Lucas, eu como Trinitariano, vou lhe dizer que o único Deus, manifestado triunamente, usou seus lábios em glorificação.
Como Unitarista, ou estou enganado, vão dizer que isso não significa nada.
Quem é o único Deus para você Devaney?
Lucas, eu como Trinitariano, vou lhe dizer que o único Deus, manifestado triunamente, usou seus lábios em glorificação.
Como Unitarista, ou estou enganado, vão dizer que isso não significa nada.
Quem é o único Deus para você Devaney?
Norberto
Uma observação a parte: o contexto do capítulo de Mateus onde possui a fórmula batismal, em conjunto com a autoridade de Jesus analisado no contexto das Escrituras, mais o testemunho de batismos realizados e registrados em Atos com apoio até pela história, põem em descrédito a passagem bíblica com a fórmula batismal nos termos que encontramos hoje "batizando em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo".
Não, não é isso. Quando utilizei os termos “põe em descrédito” em relação a Mt 28.19, foi mais para incitar a abertura de um tópico específico para o tema. Para aprendermos mais sobre.Então você está no seu direito de não aceitar Mateus 28:19, embora esteja gravado nas páginas sagradas e possua evidências antigas a respeito de seu uso.
O que se observa da leitura atenta dos versículos citados? Que eles não são uma fórmula batismal, pois suas expressões não são uniformes.
O irmão tem como provar que o verso de I João 5:7 foi de má intenção e acrescentado - sendo que ninguém possui todos os manuscritos dos séculos I, II, III, IV, V e assim por diante - e tampouco os originais ???Outra dúvida e nisso sou ignorante: por que há literaturas antigas disponíveis antes do século III e manuscritos bíblicos não encontramos? Isso para mim, torna como suspeita a Igreja no quarto século onde participava da queima de tudo que não concordava.
Por fim, tenho algumas literaturas para citar com relação ao apoio à dúvida quanto a veracidade de Mt 28.19. Mas elas não provam nada, no meu entender. Da mesma forma que manuscritos de Mateus de séculos depois, po si só, não provam que Mt 28.19 espelha-se exatamente ao que o Senhor Jesus disse aos seus discípulos diretamente. Má itenção por adulteração encontramos em 1Jo 5.7-8. Para quê.. só para ter apoio a um dogma?
Como disse, não prosseguirei com os argumentos, pois entendo que poderia ser tema de outro tópico. Mas nada me impedirá de fazer algumas observações daqui para frente.
Jetfé, o pouco que sei, sobre a adulteração de 1Jo 5.7-8 é algo mais recente envolvendo manuscritos mais antigos que o adulterado que comprovam a má itenção do Catolicismo.
Mas isso já foi tratado aqui no tópico, inclusive esse seu argumento da "não existência de manuscritos dos primeiros séculos" para colocar dúvida na evidente adulteração de 1Jo 5.7-8.
O problema: você sempre repete os mesmos argumentos e assim, o Valdomiro e não eu, já cançou de responder por mais de uma vez muitos dos seus argumentos.
Há proibição?: repetir argumento já respondidos, não há proibição, mas causa desânimo para aquele que já respondeu, até mesmo para aquele que já leu a respeito aqui no tópico.
Solução: posso fazer o trabalho de varredura aqui no tópico para trazer à tona os argumentos contrários à sua observação que não é nova. Mas, no entanto, leva tempo. Por isso, analisarei se vou fazer. E, sendo o caso, trago aqui para os leitores que não tiveram a oportunidade de conhecer.
Porém, não adianta um ou vários copistas, exatamente hoje, 13/03/2013, por exemplo, produzirem mil ou dez mil cópias com a expressão “Deus se manifestou em carne” isso não tornará a leitura saída da pena do apóstolo, porque teríamos amanhã, dia 14/03/2013, mais dez mil favorecendo essa leitura. Uma informação importante que faltou você dizer é que os 600 são de muitos séculos depois de Cristo. Produzido em uma época em que o dogma da trindade já estava consolidado no seio daqueles que eram responsáveis pelas cópias.
I Timóteo 3:16 = 600 manuscritos gregos trazem a leitura "Deus se manifestou em carne", 4 manuscritos tem leituras particulares, 3 manuscritos dizem "quem" em lugar de "Deus".
As duas coisas acontecem opção do tradutor e variantes textuais. Achar que é apenas uma das duas é se privar da verdade.
Entãos as diferenças entre nossas traduções não são opções do tradutor
Esse é um grande problema a meu ver. Você não quer o texto verdadeiro, quer o texto que “prove” o dogma. O estudante das Escrituras não pode preferir bíblias, ele precisa buscar a verdade do Texto Sagrado como um todo, independente da tradução que adota. Aliás eu até estranhei você querer provar a suposta deidade de Jesus a partir de um texto que você nem acredita ser verdadeiro. Seria, então, Jo. 1.18, a partir do Texto Crítico, uma mentira piedosa que você está disposto a aceitar em nome da trindade ou recusar em nome de uma versão que contem outro texto espúrio, como I Jo. 5.7 com redação data pela ACF?
Se for para lutar com a ACF, melhor ainda, abro mão de João 1:18 mas ganho outros tantos a meu favor
Você acha que se trata disso? Sinceramente, já não tenho tanto ânimo para dialogar com pessoas dessa visão!
