F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+23
Antonio
Elielson Ribeiro
Edison
Wanderson Santos
Azzi
Márcio
Clébio
Gilcimar
José Herminio
Edivaldo A. Silva
Marcelo Almoedo
Rasabino
RBianch
Gerson Witezak
Vasuilvan
Bruno Azeredo
Jefté
Clayton Lima
Lúcio Monteiro
Norberto
Gleison Elias
Valdomiro
Diephe
27 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qui 15 maio 2014, 21:52

    Paz a todos!

    Jefté, Paz para ti.

    Você disse:
    Em contrapartida, aos versos que os contradizem (ou seja, contradiz o DOGMA) parece que se fazem de cegos ...
    Caro amigo, isso chega a ser uma inverdade, pois não fechamos os olhos a nada. Mas, essa tua alegação pode se justificar também por algum problema de memória curta.

    Ora, já foram comentados vários e vários versículos que os defensores do dogma trinitário trouxeram, inclusive, você. Quem não se lembra do recorrente Jo. 10.30??!!!

    Mas, para refrescar tua memória leia a postagem nesse LINK desse mesmo tópico. E olha só..., nessa mesma página do tópico, onde se fala de Rm. 9.5, indicadado no link, e na página seguinte tem tua participação, de modo que é difícil acreditar que você não a tenha lido. Assim, você NÃO pode afirmar que nos fazemos de “cegos”. Diante dessa prova, quem realmente se faz de cego? E mesmo que você não houvesse lido, o que acho difícil, eu e você já trocamos postagens suficientes para desmentir essa tua afirmação, ou você não lembra de nenhuma. Os arquivos do fórum poderão te ajudar também nisso, já que se você pesquisar tuas próprias postagens vai se deparar com muitas das minhas respostas a elas.

    Aliás, qualquer leitor poderá navegar por elas e constatar, documentalmente, que o que você alegou não se confirma. Não sei nem porque você disse isso. A propósito, você mesmo se desmente, pois diz algo em uma linha e na linha seguinte desfaz a si mesmo em uma flagrante prova de desconexão no que fala.

    Você diz em uma linha:
    Em contrapartida, aos versos que os contradizem (ou seja, contradiz o DOGMA) parece que se fazem de cegos ...
    E em seguida afirma:
    Há, não posso me esquecer: para estes versículos (contrário ao dogma) tudo o que possa ser levado em conta para MENOSPREZÁ-LOS, e/ou enfraquecer seu valor, é considerado e difundido a outros...!
    Ora, como podemos levantar tudo possível para “MENOSPREZAR” os versos que você acha que apoia o dogma trinitário, se nós nos fizéssemos de cegos. Percebe o desatino que você comete?

    Sobre Deus ser o Pai e Cristo ser a verdade, você comete mais um desatino, pois não colocamos a questão dessa forma. Talvez criando tua própria dificuldade tenha refutado a si mesmo, pois isso que você tentou refutar não é refutação ao unitarismo, mas a si próprio naquilo que criou.

    O curioso que Rm. 9.5 que é um verso do Cânon, conforme você mesmo reconhece, já foi também comentado, inclusive, na postagem que indiquei, no link acima.

    De qualquer forma, vamos repetir aqui, trazendo-a mais completa e fazendo a ressalva de que o gramático citado a seguir não é unitariano, mas trinitariano, ou seja, ele está relatando um fato e não querendo defender o unitarismo. As versões citadas por ele também são versões usadas por trinitários, portanto sem qualquer viés unitariano! A questão é factual.

