F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qua 08 Abr 2015, 12:18

    Lúcio escreveu:Meu amigo Gilcimar bem poderia refletir sobre que decisão lhe seria mais difícil e qual das duas indicaria maior amor:

    1) dar sua própria vida para salvar estranhos;

    2) permitir que sua filha primogênita (esta que aparece na foto em suas postagens) morra para salvar estranhos.

    A decisão mais difícil seria a opção 2 mas o amor maior seria a opção 1 porque sou Humano e a regra para comparar o amor entre humanos segundo você é como você disse ao tentar explicar João 15:13 ao Clébio:

    Lúcio escreveu:Não muda, amigo Clébio, mas acrescenta algo importante. Quando Jesus declarou: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos", ele estava comparando o amor de alguém humano por outros humanos, e não com o amor do Pai pela humanidade. Com efeito.....:



    Assim o amor maior de alguém humano por outros humanos é de quem dar a própria vida e não de quem toma a decisão mais dificil....

    Mas para a Deus a regra é diferente pois você julga que o amor maior foi para quem tomou a decisão mais difícil....

    Eu não sei porque a regra é diferente e não sei porque me perguntou qual opção seria o amor maior para querer fundamentar a ideia sobre Deus se a regra para humanos é diferente....


    Abraços..!



    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1125
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Qua 08 Abr 2015, 12:49

    Lúcio Monteiro escreveu:Não muda, amigo Clébio, mas acrescenta algo importante. Quando Jesus declarou: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos", ele estava comparando o amor de alguém humano por outros humanos, e não com o amor do Pai pela humanidade. Com efeito, em João 3:16, ele não disse: "Eu amei tanto o mundo que dei minha própria vida para que todos os meus amigos tenham vida eterna". Mas ele disse: "Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele exercer fé não seja destruído, mas tenha a vida eterna".  Além disso, o o escritor inspirado, em Romanos 5:8, diz: "Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."

    Amigo Lúcio, para o amor humano a regra é dar a vida pelos seus amigos, conforme você assinalou. Mas para o amor divino, o amor maior seria o Pai dar o seu próprio Filho, conforme você também assinalou.

    Por que para uma natureza o amor maior é para quem toma a decisão mais difícil e para a outra natureza é para quem toma a decisão menos difícil?

    Fique na paz...

    Clébio
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Qua 08 Abr 2015, 14:38

    Clébio/Gilcimar

    O maior amor que alguém pode mostrar por outro humano é dar a sua vida por ele. Mas, o maior amor que um ser humano já pôde demonstrar por Deus talvez tenha sido o que Abraão demonstrou quando a bem dizer sacrificou a vida de seu filho unigênito para agradá-lo.  

    No entanto, maior amor do que qualquer ser humano já conseguiu demonstrar por outros humanos foi o que Jeová Deus demonstrou pela humanidade. Ele deu a vida de seu filho unigênito por pessoas que não eram ainda seus "amigos", diferentes de Abraão, que foi chamado de "amigo de Jeová". Além disso, Deus não visava ser recompensado pelos humanos, ao passo que Abraão "sabia que Deus era capaz até mesmo de ressuscitar seu filho dentre os mortos".

    Lúcio
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Qua 08 Abr 2015, 14:57

    Amigo Lúcio

    Por que não respondeu diretamente minha pergunta e abriu a discussão para mais uma comparação?

    Clébio
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Qua 08 Abr 2015, 15:24

    Clébio escreveu:Por que para uma natureza o amor maior é para quem toma a decisão mais difícil e para a outra natureza é para quem toma a decisão menos difícil?
    A pergunta está errada. Tanto Deus quanto Jesus tomou a decisão que exige mais amor aos homens. Nenhum dos dois tomou a decisão mais difícil. Para ambos, a decisão mais difícil seria a de não amar ou amar menos do que amaram. Isto, sim, seria difícil pois significaria mudar a própria essência.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qua 08 Abr 2015, 15:50

    Lúcio escreveu:O maior amor que alguém pode mostrar por outro humano é dar a sua vida por ele. Mas, o maior amor que um ser humano já pôde demonstrar por Deus talvez tenha sido o que Abraão demonstrou quando a bem dizer sacrificou a vida de seu filho unigênito para agradá-lo.

