F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+45
Salomão
Márcio
Diephe
Devaney
Diego Rios
MateusAlcântara
Gleison Elias
Gil Rocha
Maria Madalena
Zazá Gomes
Derik
Ademar
Vasuilvan
Honorato
Sargento
CarlosB
Azzi
Gustavo
Menezes
Márcio Gomes
Cintia Mendonça
Cintia
Regis
Celia Carvalho
Xan
Jax
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Maalheiros
Bruno Azeredo
irmão Edson
Baarbara
Tio Celo
Ana
David
Santos
José Herminio
Jefté
Samuel Matos
Erivelton
Edison
Hernandobh
Valdomiro
Norberto
Pereira
49 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1958
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 07 Set 2011, 08:36

    Olá irmãos
    Irmão Valdomiro

    Veja uma de suas colocações a irmã Cintia:
    Jo. 1.1 diz que o Verbo se faz carne, não que Deus se fez carne, assim como você era sua mãe enquanto estava nela (lá no útero) e estava com ela, sem ser a própria (em pessoa), assim o verbo era e estava com Deus até ser gerado por ele. Além do mais, a forma de escrever de João é predicativa e não atributiva, ou seja, não se pode dizer que “Deus era o verbo”, apenas que o “verbo era Deus” (um qualificativo, não um atributivo).
    Ora, você compara Deus e o Filho de Deus à mulher c/ seu filho no útero.
    Isto já não está certo - pois o Senhor não foi "criado" a partir de nós!

    Mas veja o seu erro de visão e análise:
    "A mulher e seu filho eram a mãe - e o filho da mulher ao nascer não é a mãe."
    Ok!
    A mulher e seu filho são a mesma pessoa "homem". (a não ser que a mulher fosse outro ser e não homem); e seu filho gerado também não fosse homem!

    Mas não é assim: na natureza, a mulher é um ser humano, um homem; e seu filho gerado que era parte dela é também um homem, em todo o seu teor.
    E não só isso, toda a natureza assim o é; o filho do jacaré é jacaré tal qual seu progenitor.

    Veja, que não se pode jamais querer explicar naturalmente a Deus pelo homem p/ explicar-Lhe; mas mesmo que você tenha feito, não conseguir ver que sua própria análise p/ explicar o homem foi demasiadamente falha.
    Engraçado, na sua análise de querer utilizar a natureza humana p/ explicar a Deus, você acaba de dá a entender que o Filho de Deus é Deus; porquanto o filho do homem é homem!

    Mas agora, utilizemos a mulher e filho p/ explicar a Deus, EU SOU (como gostam os cientistas de dizer) existindo a bilhões X bilhões de anos, incriado?
    Explicaremos também isso a partir de nós ??


    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1958
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Qua 07 Set 2011, 11:00

    Olá irmãos

    Irmão Norberto (um querido irmão) que diz:
    Ok Jetfé, mas deixarei para o Valdomiro tirar sua curiosidade pois ele está centrado no próprio raciocínio de sua argumentação.
    Mas se eu fosse ele, esperaria você dizer a respeito do seguinte versículo bíblico primeiramente :

    João 17.3:
    "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (RA)
    "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste.(RC)
    "E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo." (NTLH)

    Aproveito que prometeu em uma de suas mensagens neste tópico para cobrar-lhe Wink

    Irmãos, rogo que leiam c/ paciência...

    João 17:3
    Irmãos, o que será que o Senhor nos quis dizer nessa expressão ??
    "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." João 17:3

    Bom, alteremo-la numa só palavra p/ procurarmos aclarar nossos sentidos e ver como os atributos sugeridos passam a exercer abrangência no teor:
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Salvador verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (aqui - Jesus Cristo - passa a ser incluído em tudo o que está dito no verso, como um)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Senhor verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (aqui - Jesus Cristo - passa a ser incluído em tudo... também porque o Senhor é crido como Senhor)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Redentor verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (também o mesmo)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Rei verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (também o mesmo)
    Sabem por que?

    Ora, podemos ver que basta apenas a substituição de uma palavra, a que está em negrito, p/ que mude e determine todo o nosso entendimento proposto no verso.
    Vemos que mudando o atributo "Deus" p/ "Senhor" - todas as expressões do verso:
    "e a vida eterna é essa" "que te conheçam" "a ti só" "como único Deus/Senhor verdadeiro" "]Jesus Cristo"
    Se tornam ligadas, inerentes tanto "a ti só" quanto "a Jesus Cristo" que devemos conhecer - dependendo de ser Senhor ou Deus.
    Porque temos a Cristo como Redentor, e Senhor, e Salvador, e Rei, etc., os que cremos, embora muitos dos que crêem não o tenham jamais – como Deus - pois isso é impossível !

    Pergunto: por que essa regra se torna totalmente inválida pela substituição da palavra Deus p/ Senhor??
    Será que é por causa do grego ou do português ou é por causa nossa da fé???


    E o que dizer desse fato, se, por exemplo, os judeus possam "conhecer" a ti só, por único Deus verdadeiro, mas não conhecem nem conheceram a Jesus Cristo como deva ser conhecido ???
    E se Jesus Cristo deve ser conhecido – pois é o Senhor quem disse – pois a vida eterna depende disso, que (te) conheçam (principalmente porque o Pai está no céu, mas Ele estava e esteve aqui entre nós – e esteve p/ ser por nós conhecido – pergunto – como se deve conhecer a Jesus – baseado em qual parâmetro dos homens ????
    Porque os judeus até conheceram a Cristo e hoje a nação de Israel sabe que há algo escrito dele que muitos denominam de Novo Testamento – ou seja, os judeus "conhecem" ao nível possível que se permitem conhecer a Jesus.
    Mas... como é que se deve conhecer a Cristo, irmãos, seria pelo parâmetro dos homens ???


