F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+45
Salomão
Márcio
Diephe
Devaney
Diego Rios
MateusAlcântara
Gleison Elias
Gil Rocha
Maria Madalena
Zazá Gomes
Derik
Ademar
Vasuilvan
Honorato
Sargento
CarlosB
Azzi
Gustavo
Menezes
Márcio Gomes
Cintia Mendonça
Cintia
Regis
Celia Carvalho
Xan
Jax
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Maalheiros
Bruno Azeredo
irmão Edson
Baarbara
Tio Celo
Ana
David
Santos
José Herminio
Jefté
Samuel Matos
Erivelton
Edison
Hernandobh
Valdomiro
Norberto
Pereira
49 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1958
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Seg 08 Abr 2013, 20:11

    Olá irmãos
    Paz!
    O irmão Norberto fez o seguinte questionamento ::::
    - por que o Espírito Santo não fez com que o Apóstolo Paulo (cito ele por ser o autor da maioria das espístolas) declarasse explicitamente e sem deixar dúvida, “Deus é UM, manifestado em três pessoas distintas, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo"?
    Essa é uma boa reflexão a se fazer:
    Por exemplo:
    Jesus nunca disse explicitamente aos apóstolos: o sábado não mais se necessita guardar !!
    Também não disse: A lei findou-se em Mim !! ( tanto que em Atos 15, foi necessário Paulo e Barnabé subir de Antioquia a Jerusalém para ter com os apóstolos para saldar esta questão, porque os da circuncisão tinham ensinando aos irmãos de Antioquia que eles deveriam guardar a lei para se salvar...
    Também Jesus não disse muitas coisas que só foram ensinadas nas epístolas...
    E o Senhor (que não batizou a ninguém em água) também não declarou que os homens ao invocá-Lo estariam salvos - pois isso quem o faz são as próprias Escrituras - e o apóstolos Paulo na epístola aos Romanos, capítulo 10.

    Porém Cristo disse:
    "Examinai as Escrituras, vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim." (Jo. 5:39)

    Também dizia aos judeus que criam Nele:
    "Se vós permanecerdes na minha palavra sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (Jo. 8:32)

    Também disse Jesus:
    "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mat. 28:19)

    E sobre São Paulo dizer explicitamente pelo Espírito Santo sobre se Jesus é Deus; que tal:
    "Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém." (Romanos 9:5)

    Vemos que Deus não se apraz em cauterizar-nos a mente esclarecendo-nos por A + B os mistérios do Senhor; pois Sua instrução é:
    Examinai!
    Ou buscai (e achareis)
    ou batei (e abrir-se-vos-á)
    ou ou procurai (e achareis)

    E se no Velho Testamento não se conhecia o Pai, o Filho e o Espírito Santo; também não se conhecia que o Filho Unigênito de Deus é quem seria o Messias... e viria ao mundo...
    Tampouco se conhecia que Ele nasceria de mulher, cresceria, e viveria como homem entre os homens até a sua morte de cruz - para pagar pelos pecados dos homens...
    Também não se conhecia que ressuscitaríamos para viver no reino dos céus, em Nova Jerusalém, e com o Senhor para sempre..

    E como diz o irmão Gil Rocha, o conhecimento de Deus, das Escrituras, de Cristo e do evangelho - e de toda a verdade - é gradativo e progressivo...


    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Número de Mensagens : 4482
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Seg 08 Abr 2013, 22:38

    .
    Gil Rocha,

    Gil Rocha escreveu:...para vocês unitaristas, era que os Judeus percebiam que ele se fazia Deus.
    Não não. Os judeus não percebiam, mas acusavam sem fundamento, apenas porque Jesus se declarava "Filho de Deus" e que "pre-existia" em relação a Abraão. Isso era de difícil compreensão por parte dos acusadores de Jesus.

    E quando Jesus percebeu do que eles o acusavam, o próprio Senhor não confirmou ser Deus.