    Você mudou o assunto porque a discussão que eu assitia entre você e o clébio  é a comparação do amor do Pai com o Filho e não do humano com humanos ou do humano com Deus...

    Mas  mesmo assim você  não consegue fundamentar que o amor  maior de um humano  para com Deus foi aquele demonstrado por Abraão   pois você usou a expressão "talvez tenha sido"  e ninguém pode fundamentar um pensamento usando o "talvez tenha sido" como base...

    O que Abraão fez é regra para demonstrar  todo o amor maior  que eu posso demonstrar por Deus?

    Pois  imagina se isso for regra e eu não posso amar Deus com todo meu amor com todo meu entendimento de outra forma..!!!

     De qualquer forma  ninguém vai sair por aí sacrificando seus filhos  para demonstrar o amor maior que alguém pode demostrar por Deus...

     
     Abraços..!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qua 08 Abr 2015, 16:38

    Lúcio escreveu:A pergunta está errada. Tanto Deus quanto Jesus tomou a decisão que exige mais amor aos homens. Nenhum dos dois tomou a decisão mais difícil. Para ambos, a decisão mais difícil seria a de não amar ou amar menos do que amaram. Isto, sim, seria difícil pois significaria mudar a própria essência.


    Desculpa amigo mas o erro está em como você entendeu a pergunta do clébio...

    Pois o Clébio não perguntou sobre Deus e Jesus mas sobre a regra para medir o amor maior entre humanos( uma natureza) ser diferente da regra para medir o amor maior entre o Pai e o Filho (outra natureza)...

    Se para comparar o amor entre humanos o amor maior é de quem dá vida logo será diferente da regra em que o amor maior é de quem toma a decisão mais dificil...

    Veja como você me pediu para que eu refletisse a decisão mais dificil como regra para medir o amor maior...


    Lúcio escreveu:Meu amigo Gilcimar bem poderia refletir sobre que decisão lhe seria mais difícil e qual das duas indicaria maior amor:

    1) dar sua própria vida para salvar estranhos;

    2) permitir que sua filha primogênita (esta que aparece na foto em suas postagens) morra para salvar estranhos.




    Agora eu permitir que minha filha primogênita morra para salvar estranhos seria uma decisão muito mais dificil do que a condição de Deus..

    Se eu tivesse o poder de ressuscita-la seria menos dificil mas Deus tem essa condição que eu não tenho mas mesmo assim minha prova maior de amor por estes estranhos é o de dar minha própria vida não a vida de minha filha segundo João 15:13 pois segundo Jesus não é amor maior que este.....


    Abraços..!
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Qua 08 Abr 2015, 16:42

    Lúcio escreveu:Tanto Deus quanto Jesus tomou a decisão que exige mais amor aos homens.

    Ao que parece o plano da salvação fora tomado pelo conselho de ambos, ou seja, do Pai e do Filho.

    Perfeito Lúcio, a Trindade começa assim, ambos agindo juntos...

    Pelo menos isto não vai exigir de mim sacrificar minhas filhas por amor ao Pai ou ao Filho, ou será necessário?

    Fique na paz...

    Clébio
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Márcio Qua 08 Abr 2015, 22:35

    Não dá para entender a causa trinitária nestes últimos comentários.

    A alegação é quem amou mais e quem amou menos?

    Qual o propósito da alegação?

    Alguém poderia me explicar?

    Márcio
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qui 09 Abr 2015, 12:03

    Marcio....

    Leia a refutação do Lúcio ao Clébio a partir da postagem 918 e algumas postagens antes...

    Nós acreditamos que o amor de Cristo e do Pai foi na mesma medida mas o Lúcio insiste que o amor do Pai foi amor e usou a filosofia para tentar explicar isso...

    Nessa filosofia ele criou critérios e regras para medir o amor...

