F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 270
    Data de inscrição : 26/12/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Janete Sáb 08 Nov 2014, 21:20

    Amém, obrigada pelos esclarecimentos.


    Se você está li dando agora com termos como trinitarismo e unitarismo, certamente foi introduzida, sem o termo trinitarismo ser pronunciado, ao trinitarismo, pois ninguém que lê a Bíblia sem qualquer referência ou influência externa chega ao entendimento de que Deus é Pai, Filho e Espírito Santo (se você chegou será a primeira que conheço). Alguém precisou dizer isso a você.

    Fui introduzida neste tópico, mas minha fé não se baseia em ensino de ninguém.
    Minha conversão foi no chão da minha cozinha, sem pregação e sem apelo, apenas minha consciência de miséria e insuficiência e o socorro de Deus, que me respondeu no mesmo dia. Desde então, é sozinha com Ele que aprendo e pela misericórdia Dele, tenho crescido.

    Em assuntos mais complexos, formei meu entendimento em fóruns mesmo, porque nas igrejas não existem espaços para discussões e eu nunca estudei sistematicamente (me refiro aos termos teológicos, diferenças de vertentes, correntes, etc). Minhas leituras são em casa mesmo e nos encontros com outros cristãos.

    Bom, vou meditar no assunto e buscar de Deus entendimento.
    Paz!

    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sáb 08 Nov 2014, 22:23

    Janete, Paz!

    Obrigado por falar um pouco de tua conversão. Terminou por confirmar o que eu acredito que acontece no geral.

    Eu também quando aceitei o evangelho não o fiz com base em um Deus trino, mas ao ser apresentado a Jesus como Filho de Deus que veio salvar a humanidade; a palavra tocou meu coração.

    Como assembleiano, tempos depois, foi apresentado ao Deus trino, composto por Pai, Filho e Espírito Santo. De uns tempos para cá (talvez uns 8 a 10 anos), após examinar cuidadosamente a questão cheguei a conclusão que o Deus três é uma produção teológica da era pós-apostólica.

    Como você disse que vai buscar meditar no assunto. Sugiro como uma das possíveis fontes de reflexão o site www.unitarismobiblico.com . Lá há comentários que talvez ajudem você nessa busca. O site, claro, não é a palavra final sobre a questão, mas tem a intenção de apresentar o monoteísmo de forma como o monoteísmo nunca deveria ter deixado de ser.

    Qualquer dúvida me disponho, no melhor sentimento cristão, dialogar com você sobre a questão. Seja aqui no fórum, seja por MP ou por e-mail. Fique à vontade!

    Um abraço fraterno!
    Paz!
    Valdomiro.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Sáb 08 Nov 2014, 23:15

    .

    Olá irmã Janete.

    Janete escreveu-
     O que creio,já postei,
    .
    Com certeza, e aquilo que postou da sua crença e que está errado, também já lhe foi respondido
    pelos versículos da Palavra, e pode confirmar.

    Janete escreveu-
     mas me parece que neste tópico ninguém lê nada de ninguém.
    .
    Nem de todos você poderá dizer isso.

    Janete escreveu-
     Já me disseram que creio errado porque defendo a trindade, sendo que nem creio em trindade.
    .
    Como pode dizer que não crê em trindade ?...... se as coisas que fala são a trindade na sua totalidade ?

    Confira o que tem falado no tópico com aquilo que é o credo de Atanásio,
    e que é onde nasceu a trindade.


    Janete escreveu-
    Mensagem nº472
    por isso não levou em conta TUDO o que eu disse.
    O Espírito de Deus é Deus, o Pai é Deus, o Filho é Deus.
    .
    Atanásio escreveu assim.

    15. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus;
    16.No entanto não são três Deuses, mas um Deus.

    Janete escreveu-
    Mensagem nº477
    Não podendo o homem alcançar coisas grandiosas demais,
    Deus se fez homem, revelando-se aos simples.

    Mensagem nº477
    Jesus portanto é Deus encarnado

    Mensagem nº477
    Jesus é Deus
    .
    Atanásio escreveu assim.

    15. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus;
    16.No entanto não são três Deuses, mas um Deus.


    Janete escreveu-
    Mensagem nº477
    Bom, isto é o que penso e creio, agora ninguém precisa distorcer o que eu disse.
    .
    Irmão Janete, se isso é o que você pensa e crê, e tudo é o mesmo que defender e crer
    na trindade, onde foi que alguém distorceu o que você disse ?


