F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qui 19 Mar 2015, 10:01

    Gilcimar Paz!


    Eu não  vou continuar comentando aquilo que você posta de mim pois  não vai ajudar o fórum e vai estimular mais postagens  e  desgastes

    Faz muitíssimo bem. Apenas lembro que não iniciei isso. Tudo começou quando você não quis responder uma pergunta simples que fiz para melhor basear minha resposta e você fez um comentário a meu respeito, lembra?
    O que ocorrerá é que cada vez que você disser alguma coisa a mim que não gostaria que os outros dissessem de você (ou que você reclama quando ocorre), eu vou te lembrar dando uma resposta.

    Mas, voltemos...
    Como ambos estamos sem tempo, vou me privar, por agora, de dar uma resposta mais detida, pois notei reincidências de argumentos já comentados e a costumeira prática de dizer “não dizendo” ou afirmar “desafirmando” que critiquei em épocas passadas. Parece que Jesus serviu mas não era, por extensão, verdadeiramente servo de quem serviu, era só um faz de contas, por outro lado era senhor, de fato de direito, de quem serviu. Ou seja, para sustentar teu argumento tem que se jogar a bola para um lado e pegar com a outra mão, enquanto se livra da bola que está nessa outra mão para pegar a que já havia sido jogada pela primeira e assim vai.

    Nem sei quantas postagens foram feitas, até mesmo por outras pessoas, em comentário a teus argumentos que você depois precisou dizer que não era aquilo que foi comentado que você havia intencionado dizer. Se não houvesse visto em outras postagens que não as minhas, eu poderia pensar que o problema era comigo, mas como ocorreu com outras pessoas eu fico pensando em como isso poderia ser resolvido: Seria com mais perguntas antes de responder a você?

    Mas você ...

    1 – Forma de Deus X forma de Servo
    2 – Igual a Deus X semelhante aos homens

    Como temos opiniões diferentes sobre o que significa cada termo, você precisará definir de forma clara, afirmativa e taxativa o que significa cada uma dessas  “formas”, “igualdades” e “semelhanças” em tua concepção, de preferência com fundamentação bíblica, para podermos verificar se não foi criado algo que vai além do texto, e só então, talvez, continuarmos nossa conversa, que, ao que parece, não será tão fluente por questões de tempo de ambos os lados. Talvez se consiga tempo agora em Abril.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qui 19 Mar 2015, 10:06

    Clébio, Paz!


    De qualquer forma, Jesus não deixa de ser chamado também de bendito...
    Pois é, caro Clébio, mas a questão não é ser chamado de “bendito”, pois até nós seremos: “vinde benditos de meu Pai possuir por herança o reino que está preparado para vós”. Então continua não sendo equivalentes, pois só o Pai é chamado de “Deus bendito”. Considere isso ao ler Rm. 9.5 e considere as explicações já dadas.

    1) Dizer que Deus é três, quando a Bíblia diz que ele é UM. (Se não fosse a misericórdia de Deus imagina o que poderia acontecer ...!!!)
    2) Hoje é espiritual. Há apenas duas “naturezas”, que eu saiba, a carnal e a espiritual. (obs. tando “carne” quando “espírito” pode assumir outras conotações dependendo do contexto.)
    3) Bem, ele nasceu com 0 ano e não parou de envelhecer até morrer adulto aos 33 anos. A não ser que o corpo humano de Jesus não fosse realmente humano, não tenho razões para acreditar que iria parar de envelhecer, como todos nós, se não houvesse sido morto.
    4) E por não?
    5) Se você considerar o sumo-sacerdote um judeu, verá que relacionou o título Filho de Deus com o "messianato" de Jesus. “Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus”. O ladrão, provavelmente também judeu, na outra cruz disse: “Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus”. Ser “filho de Deus” não significa algo mais que ser filho de Deus. Note que também o ladrão, fez distinção “confiou em Deus” livre-o [Deus] agora pois disse que era seu Filho. O pagão, soldado romano, disse “Verdadeiramente este era o Filho de Deus”. Ora, se ele reconhecesse que “Filho de Deus” era algo mais; "Deus", por exemplo, não comentaria que “este era” (passado), por haver morrido.
    6) Se esvaziou de sua glória (Pai torna dá-me a Glória que tinha contigo).

    Que o Deus que é UM, segundo Ele mesmo, Jesus e Paulo, te abençoe!

    Valdomiro.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qui 19 Mar 2015, 16:23

    --

    O que Paulo diz é que Jesus não se apegou de ter a forma de Deus para se fazer Deus diante dos homens.
    Ele foi humilde até o final, tomando forma de homem não de Deus.

    É o contrário do que ocorreu com o primeiro Adão, que sendo semelhante a Deus quis ser como Deus.

    Os trinitarianos veem o texto de filipenses e mistificam de tal forma.... que nem acredito que um dia fui trinitariano....

    E os unitaristas filhos de TJs também mistificam o texto, chegando a dizer que o texto se trata da encarnação de um espírito (espiritismo? rsrs)...
    Se fora assim, automaticamente chegaremos a conclusão de que antes de existir, na sua pre-existência (q coisa ilógica), Jesus usurpava o lugar de Deus.
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Qui 19 Mar 2015, 18:40

    Caro Gleison

    Gleison escreveu:As TJ dizem que Fil 2:6 "trata da encarnação de um espírito (espiritismo? rsrs)..." ?
    Em que fonte você encontrou essa informação?

    E quando "o Verbo se fez carne e habitou entre nós", para você essa encarnação é espiritismo?
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qui 19 Mar 2015, 20:59

    --
    Quando eu disse "filhos dos TJs" me referi aos que, assim como os TJs, acreditam que Jesus nao tem natureza humana, ms é um ser indefinido (para os TJs nao, é um anjo) que se tornou humano.
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Qui 19 Mar 2015, 22:22

    Gleison

    Antes de Jesus vir à terra, ele já existia no céu. Ele foi o primeiro e único ser espiritual produzido diretamente por Deus, sendo, portanto, o único de sua espécie. Todos os demais seres espirituais foram criados por Deus por intermédio de Jesus, sendo, portanto, de espécie diferente da de Jesus.  

