F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+45
Salomão
Márcio
Diephe
Devaney
Diego Rios
MateusAlcântara
Gleison Elias
Gil Rocha
Maria Madalena
Zazá Gomes
Derik
Ademar
Vasuilvan
Honorato
Sargento
CarlosB
Azzi
Gustavo
Menezes
Márcio Gomes
Cintia Mendonça
Cintia
Regis
Celia Carvalho
Xan
Jax
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Maalheiros
Bruno Azeredo
irmão Edson
Baarbara
Tio Celo
Ana
David
Santos
José Herminio
Jefté
Samuel Matos
Erivelton
Edison
Hernandobh
Valdomiro
Norberto
Pereira
49 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Número de Mensagens : 4482
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Dom 07 Abr 2013, 11:01

    .
    Diephe,

    Sempre que existirem grupos distintos com pensamentos distintos nunca se chegará a um consenso.

    Isso é normal, não se chegar num acordo, pois um ou outro do grupo poderá mudar de entendimento, mas não todo o grupo mudará, entende?

    E por falar em um ou outro mudando de entendimento, temos recentemente o Diego Rios que cria na Trindade e passou a crê no Unitarismo. Ele não tem particado aqui, mas participa lá na lista do fórum, a LiFE.

    Numa oportunidade, o Diego Rios, escreveu neste tópico. Pode ser conferido aqui, onde ele relata a experiência de sua fé, iniciando no catolicismo, Trindade..., em resumo clique aqui para ler, caso queira.
    .

    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Número de Mensagens : 4482
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Dom 07 Abr 2013, 11:24

    .
    Gil Rocha escreveu: Numa época em que as questões descambavam para violência, via de regra, arianos e ortodoxos se enfretaram, imperadores vacilaram (como Constantino) ou assumiram um partido (como Valente e Constâncio, pelos Arianos, e Teodósio, pelos ortodoxos).
    Gil Rocha,

    Não entendi o que você quis dizer sobre “vacilo de Constantino”, mas por falar nesse imperador, sempre é bom registrarmos um pouco mais da história, para quem não conhece, mesmo que seja por resumo, como farei. Assim, no interesse, quem quiser pode buscar os fatos registrados na história para comprovação ou enriquecimento de detalhes.

    1) Nos primeiros séculos da era cristã o mundo estava sob o controle do Império Romano. Os imperadores daquela época perceberam que poderiam governar com maior facilidade utilizando-se da religião, unindo a Igreja com o Estado.

    2) No credo de Nicéia não estabelece explicitamente a crença na doutrina da Trindade. No credo lia-se o seguinte:

      “Cremos em um só Deus, Pai onipotente, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; e em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus gerado pelo Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz de Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não feito, de uma só substância com o Pai, pelo qual foram feitas todas as coisas, as que estão no céu e as que estão na Terra; o qual, por nós homens e por nossa salvação, desceu, e se encarnou e se fez homem e sofreu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu, e novamente deve vir; e no Espírito Santo.” - (Citado por John H. Leith em Creeds of the Churches, págs. 30 e 31)

    3) O credo de Nicéia colocou Jesus Cristo no mesmo patamar do Pai. Lembre-se de que Jesus declarou que o único “Deus verdadeiro” era o Pai (ver João 17:3). Agora o credo de Nicéia diz que Jesus é “Deus verdadeiro de Deus verdadeiro”.

    4) O credo de Nicéia não significou o fim da controvérsia ariana. Muitos sacerdotes e bispos convenceram-se de que o credo de Nicéia não tinha fundamento bíblico pois introduzia o conceito de consubstância entre Deus e Jesus, um conceito que a Bíblia jamais apresentou.

    5) Esta controvérsia durou ainda aproximadamente ciquenta anos até que um novo concílio foi convocado para tratar do assunto. Em 381 d.C. foi realizado o Primeiro Concílio de Constantinopla.

    6 O novo credo estabelecido em Constantinopla, introduziu o Espírito Santo como sendo uma pessoa divina que deveria ser reconhecida como “Senhor” e deveria ser adorada e glorificada assim como o Pai e o Filho.