    Quanto à Rm. 9.5: “de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém”. Aqui, mais uma vez, é interessante observar que a visão de um tradutor interfere de forma decisiva na compreensão de milhares de leitores. Robert H. Mounce comentando sobre pontuação e silabificação nos textos gregos relembra que nos manuscritos antigos, os unciais, não haviam pontuação ou divisão de versículos e “esse fato criou algumas dificuldades para os estudiosos contemporâneos, visto que o modo de um versículo ser pontuado pode ter efeito importante sobre a sua interpretação. Um dos exemplos notáveis disso é Romanos 9.5. Se uma pausa maior for feita depois da κατὰ σάρκα (lit. “segundo a carne”), a parte final do versículo seria uma declaração a respeito de Deus Pai (A NEB traz: “Que Deus, supremo sobre todos, seja abençoado para sempre! Amem”). No entanto, em se fazendo uma pausa menor naquela posição, as palavras finais da frase falariam de Cristo. A NVI diz: “[...] de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém” (Mounce, William D. In Fundamentos do Grego Biblico (Livro de Gramática) 1º Edição – 2009, pág. 17) e conclui “O modo de a tradução lidar com um versículo ambíguo tal como esse revela as tendências teológicas do tradutor”. Imagine, então, a quantidade de traduções com tendências trinitárias que há no mundo influenciando o entendimento de milhões de pessoas. Mas, atentemos bem para a expressão “Deus bendito” e busquemos a quem ela se refere nessas passagens bíblicas. Podemos lê-lá também em Mc. 14.6 “És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?”, onde o sacerdote questiona se Jesus é o Filho do Deus Bendito, não o próprio “Deus Bendito”. Tal expressão é comum na cultura religiosa dos judeus e decorre das abundantes ocorrências do reconhecimento de Yahweh como sendo o Bendito de Israel (Gn. 9.26; 14,20; Ex. 18,20; Rt, 4.14 e etc.). Se considerarmos a expressão “bendito eternamente” ou sua similar “eternamente bendito” como uma só forma, ela aparece mais duas vezes no Novo Testamento Rm. 1.25 e II Co. 11.31, e em ambos os casos se refere nitidamente ao Altíssimo Criador, Deus Pai. Com isso em mente analisemos agora Rm. 9.5 dentro de seu contexto e percebamos que ela é uma glorificação que fecha um conjunto de textos inter-relacionados. Paulo poderia ter dito já a partir do verso 4 “Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos (Deus bendito eternamente), e a glória (Deus bendito eternamente), e as alianças (Deus bendito eternamente), e a lei (Deus bendito eternamente), e o culto (Deus bendito eternamente), e as promessas (Deus bendito eternamente);” onde quer que a lista terminasse Deus seria, e é bendito eternamente por todas essas coisas e pelas coisas do verso seguinte. Paulo mostra um conjunto de realidades onde Cristo, que veio segundo a carne, é um componente desse conjunto e listado por último na relação. A expressão “segundo a carne” encerra a ideia dando sentido completo e pleno a frase em si mesma. O Apóstolo termina com uma Glorificação a Deus: “Deus bendito eternamente. Amém”. Expressão semelhante Paulo usou em II Co. 11.31 “O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é bendito eternamente, ...”. Ou seja, o final não é dedução da frase anterior, mas uma louvação a Deus pelas coisas elencadas desde os versos antecedentes e o próprio “Amém” no final do versículo mostra se tratar de uma frase doxológica.  Alonso Schökel, católico romano, portanto trinitário sem interesse de reduzir as suportas “provas” da “deidade” de Jesus, assim verte os versos: “São israelitas, adotados como filhos de Deus, têm sua presença, as alianças, as leis, o culto, as promessas, os patriarcas; de sua linhagem segunda a carne descende o Messias. Seja para sempre bendito o Deus que está acima de Tudo. Amém”.

    Logo, quando você diz que está postando um versículo do Canon, você está falando, na verdade, de uma tradução possível de um versículo do Cânon que reflete a visão argumentativa do tradutor. Mas, se o próprio apóstolo Paulo que escreveu Rm. 9.5, confirma o dito por Jesus ao reconhecer somente o Pai como Deus, por qual tradução deveríamos optar: A que confirma Jesus e Paulo ou a que insinua o Dogma Romano?

    Se minha informação gerar em você alguma insatisfação, então, que não seja contra mim, reclame com o gramático trinitário que teve a coragem de expor algo que você talvez almejasse que jamais fosse descoberto e que apoia o verdadeiro monoteísmo.