    Para isso cito alguns parâmetros nossos, abaixo – que existem:
    Seriam os parâmetros do conhecimento de Jesus Cristo (do versículo em questão), assim???
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como um homem ???
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como personagem fictício ??? um ser IMAGINÁRIO ??
    (porque verdadeiramente muitas pessoas têm dificuldade de até acreditar que Jesus realmente tenha existido)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como um falso deus ???
    (porque Jesus é conhecido por alguns assim)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como semi-deus ??? (porque na verdade p/ muitos Jesus é isso - quase Deus - tanto que Lhe fazem oração - mas não é Deus - e olhe que Maria (mãe de Jesus) é considerada Divina só por interceder a Deus e ascender aos céus - mas Jesus não, ainda que seja o Verbo e e nós oremos a Ele, não é)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como um embusteiro (enganador) ??? (Mat. 27:63)
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como Senhor dos senhores e Rei dos reis ???
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como Redentor ???
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como Salvador ???
    ou
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo... como Filho de Deus ???


    Irmãos
    Lembrando:
    p/ muitos, Jesus foi um embusteiro (judeus – e a nação desde a época de Cristo até hoje)
    p/ outros, Jesus não é deus nenhum (o mundo)
    p/ outros, Jesus é tão imaginário que fazem deboches como se ele fosse apenas imaginação dos homens (alguns judeus e/ou adeptos, que parecem odiar a Cristo)
    p/ outros, Jesus foi apenas um homem (os que aceitam sua história de homem negando-lhe os sinais e milagres e sua ressurreição)
    p/ outros, Jesus é Senhor dos senhores e Rei dos reis (porque também Nabucodonosor foi chamado rei dos reis e também Artaxexes, rei da Pérsia). (Esd. 7:12)
    p/ outros, Jesus é Redentor – pois morreu no nosso lugar...
    p/ outros, Jesus é o Salvador – porque verdadeiramente Ele veio para nos salvar e é o Salvador.
    p/ outros, Jesus é o Filho de Deus – porque é Seu Unigênito Filho.
    E p/ outros, Jesus é Deus verdadeiro – pois isso, no próprio verso da qual a expressão é extraída, se está dito e se necessita conhecer. ((((((((( eu O creio assim! )))))))))

    Então:
    Como devemos considerar o conhecimento de Cristo, no verso em questão ??? e como se deva conhecê-lo ? – pois disso nos depende a vida eterna - e o Pai Deus está no céu !
    Disse Jesus a samaritana:
    "Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva." (Jo. 4:10)
    Disse Jesus:
    "Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo. 14:9)
    Disse São Paulo:
    "Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;" (Fil. 3:10)
    Também São Paulo diz:
    "porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (II Tim. 2:12)


    Ora, a maneira c/ a qual eu deva conhecer a Cristo, meu Senhor deverá estar baseada em todas e quaisquer sugestões seguidas por muitos ? – cada qual conforme a sua fé ou sua não fé, ou sua falta dela, ou visão doutrinária ???
    (E o caso é que, nas próprias Escrituras, no evangelho, o Senhor foi conhecido nessas possibilidades todas - à exceção do ser IMAGINÁRIO)
    Serão quaisquer dessas maneiras as que eu deva conhecer a Cristo ???
    – ou será da própria maneira referida diretamente no verso ???

    Vemos, irmãos, que toda a Escritura é que nos pode corroborar na fé da verdade. E realmente é a fé que fará compreender verdadeiramente a verdade.
    E digo: p/ os judeus (que ficaram endurecidos devido a incredulidade) não podem ver a Jesus nem mesmo como um judeu que amou a Deus.
    Vê, como a fé em Cristo é fator determinante nesse versículo... porque é completamente dependente dela (fé em Cristo) é que se entenderá o que o verso está dizendo: e quanto maior fé em Cristo possuir – se fará maior a compreensão das Escrituras como um Todo.
    E não é isso que dizem as próprias Escrituras, pois diz:
    "Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo e quem nela crer não será confundido." (Rom. 9:33)
    Em contrapartida, vemos que quem não o creu – já está confundido!
    Judas 4:
    "Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo."

    Agora vejamos o paradoxo:
    O Senhor desceu do céu p/ nos amar! (Jo. 13:34)
    O Senhor desceu do céu p/ nos dizer toda a verdade! (Jo. 18:37)
    O Senhor desceu do céu c/ o Grande Amor c/ que foi amado do Pai! (Jo. 15:9)
    O Senhor desceu do céu somente p/ se dar a conhecer a nós! (Jo. 9:39 - Jo. 3:19)
    Engraçado: O Senhor desceu do céu - e eu, eu quero é subir ao céu, agora mesmo p/ conhecer e ver o Deus (que está lá) porque "esse" que me veio - é apenas homem!!!

    O Senhor veio p/ que O vejamos e Lhe creiamos (pois Ele nos ensinou e amou c/ Seu verdadeiro Amor) e nós (como cegos) de olhos fechados a/ Ele - como querendo ocultá-lo, querendo conhecer a Deus - inatingível - que está nos céus?? (ninguém vem ao Pai senão por mim)
    Já o Senhor (que está e esteve entre nós) é como se não estivesse - e não nos valesse a pena


    Mateus disse que o Senhor é nosso Emanuel - que quer dizer: Deus conosco.
    mas outros dizem: é nome teofórico...
    Sabe o que quer dizer nome teofórico ???
    o mesmo que apelido...
    ou seja, não é REAL! Não é verdade, e não é verdadeiro!
    Engração: "Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida..."

    Está profetizado:
    "e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum...." (Is. 53:3b)
    profecia infalível que se cumpre na humanidade como um todo a cada dia mais.

    Selá meus irmãos ...

    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 07 Set 2011, 12:47

    Menezes, Paz!

    Você disse : “todos estão dentro de um contexto”. É exatamente isso irmão! Será que o único que não tem contexto é Jo. 1.1? Veja que se Jesus e Deus são um por causa do “SOMOS UM” o são também os discípulos porque esse mesmo capítulo o diz! Releia lá por favor! A própria forma comparativa com a unidade dos discípulo, mostra que a unidade não tem a ver com deidade.

    Irmão, a palavra “Deus” é uma polissemia dentro da Bíblia aplicada a vários personagens bíblicos. Ora para o Deus Verdadeiro, ora para o “Deus” falso, e ora para “Deus” constituído por Deus. Esse último sentido é desconhecido dos trinitarianos. Não podemos dizer que Moisés era um falso “Deus”, pois Deus não iria agir falsamente, não podemos dizer que um juiz em Israel era um falso Deus, pois Deus não iria constituir um falso “Deus” sobre o seu povo. As Escrituras também dizem que Salomão se assentou no trono de Yahweh, portanto como Deus reinou sobre Israel, há outros exemplo desse uso da palavra Deus que não tem haver com a polaridade ensinada pelo trinitarismo. Vale a pena você descobrir o significado vocabular da palavra Deus, sua origem semita e suas aplicações.