    Jetfé,

    Jetfé escreveu:E como diz o irmão Gil Rocha, o conhecimento de Deus, das Escrituras, de Cristo e do evangelho - e de toda a verdade - é gradativo e progressivo...
    Já observei que não se pode colocar Deus no conhecimento/revelação gradativa. Falando como católico, veja no que deu essas revelações, ou seja, cada igreja evangélica com seu credo definido com pontos divergentes consideráveis.

    O importante, de fato, é: se pregam Jesus como Senhor e Salvador e a santificação, não vejo problemas uma igreja pregar pré, pós, meso, na questão da tribulação e outros credos que não influem na nossa salvação.

    Creio que já esgotei os argumentos/observações quanto o que chamam por revelação gradativa. Não opinarei mais nesse sentido.
    .

    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Ter 09 Abr 2013, 01:42

    Diephe,

    Sempre que existirem grupos distintos com pensamentos distintos nunca se chegará a um consenso.

    Isso é normal, não se chegar num acordo, pois um ou outro do grupo poderá mudar de entendimento, mas não todo o grupo mudará, entende?

    E por falar em um ou outro mudando de entendimento, temos recentemente o Diego Rios que cria na Trindade e passou a crê no Unitarismo. Ele não tem particado aqui, mas participa lá na lista do fórum, a LiFE.

    Numa oportunidade, o Diego Rios, escreveu neste tópico. Pode ser conferido aqui, onde ele relata a experiência de sua fé, iniciando no catolicismo, Trindade..., em resumo clique aqui para ler, caso queira.

    Em nenhum lugar houve consenso entre unitaristas e trinitaristas. Nem aqui no fórum, nem em outros, nem na internet ou fora dela.

    Não acredito num Espírito de Deus que deixe margem para réplicas Acho que se a crença não "encaixa" com toda bíblia ou, há erro na crença ou porque ela esta incompleta. Unitarismo e trinitarismo já tiveram séculos de estudo e não adiantou. Não adianta insistir.

    Eu nunca acreditei em "teorias" que se encaixam na metade dos textos bíblicos. Ou uma crença concorda com tudo ou ela não serve. Se a explicação não concorda de gênesis a apocalipse eu retorno ao estudo; se não houver textos que o completem, passo para um novo estudo que concorde com toda a bíblia.

    Eu já disse aqui que a resposta não esta na contagem de cada parte de Deus mas na compreensão sobre o Espírito de Deus e a autoridade. Se as pessoas não entendem João 17 que é o básico do básico sobre isto, como serão capazes de "contar" Deus?

    Mas as pessoas são teimosas e preferem ficar com o que "acham" e não sobre o que esta escrito.

    Obrigado pelos links, vou ler lá.
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Devaney Ter 09 Abr 2013, 07:14

    A relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo não é 1 + 1 + 1

    A relação entre Eles é 1 x 1 x 1
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Ter 09 Abr 2013, 08:40

    A relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo não é 1 + 1 + 1

    A relação entre Eles é 1 x 1 x 1

    Adaptando um pouco sua formula:

    (1 x 1) x 1 x n (João 17)
    ou melhor
    (1 * x) * (1 * x) * n
    sendo x =1
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Ter 09 Abr 2013, 09:29


    R E F L E X Ã O ...
    Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó. ( Selá. )
    Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
    Quem é este Rei da Glória? O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra. Sal. 24:6-8

    Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.
    Quem é este Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.(Selá)
    Sal. 24:6-10

    "Todavia falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
    Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
    A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória."
    I Cor. 2:6-8

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 09 Abr 2013, 10:09

    .
    Fórmulas há de monte e nenhuma se comprova nada sobre Deus.

    Outros exemplos:

    1 x 1 x 1 x 1 x 1 x 1 x 1... (Panteísmo)

    Mas nem nessa fórmula eu concordaria se o Panteísmo fosse uma verdade.

    Por isso que a fórmula "1 x 1 x 1 = Trindade" não justifica em nada.

    Sem contar que fatores iguais na matemática, não é regra de sempre se obter como produto, um valor igual a um dos fatores. Está aí outra falha.