    Janete escreveu-
     Já me disseram de defendo a linha de raciocínio "X" sendo que nem expus raciocínio nenhum
    .
    Na mensagem 477 está exposto o que você pensa e crê, sendo isto a sua "linha" de
    raciocínio, será que não expôs nenhum raciocínio ?

    Janete escreveu-
    Mensagem nº477
    Como até agora não expus o que creio, vou tentar ser o mais clara possível, já esperando que os amados podem não me entender. Faz parte Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Icon_smile
    .
    Os irmãos entendem bem o que expõe e está a crer, é você irmã, que ainda não
    entende bem aquilo que lhe foi ensinado e induzido como crença.

    Janete escreveu-
    Mensagem nº481
    Farei algumas declarações sucintas, para que você entenda meu ponto de vista
    .
    Mensagem nº477
    ""sendo que nem expus raciocínio nenhum""


    Declarações sucintas para que alguém entenda o seu ponte de vista, é na realidade
    expor um raciocínio.


    Janete escreveu-
    Mensagem nº481
    Mas quem compreende que Cristo sempre foi Deus e Jesus sempre foi homem


    Mensagem nº481
    Há um só Deus,
    .
    Isto é uma linha de raciocínio, ainda que errada, por dizer que CRISTO sempre foi DEUS,
    e afirmar que JESUS sempre foi homem.

    CRISTO e JESUS são a mesma pessoa, ÚNICO DEUS para nós é o Pai de JESUS,
    e o Filho
    de quem se fala nasceu faz uns 2000 anos, ( e está vivo para todo o sempre).

    Também é errado dizer que JESUS é DEUS ( O PAI ), pois o certo é dizer, JESUS é um Deus.



    Janete escreveu-
     e já disseram que minha espiritualidade é falsa,
    .
    Ninguém falou que a sua espiritualidade é falsa, você é que entende ela ser falsa, por estar
    a ver que a tradução do seu espírito é contrária ao que JESUS diz nos textos.


    Janete escreveu-
    Mensagem nº477
    Eu já li de tudo em fóruns. Gente que crê que o Espírito é um anjo, que é algo e não alguém, que é a terceira pessoa da trindade, como se os "3 deuses" tivessem definido sua hierarquia.

    Pra mim, tudo isso é bobagem, opiniões humanas, baseadas em raciocínios falhos
    .
    Irmã Janete, para não dizer que ninguém lê nada de ninguém no tópico, está aqui a prova que
    alguém foi ler, e na verdade você não afirma que crê na trindade, mas a defende.

    O único grande problema, é você estar a citar TUDO DA TRINDADE, e nem lhe terem explicado
    que o que estavam a ensinar acerca de JESUS ser DEUS é o credo de Atanásio.

    Mas o facto de desconhecer que a sua crença é o mesmo que dizer trindade, não faz
    ninguém culpado se disser que você defende a trindade.

    Irmã, pare um pouco, veja quem lhe ensinou essas coisas que fala acerca de DEUS e de JESUS,
    reveja todo o conteúdo escrito por Atanásio, faça uma busca no Google sobre trindade, e confirme
    que é tudo igual ao que você fala.


    Janete Mensagem nº477
    Pra mim, tudo isso é bobagem, opiniões humanas, baseadas em raciocínios falhos

    Se você faz esta afirmação, e no que diz está certa, repare então nos seus escritos,
    veja as suas declarações sucintas e o ponto de vista que apresentou, e no final acabará
    por ver que na mensagem nº477 está a verdade das coisas que afirma, é bobagem,
    opiniões humanas, baseadas em raciocínios falhos.

    É você mesma quem desacredita as coisas que você tem vindo a afirmar, dai por várias
    vezes se ter queixado que os outros não entendem você, quando na verdade é você mesma
    que ainda não tinha entendido aquilo que está a acreditar.


    Janete escreveu-
     porque quem se foca demais na letra e só tem isso, acaba pensando que pode sondar corações,
    .
    Ninguém pensou que pode sondar corações, seus escritos sucintos e ponto de vista é que
    dizem e mostram o que pensa o seu coração.

    Mas você irmã, pode mudar isso, pode retirar de dentro de você esses pensamentos que
    foram ensinados pelos homens em fóruns, e quem está deste lado fará de tudo para ajudar você.


