F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+7
Tzaruch
Márcio
Rasabino
Phaby
Gleison Elias
Maria Madalena
Samuel
11 participantes

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia


    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1266
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Qua 30 Abr 2014, 20:17

    Marcelo Almoedo escreveu:Não nos é dito de qualquer pecado pré-existente, que faria com que Deus a olhar para baixo sobre Caim. A explicação que resta é que Deus preferiu a oferta de Abel porque envolvia dor e derramamento de sangue - o abate de animais inocentes -, enquanto oferta pacífica de Caim do fruto não tem nada disso ou seja sangue. A mensagem da história de Caim e Abel é que a fidelidade e obediência não são suficientes - Deus também exige a vontade de derramar sangue em seu nome, e prefere ser adorado em maneiras que causam morte e sofrimento.

    Marcelo, seu desprezo por Deus é flagrante! Vou fazer uma paródia com um texto para você entender o que houve entre Caim e Abel

    Meu irmão, duas pessoas se apresentam diante de Deus e:

    Dois homens subiram a dEUS, para OFERECER UMA OFERTA; um, CAIM, e o outro, ABEL, seu irmão. CAIM, estando em pé, orava consigo desta maneira APRESENTADO SUA OFERTA SEM SANGUE: Ó Deus, graças te dou porque não sou como ABEL, que precisa apresentar uma oferta de sangue, pois é pecador. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. ABEL, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Aceita minha oferta com sangue, pois sou pecador e confesso-te meu pecado, aceita pois a minha oferta de expiação pelos meus pecados e me DÊ VIDA. Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Lucas 18:10-14

    Creio que já é suficiente!

    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1266
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Qua 30 Abr 2014, 20:18

    Marcelo Almoedo escreveu:Não nos é dito de qualquer pecado pré-existente, que faria com que Deus a olhar para baixo sobre Caim. A explicação que resta é que Deus preferiu a oferta de Abel porque envolvia dor e derramamento de sangue - o abate de animais inocentes -, enquanto oferta pacífica de Caim do fruto não tem nada disso ou seja sangue. A mensagem da história de Caim e Abel é que a fidelidade e obediência não são suficientes - Deus também exige a vontade de derramar sangue em seu nome, e prefere ser adorado em maneiras que causam morte e sofrimento.

    Marcelo, seu desprezo por Deus é flagrante! Vou fazer uma paródia com um texto para você entender o que houve entre Caim e Abel

    Meu irmão, duas pessoas se apresentam diante de Deus e:

    Dois homens subiram a DEUS, para OFERECER UMA OFERTA; um, CAIM, e o outro, ABEL, seu irmão. CAIM, estando em pé, orava consigo desta maneira APRESENTADO SUA OFERTA SEM SANGUE: Ó Deus, graças te dou porque não sou como ABEL, que precisa apresentar uma oferta de sangue, pois é pecador. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. ABEL, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Aceita minha oferta com sangue, pois sou pecador e confesso-te meu pecado, aceita pois a minha oferta de expiação pelos meus pecados e me DÊ VIDA. Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. Lucas 18:10-14

    Creio que já é suficiente!
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 30 Abr 2014, 23:45

    Boa noite

    Rasabino
    Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22
    Você começa com Jeremias e muda o disco de repente para 1 Samuel mesmo sem ler o seu contexto. Se você continuar a pescar um único verso para compreender todo o capitulo ou ate mesmo o sinopse, a coisa fica difícil e complicado para mim para lhe explicar o seu real significado. A ultima granja de galinha.  