    Devaney, em mensagens atrás, você também deu exemplo do seu ser (corpo, alma e espírito) é um Devaney

    Mas se eu for aplicar a fórmula: "corpo X alma X espírito = (???)" Qual será o produto segundo à fórmula?

    Mas você pode recorrer ao numeral? Mas 1 x 1 x 1 relacionado ao ser Devaney cai no seguinte problema.

    - o espírito não é "1 Devaney".

    - sem contar que até na formação do homem a Palavra deixou vestígios de interpretação... Ou seja, supomos que o Devaney é uma alma vivente. Deixará de ser uma alma vivente, quando morrer. Aí teremos "1" sozinho, pois ser "alma vivente" engloba todo o Devaney físico e espiritualmente.

    Apenas como observações, pois esse argumento 1 x 1 x 1 já de muito tempo não é mais utilizado em defesa à Trindade.
    .
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Márcio Ter 09 Abr 2013, 10:55

    Norberto e demais foristas,

    Imaginem se aplicassemos estas fórmulas sugeridas ao texto de João 17:21, que diz: "Para que todos sejam UM, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam UM em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

    A fórmula ficaria assim: 1 x 1 x 1 (na enésima potência), onde n é referente a todos os convertidos em Cristo.

    Todos co-iguais ao Pai. Será que está certo?

    Tornar-se UM com Deus não significa ser co-igual a Deus.

    Se eu aplicasse este conceito, eu seria Deus, co-igual com o Pai, e isto logicamente todos sabem que não é possível/verdadeiro.

    Márcio
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Devaney Ter 09 Abr 2013, 11:49

    Norberto,

    Vou comentar suas frases.

    Mas você pode recorrer ao numeral? Mas 1 x 1 x 1 relacionado ao ser Devaney cai no seguinte problema.
    - o espírito não é "1 Devaney".
    É sim. Ou você acha que antes do novo nascimento, meu espírito poderia ser chamado de "Norberto"? Nossos espíritos, desde o nascimento, não se confundem mais com o de nenhuma outra pessoa no Universo. O mesmo princípio das digitais humanas. Ou o julgamento individual não faz qualquer sentido.

    - sem contar que até na formação do homem a Palavra deixou vestígios de interpretação... Ou seja, supomos que o Devaney é uma alma vivente. Deixará de ser uma alma vivente, quando morrer. Aí teremos "1" sozinho, pois ser "alma vivente" engloba todo o Devaney físico e espiritualmente.
    E pelo fato do corpo físico morrer, a IDENTIDADE Devaney deixará de existir? Se fosse assim, como eu poderia receber galardões pelas obras feitas pelo Corpo, que agora foi desfeito? Sentido contrário-sensu, como poderia um pecador ser culpado pelos pecados feitos através do corpo, se a identidade desapareceu?
    Se pensamos na ressurreição, que confere tanto a salvos como aos condenados, uma reestruturação do homem completo, esse conceito que "deixou de ser 1" não tem coerência.

    Apenas como observações, pois esse argumento 1 x 1 x 1 já de muito tempo não é mais utilizado em defesa à Trindade.
    Pode não ser usado aqui no Forum, mas por exemplo, pelo Físico Quântico Christian Chen, que mesmo tendo deixado de ser professor na USP há alguns anos, está bem vivo e atuante nos Estados Unidos, esse conceito é bem aceito como parte da matemática celestial na Bíblia. As literaturas publicas sobre os números na Bíblia são interessantíssimos.
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Ter 09 Abr 2013, 12:14

    Norberto e demais foristas,

    Imaginem se aplicassemos estas fórmulas sugeridas ao texto de João 17:21, que diz: "Para que todos sejam UM, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam UM em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

    A fórmula ficaria assim: 1 x 1 x 1 (na enésima potência), onde n é referente a todos os convertidos em Cristo.

    Todos co-iguais ao Pai. Será que está certo?

    Tornar-se UM com Deus não significa ser co-igual a Deus.

    Se eu aplicasse este conceito, eu seria Deus, co-igual com o Pai, e isto logicamente todos sabem que não é possível/verdadeiro.