    Assim, não é o “SOMOS UM” que contextualmente fala de UNIDADE que vai, descontextualmente, insinuar que DOIS seriam Deus Verdadeiro, quando Jesus mesmo, eu disse Jesus, diz que SÓ O PAI É. A Bíblia não apresenta Deus como dois, mas é taxativa em dizer que Deus é UM e este é o Pai! Que dificuldade seria essa da Bíblia de dizer que Deus é dois ou três, deixando isso para a conclusão humana? Por que ela facilmente diz que Deus é UM, e contrário a isso nunca diz que além de UM, Deus é também três?

    Sobre tua reflexão em I Co. 8.6. Irmão, Deidade não concorre com Senhorio. Quem é Deus é acima de todos os senhores, mas quem é senhor não está acima de quem é Deus, nem mesmo em igualdade (O Pai é maior do que eu), por isso a sequência mostrada por Paulo e sua identificação é objetiva para mostrar que só o Pai é Deus. Considere que Paulo reiteiradas vezes diz: “O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus”. Note que Jesus é Senhor nessa condição: Tem um Pai e este é Deus sobre ele. A tua proposta de raciocínio, visa, claro que não intencionalmente, claro que sem nenhum dolo, desfazer a afirmação clara de Paulo para colocar mais alguém como Deus ao lado do Pai, coisa que Paulo não fez (Porque não fez? A trindade não teria sido ensinada pelos apóstolos?). Ora, se para um trinitário há UM SÓ Deus que é Pai, Filho e E.S, Na contrapartida Paulo diz que para ele é SÓ O PAI que é Deus. Qual o problema de a Bíblia afirmar a crença de um trinitário se realmente fosse “um só Deus, Pai, Filho e E.S”? Veja, irmão é a Bíblia quem se nega a apresentar aquilo que muitos cristãos de hoje tem como doutrina certa.

    Qual foi o resultado da pesquisa para “Deus Filho” e “Deus Espírito Santo” na chave bíblica eletrônica?

    Sobre Gl. 3.20 lá não está dizendo “um só Deus” (quando a Bíblia faz isso completa dizendo que é o Pai), mas está dizendo “DEUS É UM”. Note o contraste numérico "o medianeiro não é de UM SÓ, mas Deus é UM". O conceito trinitário acrescenta a essa informação outra que não está na Bíblia que é: “Além de UM, Deus é também TRÊS”. Paulo nos exorta a não irmos “Para que em mim aprendais a não ir além do que está escrito”.

    Somadas as questões bíblicas que não apresentam Deus como sendo três em UM. A sugerida manifestação em três pessoas gera problemas que até hoje são insolúveis, pois se cada um é Deus, então, seriam três deuses iguais ou que Deus não é um ser pessoal, mas impessoalidade e que sua pessoalidade se dá através das três pessoas que ele se manifesta. Veja, se cada um é uma pessoa e cada um é totalmente Deus, ou Deus não é pessoa ou há três deuses. E se nós considerarmos que Deus é uma Pessoa, e cada um: Pai, Filho e Espírito Santo são pessoas, então teríamos QUATRO pessoas: Deus, como pessoa, o Pai como Pessoa, o Filho como Pessoa e o Espírito Santo como Pessoa. E se os três são a mesma Pessoa por que Deus é uma pessoa, então, como um pode ser Pai e não Filho, e como um pode ser Filho e não Pai e etc? Por essas impossibilidades nossos irmãos trinitarianos se refugiam em uma palavra: “mistério”.

    Eis o grande problema: Como podem ser iguais na Deidade e diferentes em qualquer outra coisa, se ser Deus significa ser completo em si mesmo. Se qualquer um dos três é exatamente Deus, então, se Deus é Pai, os três seriam Pai, pois não se pode desassociar Deus de sua Paternidade, a não ser que Deus seja um ente e o Pai outro, o que nenhum de nós concordaremos ser possível, ou que Deus seja uma abstração, e, não um ser pessoal. Ora, não dizem que o que Deus é o Filho é? Pois bem! Deus é o Pai do Filho. Se Jesus é Deus, é por consequência Pai de si mesmo, sob pena de não ser Deus, já que Deus é seu Pai segundo a Bíblia. O mesmo princípio serve à classificação de Filho e Espírito Santo, pois se Deus é o Filho, ou mais especificamente se o Filho é Deus, então, não há como dizer que algum outro que seja tão Deus quanto o Filho, não seja também Filho. Assim, se considerarmos verdadeiro o dogma trinitário não poderia haver distinção entre os entes que “compõe” ou que “são” Deus, mesmo que sejam em funções ou atividades, pois nunca devemos perder de vista que ser Deus é ser completo em si mesmo e por isso nada há que Deus possa ser que outro que se diga também Deus em coigualdade não seja também. “Mistério”???

    Irmão, Emamuel é “Deus Conosco” e Jeú é “Yahweh ele é”, a linha de raciocínio trinitária, desuniformemente considera Jesus literalmente Deus Conosco, mas não considera Jeú o próprio Yahweh. Se devemos usar várias critérios de leitura da Bíblia, logo fazeremos dela o que quisermos, mas se devemos ser uniformes nos nossos procedimentos de entendimento das Escrituras, então, se Jeú não é literalmente Yahweh, porque usarmos o critério do nome para dizermos que Emanuel é Deus em pessoa entre os homens, entende?

    Sobre Lucas 13, por caso ele não recebeu ordem do Pai sobre o que fazer e o que falar? Tal passagem contextualmente mostra que ele buscou fazer essa vontade do Pai tentando congregar a nação sob ele.

    Não, irmão eu não vou te levar a mal, mas como sei que com a palavra Deus, nessa pergunta, você quer se referir a Jesus como um coigual com o Pai, devo responder que sou impedido pela Bíblia de admitir isso. Se Jesus disse que só o Pai é Deus Verdadeiro e repete o Shemá dizendo que Deus é UM, eu não posso e nem devo acrescentar mais ninguém nessa lista. O Pai é o Único Deus Verdadiero segundo Jesus.

