Shalom chaverim.
Certa vez que questionaram desta forma:
Nada, absolutamente nada, fica oculto aos olhos de D’us porque Ele é onisciente, então, como pode Yeshua ser D’us se ele não sabe quando Ele mesmo voltará?
Se Yeshua recebeu a revelação do Apocalipse dada por D’us, então fica entendido que ele não era D’us e nem tinha conhecimento desta revelação?.
Como pode Yeshua ser D’us se ele não pode fazer nada de si mesmo?
Como pode Yeshua ser D’us se ele, não tinha, mas recebeu poder e autoridade do Pai.
Como pode Yeshua ser D’us se ele tem um D’us e Pai?.
Observe:
(Apocalipse 1:1) - Revelação de Yeshua HaMashiach, a qual D’US LHE DEU, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
(Apocalipse 1:6) - E nos fez reis e sacerdotes PARA D’US E SEU PAI; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
(João 5:19) - Mas Yeshua respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que O FILHO POR SI MESMO NÃO PODE FAZER COISA ALGUMA, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
(Mateus 28:18) - E, chegando-se Yeshua, falou-lhes, dizendo: É-ME DADO TODO O PODER NO CÉU E NA TERRA.
(Mateus 24:36) - Mas DAQUELE DIA E HORA NINGUÉM SABE, NEM OS ANJOS DO CÉU, NEM O FILHO, mas unicamente meu Pai.
Minha resposta foi esta:
Com relação ao versículo de Mt 24:36, se você quiser seguir ao pé da letra e fora do contexto, então teremos um grande problema. Porque nem mesmo o Pai que é D’us, seria onisciente, pois o filho (Yeshua) tinha um nome que só ele sabe e ninguém mais. Observe:
(Apocalipse 19:12) - E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e TINHA UM NOME ESCRITO, QUE NINGUÉM SABIA SENÃO ELE MESMO.
Veja bem, não esta escrito desta forma:
“...tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo e seu Pai".
Portanto, literalmente, se Ele (Yeshua) não é D’us, mas, somente ele sabia que nome era este, então o Pai não sabe que nome é esse. Se usarmos os textos das Escrituras Sagradas fora do contexto como se está usando a fim de provar que Yeshua não é D’us porque não é onisciente, então nem mesmo o Pai é D’us.
Mas, se considerarmos que era D’us (YHWH), o Pai, quem falava lá no Antigo Testamento, e D’us é onisciente, então por que D’us teria perguntado onde Adão estava escondido (Gn.3: 9)??? Não sabia D’us onde estava Abel (Gn 4: 9)??? Não sabia D’us o que estava acontecendo em Sodoma e Gomorra a ponto de descer e ir até lá para ver (Gn.18: 20,21)???
Entenda bem, não estou duvidando da onisciência de D’us, mas, dizer que se um argumento como este em Mt 24:36 afirma que Yeshua (o Verbo de D’us que é D’us) não é D’us e nem onisciente, o mesmo deveria ser válido para o Pai. Caso ao contrario, estaremos sendo injustos usando dois pesos e duas medidas!!!
Agora, se Yeshua esvaziou-se de si mesmo e assumiu as características humanas (conf. Fp 2:6-7) isto quer dizer que antes Ele (Yeshua) estava naturalmente cheio de alguma outra coisa superior, então ele era mais do que um ser humano perfeito e exemplar, ou seja, Yeshua não era a imagem e semelhança de D’us tal como nós seres humanos originalmente somos de criação. Caso ao contrario, Yeshua se esvaziaria do que se Ele fosse de natureza humana?.
Portanto, quando Yeshua esvaziou-se, Ele abriu mão da sua condição natural de ser a IMAGEM E IGUALDADE DE D’US (Fp 2:6 a 8, Jo 1:1, Cl 1:15). Então, estando Yeshua na condição de filho (descendente) do homem e como sendo o ultimo Adão: (1Co15:45), sujeito as mesmas regras humanas estabelecidas por D’us, o atributo de onisciência (e até mesmo o atributo de onipresença e onipotência) deixa de existir tal como estes atributos não existem entre nós humanos por via de regras estabelecidas por D’us, e D’us jamais quebra regras (que são suas palavras).
Por este motivo o Verbo de D’us (=Yeshua) feito homem, para atuar dentro dos limites de compreensão do homem conforme as necessidades na ocasião, precisou sempre orar, pedir, vigiar e receber do Pai, poder, autoridade, revelação, instrução, e não podia fazer nada de si mesmo, tal como nós seres humanos cristão e judeus messianicos recebemos hoje do Pai por intermédio de Yeshua.
Outra coisa, se o tempo e a eternidade foram criados por Yeshua, o Verbo de D’us que é D’us, (Jo 1:1-3) então, Yeshua é anterior ao tempo e a eternidade, ou seja, Ele é atemporal, portanto, Yeshua é onisciente, onipresente e onipotente estando na sua natureza existencial normal como Divindade Criadora do tempo e da eternidade (Is 9:6).
Quanto ao verso de Ap 1:1, Yeshua, não mais na condição de esvaziado, mas já cheio de gloria, sabedoria e poder, entrega ao apostolo João o apocalipse que Ele (Yeshua) recebeu de D’us. Ora, o fato de Yeshua ter recebido o apocalipse de D’us isto não quer dizer que Ele não tinha conhecimento desta revelação que é em função do tempo, ao contrario, se Ele criou o tempo e a eternidade e é anterior ao tempo e a eternidade (Cl 1:16-17), então Ele é naturakmente onisciente, e apesar de ser onisciente, só faz espontaneamente a vontade do Pai e não a dEle.
A vontade de expor a revelação do fim dos tempos partiu do Pai e a realização desta vontade só é feita por intermédio do Verbo de D’us (=Yeshua) na forma escrita, dai vem a expressão em Ap 1:8: “Eu sou o Alfa e o Omega” = Palavra escrita = Yeshua. Em resumo, tudo é realizado no mesmo pé igualdade, tal como Yeshua disse, observe:
(João 5:19) - Mas Yeshua respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
Portanto, há uma cumplicidade entre o Pai e o Filho, o Pai deseja e o Filho realiza no mesmo Espírito, por isso ambos geneticamente se completa se fazendo UM (=D’us). Alem disto, no versículo anterior (Ap 1:7), Yeshua vem glorificado com as nuvens e se identificará no versículo Ap 1:8 como sendo o Senhor D’us, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso, e nos versos, Ap 1:17-18, vem como sendo o primeiro e o último (o único) no espírito do personagem Cordeiro glorificado que foi morto e vive para todo sempre para nossa justificação.
Quem morreu foi o personagem Cordeiro Yeshua (Is 53: 7) o qual foi ressuscitado pelo Verbo de D’us que é D’us (Jo 1:1-3, Jo 2: 19 a 22) que é Yeshua que é imortal (2Tm 6: 15-16, Ap 19: 13-16) porque Ele é a própria Vida Eterna (Jo 14:6, 1Jo 5:20).
Em Ap 1:6 diz que o Cordeiro Yeshua tem um D’us e Pai, pergunto:
Qual é o problema D’us ser D’us de si mesmo se não há outro além dEle? Nenhum!
Qual é o problema D’us ser Pai de si mesmo se Ele existe por si só? Nenhum!
Qual é o problema D’us ser Senhor de si mesmo se Ele é dono de si mesmo? Nenhum!
O personagem no espírito Cordeiro é D’us mas D’us não se limita apenas nesta função de Cordeiro,, pois, existem outras funções que completam a plenitude do Espirito de D’us.
Shalom!