    7 Veja uma parte do que ficou conhecido com o Credo Niceno Constantinopolitano de 381 d.C., em relação ao Espírito Santo:

      “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas.
      Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.”
      - (Citado por John H. Leith em Creeds of the Churches, pág. 33)

    8 ) Posteriormente, no credo de Atanásio, a doutrina da Trindade foi declarada de forma clara e cristalina.

    9 Vejamos o que diz “O Catecismo do Católico de Hoje”, pág. 12:

      “A Igreja estudou este mistério com grande solicitude e, depois de quatro séculos de investigações, decidiu expressar a doutrina deste modo: Na unidade da Divindade há três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – realmente distintas uma da outra. Assim nas palavras do Credo de Atanásio: “O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus, e no entanto não são três deuses, mas um só Deus.” - O Catecismo do Católico de Hoje. pág. 12 (Número 1248 – Editora Santuário – Edição 28 – 2002)

    10) Demora 4 séculos de investigações para a Trindade ser reconhecida como credo da igreja?

    13) Certo é, que a doutrina da Trindade não existia na época em que o Velho Testamento foi escrito. Os apóstolos que escreveram o Novo Testamento também não tinham conhecimento desta doutrina.

    14) Os conceitos que serviram de fundamento para a doutrina da Trindade foram se estabelecendo formalmente a partir do quarto século.

    15) O contexto histórico da elaboração da doutrina da Trindade reflete um processo de fruto da união da Igreja com o Estado iniciado pelo imperador romano Constantino. Constantino percebeu que poderia goverdar com maior facilidade utilizando-se da religião, em união com ela.

    Obs.: os itens acima é resumo que fiz do conteúdo do capítulo “A História da Doutrina da Trindade” do livro “Eu e o Pai Somos Um”, escrito por Ricardo Nicotra. O livro é de distribuição gratuita e está disponível na internet.

    Se alguém se interessar, solicite-me por mensagem privada ou e-mail que eu envio o arquivo em PDF do Livro “Eu e o Pai somos Um”.

    Meu e-mail: administrador.fe@terra.com.br

    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Dom 07 Abr 2013, 22:28

    Que a interpretação da Trindade não nasceu pronta, não é novidade para ninguém.

    A revelação de Deus é progressiva, hoje está a disposição do homem muito mais informação do que estava para qualquer cristão primitivo. A começar pelos Escritos Sagrados, que temos na íntegra, passando por todos os auxílios possíveis (dicionários, concordâncias, atlas, etc.).

    Quanto a Constantino ser vacilante, basta dizer que ele aderiu a causa ariana, sendo até batizado por um bispo ariano, próximo de sua morte.

    Ário quase recebeu a comunhão após ser reabilitado por ordem expressa do imperador Constantino:

    "Ário foi expulso, tendo no entanto a sua banição sido anulada pela influência do Bispo Eusébio de Nicomédia em 328, o mesmo ano em que Atanásio se tornou Bispo de Alexandria.

    Em 335 Ário seria reabilitado. Ele apresentou uma declaração de fé que foi aceita pelo Imperador que determou sua readmissão. Ao contrário de Tertuliano, Ário morreu com o status de readmitido ao seio da Igreja. Antes, porém, de poder receber a comunhão em Constantinopla, morreu subitamente.

    De acordo com o relatório de Sócrates Scholasticus (História da Igreja, I, XXXVIII), o Metropolita Alexandre de Constantinopla (314-337), pediu, em conflito de consciência que a ordem do imperador lhe causara, que matassem Ário ou a ele antes que a comunhão tivesse lugar."http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81rio

    Ainda bem que o Bispo Metropolita não precisou morrer...
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Dom 07 Abr 2013, 23:09

    .
    Interessante essas observações que você nos trouxe, Gil Rocha.

    Os credos foram firmados e/ou facilitados, ou por apoio e interesse dos governantes ou envolvendo assassinatos.

    O resultado foram credos, cujo conteúdo não é aceito em sua totalidade pelos evangélicos que têm como válida a doutrina da Trindade.

