo são comandados pelas alma. Se na alma está Deus aquela pessoa vive uma vida segundo Deus. Se na alma está satanás a pessoa vive uma vida segundo satanás.
E Deus, o criador do homem, criou o homem semelhante a Si mesmo, ou seja com alma e em medida se derrama no homem nascido de novo.
Já em Jesus foi a Plenitude de Deus que habitou e habita Nele.
Edison diz:
Há só UM Deus Espírito que é o Eterno que Se revela através de personas (máscaras). Jesus é a mais perfeita e completa máscara do Eterno e Invisível Deus Jeová.
Ernesto responde:
João 1:14,diz: E o verbo se fez carne, Pergunto: antes de ser carne ele era o que? Habitou entre nós, e vimos a sua gloria, como a gloria do UNIGENITO do Pai,
Eu te pergunto: O que é Unigênito? Veja o que diz o dicionário de língua portuguesa ÚnicoGenito = GeradoO Único Filho Gerado por Alguém.
Vais trair a tua língua pátria?KKKKKK.
Você é filho de Deus? Adão era filho de Deus? Abraão era filho de Deus? Jesus era filho de Deus? A Igreja é composta de filhos de Deus?
Em Heb. 11:17 diz que Abraão ofereceu o seu filho unigênito. Pergunto: Isaque foi filho unigênito de Abraão??? Abraão não gerou mais filhos???
A palavra "unigênito" (grego - monogenes) tem vários significados. Primeiramente precisamos entender que o termo grego original não está necessariamente ligado apenas ao sentido de nascimento ou de criação. Dependendo do contexto, unigênito pode ser interpretado como “único de sua espécie”, “único do tipo” ou “único existente”. Nesse sentido, a palavra unigênito refere-se a uma ideia de singularidade, e não de nascimento. (https://estiloadoracao.com/o-que-significa-unigenito/)
Edison diz:
Ernesto vc. já não escreveu dezenas de vezes que Deus não muda? Concordo, realmente Deus não muda está escrito Mal.3:6,
Então te faço uma pergunta:
Quando o homem caiu lá no Éden, Deus mandou alguém em seu lugar para acudir o homem? Ou veio ele mesmo?
Ernesto responde:
Mas, que pergunta mais ingênua? Leia João 3:16, Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que crê seja salvo,
Edison pergunta:
Mas quem foi lá e disse: "Adão onde estás"? Quem foi que matou, por certo um cordeiro, e coseu as vestimentas??? Quem foi que potencialmente redimiu o homem até que o sangue e as vestimentas do Cordeiro Real viesse?
Ernesto responde:
Ola,lá novamente pisastes na bola, Quem matou o cordeiro e fez as túnicas, diz que foi Deus, mas, a remissão do homem só aconteceu no calvário, antes disso não havia salvação. Queres a prova? Leia em Hebreus 11: 39-40, E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados. Estás vendo meu irmão, os salvos do passado ainda esperam por nós em suas sepulturas, quando Jesus vier então ressuscitarão e juntos com os vivos de então, se encontrarão com Jesus nos ares. Aleluia!!!!.Se Deus tivesse redimido alguém antes da cruz então o sacrifício do filho seria desnecessário.
Abraços Ernesto
Note que eu disse "potencialmente redimido" no Edem. A sombra do sangue do calvário estava no Edem.
E lá na sombra não vemos outro a não ser o próprio Deus vindo salvar o homem.