    Portanto, caro amigo, seja mais cuidadoso ou, se a memória falhar, faça a pesquisa antes de acusar alguém de alguma coisa. Baseie-se no que foi dito, não no que talvez, por não lembrar, ignore.

    Juízo criatura!

    Paz seja contigo.
    Valdomiro.

    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1077
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Ter 20 maio 2014, 00:59

    Holismo....


    E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;
    Lc 1:47



    Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
    1 Tm 2:3-6


    Porque para isto trabalhamos e somos injuriados, pois esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.
    1 Tm 4:10


    Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém.
    Jd 1:25


    E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
    Ap 19:1


    Bendito o Senhor Deus de Israel, Porque visitou e remiu o seu povo, E nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo. Como falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio do mundo; Para nos livrar dos nossos inimigos e da mão de todos os que nos odeiam; Para manifestar misericórdia a nossos pais, E lembrar-se da sua santa aliança, E do juramento que jurou a Abraão nosso pai, De conceder-nos que, Libertados da mão de nossos inimigos, o serviríamos sem temor, Em santidade e justiça perante ele, todos os dias da nossa vida. E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, Porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; Para dar ao seu povo conhecimento da salvação, Na remissão dos seus pecados;
    Lc 1:68:77


    Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei, Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra; Pois já os meus olhos viram a tua salvação, A qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.
    Lc 2:25:32


    E toda a carne verá a salvação de Deus.
    Lc 3:6


    Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
    At 5:31


    E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade. Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel; Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento. Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés. Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação. Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados. E, embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto.
    E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura; Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. E ele por muitos dias foi visto pelos que subiram com ele da Galiléia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo. E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei. E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei. Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção. Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção. Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu. Seja-vos, pois, notório, homens irmàos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.
    At 13:22-39


    E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12




    Graça e paz.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Ter 20 maio 2014, 01:23

    Holismo ..!

    Narrando a vida de alguém que se comportou de uma forma muito humilde...

    Assim Ele tinha um comportamento e assumiu um outro....

    Um ser em igualdade com Deus que lhe tornou sujeito e obediente por humilhação num processo lindo de esvaziamento...

    Jesus é o exemplo de que devemos tratar nossos semelhantes superiores a Nós mesmos...( Felipenses 2:3)

    Parabéns pelo Holismo amado...

    A Humildade de Jesus cuminou na nossa salvação pois teve como fruto disso o ser  obediente até a morte e morte de Cruz ( que nos salvou)...
    Por ter no tópico repetição de argumentos que jamais quebram e servem para negar a mudança de estado no comportamento do Cristo  em forma de Deus  para um Cristo esvaziado  já vejo como resolvido esta parte do ponto questionado...
    Assim não postarei mais até que  se comprove que  o comportamento de servo ( obediência  e sujeição) de Cristo não seja  meramente fruto de humilhação e esvaziamento mas algo que sempre fez parte de sua existência...
    Do contrário  os Unitaritas estaria apenas defendo que um só  é Deus   mas um outro Ser tenha igualdade com ele pelo menos de autoridade visto não precisar ser lhe sujeito e prestar obediência o fazendo por ato de humildade e  de esvaziamento incluindo nisso atuar como semelhança de homens até o adorando e lhe tratando como  seu Deus...( o que seria absolutamente  normal em alguém com comportamento de servo e em semelhança de homens)

     Assim seguimos ( Trinitários)  adorando a Cristo  com a consciência limpa e com sinceridade de coração mesmo que sejamos acusados de Cristolatria.....
     Jesus é igual ao Pai  e por humildade o trata como seu Deus e lhe é sempre sujeito pois não lhe é sujeito como os outros  mas por ser humilde e ainda nos apresentar a DEus como representante dos Humanos arrependidos como descrever Paulo ( Nosso intercessor Cristo, Homem)


    Abraços a todos..!
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Ter 20 maio 2014, 09:34

    Parabéns pelo Holismo amado...