    Janete escreveu-
    Mensagem nº488
    É a primeira vez que lido com estes termos, trinitarismo, unitarismo.
    .
    Por isso mesmo é que você não estava a entender quando lhe foi apontado que
    defendia a trindade, e negou por falta de conhecimento.


    Unitarismo

    O unitarismo (ou unitarianismo) é uma corrente de pensamento teológico que afirma
    a unidade absoluta de Deus
    .

    Os unitários não devem ser confundidos com os Unicistas.

    Os primeiros entendem que Deus é um e único, o Pai de Jesus Cristo 1 .

    os Unicistas entendem que o Pai, o Filho e o Espírito são apenas manifestações diferentes do mesmo Deus.2



    http://pt.wikipedia.org/wiki/Unitarismo
    .
    Portanto irmã Janete, pode confirmar no link indicado, unitários são aqueles que entendem
    E ESTES
    ENTENDEM CORRETAMENTE, que DEUS é UM e ÚNICO.

    Já os unicistas são "semelhantes" aos trinitarianos, porque "misturam" para terem um DEUS.


    Trindade (cristianismo)

    A Trindade ou Santíssima Trindade é a doutrina acolhida pela maioria das igrejas cristãs
    que professa a Deus único preconizado em três pessoas distintas: o Pai,
    o Filho e o Espírito Santo
    .

    Para os seus defensores, é um dos dogmas centrais da fé cristã, e considerado um mistério.

    Tais denominações consideram-se monoteístas.
    O judaísmo e o islamismo, bem como algumas denominações cristãs,
    não aceitam a doutrina trinitária.



    Os símbolos de fé

    A primeira formulação dogmática do pensamento teológico cristão trinitário,
    no que concerne à relação entre cada uma das três Pessoas divinas,
    foi postulada como um artigo de fé pelo credo de Niceia (proclamado em 325 no Primeiro
    Concílio de Niceia) - realizado para dirimir as questões levantadas por Ario que negava a
    divindade plena do Filho -, bem como pelo Primeiro Concílio de Constantinopla do
    ano 381 - realizado para, em oposição aos pneumatômacos, afirmar a plena divindade
    pessoal do Espírito Santo - e apresentada no credo de Atanásio (depois de 500 d.C.).



    http://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_%28cristianismo%29
    .
    A trindade é exatamente aquilo que você (inocentemente) tem vindo a defender, e por estar de tal
    forma errada, e contra a Palavra de DEUS, é que você e restantes são a toda a hora confrontados
    com versículos que ensinam precisamente o contrário das coisas que vos ensinaram.

    Dai tantos debates e contradições sobre coisas que até parecem fazer sentido, só que não fazem.

    http://www.teologia.org.br/estudos/credo_atanasio.pdf

    O culminar da trindade deu-se com o credo de Atanásio, e tem durado até aos dias de hoje,
    de uma forma que para não fazerem associação com os irmãos católicos, deixaram de
    ensinar que é trindade, mas as crenças e os textos apontados para defenderem o que
    dizem, é exatamente o que a doutrina trinitária professa.


    Janete escreveu-
    Mensagem nº488
    Jamais estudei teologia e gostaria de compreender como se diferenciam as vertentes.
    .
    Nem vale a pena estudar teologia, nenhum teólogo até hoje falou a verdade.

    Quanto ás vertentes, trindade e unitários e unicistas já ficou em cima alguns detalhes,
    no restante se a irmã tiver dúvidas e desejar aprender, pergunte, e com todo o gosto
    lhe será respondido.

    O que lhe for mostrado e explicado da Palavra não terá contradições, nem alguém
    poderá vir desfazer, nem dar um entendimento oposto, porque a Verdade é só UMA.



    Fique em paz irmã Janete.




    .




                                                                SÓ ME RESTA TE ADORAR, EU NASCI PRA TE ADORAR.            
                                                                                                                                                          PORQUE DELE E PARA ELE SÃO TODAS AS COISAS.      
                                                                                                                                                                                                                                              TE AMO MEU PAI
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Dom 09 Nov 2014, 10:25

    Olá irmãos


    Depois de algum tempo de ausência, peço permissão p/ interferir-me nos debates...
    Na mensagem 454 deste tópico...

    Valdomiro escreveu:Você não captou o que eu quis dizer. Se ao mentirem diretamente a Pedro, Pedro diz que mentiram a Deus. Isolar o texto levaria a conclusão de que Pedro não é um homem e que teria reivindicado sua posição de Deus.