    É verdade que Jesus era, é e será o principal mensageiro ou anjo de Deus. Tendo em vista que todos os outros seres espirituais criados por intermédio de Jesus foram também constituídos mensageiros, é mais apropriado chamar a Jesus de arcanjo, ou seja, o primeiro e principal anjo ou mensageiro do Pai. Isto o diferencia de todos os outros anjos, que são de espécie e categoria inferior à de Jesus.

    A diferença é que as TJ vêem em Jesus a encarnação do primeiro e único Filho gerado pelo Pai antes de todas as coisas, ao passo que os trinitaristas acreditam que Jesus é a encarnação da segunda pessoa da santíssima trindade, e os unicistas, que ele é a encarnação do próprio Pai.

    Lúcio
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Sex 20 Mar 2015, 05:00

    .

    Olá irmão Célio.

    Você esqueceu de responder.



    Célio Saldanha escreveu-
    Ele criou um meio de salvação que fosse através do sacrifício numa cruz e para morrer precisou criar um corpo humano com corpo espirito e alma para habitar. 
    .
    Isso não é verdade Célio, você mesmo desmente essa afirmação,,, veja.....

    Célio escreveu antes--
    --Por que Deus é eterno e não morre.--

    Se você diz que DEUS é eterno e não morre, COMO VEM DIZER QUE PARA MORRER DEUS
    CRIOU UM CORPO ?




    Afinal DEUS morre ou não morre Célio ?




    .
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Sex 20 Mar 2015, 15:26

    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002739 VIDA - extraído da obra Estudo Perspicaz das Escrituras
    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1200002155 - IMORTALIDADE - extraído da Obra Estudo Perspicaz das Escrituras

    Estimado amigo Valdomiro

    A fim de complementar as colocações acerca das perguntas 3 e 4 do Clébio, estou te enviando um link muito esclarecedor que comenta sobre assuntos relacionados.

    Com base numa compreensão da revelação bíblica como um todo, e na Biblioteca On Line do site jw.org, podemos afirmar o seguinte:
    Clébio escreveu:3) Jesus poderia morrer de morte natural?
    Não, Jesus não poderia morrer de morte natural, até porque Adão e Eva não foram programados pelo Criador para uma "morte natural", como é o caso dos animais. Eles tinham a perspectiva de viver para sempre na terra, mas a condição era se manterem obedientes a Deus. A desaprovação de Deus, a expulsão do paraíso e, em consequência, a morte física de Adão e Eva foi consequência do pecado (Romanos 5:12; 6:7: 6:23) e ela "se espalhou a todos os homens [que deles descenderam], porque [em Adão] todos pecaram." Por outro lado, Romanos 6:23 afirma que "o salário do pecado é a morte", e se Jesus estivesse fadado a morrer de velhice, isto indicaria que trazia em sua sina o estigma do pecado, não podendo ser oferecido como resgate correspondente ao primeiro Adão.

    Jesus foi produzido por Deus como um "segundo Adão", a fim de ser o pai eterno da humanidade remida. A condição é que ele - diferente de Adão - fosse fiel a Deus e não pecasse, como de fato foi. É preciso atentar que Jesus se desenvolveu, 'dos zero aos trinta e três anos, até sua forma adulta', mas não envelheceu, como se estivesse a caminho de uma morte "natural", conforme a natureza humana posterior ao pecado de Adão. O filme de Nikos Kazantzaquis "A Última Tentação de Cristo" comete o deslize de conceber a possibilidade de Jesus envelhecer e morrer como todo homem, sem considerar que Jesus não era descendente biológico de Maria e José, que descenderam de Adão e Eva. Jesus era filho biológico de Deus, feito do pó da terra, como o foi Adão, qual homem perfeito.

    O corpo de Jesus era realmente humano, mas à semelhança do homem perfeito Adão, e não dos seus descendentes imperfeitos no que concerne à sua fase contaminados pelo pecado adâmico. Sendo assim, hipoteticamente concebendo a ideia de Jesus não ter sido morto, é forçoso admitir que ele teria hoje cerca de 2.015 anos de idade, tendo um corpo adulto, mas jovem e saudável, similar ao que tinha aos 33 anos. Do mesmo modo, se Adão não tivesse pecado, é forçoso admitirmos que ele teria hoje cerca de 6.040 anos de idade, tendo uma aparência adulta, jovem e saudável, similar à que Jesus tinha aos 33 anos de idade.

    A compreensão do assunto dessa maneira é uma imposição da doutrina do resgate, pois o homem perfeito Jesus morreu em sacrifício vicário pela humanidade a fim de conceder a perspectiva de vida eterna a muitos. Se Jesus já tivesse sido criado como homem com uma perspectiva de viver apenas 70 ou 80 anos, é evidente que ele só poderia gerar uma vida de 70 ou 80 anos para os seus "remidos", mas não vida eterna. O cordeiro sacrificado teria de ter "vida, e vida em abundância", ou vida eterna, a fim de liberar vida eterna para outros. Sendo Jesus, em sua condição humana,  possuidor de uma virtual vida eterna, tinha condições de constituir família e, diferente de Adão, produzir bilhões de filhos sem pecado e com a perspectiva de vida eterna. Em vez disso, renunciou à possibilidade de formar uma nova humanidade perfeita, com bilhões de novos personagens, a fim de beneficiar a todos os que nasceram fadados ao envelhecimento e a morte, por terem sido descendentes do pecador Adão. Quanto amor demonstrou ele a nós, em imitação a seu Pai, Jeová!
    Clébio escreveu:4) Poderia ser morto sem que se entregasse à morte?
    À semelhança de Adão e Eva, e de todos os homens, o homem Jesus era mortal, e é por isso que pôde morrer. No entanto, Herodes e os fariseus tentaram matar Jesus, mas não conseguiram porque Jesus se safava e seu Pai o protegia de uma morte prematura. Satanás foi mais esperto e sugeriu a Jesus que saltasse de um alto monte, alegando que os anjos de Deus o amparariam, mas Jesus mostrou fidelidade a Deus. Portanto, embora um homem perfeito possa ser morto por exemplo num desastre ou por assassinato, o homem Jesus não poderia ser morto assim porque sua vida humana contava com a proteção de Deus até que 'chegasse a sua hora'.