    Obrigado.... Ao menos agora percebe holisticamente, embora eu creio que já percebesse, que o único Deus, usou de sua prerrogativa, e levantou um homem, para através dele, prover a salvação aos homens...sendo ele, o homem Cristo, o primeiro beneficiado desta salvação. Então agora ficamos decididos, o Único Deus, fez de Cristo, Senhor e Salvador, e não há outro, senão Cristo, feito Senhor e Salvador, portanto, o único Deus dos Apóstolos (1:cor8:6) é o Pai, e o único Senhor e Salvador (posto por Deus) é Jesus Cristo.

    A Humildade de Jesus cuminou na nossa salvação pois teve como fruto disso o ser  obediente até a morte e morte de Cruz ( que nos salvou)...

    Sim, e por isso foi o eleito, o escolhido do Único Deus, oras, se Deus escolheu, que assim seja. E como já discutimos, o escolhido, foi elevado a um lugar de primazia, o lugar mais alto, pela obediência que teve, hoje ocupa o primeiro lugar, acima de tudo e todos, mas claro, sei que você entenderá, que Deus não está incluso neste "tudo e todos"...

    E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. Lucas 23:35


    Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios. Isaías 42:1


    Gostei desta parte:

    Um ser em igualdade com Deus que lhe tornou sujeito e obediente por humilhação num processo lindo de esvaziamento...

    Começa-se aqui a perceber, que já temos, no final das contas, + 1, que se for Deus, serão 2, Deus + um Ser Deus que era em igualdade com Deus, se não for Deus, serão, Deus + um Ser não-Deus que era em igualdade com Deus.... Deus + o ser em igualdade com ele.

    Seria inevitável que o discurso chegasse neste ponto, onde para a defesa da convicção, mesmo acreditar que exista apenas 1 Deus, passe a ser deixado em segundo plano, não teremos com este tipo de frase mais um debate monoteista, mais um onde dum grupo que defende o monoteísmo (a existência de um único Deus), e o outro que defende a existência de dois ou mais Deuses, ou a existência de um Deus e um não-Deus igual a Deus, "Deus e mais outro ser"...


    Por ter no tópico repetição de argumentos que jamais quebram e servem para negar a mudança de estado no comportamento do Cristo  em forma de Deus  para um Cristo esvaziado  já vejo como resolvido esta parte do ponto questionado...


    Aos poucos estamos chegando lá né amigo, pelo menos não vi nem um comentário mais, mesmo depois desta ultima postagem, da questão da salvação.... Percebo que agora diante de tudo o que você falou, aquilo que pra você resta refutarmos é:

    O Pai é o único Deus, Jesus é "um ser igual a Deus" que se sujeitou. Sujeito, e em decorrência de sua obediência, Jesus foi levantado como Senhor e Salvador, foi posto acima de tudo e todos exceto do único Deus.

    É isso?

    O que resta ser refutado pelo grupo unitarista, é que um ser "igual ao único Deus", não ele, já existia na mesma posição que ele, deixou esta posição, e agora está sobre tudo e todos no universo, exceto sobre o único Deus?

    O que devemos refutar agora é que: existe e sempre existiu só 1 Deus, o Pai, MAS, existe e sempre existiu um "outro ser" igual ao Pai. O debate não é mais sobre a existência de 1 único Deus, isto já está resolvido, existe só 1 mesmo, o Pai, a bíblia realmente ensina isto,  mas o debate agora é sobre a existência de "um outro ser" igual a Deus. (?)


    Graça e paz.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Ter 20 maio 2014, 12:03

    Parece que a questão da identidade e quantidade do Deus da biblia, holisticamente já está decidida, uma vez que holisticamente também entendemos a questão da salvação e senhorio de Jesus, e que esta questão NÃO altera em nada a identidade e quantidade do Deus professado nas escrituras, passamos a ter que discutir, o que Jesus era, já que holisticamente foi provado que ele não é o Deus das escrituras, mas outro ser.

    Então uma vez que holisticamente o "um Deus, o Pai", dito em 1cor 8:6, provou-se ter que ser entendido desta forma mesmo, passamos a ter que discutir, o que era o Senhor Jesus antes de vir a terra...


    Graça e paz
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 20 maio 2014, 12:19

    .
    Clayton Lima,

    Conclusão amparada pelas Escrituras!