    Pedro dizer que o casal não mentiu a homens, termina por se declarar como não sendo um homem, pois como sendo ele homem (informação que sabemos por outros textos) e a mentira sendo dita a ele, ele diz que o casal não mentiu a homens?

    Por termos uma visão completa de Pedro, a partir de outras passagens, é que chegamos a conclusão que você chegou com base na declaração de Pedro. Ou seja, por sabermos por outras passagens que Pedro é um mero homem é que concluímos que Pedro ao dizer "Não mentistes aos homens, mas a Deus" ele está fazendo referência a outro.

    Mas a partir daquele texto, por si só, se isolado poderia se dizer, à moda trinitária, que Pedro é Deus e que Pedro se excluiu de ser homem, pois a mentira foi dita a ele, e ele diz que mentiram a Deus, mas não aos homens. Não isolar o texto, que é o que devemos fazer (não isolar) poderá levar a outras conclusões. 

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.
    Valdomiro
    Creio ser este um equívoco.
    Quando Pedro diz que Ananias mentiu ao Espírito Santo, é devido a ser o Espírito Santo Aquele que alem de representar a Deus/Cristo, tem a autoridade máxima sobre a igreja de Cristo na terra. 
    Por isso não devemos e não podemos confundir Pedro c/ o Espírito Santo.
    Tampouco pode se dizer que quando o homem recebe o Espírito Santo esteja recebendo a Pedro; mas quando o recebemos recebemos a Deus e Cristo!


    Quanto ao irmão que confunde os dizeres do anjo ao do Espírito Santo; jamais que a Escritura tratou o Espírito Santo do Senhor como sendo anjo.
    Aí é outro equívoco no emprego da passagem.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Dom 09 Nov 2014, 12:45

    Jefté, Paz!

    Na verdade irmão, não intencionei expor algum equívoco, apenas quis mostrar que aquele trecho de Atos, se isolado do resto da Bíblia, tornará Pedro o mesmo que Deus e o Espírito Santo.

    Note que pensamos no Espírito Santo como representante de Cristo e Deus e com autoridade delegada por eles sobre a Igreja, porque conhecemos o resto da história, mas aquele trecho específico de Atos não ensina, por si só, nada disso.

    Poderíamos, por aquele trecho, dizer que Pedro se coloca no lugar de Deus, pois a mentira dita a Pedro é declarada ter sido contra Deus e proferida ao Espírito Santo.

    Como você bem frisou e a Janete já havia concluído isso. A mentira realmente foi dita a Pedro, mas Pedro e os Apóstolos representavam a Deus, seu Filho e  o E.S. É como Jesus havia dito "quem rejeita a vós, rejeita a mim, e, quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou" ou seja quem rejeita um crente, na qualidade de enviado de Deus, rejeita a Deus. É fácil concluir que quem mente a um crente, na verdade intencionou mentir a Deus. Mas, sabemos que ninguém pode mentir a Deus, dai se confirma ainda mais que a mentira dita a Pedro equivale a mentira dita a Deus. Ou seja, a responsabilidade da culpa vai além.  

    Acho que nisso concordamos!

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Dom 09 Nov 2014, 22:50

    Quando recorremos a outros textos  podemos eliminar algumas possibilidades...

      Atos 5:4 "....Não mentiste aos homens, mas a Deus."

      Atos 10.26   "Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem."

      Podemos concluir que apesar de Pedro ter recebido a mentira ele se excluiu dizendo que  quem mentiu , não mentiu aos homens mas a Deus...

      No verso anterior  ele disse:
     
      Atos 5:3 "....para que mentisses ao Espírito Santo..?"

      Seguindo a mesma linha de  raciocínio  podemos também dizer o Espirito Santo não é homem porque quem mentiu, não mentiu aos homens e foi dito claramente que mentiram ao Espirito Santo...

      Possibilidades:

     1- Espirito Santo e uma outra forma de expressão do Pai justificando que realmente a mentira foi contada a Deus..

     2- O Espirito Santo é Deus porque antes ele disse que a mentira foi contada ao Espirito santo  e depois disse que não foi a homens mas a Deus...

     3- Pedro está se referindo a duas pessoas...( A primeira pessoa apesar de não ser homem não é Deus e a segunda pessoa é o Pai que é Deus segundo as lentes unitaristas)

     Abraços..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 10 Nov 2014, 09:59

    Gilcimar, Paz!

    A citação de At. 20.26 prova que o texto de At. 5.4 por si só não transmite tudo, e que sem o restante da Bíblia se poderia concluir outras coisas de At. 5.4.