    Veja em Jo. 8.42 Jesus diz: "vim de Deus, não vim de mim mesmo". Ora, como ele pode ser Deus e não vim dele mesmo? O plano da salvação não nasceu em Deus antes da fundação do mundo? E decidido na eternidade? Se ele era Deus na eternidade, por conseguinte viria dele mesmo! Mas, mais uma vez NOTE ele, Jesus mesmo, é quem diz: "Não vim de mim mesmo, vim de Deus". Como alguém que os trinitários afirmam ser Deus, diz que veio de Deus e não dele mesmo?

    A trindade é imposição da reflexão humana para dentro da Bíblia, não um ensinamento bíblico!

    Medite nisso caro irmão!

    Na Paz!
    Valdomiro.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 07 Set 2011, 13:04

    Jefté, Paz!

    Caro irmão, como você não responde objetivamente não vou me alongar.

    Tua tentativa de desfazer as palavras de Jesus em Jo. 17.3, mais uma vez não prospera. A afirmação é: o Pai é o Único Deus verdadeiro e ele Jesus diz, repetindo o Shemá que Deus é UM. Então, caro irmão, você vai precisar fundamentar mais solidamente teu argumento.

    Sobre predicativo você fez a pesquisa de forma limitada. Quando alguém diz: "O caro é amarelo", não quer dizer que "amarelo" seja caro (se alguém disser "eu tenho um amarelo" sem se referir ao que está falando, ninguém subentenderá que está se falando de um caro, porque caro e amarelo não são sinônimo nem inercambiáveis). Ou seja, o prediticativo não é uma via de mão dupla como é o atributivo. Estude melhor a questão e depois você posta o que descobriu, ok?

    Só para encerrar, visto que você pretendeu pender para um lado que não é o que tentei mostrar para a Cíntia, vamos comentar! O que o Espírito Santo gerou no ventre de Maria; um Espírito Santo ou o Corpo Santo? Se seguir uniformemente tua premissa: "filho de jacaré, é jacaré", então, Jesus inexistia enquanto Espírito Santo e foi gerado naquele dia!!!??? E se o Espírito gerou um corpo, teu argumento não tem sentido dentro da Bíblia, só fora dela!!!

    Bem, irmão, peço desculpas e respeitosamente digo (já com a experiência de dezenas de postagens trocadas contigo), nem li o resto, pois já sei que é tudo com a linha de argumentação que citei acima!

    Na Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Menezes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Porto Velho - RO
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Cristão Livre
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 11
    Data de inscrição : 06/09/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Menezes Qua 07 Set 2011, 13:16

    Só para complementar o que o irmão Jefté acima expôs, vou citar um pequeno texto bíblico, conforme João 5, abaixo:

    18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
    19 Disse-lhes, pois, Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho de si mesmo nada pode fazer, senão o que vir o Pai fazer; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

    No verso 18, o apóstolo fala o porque os judeus procuravam matar a Jesus, entre tais acusações, estava em dizer que Deus era seu próprio Pai, e com isso, se igualando a Deus. Bom, isso é bem verdade, haja vista, que o autor do texto, em nada refutou tal situação, concordando que realmente a mensagem da verdade é essa mesma, isto é, Cristo é Deus. Agora veja a confirmação no verso 19, onde o próprio Cristo confirma e se iguala a Deus, falando no final: "... porque tudo quanto ele (Deus), faz, o Filho o faz igualmente". Convenhamos que, para fazer o que Deus faz, só sendo Deus também. Estou errado?
    avatar
    Menezes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Porto Velho - RO
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Cristão Livre
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 11
    Data de inscrição : 06/09/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Menezes Qua 07 Set 2011, 13:30

    Ok, irmão Valdomiro, li todo seu texto e vou relê-lo de novo para uma análise melhor, porém, vou te perguntar só mais essa vez, me desculpe de novo. O irmão crê que Cristo é Deus? Essa resposta é dura para quem não crê na trindade, não é mesmo?
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 07 Set 2011, 16:17

    Ok irmão Menezes, boas leituras!

    Não irmão a resposta não é dura e tua insistência não ofende, pensei haver respondido. Mas, a resposta é bem simples até. A preocupação que tive não foi comigo, porém contigo. Em respeito a tua fé, mas já sei que posso ser mais direto para não ser mal interpretado! Mas, ei-la: Se com a palavra "Deus" você quer dizer um com igual com o Pai a resposta é categoricamente:
    NÃO!

    Tentei responder eufemicamente na postagem anterior, mas, infelizmente, você interpretou para o outro lado.

    Sobre tua citação de Jo. 1.18, eu lamento você fazer côro com a acusação dos fariseus para dizer o que Jesus não disse. Ele disse sim, ser Filho; o resto é acusação dos fariseus! Como ele, de fato, curou no sábado; o resto é acusação dos fariseus! Entende? Mas, você leu o verso 19? "Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente." Ele não poderia se dizer igual a Deus e exatamente no mesmo diálogo dizer que de "SI MESMO não podia fazer coisa alguma" e depender do Pai fazer para ele fazer igual. Deus não pode fazer coisa alguma? Este "SI MESMO" denota uma pessoa diferente, dependente e inferior a Deus ou o próprio Deus?! Veja o paradoxo do teu conceito: "Eu sou Deus, mas não posso de mim mesmo fazer coisa alguma?"

    Releia lá por favor irmão, e veja que quem está dizendo que ele se fazia igual a Deus, não é ele próprio, mas os fariseus. A resposta a isso está nas palavras de Jesus em sua defesa constante do verso 19. "NA VERDADE, NA VERDADE vos digo: O Filho por si mesmo não pode..."


    Abraços!
    Na Paz!
    Valdomiro.





    Última edição por Valdomiro em Qua 07 Set 2011, 16:33, editado 1 vez(es)
    avatar
    Menezes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Porto Velho - RO
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Cristão Livre
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 11
    Data de inscrição : 06/09/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Menezes Qua 07 Set 2011, 17:45

    Irmão, não citei João 1: 18, mas sim João 5: 18 e 19. Outra coisa, não estou concordando com os fariseus, mas sim com o autor do texto, isto é, o próprio João, pois é ele que se expressa ali naquele contexto, e para entender isso, vamos pegar também os dois versos anteriores, veja:

    16 Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.
    17 Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
    18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

    Viu bem agora, o porquê de João falar que os judeus queriam lhe matar por violar o sábado e por se fazer igual a Deus? Justamente porque o próprio Jesus disse trabalhar no sábado e ser Deus seu pai. Prestou atenção?