    E para quem perguntar onde estão os textos bíblicos, digo que se encontram na sua mensagem 632 deste tópico.
    .
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 20 maio 2014, 19:16

    Olá irmãos!

    Paz!
    Acredito que só há uma conclusão a chegar:
    Não se é possível debater sobre a Palavra de Deus e a Deidade de Cristo c/ um unitarista !
    Ele não respeita a Escritura... (digo isso, de uma maneira atenuada).

    E também chego a outra conclusão:
    Ele, eles (unitaristas) carregam, e se alimentam e compartilham das mesmas dúvidas e também das mesmas certezas...

    As dúvidas (que os unitaristas comumente carregam e parecem se gloriar nas mesmas) são quanto a idoneidade e a retidão das Escrituras Sagradas através dos séculos; de modo que o Senhor do evangelho (que prometera) que SEU EVANGELHO DO REINO (e não o meu, e muito menos do unitarista) seria pregado a todo o mundo em testemunho a todas as gentes (e, então viria o fim).
    Também o Senhor do Evangelho disse que o Espírito Santo nos viria e Ele nos ensinaria todas as coisas; também nos lembraria de tudo quanto Ele nos havia dito, e nos ensinaria o que há de vir.
    Também as portas do inferno não prevaleceriam sobre a Sua igreja!
    FATOS TODOS CUMPRIDOS NA HISTÓRIA DO NOVO TESTAMENTO DESDE A VINDA DO SENHOR!


    Contudo, os unitaristas parecem se gloriar nas suas dúvidas... duvidam e duvidam quanto a retidão, idoneidade e conservação da ESCRITA do Novo Testamento de Cristo através dos séculos!
    Ok!
    Esta é a grande e emaranhada dúvida que permeia e tomou de conta ao coração unitarista - contudo ele ainda parece se gloriar em tal condição !!!!!


    Mas... e qual seria a certeza compartilhada e comungada por unitaristas ???
    Ora, a certeza, a grande certeza deles é quanto a adulteração da Palavra de Deus!
    Pois para eles, ela (a escrita) tem sido adulterada desde sempre!
    nos quase 20 séculos que se deram desde a vinda do Senhor!
    De maneira que o texto majoritário (comumente utilizado pelos cristãos durante os séculos) que é atestado em 95% dos antigos manuscritos não sejam prova da fidelidade da palavra de Deus, mas da sua adulteração !!!!
    Não parece um loucura ??


    Assim sendo, tanto a dúvida deles quanto a certeza deles são a mesma coisa; o mesmo fato, e e não é fé; é dúvida!
    E, carregados pelas dúvidas (da fidelidade), e movidos pelas certezas (da adulteração), eles ainda parecem se gloriar em seus argumentos, como sendo superiores e entendendo as coisas muito mais que os demais...

    Por isso mesmo, se tornam "quase imbatíveis" nos seus debates, pois o que lhes favorecem no dogma (os versos) são devidamente utilizados como verdades únicas e absolutas da Escritura.
    Em contrapartida - nos outros versos da mesma Escritura que lhes vai contra - tais versos são e estão sujeitos a alguma correção (unitarista claro); seja, pelo grego (que ele parece dominar mais que o próprio grego nativo), seja contexto ou pretexto, seja por interjeição, recitação de salmo, seja por qualquer outro argumento que os homens utilizam em suas defesas ou ataques verbais!
    Assim eles se parecem c/ aqueles doutores... da época de Cristo.

    E quando há necessidade, o grego é levado bem a sério como a matemática; quando não convém, o grego é desprezado, pois o grego do Novo Testamento contém imperfeições...

    Aliás, o Novo Testamento foi escrito no grego koiné, linguagem popular, dialeto comum, forma popular do grego; e jamais deve ser tratado como uma ciência e fórmula matemática na defesa de um ponto, ou na negativa doutro; coisa que também já cansei de ver.

