F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+23
Antonio
Elielson Ribeiro
Edison
Wanderson Santos
Azzi
Márcio
Clébio
Gilcimar
José Herminio
Edivaldo A. Silva
Marcelo Almoedo
Rasabino
RBianch
Gerson Witezak
Vasuilvan
Bruno Azeredo
Jefté
Clayton Lima
Lúcio Monteiro
Norberto
Gleison Elias
Valdomiro
Diephe
27 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Número de Mensagens : 254
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Ter 15 Out 2013, 21:22

    Gleison, você tem algum link que possa me encaminhar sobre o Autenticismo, para que eu conheça sua visão completa sobre Quem é Jesus? Ele é o mesmo "O Filho", a segunda Pessoa do Universo, que estava ao lado do Pai antes da criação de todas as coisas? Outros aqui no fórum pensam parecido com você também? Como você veio a pensar assim tão diferente?


    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3171
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Ter 15 Out 2013, 21:53

    Pra vc que gosta de postar links, espero que também goste de ler conteudo de outros links:
    http://www.bibliaaberta.comeze.com/phpBB3/viewtopic.php?f=13&t=120


    Última edição por Gleison Elias em Ter 15 Out 2013, 22:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : troca do link)
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Qua 16 Out 2013, 13:07

    Obrigado, Gleison.

    Embora elaborado com esmero e aparente erudição, o ensino é deficiente e facilmente refutável. Infelizmente, ele remete a outro fórum cujas características são condenadas pela escrituras, do qual não desejo participar. Entendi que você já estudou com as TJ mas ficou enredado em um novo evangelho. Espero que seu instrutor o ajude a se descontaminar de todas as influências que pareçam boas mas sejam contrárias à Palavra de Deus. Você é muito inteligente, mas ainda muito jovem e estou do seu lado para ajudá-lo no que for preciso.

    Lúcio
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qua 16 Out 2013, 13:52

    Não estudei com "TJ"..... e não tenho instrutor....
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qui 31 Out 2013, 15:51


    Vamos terminar logo a primeira parte do tópico.

    Valdomiro, me esclareça porque há presença de unicismo nesse contexto:

    "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."
    Romanos 10:9

    "Porque todo aquele que invocar o nome de Javé será salvo."
    Romanos 10:13
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qui 31 Out 2013, 18:42

    Gleison, Paz!

    O ideal seria você perguntar a alguém que seja unicista. Eu não acredito no unicismo.

    Paz!
    Valdomiro.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Qui 31 Out 2013, 19:16

    eu quero refutacao unitária...
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 01 Nov 2013, 10:57

    Gleison, Paz!

    Não vejo porque um unicistas usaria um verso que diz que DEUS ressuscitou ao Senhor Jesus para sustentar a tese deles. Se um ressuscitou o outro, então, segue-se que um não é o outro.

    "Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." Romanos 10:9
    Agora o que eles talvez tentem fazer é associar o "confessar a Jesus" com o "invocar o nome de Javé", mas uma coisa não condiciona a identidade da outra, pois todos sabemos que a legítima invocação a Deus, para os que creem no evangelho, se dá através de Jesus: "Ninguém vem ao Pai, senão por mim".

    É por Cristo que se chega a Deus.

    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Sáb 16 Nov 2013, 01:02

    Olá irmãos...

    Bem,esta é minha primeira postagem neste campo de debates e esclarecimentos, fiz minha apresentação no "jogando conversa fora", e agora ouso participar deste tópico, tópico este que venho lendo a três ou quatro dias...
    Em sinceridade digo que minha intenção é mais aprender do que contribuir, uma vez que rapidamente notarão que estou ainda no processo de uma definição a respeito do assunto tratado neste fórum, mas rapidamente notarão também que tenho uma tendência bem evidenciada ao unitarismo, pois entendo que o Deus que é dito ser 1 na bíblia, refere-se somente a 1 personagem. Mas não perco de vista o fato de Jesus ser o Filho de Deus, o que pra mim, sugere o óbvio, Jesus é Deus. Pois então como conciliar estas duas afirmações? Como a bíblia pode afirmar que o entendimento correto é que Deus é somente 1 e ao mesmo tempo dizer que esse 1 Deus tem 1 filho? e ainda, como não posso considerar esse filho Deus?
    Pois bem, a questão é que eu considero que um Deus que tenha um filho, o filho só pode ser Deus. E sei perfeitamente que os seres humanos também são chamados de filhos de Deus, mas claramente vejo a notável distinção na atribuição do termo quando este é atribuído a Jesus...