    Nós passamos a questionar essas regras e critérios e ele até mudou talvez sem perceber o assunto e por final em algum momento ele até usou a expressão "talvez tenha sido" pela dificuldade que teve de fundamentar uma posição....


    Fomos honestos e limpos no debate até agora e o próprio Lúcio gentilmente reconhece isso e questionamos com legalidade...

    Eu tenho mais questões sobre o assunto mas estou esperando o desenrolar do tópico e talvez por algo muito forte que esteja acontecendo comigo em Off eu tenha que desaparecer do fórum por um grande tempo....

    Abraços..!
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Sex 10 Abr 2015, 01:01

    O raciocinio à base das escrituras não deve ser confundido com argumentos filosóficos. É importante também ler as entrelinhas necessárias à sintetização dos comentários, para entendê-los corretamente.

    Lúcio escreveu: [Segundo Jesus,] o maior amor que alguém pode mostrar por outro humano é dar a sua vida por ele [João 15:13].  [Por outro lado,] o maior [exemplo de]  amor [e de fé]  que um ser humano [imperfeito] já pôde demonstrar por Deus talvez tenha sido o de Abraão. Isto porque as escrituras dizem que Abraão a bem dizer sacrificou a vida de seu filho unigênito para agradar a Deus [Hebreus 11:17-19; Tiago 2:21-23; Romanos 4:12, 16c]. Seu gesto se tornou tipo ou figura do amor de Deus, que sacrificou a vida de seu Filho unigênito para salvar todos aqueles que demonstram a mesma fé que Abraão demonstrou (João 3:16).
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 10 Abr 2015, 15:00

    Lúcio...

    A discussão não era essa mas  você e o Clébio dialogava sobre quem teve amor maior, o Pai ou o filho...

    Ninguém aqui negou que Abraão deu uma grande prova de amor...

    Você me pediu que refletisse   sobre eu dar minha filha  para morrer em favor de estranhos  ou me entregar a mim mesmo  para tentar filosoficamente provar que o amor do pai foi maior mas acabou criando duas regras para medir o amor e eu respondi segundo as regras...

    Pois para provar que o pai teve amor maior você usou a regra  da decisão mais dificil mas quando Clébio te questionou sobre João 15:13  você para não ter problemas com a primeira regra disse que para humanos o amor maior é de quem  dar a própria vida...

    Foi isso que aconteceu  e quando questionado de onde tirou essas regras e porque  é diferente  com Deus você abriu o assunto para aquilo que não estavamos discutindo...

    São essas situações que  me leva a repensar nossos debates...

    As regras que você criou por enquanto  são filosóficas  porque os textos que citou não as  fundamentam...

    Eu até sugiro  que prossigamos  para outro ponto porque não vejo a possibilidade de explicação dessas regras que você  usou para comparar o amor entre humanos e o amor  entre Deus e seu filho...

    Para você é assim:

    1- O amor maior entre humanos é de quem dar a própria vida por outros e não de quem toma a dificil decisão  de dar seu filho para morrer por estes estranhos..

    2- Entre Deus e o seu filho o amor maior não é de quem deu a própria vida mas de quem teve que tomar  a decisão mais dificil...

    Eu encerro por aqui neste ponto...

    Abraços..!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Ter 14 Abr 2015, 18:50

    Como eu penso que esse tópico não pode ficar parado  vou continuar  uma  outra questão que foi discutido dias atrás e eu ainda não tive a oportunidade e tempo para avaliar pois ainda o assunto não se encerrou.....

    Lembro que quando eu fui trabalhar  um argumento em 1 Corintios 8:5-6 sobre o senhorio de Cristo  onde eu liguei o senhorio dele  com o assunto do texto ( Comida sacrificada a ídolos) o Valdomiro tentou me refutar  postando ao Clayton  a seguinte postagem abaixo:



    Valdomiro escreveu:Clayton, Paz!

    Além disso, como você já bem observou, ainda que o texto, falando de idolatria, toque no assunto dos “senhores”, isso não condiciona que a idolatria seja em relação aos senhores.

