F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1077

Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Clayton Lima Qua 30 Jul 2014, 09:12

Mas percebo que você não teria problema algum em dizer que existam três Deuses, não é Jefté?

sabe de uma coisa?
    Não tenho dificuldade alguma...
    mas não tenho reluta alguma, ou mesmo qualquer dificuldade para crer; para aceitar; receber; e de até entender (pela fé e na fé)...

Estou quase concordando com o Valdomiro que em algum lugar me disse que o problema com os trinitaristas é dogmático, não tem nada a ver com as escrituras, e sim com a vontade....

Graça e paz.

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1957

Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 10 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Jefté Qua 30 Jul 2014, 09:23

Se você não sabe...
    você já lhe concorda, a muuuuuuito temmmpo, irmão!

mas cá pra nós:
    Qual é o adventista a não concordar com o adventista - nas suas dogmáticas ????
    E qual o testemunha de Jeová a não concordar com o testemunha de Jeová - nas suas dogmáticas ???
    E qual o judeu messiânico a não concordar com o judeu messiânico - nas suas dogmáticas ???

Já participei em fóruns adventistas - e era um louvor só a todos os pontos adventistas, irmão...
    idem a judeus messiânicos - só pra se ter ideia: num fórum judeu messiânico - tudo o que exalta a lei, em detrimento ao Novo Testamento receberá 100% amém; e, na opinião geral do fórum, tais dogmáticas pertencem a LEI REAL, DIVINA...

Não é maravilha pois você, unitarista, concordar a um unitarista...  
    embora, pra você possa ser como que "maravilhoso" !
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469

Mensagem por Clayton Lima Qua 30 Jul 2014, 10:21

Não é bem assim não Jefté, se você usar as escrituras e inequivocamente mostrar nelas que existe somente um Deus que é o Pai, o Filho e o Espírito Santo, eu não pensarei duas vezes em abandonar a minha fé, ou a minha dogmática. Da mesma forma se você usar as escrituras e inequivocamente mostrar nelas que existem 3 Deuses e não um, eu também abandonarei minha fé monoteista para abraçar esta politeísta. A questão está em mostrar nas escrituras para exercer a fé, e não o contrário, que seria, exercer a fé e "procurar" nas escrituras indícios.

Nas escrituras você só achará a afirmação de que Deus é um, Javé o Pai de Jesus. Está outra que vocês usam, de que Deus é um, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, não consta nas escrituras, e vocês preferem ela (vontade), do que a que consta nas escrituras. Dai eu dizer que o Valdomiro tem razão em constatar que os debates que aqui ocorrem é de o que a bíblia diz contra a vontade do cidadão.

Graça e paz.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)

Número de Mensagens : 1313
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171

Mensagem por Valdomiro Qua 30 Jul 2014, 10:23

Clayton,

Para você ter uma ideia, o nosso prezado irmão Jefté, já postou João 10:30 um zilhão de vezes e eu já mostrei para ele também incontáveis vezes que esse verso não trata de igualdade na deidade citando João 17.22-23. Sabe quantas vezes adiantou? Pois é!!! Ele sempre repete, por mais que seja ineficaz ao propósito dele. E ainda coloca em maiúscula: "EU E PAI SOMOS UM". Dá para acreditar?

Paz!
    Valdomiro.
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1957
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769

Mensagem por Jefté Qua 30 Jul 2014, 10:39

Olá irmão Valdomiro

Compreendo o vosso esforço...
    Mas... irmão, acaso devo eu "abandonar", abrir mão de minha fé (pessoal)...
    fé, na palavra de Cristo, meu Senhor (e também meu Deus) conforme o mesmo Tomé (apóstolo dos 12) expressou-se a Cristo - quando lhe viu ressurreto? e passar a aceitar tua compreensão, tua fé (e não minha) a qual também lhe é pessoal, própria ????

Creio que nenhum ser humano o fará; a menos que ela passe a ser também a dele própria...
    não abro mão à minha fé!!!!!!! guarda-la-ei (o Senhor é meu Pastor) na esperança - daquilo que o próprio São Paulo manifestou: II Timóteo 1:12

Mas... agora, da mesma forma que você se expressa pensando e pensa dessa forma...
    eu, aqui... também o penso; já lhe disse n vezes vários versos e versos da palavra de Deus - os quais creio...
    embora, você pense, sinta, que só você os tenha me mostrado...  
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2330
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6212

Mensagem por Gilcimar Qua 30 Jul 2014, 13:36

Clayton escreveu: Mas é isso aí Jefté, eles casam, se unem, mas me diga a verdade, existem dois seres humanos, ou um?

Acredito que Jefté não quis relacionar a ideia de um Deus com a de Humano mas com a de "Carne"...

Ou seja, A ideia quantificativa de Deus para o Jefté é como de Uma só "carne" sendo composta por mais de um Humano....

Assim a relação que ele faz não é de Deus com Humano mas a de Deus com a ideia de uma só carne...