    Se a mentira foi dita a ele e ele diz que foi a Deus, ele, especificamente no contexto de At. 5.4 não teria se excluído, mas se colocado no lugar de Deus (isso segundo a linha que se adota em outras passagens que envolvem o Pai, o Filho e o E.S).

    Seguindo a mesma linha de raciocínio, à moda trinitária, ele seria também o E.S. É dito, claramente, que mentiram ao E.S, mas a mentira foi dita a Pedro.

    Quem o exclui dessa identificação, na verdade, é o restante da Bíblia, por exemplo, At.20.26.

    No mais, como você frisou, são possibilidades. Que as lentes de um ou de outro, dependo de onde foram produzidas, levará a determinada conclusão.

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 10 Nov 2014, 10:29


    Valdomiro escreveu:No mais, como você frisou, são possibilidades. Que as lentes de um ou de outro, dependo de onde foram produzidas, levará a determinada conclusão.

    É verdade....

    Todos nós acreditamos que as escrituras tem um entendimento fixo para o assunto e que deve ser atingido.....

    O segredo é conhecer as escrituras como Jesus conhecia pois ele julgava os erros ensinados dos seus oponentes por meio dela e temos um exemplo o texto de Mateus 22:29

    Alguns textos por si só sugere mais de uma interpretação e saber qual foi a intenção do autor é um caminho para descobrir a interpretação correta...

    Tu sabes que todo pensamento tem uma estrutura formal e uma validade material.....

    Eu vejo problemas na estrutura formal de alguns pensamentos que combatem a divindade de Cristo....

    Graça e paz..!


    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 10 Nov 2014, 11:31

    Gilcimar, Paz!

    Eu também vejo problemas de toda sorte em alguns pensamentos que defendem a deidade de Cristo!

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 10 Nov 2014, 11:39

    Vamos reunir na mesa e resolve-los?
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 10 Nov 2014, 12:14

    Gilcimar, Paz!

    Pode ser...!!!

    Tomando a Bíblia e seu conteúdo como verdade material acerca de Deus, onde Deus se apresenta como sendo três?
    Tomando a Bíblia e seu conteúdo como verdade formal acerca de Deus, como três consciências distintas podem ser o mesmo Deus?

    Desculpe-me antecipar, só prossigo se perceber que vai valer a pena. Como você sabe meu tempo é raro.

    Paz!
    Valdomiro.


    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 10 Nov 2014, 12:34

    Se não se importar antes gostaria de discutir segundo eu na minha postagem disse....

    Postagem 518 escreveu:"Eu vejo problemas na estrutura formal de alguns pensamentos que combatem a divindade de Cristo"

    Você em seguida disse ver problemas no mesmo Nível mas oposto do que eu disse...


    519 escreveu:Eu também vejo problemas de toda sorte em alguns pensamentos que defendem a deidade de Cristo!

    Foi isso que inicialmente eu perguntei se podíamos por a mesa e resolve-los...

    Agora se quiser discutir mais do  que aquilo que eu sugeri por agora , tudo bem...

    Meu tempo também está super escasso...

    Graça e paz..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 10 Nov 2014, 12:51

    Gilcimar,

    Sugerir a deidade de Jesus é sugerir o Deus três.

    Se o Deus três não puder ser provado, dentro da Bíblia, decorre que a deidade de Jesus não se estabelece.

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 10 Nov 2014, 12:58

    Valdomiro escreveu:Sugerir a deidade de Jesus é sugerir o Deus três.

    Não por todos...

    Existe um grupo que acredita que o Pai e Jesus é Deus e o Espirito Santo não é uma terceira pessoa...

    Não existe uma regra que se Deus por não puder ser apresentado como Três Jesus não possui Deidade...
    Se a deidade de Jesus for confirmada  o unitarismo já pode ser dispensado mas o Trinitarianismo ainda vai ter que lidar com a questão do Espirito Santo para se firmar...

    Em vez de discutir a coletividade ( Três) eu prefiria tratar um por um...

    Mas se você insistir em tratar o assunto do jeito que sugere tudo bem...

    Graça e paz..!
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Edison Seg 10 Nov 2014, 13:49

    Valdomiro escreveu:Gilcimar,

    Sugerir a deidade de Jesus é sugerir o Deus três.

    Se o Deus três não puder ser provado, dentro da Bíblia, decorre que a deidade de Jesus não se estabelece.

