F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+2
Jefté
Marcones
6 participantes

    Qual é o propósito da nossa criação?


    Adauto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 970
    Data de inscrição : 13/04/2015

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Adauto Sex 21 maio 2021, 10:02

    E qual seria o dispositivo em nosso meio que seria capaz de comprovar evidências sobrenatural? Ou deuses?
    Desconheço. Existe?
    Talvez o pessoal ligado ao paranormal, caçadores de entidades ou forças psíquicas tenham algum meio ou equipamento para comprovar o que quer que seja. Esse ou aquele documentário aponta isso, mas eu não tenho como avaliar a seriedade dessas pessoas.

    Concordo em partes, há certas perguntas que seria mais fácil dizer “NÃO SEI” do que reivindicar um ser sobrenatural  como resposta, um exemplo simples seria, como o universo surgiu... Bom, universo podemos constatar a sua existência porém como surgiu a resposta mais lógica e racional ainda é NÃO SEI OU NÃO SABEMOS

    Por enquanto. Estou mordendo a própria lingua.

    A serventia para aplicação de uma analogia tem como assemelhar entre coisas ou fatos, e a palavra pode ser usada no campo  científico, mas precisamente no campo filosófico

    A finalidade é mostrar que a dificuldade de desmentir uma hipótese não torna esta verdadeira, e que não compete a quem duvida desmenti-la, mas quem acredita nela é que deve provar sua veracidade. Este tipo de argumento é similar em muitos pontos ao argumento do "Ônus da prova", utilizado para contestar a Fé e a Religião.

    Esse é o problema. Você contesta a fé desse ou daquele. O crente de uma facção contesta a fé de outros de outras facções. A sua fé(!) na inexistência de qualquer entidade que nos influencie e escape de nossos sentidos ou de nossa capacidade de raciocício, é contestada por crentes…
    E a caravana passa.

    Alguns filosófico aplica analogia especificamente no contexto de religião. (…)

    Filosofia é café com leite.


    Eu sou um ateu porque eu não tenho motivo especial para acreditar em Deus (mais do que eu tenho razões para acreditar em fadas) e ninguém me mostrou nenhuma evidência de que tenha me convencido. Quando vejo boas evidências, posso ficar convencido.

    Uma pessoa pode ser agnóstica sobre qualquer coisa: agnóstica significa apenas não sei. Portanto, sou agnóstico quanto à vida em Marte, simplesmente não sei se ela existe ou não. Ninguém sabe. Sou agnóstico sobre muitas coisas. Agnóstico não é uma palavra que se relacione particularmente com os deuses.  

    Novilíngua.
    Sobre a vida em Marte, você não é agnóstico… você é ignorante… no significado positivo do termo.

    No entanto, vou mais longe no que diz respeito aos deuses: também digo que tu também não sabes! Eu sugiro que você espere, deseje, diga, cante, cante e geralmente continue, o tempo todo agindo como se deuses existissem (ou um deus). Mas afirmo que, ainda assim, você não sabe. Certamente, você não sabe usar nenhum significado da palavra saber que eu já tenha ouvido falar. Saber requer boas evidências, e isso você não tem. (E não, um livro não é uma evidência.)

    Quem disse que eu sei? Minha memória me trai.  Aponte onde eu disse que sei, por favor.

    E se eu soubesse, de que me serviria a palavra fé?

    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 157
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sex 21 maio 2021, 11:57

    Prezado amigo Adauto escreveu;
    Alberto Guido
    Uma pessoa pode ser agnóstica sobre qualquer coisa: agnóstica significa apenas não sei. Portanto, sou agnóstico quanto à vida em Marte, simplesmente não sei se ela existe ou não. Ninguém sabe. Sou agnóstico sobre muitas coisas. Agnóstico não é uma palavra que se relacione particularmente com os deuses.  
    Adauto
    Novilíngua.
    Sobre a vida em Marte, você não é agnóstico… você é ignorante… no significado positivo do termo.
    Quer dizer que sou ignorante por não saber se existe vida em Marte ou Não?
    Então na sua perspectiva você tem certeza que não há vida nesse planeta?
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Sex 21 maio 2021, 14:02

    Alberto Guido escreveu:O prezado amigo Flávio Santos Escreveu:

    Caro Alberto Guido, deixarei para segundo plano a abordagem filosófica sobre o "Absoluto", pertinente ao Isaías 45:5-7, e me deterei na mensagem a posteriori sobre a temática acima, trazido por você. Entretanto, vou fazer o ensaio, não agora, porque será um pouco mais profundo. Farei nas mensagens seguintes, primeiramente, a abordagem morfológica das passagens citadas. Eu citei o Isaías 45:5-7 da tradução da Bíblia de Jerusalém, porque é uma das mais autorizadas.
    Seria interessante você nos trazer  os versos citados na versão em questão, para ver se corresponde com a minha nessa versão tão autorizada.
    Será que a palavra hebraica 'āzar e sua tradução (cingir, equipar, vestir, cingir-se (para a guerra) pode alterar todo contexto desse capitulo?

    Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Isaías 45:5  ACF
    Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cinjo, ainda que tu não me conheças. Isaías 45:5 AR
    Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim, não há deus; eu te cingirei, ainda que tu me não conheças. Isaías 45:5 ARC.

    Curioso também é que só não versão "Nova Versão Internacional" (NVI) a tradução 'āzar prejudicou tanto o texto do versículo 5 de Isaías

    Más, em todo caso, vamos então aguardando a exposição dos versos acima citado na versão a que você quer transparecer

    Caríssimo Alberto Guido, eu estou contente por tê-lo como companheiro de diálogo, dizendo francamente. Um ateu clássico, não dogmático, tem um degrau de compreensão acima do "crente" mítico-literal. Por "crente" há mais de um estágio de consciência, há diferentes esferas, um mais sofisticado que o outro. Não sou de nenhuma esfera de "crente", repito. No patamar de consciência do ateu clássico, existe o seu contraponto, mal dizendo, que é o "deísta". O assunto é fascinante e mais complexo que uma mera postagem como esta.

    Eu disse que a versão trazida por você, no caso a Nova Versão Internacional, tinha passagem corrompida. O termo "fortalecer", em lugar de "cingir" aparece na versão inglesa de Brenton, que pretende traduzir a Septuaginta (grega). Só que a versão inglesa de Brenton, que utiliza o verbo "fortalecer", não está no tempo futuro - "fortalecerei". Diz o inglês "I strengthened thee", que mal traduzido é "Eu te fortaleci". A Nova Versão Internacional, entretanto, tem a virtude de trazer uma tradução mais consentânea do versículo 6. Não sei em qual das versões a Nova Versão Internacional se baseia majoritariamente. Se faz um híbrido entre o grego e o hebraico, qual foi o norte em que os tradutores se basearam.

    Caro Guido, em relação ao verbo "cingir" do versículo 5, você traz versões em que o verbo está no futuro e outro no presente - "cingirei" e "cinjo". Esse detalhe faz toda a diferença, além do versículo 6, que é ênfase do versículo 5, podemos dizer.

    Estou preparando a postagem, como prometido, que será longa, pois primeiro é preciso firmar qual o texto-base escorreito para trabalharmos a nossa hermenêutica. Esse texto-base será também a base para o segundo momento, que é a interpretação no plano filosófico. Também estou analisando cada detalhe dos versículos desde o primeiro, por isso o trabalho é exaustivo, forçando um texto também longo . Espero concluir em breve. O texto bíblico é saboroso de se estudar, e para mim sempre surpreendente.  E estou só no começo do estudo da Bíblia propriamente. Pena que eu não possa me dedicar exclusivamente a ela, pois a Escritura foi elaborada por pessoas de consciência não-dual, de forma alegórica, encerrando assunto de conhecimento alcançável por poucos, ainda mesmo neste momento da evolução humana. Não estou me superestimando, só reconhecendo o devido lugar do texto bíblico.

    Caro Guido, espero cumprir o mais rápido possível o retorno nesses três ou quatro dias seguintes. Pois além da análise morfológica, há a interpretação em duas esferas, bem como a análise crítica textual, não é? Eu acho que não o decepcionarei. Um abraço a você e aos demais.

    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sex 21 maio 2021, 14:53

    O prezado amigo Flávio Santos escreveu;

    Que bom, ficaremos ansioso a espera da sua prometida postagem.

    Enquanto esperamos, você poderia nos fornecer os versos indicado na versão Jerusalém para conferi ou equiparar com a que tenho posse que surgir na mensagem acima e além claro de esclarecer justamente que Deus Isaías se refere no versículo 3. Se seria o Deus de Israel como está descrito nas versões que pesquisei, ou se na versão mais autorizada segundo você, não corresponde as mesmas palavras nas outras versões 

    Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Isaías 45:3 (ACF)
    Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome.Isaías 45:3 (AR)
    dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Isaías 45:3 (ARA)
    Dar-te-ei os tesouros enterrados e as riquezas escondidas, para mostrar-te que sou eu o Senhor,
    aquele que te chama pelo teu nome, o Deus de Israel. Isaías 45:3 (CATÓLICA)

    Você escreveu mensagem 26 alínea C

    c) Esse trecho de Isaías citado (45:5-7) não é, diga-se, referência a um “deus”, ou “deus” na mente de um ateu clássico. Não é “deus” da imaginação humana, pois é concepção própria do Absoluto. O que é o Absoluto? Vou explorar nas mensagens seguintes, que é verbete tratado pela Filosofia, que é essencialmente uma abordagem racional. Portanto, se eu demonstrar que o Iahweh de Isaías 45:5-7 corresponde ao Absoluto abordado pela Filosofia, ela não se circunscreve à Bíblia somente, mas é um conceito além da escritura redigida no tempo, tido por sagrado por alguma tradição
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Sex 21 maio 2021, 15:39

    Alberto Guido escreveu:O prezado amigo Flávio Santos escreveu;

    Que bom, ficaremos ansioso a espera da sua prometida postagem.