    Já que citou João 1: 18, então não deve ter sido à toa, vejamos abaixo:

    18 Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.

    Viu bem, como João tem entendimento de que Cristo é Deus? Ora, quem é o Deus unigênito que está no seio do Pai? Não é Cristo? Não foi Ele que deu a conhecer o Pai? Irmão, João como todos os apóstolos, tinham a consciência de que Cristo é Deus e Senhor, logo, quando se referiu em João 1: 1 que o verbo é Deus, não estava querendo dizer outra coisa, se não, essa mesma que acabamos de ler. Ok?
    .
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qua 07 Set 2011, 18:13

    Irmão Menezes, Paz!

    O Jo. 1.18 foi erro de digitação. Mas o texto que você sugeriu e o qual transcrevi é do capítulo 5, penso que concordamos sobre isso!

    Irmão, João registrou o fato. Jesus não veio transgredir a Lei. Usando a versão de Almeida que você tem na mão eu pergunto: Jesus violou a LEI? Mesmo dizendo que veio cumprir? Ou os fariseus o acusaram disso, assim como o acusaram de se fazer Deus e João registrou em seu evangelho? Você está fazendo o mesmo que os fariseus, para poder colocar Jesus em deidade com o Pai? Está dizendo que ele violou a lei que veio cumprir para validar a declaração farisaica de que ele se fez Deus? É uma pena. Eu não concordo com os fariseus e Jesus também não, tanto que disse "Eu não posso de MIM MESMO fazer coisa alguma" na imediata sequência. Você não percebe isso?

    Mas, aproveitando tua citação de Jo. 1.18. Essa redação que você nos trouxe é rejeitada por muitos analista de manuscritos bíblicos porque só está presente em dois manuscritos antigos. O p66 e o p75. Esses dois manuscritos contem um monte de erros e essa redação só aparece em algumas versões da Bíblia. Vide a Atualizada e a Corrigida de Almeida. Até trinitarianos, como o Dr. Wilbur Pinckerin não aceitam esse verso, que tem mais caráter Gnóstico que trinitário.

    Irmão, surgiro que você passe a ler a Bíblia em sequência. O NT mesmo e verá que Jesus não é apresentado como Deus em igualdade com o Pai. Algumas leituras isoladas é que dão a entender isso. Mas, a explanação positiva da Bíblia é o Pai, como Deus e Deus até mesmo do Filho: "Vai dize a meus irmãos, que eu subo para meu Pai, vosso Pai, meu Deus vosso Deus". "Revelação de Jesus Cristo que Deus lhe deu". "Porque Deus é a cabeça de Cristo", "O Pai é maior do que eu". "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo". "Quando se diz todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que todas as coisas lhe sujeitou". "Ao que vencer eu o farei coluna no templo de MEU DEUS". "Vim de Deus, não vim de mim mesmo". "Minhas palavras não são minhas, mas daquele que me enviou". "Nós adoramos (Jesus e os judeus) o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus" e etc, etc, etc.

    Santo irmão, comentei teus versículos, mas não vi você comentar nenhum dos que postei, nem os argumentos. Gostaria de ver teus comentários, não apenas citação de versos como se eu não tivesse falado nada. Qual o contexto geral das Escrituras para Jo. 1.1, será que há dois que são Deus, em flagrante contradição com as palavras de Jesus que diz ser somente o Pai único Deus Verdadeiro?

    Também, quando ele diz "MIM MESMO" ao dizer que não podia fazer nada, no verso 19 de Jo. 5., e tantas outras questões que levantei.

    Grande abraço!
    Na Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Menezes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Porto Velho - RO
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Cristão Livre
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 11
    Data de inscrição : 06/09/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Menezes Qua 07 Set 2011, 20:53

    Mais uma vez vou lhe pedir desculpa, mas dizer que textos bíblicos está errado, isso já ouvi bastante, porém, somente daqueles que querem justificar o que falam. Lógico, não estou acusando o irmão disso, porém, não aceito tais argumentos, embora já tenha ouvido bastante. Quanto a dizer que não estou lhe respondendo, acho que o irmão não está sendo justo comigo, haja vista que, embora não comente seus argumentos na totalidade, mas uma boa parte sim, atentando no que acho mais importante como refutação. Quanto a quem é maior, o contexto mostra claramente que é o Pai, porém, isso não descontextualiza que Cristo é Deus também. Alguns pregam que Cristo é Miguel, justamente para descontextualizá-lo de sua divindade, e isso, no meu entender, gera um grave erro com os escritos, que os colocam claramente como Deus também. Como já disse, respeito o pensamento do irmão, porém reconheço que preciso estudar esse assunto com mais profundidade, me focando mais na divindade de Cristo, e em seus efeitos como uma trindade. Grato.
    avatar
    Menezes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Porto Velho - RO
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Cristão Livre
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 11
    Data de inscrição : 06/09/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Menezes Qua 07 Set 2011, 22:22

    Isaías 9: 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

    Isaías 43:

    10 Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
    11 Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador.

    As duas passagens acima de Isaías, dá a entender que Cristo e Deus são apenas um, porém em ministérios diferentes. No verso 10 de Isaías 43, o Senhor fala que antes dele e depois, nenhum Deus se formou, já no final do verso 11, diz que fora dele não há salvador, bem como, lá em cima em Isaías 9: 6, mostra Cristo como Deus Forte e Pai Eterno, dando a entender de novo, que são a mesma pessoa.

    Bom, como já disse acima, preciso me aprofundar mais nessa questão, porém uma coisa tenho certeza conforme a bíblia, sendo igual ou menor, mas Cristo é Deus sem sombras de dúvida.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Qui 08 Set 2011, 08:29

    Caro irmão Menezes, Paz!