    Resta explicar que tanto os organismos humanos como os dos animais são compostos de células substituíveis e mortais. Quanto ao ciclo de renovação celular dos seres humanos, em que as células que vão morrendo vão sendo substituídas por outras que vão nascendo, a perspectiva era de não cessar jamais de modo "natural", mas apenas por uma condenação da parte de Deus que o homem voltasse ao pó de onde veio. Assim, tanto Adão e Eva quanto o homem Jesus tinham a perspectiva de vida eterna condicional à obediência a Deus, mas não eram imortais. Igualmente, "os justos [que] possuirão a terra e viverão sobre ela para todo o sempre" (Salmo 37:29) continuarão sendo pessoas mortais por toda a eternidade, mas jamais morrerão, tendo em vista terem dado evidências de que estavam dispostos a amar e obedecer a Deus para todo o sempre.

    Certamente, se eu e os amados amigos aqui do Forum ansiamos crescer no entendimento das escrituras sem apego ao conhecimento isolado de algumas doutrinas que parecem contradizê-las, o espírito santo continuará nos iluminando e nos concederá "o conhecimento exato da verdade" (1 Timóteo 2:4; 5-6).

    Lúcio
    Célio Saldanha
    Célio Saldanha
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : asetimatrombeta.blogspot.com
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 781
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Brasília-DF
    Religião : cristão
    Igreja : Tabernáculo de Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -56
    Pontos de participação : 878
    Data de inscrição : 02/07/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Célio Saldanha Sex 20 Mar 2015, 16:29

    Tzaruch escreveu:.

    Olá irmão Célio.

    Você esqueceu de responder.



    Célio Saldanha escreveu-
    Ele criou um meio de salvação que fosse através do sacrifício numa cruz e para morrer precisou criar um corpo humano com corpo espirito e alma para habitar. 
    .
    Isso não é verdade Célio, você mesmo desmente essa afirmação,,, veja.....

    Célio escreveu antes--
    --Por que Deus é eterno e não morre.--

    Se você diz que DEUS é eterno e não morre, COMO VEM DIZER QUE PARA MORRER DEUS
    CRIOU UM CORPO ?


    Afinal DEUS morre ou não morre Célio ?

    .

    Coloquei propositalmente esse argumento para entender os paralelos.
    Deus é eterno e não morre. Se morresse, não seria eterno.

    Quando disse que Deus criou um corpo, eu não disse que esse corpo quando foi gerado era eterno, pois como afirmei, Deus é eterno e não morre.
    O corpo humano que Deus criou para habitar - que é Jesus - esse foi morto em uma cruz.
    Antes disso eu afirmei que Jesus habitou em seu corpo humano criado para morrer na cruz.

    Agora veja: Deus é eterno, mas a sua criação, tirando a eternidade e sua Palavra, tudo morre. Tudo que teve um princípio tem um fim.
    Deus criou o princípio e também o fim. O poder de Deus é tão grande que até a eternidade ele criou para ser eterna, com disse Isaías, quando o chamou de Pai da Eternidade.

    Esse Jesus, que esteve na terra há dois mil anos, foi gerado por Deus através do Espírito de Deus - que é o Espírito de Jesus. Esse Jesus homem, que é o único mediador entre Deus e os homens, veio para ser sacrificado pelo seu povo. Um inocente - o único - que morreria pelos pecadores.

    Esse Jesus que foi crucificado, Deus, que é imortal e eterno, e além da eternidade, o tornou Senhor e Cristo (At 2.36)

    Só Deus é Senhor e Cristo, então agora deve perceber que esse mortal foi revestido de imortalidade e passou a ser a eterna morada de Deus, que não habita em templos de quatro paredes.
    Dá para entender que esse Jesus que era mortal, que sentia fome e dores, foi transformado num abrir e fechar de olhos no próprio Deus.

    Da mesma forma, os cristãos que forem transformados, serão a morada de Deus, como Jesus, o primogênito foi. Então o Jesus que é Deus será, como já é, nosso Pai. Nosso no sentido de todos os que são filhos de Jesus.

    Sua dificuldade está em ver Jesus como Pai, pois foi ensinado a ver Jesus somente como filho, imagina então ver Jesus como sendo o Espírito Santo??!!
    Jesus criou os céus e a terra NELE MESMO como disse Paulo

    Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
    O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
    Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
    O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
    Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades.
    Tudo foi criado por ele e para ele.
    E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.
    E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
    Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,

    Colossenses 1:12-19


    Agora, respondendo: Quem morreu foi o filho de Deus e não Deus, entende? O filho era mortal, há dois mil anos atrás, até que foi ressuscitado por Deus.
    O filho de Deus é o homem que foi gerado por Deus para que o único Deus habitasse nele.
    Quando gerou esse filho, no ventre de Maria, então esse Deus se tornou o Pai do filho que foi gerado. Um homem só se torna Pai quando gera um filho. Deus é Pai de tudo que existe, diferentemente do homem, que apenas é usado por Deus para gerar filhos para ele.

    Quer saber quem é o filho de Deus?
    É a Palavra de Deus.
    Sabe quem matou a Palavra de Deus numa cruz?
    você.. eu, nós..

    Deus está em Sua Palavra.

    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Sex 20 Mar 2015, 18:27

    .
    Olá irmão Célio.



    Célio Saldanha escreveu-
    Agora, respondendo: Quem morreu foi o filho de Deus e não Deus, entende?  
    .

    E quem poderia entender essas contradições que você fala ?


