O amado Jefté diz: "A criação foi toda acabada no sexto dia,"
A segunda criação, pois antes do homem ser criado já havia existido nações e reinos nessa terra.
Perdeu o controle sobre o Edem
Ezequiel
Kozoqiúl 31 :8 Os cedros no jardim de ULHIM não o podiam esconder; as faias não igualavam os seus ramos, e os plátanos não eram como as suas varas; nenhuma árvore no jardim de ULHIM se assemelhava a ele na sua formosura.
9 Formoso o fiz pela abundância dos seus ramos; de modo que tiveram inveja dele todas as árvores do Edem que havia no jardim de ULHIM.
No início deste versículo, deparamos com a expressão "JARDIM DE ULHIM" expressão sinônima de jardim do Éden ou paraíso de ULHIM onde podemos notar a presença de árvores diversas, dando-nos um deslumbre do paraíso uma vez que existindo árvores, existirá também flores, frutos, rios, cachoeiras, vales, montanhas, etc. Contudo o mais interessante é que vemos, neste jardim, todas as características do jardim do Éden de Adam. Todavia, ele mesmo não aparece. Isso nos leva a crer que este era um outro jardim, porém, aqui mesmo, na mesma terra.
NOTE que estas árvores têm características muito interessantes e embora o texto use a palavra "árvore", os adjetivos dados a elas as colocam em um patamar muito acima de simples árvores. O texto atribui a elas sentimentos, pensamentos, capacidade de ação e etc., e nos leva a entender que estas não eram árvores, no sentido literal da palavra, mas, seres inteligentes. Seja o porque: "NÃO TINHAM RIVALIDADE" o que da a idéia de funções distintas entre elas porem, sem disputa ou competição. "Não havia igualdade" todas as outras árvores eram inferiores a ele, mas mesmo assim não se incomodavam. Elas o respeitavam.
São várias as árvores, porém cada uma com um nome diferente, um formato diferente e uma categoria diferente. Cada uma segundo a sua espécie.
REPENTINAMENTE o texto nos mostra algo completamente diferente no caráter das árvores: "Surge a inveja" Por que motivo? A resposta logo vem no verso 10.
Foi rebaixado do posto de Querubim Ungido
Ezequiel
Kozoqiúl 3110 Portanto assim diz YAOHU ULHIM: Como se elevou na sua estatura, e se levantou a sua copa no meio dos espessos ramos, e o seu coração se ufanava da sua altura,
Ele se elevou e se exaltou e levou com ele aqueles que estavam a sua volta. Todos se corromperam e passam a pensar e agir como ele. Por este motivo chega a sentença de ULHIM.
Ezequiel
Kozoqiúl 31:11 eu o entregarei na mão da mais poderosa das nações, que lhe dará o tratamento merecido. Eu já o lancei fora.
O Filho da Alva, o Querubim Ungido é entregue a mais poderosa das nações o que é um dos tipos do shua-ol-mayao, também pode ser um dos tipos de Yaoshorul, e ainda pode ser um dos tipos do Oholyao. Todos estes três antitipos se enquadram bem neste texto, e dão significado ao contexto. Por este motivo é que está registrado. (Ap 12:4 "a sua cauda levava após si a terça parte das estrelas do shua-ol-mayao, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que estava para dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe devorasse o filho." Ap 12.7 "Então houve guerra no shua-ol-mayao: Mykhaul e os seus mensageiros batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus mensageiros batalhavam,") Quando o Filho da Alva pecou, ULHIM o rebaixa e, ao mesmo tempo elege um destacamento de seres celestiais comandados pelo arcanjo Mykhaul, e os colocam para fora da Hodayao e majestade do shua-ol-mayao.
Seus seguidores são punidos
Ezequiel
Kozoqiúl 31:12 Estrangeiros, da mais terrível das nações, o cortarão, e o deixarão; cairão os seus ramos sobre os montes e por todos os vales, e os seus renovos serão quebrados junto a todas as correntes da terra; e todos os povos da terra se retirarão da sua sombra, e o deixarão.
13 Todas as aves do shu-ol-mayao habitarão sobre a sua ruína, e todos os animais do campo estarão sobre os seus ramos;
14 para que nenhuma de todas as árvores junto às águas se exalte na sua estatura, nem levante a sua copa no meio dos ramos espessos, nem se levantem na sua altura os seus poderosos, sim, todos os que bebem água; porque todos eles estão entregues à morte, até as partes inferiores da terra, no meio dos filhos dos homens, juntamente com os que descem a cova.
Fala da penalidade imposta a ele e aos seus seguidores.
ULHIM agora determina que nunca mais o mesmo aconteceria com qualquer outro mensageiro querubim ou qualquer outra espécie de seres celestiais, para que o que aconteceu ao Filho da Alva, nunca mais se repita.
