F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+10
Sargento
Tzaruch
Papista
Anaderson
Washington Ruiz
Betho
MateusAlcântara
Devaney
Goncaze
Norberto
14 participantes

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?


    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1084
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Sáb 24 Out 2015, 13:48

    Outras observações:

    Judas, o Tadeu, apóstolo, filho de Tiago, Lucas 6:16. Em Mateus 10:3 e Marcos 3:18, ele é chamado Tadeu; e Lebeu, em certas variantes. Ele é com toda probabilidade o “Judas, não o Iscariotes” de João 14.22, cf. Atos 1:13.

    Observação: Existiu um apóstolo/discípulo chamado de Leví, parente de Cleófas/Alfeu. E, passando, viu a Leví, o de Alfeu, sentado em à mesa da coletoria, e disse-lhe «Segue-me». E, levantando-se, o seguiu. Marcos 2:14

    Mateus 10.3 Θαόόαΐος (Tadeu) {B}
    É difícil de saber se o texto original é Θαόόαΐος ou Λεββαΐος (Lebeu). Dá-se preferência ao nome Θαόόαΐος, porque tem o apoio de manuscritos antigos dos tipos de texto alexandrino, ocidental e egípcio. As formas de texto mais longas, “Tadeu, chamado Lebeu” e “Lebeu, chamado Tadeu”, são claramente leituras posteriores que combinam as duas formas mais breves. O nome Θαόόαΐος não aparece na lista de apóstolos em Lucas (Lc 6.14-16 ־; At 1.13), que tem “Judas, filho de Tiago”. A leitura Judas, filho de Tiago, que aparece em um manuscrito da antiga tradução siríaca, pode ter sido importada do paralelo em Lc 6. De modo semelhante, o nome Judas Zelotes, que aparece em vários manuscritos da Antiga Latina, pode ter sido criado a partir de “Simão, chamado Zelote”, que aparece na lista de Lucas. Alguns intérpretes entendem que Tadeu deveria ser identificado com Judas, filho de Tiago, e que, talvez, o nome Tadeu foi dado “a fim de que houvesse apenas um Judas no grupo dos doze” (Hagner, Matthew 1-13, p. 266). Mesmo que os tradutores aceitem que Tadeu e Judas, filho de Tiago, são a mesma pessoa, isso deveria ser indicado com o uma possibilidade, numa nota, e não incorporado no texto. Fonte "Variantes Textuais do Novo Testamento - R oger L. O manson - V1LSON SCHOLZ"

    Lucas 24.10 ήσαν δε (e eram ) {B}
    A omissão de ήσαν δε parece um a tentativa de melhorar a sintaxe. A leitura ήν δέ (e era) dá um destaque especial a Maria Madalena. A tradução desse texto é tarefa complicada Marshall, The Gospel o f Luke, p. 887, apresenta seis possibilidades de tradução; veja também a discussão em Nolland, Luke 1 8 :3 5—2 4 :5 3 , p.1191). Caso se adotar o texto e a pontuação que aparecem em O Novo Testamento Grego, o versículo pode ser traduzido assim: “Foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, e as outras mulheres com elas que contaram isso aos apóstolos” (NRSV). Caso, porém , se fizer um corte após “Maria, mãe de Tiago”, as outras mulheres reiteram e reforçam a mensagem transmitida pelas três mulheres citadas nominalmente. Nesse caso, o versículo pode ser traduzido assim: “Eram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago; também as demais que estavam com elas confirmaram estas coisas aos apóstolos” (ARA). Fonte "Variantes Textuais do Novo Testamento - R oger L. O manson - V1LSON SCHOLZ"
    .
    Falta equacionar tudo, se o Pai assim o permitir. A Paz


    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 346
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Papista Sáb 24 Out 2015, 14:27

    Betho escreveu:2) Tiago, o proeminente 2) da Mensagem nº155 não foi citado, isto significa, que este Tiago, o irmão/primo/parente de Jesus, o proeminente já era um apóstolo ou não satisfazia os requisitos de Atos 1:22-23, porém, sabemos de 1) a 9) da Mensagem nº157 entendemos que os irmãos/primos/parentes de Jesus satisfazem os requisitos de Atos 1:22-23. Então, o Tiago, o irmão/primo/parente de Jesus, o proeminente já era um apóstolo e não precisava ser mais citado ou por algum outro motivo que AINDA não sabemos, não foi citado.
    O problema é o seguinte:

    E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmào de Tiago.
    Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos.
    Atos 1:13,14


    Qual seria o motivo de Lucas fazer essa descrição? É claro que ele quer apresentar o status quo da igreja. Lucas mostra que haviam 11 apóstolos.