    Célio Saldanha escreveu-
    Ele criou um meio de salvação que fosse através do sacrifício numa cruz e para morrer precisou criar um corpo humano com corpo espirito e alma para habitar. 
    .
    Você diz que DEUS para morrer criou um corpo humano,,, então isso quer dizer que
    DEUS morreu,,,, ou de fato não morreu ?


    Célio Saldanha escreveu-
    Agora, isso somente há dois mil anos atrás, pois após a sua morte e ressurreição  
    .
    Se DEUS é JESUS,,, e JESUS MORREU,,, então DEUS MORREU. (segundo você diz)


    Célio Saldanha escreveu-
    Por que Deus é eterno e não morre.   
    .

    Então se não morre qual é a lógica de você dizer que DEUS é JESUS ?


    Será que ainda não percebeu a confusão que está a falar ?


    Morre, mas não morre, é eterno, mas morreu ?



    Célio, tente falar coisas com sentido e lógica, nada do que você tem falado faz
    o mínimo de sentido
    , é contradição a toda a hora, coisas que nem dá para imaginar,
    quanto mais pensar ou afirmar.





    Um abraço, fique na paz.
    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 20 Mar 2015, 19:21

    Lúcio escreveu:Certamente, se eu e os amados amigos aqui do Forum ansiamos crescer no entendimento das escrituras sem apego ao conhecimento isolado de algumas doutrinas que parecem contradizê-las, o espírito santo continuará nos iluminando e nos concederá "o conhecimento exato da verdade" (1 Timóteo 2:4; 5-6).

    EU também penso assim...
    Por isso essa tua fala pode ser dita por qualquer um visto quase todos pensar que tudo que creem é verdade...
    Cada um considera os critérios e regras que usam para fundamentar aquilo que entendem...
    O que desanima é quando um julga que o outro esteja discordando por falta de sinceridade...
    Eu com toda sinceridade penso que o Unitarismo tem muitos problemas de entendimento e quando falo desses problemas não querem resolver pois preferem entender que o problema sou eu e que denuncio os problemas com o espirito de alguém parcial e preso a ensinos dogmatizados...
    A ideia de alguém que precisou se esvaziar de si para tomar a forma de servo não faz sentido quando se defende que este alguém sempre foi servo daquele diante do qual tomou a forma de servo quando se esvaziou....
    Pior e a interpretação unitarista de 1 Corintios 15:27 quando falam da sujeição do Filho prestada ao Pai..
    Todos deveriam estudar desprendido de qualquer conceito isolado mas nem todos agem assim...
    Não sei se vale a pena postar outras questões pois a cada tentativa de refutação a situação fica cada vez mais complexa....
    Muitas vezes sou objeto de Julgamentos e meus argumentos são chamado de malabarismos como se eu invetasse um jeito especial e desonesto para negar o unitarismo....
    Como os próprios Unitaristas se enrolaram e muitos não julgam que estou perdido por crer diferente não sei se vou continuar postando por aqui....

    Obs: Só falta agora dizer que essa postagem minha é um meio de escapar ou que meus argumentos se esgotaram...

    Mas infelizmente amado Lúcio os ultimas postagens não merecem nem ser comentadas...

    Que Cristo que se esvaziou de si para ser servo de todos ( inclusive do Pai) Os abençoem!







    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Sáb 21 Mar 2015, 13:07

    Caro Gilcimar

    Tenho observado, em várias colocações que você tem feito, um aprofundamento que explora muito bem sua elevada capacidade de abstração e raciocínio. Não é à toa que poucos se atrevam a encarar com você uma discussão prolongada. Sem dúvida, em muitos aspectos, estas características podem enriquecer o debate. Por outro lado, elas podem dificultá-lo à medida que as elucubrações aumentam e as questões, mais subjetivas, e subquestões vão emergindo, sem que existam para elas informações inspiradas que possam deslindá-las. Às vezes, um assunto que poderia ser tratado dentro do nível superficial que as escrituras oferecem, é abordado como se tivesse o espírito santo de Deus a obrigação de responder todas as nossas perguntas e tirar todas as dúvidas. Um assunto simples às vezes se torna cada vez mais subjetivo e obscuro, assim como a luz vai se escasseando à medida que alguém se aventure a mergulhar rumo ao fundo do mar.

    Algumas de suas postagens tornam evidente sua busca de um maior entendimento sobre a posição unitarista, mas às vezes, para seu interlocutor, você pode não ter sido suficientemente claro quanto ao que está perguntando ou objetando. Isto não reflete inabilidade de sua ou da outra parte porque a sutileza das ideias mais profundas talvez exijam maior clarificação para uma das partes, mesmo que a outra não se dê conta disso. Às vezes o questionador enfoca um assunto de certo modo, mas na mente do replicador o enfoque é outro. Algumas vezes observo que você desaprova certa colocação mas não apresenta justificativas ou não deixa claro a diferença entre seu ponto de vista e o do seu interlocutor.

    Por exemplo: digamos que eu deseje comentar sua última postagem. Eu precisaria entender claramente a ideia que você defende e a que você contesta a fim de fazer um comentário proveitoso para um forum de debates como este. Quando você usou a palavra servo três vezes no quadro abaixo, precisei supor que se referiu a servo de Deus. De fato, Jesus sempre foi, é e será servo de Deus e presta servo sagrado a seu Deus e Pai desde sua geração.

    No entanto, você poderá alegar que apenas se referiu a Jesus se tornar servo dos homens depois de se esvaziar - e nisto não caberia objeção de nenhum unitarista. Além disso, você talvez diga que Jesus se tornar servo depois de seu esvaziamento significa sê-lo tanto de Deus quanto dos homens, dando a entender que antes do esvaziamento, Jesus não era servo de Deus. E assim, por deixar abertas essas lacunas, o debate não anda ou o faz muito vagarosamente, porque se estende ao que você disse e ao que não disse, e ao que você concorda e ao que você contesta, havendo sempre brecha para você ter pretendido afirmar outra coisa.

