Menezes, Paz!
Você disse : “todos estão dentro de um contexto”. É exatamente isso irmão! Será que o único que não tem contexto é Jo. 1.1? Veja que se Jesus e Deus são um por causa do “SOMOS UM” o são também os discípulos porque esse mesmo capítulo o diz! Releia lá por favor! A própria forma comparativa com a unidade dos discípulo, mostra que a unidade não tem a ver com deidade.
Irmão, a palavra “Deus” é uma polissemia dentro da Bíblia aplicada a vários personagens bíblicos. Ora para o Deus Verdadeiro, ora para o “Deus” falso, e ora para “Deus” constituído por Deus. Esse último sentido é desconhecido dos trinitarianos. Não podemos dizer que Moisés era um falso “Deus”, pois Deus não iria agir falsamente, não podemos dizer que um juiz em Israel era um falso Deus, pois Deus não iria constituir um falso “Deus” sobre o seu povo. As Escrituras também dizem que Salomão se assentou no trono de Yahweh, portanto como Deus reinou sobre Israel, há outros exemplo desse uso da palavra Deus que não tem haver com a polaridade ensinada pelo trinitarismo. Vale a pena você descobrir o significado vocabular da palavra Deus, sua origem semita e suas aplicações.
Assim, não é o “SOMOS UM” que contextualmente fala de UNIDADE que vai, descontextualmente, insinuar que DOIS seriam Deus Verdadeiro, quando Jesus mesmo, eu disse Jesus, diz que SÓ O PAI É. A Bíblia não apresenta Deus como dois, mas é taxativa em dizer que Deus é UM e este é o Pai! Que dificuldade seria essa da Bíblia de dizer que Deus é dois ou três, deixando isso para a conclusão humana? Por que ela facilmente diz que Deus é UM, e contrário a isso nunca diz que além de UM, Deus é também três?
Sobre tua reflexão em I Co. 8.6. Irmão, Deidade não concorre com Senhorio. Quem é Deus é acima de todos os senhores, mas quem é senhor não está acima de quem é Deus, nem mesmo em igualdade (O Pai é maior do que eu), por isso a sequência mostrada por Paulo e sua identificação é objetiva para mostrar que só o Pai é Deus. Considere que Paulo reiteiradas vezes diz: “O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus”. Note que Jesus é Senhor nessa condição: Tem um Pai e este é Deus sobre ele. A tua proposta de raciocínio, visa, claro que não intencionalmente, claro que sem nenhum dolo, desfazer a afirmação clara de Paulo para colocar mais alguém como Deus ao lado do Pai, coisa que Paulo não fez (Porque não fez? A trindade não teria sido ensinada pelos apóstolos?). Ora, se para um trinitário há UM SÓ Deus que é Pai, Filho e E.S, Na contrapartida Paulo diz que para ele é SÓ O PAI que é Deus. Qual o problema de a Bíblia afirmar a crença de um trinitário se realmente fosse “um só Deus, Pai, Filho e E.S”? Veja, irmão é a Bíblia quem se nega a apresentar aquilo que muitos cristãos de hoje tem como doutrina certa.
Qual foi o resultado da pesquisa para “Deus Filho” e “Deus Espírito Santo” na chave bíblica eletrônica?
Sobre Gl. 3.20 lá não está dizendo “um só Deus” (quando a Bíblia faz isso completa dizendo que é o Pai), mas está dizendo “DEUS É UM”. Note o contraste numérico "o medianeiro não é de UM SÓ, mas Deus é UM". O conceito trinitário acrescenta a essa informação outra que não está na Bíblia que é: “Além de UM, Deus é também TRÊS”. Paulo nos exorta a não irmos “Para que em mim aprendais a não ir além do que está escrito”.