    17 Porque foi contado conosco e alcançou sorte neste ministério.

    20 Porque no livro dos Salmos está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e: Tome outro o seu bispado

    É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós,
    Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição.
    Atos 1:21,22

    Portanto, temos dois problemas.

    1 - Pedro anuncia que alguém deveria ocupar o lugar de Judas Iscariotes. Isso significa que alguém não havia tomado essa posição, como você havia conjecturado que Tiago já havia ocupado antes. Pois Lucas, deixa claro na sua narrativa a vaga aberta. Sem contar, os pré-requisitos, já informados por mim, que eu insisto! um suposto Tiago, que não acreditava, não os preenche.

    2 - Após uma pequena consulta, percebi que, além disso, o cargo a ser ocupado também era de bispo! E foi ocupado por Matias!

    Então, em momento algum é mencionado na bíblia que um Tiago, irmão de Jesus, tenha ocupado a posição de apóstolo e mais ainda de bispo. O que é estranhíssimo por conta do livro dos atos é mostrar justamente como a igreja se desenvolveu. A explicação mais plausível é que Tiago já fazia parte do grupo, logo um dos doze. E esse Tiago era o menor.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Sáb 24 Out 2015, 17:37

    Papista, a suas citações são pertinentes, isto exige algum tempo, antes de chegar nelas, tenho estudado o seguinte
    .
    1) Levirato, desta forma, o Cleófas/Alfeu, sendo irmão de José, pai de Jesus, (considerando Eusébio de Cezarea), não estava a obrigado a casar com a Maria, mãe de Jesus, isto confirma mais ainda ao fato de que Jesus passou os cuidados da mãe dele, ao discípulo amado em João 19: 26-27 no item 5) da Mensagem nº157.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Sáb 24 Out 2015, 18:03

    Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. Marcos 2:14
    .
    Marcos e Lucas chamam esse homem de Levi  (para explicação do nome, veja Gn 29.34), mas ele chama a si mesmo de Mateus (Mt 9.9ss), que significa “dom de Jeová”. Quando é que o seu nome mudou de Levi para Mateus? Será que Jesus lhe deu esse novo nome quando o coletor de impostos tomou-se um discípulo, como o Senhor tinha feito com Cefas, ao mudar o seu nome para Pedro, quando ele se juntou ao grupo (Mc 3.16; Jo 1.42)7 É, no entanto, possível que o homem aqui descrito, desde o início, tivesse dois nomes, como era o caso de Tomé (Jo 11.16) e Bartolomeu (Mt 10.3; Mc 3.18; Lc 6.14; At 1.13; cf. Jo 1.45-49; 21.2). A identidade de Levi e Mateus dificilmente pode ser questionada, como se pode ver pela comparação entre os relatos sinóticos desse evento. Além do mais, Lucas chama Levi de “publicano” (Lc 5.27), e, na lista dos Doze, registrada em Mateus 10.3, há uma menção a “Mateus, o publicano”. O nome do pai de Levi era Alfeu, embora não devamos confundilo com o homem de mesmo nome, que era o pai de Tiago, o menor, e José (Mc 3.18; cf. 15.40). Se Levi/Mateus tivesse um irmão que fosse também parte dos Doze, esse fato teria, provavelmente, sido mencionado, como o foi no caso de Pedro e André, e de Tiago e João. Quando Jesus, caminhando na beira do mar, viu Levi, ele estava sentado na (ou próximo da entrada) coletoria, que era o local em que eram recebidas as taxas cobradas de todo produto que passasse pela estrada internacional que ligava a Síria ao Egito. Levi, então, era um coletor de impostos, ou “publicano”. Certos romanos, geralmente membros da cavalaria, pagavam uma grande soma de dinheiro ao tesouro romano para coletar os impostos públicos sobre os produtos exportados e importados pela província. Estes “generais da fazenda”, como vieram a ser conhecidos, freqüentemente sublocavam esse privilégio para “chefes dos publicanos” do distrito, como Zaqueu (Lc 19.2), que, por seu turno, distribuíam a tarefa da coleta para outros “publicanos” menos graduados. O termo “publicano”, que inicialmente significava “general da fazenda” , começou a ser usado com um sentido secundário, para indicar coletor de impostos, não importando a posição da pessoa. Naquela parte do império, os três principais centros de coleta localizavam-se em Cesaréia, Cafarnaum e Jericó. Geralmente, os publicanos cobravam o máximo que os comerciantes podiam pagar. Eles adquiriram a fama de serem extorquistas. Além disso, os publicanos judeus eram considerados pelos outros judeus como traidores, infiéis para com o seu próprio povo e sua religião. Não estavam eles a serviço de um opressor estrangeiro, nomeadamente o imperador romano pagão? Não estavam eles enchendo os seus cofres? A baixa consideração com que os publicanos eram tratados pelo povo aparece em passagens tais como Marcos 2.15,16; cf. Mateus 9.10,11; 11.19; 21.31, 32; Lc 5.30; 7.34; 15.1; 19.7. “Publicanos e pecadores” eram, em algumas ocasiões, mencionados como sinônimos. Entretanto, foi para um indivíduo tão odiado como esse “publicano” que Jesus agora se voltou, para torná-lo um dos seus discípulos. Lembremo-nos que, por essa época, Jesus já havia escolhido os seguintes discípulos: Simão e André, Tiago e João (Mc 1.16-20); e, de acordo com o Evangelho de João, também Filipe e Natanael (Jo 1.35-51). Não temos indicação sobre se outros já haviam sido chamados ou não. Se não tinham sido ainda chamados, então Levi foi o sétimo discípulo de Cristo. A chamada dos Doze, como um grupo, ocorreu mais tarde (cf. Mc 2.13,14 com 3.13-19; Lc 5.27,28 com 6.12-16), um pouco antes de pregar o Sermão do Monte (Lc 6:17-49), um sermão que Mateus, sem seguir uma ordem cronológica, registra nos capítulos 5-7. Comentário do Novo Testamento, Exposição do Evangelho de Marcos © 2003 William Hendriksen
    .
    Isto reafirma, de forma categórica 4) da Mensagem nº 157. Os nomes coincidentes e concomitantes entre os parentes: Lucas 1:66.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Sáb 24 Out 2015, 18:09