    Como disse venho acompanhando o tópico, li acredito as seis primeiras páginas e as três ultimas. E estou simplesmente encantado com a qualidade dos debatedores, das três diferentes perspectivas, mas como já apresentei minha inclinação ao unitarismo, devo dizer que encontrei desde sua primeira postagem que li neste tópico, um participante que me chamou a respeitosa atenção, por sua coesa e coerente argumentação, e o trato com as escrituras. E deste participante eu me sentiria muito honrado se ao menos recebesse um comentário desta minha postagem... Me refiro ao irmão Valdomiro, de quem já sou um admirador... Gostaria que o irmão pudesse discorrer mais do que eu propus acima, a repeito de Deus ter um Filho. É correto pensar que um filho gerado de Deus seja outra coisa senão Deus?

    Novamente afirmo que acredito que quando a bíblia diz só haver 1 Deus ela está se referindo exclusivamente ao Pai. Mas da mesma forma entendo que quando a mesma bíblia diz que este Deus gerou um filho, ela não sugere alguma coisa diferente do que entendemos quando diz-se que alguém gerou um filho.

    Que os outros irmãos também comentem se achar por bem...Principalmente se enxergarem algum tremendo engano nesta postagem, para que eu possa a tempo ser corrigido.


    A graça e a paz.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Dom 17 Nov 2013, 15:04

    Caro irmão, paz!

    De fato a expressão “filho de Deus” é especial quando aplicada a Jesus, mas uma coisa é reconhecermos essa especialidade, outra é entendermos essa expressão como uma asseveração de identidade na deidade.

    A ideia “filho de peixe, peixinho é” não se aplica no mundo espiritual, pois o Espírito Santo gerou no ventre de Maria um corpo físico e não um espírito. Ou seja, apesar de a Bíblia dizer que o que nela fora concebido foi gerado pelo Espírito Santo, não significou dizer que ali não estava algo diferente do Espírito, como de fato estava. O que havia ali gerado era um corpo de carne, logo diferente da natureza do Espírito.

    Quando Jesus foi preso o sumo sacerdote perguntou sobre aquilo que mais incomodavam aos judeus (Mt 26:63) “ E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.” Parece claro que a expressão “Filho de Deus” se associava a ser Cristo e não uma identificação com o Deus Vivo.

    Marta sabia disso e declarou: (Jo 11:27) “Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.”

    Pedro foi revelado assim: (Mt 16:16) “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.”

    Os demônio sabiam que ser Filho não era ser o próprio Deus: (Mc 5:7) “E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.” Depois de reconhecer Jesus como Filho do Deus Altíssimo conjuraram por Deus para que Jesus não os atormentassem. Reconheceram dois em distinção e apenas um dos dois como Deus.

    A expressão “Filho de Deus” é exatamente a que Satanás usa quando tentou Jesus dizendo: “Se tu és o Filho de Deus....” Ora, se essa expressão implicasse a deidade de Jesus, Satanás estaria querendo tentar aquele a quem ele mesmo estava reconhecendo como o próprio Deus que o expulsou das cortes celestiais? Isso não tem sentido, inclusive, considerando que Deus não pode ser tentado.

    O centurião quando viu os eventos que precederam e culminaram na morte de Jesus disse: (Mt 27:54) “E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.” Mais uma vez percebemos que a expressão Filho de Deus NÃO pode significar a deidade de Jesus, pois o que o centurião reconheceu foi que o Filho de Deus jazia. O que seria contrassenso reconhecê-lo Deus, por causa da expressão "filho de Deus", e reconhecer que Deus morreu. Se a expressão fosse sinônimo de deidade o que o centurião disse perderia completamente o sentido.