    Você mostrou isso, com muita propriedade, quando citou o texto bíblico: "ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só".  A idolatria citada está em contraposição ao "um só Deus", NÃO ao único Senhor daquele contexto. O próprio texto nos diz quem é esse um só Deus: "O PAI".

    Transportar a questão dos "muitos senhores" para idolatria é inferir algo que o texto não diz, pois tanto a palavra “deuses” quanto a palavra “senhores” são tomadas em sentido geral. E, em sentido geral, aos deuses “cabe” idolatria, mas aos senhores não. A bíblia cita vários senhores que não eram idolatrados. Assim, ao posso que “deuses” no texto está associado a idolatria, a generalidade da palavra “senhor” não pode ser associado a idolatria (o verso citado por você mostra isso), já que um determinado senhor de alguém, não é necessariamente o “deus” dessa mesma pessoa. E se a ideia fosse falar do “deus” de alguém e do senhor desse alguém como sendo o mesmo deus desse alguém o texto perderia o sentido. E como o termo “senhores”, simplesmente, não impõe idolatria a ninguém, diferentemente de “deuses”, nesse contexto, não há razão para buscar essa associação a não ser aquela que falando de idolatria dos senhores, se busque paralelizar a idolatria de Jesus como senhor, intencionando legitimar a “idolatria” (que teria a ver com culto e adoração) por parte dos crentes, partindo, assim, para alegar que Jesus tem que, de alguma forma, ser o único Deus que é dito só do Pai, já que a idolatria paralela dos senhores aplicada a Jesus seria pecado se ele não fosse Deus.

    Um malabarismo necessário para ocorrer aquilo que você sempre diz: “comer pelas beiradas”.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.



    Para Valdomiro desligar aquilo que eu liguei no  Senhorio de Cristo ele teve que considerar os "senhores"  do texto  em sentido geral  não em sentido particular  como eu fiz....

    E em sentido geral  Senhores não é necessariamente ídolos  e ele citou até um exemplo para provar isso depois de fazer essa observação :

    "... a generalidade da palavra “senhor” não pode ser associado a idolatria (o verso citado por você mostra isso), já que um determinado senhor de alguém, não é necessariamente o “deus” dessa mesma pessoa...."


      Mesmo que senhores ali não esteja ligado a ídolos  ele foi tomado em sentido particular e não em sentido geral mesmo que existe  deuses   que não são ídolos em sentido particular ....( como aqueles que são chamados de deuses segundo Jesus em João 5:34-36)

      Paulo fala de Senhores que não pode ser nossos senhores  sendo que em sentido geral existem muitos senhores que podem ser nossos senhores segundo o exemplo apresentado  pelo Valdomiro...

     Paulo fala que há muitos senhores onde contudo para nós  só há um  e assim ele aponta esse um sendo Jesus assim como fez com a situação do Pai onde há muitos deuses...

     Seguindo a Lógica do seu raciocínio  podemos ter mais de um senhor se esse senhor  não for um ídolo ou um "Deus" para nós....

     Assim Paulo não trabalhou esse sentido geral de  "senhores"  pois trabalhou onde mesmo havendo muitos senhores   para nós há um só usando a mesma estrutura que usou para distinguir um Deus entre muitos  deuses que há....

    Assim levanto algumas perguntas:

    1-Que sentido particular de "Senhores" Paulo usou  para afirmar que nesse sentido para nós há  um  só senhor ?

    2-Jesus pode ser contado entre aqueles muitos "deuses" que não pode ser nosso "Deus"?

    Observação :No  texto o Pai  não precisa ser tratado  como Senhor porque o termo Deus já engloba isso mas isso não o impede  dEle ser tratado como nosso senhor em outras situações e quando tratamos  assim quebramos aquela ideia de que para nós  há um só senhor sendo que para nós o Pai é nosso senhor também e vários textos o trata assim...

    3- Mesmo o   Pai sendo por  nós também tratado como Senhor como  em vários textos, por que Paulo mesmo assim disse que para nós há um só Senhor?