    Papista escreveu:
    1 - Pedro anuncia que alguém deveria ocupar o lugar de Judas Iscariotes. Isso significa que alguém não havia tomado essa posição, como você havia conjecturado que Tiago já havia ocupado antes.
    .
    Não conjecturei, pois está sendo escrito em diversas fontes históricas (Eusébio de Cezarea, Evangelho Aramaico de Tomé, etc), que um Tiago, estava sendo Supervisor em Jerusalém. Que ainda está em análise da minha parte.
    .
    O restante da sua postagem, estou estudando.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Dom 25 Out 2015, 00:08

    Assim que chegaram, subiram a um grande aposento onde se hospedavam. Estavam presentes: Pedro e João, Tiago e André, Felipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago.  Todos estes, perseveravam unânimes em oração, juntamente com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. Atos 1:13-14.
    .
    O status quo da igreja que cita, onde Lucas mostra que haviam 11 apóstolos, também alega os os irmãos de Jesus, a qual sabemos que se tratar de uma sucessão.
    .
    Pois tem sido escrito, em o rolo de Salmos: “Chegue a ser a habitação provisória dele desolada e não esteja sendo o que habitando em ela e o ofício de supervisor (επισκοπην) dele receba outro diferente.  Atos 1:20.
    .
    O texto descreve uma sucessão de um ministério de serviço (diakonia) em Atos 1:17, também chamado por uma inferência do Antigo Testamento de ofício de supervisor (episkope)  e novamente ministério de serviço (diakonia) e de apostolado (apostole) em Atos 1:25, isto nos indica que não havia um rigor quanto a caracterização distinta de um nome eclesiástico para a sucessão.
    .
    Artigo: Anciãos (Presbíteros) Cristãos no Novo Testamento
    .
    Reconheço que o uso do vocábulo de ofício de supervisor/bispo (επισκοπην) no contexto de Atos 1 está sendo muito complexo.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Dom 25 Out 2015, 01:09

    Wikipedia - Epístola de Tiago
    .
    O conteúdo do artigo em ênfase, indica uma nova pesquisa no tópico. É certo que o autor da Epístola de Tiago, seja o Tiago, o irmão/primo/parente do Senhor Jesus ou um pseudônimo, no sentido de que o escrito começa uma referência de humildade "meus irmãos" em vez de "irmão do Senhor", além disso, é nítida a referência aos anciões/presbíteros da assembleia, isto é, são estes posse da assembleia local, com a caridade de orarem sobre a pessoa enferma, ungindo-a com óleo em o Nome do Senhor, além disso, tem-se por uma das mais antigas epístolas do Novo Testamento, elaborada antes do primeiro sínodo de Jerusalém, sendo o Tiago, o chamado irmão do Senhor, martirizado em 62dc, conforme relata Flávio Josefo.
    .
    Temos a seguinte ordem de primazia dos escritos do Novo Testamento:

    Gálatas > Tiago > I Tessalonicenses > II Tessalonicenses > I Coríntios > II Coríntios > Romanos > Marcos > Efésios > Colossenses > Filemom > Filipenses > Mateus > Lucas > I timóteo > Tito > I Pedro > Judas > II Timóteo > Atos
    .
    A constituição de presbíteros/anciões em Tito 1:5, 1 Timóteo 5:17-19, sendo muitos na assembleia local conforme 1 Pedro 5:1-5, foi anterior a elaboração de Atos dos Apóstolos.
    .
    A Paz.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Dom 25 Out 2015, 04:53

    Conclusão:

    Os chamados irmãos/primos/parentes de Jesus eram mais velhos do que ele, desde que estes, em uma sociedade patriarcal judaica, usaram o sistema verbal imperativo, além disso, por este detalhe, sabemos que Maria, a mãe de Jesus, não teve outros filhos, desde que estes mais velhos não aparecem no relato da infância de Jesus, corroborado pelo fato de que Jesus, passou os cuidados da mãe dele a um discípulo amado, nunca referido como irmão, além do que a apalavra “irmão” é de uso amplo, o vocábulo “até” não refere ao posteriori e a primogenitura dele, signifique o primeiro em proeminência, isto é, não necessariamente o primeiro dentre muitos  irmãos.  

    Quantos a ser Tiago?

    1) Havia um Tiago, o menor, filho de Maria, esposa de Cleófas/Alfeu, um dos doze apóstolos, sendo o irmão de José e de Simeão.

    2) Um Tiago, proeminente na igreja primitiva, irmão/primo/parente do Senhor, o qual viveu com Jesus desde o início do ministério dele, sendo distinto dos apóstolos e estando em destaque, irmão de Judas, o qual evoluiu em fé, alcançando os requisitos do diaconato/presbitério/episcopado/ancião em Jerusalém, na qual haviam muitos destes na Assembleia, na transição entre os apóstolos e os anciões, sendo substituído pelo Simeão, irmão do Apóstolo Tiago, o menor, não sendo os citados vocábulos  distintos no início da igreja, conforme o livro de Atos dos Apóstolos, isto é, não caracterizavam um ofício eclesiástico diferente quando confrontados.

    3) Um Tiago, pai do apóstolo Judas, "Judas de Tiago",  traduzido " Judas, filho de Tiago"
    .
    A paz, não citei as referências, logicamente, não irei refutar. Esta foi a conclusão que cheguei.
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Papista Dom 25 Out 2015, 08:00

    O status quo da igreja que cita, onde Lucas mostra que haviam 11 apóstolos, também alega os os irmãos de Jesus, a qual sabemos que se tratar de uma sucessão. escreveu:
    Repare que o texto diz:

    Todos estes, perseveravam unânimes em oração, juntamente com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele

    Lucas apenas diz que eles perseveravam na oração juntamente com os apóstolos. E isso não indica sucessão. Apenas que eles faziam parte da ecclesia junto com Maria e outras mulheres. Tanto que Pedro teria já admitido que outros teriam ocupado o lugar de Judas. Por outro lado, se orar ou fazer parte da comunidade fosse critério para uma sucessão no episcopado, então forçosamente você teria que aceitar as mulheres e inclusive Maria com cargos eclesiásticos dentro da comunidade.

    Betho escreveu:A constituição de presbíteros/anciões em Tito 1:5, 1 Timóteo 5:17-19, sendo muitos na assembleia local conforme 1 Pedro 5:1-5, foi anterior a elaboração de Atos dos Apóstolos.
    Uai. Pior ainda. Se Lucas já tinha conhecimento de como era a constituição de cargos e soube quem ocupava os cargo seria muito displicente da parte dele omitir como Tiago entrou na comunidade e assumiu um cargo.
    Lucas mostra na sua narrativa claramente: Como Pedro assumiu a liderança com João, exerceu milagres, foi preso, o anjo lhe salvou e fugiu. Menciona Paulo, como foi convertido, como foi aceito pela igreja, sua viagem missionária, suas divergências com Barnabé, como participou de concílio, foi preso, veio parar em Roma e foi solto. Como um narrador que escreveu um evangelho e um texto dos atos do apóstolos poderia omitir que um irmão de Jesus que não acreditava Nele, se converteu, foi nomeado e contado entre os apóstolos, assumiu um cargo de bispo, tinha proeminência.
    Para mim, é claro que já fazia parte do colégio e por isso Lucas não precisa mencioná-lo.
    Em contrapartida, o fato de Tiago se encaixar com os pré-requisitos de bispo não significa que ele seja outro Tiago.
    E o texto da wikipedia também alega que o autor da epístola pode ter usado apenas um pseudônimo.
    Inclusive nem se intitula como irmão do Senhor.
    A paz
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Betho Dom 25 Out 2015, 14:39