    Sobre as variantes dos textos, respeitosamente digo, só ignora o fato quem não deu a devida atenção. No meio cristão mesmo há duas versões das Almeidas. Eu citei para você a Corrigida e a Atualizada, em Jo. 1.18 ambas trazem versões diferentes para esse versículo. Se você estudar as razões facilmente optará por “Filho unigênito” ao invés da versão Gnóstica “Deus unigênito”. Ser cativo de uma só versão da Bíblia te torna prisioneiro da linha de fé do tradutor.

    Sobre a questão das respostas, o irmão pensa que apenas citar um versículo seja o suficiente para eliminar o argumento levantado sobre outro. Não é assim que funciona amado irmão.
    Por exemplo, se eu já mostrei que há pessoas na Bíblia cujas traduções dos nomes os tornam candidatos a serem reconhecidos como Deus, porque você me traz Is. 9.6? Justamente porque não se comprometeu a dá um resposta sobre a questão de Emanuel. Ignorou, e como se nada tivesse sido falado antes, você trouxe um versículo justamente baseado em nomes. É disso que eu estou falando.

    Veja só, você admite que o Pai é maior (e é mesmo), mas diz que isso não “descontextualiza que Cristo é Deus também”. Veja, santo irmão, que pensamento contraditório! Como pode Jesus ser Deus e ser menor que o Pai? Irmão, ser Deus na esfera do Pai é completude. Para quem é Deus igual ao Pai nada, em absolutamente nada, pode ser menor! A não ser que você creia no Deus Maior e no Deus Menor! O desejo da minha alma, em Deus, é que você possa notar quanta disparidade se busca manter (e se cria) para que permaneça viva uma doutrina que nunca foi ensinada por apóstolo algum. (Obs.: Eu não creio que Cristo seja Miguel).

    Bem, como o irmão está disposto a estudar mais a questão (O parabenizo por isso!), considere ler outras versões da Bíblia. Há muitas versões protestantes, e muito boas versões, por incrível que pareça, católicas.

    Por que é importante estudar? Porque, por exemplo, você cita “Deus Forte” como uma identificação de Cristo como sendo Deus, mas אֵל גִּבֹּור (El-Gibor = Deus Forte) não é um expressão exclusiva para descrever Jesus, veja Ez. 32.21 lá se fala de אֵלֵי גִבֹּורִים (Elei-Giborim = Deuses Fortes), plural da mesma expressão usada em Is. 9.6. Mas veja como nossos irmãos traduziram essa expressão em Ez. 32.21: “Os poderosos entre os valentes lhe falarão desde o meio do Seol, ...”(ARA). Note que eles (os tradutores) foram desuniformes para favorecer nossa percepção de que Cristo é “Deus Forte”; para associarmos mais facilmente Jesus a Deidade. Mas, por que não traduziram por “Deuses Fortes” o verso de Ez. 32.21 ou o contrário: “O Poderoso” em Is. 9.6? É isso que eu chamo ser refém, pois se você não fizer a devida verificação vai achar que as nossas traduções estão perfeitas, quando elas são também, infelizmente, tendenciosas para favorecer o trinitarismo. Essas versões dão uma falsa evidência da deidade de Jesus quando fazem duas traduções diferentes para o mesmo termo.

    Indico que você dê uma lida no site www.unitarismobiblico.com mantido por mim. Lá você vai poder verificar vários dos versículos que te vem a mente quando o assunto é “deidade” de Cristo!

    Qualquer dúvida é só entrar em contato, Ok?

    Grande abraço!
    Na Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Menezes
    - Iniciante -
    - Iniciante -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 9
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Porto Velho - RO
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Cristão Livre
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 11
    Data de inscrição : 06/09/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Menezes Qui 08 Set 2011, 22:37

    Irmão, volto a repetir, preciso me aprofundar no assunto para poder ter mais conhecimento, bem como, adquirir argumentos bem fundamentados, de modo que possa defender o que creio. Quanto a dizer que o pai é o maior, isso o falo pelo contexto da bíblia, porém, como creio que são apenas um, logo, se completam e se igualam em santidade e poder. O próprio Cristo disse que o servo não pode ser maior que o senhor, logo, deu o maior exemplo disso, esvaziando-se a si mesmo, tornando-se semelhante aos homens, obedecendo até a morte, conforme Filipenses 2 abaixo:

    5 Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
    6 o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar,
    7 mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
    8 e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.

    Cristo é Deus irmão, embora tenha assumido a forma de servo como homem, em Jesus.

    Me desculpe por não me ater em seus argumentos para respondê-lo, pois isso damanda tempo, e no momento não disponho do mesmo. Grato, e fica com Deus irmão.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 09 Set 2011, 08:05

    Certo irmão!

    Concordo, respeito e parabenizo tua iniciativa de estudar mais!

    Apenas um conselho de irmão para irmão. Quando estudar ore também (acredito que o irmão já faz isso), e ao estudar não procure fundamentação para o que crê, mas para o que a Bíblia ensina, independentemente do que você crê, OK?

    Quando eu comecei a estudar sobre a trindade, lá nos primórdios da minha fé, o fiz para defendê-la. E defendi o dogma por anos a fio. Na época eu não buscava a verdade, buscava defender o que cria. Com o passar do tempo, algumas indagações ainda ficaram no ar como, por exemplo: "Daquele dia e hora ninguém sabe, ... nem o Filho". Ora, como o Filho poderia ter sido Deus se não sabia o dia da volta? Ele ao esvaziar se esqueceu? Como poderia ter esquecido se ele pediu ao Pai restituição da Glória que tinha antes da fundação do mundo? Não esqueceu que tinha Glória, mas esqueceu do dia de sua própria vinda? Não tem sentido, percebe? Ele não era onisciente e testemunhou sobre isso ao dizer que não sabia o dia da volta!

    Irmão, sobre Fp. 2.5-8, vou deixar você mesmo descobrir, mas procure os significados originais das palavras "subsistir", "forma", "sendo" e "aferrar". O real significado dessas quatro palavras desfaz o argumento trinitário. Fica ai a dica!

    No mais santo irmão, não há absolutamente nada para você pedir desculpas. Está tudo na Paz!

    Bons estudos!
    Grande abraço!
    Na Paz!
    Valdomiro.

