por ThiSoares Ter 27 maio 2014, 10:32
Sem duvidas, creio que jesus sempre existiu, vejamos alguns exemplos:
Porque um menino nos nasceu,
um filho nos foi dado,
e o governo está sobre os seus ombros.
E ele será chamado
Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Isaías 9:6
Respondeu-lhes Jesus : Em verdade em verdade vos digo que antes que Abraão existisse eu sou (João 8:58). Eu sou no grego é "egó elmi", este verbo está desprovido de tempo, não dá idéia de tempo. Com isso Jesus estava dizendo que era eterno, que sempre existiu. Se identificando assim com Jeová de êxodo 3 :14. Embora neste versículo a tradução do Novo Mundo traga "eu tenho sido" ao invés de "eu sou". No original tem "eu sou". Os judeu naquela ocasião entenderam que ele estava dizendo que sempre existiu, tanto é que pegaram em pedras para apedrejarem a Cristo (João 8:59).
Bom, uma forma de provar que cristo é eterno é provar que ele é Deus, então vejamos mais alguns versos:
João 17.5: “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse”.
Vejamos o seguinte, Deus disse em Isaías 42.8 que “a minha glória, pois, a outrem não darei”, e Jesus reivindica glória, além de declarar que já existia e que esta existência se dava junto ao Pai (confira João 1.1). Isso implica em:
a) Jesus é Deus, pois possui a mesma glória que o Pai;
b) Implica novamente na exposição da Trindade;
c) Demonstra um atributo divino na pessoa de Jesus: a eternidade.
Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
Judas 1:4
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;
O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Tito 2:13-14
Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
João 20:27-28
Tomé claramente fala pra cristo que ele era o Deus dele.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
Filipenses 2:5-7
E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.
Hebreus 1:6
Jesus sendo adorado pelos anjos? mas a bíblia diz que só Deus pode ser adorado, e jesus foi aodrado,portanto ele é Deus.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
João 1:1-3
Vejamos agora versiculos de adoração a cristo.
Deus é muito claro ao afirmar que apenas Ele é digno de adoração, proibindo a adoração a qualquer coisa ou pessoa que não seja Deus (Êx 20.1-4; Dt 5.6-9; At 14.15; Ap 22.8,9). Mas Jesus aceitou ser adorado e a adoração que Ele recebeu e aceitou se deu, por exemplo, nas seguintes ocasiões:
- Mateus 8.2: “E, eis que veio um leproso, e o adorou”. Um leproso que foi curado por Jesus o adorou.
- Mateus 9.18: “Eis que chegou um chefe, e o adorou”. Um dirigente da sinagoga.
- Mateus 14.33: “Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no”. Os discípulos na tempestade.
- Mateus 15.25: “Então chegou ela, e adorou-o”. A mulher Cananéia.
- Mateus 20.20: “Com seus filhos, adorando-o”. A mãe de Tiago e João.
- Marcos 5.6: “E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o”. O endemoninhado geraseno.
- João 9.38: “Ele disse: creio Senhor. E o adorou”. O homem cego que fora curado por Jesus.
- Mateus 28.17: “E, quando o viram, o adoraram”. Todos os discípulos de Jesus.
- João 20.28: “Senhor meu, e Deus meu”! A declaração de Tomé quanto a quem é Jesus.
Ora, Jesus foi adorado,portanto, é Deus.
vejamos mais alguns atributos que só pertencem a Deus, e como pertence tbm a cristo,logo, ele é Deus e portanto, sempre existiu.
Imutabilidade: Hebreus 13.8 – “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Jesus não muda, pois Deus não muda. Não há Nele mudança ou sombra de variação.
Onipresença: Mateus 28.20 – “Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. Mateus 18.20 – “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”. Jesus é Deus, e está presente em todos os lugares.
Conclusão: Nesse breve resumo, acho que é bem claro a divindade de Cristo e, consequentemente sua existencia eterna antes mesmo da fundação do mundo.
Fiquem na paz!