Assim, senhores unitaristas, escolham a espada com a qual pretendem lutar.
E o Majoritário tem a cláusula? Bem, são declarações de engessamento como essa que mostram que o teu objetivo é fazer que se aceite o trintitarismo a todo custo tentando restringir a pesquisa.
Se for para acatar o Texto Recebido como original, e portanto a Corrigida, amém, vocês enfraquecem meu argumento em Apocalipse mas tem que aceitar a Claúsula Joanina, aí, direi eu: sejam bem vindos ao Trinitarismo
Foi falta de atenção tua. A não ser que seja a primeira vez que você está dialogando com unitarianos e eu acho que não; os unitarianos buscam a verdade encaraando a realidade das variantes ao invés de eleger um texto, à moda mulçumana.
Como até agora vocês não revelaram no que acreditam sobre a evidência textual...
Você quer dizer com isso que o texto que você prefere, ou seja, o da ACF está errado? Ou você acha o texto da ACF certo e usa um errado (o TC) para tentar nos convencer que Jesus é o próprio Deus tal qual o Pai é?
Champlin destaca que a redação "monogenes theos" é a única presentes nos manuscritos anteriores ao século IV, tendo sido confirmada pelos papiros P66 e P75, que remontam ao início do século III, pré-nicenos, portanto.
Essa pergunta foi respondida na postagem de nº 576.
diga-nos se a adoração que você presta ao Cordeiro é a mesma que presta a Deus. E se não é, como você explica o comportamento dos anciãos em Apoc 5
Apenas não atinou que a exaltação de Jesus (o Cordeiro) já havia sido prenunciada e que alguém ser “adorado” ao lado de Yahweh não torna esse alguém o mesmo Deus que Yahweh conforme demonstrado na postagem de nº 576.
Sabia eu que vocês costumam questionar a adoração a Jesus, mas neste versículo, se Deus é adorado (e Ele é) o Cordeiro o é, igualmente.
Pois é, mas eu nunca vi um trinitariano esclarecer previamente esse questão. Qual seja, de que a palavra “adoração” admita mais de um significado. Só depois que os unitarianos expõem a questão é que os trinitarianos reconhecem. E faz o que você fez, traz uma listinha típica com a ocorrência da palavra sem atinar para os contextos.
Mas, embora a palavra original, traduzida por adoração, admita mais de um significado, observem os foristas essas três situações, nas quais a mesma palavra original foi usada:
É ai onde reivindicamos a boa exegese!
Atos 10
25 Aconteceu que, indo Pedro a entrar, lhe saiu Cornélio ao encontro e, prostrando-se-lhe aos pés, o adorou.
26 Mas Pedro o levantou, dizendo: Ergue-te, que eu também sou homem.
Parece que João enlouqueceu! Depois de passar a vida toda servido a Deus. Preso por causa do evangelho. Um homem idoso, o ancião que foi achado digno de receber de Deus a revelação das coisas futuras através de uma visão de seu Senhor Jesus, resolveu chutar o balde e cultuar ao njo responsável por levar a mensagem! A lucidez do velho João tornou-se senil no meio da visão e passou a achar que o anjo deveria ser cultuado? Tem lógica achar que João resolveu cultuar o anjo?
Apocalipse 22
8 Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.
9 Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
Esse é bem interessante e mostra a distorção da visão trinitariana dessas ocorrências.
João 9
36 Ele respondeu e disse: Quem é, Senhor, para que eu nele creia?
37 E Jesus lhe disse: Já o tens visto, e é o que fala contigo.
38 Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou.
39 Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.
E a sua é que fiquemos como a espúria porque ela é favorável a deidade de Cristo.A tática apresentada pelos Unitaristas resumida:
1º) Em qualquer variante, independente da família e da evidência, escolha a mais desfavorável a Divindade de Jesus;
E a sua é: Caso um unitariano aponte isso, acuse-o de ficar com a menos provável, ainda que você mesmo fique.2º) Caso a anterior não seja suficiente, escolha a tradução (mesmo que menos próvável) que desfavoreça a Divindade de Jesus;
E a sua é: Caso as anteriores falhem, invente qualquer calúnia como alegar que buscar a melhor tradução e compreensão é uma invenção, todas as vezes que for contra o trinitarismo.3º) Se as anteriores falharem, invente uma interpretação que não aceite a Divindade de Jesus.
E eu garanto que há muito mais táticas trinitarianas. Essas são só algumas delas.Garanto que em qualquer debate que já vi, a alternativa Unitarista se contempla em 1 ou mais destes 3 pontos
Veja, irmão a posição unitarista:penúltimo parágrafo da mensagem de nº882
Alguns alegam que se retirada as “três testemunhas celestiais” de I Jo. 5.7, produz-se um erro gramatical, mas isso (o erro gramatical) não é incomum nos textos gregos bíblicos, até porque os escritores tinham graus de conhecimento diferentes da língua o que torna a possibilidade de erro real. A esse título, temos coisas incomuns como, por exemplo, três substantivos femininos reunidas num plural neutro em I Co. 13.13, ou em Ap. 1.13 o uso de “μαστός” (mama ou peito, donde temos mastologia) aplicado a Jesus.
é impressão minha ou joão é o maior apóstolo que, supostamente, apoia a trindade?