    Estes são alguns dos exemplos, mas acho que seja suficiente.

    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Dom 17 Nov 2013, 17:43

    Olá irmãos

    Embora esta última resposta do tópico não tenha sido destinada a mim, peço permissão a responder!

    De fato a expressão “filho de Deus” é especial quando aplicada a Jesus, mas uma coisa é reconhecermos essa especialidade, outra é entendermos essa expressão como uma asseveração de identidade na deidade.
    Será que algum ser humano tem autoridade em dizer algo que somente pertence ao reino celestial/espiritual - do qual reino todos nós só podemos visualizá-lo na fé - e mesmo assim, ainda que pensando ser muito conhecedor - como afirmou o apóstolo Paulo - só o conhecemos em parte e não como somos conhecidos por ele ?

    A ideia “filho de peixe, peixinho é” não se aplica no mundo espiritual, pois o Espírito Santo gerou no ventre de Maria um corpo físico e não um espírito. Ou seja, apesar de a Bíblia dizer que o que nela fora concebido foi gerado pelo Espírito Santo, não significou dizer que ali não estava algo diferente do Espírito, como de fato estava. O que havia ali gerado era um corpo de carne, logo diferente da natureza do Espírito.
    Creio ser esse outro erro - diz assim de Jesus: O Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade.
    Jesus (embora nascido entre os homens e como homem - é verdadeiramente o Filho de Deus Unigênito - Aquele que foi amado pelo Pai, antes que o mundo existisse: Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós...
    E Aquele cuja mesma glória - Ele havia de ser novamente glorificado:
    "E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com AQUELA GLÓRIA que tinha contigo antes que o mundo existisse." (Jo. 17:5)

    Pergunta:
    Se Jesus é o Filho Unigênito de Deus que está no seio do Pai; se Jesus é aquele que haveria de ser glorificado pelo Pai, com aquela glória que tinha CONTIGO antes que o mundo existisse.
    Como alguém pode sugerir que Ele não seja Espírito (como Deus) e não tenha a sua essência por tê-lo visto na terra como um homem ???!!!

    Quando Jesus foi preso o sumo sacerdote perguntou sobre aquilo que mais incomodavam aos judeus (Mt 26:63) “ E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.” Parece claro que a expressão “Filho de Deus” se associava a ser Cristo e não uma identificação com o Deus Vivo.
    Novamente vejo uma consideração muito grande em considerar a Cristo como o Filho de Deus - mas não considerá-lo como sendo o Filho de Deus.
    Ou seja, é o Filho de Deus - mas não tem nada da essência de Deus...
    Por que?

    Os demônio sabiam que ser Filho não era ser o próprio Deus: (Mc 5:7) “E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.” Depois de reconhecer Jesus como Filho do Deus Altíssimo conjuraram por Deus para que Jesus não os atormentassem. Reconheceram dois em distinção e apenas um dos dois como Deus.
    Não existe no Diabo alguma espécie de reverência - como possuem os anjos - p/ com Deus, como para com Cristo.
    Se assim fosse, o Diabo não estaria desde Gênesis insultando aos homens para p/ não crerem em Deus e tê-lo como mau e mentiroso.
    Aliás, o Diabo tem (por obrigação da derrota p/ com Cristo) a OBEDIÊNCIA IMPLÍCITA E IMEDIATA para como o Nome de Jesus - devido a Sua Vinda ao mundo p/ vencê-lo.
    E assim não se expulsa demônio algum pelo nome de Deus (Pai) mas somente pelo nome do Filho, Cristo Jesus.
    E ainda assim, mesmo antes da VITÓRIA de Cristo neste mundo - o Diabo e todos os demônios se submetiam aos homens pecadores (como eram os apóstolos, assim como nós) e isso em pleno evangelho, muito antes da vitória do Senhor no Calvário.
    Você pode me dizer o por quê?