    Como declarar que houve a mão de Deus na controvérsia toda a partir do século IV, se a totalidade do credo não é aceita atualmente por muitas igrejas? Deus agiu parcialmente na formulação dos credos? Além, é claro, de muitas mortes que envolveu a contravérsia, Deus teria que está nisso também, inclusive na suposta morte de Ário por envenenamento, conforme cogitaram alguns na época. Sua morte ocorreu na véspera da sua reabilitação. Muito suspeito para cima de Atanásio, seu opositor.

    Qual igreja aceita que "batismo é para remissão dos pecados"? Ou devemos aguardar a revelação de Deus que, segundo você afirmou, é progressiva, para corrigir os dogmas da Igreja Católica?
    .
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Devaney Seg 08 Abr 2013, 07:20

    Devaney, de novo “por que o Espírito Santo?” Permita-me trazer um porquê:


    - por que o Espírito Santo não inspirou o Apóstolo Paulo (cito ele por ser o autor da maioria das espístolas) a revelar explicitamente e sem deixar dúvida, “Deus é três: o Pai, o Filho e o Espírito Santo"? Evitar-se-ia, inclusive, muitas mortes, por causa da “dupla interpretação” que os mais antigos tiveram sobre a deidade de Jesus.
    Ao contrário disso, da clareza, o apóstolo Paulo, declara quem de fato é Deus.

    Norberto,
    Essa sua observação NÃO respondeu minha pergunta, mas de qualquer forma obrigado. Ah, eu não prego que Deus seja três, eu prego que Deus seja um. Da mesma forma que meu corpo, minha alma e meu espírito são imiscíveis, mas são um, também.
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Seg 08 Abr 2013, 08:13


    Norberto Ontem à(s) 23:09
    .
    Interessante essas observações que você nos trouxe, Gil Rocha.

    Os credos foram firmados e/ou facilitados, ou por apoio e interesse dos governantes ou envolvendo assassinatos.

    O resultado foram credos, cujo conteúdo não é aceito em sua totalidade pelos evangélicos que têm como válida a doutrina da Trindade.

    Como declarar que houve a mão de Deus na controvérsia toda a partir do século IV, se a totalidade do credo não é aceita atualmente por muitas igrejas? Deus agiu parcialmente na formulação dos credos? Além, é claro, de muitas mortes que envolveu a contravérsia, Deus teria que está nisso também, inclusive na suposta morte de Ário por envenenamento, conforme cogitaram alguns na época. Sua morte ocorreu na véspera da sua reabilitação. Muito suspeito para cima de Atanásio, seu opositor.

    Qual igreja aceita que "batismo é para remissão dos pecados"? Ou devemos aguardar a revelação de Deus que, segundo você afirmou, é progressiva, para corrigir os dogmas da Igreja Católica?

    Norberto, eu não brigo com os fatos.

    - A revelação de Deus é progressiva e ponto. A Bíblia não desceu do desceu pronta, foram séculos de revelação Divina;

    Quanto a formulação doutrinária, baseada nessa revelação, vamos pensar num exemplo: volte no tempo e apresente uma doutrina escatológica contemporânea a um cristão primitivo e pergunte em qual ele cria, ele achará que você é uma espécie de Platão ou Aristóteles Very Happy

    Todas as nossas interpretações escatológicas podem estar erradas ? Pode ser. Mas o fato é que o Cristianismo primitivo não desenvolveu nenhuma teologia sistemática ou credo autoritativo que permita-nos usar a interpretação (por vezes diversificada) deles como régua para a nossa.

    - Sobre os credos e concílios ecumênicos, como protestantes, não são autoridade final para nós. Portanto, caberá a algum católico defender sua objeção ao batismo para remissão de pecados.

    Mas isso não significa que as doutrinas confirmadas pelos concílios são todas erradas, por uma ou outra o serem.

    - Se a discordância entre crentes significar que a fé que eles pretendem defender é errada por completo, então todas as religiões do mundo são erros completos, pois a disputa teológica e, por vezes, violenta, está em toda parte.

    Aliás, não só teológica: filosófica, política, econômica, etc.