    Márcio

    O problema com este texto é com a tese que diz que Cristo é o Verbo ao invés de ter o Verbo sobre si. Pela ótica de Cristo ser o verbo João 17 vira um texto gnóstico. Com a ótica de que o Verbo estava sobre Cristo o texto de João 17 é muito simples.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 09 Abr 2013, 15:06

    .
    Marcio,

    Marcio escreveu:Imaginem se aplicassemos estas fórmulas sugeridas ao texto de João 17:21, (...)

    A fórmula ficaria assim: 1 x 1 x 1 (na enésima potência), onde n é referente a todos os convertidos em Cristo.

    Todos co-iguais ao Pai. Será que está certo?
    Nunca tinha visto esta fórmula. Interessante. E para quem crê na Trindade e na fórmula argumentativa para tal (1 x 1 x 1), a sua fórmula está de igual forma correta. Todos somos um com Deus, assim como Jesus é.

    E tem mais, eu ficaria muito pensativo por não ter resposta e me conformaria com o "mistério de Deus". O mistério que envolve todo o dogma da Trindade, isso para não ser questionado a explicar quem viesse me questionar a Trindade.

    Aqui mesmo no tópico, dizem que os judeus acusaram Jesus por se dizer ser Deus, por ficarem espantados com a declaração "Eu e o Pai somos Um". E ainda afirmam que não foi uma acusação infundada como todas as demais que fizeram de Jesus. Lógico! Se eu creio na Trindade, pego a acusação dos judeus e digo "está aí", olha os judeus enxergando Jesus como Deus!

    Entendo que a acusação dos judeus é pelo fato de entenderem que Jesus estava querendo se passar por Deus, no lugar do Pai e isso pela declaração de Jesus ser antes de Abraão. Não existia uma Trindade para os judeus que sempre foram monoteístas.



    Devaney,

    Devaney escreveu:É sim. Ou você acha que antes do novo nascimento, meu espírito poderia ser chamado de "Norberto"? Nossos espíritos, desde o nascimento, não se confundem mais com o de nenhuma outra pessoa no Universo.
    Você não entendeu. A identidade que você atribui ao espírito, muitos dizem ser a alma. Mas como disse, tem aqueles que creem que o homem é uma alma vivente, ou seja, nada de tricotomia, onde a fórmula 1 x 1 x 1 para o ser humano fica mais ainda a desejar.

    Fica só como observação não vou entrar no tema aqui neste tópico.

    Quando citei alma vivente, você observou:

    Devaney escreveu:E pelo fato do corpo físico morrer, a IDENTIDADE Devaney deixará de existir?
    Quem crê somos uma "alma vivente", não há tricotomia aqui. Apenas citei para mostrar a fragilidade da fórmula no ser humano. Lembrando mais uma vez, não entrarei neste tema aqui. Aliás há um tópico que o Clovis abriu. Muito interessante.

    Sobre a fórmula aplicada à Trindade, você observou:

    Devaney escreveu:Pode não ser usado aqui no Forum, mas por exemplo, pelo Físico Quântico Christian Chen, que mesmo tendo deixado de ser professor na USP há alguns anos, está bem vivo e atuante nos Estados Unidos, esse conceito é bem aceito como parte da matemática celestial na Bíblia.
    Ok. Pode ser bem aceito, mas o tal físico, conhecedor de exatas, deve reconhecer que a fórmula dá resultado esperado pelos Trinitaristas, pois os valores dos fatores é 1. Mas na matemática, o valor que foge do fator 1 numa multiplicação de 2 ou mais fatores, nunca se obterá produto 1. A não ser que elevem a zero. Mas aí é apelar mais ainda para se obter uma fórmula para a Trindade.

    Quanto as literaturas publicas sobre os números na Bíblia, confesso e concordo que são interessantíssimos, como você disse pois, só tendo um Deus por trás dos resultados, estes seriam possíveis.



    Dephie, agora é com você:

    Dephie escreveu:O problema com este texto é com a tese que diz que Cristo é o Verbo ao invés de ter o Verbo sobre si. Pela ótica de Cristo ser o verbo João 17 vira um texto gnóstico. Com a ótica de que o Verbo estava sobre Cristo o texto de João 17 é muito simples.
    Tento querer entender o que você quer nos passar mas acho que falta algo.