    Papista escreveu:
    Repare que o texto diz: Todos estes, perseveravam unânimes em oração, juntamente com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele  Lucas apenas diz que eles perseveravam na oração juntamente com os apóstolos. E isso não indica sucessão. Apenas que eles faziam parte da ecclesia junto com Maria e outras mulheres. Tanto que Pedro teria já admitido que outros teriam ocupado o lugar de Judas.


    Exatamente.

    Papista escreveu: Por outro lado, se orar ou fazer parte da comunidade fosse critério para uma sucessão no episcopado, então forçosamente você teria que aceitar as mulheres e inclusive Maria com cargos eclesiásticos dentro da comunidade.


    Sabemos que o episcopado não permitia mulheres, somente um homem, marido de uma só mulher, além disso, o texto de Atos, capítulo 1, descreve uma sucessão de um ministério de serviço (diakonia) em Atos 1:17, também chamado por uma inferência do Antigo Testamento de ofício de supervisor (episkope)  e novamente ministério de serviço (diakonia) e de apostolado (apostole) em Atos 1:25 no grupo dos doze! Isto nos indica que não havia um rigor quanto a caracterização distinta de um nome eclesiástico para a sucessão, era um para o lugar/trono dos doze!  Além disso, os anciões/presbíteros em Jerusalém, sendo muitos, já gozavam de autoridade nas religião oficial judaica, portanto, com a evolução espiritual deles até o comprimento da  profecia em Atos 2:15, naturalmente, isto inclui aos parentes mais velhos de Jesus, passaram a ter o mesmo prestigio que outrora, isto não significa a institucionalização de um ofício. Também é claro que os grupo dos doze, no mesmo capitulo primeiro de Atos estavam caracterizados por todos estes títulos : diakonia, apostole e episkope. A pergunta, é quando somente um dos anciões em Jerusalém, tornou-se o episkope oficial na cidade?


    Papista escreveu: Uai. Pior ainda. Se Lucas já tinha conhecimento de como era a constituição de cargos e soube quem ocupava os cargo seria muito displicente da parte dele omitir como Tiago entrou na comunidade e assumiu um cargo.  Lucas mostra na sua narrativa claramente: Como Pedro assumiu a liderança com João, exerceu milagres, foi preso, o anjo lhe salvou e fugiu. Menciona Paulo, como foi convertido, como foi aceito pela igreja, sua viagem missionária, suas divergências com Barnabé, como participou de concílio, foi preso, veio parar em Roma e foi solto. Como um narrador que escreveu um evangelho e um texto dos atos do apóstolos poderia omitir que um irmão de Jesus que não acreditava Nele, se converteu, foi nomeado e contado entre os apóstolos, assumiu um cargo de bispo, tinha proeminência. Para mim, é claro que já fazia parte do colégio e por isso Lucas não precisa mencioná-lo. Em contrapartida, o fato de Tiago se encaixar com os pré-requisitos de bispo não significa que ele seja outro Tiago. E o texto da wikipedia também alega que o autor da epístola pode ter usado apenas um pseudônimo. Inclusive nem se intitula como irmão do Senhor. A paz
    .
    Este Tiago, o irmão/parente do Senhor, sendo o proeminente, assumiu naturalmente o seu trajeto de ancião/presbítero naquela assembleia em Jerusalém, esta arquitetura era normal naquele grupo social, sendo testemunhado o caso de Tiago em diversas fontes históricas vistas aqui no fórum. Na minha opinião, a sucessão ao trono dos doze, não deve-se confundida com a caracterização oficial tardia de um ancião/presbítero em um trono episcopal em Jerusalém. No Novo Testamento não encontrei tal menção, a não ser, o fato que realmente foram constituídos anciões/presbíteros em cada cidade, porém, cada um dos doze, onde estivessem. carregavam em si, não somente este título, como visto no capítulo primeiro de Atos. A Paz.
    avatar
    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 223
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Barbacena - MG
    Religião : cristã
    Igreja : não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 449
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Antonio Dom 25 Out 2015, 17:30

    Venho por meio desta trazer um estudo esclarecedor que vai ajudar nesta questão que tem haver com a HERESIA CATÓLICA ROMANA de que irmãos de Jesus eram primos! O estudo não é de minha autoria mais creio que vai ser útil por ser esclarecedor.
    avatar
    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 223
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Barbacena - MG
    Religião : cristã
    Igreja : não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 449
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Antonio Dom 25 Out 2015, 17:32




    Os irmãos de Jesus eram primos?