    Deus permitiu assim, os motivos não pretendo especular aqui.
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Márcio Seg 08 Abr 2013, 08:29


    E quanto aos demais "UNITARISTAS" e "TRINITARISTAS"

    O que eu percebi, em outros fóruns repete-se aqui:

    Unitaristas e Trinitaristas ignoram os meus posts, porque?

    Porque gostam de discutir, além disso porque estão despreparados para argumentações diferentes.


    Prezado,

    Qual seria este argumento diferente?

    Márcio
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Márcio Seg 08 Abr 2013, 08:40


    Por exemplo apresentei a explicação de um "novo" Verbo que além de usar todas as profecias do antigo testamento para sustentar, concorda com todos os textos difíceis no Novo Testamento. E o que acontece? As pessoas mal o leem porque para elas é heresia ou blasfêmia Quando peço argumentação profética do Verbo no antigo testamento simplesmente não tem; eu apresento os textos e eu é que estou enganado; ninguém me apresenta os textos e dizem que estão certos. Não entendo como funciona isso não. É isso que é seguir a bíblia?

    Prezado,
    por gentileza pode indicar em qual mensagem foi postada, a explicação referente ao texto grifado?

    Márcio
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Devaney Seg 08 Abr 2013, 08:48

    Ops,

    Faltou eu observar o seguinte:

    Todas as referências bíblicas utilizadas para dizer que Jesus não é Deus não chocam com a doutrina da Trindade tal como é conhecida.

    Mas a referência feita a Tomé chamar a Jesus de Deus é um choque frontal com a doutrina do unitarismo.

    Ficará melhor se me explicarem como aconteceu esse "erro bíblico" do que voltar com outra pergunta.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Seg 08 Abr 2013, 08:54

    .
    Marcio, sobre a questão “Verbo”, esta Administração entende que o Diephe se refere ao que ele está defendendo nos tópicos, cujos links listamos abaixo.

    Recomendamos que o assunto "Verbo" seja tratado nos seguintes tópicos, caso queiram se manifestar a respeito:


    > Grego (Verbo) e Hebraico (Palavra) significam Espírito de Deus

    > Quem é "nele" e quem é a "vida" de João 1:4?


    Administrador

    .
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Seg 08 Abr 2013, 09:43

    .
    Devaney,

    Devaney escreveu: Essa sua observação NÃO respondeu minha pergunta, mas de qualquer forma obrigado.
    Qual pergunta? Sobre a declaração de Tomé para o Senhor Jesus? O Valdomiro se propôs em responder.

    Mas, no entanto, salvo engano da minha parte, essa questão já foi respondida aqui no tópico. Não pesquisei ainda para trazer a tona novamente, pois imagino que o Valdomiro deve ter melhorado a sua argumentação.

    E por falar em “não responder”, os textos bíblicos que estou trazendo, ninguém comenta. Talvez a falha é da minha parte, por apenas citar e não perguntar (cobrar) explicação às referências bíblicas que trago. Não se trata de uma cobrança ou desafio, mas sim porque gostaria de conhecer a defesa sobre essas referências.

    Devaney escreveu:Ah, eu não prego que Deus seja três, eu prego que Deus seja um.
    Aqui lhe devo desculpa. Manifestei-me (redigi) mal minha observação. Reformulando-a:

      - por que o Espírito Santo não fez com que o Apóstolo Paulo (cito ele por ser o autor da maioria das espístolas) declarasse explicitamente e sem deixar dúvida, “Deus é UM, manifestado em três pessoas distintas, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo"?


    Devaney escreveu:Todas as referências bíblicas utilizadas para dizer que Jesus não é Deus não chocam com a doutrina da Trindade tal como é conhecida.
    Não entendi. Cite, se possível, 3 referências.


    Recapitulando, em resposta a um comentário seu citando o termo "Unicistas", fiz a seguinte observação:

      Unicismo e Unitarismo têm diferença. Creio que saiba disso. Apenas estou observando pois no presente tópico, há muitos meses, não temos um Unicista aqui expondo sua crença.