    Para inicio de conversa, Nesse capitulo temos uma ordem de Samuel para Saul onde ele diz <>  Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói
    totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos1 Samuel 15:03, porém o abestalhado quebrou a ordem e  pouparam o rei dos amalequitas Agague as melhores das ovelhas, vacas, cordeiros 1 Samuel 15:08-09, Ai Deus, como  não gosta de ovelha desobidiêntes vai reclamar a Samuel, dizendo que estava 
    arrependido de haver posto a Saul como rei; porque  não cumpriu as sua palavras. Então Samuel se contristou, e toda a noite clamou ao Senhor. 1 Samuel 15:10-11, e no outro dia, Samuel desce a Gilgal para ter uma conversa ao pé de ouvido com Saul onde o mesmo de cara indaga que tinha cumprido todas as exigência  de Deus, porém Samuel ouviu balido de animais, ovelhas  e o mugido de vacas, nesse momento a ficha de Saul caiu e Samuel lhe disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, (os animais que ele trouxe de resgate) o atender, melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei” (1 Samuel 15:22-23).

    Para você entender melhor começa a ler o capitulo de 1 Samuel 8:06-07 para saber qual foi a causa que não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao SENHOR. Disse o SENHOR a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele” apos esse capitulo é obrigatório uma parada em 1 Samuel 13:13-14 Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre e continua ate o capitulo 15.

    E outra coisa, essa frase "o obedecer é melhor do que sacrifício". Apesar de Samuel claramente descrê desculpa Saul (verso 19), ele acata por uma questão de argumento, e faz com que o ponto de desempenho de ritual é inútil quando não  esta acompanhada por um espírito de um devoto sincero e submisso. Vejas versículos semelhantes de ritual vazio pelos profetas de Israel 

    Jeremias 6:19-20 <> Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei.
    Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios.

    Voltamos a Jeremias 7:21-26 <> Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante. Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os. Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz, e fizeram pior do que seus pais.

    Amós 5:21-22 <> Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.

    Lendo esses versos isolados acima tudo se leva a crêr que Deus não tolera sacrifício, mais onde entra o AROMA AGRADÁVEL DE CARNE QUEIMADA, é só lê todo o contexto para compreender o real  significado de cada de cada transmissão.

    Almoedo
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 01 maio 2014, 01:43

    Bom dia

    Uma pergunta:

    Será que Deus realmente Exigiu a morte de seu filho como um sacrifício pelo pecado ou a  sua morte é uma violação do mandamento contra o sacrifício humano

    Deus  chama Abraão para um simples teste de sacrifício de seu filho Isaac ...(mesmo Ele sendo Onisciente) e então abruptamente a faca pará poucos centimetros do pescoço do garoto após ouvir uma voz ... Isso foi destinado a demonstrar que Deus abominava o sacrifício humano e não aceita (Gênesis 22:12). Quando a Lei dos mandamentos central do Judaísmo (a Torá) foi revelado no Sinai, ele pediu sacrifícios de animais Êxodo 20:24

    O assassinato de um animal e da oferta do sangue de acordo com Rasabino e certos ritos prescritos, o sacrifício simbolizava a misericórdia de Deus para com o pecador, pois este teria sido o seu destino. Mais tarde, a Lei, Moisés dá advertência a Israel para não adorar a Deus da maneira dos pagãos (através do sacrifício humano) Jeremias 7:31 , pois é uma abominação para Deus de qualquer maneira ou forma como é praticado (Deuteronômio 12:30-32).

    Virando-se para o Novo Testamento, Jesus afirma que ele defende completamente os preceitos da Lei judaica, até sua promulgação espiritual completa durante todo o mundo. Esta grande autorização da Lei central do judaísmo torna supremo (Mateus 5:17-18). No entanto, aqui é o lugar onde surge uma dificuldade de contradição. De acordo com Romanos 5:06-11 a morte de Jesus foi uma expiação vicária. Mas isso é um sacrifício humano que é expressamente proibido pela mesma lei sancionada por Jesus.
    É verdade que Jesus é único em ser tanto humano e divino. Mas, ao sancionar a Lei Ele não permitiu que Sua singularidade para prejudicar sua sujeição à Lei, que é compreensível, afinal de contas e a Lei é a Palavra perfeita de Deus.