    Possibilidades:

    -Ou Paulo tratou "Senhor" em sentido particular cabível só a Jesus o que refutaria a afirmação do Valdomiro de que "senhores" ali no texto  foi tomado em sentido geral, ou Jesus não está sendo considerado dentro daqueles muitos deuses que há e nem  o Pai entre muitos aqueles senhores que há provando que Paulo não estava comparando o Pai com o Filho mas os dois com aqueles muitos deuses e senhores que há...

    Conclusão: Quem usou de malabarismos? Será que foi eu?

    Abraços!!!
    avatar
    Arcolino
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 269
    Idade : 63
    Cidade/Estado : Salvador
    Religião : Cristão
    Igreja : desigrejado
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 550
    Data de inscrição : 21/01/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Arcolino Ter 14 Abr 2015, 21:31

    Sejas batizado no nome do PAI, no nome do FILHO, e no nome do ESPÍRITO SANTO, quem ordenou esse batismo ordenou revelando DEUS, na sua diversidade de pessoas sendo apenas UM somente na Essência, coisas como essas não está passiva de querelas de debates pois é âmbito genuinamente da fé, que é salto para o Sagrado, ou crê ou não, mais raciocinar quem é DEUS em suas revelações e manifestações, é o mesmo que querer medi-lo com o metro da própria razão humana;

    Quem aceitou o batismo nesse nome dado, revelado, na sua tríade de pessoas se batizou acreditando nesse mistério da Piedade que de fato DEUS é UM só e no entanto paradoxalmente distinto em três pessoas, o unicismo ou unitarismo são apenas expressões sobre o mesmo mistério que tão diverso é radicalmente indiviso e por essa razão não trás nenhuma diferença essencial em quem não quer a distinção em quem não quer divisá-lo nas formas distinta e quem aceitou simplesmente a distinção em três pessoas numa só essência, havendo uma só Essência praticamente é radicalmente indiviso na essência portanto que diferença faz??? Creio eu nenhuma, é como disse Davi o que farei a despeito de todas as suas boas obras que Tu fizeste por mim? Tomarei o cálice da sua Salvação e renderei a Ti louvores;



    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Edison Qui 16 Abr 2015, 09:33

    Arcolino disse:

    Quem aceitou o batismo nesse nome dado, revelado,

    E qual é o nome dado e revelado? Note que o irmão falou em "nome dado e revelado".

    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Edison Qui 16 Abr 2015, 14:37

    Lúcio Monteiro disse (mensagem 893):

    Edison escreveu:
    Quanto à Palavra, precisamos lembrar que a palavra é somente a expressão do pensamento. O pensamento antecede à palavra. O pensamento é a Palavra não expressada. O pensamento vem antes do princípio (Jo 1). Deus vem antes do princípio... A Palavra não é uma pessoa. A Palavra é o próprio Deus.

    Lucio Monteiro escreveu:
    De fato, o pensamento precede a palavra assim como o Pai precede o Filho. Mas quem explica quem é 'a Palavra' é o Inspirador da Bíblia, por dizer que "a Palavra se fez carne e habitou entre nós", referindo-se a uma pessoa, Jesus Cristo. Observe que o que foi revelado é que o título 'a Palavra' foi usado como se referindo a uma pessoa que se tornou carne

    "No princípio era a Palavra, a Palavra estava com Deus, a Palavra era Deus. Ele estava no princípio com Deus.
    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens" (João 1:2-4).

    Vamos procurar seguir um Caminho sem ser unicista, ou dualista e muito menos trinitarista.

    Quando diz "no princípio" sugere que foi quando o tempo passou a existir.
    Foi aí que surgiu o Verbo, a Palavra, o Logos, o Filho, o Filho-Palavra.

    Não estamos falando de Jesus ainda. Jesus surge a partir de Maria.

    Estamos tentando entrar no cenário antes do “haja luz”, antes de haver qualquer tipo de átomo ou molécula. Nós estamos tentando entrar num cenário quando Jeová ainda não era Deus.