    A expressão “Filho de Deus” é exatamente a que Satanás usa quando tentou Jesus dizendo: “Se tu és o Filho de Deus....” Ora, se essa expressão implicasse a deidade de Jesus, Satanás estaria querendo tentar aquele a quem ele mesmo estava reconhecendo como o próprio Deus que o expulsou das cortes celestiais? Isso não tem sentido, inclusive, considerando que Deus não pode ser tentado.
    Quando Tiago diz que Deus não pode ser tentado pelo mal - isso significa que Deus não tem algum mal em Si (como tem o homem) p/ ser pelo mal tentado.
    Mas os filhos de Israel tentaram ao Senhor Deus no deserto, portanto Deus até deu-lhes um mandamento p/ que eles não o tentassem:

    Deuteronômio 6.16
    "Não tentareis o SENHOR vosso Deus, como o tentastes em Massá;"
    Mateus 4.7
    "Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus."

    O centurião quando viu os eventos que precederam e culminaram na morte de Jesus disse: (Mt 27:54) “E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus.” Mais uma vez percebemos que a expressão Filho de Deus NÃO pode significar a deidade de Jesus, pois o que o centurião reconheceu foi que o Filho de Deus jazia. O que seria contrassenso reconhecê-lo Deus, por causa da expressão "filho de Deus", e reconhecer que Deus morreu. Se a expressão fosse sinônimo de deidade o que o centurião disse perderia completamente o sentido.
    Aqui novamente, parece que se usa a EXPRESSÃO "Filho de Deus" mas como metáfora, do que como VERDADE ABSOLUTA que é.

    Portanto o mesmo Jesus é quem disse-nos:
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna....

    E como o irmão já indagou, eu também indago:
    Como pode ter Deus seu FILHO UNIGÊNITO e Ele não ser como DEUS ???
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Dom 17 Nov 2013, 17:58

    .
    Jefté, Paz!

    Não vi refutação ao que eu disse. Na verdade você até confunde as coisas.

    Quando eu falei do fato do Espírito gerar carne, nem mesmo quis negar que Jesus não houvesse existido antes, mas provar que Deus pode gerar algo diferente de si.

    Existem outras falhas argumentativas em tua postagem, mas vou esperar o Clayton Lima se pronunciar e se ele desejar algum esclarecimento em algum ponto que você postou, então, escrevo alguma coisa.


    Paz!
    Valdomiro.
    .
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Dom 17 Nov 2013, 18:16

    Jefté, Paz!

    Não vi refutação ao que eu disse. Na verdade você até confunde as coisas.

    Quando eu falei do fato do Espírito gerar carne, nem mesmo quis negar que Jesus não houvesse existido antes, mas provar que Deus pode gerar algo diferente de si.

    Existem outras falhas argumentativas em tua postagem, mas vou esperar o Clayton Lima se pronunciar e se ele desejar algum esclarecimento em algum ponto que você postou, então, escrevo alguma coisa.
    Olá Valdomiro
    Paz!
    Você não está provando que Deus gerou algo diferente de Si...
    Você diz apenas baseado no que crê (sem vê-lo) e do que entende (sendo apenas um homem)...

    Mas o reino espiritual hoje ACESSÍVEL a homens, SÓ É PERCEPTÍVEL E NOS REVELADO EM PARTES... POIS NINGUÉM PODE DIZER ASSIM:
    Eu já o conheço PLENAMENTE e totalmente e já estou nele!
    Tudo que dizemos é por fé - seja negativa ou seja positiva...
    Não achas ?!

    Aliás, Jesus diz assim:
    "Muitos naquele dia me dirão..."
    Eu, como um homem, temo esta palavra, pois como tal também estou sujeito a ouvi-la...
    Você não diria o mesmo???!!! ou já está lá com Deus!!!???

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Dom 17 Nov 2013, 18:34

    Jefté, Paz!

    Eis teu problema bom irmão!