    E por isso mesmo, vemos extraírem essas "pérolas", como a que segue neste quote abaixo:

    Parece que a questão da identidade e quantidade do Deus da biblia, holisticamente já está decidida, uma vez que holisticamente também entendemos a questão da salvação e senhorio de Jesus, e que esta questão NÃO altera em nada a identidade e quantidade do Deus professado nas escrituras, passamos a ter que discutir, o que Jesus era, já que holisticamente foi provado que ele não é o Deus das escrituras, mas outro ser.

    Então uma vez que holisticamente o "um Deus, o Pai", dito em 1cor 8:6, provou-se ter que ser entendido desta forma mesmo, passamos a ter que discutir, o que era o Senhor Jesus antes de vir a terra...
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Ter 20 maio 2014, 19:47

    Amigo Jefté, eu sou o autor da "pérola", poderia desaboná-la pra mim com algum texto biblico? Lembrando que pra desaboná-la o texto biblico terá que dizer algo que prove que estas palavras abaixo estão erradas:

    "Para nós, há um só Deus, o Pai".



    Graça e paz.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 20 maio 2014, 20:12

    Olá Cleyton Lima

    Você citou um texto, o qual eu o creio e respeito!
    Agora vejamos qual é o seu bom comportamento, vejamos:

    "Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém." (Rom. 9:5)

    Lembrete.
    Não postei esse versículo p/ ouvir de algum crente (sua contestação e/ou negativa e/ou descrença) p/ como o verso, pois eu não aceito tal comportamento de alguém que diz crer à Palavra de Deus!
    Somente a aceito p/ com um incrédulo; pois p/ esse nenhuma palavra lhe é válida!

    Elielson Ribeiro
    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 486
    Idade : 32
    Cidade/Estado : Maracanaú/CE
    Religião : evangelica
    Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -9
    Pontos de participação : 829
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Elielson Ribeiro Ter 20 maio 2014, 20:39

    o evangelho é a chave da salvação e não ideias ou ideologia, vamos lá a doutrina da trindade foi uma doutrina formado no concilio de Niceia e concluído muito tempo depois, ou seja não é a doutrina bíblica, o unitarismo também foi no mesmo período ou ante não sei dizer,ela é muito interessante mas nega a dividade de Cristo coisa que a igreja primitiva não fazia e também o coloca como um deus menor e outro o chama de anjo, a unicidade também veiou neste período mas é a unica que veja as afirmações bíblica mas coerentes, a trindade dão interpretações baseado em suas próprias conclusões e segundo o que acham e contradizem anos de ensinos, Jesus disse que a salvação vem do judeus, ou seja a doutrina que o judeus tentam praticar estava correta muitos coisas que eles Crer esta correta e Deus aprova, paulo falou que eles tem zelo de Deus mas não tem entendimento, Jesus disse fazei tudo que eles ensina só não pratique o que eles pratica, o unitarismo vemos muitas coisas nele que é correta a parte que discordo desta doutrina é que ele não afirma que Cristo é Deus , Deus não é uma essência Ele é um ser pessoal pois assim como a corpo carnal também a corpo espiritual, por isso paulo afirma: ´pois ele, subsistido em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus' Fil 2:6 ou seja sabemos que há um só Deus o pai 1 Cor 8:6 então Cristo em forma do Pai, não sentiu ciumes de sua forma gloriosa ante a glorificou sendo ele agora homem, paulo disse Ele sendo rico se fez pobre por nós (Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis.), Jesus disse que o pai dava testemunho dele em JOÃO-5-39: DISSE JESUS; “EXAMINAI AS ESCRITURAS PORQUE JULGAIS TER NELAS A VIDA ETERNA E SÃO ELAS MESMAS QUE TESTIFICAM DE MIM” ou seja o Pai que dá testemunho do Filho é as escritura também hoje as escrituras dão testemunho de Cristo e as escrituras é a palavra de Deus e a palavra é espirito (as palavras que eu vos digo são espírito e vida. João 6:63) e também santifica (Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. João 17:17) o próprio Espirito Santo é o verbo encarnado o Pai por essa razão Creio na unicidade, e não digo que sou o dono da verdade pois a verdade que conheço é Deus, E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. 1 João 5:6 e nada podemos contra ela!!!!
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Ter 20 maio 2014, 20:41

    Olá Jefté, você só precisava ter lido o texto que você disse respeitar amigo, ele mesmo mostra que não haverá a contradição que se procura:

    Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),
    Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
    1cor 8:6

    Você citou um texto, o qual eu o creio e respeito!