    Esperava um comentário da sua parte. Talvez não fez porque não deixei claro... então pergunto: Você sabe que há diferença entre Unicismo e Unitarismo? Pode responder com um “sim” ou um “não”.
    .
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Devaney Seg 08 Abr 2013, 09:46

    Sim... rs
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Seg 08 Abr 2013, 10:04

    .
    Devaney,

    Ok, respondeu uma pergunta.

    Fico no aguardo das 3 referências bíblicas que pedi acima.



    Gil Rocha,

    Concordo com quase tudo que expôs na sua última mensagem, mas quanto ao seguinte trecho, gostaria de apresentar algumas observações.

    Gil Rocha escreveu:- Sobre os credos e concílios ecumênicos, como protestantes, não são autoridade final para nós. Portanto, caberá a algum católico defender sua objeção ao batismo para remissão de pecados.

    Mas isso não significa que as doutrinas confirmadas pelos concílios são todas erradas, por uma ou outra o serem.
    Se o que é definido como credo pelos meios que citou não é autoridade final, todos os pontos de qualquer credo definido podem ser questionados.

    Aquilo que abraçamos como verdade bíblica, pode ser um erro. Aquilo que julgamos não ter amparo bíblico, como o "batismo para remissão dos pecados", é uma verdade bíblica para outros.

    O que eu quero dizer com isso? Não podemos atribuir responsabilidade a Deus nas revelações impostas em forma de credo.

    Para atribuirmos a Deus, a revelação de algum ponto do credo como uma verdade, não podemos desprezar os outros pontos que julgamos não ser uma verdade. Ou todos vieram por revelação ou nada veio por revelação de Deus.

    Em suma, todos os pontos que não possuem respaldo claro nas Escrituras, são discutíveis.

    Lembrei-me da tabela que citei aqui (listando as acusações que fizeram a Jesus) Todas eram falsas, mas com relação à acusação de que "Jesus se fazia Deus" esta "acusação" foi certeira. Nota-se! Como é questionável!
    .
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Devaney Seg 08 Abr 2013, 13:20

    Devaney escreveu: Todas as referências bíblicas utilizadas para dizer que Jesus não é Deus não chocam com a doutrina da Trindade tal como é conhecida.

    Norberto escreveu: Não entendi. Cite, se possível, 3 referências.

    Pode pegar qualquer uma que os unitaristas colocaram aqui... tanto faz. Dizer que Jesus é Filho de Deus, que Deus é Pai de Jesus, que Jesus é Ungido de Deus, que Jesus ora ao Pai, que Jesus não sabe o dia do final das coisas mas que somente o Pai sabe...
    Gil Rocha
    Gil Rocha
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 416
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Pernambuco
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregacional
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 481
    Data de inscrição : 15/01/2010

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gil Rocha Seg 08 Abr 2013, 20:08


    Norberto
    E por falar em “não responder”, os textos bíblicos que estou trazendo, ninguém comenta. Talvez a falha é da minha parte, por apenas citar e não perguntar (cobrar) explicação às referências bíblicas que trago. Não se trata de uma cobrança ou desafio, mas sim porque gostaria de conhecer a defesa sobre essas referências.

    Eu comentei os que estiveram em nossas discussões pessoais.

    Quanto a suas observações sobre os credos e canônes dos concílios ecumênicos, minha afirmação de que não são autoritativos para nós, protestantes, não diverge de suas colocações.

    Os concílios confirmaram o que era crido pelos cristãos e visaram ser autoritativos, e foram, até o rompimento da unidade institucional da cristandade.


    Lembrei-me da tabela que citei aqui (listando as acusações que fizeram a Jesus) Todas eram falsas, mas com relação à acusação de que "Jesus se fazia Deus" esta "acusação" foi certeira. Nota-se! Como é questionável!

    O que essa acusação prova, Norberto, mesmo para vocês unitaristas, era que os Judeus percebiam que ele se fazia Deus.

    Anula-se, assim, o desafio de alguns de vocês, que dizem que os judeus não percebiam que Jesus falasse como Deus, recebesse adoração como tal, etc.