    Em suma, se Jesus foi defender a lei, então, sua morte não pode ser sacrificial. Ou, se sua morte é sacrificial, Ele rejeitou a lei que Ele afirmava defender. Em ambos os casos, doutrina central do cristianismo da morte sacrificial de Jesus é provado ser biblicamente insustentável. O cristianismo é, portanto, um perigo de desmoronamento a distância. As apostas são muito altas. Se o cristianismo sucumbe a uma repartição interna, a ordem moral no mundo seguirão em breve ....

    Esta contradição só pode ser resolvido satisfatoriamente por referência às Escrituras. Segundo a própria a Escritura, ela é a única, a verdade auto-consistente, do começo ao fim. Cada verso incita a sua própria verdade. Quando dois versos parecem apresentar reivindicações incompatíveis, uma contradição se desenvolve. Devemos, então, tentar resolver essa contradição por referência a outro versículo (s) que irá conciliar os dois pontos de vista opostos ...

    Quando a reconciliação não é iminente, a contradição continua e versículo (s) em questão não são divinamente fatos revelado, mas tem sido dito pelo profeta de sua própria autoridade ...
    A defensibilidade da morte sacrificial de Jesus não procede e isso incomodando há muito gente que estudo as Escrituras. Eu sou incapaz de resolver de acordo com as Escrituras. Eu ficaria muito grato a você se vocês pudesse esclarecê-lo para mim ...

    Almoedo
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Qui 01 maio 2014, 10:19

    Marcelo Almoedo escreveu:Em suma, se Jesus foi defender a lei, então, sua morte não pode ser sacrificial. Ou, se sua morte é sacrificial, Ele rejeitou a lei que Ele afirmava defender. Em ambos os casos, doutrina central do cristianismo da morte sacrificial de Jesus é provado ser biblicamente insustentável. O cristianismo é, portanto, um perigo de desmoronamento a distância. As apostas são muito altas. Se o cristianismo sucumbe a uma repartição interna, a ordem moral no mundo seguirão em breve ....

    Bom dia Marcelo!

    Gostaria que você compreendesse a superioridade do sacrifício de Cristo em relação aos cerimoniais da Lei dentro do contexto da expiação dos pecados, haja visto que o sacrifício de animais era um ritual (cerimônia) onde o ofertante transgressor da Lei (o pecador) fazia o pagamento (quitação de dívida - Τετέλεσται) da pena imposta a si mesmo:

    Palavra Original: τελέω
    parte do discurso: Verbo Transliteração: Teleo ortografia fonética: (eh'-tel-o) Definição sucinta: eu acabar, realizar, pagar Definição: (a) eu acabar, acabamento, (b) eu cumprir, realizar, (c) que eu pago


    Assim, a morte do transgressor da Lei ("a alma que pecar esta morrerá") é transferida para o animal e há uma quitação de dívidas. Na contra-partida, o sangue o animal isento de pecado, devolvia ao pecador a justificação pelos pecados, e não somente isto, mas devolvia-lhe uma VIDA pela metade, pois o sangue do animal simbolizava o perdão (pagamento) dos pecados mas não a PURIFICAÇÃO da consciência:

    Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

    São duas coisas muitos distintas. Nada adianta ter o pecado (ação) perdoado, se a CULPA COMO CULPA permanecer como consequência. Exemplo clássico são os homicídios, onde as penas imposta e (quando) pagas não devolvem ao transgressor a extinção da CULPA , ou seja, é uma justiça pela metade, pois não há purificação quanto a consciência, a CULPA SEMPRE PERMANECE.

    Pois bem, o sacrifício do animal também era algo imperfeito do ponto de vista da JUSTIÇA ser completa:

    Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne (pecado), quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? Hebreus 9:13-14

    Assim temos, que o primeiro diferencial do sacrifício de Cristo é ser superior aos sacrifício de animais, pois é mais abrangente (completo).

    Por ter este diferencial, a oferta de Cristo, o Seu sacrifício, não vem pelas regras dadas a Arão, ou seja, não vem pelo Levíticos, apesar de haver algumas semelhanças, o sacrifício de Cristo é segundo uma outra Ordem de Sacerdotes, com Leis e Cerimoniais distintos, qual seja, a Ordem de Melquisedeque.

