por Célio Saldanha Sex 27 Mar 2015, 13:20
Ele usa sete tempos em similaridade com sete dias, mas sete tempos são sete eras e sete dias são dias comuns.
Deus usa também dias em similaridade com anos, e até com mil anos. O ciclo solar de um dia em relação a terra é diferente do siclo astrológico em relação a terra. As constelações tem um novo ciclo a cada ano e a cada mil anos um novo siclo.
Nabucodonosor ficou como "fera" por sete tempos, que não são exatamente sete anos, mas sete eras.
A abordagem sobre o sábado, também dá essa margem de entendimento, onde o sétimo ano é um sábado e os dias de feriado, também são dias de sábado.
O texto que dá base para a criação ter sido no céu e depois na terra está em Hebreus:
Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.
Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.
Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.
E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.
Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,
Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.
Porque, se Josué lhes houvesse dado repouso, não falaria depois disso de outro dia.
Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
Hebreus 4:2-9
O sétimo dia do repouso será no MILÊNIO assim como o sábado - sétimo dia - deve ser santificado em memória desse dia no céu.
Jesus foi crucificado antes da fundação do mundo, que foi no quarto dia, com a criação do sol, da lua e das estrelas:
E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.
E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Apocalipse 13:7-8
Cristo nasceu no quarto mil ano em relação ao calendário terreno, em similaridade com a criação do sol e da sua igreja - a lua - e os espíritos - as estrelas. (sem polemizar o assunto!)
Os que estão sendo salvos, já estão com seus nomes escritos no livro da vida do cordeiro desde antes da fundação do mundo:
Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência.
Jó 38:4
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Efésios 1:4-5
Como pode ver, os céus são dimensões, onde cada dia teve sua particularidade que só posteriormente veio a se manifestar (ou materializar) na terra. As plantas por exemplo:
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
Gênesis 1:10-13
E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.
Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.
Gênesis 2:5-6