    A Igreja Católica ensina que os irmãos de Jesus não eram realmente irmãos – eram primos! Ela afirma que o aramaico não faz distinção entre primo e irmão, e, portanto, os irmãos do Senhor eram meros primos. Realmente é muito comovente o fato de que o aramaico não tenha essa definição, mas é uma pena que isso não tem absolutamente nada a ver com o original do Novo Testamento, que foi escrito em grego, e não no aramaico.

    E, ainda que o aramaico deixe a desejar neste sentido, o grego é tão claro e específico quanto o português. No grego, há palavra específica para primo, para irmão e para parente. Vejamos os significados de cada palavra de acordo com o léxico da Concordância de Strong:

    431 ανεψιος anepsios
    de 1 (como partícula de união) e uma partícula arcaica nepos (um parente); n m
    1) primo.

    80 αδελφος adelphos
    de 1 (como uma partícula conectiva) e delphus (o ventre);
    TDNT 1:144,22; n m
    1) um irmão, quer nascido dos mesmos pais ou apenas do mesmo pai ou da mesma mãe.
    2) tendo o mesmo antepassado nacional, pertencendo ao mesmo povo ou compatriota.
    3) qualquer companheiro ou homem.
    4) um fiel companheiro, unido ao outro pelo vínculo da afeição.
    5) um associado no emprego ou escritório.
    6) irmãos em Cristo.
    6a) seus irmãos pelo sangue.
    6b) todos os homens.
    6c) apóstolos.
    6d) Cristãos, como aqueles que são elevados para o mesmo lugar celestial.

    4773 συγγενης suggenes
    de 4862 e 1085; TDNT - 7:736,1097; adj
    1) da mesma família, semelhante a, parente de sangue.
    2) num sentido mais amplo, da mesma nação, compatriota.

    Portanto, vemos que:

    Anepsios – Primo
    Adelphos – Irmão
    Suggenes – Parente
    avatar
    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 223
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Barbacena - MG
    Religião : cristã
    Igreja : não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 449
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Antonio Dom 25 Out 2015, 17:33

    A única palavra que tem um sentido mais amplo é adelphos, que em sentido figurado ou espiritual significa os “irmãos em Cristo”, ou “companheiro”, e não irmão de sangue. Também pode significar um irmão de sangue apenas de parte paterna ou materna. Porém, como ambos os casos são rejeitados pela Igreja Romana (a ortodoxa adota a segunda posição, enquanto a romana sustenta que são primos), não irei me basear nestes sentidos secundários, mas apenas no primário, isto é, de irmão de sangue, que não eram filhos de José em um casamento anterior.

    O caso que vemos aqui, portanto, é bem curioso. Nós temos três palavras no grego de parentesco. Uma é somente um “parente próximo”, outra é especificamente “primo”, e a outra é “irmão” mesmo. Seria de se esperar, por motivos óbvios, que nas vezes em que os “primos” de Jesus fossem mencionados estivesse em cena a palavra anepsios, mas isso não ocorre em absolutamente nenhuma citação dos irmãos de Jesus.

    Em absolutamente todas as citações, vemos sendo usado adelphos (irmãos, e não primos) para designar os irmãos de Cristo. Segue-se abaixo uma pequena lista de citações em português e no original grego, todas elas confirmando que os irmãos de Jesus eram adelphos, e não anepsios:

    “Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?” (Mateus 12:48)

    “de apokritheis eipen tô a=legonti tsb=eiponti autô tis estin ê mêtêr mou kai tines eisin oi adelphoi mou”(Mateus 12:48)

    “E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe” (Mateus 12:46)

    “eti tsb=de autou lalountos tois ochlois idou ê mêtêr kai oi adelphoi autou eistêkeisan exô zêtountes autô lalêsai”(Mateus 12:46)

    “E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te” (Mateus 12:48)

    “o de apokritheis eipen tô a=legonti tsb=eiponti autô tis estin ê mêtêr mou kai tines eisin oi adelphoi mou” (Mateus 12:48)
    avatar
    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 223
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Barbacena - MG
    Religião : cristã
    Igreja : não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 449
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Antonio Dom 25 Out 2015, 17:34

    “Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?” (Mateus 13:55)