    Acredito que você não vê sentido na mesma coisa que os unitaristas também não veem, mas você dá a entender que há um conflito no entendimento. Não sei se me fiz entender, prezado Gilcimar, mas, trocando em miúdos, acho que todos os membros deste forum de discussão, inclusive eu e você, devemos nos esforçar para ser mais claros quanto à posição que defendemos e a que contestamos, e é importante que apresentemos argumentos bíblicos que respaldem nossos pontos de vista.

    Portanto, permita-me dirimir uma dúvida sobre o que você precisamente quis perguntar em sua colocação abaixo. Coloquei em colchetes um complemento do que você poderia estar pensando, mas não tenho certeza se o fiz com exatidão. Assim, submeto a você minha versão abaixo.  

    Gilcimar escreveu:A ideia de alguém que precisou se esvaziar de si para tomar a forma de servo [de Deus]  não faz sentido quando se defende que este alguém sempre foi servo daquele [Deus]  diante do qual tomou a forma de servo [de Deus] quando se esvaziou....

    Reformulei também sua pergunta no quadro abaixo. Peço retocar a reformulação até que ela reflita exatamente o que você perguntou.

    Em outras palavras, Gilcimar escreveu:Por que o pré humano Jesus precisou se esvaziar e assumir a forma de servo [de Deus], se ele já era servo [de Deus] desde [a sua geração]?

    Peço incluir no quadro abaixo a interpretação unitarista de 1 Co 15:27 que você não aceita e, em seguida, expressar a interpretação que você considera aceitável.

    Gilcimar escreveu:Pior é a interpretação unitarista de 1 Corintios 15:27 quando falam da sujeição do Filho prestada ao Pai..

    Estamos discutindo ideias, sendo natural que os trinitaristas deste forum tenham pontos de vista diferentes dos unitaristas. Sei que você, entre outros, não está 100% seguro em aderir ao unitarismo - e essa adesão intelectual não é o ponto mais importante. Mas o complemento para você atingir os 100% de convicção que você esperaria alcançar, a fim de mudar de posição, é também o suplemento do quanto você se sente seguro no trinitarismo, e esse suplemento é visivelmente a maior parte, que reflete sua insegurança e omissão em defendê-lo.  Você já foi trinitarista por muitos anos, mas tem se questionado muitíssimo sobre esta concepção.

    Você me faz lembrar a atitude de um motorista que dirigia sozinho numa estrada deserta sem sinalização, e se confrontou com uma bifurcação que exigiu dele uma decisão aleatória e provisória.  Ele tomou uma das estradas - a que sua intuição mais lhe recomendou na ocasião -  e a partir daí, precisou comprovar, ao longo do percurso, que havia tomado a estrada certa.  Quando o motorista suspeita ter tomado a estrada errada, mesmo que só tenha por exemplo 51% de pressentimento sobre isso,  ele pensa em voltar à bifurcação, e seguir a outra estrada, a fim de ver se adquire maior convicção ao longo do outro trajeto. Enquanto o motorista não for capaz de rejeitar prosseguir na estrada que não lhe dá certeza, e enquanto não retornar ele à bifurcação para avaliar a outra estrada, não ficará livre de seu dilema e de sua inquietação.

    A direção que você tomou no passado, Gilcimar, subentendia alegações trinitárias que você certamente não comprovou verdadeiras com o mesmo anelo com que hoje contesta o unitarismo. Mas, assim como aquele motorista, se você se apegar agora a avaliar a outra estrada, a partir da perspectiva unitarista, precisa ater-se a ela, procurando justificá-la, como fez anteriormente com a perspectiva trinitarista, da qual você não conseguiu mesmo se convencer dela, mesmo passados muitos anos. Sugiro que você passe a defender, com a mente e o coração, a título experimental, os talvez 90 por cento de convicção que você porventura já tenha sobre o unitarismo, a fim de que os 10 por cento faltantes sejam supridos, como um dízimo, por sua fé, e confirmados ou não pelo espírito santo posteriormente, ao longo de seu novo trajeto.

    Mas eis que digo uma verdade que pode servir para ambos os lados da discussão, como você alegou corretamente: Quem se dispõe a ouvir o que o espírito lhe está dizendo se deixa guiar pela força do seu sopro, mesmo que não saiba onde é que ele o levará. Refiro-me aos termos que Jesus falou a Nicodemos em João 3. O prolongamento da discussão doutrinária se torna inóquo quando o tempo de mudança na pessoa ainda não é chegado. Os que buscam a verdade a encontram muitas vezes apenas depois de se libertarem dos sistemas que os aprisionam e se tornarem sensíveis ao impulso do espírito. Uma das coisas que podem estar nos aprisionando é a tendência de cada um vindicar obstinadamente o que já defendeu ser verdade. Outra, é o medo de ser desaprovado pela comunidade religiosa da qual participa. Os fariseus dos dias de Jesus reunião esses dois aspectos. Quando "Jesus disse aos que acreditavam nele", mas estavam presos às suas lideranças religiosas: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará", ele não se referia primariamente à verdade doutrinária, que os fariseus não compreendiam,  mas à veracidade da disposição deles em ter uma relação com Deus, mesmo que custasse um rompimento de sua relação com a sociedade a que pertenciam. Isto é assim pois Jesus continuou, dizendo: "Quem pratica o pecado é escravo do pecado". Um desses pecados é a falta da "atitude mental que houve também em Cristo Jesus" Jesus disse em João 4:23: "Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura estes para assim o adorarem".

    Estou aplicando essas considerações a todos os participantes desse forum, inclusive a mim e a você.

    Que Deus abençoe a todos os que buscam a verdade com o seu encontro!

    Lúcio
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Sáb 21 Mar 2015, 13:16

    Caro Gilcimar

    Em resposta à sua Mensagem anterior, estou lhe enviando abaixo um link que traz colocações importantes sobre o esvaziamento de Jesus (Filipenses 2:6).

    http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2005002?q=Jesus+se+esvaziou&p=par

    Abraço

    Lúcio
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ernesto Sáb 21 Mar 2015, 13:27

    Lúcio escreveu:
    Certamente, se eu e os amados amigos aqui do Forum ansiamos crescer no entendimento das escrituras sem apego ao conhecimento isolado de algumas doutrinas que parecem contradizê-las, o espírito santo continuará nos iluminando e nos concederá "o conhecimento exato da verdade" (1 Timóteo 2:4; 5-6).