    Vou explicar o “Jeová não era Deus”. Considerando que a palavra deus significa “objeto de adoração”, esse “Jeová não era Deus” nos remete a um “tempo” quando só existia o Eterno Jeová, o existente de Si Mesmo”, o invisível e Eterno Todo Poderoso. Não havia nada, absolutamente nada que O adorasse. Não havia anjos, arcanjos, querubins, serafins, enfim, não havia absolutamente nada para Lhe adorar.
    Estamos falando de um período em que somente existia o Eterno e dentro Dele Seus pensamentos, Seus atributos e toda a criação que estava dentro Dele, em Seus pensamentos.

    E um dos atributos que Ele manifestou quando começou a expressa-los, foi a Sua Palavra que trazia o atributo de ser visível e também de ser Criador.
    A Sua Palavra criativa estava Nele e por conseqüência era Ele. A Palavra estava com Deus e era Deus diz a Escritura. A Escritura não supõe que a Palavra era Deus. A Escritura afirma taxativamente que a Palavra era Deus.

    Nós temos de digerir (entender) espiritualmente isso aí. E quem dá esse entendimento espiritual é o próprio Deus. Nós temos de caminhar nas linhas, bem como nas entrelinhas da Palavra e Deus precisa nos revelar o que está nas linhas, nas entrelinhas e por detrás dessas letras. A letra é somente a casca. Jesus disse: “As palavras que vos digo são espírito e vida” (Jo 6:63)

    Como já falamos e você concorda, uma palavra antes de ser expressa já existe e são os nossos pensamentos. A Palavra existia em Deus, mas estava numa condição pré-existente que a antecede; Estes são os pensamentos de Deus.
    Tudo aquilo que Deus sempre foi estava em Seus eternos pensamentos. Estavam Nele. Era Ele. Todos os Seus atributos estavam em Si mesmo. Estava Nele ser Pai, ser Filho, ser Consolador, ser Criador, ser Salvador, ser Curador, ser visível, etc.

    Dentro do processo de se tornar visível, o primeiro passo foi Ele criar uma Teofania de Si mesmo, onde Se derramou e centralizou ali toda a plenitude da Sua Divindade. Essa teofania nada mais era do que o próprio Jeová Deus se fazendo visível.
    100% dessa teofania era Jeová Deus. 100% dessa teofania era a Palavra de Jeová Deus que estava com Jeová Deus e era Jeová Deus.
    A partir daí se desencadeou toda a criação das coisas visíveis e invisíveis (Col. 1:16).

    Essa Teofania não era uma segunda pessoa. Essa Teofania era a representação (imagem) da Palavra que estava com Deus e era Deus. Essa Teofania trazia em si o atributo de Filho, o Filho-Palavra em quem tudo estava criado (Col. 1:16 – “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis,......”)
    A partir de então desencadeou-se toda a criação. O Jeová-Deus Criador agora estava numa Teofania > Pessoa > Persona > Máscara, (Pessoa=Persona=Máscara - definição do latim) trazendo à existência através da Sua Teofania-Palavra, aquilo que estava em Seus pensamentos quando tudo o que existia era o nada.
    Não uma segunda pessoa, mas a “primeira” e Única Pessoa que sempre existiu até hoje.


    e não a algum pensamento ou palavra de Deus que se tornou carne. E diz claramente que a Palavra não era o Pai, nem algo que procede do Pai, mas alguém que é gerado pelo Pai:
    A Bíblia diz que a Palavra se fez carne. A Bíblia diz que a Palavra estava com Deus e era Deus. E mais, se foi gerado pelo Pai onde estava o Filho? Onde você estava antes de sua mãe traze-lo à vida após o parto? O natural tipifica o espiritual (Rom. 1:20). Percebe?