    “ouch outos estin o tou tektonos uios a=ouch tsb=ouchi ê mêtêr autou legetai mariam kai oi adelphoi autou iakôbos kai a=iôsêph tsb=iôsês kai simôn kai ioudas” (Mateus 13:55)

    “Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãoste procuram, e estão lá fora. E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe” (Marcos 3:31-35)

    “tsb=erchontai tsb=oun tsb=oi tsb=adelphoi kai a=erchetai ê mêtêr autou kai a=oi a=adelphoi a=autou a=kai exô a=stêkontes tsb=estôtes apesteilan pros auton a=kalountes tsb=phônountes auton kai ekathêto tsb=ochlos peri auton a=ochlos a=kai a=legousin tsb=eipon tsb=de autô idou ê mêtêr sou kai oi adelphoi b=sou b=kai b=ai b=adelphai sou a=[kai a=ai a=adelphai a=sou] exô zêtousin se kai a=apokritheis tsb=apekrithê autois a=legei tsb=legôn tis estin ê mêtêr mou a=kai tsb=ê oi adelphoi a=[mou] tsb=mou kai periblepsamenos tsb=kuklô tous peri auton a=kuklô kathêmenous legei ide ê mêtêr mou kai oi adelphoi mou os a=[gar] tsb=gar an poiêsê to thelêma tou theou outos adelphos mou kai adelphê tsb=mou kai mêtêr estin” (Marcos 3:31-35)

    “E foi-lhe dito: Estão lá fora tua mãe e teus irmãos, que querem ver-te. Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam” (Lucas 8:20-21)

    “tsb=kai apêggelê a=de autô tsb=legontôn ê mêtêr sou kai oi adelphoisou estêkasin exô idein tsb=se thelontes a=se o de apokritheis eipen pros autous mêtêr mou kai adelphoimou outoi eisin oi ton logon tou theou akouontes kai poiountes tsb=auton” (Lucas 8:20-21)

    “Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias” (João 2:12)
    avatar
    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 223
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Barbacena - MG
    Religião : cristã
    Igreja : não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 449
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Antonio Dom 25 Out 2015, 17:35

    “meta touto katebê eis a=kapharnaoum tsb=kapernaoum autos kai ê mêtêr autou kai oi adelphoi a=[autou] tsb=autou kai oi mathêtai autou kai ekei emeinan ou pollas êmeras” (João 2:12)

    “Porque nem mesmo seus irmãos criam nele” (João 7:5)

    “oude gar oi adelphoi autou episteuon eis auton” (João 7:5)

    “Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto” (João 7:10)

    “ôs de anebêsan oi adelphoi autou a=eis a=tên a=eortên tote kai autos anebê tsb=eis tsb=tên tsb=eortên ou phanerôs a=alla tsb=all a=[ôs] tsb=ôs en kruptô” (João 7:10)

    “Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes” (João 7:3)

    “eipon oun pros auton oi adelphoi autou metabêthi enteuthen kai upage eis tên ioudaian ina kai oi mathêtai sou a=theôrêsousin a=sou tsb=theôrêsôsin ta erga tsb=sou a poieis” (João 7:3)

    “Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos” (Atos 1:14)

    “outoi pantes êsan proskarterountes omothumadon tê proseuchê tsb=kai tsb=tê tsb=deêsei sun gunaixin kai a=mariam tsb=maria tê mêtri tou iêsou kai tsb=sun tois adelphois autou” (Atos 1:14)

    “Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1ª Coríntios 9:5)

    “mê ouk echomen exousian adelphên gunaika periagein ôs kai oi loipoi apostoloi kai oi adelphoi tou kuriou kai kêphas” (1ª Coríntios 9:5)

    “E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor” (Gálatas 1:19)

    “eteron de tôn apostolôn ouk eidon ei mê iakôbon ton adelphon kuriou” (Gálatas 1:19)
    avatar
    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 223
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Barbacena - MG
    Religião : cristã
    Igreja : não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 449
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Antonio Dom 25 Out 2015, 17:35

    Vemos, portanto, que em absolutamente todas as vezes em que alguém se referia aos irmãos do Senhor (ou a algum irmão em específico), empregava adelphos, e não anepsios. Logo, afirmar que os irmãos do Senhor eram anepsios (primos) e não adelphos (irmãos) por causa do aramaico chega a ser risível e é no mínimo uma piada.

    Imagine você sabendo que os irmãos do Senhor eram meramente primos, e tendo a palavra para “primo” (anepsios) pronta, a mão, que pode ser perfeitamente utilizada por você quando você quiser ao seu bem querer, e mesmo assim abre mão de aplicá-la em todas as vezes em que alguém se refere aos irmãos de Jesus, e em lugar disso aplica em todas as vezes a palavra para irmão (adelphos)! Dá para entender uma coisa dessas?