    Como você dificilmente conseguirá encaixar sua crença do Deus-trino neste texto, o máximo que você pode fazer, é respeita-lo, pois crê-lo, lhe trará contradição consigo mesmo...

    Não existe contradição em dizer que Jesus é Deus e dizer que só o Pai é Deus. A contradição é esta insistência danada em dizer que quando Jesus é chamado de Deus, ou de alguma forma sugere-se a deidade a ele, que isto signifique que Deus deixou de ser um ser individual pra ser um ser composto de personalidades, isto por não entender a amplitude da aplicação da palavra Deus nas escrituras...

    Mas se o que Paulo disse não for assim tão suficiente, escute a Jesus, ele também defende-se da alegação que judeus e trinitarianos fazem, de ele estar se declarando Deus, tal qual o Pai:

    Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo. Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,
    «quele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
    Jo 10:33-36

    Veja que o texto que você apresenta, Jesus sendo chamado de Deus, felizmente não contradiz a Paulo, nem a Jesus, que dizem só haver um Deus. Agora existe uma tremenda contradição nesta ideia de existir só um Deus, e afirmar que três o são, e ainda que um destes três é Deus do outro, isto sim é estranho.


    Graça e paz.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Ter 20 maio 2014, 21:40

    Eu citei estas palavras de Paulo:

    "Para nós há um só Deus, o Pai".

    Jefté diz:

    Você citou um texto, o qual eu o creio e respeito!


    Vamos vê se crê mesmo...


    Jefté, pra você, existem quantos Deus, e quem é ele?


    Graça e paz.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 20 maio 2014, 23:13


    Clayton Lima

    "Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele." (I Cor. 8:6)

    Veja o verso que você citou: compreende o que está dito??
    Veja: para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele...

    Compreende a entre-relações:
    Deus, o Pai (de quem é tudo e para quem nós vivemos)
    Cristo Jesus (pelo qual são todas as coisas, e nós por ele).
    Ou seja: Cristo é, está e participa em tudo!

    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Ter 20 maio 2014, 23:27

    Ok então.... Mas de qualquer forma, há um só Deus, o Pai.

    Embora você não queira responder a pergunta... A resposta de Paulo pra ela é esta.


    Graça e paz.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 20 maio 2014, 23:58

    Eu lhe respondi, embora você não o compreendesse: Deus e Cristo são um!
    Essa é a minha fé, irmão; embora você não a aceite...e compreenda...
    esse é um direito seu; mas ele não anula o meu em crer!
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qua 21 maio 2014, 00:06

    Não estamos falando de direitos e nem de fé Jefté...

    Quando eu citei o texto que você disse crê, não estava faltando no texto o número um, nem estava faltando no texto o personagem correspondente aquele número, e mesmo assim você disse respeitar e crê no texto... Você leu que existe só um Deus, e que este é o Pai, diz que crê nisto, e quando é perguntado explica outra coisa. Desta forma eu posso até ler que existe só um Deus e três pessoas, dizer que creio nisto, e quando eu for perguntado direi, creio em só um Deus que é o Pai. (Parece querer que aceitemos que dá no mesmo).


    Graça e paz.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qua 21 maio 2014, 00:21

    Jefté diz:

    Eu lhe respondi, embora você não o compreendesse: Deus e Cristo são um!


    Um o quê? Deus e Cristo são um Cristo? Um homem? Pois Cristo é homem também, não é verdade?

    Deus e Cristo são um Deus, mesmo Cristo dizendo pra conhecermos só o Pai como Deus?
    Deus e Cristo são um Deus, mesmo Paulo dizendo que só o Pai é Deus?

    Fica assim então, sua crença + o texto que você disse crê:

    Deus e Cristo são um, mas para nós, há um só Deus, o Pai.


    Graça e paz.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 43 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 21:02