    Como já foi orientado aqui pelo Administrador, tente expor o assunto com maior clareza lá no outro tópico que você criou (o Administrador citou o link neste tópico). Prometo que estudarei o assunto e até farei algum questionamento para todos terem a oportunidade de saber mais sobre o Verbo.

    Se julgar que já está explicado lá, me dê um tempo para reler o tópico. Assim me manifestarei em momento oportuno lá.

    Nem precisa responder aqui.



    A todos os participantes e leitores deste tópico:

    Eu tinha dito que aqui, no presente tópico, não havia Unicista defendendo sua crença.

    Na LiFE recebi um e-mail do Valdomiro que expõem um fato interessante que é de se pensar.

    Na sequência, publicarei o e-mail aqui para conhecimento.
    .
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 09 Abr 2013, 15:55

    .


    E-mail enviado em participação do tema na lista de e-mails LiFE – Lista dos Irmãos do Fórum Evangelho.



    De: Valdomiro
    Data: 9 de abril de 2013 10:23
    Assunto: Re: [LiFE] Sábado ou Domingo
    Para: <Irmaos_do_FE@yahoogrupos.com.br>


    Josué, Paz!

    Essa "teologia" que usa APENAS os comparativos para estabelecer uma identidade é usada também pelos trinitarianos.

    Aqui na lista existiam dois unicistas que não são mais, e que usavam essa mesma linha que você usa.

    Hoje eles mudaram de ideia porque perceberam que o paradigma é o mesmo que os trinitários usam.

    O detalhe é que o próprio marcionismo, um deles é marcionista, se sustenta a partir dessa forma de construir a conclusão.

    Veja, que se seguido a risca, o mesmo critério que você usa é possível alguém advogar que o Javé não pode ser o Pai de Jesus, e nem pode ser Jesus.

    Recebi uma lista de um marcionista aqui do Grupo que eu gostaria que você lesse com bastante atenção.

    Note que da exata forma que você busca afirmar que Javé e Jesus são o mesmo, ele mostra que Javé não pode ser o Pai, logo, não pode ser Jesus!

    Se você estiver certo pelo teu critério ele também estará pois se trata do mesmo critério, mas como os dois afirmam coisas que não são congruentes, e até são, na verdade, opostas, o método só pode estar errado!

    Ei-la:




      Lista numero 1

      1) Jeová foi visto pelos homens: Gen 18:1-18, Ex 24:9-11 e 33:18-23, Is 6:1. O Pai de JESUS nunca foi visto por ninguém: Jo 1:18, 5:37, 1Tim 6:16.

      2) Jeová habitou em templos e o Pai de JESUS não habita em templos de pedras: Ex 25:8, 33:9-11, 40:34, Lev 1:1, 1Reis 8:10,11. Atos 7:47,48 e 17:24.

      3)
      Jeová era servido por mãos de homens Mal 3:18, Ex 8:20, 9:1,13. O Pai de JESUS não é servido por mãos de homens, mas só por Jesus Atos 17:24,25.

      4)
      Jeová destrói os pecadores Sl 145:20 Amós 9:10. O Pai de JESUS quer salvá-los Jo 3:16, 1Tim 2:3,4.

      5)
      Jeová se arrepende de seus feitos (Gn. 6:6-7; 1 Sm. 15:35) enquanto que em Tg. 1:17 está escrito que o verdadeiro Deus não muda nem tem qualquer "sombra de variação";

      6)
      Jeová muda sua atitude após discussão com os homens (Dt. 9:14; Ex. 4:24), porem contradiz-se a si mesmo dizendo que não é como o homem, que muda de atitude (1 Sm. 15:29)

      7)
      Jeová discrimina as pessoas por sexo religião (judeus vs Filisteus, Samaritanos), (Le. 21:21; Dt. 23:1-3);Jesus não faz acepção de pessoas (Romanos 2:1;1 Atos 10:34; 1 Pedro 1:17)