    Você e tantos outros usam a expressão "Filho de Deus" para tentar dizer que Jesus é igual em essência a Deus, por ventura não é APENAS BASEADO NO QUE VOCÊ CRÊ. Mostrei, e se você negar é porque não consegue perceber, que Deus PODE gerar algo diferente si quando, pelo seu Espírito, gerou no frente de Maria um corpo. A não ser que você considere que Maria sozinha era capaz de gerar um corpo, aquele ato foi um ato do Espírito.

    Ninguém aqui alegou que conhece a Deus plenamente, você já esta divagando sobre algo que não foi tocado aqui.

    Você tocou nesse assunto e a si mesmo refutou.Smile 

    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Dom 17 Nov 2013, 18:53

    Valdomiro

    Paz!

    Eis teu problema bom irmão!

    Você e tantos outros usam a expressão "Filho de Deus" para tentar dizer que Jesus é igual em essência a Deus, por ventura não é APENAS BASEADO NO QUE VOCÊ CRÊ. Mostrei, e se você negar é porque não consegue perceber, que Deus PODE gerar algo diferente si quando, pelo seu Espírito, gerou no frente de Maria um corpo. A não ser que você considere que Maria sozinha era capaz de gerar um corpo, aquele ato foi um ato do Espírito.
    Engraçado irmão
    A Bíblia é um livro de fé.
    E ninguém dos homens conhece a profundidade de sua essência e mistério.
    Você fala como se Deus pudesse gerar algo diferente de Si - e não podendo jamais gerar
    igual em essência a Deus) mas tudo o que fala fala-o baseado na sua fé...
    Então, temos o mesmo parâmetro....


    Ninguém aqui alegou que conhece a Deus plenamente, você já esta divagando sobre algo que não foi tocado aqui.
    Quando você diz que está PROVANDO que Deus pode gerar algo diferente de Si (em referência a Cristo) me parece querer alegar conhecer tanto a Deus quanto a Cristo plenamente...

    Diz assim um verso bíblico:
    "Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus - Cristo, Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência." (Col. 2:2)

    Cristo é um mistério de Deus!

    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Dom 17 Nov 2013, 19:40

    Muito obrigado irmão Valdomiro pela resposta e igualmente muito obrigado irmão Jefté, todo comentário será bem recebido da minha parte de quem quer que deseje faze-lo, uma vez que não tenho ainda resposta absoluta sobre este assunto particularmente, e o que vejo na minha honestidade é um dilema, pois de um lado eu tenho com clareza que o Deus que a biblia afirma ser unico é o Pai, e de outro lado eu tenho com igual clareza que este Deus tem um Filho.

    Irmão Valdomiro, em nenhum momento eu procuro igualar Jesus ao Pai, pois o fato de Jesus ser gerado configura-se numa distinção espontânea e natural, e no meu ponto de vista, extremamente determinante, pois de um gerado temos sujeição ao tempo, pois houve um tempo que o gerado não tinha sido ainda gerado, e como posso imaginar o próprio Deus sujeito ao tempo? Alem de todo um outro repertório de distinção que não se relaciona ao que discutimos, mas também é determinante para categorizar o Pai exclusivamente como o próprio Deus...

    Mas por outro lado, eu não relativizo o termo filho, uma vez que junto á ele é atribuido o termo gerado. Por que será que Jesus é chamado de o filho do homem? e a partir daí, Por que será que Jesus é chamado de o Filho de Deus? E ainda mais, o termo gerado denota gene. E só por via de reflexâo, qual seria o cromossomo da parte do Pai,se Jesus passasse por um teste de DNA?

    Vejo e concordo que Jesus é também chamado filho de Deus por ser ele o cristo, mas assumo que a apresentação de Jesus como o Filho de Deus vai além. O próprio texto de Lucas, conclui que Jesus é chamado de Filho de Deus por nascer do Pai, e não por ele ser o ungido, o Cristo. Foi pela nascimento e não pelo chamado:

    E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
    E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
    Lucas 1:34-35

    E veja que o texto abaixo, parece não associar os termos, pois um não necessariamente significa o outro.