    Última edição por Gil Rocha em Seg 08 Abr 2013, 20:20, editado 2 vez(es)
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Seg 08 Abr 2013, 20:11

    Olá irmãos
    Paz!
    O irmão Norberto fez o seguinte questionamento ::::
    - por que o Espírito Santo não fez com que o Apóstolo Paulo (cito ele por ser o autor da maioria das espístolas) declarasse explicitamente e sem deixar dúvida, “Deus é UM, manifestado em três pessoas distintas, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo"?
    Essa é uma boa reflexão a se fazer:
    Por exemplo:
    Jesus nunca disse explicitamente aos apóstolos: o sábado não mais se necessita guardar !!
    Também não disse: A lei findou-se em Mim !! ( tanto que em Atos 15, foi necessário Paulo e Barnabé subir de Antioquia a Jerusalém para ter com os apóstolos para saldar esta questão, porque os da circuncisão tinham ensinando aos irmãos de Antioquia que eles deveriam guardar a lei para se salvar...
    Também Jesus não disse muitas coisas que só foram ensinadas nas epístolas...
    E o Senhor (que não batizou a ninguém em água) também não declarou que os homens ao invocá-Lo estariam salvos - pois isso quem o faz são as próprias Escrituras - e o apóstolos Paulo na epístola aos Romanos, capítulo 10.

    Porém Cristo disse:
    "Examinai as Escrituras, vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que testificam de mim." (Jo. 5:39)

    Também dizia aos judeus que criam Nele:
    "Se vós permanecerdes na minha palavra sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (Jo. 8:32)

    Também disse Jesus:
    "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;" (Mat. 28:19)

    E sobre São Paulo dizer explicitamente pelo Espírito Santo sobre se Jesus é Deus; que tal:
    "Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém." (Romanos 9:5)

    Vemos que Deus não se apraz em cauterizar-nos a mente esclarecendo-nos por A + B os mistérios do Senhor; pois Sua instrução é:
    Examinai!
    Ou buscai (e achareis)
    ou batei (e abrir-se-vos-á)
    ou ou procurai (e achareis)

    E se no Velho Testamento não se conhecia o Pai, o Filho e o Espírito Santo; também não se conhecia que o Filho Unigênito de Deus é quem seria o Messias... e viria ao mundo...
    Tampouco se conhecia que Ele nasceria de mulher, cresceria, e viveria como homem entre os homens até a sua morte de cruz - para pagar pelos pecados dos homens...
    Também não se conhecia que ressuscitaríamos para viver no reino dos céus, em Nova Jerusalém, e com o Senhor para sempre..

    E como diz o irmão Gil Rocha, o conhecimento de Deus, das Escrituras, de Cristo e do evangelho - e de toda a verdade - é gradativo e progressivo...

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Seg 08 Abr 2013, 22:38

    .
    Gil Rocha,

    Gil Rocha escreveu:...para vocês unitaristas, era que os Judeus percebiam que ele se fazia Deus.
    Não não. Os judeus não percebiam, mas acusavam sem fundamento, apenas porque Jesus se declarava "Filho de Deus" e que "pre-existia" em relação a Abraão. Isso era de difícil compreensão por parte dos acusadores de Jesus.

    E quando Jesus percebeu do que eles o acusavam, o próprio Senhor não confirmou ser Deus.



    Jetfé,

    Jetfé escreveu:E como diz o irmão Gil Rocha, o conhecimento de Deus, das Escrituras, de Cristo e do evangelho - e de toda a verdade - é gradativo e progressivo...
    Já observei que não se pode colocar Deus no conhecimento/revelação gradativa. Falando como católico, veja no que deu essas revelações, ou seja, cada igreja evangélica com seu credo definido com pontos divergentes consideráveis.

    O importante, de fato, é: se pregam Jesus como Senhor e Salvador e a santificação, não vejo problemas uma igreja pregar pré, pós, meso, na questão da tribulação e outros credos que não influem na nossa salvação.

    Creio que já esgotei os argumentos/observações quanto o que chamam por revelação gradativa. Não opinarei mais nesse sentido.
    .


    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 51 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 21:15