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Sex 09 Set 2011, 12:26

    Irmão Menezes

    Disse:
    Irmão, a frase sendo predicativa ou não, não tira o significado do que alí está expresso, ou seja, "e o verbo era Deus". João fala claramente através do Espírito, que o verbo é Deus, logo, uma contra-argumentação dessa verdade, cria um grande problema para o contexto bíblico, contradizendo o que claramente foi expresso. Outra coisa, quanto ao que citaste: João 17: 3, I Cor. 8: 6 e Gál. 3: 20, todos estão dentro de um contexto, os quais devem ser levado em consideração, caso contrário, entramos em um erro grave, de mostrar uma verdade superficial. Em João 17: 3, dando continuidade a narração, mais na frente no verso 22, veja o que Cristo diz: "E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um". Viu bem? SOMOS UM. Quanto a I Coríntios 8: 6, citaste apenas uma pequena parte, mas veja o verso todo: "todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também". Viu bem? Um só Senhor, JESUS CRISTO. Ora irmão, o Senhor é Deus, e isso está na bíblia, inclusive no AT. Quanto a Gálatas 3: 20, apenas confirma o que cremos, em um só Deus, porém manifesto em três pessoas, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Qual o problema de Deus se manifestar em três pessoas? Por acaso deixa de ser Deus? Não irmão, não deixa, continua sendo um Deus, mas manifestado em três ministérios. Vejamos Mateus 1: 23 Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.

    Cristo é Deus conosco, reconciliando o mundo consigo mesmo. Agora veja Lucas 13 abaixo:

    "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que a ti são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta a sua ninhada debaixo das asas, e não quiseste!Eis aí, abandonada vos é a vossa casa. E eu vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor."

    Só um Deus pode falar o que Cristo falou acima. Estou errado?

    Espero que o irmão não me leve a mal, mas vou voltar a perguntar de novo: Crês que Cristo é Deus? Estou no aguardo, grato.
    Também concordo e creio plenamente, irmão!

    Irmão, não citei João 1: 18, mas sim João 5: 18 e 19. Outra coisa, não estou concordando com os fariseus, mas sim com o autor do texto, isto é, o próprio João, pois é ele que se expressa ali naquele contexto, e para entender isso, vamos pegar também os dois versos anteriores, veja:

    16 Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.
    17 Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.
    18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

    Viu bem agora, o porquê de João falar que os judeus queriam lhe matar por violar o sábado e por se fazer igual a Deus? Justamente porque o próprio Jesus disse trabalhar no sábado e ser Deus seu pai. Prestou atenção?
    Também plenamente concordo!
    O Senhor demonstrava Sua unidade, humildade e igualdade junto ao Pai!
    E esse foi o testemunho do apóstolo João!

    Por isso digo:
    Os evangelhos por si só já nos mostra e nos dã total testemunho de toda a Verdade - do Senhor entre nós - porquanto pelas obras e feitos do Senhor entre nós - já mostra toda a Sua Verdade e Glória e Majestade e Poder - sendo que quando Ele aqui entre nós esteve - não houve obra ou empecilho físico ou espiritual que fosse p/ Ele impossível:
    E me diga o que Ele aqui não pôde e não tenha feito, por faltar-lhe poder ???
    Vide seu andar por sobre o mar; que foi algo feito ocultamente - não um milagre a ser pelo mundo visto (pois não o fez p/ ninguém ver) simplesmente queria ultrapassar os apóstolos que remavam dificultosamente p/ a outra banda, pela 4ª vigília da noite - assim Ele como se nada nada existisse como limitação, foi-lhes ao encontro pelo mar.
    Os evangelhos mostram a glória e o poder de Cristo!

    avatar
    Gustavo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 122
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Goiânia
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Igreja Presbiteriana
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 9
    Pontos de participação : 173
    Data de inscrição : 31/10/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gustavo Qui 03 Nov 2011, 20:46

    Olá, irmãos!

    Este é realmente um tema muito controverso, e pode-se notar pela quantidade de páginas que o tema já está sendo discutido por aqui... Não só por aqui, acredito eu, mas em vários lugares o mesmo tema gera inúmeros posts... Discussão difícil que já existe há quase 2000 anos.
    Isto também mostra como este tema é importante. Eu pessoalmente acho de importância vital, já que para mim, a divindade de Cristo tem implicações soteriológicas. Ou seja, ela está intimamente relacionada com nossa salvação.

    Sou portanto trinitarista, por acreditar que esta visão, mesmo sendo uma visão limitada, já que homem nenhum poderia definir com 100% a natureza divina, é a visão mais exata que poderíamos ter da Bíblia, e da mensagem de salvação proposta pelo cristianismo.

    Por um lado, temos os modalistas, também conhecidos em vários fóruns como unicistas. Eles pregam que Jesus é o mesmo que o Pai e o Espírito Santo. Esta visão ao meu ver é falha, pois implicaria que, na morte de Cristo na cruz, o mundo teria ficado sem Deus por três dias. Obviamente eu não sou aniquilacionista (doutrina onde a pessoa deixa de existir na morte), mas entendo que na morte há uma separação deste mundo que Deus não poderia experimentar. Do contrário, morreríamos.

    Por outro lado, temos também os arianos, que defendem que Cristo foi apenas um ser humano enviado por Deus para cumprir Seu plano de Salvação. Neste ponto também vejo problemas graves. Acho que o problema principal pode ser melhor compreendido quando lemos o capítulo 43 de Isaías, no seguinte trecho:

    (Is 43:10) Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que eu sou o mesmo; antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.
    (Is 43:11) Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador.
    (Is 43:12) Eu anunciei, e eu salvei, e eu o mostrei; e deus estranho não houve entre vós; portanto vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor.

    Observem que Deus faz aqui duas declarações: que Ele é o único Deus, e que ele é o único Salvador. Deus aqui não se declara Salvador apenas em caráter militar, mas se declara Salvador a respeito de pecados também:


    (Is 43:25) Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.
    (Is 43:26) Procura lembrar-me; entremos juntos em juizo; apresenta as tuas razões, para que te possas justificar!
    (Is 43:27) Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim.