    De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.Hebreus 7:11-12

    Assim, o que lhe parece contraditório, na verdade, é a falta de entendimento acerca do que Deus estabeleceu como função expiatória para os judeus e a função expiatória de Cristo, que se estabelece por outros cerimoniais e consequentemente por outra lei.

    E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:2

    A diferença entre estas duas ordens sacerdotais são básicas: A primeira não revela AMOR. Por isso que os ateus são categóricos em dizer que os sacrifícios do AT só mostram um "deus" sanguinário. Só quando Jesus incia seu ofício sacerdotal, que é segundo a Ordem de Melquisedeque, que nos é de fato revelado o AMOR de Deus-PAI, onde o pagamento (quitação de dívidas) não é feito pelo pecador, mas sim pelo próprio Deus!

    Sendo Jesus homem, sendo Jesus Filho do Deus Vivo e portanto, DEUS como o Pai é, faz de si mesmo uma oferta voluntária, e se entrega para morte como uma ovelha muda, com a mansidão de um Cordeiro, e faz isto por AMOR.

    Agora podemos identificar que as características entre os dois rituais (Levítico e Melquisedeque) parecem semelhantes, mas em verdade revelam profundas diferenças.

    São estas diferenças que trazem ao leigo um entendimento de contradição!
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Qui 01 maio 2014, 10:50

    Marcelo Almoedo escreveu:Lendo esses versos isolados acima tudo se leva a crêr que Deus não tolera sacrifício, mais onde entra o AROMA AGRADÁVEL DE CARNE QUEIMADA, é só lê todo o contexto para compreender o real  significado de cada de cada transmissão.

    Marcelo, você está dando voltas ao assunto proposto. Primeiro, o sacrifício de animais não era uma obediência a ser realizada sem significados. Disse que errou ao afirmar que Deus estava irado porque o povo sacrificava a outros deuses. Afirmei, que a desobediência a Lei e não ao cerimoniais da Lei, eram a causa do povo ter que trazer ofertas de sacrifícios.

    Afirmei, que o "cheiro suave" não era fumaça de carne queimada, pois Deus é espirito, nem tem fetiche por cheiro de churrasco, mas tem apreço por corações contritos, quebrantados e cheio de arrependimentos, isto é 'CHEIRO SUAVE". Qualquer sacrifício sem estes elementos subjetivos eram vomitados por Deus! Então a questão é:

    Quem AMA peca? Quem AMA transgride o mandamento? Se houver AMOR não haverá transgressão da Lei, e consequentemente não há sacrifícios a serem oferecidos. Por isso, Deus diz:

    "Nunca lhes falei nada sobre holocaustos e sacrifícios...", mas falei: AME O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO dando-lhes uma lista de coisas que significa AMAR.

    Quanto a ordem de Deus acerca dos Amalequitas, seu texto está sem contexto:

    Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada. Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus.
    Êxodo 17:8-14

    Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu me recordei do que fez Amaleque a Israel; como se lhe opôs no caminho, quando subia do Egito.

    Vamos fazer uma volta no texto: Puxa, a subida do Egito se deu centenas de anos antes e só agora Deus resolve fazer justiça????


    1 Samuel 15:2
    Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes.

    A lei era muito clara para judeus e da mesma forma incidia sobre os gentios. Se não havia perdão para alguns pecados (adultério, guarda do shabat, etc) para o povo judeu, muito menos para aqueles que não eram judeus. Amaleque havia "excedido sua cota dívida" com Deus, é só ler por quanto tempo os amalequitas oprimiram a Israel, assim mandou Saul exterminá-lo da face da terra, pois deixar um descendente vivo era renovar a possibilidade de sugerem outros "Amaleques".

    Sabe Marcelo, ou gosto de debater contigo por duas razões:

    A primeira de poder te conhecer e a cada frase mostrar o amor que tenho por tua alma.