      8 )
      Jeová manda eliminar e assassinar todo que descordar dele, através de apedrejamentos e outras formas (Ex. 31:15; Le. 20:9-16; 20:27; 24:17-23; Nu. 15:32-36; 13:9-16; 17:5-7; Dt. 22:20-24; Jo. 7:24-25); Jesus nunca pediu para matar quem discordasse dele ou por qualquer outro motivo.(Lucas 10:10-11)

      9)
      Jeová manda a retaliação na base do Olho por olho, dente por dente Ex. 21:24-25; Dt. 19:12-21; Js. 6:19-24; 11:20; Ju. 2:14; 3:1; Sl. 7:11-13; Je. 46:10-11; Na. 1:2); Jesus diz ao contrario. (Mateus 18:22 Mateus 5:38-39)

      10)
      Jeová manda o Massacre de crianças inocentes por causa do pecado de seus pais e ancestrais (Ex. 20:5; 34:7; Nm. 16:27-50; Dt. 3:6-7; 1 Sm. 15:1-3; Is. 14:21); até mesmo o filho de seu "amigo" Davi foi morto injustamente por causa do adultério de seu pai (2 Sm. 12:13-18);Jesus nunca pediu para ninguém ser morto.

      11)
      Jeová Obriga as mães a comerem os filhos como alimento (canibalismo)lm 4:10 / dt 28:53;

      12)
      Jeová É iracundo e cheio de furor sl 7:11 / /jr 10:10 / 17:4 / is 13:9 / ez 5:11-13/ 6:12 / 25:15-17 / na 1:2;

      13)
      Jeová estabelece o terror fulminando os desobedientes por coisas banais, como por exemplo, tocarem em coisas sagradas? (II Sm.6:6 a

      14)
      Jeová é tentado e o Pai de JESUS não é tentado: Num 14:22, Ex 17:7, Tiago 1:13

      15)
      Jeová se oculta nas trevas o Pai de JESUS não: Sl 18:11 e 1Jo 1:5

      16)
      Jeová julga os homens e o Pai de JESUS não julga: Jz 11:27, Ez 7:8,9, João 5:22

      17)
      Jeová manda matar e usar a espada enquanto Jesus manda dar a outra face. (Lucas 6:29)

      18)
      Jeová Coloca lepra nm 12:10 / ii rs 5:27 / ii cr 26:19-21;

      19)
      Jeová Se deleita em destruir o seu povo, tem prazer em fazer o mau dt 28:63;

      20)
      Jeová Toma conselhos com satanás jó 1:6-12;

      21)
      Jeová Envia demônios i sm 29:14;

      22)
      Jeová Se oculta nas trevas e não habita na luz ex 20:21 / sl 18:11;

      23)
      Jeová Espalha o terror lv 26:33-36;

      24)
      Jeová Ilude e engana jr 4:10 / 20:7-9;

      25)
      Jeová Ensina o ódio e a vingança nm 25:17-18;

      26)
      Jeová Se esconde atrás da mentira para matar i rs 22:23;

      27)
      Jeová Derrama pragas e maldições terríveis dt 27:26 / 28:15-64;

      28)
      Jeová Enviou o seu anjo que é satã ex 23:20-21 / nm 22:22-32;

      29)
      Jeová Cega seu povo para não se converter is 6:9-11 / 29:10-12;

      30)
      Jeová Manda serpentes e vive cercado delas nm 21:4-6;

      31)
      Jeová Fabrica os ímpios pv 16:4;

      32)
      Jeová Passa o tempo projetando o mal jr 18:11;

      33)
      Jeová Tem poder para endurecer corações ex 4:21/ 7:3 / 10:27;

      34)
      Jeová O deus dos mortos jr 25:33 / is 66:16 / 22-24;

      35)
      Jeová Muda e se arrepende dt 28:62 / jr 42:10 / 15:6;

      36)
      Jeová Dá esterco e fezes como alimento ez 4:12 / sl 75:8;

      37)
      Jeová Zombador, faz piada do terror alheio pv 1:26;

      38)
      Jeová Faz o povo errar e não deixa seu povo se converter is 63:17.