    Toda esta discussão se inicia no capítulo 39, onde Deus usa a visita de embaixadores da Babilônia, para fazer previsões sobre o futuro de Israel. Assim, Deus se compara aos deuses pagãos, pois Ele é capaz de prever o futuro. Não só é capaz de prever o futuro, mas também é capaz de salvar seu povo. É aí que entra o texto que cito primeiro: a capacidade de Deus de salvar seu povo é a prova que Deus apresenta de sua divindade. Logicamente, se houver outro deus que também é salvador, então esta prova de divindade verdadeira do Pai se torna inválida.
    Ora, mas para alguém que acredita que Jesus é uma criatura, é exatamente isto que ele fornece. Pois Jesus é chamado de Deus em João 1:1 (mesmo considerando-se o "um deus" da Tradução do Novo Mundo, é inegável que a divindade é atribuída a Jesus), e em muitos lugares no Novo Testamento ele é chamado de Salvador também. Fica então a questão: Deus teria mentido em Isaías 43, considerando-se o único Deus e Salvador? Neste caso, a revelação cristã está comprometida. Mas e se Cristo não for nosso Salvador? Então ainda aguardamos uma Salvação vinda do próprio Pai, ou estaremos perdidos eternamente.

    Por estas razões eu considero que o trinitarismo representa a visão mais bíblica. Pois assim Jesus é Deus e Salvador, sem comprometer o que Deus diz sobre sua divindade, ao mesmo tempo evitando uma situação estranha como acontece no modalismo.

    Abraços a todos.
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 04 Nov 2011, 18:54

    Caro Gustavo, Paz!

    Nobre irmão, respeito teu ponto de vista. E acho importante o friso feito por você quando diz: “para mim, a divindade de Cristo tem implicações soteriológicas”.

    Antes de comentar sobre Is. 43, penso valer a pena fazer alguns poucos esclarecimentos.

    Quem defende que Jesus foi um mero homem não são os arianos, mas a segunda geração do adocionismo e, na época da Reforma Protestante, Faustus Socinus cujos seguidores das ideias que ele defendia ficaram conhecidos como socianos. Ario, assim como o adocionismo primitivo defendiam e acreditavam na pré-existência de Jesus. Logo, essas duas linhas embora distintas em diversos aspectos não reconheciam em Jesus um ser humano comum.

    Voltando a questão de Is. 43!

    Essa paradigmatização que entende que é Deus em “pessoa” (presencialmente) quem efetua a salvação é recorrente no meio trinitário, mas decorre de uma percepção incompleta da afirmação bíblica.

    Isaías é harmônico com as afirmações do N.T, ou melhor o N.T é harmônico com Isaías.

    v. 10 “antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá”. Certamente Deus aqui é usado em sentido específico, estrito. Deus identificado como o Altíssimo. O Ente supremo. Jesus confirma essa citação explicitamente em pelo menos duas ocorrências. Ao recitar o Shemá em Mc. 12.29 “Ouve, Israel, Yahweh nosso Deus, Yahweh é UM” e em Jo. 17.3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro”.

    v. 11 “fora de mim não há salvador”, também o N.T confirma isso. Fora de Deus não há salvador! At. 5.31 falando de Jesus diz: “Deus com a sua destra o elevou a (a Jesus) Príncipe e Salvador”: Quem elevou Jesus a Salvador? O Próprio Jesus? Sem Deus é impossível que alguém seja elevado a Salvador. Isso também se lê em At. 13.23 “Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel”. Fica fácil perceber que o fato de Jesus ser constituído salvador, não tira a salvação do âmbito do poderio e exclusividade de Deus, o Pai, pois sem ele (Deus) ninguém seria levantado ou elevado a Salvador. Ele (Yahweh que é UM) continua sendo a fonte da salvação. Assim, por haver sido levantado e elevado a Salvador Jesus pode “salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” (Hb. 7.25). Ele é o caminho e Deus o Destino, por isso no futuro ele sujeitará todas as coisas a Deus, visto que ele mesmo já é sujeito a Deus.

    v.12 “Eu anunciei, e eu salvei, e eu o mostrei;” É outra verdade, Jesus confirmou isso em Jo. 8.40 “Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido”, Lc. 8.1 “E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele”. Ou seja, não era Deus em pessoa anunciando o Evangelho, mas o seu mensageiro: HOMEM que disse aquilo que de Deus ouviu. Não há nada na bíblia que condicione que o "anunciar" de Deus deva ser feito por ele em pessoa, o “salvar” de Deus deva ser feito por ele em pessoa e o “mostrar” de Deus deva ser feito por ele em pessoa.

    Quanto à questão do perdão e Is. 43.25, havia também essa dúvida citada por você entre expectadores religiosos da época de Jesus, tanto que disseram: “Quem pode perdoar pecados, senão Deus?” Jesus, informa que tem poder na terra para perdoar pecados (autoridade recebida do Pai: Jo. 5.36, 12.49). A conclusão dos expectadores, registrada por Mateus, foi diferente da dos líderes religiosos. O apóstolo, Mateus, mostrou o que aquele evento do perdão e cura significou: “E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens” (Mt. 9.8 ). Ninguém, nem Mateus, entendeu ali que era Deus pessoalmente atuando, mas que este (Deus) dera tal poder aos homens (ali representados em Jesus).

    Concordo “que a capacidade de Deus de salvar seu povo é a prova que Deus apresenta de sua divindade (Deidade)”, mas essa capacidade é de fato capacidade e não limitação, pois se ele não puder levantar e elevar alguém para cumprir esse papel, isso indicaria uma limitação que em Deus inexiste. Tudo se origina nELE.

    Por estas razões eu considero que a base do trinitarismo é mais fundada na vontade que em alguma visão apresentada na Bíblia. Pois, como foi visto Jesus não precisa ser o próprio Deus ou coigual a ele para trazer a salvação de Deus aos homens. A profecia era que um homem morreria pelo povo e não que Deus morreria pelo povo: “E Caifás, um deles que era sumo sacerdote naquele ano, lhes disse: Vós nada sabeis, 50 Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação. 51 Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação” (Jo. 11.49-51).

    Assim, a Bíblia não diz que era Deus quem deveria morrer pelo povo, e diz que Deus elevou a Jesus para Salvador. Se Deus não tivesse "DESTRA" suficiente para elevar alguém a Salvador para executar a sua salvação, então, Deus não seria Salvador.

    Na Paz!
    Valdomiro.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 27 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 11 maio 2024, 05:48