    A segunda, é não deixar que o debate fique apenas sob a sua ótica de ver as coisas. Nosso olhar é distinto. Não vejo como vês e tu não enxergas como eu vejo. O resto a gente vai levando... a gente vai levando... I love you 
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 01 maio 2014, 11:17

    Bom dia

    Rasabino

    Entenda que o problema não é o churrasco, é como deve ser servido, foi assim com jeremias e Samuel.

    Você leva e eu paro.,

    Primeiro foi Jeremais depois 1 Samuel e agora Êxodo. Chega não vou lhe dar mais explicações sobre o significado dos versos para os seus contextos. Você continua a fugir do tema e expôs outros sem sanar o primeiro enquete. 

    Ah Sim! Alma é para aquele que acredita que existe uma dentro dele ou coisa do gênero?

    Almoedo
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 01 maio 2014, 13:35

    Bom dia

    A diferença entre estas duas ordens sacerdotais são básicas: A primeira não revela AMOR. Por isso que os ateus são categóricos em dizer que os sacrifícios do AT só mostram um "deus" sanguinário. Só quando Jesus incia seu ofício sacerdotal, que é segundo a Ordem de Melquisedeque, que nos é de fato revelado o AMOR de Deus-PAI, onde o pagamento (quitação de dívidas) não é feito pelo pecador, mas sim pelo próprio Deus!
    É bom sempre lembrar dessas palavras <> Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, segundo o Grande Livro, Quando Jesus é chamado de Cordeiro de Deus em João 1:29 e João 1:36 é uma referência ao fato de que Ele é o sacrifício perfeito e definitivo pelo pecado

    Sendo Jesus homem, sendo Jesus Filho do Deus Vivo e portanto, DEUS como o Pai é, faz de si mesmo uma oferta voluntária, e se entrega para morte como uma ovelha muda, com a mansidão de um Cordeiro, e faz isto por AMOR.
    O meu  objetivo é mostrar por que a morte vicária de Jesus é inaceitável do ponto de vista judaico onde estão as referencia do seu Messias. E tenta provar que a morte de Jesus é contrária aos ensinamentos da Bíblia hebraica, bem como ao judaísmo.

    A Bíblia hebraica (Talmud) que a oferta pelo pecado sacrificial só poderia expiar pecados não intencionais, com poucas exceções notáveis ​​como esta indicado em Levítico 5:01-06 <> 6:01-07 <> 20:25-26 <> Números 15:27-31

    Aqui a Torá, em alguns casos, não prescrever expiação dos pecados intencionais. Observe, por exemplo, que a seguinte passagem diz:

    E disse o Senhor a Moisés:
    "Se alguém pecar, cometendo uma ofensa contra o Senhor, enganando o seu próximo no que diz respeito a algo que lhe foi confiado ou deixado como penhor ou roubado, ou se lhe extorquir algo, ou se achar algum bem perdido e mentir a respeito disso, ou se jurar falsamente a respeito de qualquer coisa, cometendo pecado; quando assim pecar, tornando-se por isso culpado, terá que devolver o que roubou ou tomou mediante extorsão, ou o que lhe foi confiado, ou os bens perdidos que achou, ou qualquer coisa sobre a qual tenha jurado falsamente. Fará restituição plena, acrescentará a isso um quinto do valor e dará tudo ao proprietário no dia em que apresentar a sua oferta pela culpa. E por sua culpa trará ao sacerdote uma oferta dedicada ao Senhor: um carneiro do rebanho, sem defeito e devidamente avaliado. Dessa forma o sacerdote fará propiciação por ele perante o Senhor, e ele será perdoado de qualquer dessas coisas que fez e que o tornou culpado".Levítico 6:01-07

    Uma vez que a Torá não prescreve sacrifícios pelos pecados intencionais, de que forma é que o sacrifício de Jesus por transgressões intencionais contradizem o ensinamento da Bíblia hebraica? Além disso, de acordo com Levítico 16, o Sumo Sacerdote, no Dia da Expiação, fez expiação por todos os pecados de Israel, vejam e acompanhe os grifos para se orientar.