      39)
      Satanás é o destruidor e Jeová também: Pv 28:24, Is 21:2, Gen 6:7

      40)
      Satanás é o anjo das trevas, e Jeová se oculta nas trevas: At 26:18 e Sl 18:11

      41)
      Satanás tem grande ira e Jeová também: Ap 12:12 e Dt 32:22

      42)
      Satanás é o enganador e Jeová também engana: Ap 12:9, Ez 14:9

      43)
      Satanás atira setas inflamadas e Jeová também: Ef 6:16 e Sl 7:11-13

      44)
      Satanás é o assolador e Jeová também assola: Is 54:16 e Lev 26:31-33

      45)
      Satanás atormenta, e Jeová também atormenta: Atos 5:16 e Dt 28:59-61 32:22-25.

      46)
      Satanás mente e Jeová também mente: Jo 8:44, - Dt 24:16 e Is 14:21, - Dt 10:17 e Ex 11:7, - Ex 20:24 e Jer 7:21,22, - Gen 18:25-33 e Ez 21:2-4.

      47)
      Satanás coloca espíritos maus e Jeová também coloca: At 19:11,12 e 1Sam 16:14 e Jz 9:23 - Is 19:14.



    Medite nisso!
    Paz!
    Valdomiro.

    .
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Devaney Ter 09 Abr 2013, 16:05

    De fato, isso é uma verdadeira salada de interpretações ao pé-da-letra.

    Noutro dia, vi uma piadinha numa "Seleções do Reader´s Digest", que dizia assim:

    Qual é o homem que não gosta de ver um cavalo jovem e bem robusto, calmamente pastando sob um sol de primavera, numa pradaria de grama esmeralda, sob um lindo céu de azul profundo?
    Sabemos a resposta: o pobre infeliz que apostou tudo nele !


    Ver a Deus apenas por uma óptica, sem ver o motivo pelo qual algumas coisas foram feitas/detrminadas, dá nisso.

    Mas juro que não entendi o que quis ser dito com a frase: Essa "teologia" que usa APENAS os comparativos para estabelecer uma identidade é usada também pelos trinitarianos.

    Existe algum comparativo na pergunta que fiz sobre Tomé gritar: Meu Senhor e meu Deus! para Jesus?

    Porém, algo me diz que a resposta terá comparativos...
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Ter 09 Abr 2013, 20:42


    Norberto
    Já observei que não se pode colocar Deus no conhecimento/revelação gradativa. Falando como católico, veja no que deu essas revelações, ou seja, cada igreja evangélica com seu credo definido com pontos divergentes consideráveis.

    Não pretendo discutir isso também, porque creio que há fatos aqui. Eu dei o exemplo da escatologia, mas teria inúmeros outros.

    O próprio Cristo é um exemplo, ao nos revelar o espírito da lei. Quem antes dele havia suposto que apenas desejar uma mulher seria tido por adultério ? ou que a ira podia sujeitar o homem a julgamento ?

    Jesus amplia, e muito, a nossa compreensão acerca da moral e da santidade.

    A revelação da Trindade tem indícios no AT, clarifica-se no NT.

    Sua interpretação é esboçada pelos primeiros pais, com erros e acertos.

    No século III Sabélio desenvolve a doutrina modalista (Unicismo), nega a trindade afirmando que Deus tão somente manifestou-se de 3 modos diferentes na história.

    Problemas maiores Ário traria, o arianismo (unitarista) pode ter tido o propósito de corrigir as ambiguidades existentes quanto a Trindade, mas não eliminou-as, antes criou novas.

    Mas, a doutrina Trinitariana sobreviveu as controvérsias e prevaleceu.

    Se não temos unanimidade, devemos lembrar que nós, protestantes, defendemos o livre-exame das Sagradas Escrituras, isso tem lá suas consequências.


    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Ter 09 Abr 2013, 23:18

    Como já foi orientado aqui pelo Administrador, tente expor o assunto com maior clareza lá no outro tópico que você criou (o Administrador citou o link neste tópico). Prometo que estudarei o assunto e até farei algum questionamento para todos terem a oportunidade de saber mais sobre o Verbo.