Ezequiel
Kozoqiúl 31:15 Assim diz YAOHU UL: No dia em que ele desceu ao Sheol, fiz eu que houvesse luto; cobri o abismo, por sua causa, e retive as suas correntes, e detiveram-se as grandes águas; e fiz que o Líbano o pranteasse; e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram.
São cobertos de trevas, escuridão
"Passou para o além". Esta expressão nos fala da forma de punição recebida pelo diabo e seus seguidores que, neste caso não são os mensageiros decaídos (explicaremos esta diferença mais tarde), mas as "árvores" que viviam com ele na terra. Note que o próprio ULHIM fala de luto (escuro que também pode ser traduzido por trevas ou ainda caótica). Por causa do Filho da Alva, a terra é completamente coberta com correntes de muitas águas. "O Líbano de preto", novamente nos fala das trevas que cobriram a terra. A Terra torna-se caótica e vasia, cobberta de águas.
Seus copos são lançados na sepultura.
"O ALÉM" em algumas versões, a palavra hebraica "Queber" é traduzida aqui erradamente por inferno "Sheol". Queber no seu sentido original quer dizer sepultura, cova, poço. Quando comparamos Ez 31.15 com Gn 42.38 (sepultura) "Ele porém disse: Não descerá meu filho convosco; porquanto o seu irmão é morto, e só ele ficou. Se lhe suceder algum desastre pelo caminho em que fordes, fareis descer minhas cãs com tristeza ao Sheol.", Is 14.11 (cova) " Está derrubada até o Sheol a tua pompa, o som dos teus alaúdes; os bichinhos debaixo de ti se estendem e os bichos te cobrem." , Is 14.18 (túmulo) "Todos os reis das nações, todos eles, dormem com Hodayao, cada um no seu túmulo.", Is 14.19 (sepultura) " Mas tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, coberto de mortos atravessados a espada, como os que descem às pedras da cova, como cadáver pisado aos pés.", chegamos a conclusão de que a punição dada por ULHIM aos habitantes da terra, que se perderam com o Filho da Alva, foi descer a sepultura. Ou seja, perderam seus corpos. Comentaremos mais sobre este assunto mais a frente.
Foram todos lançados na terra
Ezequiel
Kozoqiúl 3116 Farei tremer as nações ao som da sua queda, quando o fizer descer ao Sheol juntamente com os que descem à cova; e todas as árvores do Edem a flor e o melhor do Líbano, todas as que bebem águas, se consolarão nas partes inferiores da terra;
"Som de sua queda" da a idéia de cataclismo um tremor de terra. A ciência confirma a idéia de "SOM", pois, segundo eles existe no universo evidencia de um "ECO", que até hoje pode ser ouvido, através de aparelhagem adequada. Este assunto é tão importante que chegou a ser matéria para um dos programas de maior audiência da Rede Globo de televisão, chamado FANTÁSTICO.
Uma classe de seres diferente dos mensageiros
"Passar para o além com os que descem á cova". Tudo indica que estes que desceram à cova (sepultura ou seio da terra do hebraico Queber que significa poço, cova) não foram punidos da mesma forma que os mensageiros caídos que foram lançados no abismo da escuridão, (Sobre isto, comentaremos mais a frente). Esta é uma punição diferente. O que leva a crer que eram tipos de seres diferentes dos mensageiros. Segundo este argumento, havia já naquela época duas classes de vidas, os mensageiros, e os seres que habitam a terra quando o Filho da Alva governava. Os mensageiros foram presos no grande abismo, enquanto que os terráqueos da época foram colocados em covas no seio da terra. Exatamente como nós os fazemos hoje com aqueles que morrem.
Receberam o juízo de ULHIM.
17 também juntamente com ele descerão ao Sheol, ajuntar-se aos que foram mortos à espada; sim, aos que foram seu braço, e que habitavam à sua sombra no meio das nações.
Novamente aparece a palavra ALÉM e novamente o texto se refere aos que estavam com ele na terra REPARE a expressão "TRASPASSADOS A ESPADA". Que vem demonstrar o castigo e a punição de ULHIM. Espada aqui significa sentença ou juízo. "Os que foram o seu braço e os que estavam assentados à sombra" são expressões que falam dos seus comandados.
OBSERVAÇÃO: É bom que saibamos, o Filho da Alva não comandava os shua-ol-mayao mas a terra e por esse motivo o seu pecado só afeta a terra, tornando-a sem forma e vazia.
Ezequiel
Kozoqiúl 31:18 A quem, pois, és semelhante em hodayao e em grandeza entre as árvores do Éden? Todavia serás precipitado juntamente com as árvores do Éden às partes inferiores da terra; no meio dos incircuncisos jazerás com os que foram mortos à espada: este é Faraó e toda a sua multidão, diz YAOHU ULHIM.
De quem você leitor, acha que ULHIM está falando? Quem seria este Faraó em evidência? Só pode ser uma pessoa. Você não acha?