    "Então sacrificará o bode da oferta pelo pecado, em favor do povo, e trará o sangue para trás do véu; fará com o sangue o que fez com o sangue do novilho; ele o aspergirá sobre a tampa e na frente dela. Assim fará propiciação pelo Lugar Santíssimo por causa das impurezas e das rebeliões dos israelitas, quaisquer que tenham sido os seus pecados. Fará o mesmo em favor da Tenda do Encontro,
    que está entre eles no meio das suas impurezas. Ninguém estará na Tenda do Encontro quando ele entrar para fazer propiciação no Lugar Santíssimo, até a saída de Arão, depois que fizer propiciação por si mesmo, por sua família e por toda a assembléia de Israel. "Depois irá ao altar que está perante o Senhor e pelo altar fará propiciação. Pegará um pouco do sangue do novilho e do sangue do bode e o porá em todas as pontas do altar. Com o dedo aspergirá o sangue sete vezes sobre o altar para purificá-lo e santificá-lo das impurezas dos israelitas. "Quando Arão terminar de fazer propiciação pelo Lugar Santíssimo, pela Tenda do Encontro e pelo altar, trará para a frente o bode vivo. Então colocará as duas mãos sobre a cabeça do bode vivo e confessará todas as iniqüidades e rebeliões dos israelitas, todos os seus pecados, e os porá sobre a cabeça do bode. Em seguida enviará o bode para o deserto aos cuidados de um homem designado para isso. O bode levará consigo todas as iniqüidades deles para um lugar solitário. E o homem soltará o bode no deserto. Levítico16:15-22

    Observe cuidadosamente o que o texto diz: ". Todos" O Sumo Sacerdote  confessa sobre a cabeça deste bode "toda a maldade e rebelião dos israelitas - - todos os seus pecados" e "todos" significa todos >  Observe também que o texto fala especificamente da "maldade" (ou "iniqüidade"; hebraico, awon ) e "rebelião" (em hebraico, pesha ' , ou seja, transgressão intencional) dos israelitas, e não apenas os seus pecados não intencionais. E para a impureza que ocorre no Templo e aos seus santos sacrifícios através de libertinagem, [o Santo dos Santos, no Dia da Expiação] e o Dia da Expiação efeito expiação, e para [todos] outras transgressões falada na Lei, transgressões leves ou de carência, premeditados ou inadvertidas, consciente ou não, de ordens positivos ou negativos, o pecado, cuja penalidade é a excisão ou pecados puníveis com a morte imposta pelo tribunal, o bode expiatório faz expiação.

    Almoedo

    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Qui 01 maio 2014, 14:43

    Marcelo Almoedo escreveu:Chega não vou lhe dar mais explicações sobre o significado dos versos para os seus contextos. Você continua a fugir do tema e expôs outros sem sanar o primeiro enquete. 

    Nosso tema é discutir sobre sacrifícios humanos. Venho lhe mostrando que Deus não os aceita. Venho lhe mostrando que os sacrifícios de animais são arquétipos, figuras, e que estes sangues de animais derramados não tem nenhum poder ou magia, apenas significados. Estavam carregados de simbolismos. Simbolismos estes que desenvolviam ensinos, crenças... FÉ. Não é para você. Na verdade você tem se envolvido com assuntos que não lhe dizem nenhum respeito, nada haver com seus pensamentos ou convicções.

    A escritura é um compêndio para "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39

    Você não crê em vida eterna. Não crê em Deus... o que fazes aqui??? Acredita mesmo que vai conseguir fazer alguém aqui "perder a fé na fé"??? Acha que tem este poder???

    Marcelo, ao topo dos seus 60 anos, aconselho que assista:

    ANTES DE PARTIR

    Talvez lhe esclareça algumas coisas!