    EU também penso assim...
    Por isso essa tua fala pode ser dita por qualquer um visto quase todos pensar que tudo que creem é verdade...
    Cada um considera os critérios e regras que usam para fundamentar aquilo que entendem...
    O que desanima é quando um julga que o outro esteja discordando por falta de sinceridade...
    Eu com toda sinceridade penso que o Unitarismo tem muitos problemas de entendimento e quando falo desses problemas não querem resolver pois preferem entender que o problema sou eu e que denuncio os problemas com o espirito de alguém parcial e preso a ensinos dogmatizados...
    A ideia de alguém que precisou se esvaziar de si para tomar a forma de servo não faz sentido quando se defende que este alguém sempre foi servo daquele diante do qual tomou a forma de servo quando se esvaziou....
    Pior e a interpretação unitarista de 1 Corintios 15:27 quando falam da sujeição do Filho prestada ao Pai..
    Todos deveriam estudar desprendido de qualquer conceito isolado mas nem todos agem assim...
    Não sei se vale a pena postar outras questões pois a cada tentativa de refutação a situação fica cada vez mais complexa....
    Muitas vezes sou objeto de Julgamentos e meus argumentos são chamado de malabarismos como se eu invetasse um jeito especial e desonesto para negar o unitarismo....
    Como os próprios Unitaristas se enrolaram e muitos não julgam que estou perdido por crer diferente não sei se vou continuar postando por aqui....

    Obs: Só falta agora dizer que essa postagem minha é um meio de escapar ou que meus argumentos se esgotaram...

    Mas infelizmente amado Lúcio os ultimas postagens não merecem nem ser comentadas...

    Que Cristo que se esvaziou de si para ser servo de todos ( inclusive do Pai) Os abençoem!
    =================================================

    Olá Gilcimar tudo bem?

    Eu gostaria que vc. me enviasse o endereço do seu E-mail, para termos um papo mais a vontade. O meu é ernestomenslin@hotmail.com.

    Abraços Ernesto




    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sáb 21 Mar 2015, 19:25

    Amado irmão Ernesto!

    Aqui vai meu Email: ichbinmann29@hotmail.com

    Abraços a ti também!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sáb 21 Mar 2015, 21:12

    Lúcio, a Paz!

    Agradeço a forma educada que tem me dirigido tua postagem....

    Eu não elimino a possibilidade de estar não sendo tão claro mas as vezes os grupos de pensadores definem por si mesmos o que deveria ser discutido e o que não faz sentido...

    A subjetividade pode estar nesse detalhe também....

    Quanto Jesus ser sempre servo de Deus Ficaria estranho pelo menos textualmente pois os "verbos" que exprimem mudança de estados  ou verbos que tem sua ação dentro do tempo depois da ação de um outro verbo  não fariam mais sentido gramatical....

    O texto de Felipenses deixa claro que Jesus toma a forma de servo depois de se esvaziar de si e nunca antes...

    As vezes amigo, elementos de uma redação são ignorados ( não sei por que motivo pois pode ser falta de atenção)  principalmente aqueles que que são responsáveis  para indicar situações dentro do tempo   como ( antes, depois, quando,jamais,nunca, e etc...)

    Jesus antes não tinha a forma de servo que assumiu  quando se esvaziou  e essa forma de servo não está particularizada  só com sua relação  com os Homens mas de uma posição assumida em vez da igualdade com Deus em relação ao próprio Deus....

    Quanto a 1 Corintios 15:27 os Unitaristas enfatizam  detalhes que depois ignoram no verso 28 principalmente elementos dentro do tempo...

    Vou simular uma situação citando textos e fazendo questionamentos que não podem ser desprezados e nem considerados sem sentidos ou exageros de quem supostamente não aceita o superficial...

    Vamos ver primeiro o verso 27:

    1 Coríntios  15.27   Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés. E, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, certamente, exclui aquele que tudo lhe subordinou.

    Os Unitaristas exploram dois detalhes importantes aqui neste texto que parecem fundamentar o Unitarismo:

    1- Alguém precisou  sujeitar todas as coisas a Cristo..
    2- Esse alguém que sujeitou todas as coisas a Cristo não se sujeitou a Cristo...

     Os Unitaristas  colocam essas duas informações dentro de um contexto incrível...

     Quando Paulo fez essas declarações  Jesus já havia ressuscitado e ascendido ao Céu e isso quebraria  uma possível refutação trinitariana  de que  Jesus era sujeito ao Pai porque tinha se esvaziado de si e estava sempre atuando como humano em  seu ministério realizado por nós...

     Com esses dois detalhes do texto concluem assim:

     Jesus não é igual ao Pai pois o Pai teve que sujeitar todas as coisas  ao filho e não se subordinou ao filho sendo o filho por isso naturalmente sendo sujeito ao Pai pois essa é a a impressão que temos do texto...

     Eu fiz uma pergunta sobre o verso 27 a um Unitarista:

     Jesus sempre teve essas coisas sujeitas a ti ou  essas coisas só lhe passou a serem sujeitas a partir do momento que o Pai lhe sujeitou?

     100% dos unitaristas que questionei me  responderam que Jesus só passou ter essas coisas sujeitas a ti a partir do momento que o Pai as lhe sujeitou.....

     Essa resposta comprometeu os unitaristas na continuidade daquilo que é dito no capítulo....

     Veja o verso 28:

     15.28   Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.


    O verso 28 se relaciona com o verso 27 e não favorece ao unitarismo e  é estranho que muitos unitaristas ( principalmente os TJs)  a cita com um dos principais   textos para fundamentar o unitarismo e acreditam que nenhum trinitariano possam sair da força de argumento que parecem os favorecer...