    "Nenhum homem jamais viu a Deus. O deus unigênito, que está ao lado do Pai, é quem o revelou". 'A Palavra' não "era o pensamento de Deus", mas 'a Palavra' de Deus. Observe numa tradução interlinear que o termo 'theos' que se refere à Palavra, além de não ser precedido pelo artigo definido, está ladeado por duas ocorrências do termo theos com artigo definido ["ho theos"], as quais se referem ao único Deus. Isto distingue aquele que é a Palavra, e não o identifica como sendo o próprio Deus. Ser aquele que é 'a Palavra' chamado apenas de theos ("Deus sem artigo", ou "um deus") pode estar relacionado ao grande poder que Jesus recebeu do Pai para executar a criação de todas as coisas, porque logo em seguida, lemos: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele". As escrituras também chamam Moisés de "deus" e os anjos de "deuses" sempre que precisava indicar que o poder necessário para se desincumbir de sua missão derivava do próprio Deus.

    “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (João 1:18).

    Lembre-se “Há UM só Deus e Pai, o (art. def. singular) qual é sobre todos e por todos e em todos” (Ef. 4).
    Consegue ver Pai, Filho e Espírito Santo aí?
    Este Único Deus e Pai é sobre todos (Pai) e por todos (Filho) e em todos (Espírito Santo).
    Entendeu: É sempre "Theos" e nunca "ho theus". Independente de Ele agir como Pai, ou como Filho ou como Espírito Santo sempre é o Único Theos.

    Então, Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse O revelou”. O Filho-Palavra que está no seio do Pai, que antes do princípio se fez Teofania (uma imagem), já vinha Se revelando antes de Jesus entrar em cena.

    Todas aquelas teofanias que a Bíblia relata era o Filho-Palavra, que estava no princípio com Deus e era Deus.
    Era o Filho falando com Adão e Eva no Edem, era o Filho falando com a Eva e a serpente no Edem, era o Filho falando com Abraão nos carvalhais de Manre, era o Filho falando com Moisés na sarça ardente, era o Filho cravando os 10 mandamentos nas tábuas de pedra, era o Filho na Coluna de Fogo e na Nuvem no deserto, era o Filho em Melquisedeque ceando com Abrão, era o Filho da fornalha com Daniel, etc. etc. etc.

    Em Jesus foi o ápice da obra de Se tornar visível para a Sua criação. Em Jesus Ele se fez visível ao mundo visível. Essa encarnação se fez necessário para que Ele pudesse dar cabo ao Seu atributo de salvador, de redentor, de remidor, de libertador, dentro do “critério” estabelecido por Ele mesmo que é a remissão de pecados através do sangue (Heb. 9:22, Col. 1:14, Atos 20:28). E não poderia ser sangue humano. O sangue meramente humano já nasce contaminado pelo pecado. O sangue humano é gerado em iniqüidade (Sal. 51:5, Rom. 8:3, II Cor. 5:19, etc.).

    Tinha de ser sangue imaculado, tinha de ser sangue Divino, sangue sem o concurso do sexo, sangue que deu vida a um tabernáculo não feito por mãos de homens e não desta geração (Heb. 9:11). Então Deus pode habitar ali com toda a Sua plenitude (Col. 1:19 e 2:9) e operar a redenção dos filhos condenados pelo pecado (Ef. 1:7, Heb. 9:12).

    Com tudo isso Lúcio, não creio que Jesus era pai de si mesmo. Não tenho fé unicista. Deus gerou e habitou em um homem gerado sem pecado. Não havia nada de José e nem de Maria em Jesus. Tanto o óvulo quanto o germe de vida no óvulo que foi encubado em Maria teve a participação direta do próprio Deus através do Seu Espírito (Mat. 1:20, Luc. 1:35).


    avatar
    Arcolino
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 269
    Idade : 63
    Cidade/Estado : Salvador
    Religião : Cristão
    Igreja : desigrejado
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 550
    Data de inscrição : 21/01/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Arcolino Qui 16 Abr 2015, 15:53

    Olá Edison se encontra em Mt. 28:19

    Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nomedo Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
    Podemos dizer que tudo escrito nas escrituras divinamente inspiradas nos fora dado e revelados, tendo como centro a pessoa do Senhor Jesus, não é verdade?


    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 63 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 08:42