    O tópico é esse mesmo; unitarismo x trinitarismo.
    To falando que a discussão é inútil porque é efeito de outras causas; resolva as causas que se desfaz o debate. Mas o ser humano adora perpetuar a a desavença.
    Falando bem sério, ninguém quer que o debate chegue a uma solução; acho que não é esse o propósito do debate.
    Acho que é eu que não conseguindo, entender direito, o propósito...
    Estava achando que a finalidade era chegar a um consenso cristão.
    Foi mal, erro da minha parte.
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Salomão Qua 10 Abr 2013, 00:07

    Queridos debatedores !
    vos deixo alguns textos aqui para análise :

    1-Regra de interpretação para determinar o pai como único Deus.
    A Regra do único simples :

    O Pai é o único Deus e Jesus é seu enviado- João 17:3

    Se o Pai é o único Deus e a conjunção "e" deixa Jesus fora do termo "Deus" ..então Jesus não pode ser Deus.

    Há um só Deus e pai de todos - Efésios 5:6

    Mas a Regra do único simples apresenta falha , pois não é aplicado em situações que deveriam , onde se fosse aplicado comprometeria a própria regra. vejam :

    O pai é o único Deus - 1 Corintios 8 :6, Efésios 4:6
    O filho é o único Senhor- 1 Corintios 8:6 , Efésios 4:5

    Se O filho não pode ser Deus porque o único Deus é o pai...
    Também O Pai não pode ser Senhor porque o único Senhor é o Filho...
    Se A Regra do único simples é aplicado ao Pai para determina-lo como único Deus, por que então a mesma Regra não deve ser usada para determinar o Filho como único Senhor?
    Não podemos deixar de usar a regra em um mesmo texto- 1 corintios 8 :6

    Se a Regra é respeitada ( o que é justo ) logo vamos chegar a uma conclusão que vai causar vários problemas.

    conclusão : Deus e Senhor são duas pessoas e nunca pode ser a mesma ao mesmo tempo pois são únicos e absolutos em seus "títulos" de Deus e Senhor.

    problemas :

    1- Deus e Senhor é a mesma pessoa em Deuteronômio 10 :17
    2- A expressão "Senhor Deus "- Gênesis 3:14
    3- A expressão " Senhor teu Deus- Êxodo 20 :7

    Como interpretar esses textos respeitando a regra do único simples ?
    existe centenas de Textos a mais , mas acredito que esses bastam!

    Na próxima postagem vou postar textos que deixam claro que Jesus e o pai são duas pessoas e também textos colocando na pratica o pai e o filho com a mesma natureza e poder !
    fiquem com Deus irmãos !




    Última edição por Salomão em Qua 10 Abr 2013, 00:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erros de digitação)
    Diephe
    Diephe
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : Dispenseiro
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 450
    Idade : 50
    Cidade/Estado : RS
    Religião : Adocionista
    Igreja : Cristo
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -57
    Pontos de participação : 1098
    Data de inscrição : 25/03/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Diephe Qua 10 Abr 2013, 00:37

    Existe Deus por Autoridade (Cristo) e Deus por identidade (Pai)

    O Espírito é parte do corpo de Deus Pai que tem inteligencia.

    Quem é o único Deus ("O" Deus)? o Pai
    O Espírito é Deus porque é uma parte do corpo de Deus
    Cristo é Deus por autoridade do Pai

    Pronto! Acaba o debate.

    Se fosse possível morrer o Pai, o Espírito também morreria e Cristo deixaria de ser Deus.

    Um só Deus - o Pai
    Dois Deus dependentes do Pai

    E Cristo não estava no céu antes de nascer ou seja, no velho testamento era:
    O Pai + o Seu Espírito (que é parte de Deus) = 1 só Deus

    Cristo veio depois e veio a ser Deus por autoridade do Pai, por intermédio do Espírito de Deus (Verbo)


    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 52 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 12 maio 2024, 01:12