Somadas as questões bíblicas que não apresentam Deus como sendo três em UM. A sugerida manifestação em três pessoas gera problemas que até hoje são insolúveis, pois se cada um é Deus, então, seriam três deuses iguais ou que Deus não é um ser pessoal, mas impessoalidade e que sua pessoalidade se dá através das três pessoas que ele se manifesta. Veja, se cada um é uma pessoa e cada um é totalmente Deus, ou Deus não é pessoa ou há três deuses. E se nós considerarmos que Deus é uma Pessoa, e cada um: Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas, então teríamos QUATRO pessoas: Deus, como pessoa, o Pai como Pessoa, o Filho como Pessoa e o Espírito Santo como Pessoa. E se os três são a mesma Pessoa por que Deus é uma pessoa, então, como um pode ser Pai e não Filho, e como um pode ser Filho e não Pai e etc? Por essas impossibilidades nossos irmãos trinitarianos se refugiam em uma palavra: “mistério”.
Eis o grande problema: Como podem ser iguais na Deidade e diferentes em qualquer outra coisa, se ser Deus significa ser completo em si mesmo. Se qualquer um dos três é exatamente Deus, então, se Deus é Pai, os três seriam Pai, pois não se pode desassociar Deus de sua Paternidade, a não ser que Deus seja um ente e o Pai outro, o que nenhum de nós concordaremos ser possível, ou que Deus seja uma abstração, e, não um ser pessoal. Ora, não dizem que o que Deus é o Filho é? Pois bem! Deus é o Pai do Filho. Se Jesus é Deus, é por consequência Pai de si mesmo, sob pena de não ser Deus, já que Deus é seu Pai segundo a Bíblia. O mesmo princípio serve à classificação de Filho e Espírito Santo, pois se Deus é o Filho, ou mais especificamente se o Filho é Deus, então, não há como dizer que algum outro que seja tão Deus quanto o Filho, não seja também Filho. Assim, se considerarmos verdadeiro o dogma trinitário não poderia haver distinção entre os entes que “compõe” ou que “são” Deus, mesmo que sejam em funções ou atividades, pois nunca devemos perder de vista que ser Deus é ser completo em si mesmo e por isso nada há que Deus possa ser que outro que se diga também Deus em coigualdade não seja também. “Mistério”???
Irmão, Emamuel é “Deus Conosco” e Jeú é “Yahweh ele é”, a linha de raciocínio trinitária, desuniformemente considera Jesus literalmente Deus Conosco, mas não considera Jeú o próprio Yahweh. Se devemos usar várias critérios de leitura da Bíblia, logo fazeremos dela o que quisermos, mas se devemos ser uniformes nos nossos procedimentos de entendimento das Escrituras, então, se Jeú não é literalmente Yahweh, porque usarmos o critério do nome para dizermos que Emanuel é Deus em pessoa entre os homens, entende?
Sobre Lucas 13, por caso ele não recebeu ordem do Pai sobre o que fazer e o que falar? Tal passagem contextualmente mostra que ele buscou fazer essa vontade do Pai tentando congregar a nação sob ele.
Não, irmão eu não vou te levar a mal, mas como sei que com a palavra Deus, nessa pergunta, você quer se referir a Jesus como um coigual com o Pai, devo responder que sou impedido pela Bíblia de admitir isso. Se Jesus disse que só o Pai é Deus Verdadeiro e repete o Shemá dizendo que Deus é UM, eu não posso e nem devo acrescentar mais ninguém nessa lista. O Pai é o Único Deus Verdadiero segundo Jesus.
Veja em Jo. 8.42 Jesus diz: "vim de Deus, não vim de mim mesmo". Ora, como ele pode ser Deus e não vim dele mesmo? O plano da salvação não nasceu em Deus antes da fundação do mundo? E decidido na eternidade? Se ele era Deus na eternidade, por conseguinte viria dele mesmo! Mas, mais uma vez NOTE ele, Jesus mesmo, é quem diz: "Não vim de mim mesmo, vim de Deus". Como alguém que os trinitários afirmam ser Deus, diz que veio de Deus e não dele mesmo?
A trindade é imposição da reflexão humana para dentro da Bíblia, não um ensinamento bíblico!
Medite nisso caro irmão!
Na Paz!
Valdomiro.