    Como que nas dezenas de passagens bíblicas sobre os irmãos de Jesus não há nem sequer uma única delas que aplique anepsios? Inferir que eles eram primos é assassinar a exegese, mutilar a gramática grega e querer se passar por alguém melhor do que os apóstolos e evangelistas, pois eles escreveram explicitamente adelphos e não anepsios!

    Além disso, temos que lembrar que o apóstolo Paulo, que por duas vezes se referiu aos irmãos de Jesus como sendo adelphos (Gl.1:19; 1Co.9:5) e que nunca se referiu a eles como anepsios, também tinha essa opção por anepsios pronta e totalmente disponível, prova disso é que ele a emprega em Colossenses 4:10:

    “Aristarco, meu companheiro de prisão, envia-lhes saudações, bem como Marcos, primo de Barnabé. Vocês receberam instruções a respeito de Marcos, e se ele for visitá-los, recebam-no” (Colossenses 4:10)

    “aspazetai umas aristarchos o sunaichmalôtos mou kai markos o anepsios barnaba peri ou elabete entolas ean elthê pros umas dexasthe auton” (Colossenses 4:10)

    Paulo diz que Marcos era primo (anepsios) de Barnabé, mas ele mesmo não se refere aos irmãos de Jesus como primos (anepsios), mas como “irmãos” (adelphos), e não em sentido figurado, pois ele os distingue dentre os demais discípulos e apóstolos:
    avatar
    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 223
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Barbacena - MG
    Religião : cristã
    Igreja : não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 449
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Antonio Dom 25 Out 2015, 17:36

    “Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?” (1ª Coríntios 9:5)

    “mê ouk echomen exousian adelphên gunaika periagein ôs kai oi loipoi apostoloi kai oi adelphoi tou kuriou kai kêphas” (1ª Coríntios 9:5)

    Portanto, os irmãos de Jesus eram realmente irmãos (adelphos), e não primos (anepsios). Mas isso não acaba aqui. Ainda há uma importante adição a ser ressaltada: se não fosse suficientemente marcante a diferença entre adelphos e anepsios, os escritores bíblicos ainda tinham à sua disposição a palavra grega suggenes, que significa um parente de sangue. Ela também seria perfeita para ser aplicada aos irmãos de Jesus (caso não fossem irmãos de sangue literalmente), mas nunca foi! No “Manual de Exegese Bíblica”, Gilson Xavier de Azevedo diz:

    “Os irmãos de Jesus segundo a carne eram irmãos carnais ou primos (como dizem os romanistas)? O grego aqui diz ‘adelphos’ – irmãos consanguíneos. Irmãos significando parente é ‘suggenes’”(Manual de Exegese Bíblica do Novo Testamento)

    Portanto, os apóstolos deixaram de aplicar uma palavra que seria ideal se os irmãos de Cristo fossem apenas primos, isto é, parentes sanguíneos próximos, mas não irmãos. E essa omissão não se deu pelo fato dos evangelistas terem preferido fazer “uso do aramaico”, pois o próprio Lucas a aplica em seu evangelho:

    “Também Isabel, sua parenta, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação” (Lucas 1:36)

    “kai idou elisabet ê a=suggenistsb=suggenês sou kai autê a=suneilêphen tsb=suneilêphuia uion en ab=gêrei ts=gêra autês kai outos mên ektos estin autê tê kaloumenê steira” (Lucas 1:36)

    “Disseram-lhe: ‘Você não há nenhum parente com esse nome’” (Lucas 1:61)

    “kai a=eipan tsb=eipon pros autên oti oudeis estin a=ek tsb=en a=tês tsb=tê a=suggeneias tsb=suggeneia sou os kaleitai tô onomati toutô” (Lucas 1:61)

    E nos Atos dos Apóstolos, Lucas continua aplicando essa palavra:

    “Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para a terra que eu lhe mostrarei” (Atos 7:3)

    “kai eipen pros auton exelthe ek tês gês sou kai a=[ek] tsb=ek tês suggeneias sou kai deuro eis a=tên gên ên an soi deix” (Atos 7:3)

    João, em seu evangelho, também não hesita em fazer uso de suggenes quando tratava de parentes:

    “Um dos servos do sumo sacerdote, parente do homem cuja orelha Pedro decepara, insistiu: ‘Eu não o vi com ele no olival?’” (João 18:26)

    Conteúdo patrocinado


    Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe? - Página 12 Empty Re: Irmãos de Jesus - Quem são os filhos da minha mãe?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 06:16