Não de UM Deus com a quantidade de seres humanos forma uma só carne mas de mais de uma pessoa....
    Jefté me corrija se eu me enganei..

Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar Qua 30 Jul 2014, 13:50

Clayton escreveu:Estou quase concordando com o Valdomiro que em algum lugar me disse que o problema com os trinitaristas é dogmático, não tem nada a ver com as escrituras, e sim com a vontade....

Se você me colocar no meio destes que você pensa assim vai estar cometendo um engano comigo....

Mesmo que seja comprovado Dogmático um dia e eu Perceba isso como vocês eu acreditava o tempo todo que minhas convicções eram segundo as escrituras...

Eu não creio por vontade mas porque não tenho escolha de ser Unitarista no momento sem violar minhas convicções...

Você pode até desacreditar disso e não confiar em mim mas um dia saberá inevitavelmente que falo com a mais pura verdade....

Eu particularmente prefiro acreditar que todos creem por convicções por mais absurdas que sejam certos argumentos pois se eu erra e tiver alguém mal intencionado meu erro não foi em considera-lo falso quando estava sendo verdadeiro....

Você até agora tem dito uma participação impecável não vai jogar isso por água abaixo....

Com respeito ao Valdomiro ele não disse isso dirigindo a algum debatedor especifico mas dando uma opinião de como entende a Trindade e fez isso na postagem 3....
    Quando ele fala dos Trinitarianos ele fala com muito carinho e amor dizendo o seguinte :

Devo registrar que não considero crentes trinitários como pessoas idólatras ou coisas do gênero, como alguns irmãos mais zelosos do unitarismo. Para mim são irmãos em Cristo, pois sei exatemente qual percepção os irmãos têm de Deus e por essa razão jamais os poderia chamar de adoradores de três deuses. São monoteístas como eu mas diferimos, hoje, de como percebemos a Divindade. Para eles Deus é três e um, para mim ELE é UM e ÚNICO ser, pessoa, hipóstase, ente, mônada ou qualquer classificação teólogica que se possa dar.

Se você disser diretamente a Um Trinitariano que ele crer mais por vontade e dogma do que pelas escrituras ele vai entender diferente do que Valdomiro amorosamente disse a mesma coisa....

Eu temo que você seja mal interpretado pelos outros e até peço desculpas por ter te interpretado mal em algumas ocasiões...

Pense nisso amado..!
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clayton Lima Qua 30 Jul 2014, 14:02

Ok, peço desculpas generalizada ao grupo trinitarista, mas dirijo minhas palavras a aqueles que na falta de uma argumentação ancorada nas escrituras, apoiam-se na fé do dogma.

Obrigado por me corrigir.

Graça e paz.
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clayton Lima Qua 30 Jul 2014, 14:10

Gilcimar diz a respeito da mensagem do Jefté:

Acredito que Jefté não quis relacionar a ideia de um Deus com a de Humano mas com a de "Carne"...

Pode ser, mas ainda assim temos dois seres humanos. E insisto que na doutrina da trindade ocorre o mesmo por causa de uma falha (intencional) na premissa, pois nas escrituras quando é dito que só existe um Deus, em todas as vezes a referência é a de uma só das três pessoas da trindade, sendo que a premissa biblica deve ser:

A biblia diz que existe só um Deus, Javé o Pai de Jesus.

A partir daí se desenvolve alguma doutrina.

Graça e paz.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar Qua 30 Jul 2014, 14:37

Clayton escreveu:Pode ser, mas ainda assim temos dois seres humanos

Eu volto a insistir....

Ele quis tratar a ideia "uma só Carne" e não os Humanos envolvidos com está ideia de "uma só carne"...

Assim ele relaciona "UM só Deus" como "uma só Carne" independente de humanos ou não formando essa "uma só carne"...

O UM que ele trata é o da "carne" e não de humanos envolvidos com isto por isso não faz sentido refuta-lo falando o numero de Humanos se ele trata o UM da "Carne"......

O que se tem em conflito é o UM Deus ( Um Ser) com UMA só Carne ( Mais de Um ser)...

Mesmo que você fale que tem dois humanos o Jefté quer dizer que estes formam uma "só carne" se tratando de mais de um Ser....

Jeté não está comparando "UM Deus" com a ideia de UM Humano mas com a de "Uma só carne"....

Eu penso que foi desta maneira que ele quis argumentar...( não tenho certeza)

Abraços..!

Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clayton Lima Qua 30 Jul 2014, 15:43

Volto a insistir também Gilcimar, pois é justamente a analogia feita pelo Jefté que substancía o argumento de que o que a trindade apresenta são três Deuses, ao invés de um. Pois quando a analogia diz que a carne é uma, não impede de dizer que os seres humanos são dois, e desta forma é a doutrina da trindade, quando ela diz que Deus é um, ela não deixa de apresentar três Deuses, e quando os defensores da doutrina são questionados sobre o por quê deles dizerem que existe só um, se na realidade eles apresentam três, eles respondem: "é porque a biblia diz que há só um Deus", mas o que os defensores deixam de  dizer, é que quando a biblia diz que só há um Deus, ela sempre e somente se refere a um deles.