    Paz!
    Valdomiro.

    Valdomiro,

    Há um segredo aí que requer revelação.

    "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus......................................E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (João 1:14).

    Como eu disse ao professor Azenilton, Jesus foi o ápice da visibilidade, da tangibilidade de Deus.

    "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" Col. 1:15).

    A imagem, uma teofania, é o princípio de toda a criação.

    "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
    E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele
    " (Colossenses 1:16-17).

    Nele quem? Em Cristo, que era a teofania, a imagem, do Deus-Palavra que estava com Deus e que era o próprio Deus.

    Quando Moisés escreveu "e criou Deus os céus e a terra" e "disse Deus: Haja Luz, haja expansão no meio das águas" e "criou Deus o homem à sua imagem e semelhança, à imagem de Deus os criou" (Gen. 1:27), a imagem e a semelhança, é uma teofania porque o Deus-Palavra era uma teofania. Não era uma segunda pessoa. Era Deus, vindo num "primeiro estágio" do seu processo de ser visível. Deus era uma teofania, UMA ALMA. E Deus passou a ser "alma vivente" em Jesus, o segundo Adão. O primeiro Adão passou a ser "alma vivente" em Gen. 2:7.

    É por aqui que a Escritura segue caminhando sem se desviar para o lado do unicismo e nem para o lado do trinitarismo.

    Assim entendemos a deidade de Jesus. A alma de Jesus era Deus, aquela Teofania-Palavra, que estava com Deus. Não estava ao lado de Deus, estava com Deus porque era pensamento de Deus. Na Teofania (Cristo), o primogênito da criação, o pensamento se fez Palavra. O pensamento é a Palavra não expressa. Ninguém fala sem antes pensar.

    A matéria não é fácil, mas o Espírito pode por Luz e assim conseguimos crer. As vezes não entendemos direito, mas cremos.

    O intelecto da Maria não entendeu "a sombra do Altíssimo te cobrirá" e nem exigiu explicações. Ela simplesmente creu na alma.

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 10 Nov 2014, 14:33

    Gilcimar, Paz!

    Eu sinceramente gostaria de mais objetividade de tua parte, mas, nunca consigo. Não sei porque! Não estou dizendo que seja culpa tua e tal.

    Quando eu falei do Deus três, penso que estava conversando com um trinitariano, logo, não estava preocupado com a posição unicista.

    Na "verdade" trinitária ou Deus é três distintos, ou nada feito. Você notou que minhas perguntas circulavam em cima disso?

    Tu, sinceramente, achas que eu não sei desse outro grupo e o que eles pensam? Achas, sinceramente, que trouxestes alguma informação nova para nosso diálogo informando esse "nem todos"? Eu, apenas, não estava conversando com nenhum unicista.

    Será que eu precisaria ter que informar que estava falando a um trinitariano sobre as questões trinitárias e por isso falei que "Se o Deus três não puder ser provado, dentro da Bíblia, decorre que a deidade de Jesus não se estabelece."

    Já temos na postagem 522 de tua autoria: "Agora se quiser discutir mais do  que aquilo que eu sugeri por agora , tudo bem..."
    E na postagem, logo em seguida, a 524, também de tua autoria "Agora se quiser discutir mais do  que aquilo que eu sugeri por agora , tudo bem..."

    Foi por prever esse tipo de coisa que disse: "Desculpe-me antecipar, só prossigo se perceber que vai valer a pena."

    Como, bom amigo, já trocamos algumas mensagens aqui, hoje mesmo, e não saímos do canto, eu vou pedir muitas desculpas a você e a quem nos lê e retornar às minhas atividades, deixando nosso diálogo para outro momento, quando o tempo sobejar para os remendos.

    Grande abraço e até a próxima!
    Paz!
    Valdomiro.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Seg 10 Nov 2014, 14:39

    Edison, Paz!

    Respeito você achar que Jesus é teofania de Deus. Mas, como a Bíblia não informa isso continuo achando que ele é Filho de Deus, seu enviado.

    Os versos que você citou não provam que Jesus seja o mesmo Deus que o enviou. A imagem de Deus não significa o próprio Deus, mas seu reflexo.

    "Nele foram criadas", significa que alguém se utilizou dele para a criação.

    Acho que você pode buscar esse lado espiritual que não tenta transformar Jesus no próprio ser que ele diz adorar. Uma revelação que não crie nada novo, apenas confirme os marcos antigos.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 35 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 11:22