    Voltando ao texto:

    O texto diz que "quando" todas as coisas  estiverem sujeitas ao Filho,o Filho "também" se sujeitará  ao Pai....

    Então fiz uma pergunta similar  a que fiz no verso 27...

    Segundo  o que lemos no verso28:


    Jesus sempre foi sujeito ao Pai  ou  só passou a ser sujeito depois que todas as coisas lhe  foram sujeitadas pelo mesmo? ( considerando  o texto e não aquela sujeição que o filho teve ao Pai  quando assumiu diante dEle a forma de servo)


    Os unitaristas  se enrolaram com a resposta  e muitos deles incoerentemente afirmaram que essa sujeição aqui do texto já havia antes da sujeição de todas as coisas ao filho....

    O problema maior não é a parte que filho só passa a ser sujeito ao Pai depois de que todas as coisas lhe são sujeitadas mas que quando se sujeita ao Pai , o Sujeita para que o Pai  seja tudo em todos...

    Isso é  suficiente  para provar que Jesus não se sujeita ao Pai neste texto pelas mesmas razões e motivos que nós....

    Deus não precisa que lhe sujeitamos  para que Ele seja tudo em todos pois lhe sujeitamos  porque Ele já é o que  precisamos reconhecer....

    Nossa sujeição não é funcional ou seja  não é "PARA QUE" mas é "PORQUE"....

    Se a sujeição do Filho  no texto  é precedida  pela sujeição de todas as coisas sujeitadas a ele  e os unitaristas  dizem que  nem sempre Jesus teve essas coisas sujeitas a ti, por que no lugar de "quando" os Unitaristas colocam um "sempre"?

    Não podem pisarem no texto e nos fazer engolir  uma interpretação  não fundamentada no próprio texto....

    Há uma relação de precedência de eventos  e não existe termos exprimindo constância e  também não podem dar um começo para a sujeição  das coisas ao filho no verso 27  e no verso 28 dizer que a sujeição do filho ao Pai é constante pois não faz sentido o verbo  colocar  a ação no tempo futuro   e o texto colocar uma relação de tempo entre a sujeição de todas as coisas ao filho e a sujeição do filho ao Pai....

    O texto usa o termo "também" exprimindo que o filho fará a mesma coisa ao Pai depois que tudo lhe estive sujeito ( ou seja, lhe sujeitará).....

    Se formos considerar o tempo das duas sujeições( das coisas que o Pai sujeitou ao Filho e da sujeição do filho ao Pai) vamos concluir pela lógica do tempo que  teve um momento ou circunstância que o Pai  não era sujeito ao Filho e nem o filho ao Pai visto o texto dizer que o filho só se sujeitaria ao Pai depois que o Pai tivesse lhe sujeitado aquelas primeiras coisas...

    Tem muito mais questões que posso levantar aqui em 1 Corintios 15 e em outros textos....

    A maior incoerência é os Unitaristas admitirem um tempo em que todas as coisas foram sujeitadas ao filho pelo Pai  e depois negar  o tempo da sujeição do filho ao Pai que segundo o texto vem depois deste  tempo  não constante admitidos pelos Unitaristas  no primeiro caso...

    Outra incoerência é negarem  que  a sujeição  do filho ao Pai só tomou lugar no tempo segundo o texto depois  que foi precedida  pela sujeição de todas as coisas a ti....

    Querido, não pode usar a ideia da superficialidade insinuando que posso estar  mergulhando  num mar  querendo  dizer que o superficial já deveria ser considerado....

    Não é seguro ficar com as primeiras impressões de um texto e o que está inserido num texto tem que confirmar o que é superficial....

    Então não sou rigoroso demais  e nem fazendo questionamentos que não tenha respostas...

    Cuidado pois podem ter respostas e vocês podem achar que não tenham...

    É muito fácil pensar assim quando não temos respostas do que admitir que podemos estar errados...

    Estou orando a Deus para que não permita que minhas convicções atuais  influencie na maneira como  entendo os textos....

    Por isso não vou jamais negar ou resistir o Unitarismo por motivos errados e desonestos....

    Tenho razões nobres mesmo que não pensem assim...

    Não vejo segurança  no unitarismo da mesma forma que não veem  no trinitarismo...


    Obs: Sabemos que Jesus durante seu ministério  terrestre sempre foi sujeito ao Pai mas isso pode ser reflexo da forma de servo que adotou como condição que viveria mas eu acredito que ele continuou atuando assim com o Pai mesmo depois de tudo e isso  não mudaria nada daquilo que podemos ler do texto  1 Corintios 15:27-28....


    Amado Lúcio não sei se vou continuar postando neste tópico pois  não tenho mais esperança que algum Unitarista possa lidar com essas questões da forma que deveriam...

    Que o Criador te abençoe por tudo que tem feito aqui e que lhe retribua a mesma bondade que tem tido comigo...!
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Dom 22 Mar 2015, 01:41

    Gilcimar

    Gilcimar escreveu:Quanto a Jesus ser sempre servo de Deus, ficaria estranho pelo menos textualmente pois os "verbos" que exprimem mudança de estados  ou verbos que tem sua ação dentro do tempo depois da ação de um outro verbo  não fariam mais sentido gramatical....
    O texto de Felipenses deixa claro que Jesus toma a forma de servo depois de se esvaziar de si e nunca antes...
    Antes de vir à terra, o pré humano Jesus já atuava qual servo de Deus no céu, como mestre de obras da criação e como "a Palavra" ou o Porta-voz de Deus junto aos anjos.
    Qual único arcanjo, Jesus se esvaziou de sua condição mais privilegiada que os anjos (chamados de "deuses" no Salmo 82:1, 6 9) no céu (Hebreus 2:  ) e tomou a forma de servo humano de Deus e dos homens na terra, sofrendo morte humilhante para resgatá-los. Antes de adquirir forma de servo de humanos, Jesus não tinha forma humana.
    Gilcimar escreveu:Quanto a 1 Corintios 15:27, ..., Jesus sempre teve essas coisas sujeitas a ti ou  essas coisas só lhe passou a serem sujeitas a partir do momento que o Pai lhe sujeitou?
    Não, Jesus só passou a ter essas sujeitas a si depois que o Pai as sujeitou a ele.
    Gilcimar escreveu:Segundo  o que lemos no verso28: Jesus sempre foi sujeito ao Pai  ou  só passou a ser sujeito depois que todas as coisas lhe  foram sujeitadas pelo mesmo?
    Evidentemente, Jesus sempre foi sujeito ao Pai. No entanto, quando alguém está com o poder nas mãos ela revela quem na verdade é. O apóstolo Paulo achou necessário frisar que, mesmo depois de ter em suas mãos todo o poder no céu e na terra e todas as coisas subjugadas a si mesmo por seu Deus e Pai, Jesus não tentaria usurpar (como fez Satanás) a soberania do seu Deus e Pai quanto a ser todas as coisas para com todos, inclusive com ele mesmo. Em vez disso, mesmo em sua condição enaltecida no céu depois de sua glorificação, ele se sujeitará ao Pai de livre e espontânea vontade, conforme o Pai dele esperava.    