Graça e paz.

Última edição por Clayton Lima em Qua 30 Jul 2014, 15:48, editado 1 vez(es)
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Número de Mensagens : 3171
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734

Mensagem por Gleison Elias Qua 30 Jul 2014, 15:47

---

Tem a analogia da família.
    Que compara Deus como sendo uma Família, que é única mas composta por várias pessoas.

O problema é que eu não sou "família filho", e meu pai não é "família pai".

Na trindade essa confusão acontece.

---

A melhor analogia, é a da vela.
    Três velas com as pontas juntas, formam uma única chama, mas são velas distintas. Cada vela é uma pessoa, e a chama é Deus.

O problema é que cada vela participará de 1/3 de Deus.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)

Número de Mensagens : 1313
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171

Mensagem por Valdomiro Qua 30 Jul 2014, 16:05

Gleison,

Uma outra analogia que já vi, feita por um trinitariano mesmo, foi com Cérberus. O cão mitológico de três cabeças que guarda a porta do Hades.

Um só cão três, mentes individualizadas.

Paz!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar Qua 30 Jul 2014, 16:52

Clayton escreveu:Volto a insistir também Gilcimar, pois é justamente a analogia feita pelo Jefté que substancía o argumento de que o que a trindade apresenta são três Deuses, ao invés de um. Pois quando a analogia diz que a carne é uma, não impede de dizer que os seres humanos são dois, e desta forma é a doutrina da trindade, quando ela diz que Deus é um, ela não deixa de apresentar três Deuses

"Três Deuses"....

Aqui está a prova que você relaciona a ideia de Um "Deus" com Humanos sendo que Jefté relaciona UM Deus com a ideia "UMA só Carne"....

A relação que você faz não é a que Jefté faz e por isso deveria refutar na relação que ele fez...

A ideia de Deus para Jefté não é a mesma de Humano...

Ou seja , Um humano para o Jefté não é a mesma coisa que Um Deus e por isso não foi esta comparação que ele fez mas entre Um Deus e Uma só carne ( Mesmo sendo mais de Um ser )...

Ele não quis montar a base para falar que mais de um pode ser um Humano mas de um Pode ser Uma só carne mesmo que estes sejam compostos por Humanos....

A ideia de Um Humano sempre é singular mas de Um Deus não ( para o Jefté ) Por isso Jefté relaciona ao seu equivalente ( Uma só carne) segundo a relação que ele fez...

Se você quiser continuar insistindo na relação que o Jefté não fez tudo bem.....

Eu penso ser mais Justo refutar na relação que a pessoa faz ( salvo se a pessoa estiver entendendo a relação Errada)....

De qualquer forma eu nem sei se é isso mesmo que o Jefté quis fazer .....

Não pretendo te convencer que tua refutação é Equivocada mas penso que refuta a relação errada ...
    Agora se Jefté usa a relação que você refuta logo você tem Razão e o refutou com sucesso......

Eu continuo pensando o que postei e não digo mais nada se você preferir insistir e fica aí para os leitores fazer suas percepções...

Se o Jefté depois confirmar que relação quis argumentar eu posso comentar depois .....

Vou ficar acompanhando e esperando a posição dele...

Abraços..!

Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clayton Lima Qua 30 Jul 2014, 17:05

O que venho atentar Valdomiro e Gleison, não é nem tanto para a analogia, mas para a premissa falsa da trindade, pois com frequência encontramos o seguinte:

1 - A biblia diz que existe só um Deus.(ponto)
    2 - A biblia diz que o Pai é Deus, que o Filho é Deus e que o Espirito é Deus.

Mas na verdade, biblicamente é o seguinte.

1 - A biblia diz que existe só um Deus, Javé o Pai de Jesus.
    2 - A biblia diz que o Filho é Deus, e que o Espirito é Deus.

A partir destas premissas, que são as verdadeiras, os trinitaristas teriam menos dificuldade em enxergar que o que eles estão pregando é um politeísmo disfarçado...

Graça e paz.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar Qua 30 Jul 2014, 17:11

Clayton....

Tudo bem Clayton desde que não refute na relação que a pessoa não esteja fazendo....

De qualquer forma "Uma só Carne" naquela circunstância e contexto seria mais de Um Ser ou Pessoa mesmo que estas pessoas sejam Humanos...

Assim a ideia de Um aplicado a Carne naquele contexto envolve mais de uma pessoa concluindo em ultima análise um "UM" que não envolve só Uma pessoa mesmo que duas pessoas não tem uma só Carne.....

Esta é a impressão que vejo no argumento do Jefté .....

Se você ver coisas diferente eu tenho que te respeitar.....

Graça e paz amigo..!

Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clayton Lima Qua 30 Jul 2014, 17:13

Desculpe Gilcimar, mas foi ele que introduziu a analogia, acompanhe a sequencia...

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 10 Nov 2024, 17:21