    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 01 maio 2014, 16:59

    Boa tarde


    Rasabino
    Nosso tema é discutir sobre sacrifícios humanos. Venho lhe mostrando que Deus não os aceita. Venho lhe mostrando que os sacrifícios de animais são arquétipos, figuras, e que estes sangues de animais derramados não tem nenhum poder ou magia, apenas significados. Estavam carregados de simbolismos. Simbolismos estes que desenvolviam ensinos, crenças... FÉ. Não é para você. Na verdade você tem se envolvido com assuntos que não lhe dizem nenhum respeito, nada haver com seus pensamentos ou convicções.
    Você como sempre vem mostrando erradamente versos que não se aplica a finalidade do nosso tema, faz uma salada de versos que não condiz em nada o deveria significar.
    O problema também meu caro e que você ficando pescando versos aleatório que se alinhe em seu julgamento de convicção sem ao menos lê o seu contexto para saber o real manifestação dos textos, e fazendo isso, eu estou me lascando para te monstrar  e explicar o real significado dele dentro de todo o contexto.  Como por exemplo a desobidiência de Saul em trazer os animais de outro povos que era para o sacrifício do Deus em Gilgal. Essa foi a real razão da recusa de seu Deus para o sacrifício.

    Os soldados tomaram ovelhas e bois do despojo, o melhor do que estava consagrado a Deus para destruição, a fim de os sacrificarem ao Senhor seu Deus, em Gilgal". 1 Samuel 15:21


    Almoedo
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 01 maio 2014, 17:17

    Boa tarde

    Rasabino
    Você não crê em vida eterna. Não crê em Deus... o que fazes aqui??? Acredita mesmo que vai conseguir fazer alguém aqui "perder a fé na fé"??? Acha que tem este poder???
    O que faço aqui é o mesmo que você, Vasuilvan, Norberto, Jefté e tantos outros, discutir os nossos posto de vista, colocar as nossas opiniões sobre o que acreditamos em analises e pesquisas para serem duramente criticado  de quem diverge de nossas convicção................

    Longe de mim de querer repassar o meu ateismo para qualquer um aqui, mais uma coisa e certa, comigo irão conhecer cada palavra que jamais ouviram ou seria  proferida dos lábios de seus pastorecos. Querem acreditar, vão em frente, mais vão levar sempre consigo uma interrogação do tamanho de um bonde?

    Almoedo
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 01 maio 2014, 17:28

    Boa tarde
    Marcelo, ao topo dos seus 60 anos, aconselho que assista:
    ANTES DE PARTIR
    Talvez lhe esclareça algumas coisas!
    Eu tenho ele gravado na minha coleção, Um filme bom que tráz dois homens com doenças terminais que desprezam seu leito de morte para completar uma lista de coisas a fazer antes de morrer. Estrelado por Jack Nicholson e Morgan Freeman
    Nada do anormal desse filme.,


    Almoedo
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Rasabino Qui 01 maio 2014, 21:37

    Marcelo Almoedo escreveu:O problema também meu caro e que você ficando pescando versos aleatório que se alinhe em seu julgamento de convicção sem ao menos lê o seu contexto para saber o real manifestação dos textos

    Textos aleatórios??? Falta contextos???

    Marcelo, tudo que mais quero nesta vida e ouvir você dizer: Deus é AMOR. Se a escritura não é para você esta verdade de "cabo a rabo" o que mais poderá ser feito em teu favor???

    Sinto muito, mas esta acusação não se aplica a mim!
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sex 02 maio 2014, 01:52

    Bom dia

    Rasabino

    O que o teu entendimento lhe diz sobre este texto Marcelo?
    Textos aleatórios??? Falta contextos???
    Então começe a explicar em detalhes como fiz quando me solicitou o meu entendimento nessa dois livro: o de Jeremias e de Samuel que pontamente foi atentido, agora gostaria de ouvir o seu observando o grifo em vermellho que você acentuou, principalmente quando diz: (em lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios.)
    Mens 82<> Ouça que interessante Deus falando com Jeremias:
    Tu, pois, não ores por este povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me supliques, porque eu não te ouvirei. Porventura não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém? Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres preparam a massa, para fazerem bolos à rainha dos céus, e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira. Acaso é a mim que eles provocam à ira? diz o Senhor, e não a si mesmos, para confusão dos seus rostos? Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que a minha ira e o meu furor se derramarão sobre este lugar, sobre os homens e sobre os animais, e sobre as árvores do campo, e sobre os frutos da terra; e acender-se-á, e não se apagará. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Ajuntai os vossos holocaustos aos vossos sacrifícios, e comei carne. Porque nunca falei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, nem lhes ordenei coisa alguma acerca de holocaustos ou sacrifícios. Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem. Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante. Jeremias 7:16-24
    Samuel

    Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. 1 Samuel 15:22 <> Eu até acreditava que você tinha uma lembrança, ainda que fosse uma memória quase esquecida, de que os sacrifícios são o resultado da desobediência
    Deus nunca quis sacrificar ou receber sacrifícios. Desde que haja uma desobediência a uma lei ou mandamento, o que resulta é a expiação pelos pecados (sacrifícios) se quiser e houver arrependimento, pois também há possibilidade de não querer e não se arrepender, e assim não haverá de sacrificar animal algum a Deus!
    E em Samuel você ainda continua afirmar que (Deus nunca quis sacrificar ou receber sacrifícios.) Gostaria Também de ver o teu entendimento sobre os mesmos versos dentro de todo o contexto, deste que explique essa tua afirmação.

    Marcelo, tudo que mais quero nesta vida e ouvir você dizer: Deus é AMOR. Se a escritura não é para você esta verdade de "cabo a rabo" o que mais poderá ser feito em teu favor???
    Estou muito, mais muito satifesto com a vida que tenho hoje, graças aos meus próprios esforços de ir a luta e não esperar por uma mão salvadora. Não vivo mais uma ilusão, uma alucinação como se a única verdade seja o centro de tua atenção e desprezando ou descartando  as demais porque não adere ou não concordam com teu pensamento. Isso simplemente é ridículo

    Sinto muito, mas esta acusação não se aplica a mim!
    Basta explicar em detalhes os versos que você expôs dentro da composição que você indagou. simples Não.

    Almoedo
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Márcio Sex 02 maio 2014, 12:03

    Rasabino,

    Em atenção à postagem n. 85, na qual remetes a leitura da mensagem n. 82.

    Segue comentários:

    Nem de longe respondes a questão que lhe foi perguntada, ao citar o texto de Jeremias 7:16-24, para defender que Deus não solicitou sacrifícios, erras redondamente pois o que está em jogo ali naquele contexto, é que o povo de Israel estava fazendo os sacrifícios e ofertas em nome de outros deuses, e isto não era previsto na torah.

    O texto não serve como argumento ao que lhe perguntei.

    Márcio
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Márcio Sex 02 maio 2014, 12:07

    Rasabino,

    Em relação à postagem n. 86.

    Quando eu pergunto: Onde está escrito que eles (Adão e Eva) viram isto?

    Tu respondes: Se Deus os vestiu com peles de animais o que podemos interpretar do texto é que uma vida (animal) foi sacrificada, afinal não se tira a pele sem o animal estar morto, certo?


    Não respondestes novamente, então retorno a pergunta e desta vez, solicito que sejas objetivo nas respostas: "Onde está escrito que eles (adão e eva) viram isto?"

    Se não houver texto que diga isto explicitamente, então devo deduzir que é uma suposição particular sua, OK?

    Márcio
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Márcio Sex 02 maio 2014, 12:12

    Rasabino,

    Em relação à postagem n. 87, segue comentários:


    Dizer que há vida em nosso sangue é uma ilusão! Se você chama de VIDA estes poucos anos de sobrevivência é uma satisfação pessoal tua, e não há verdade sobre ela!

    No contexto de lévitico, sim há vida no sangue, de qualquer animal, inclusive o homem.
    Acha isto uma ilusão? Porque não experimenta fazer o ensaio que lhe indiquei. O resultado é óbvio.

    Márcio


    Conteúdo patrocinado


    Sacrifício Humano Ritual na Bíblia - Página 7 Empty Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 14:48