    Gilcimar escreveu:O problema maior não é a parte que filho só passa a ser sujeito ao Pai depois de que todas as coisas lhe são sujeitadas mas que quando se sujeita ao Pai , o Sujeita para que o Pai  seja tudo em todos...
    O Filho se sujeita ao Pai por um motivo diferente do nosso por razões óbvias: Ele recebeu do Pai "todo o poder no céu e na terra" com uma finalidade de vindicar a soberania de Jeová e derrotar a Satanás e seus anjos. Quando Jesus concluir essa missão, ele há de devolver ao Pai todo o poder e autoridade que ele recebeu, a fim de que apenas o Pai seja tudo para com todos, como o Pai era antes do pecado de Adão.

    Gilcimar escreveu:Isso é  suficiente  para provar que Jesus não se sujeita ao Pai neste texto pelas mesmas razões e motivos que nós.... Deus não precisa que lhe sujeitamos  para que Ele seja tudo em todos pois lhe sujeitamos  porque Ele já é o que  precisamos reconhecer....
    Sim, isso é suficiente. Mas, em face da proeminência obtida por Jesus, as razões de sua sujeição ao Pai no final de sua missão é destacar a unicidade de Deus e sua soberania sobre tudo e todos.

    Gilcimar escreveu:Se a sujeição do Filho  no texto  é precedida  pela sujeição de todas as coisas sujeitadas a ele  e os unitaristas  dizem que  nem sempre Jesus teve essas coisas sujeitas a ti, por que no lugar de "quando" os Unitaristas colocam um "sempre"?
    É porque sempre Jesus Cristo se sujeitou ao Pai, especialmente depois que Jesus concluiu a missão que o Pai lhe delegou, não havendo necessidade nem utilidade alguma de manter todo o poder no céu e na terra em suas mãos após isso.

    Gilcimar escreveu:Se formos considerar o tempo das duas sujeições( das coisas que o Pai sujeitou ao Filho e da sujeição do filho ao Pai) vamos concluir pela lógica do tempo que  teve um momento ou circunstância que o Pai  não era sujeito ao Filho e nem o filho ao Pai visto o texto dizer que o filho só se sujeitaria ao Pai depois que o Pai tivesse lhe sujeitado aquelas primeiras coisas...
    Não, o Pai nunca foi sujeito ao filho. Quanto ao Filho, sempre foi sujeito ao Pai, mesmo quando estava de posse de todo o poder no céu e na terra, pois Jesus só o utilizou de acordo com tudo o que o Pai o orientou, e depois, o devolveu ao Pai. Essa situação é comparável a um Pai que incumbe seu filho de pagar uma grande quantia de dinheiro, e disponibiliza a ele o cartão magnético de sua conta bancária, fornecendo-lhe a senha. Depois de efetuar o pagamento, naturalmente o filho devolveria ao Pai o cartão da conta Dele, que lhe foi concedido apenas com aquela finalidade.  

    Gilcimar escreveu:A maior incoerência é os Unitaristas admitirem um tempo em que todas as coisas foram sujeitadas ao filho pelo Pai  e depois negar  o tempo da sujeição do filho ao Pai que segundo o texto vem depois deste  tempo  não constante admitidos pelos Unitaristas  no primeiro caso...
    Não há incoerência, Gilcimar. Mesmo enquanto detinha todo o poder no céu e na terra, Jesus nunca o utilizou para seus próprios interesses, mas apenas para a finalidade estabelecida pelo Pai. Apenas nesse período Jesus tinha a oportunidade de tentar usurpar a autoridade de Deus, mas não fez nem o fará, pois ele é diferente de Satanás. No entanto, depois de concluir a missão que o Pai lhe confiou, Jesus se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas, não no sentido de que antes ele não estava sujeito de livre e espontânea vontade ao Pai, mas no sentido de que ele devolverá ao Pai todo o poder recebido. A partir de então, e por livre e espontânea vontade, Jesus cessará de ter inclusive a oportunidade de tentar arrebatar o poder e autoridade absoluta do Pai em tudo e para com todos.

    Gilcimar escreveu:Outra incoerência é negarem  que  a sujeição  do filho ao Pai só tomou lugar no tempo segundo o texto depois  que foi precedida  pela sujeição de todas as coisas a ti....
    Como foi acima explicado, a sujeição a que você acima se refere é a renúncia do Filho a se manter desnecessariamente com todo o poder que o Pai lhe concedera com uma finalidade específica. Com esse gesto, o Filho comprova sua lealdade eterna a Deus e como estava ele satisfeito com sua condição de defensor da soberania de Jeová, qual Arcanjo Miguel, que significa: "Quem é semelhante a Deus?". Não é a humildade mental e a fidelidade de Jesus um exemplo para imitarmos?

    Que Deus nos faça crescer em entendimento das escrituras na medida do nossa humildade mental e desejo de servi-lo.

    Lúcio

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 59 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 13:24