    E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
    Atos 9:20

    E acredito também que o termo filho nos textos abaixo não podem necessariamente ser substituidos por Cristo.

    Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
    1 João 5:5

    Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.
    1 João 4:15

    E como entendermos este texto?

    Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
    1 João 4:2


    Espero que compreendas irmão, que para mim, este é um tema em desenvolvimento, e por este motivo principalmente considerarei toda defesa de ponto de vista do irmão e a porei sob reflexão, e por este motivo mesmo considero também o que o irmão expos sobre o titulo filho está mais relacionado a Jesus ser o Cristo... Da mesma forma reflito sobre os outros textos que não relacionam os titulos, a saber, cristo e filho. Mas o fator determinante na minha modesta opniao, é o termo gerado, pois este tem uma conotação que não vejo como relativa.


    A graça e a paz.



    Bruno Azeredo
    Bruno Azeredo
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 212
    Idade : 37
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Fundamentalista cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 322
    Data de inscrição : 13/10/2009

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Bruno Azeredo Dom 17 Nov 2013, 21:21

    Mas o fator determinante na minha modesta opniao, é o termo gerado, pois este tem uma conotação que não vejo como relativa.
    "O Filho vem somente do Pai: não foi feito nem criado, mas gerado." (Credo Atanásio).

    Berkhof diz que a geração do Filho,
    "É o ato eterno e necessário da primeira pessoa da Trindade, pelo qual Ele, dentro do Ser Divino, é a base de uma segunda subsistência pessoal, semelhante à sua própria, e dá a esta segunda pessoa posse da essência divina completa, sem nenhuma divisão, alienação ou mudança." (TS, p.86)

    Acho que isso infere-se claramente de textos como Jo 5.26. Na minha opinião, porém, o termo "gerado" não é o fator determinante na doutrina da Trindade. O fator determinante, na verdade, são vários: 1. É dito haver um só Deus. 2. Pai, Filho e Espírito Santo são apresentados como Deus. 3. Há uma clara distinção entre Pai, Filho e Espírito Santo como pessoas.


    Você afirma que admira o Valdomiro como debatedor. Ele é um bom representante unitarista. Mas já que você tem lido o tópico, leia as postagens do debatedor Trinitarista "Gustavo", que refutou o Valdomiro em alguns pontos. Você vai gostar dele também.

    Você afirma também que está em processo de definição. Eu poderia vir aqui e lhe empaturrar com defesas trinitárias e indicações de materiais. Mas não creio muito que isso será útil no seu caso. Só lhe peço uma coisa. Procure não permitir que a doutrina da Trindade seja deturpada. Aprenda-a com seus legítimos representantes. Digo isto porque já debati com o Valdomiro e com inúmeros unitaristas, e é muito comum eles insistirem em que a doutrina ensina duas ou três divindades. É direito deles crer que a doutrina implica em duas ou três divindades, mas não é direito deles fazer afirmações que insinuam que nós ensinamos duas ou três divindades. E isso é super comum por parte de unitaristas. Uma das provas disso é que, se você prestou bem atenção ao que leu no tópico, deve ter encontrado unitaristas dizendo o tempo todo "há um só Deus, há um só Deus", como se isto fosse o ponto em disputa.

    Boa sorte para você. Que Deus se apiede de sua alma e mostre-lhe a verdade.
    Só mais uma dica: Não caia nessa besteira ecumênica moderna (com aparência de espiritualidade e piedade) de chamar todos de irmãos. Nem todos somos irmãos. Isso não é algo que dizemos com satisfação. Dizemos apenas porque simplesmente é a verdade. No caso aqui, por exemplo, se unitaristas estão certos e trinitaristas estão errados, unitaristas adoram ao Deus único verdadeiro, mas trinitaristas são idólatras. Percebeu o impasse? Não pode haver comunhão entre nós.

    Pode não parecer às vezes, mas o que acontece num tópico de importância tal como este é mais que disputa teológica; é uma disputa por almas. Este é um ponto divisor de águas entre a verdade e o erro.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 3 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 09:50