    Enquanto esperamos, você poderia nos fornecer os versos indicado na versão Jerusalém para conferi ou equiparar com a que tenho posse que surgir na mensagem acima e além claro de esclarecer justamente que Deus Isaías se refere no versículo 3. Se seria o Deus de Israel como está descrito nas versões que pesquisei, ou se na versão mais autorizada segundo você, não corresponde as mesmas palavras nas outras versões 

    Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Isaías 45:3 (ACF)
    Dar-te-ei os tesouros das trevas, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chamo pelo teu nome.Isaías 45:3 (AR)
    dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. Isaías 45:3 (ARA)
    Dar-te-ei os tesouros enterrados e as riquezas escondidas, para mostrar-te que sou eu o Senhor,
    aquele que te chama pelo teu nome, o Deus de Israel. Isaías 45:3 (CATÓLICA)

    Você escreveu mensagem 26 alínea C

    c) Esse trecho de Isaías citado (45:5-7) não é, diga-se, referência a um “deus”, ou “deus” na mente de um ateu clássico. Não é “deus” da imaginação humana, pois é concepção própria do Absoluto. O que é o Absoluto? Vou explorar nas mensagens seguintes, que é verbete tratado pela Filosofia, que é essencialmente uma abordagem racional. Portanto, se eu demonstrar que o Iahweh de Isaías 45:5-7 corresponde ao Absoluto abordado pela Filosofia, ela não se circunscreve à Bíblia somente, mas é um conceito além da escritura redigida no tempo, tido por sagrado por alguma tradição

    Caro Alberto Guido, você sublinhou a locução Deus de Israel nos trechos das versões citadas, dando a entender com isso como suposto "deus" particular a alguma nação. A Bíblia é alegórica, e os DUALISTAS não conseguem penetrar na alegoria nem no engenho particular da Escritura semítica. O conceito de Deus na mente de um DUALISTA e de uma mente NÃO-DUAL são de esferas completamente distintas. Você pede a versão da Bíblia de Jerusalém, que sim, repete a locução "Deus de Israel", mas já afiancei, isto não é prova da simplicidade conceitual do DUALISTA.

    Eu disse que estou analisando em detalhes os versículos, e isso compreenderá a locução "Deus de Israel", do versículo 3, do cap. 45 de Isaías.

    Quanto ao mais, deixo um trecho de um dos mais respeitados Padres da Igreja, Agostinho de Hipona, vulgo Santo Agostinho, quando interpreta alegoricamente parte do Êxodo, referente a travessia do Mar Vermelho ("Comentários ao Salmos", passagem ao Salmo 106, Editora Paulus):


    "...Aqui, o povo de Deus, libertado do grande e amplo Egito, é de certo modo conduzido através do mar Vermelho, para no batismo exterminar os inimigos. Neste sacramento figurado pelo mar Vermelho, quer dizer, no batismo de Cristo, consagrado por seu sangue, são apagados os pecados, esses egípcios perseguidores."


    Um DUALISTA não pode entender isso e acha que Agostinho é um doido varrido, pois a criança não pode entender a percepção e sentimento de um pai que tem relação a um filho, a não ser que ele seja pai também.

    Aqui reproduzo a passagem pedida por Alberto Guido da Bíblia de Jerusalém, ressalvando que não contradita a minha afirmação de que Iahweh é personificação do Absoluto (isso ficará demonstrado no meu estudo):
    Isaías 45:3 e dar-te-ei tesouros ocultos e riquezas escondidas, a fim de que saibas que eu sou Iahweh, aquele que te chama pelo teu nome, o Deus de Israel.


    Aliás, mais adiante esclarecerei o que é ser DUALISTA e NÃO-DUAL, como é a diferença de percepção. Agradeço ao amigo Alberto Guido por essa oportunidade.


    Última edição por Flávio Santos em Sex 21 maio 2021, 15:43, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : esclarecimento melhor)
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Sex 21 maio 2021, 16:51


    Caro Alberto Guido,

    um acréscimo que tem a ver com a passagem do capítulo 45 de Isaías, e que estou adiantando, é trecho do livro de Atos 17:22-28:


    Então Paulo, estando de pé no meio do Areópago, disse:

    Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos;
    porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio.

    O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;

    e de um só fez todas as raças dos homens, para habitarem sobre toda a face da terra, determinando-lhes os tempos já dantes ordenados e os limites da sua habitação;
    para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós;

    porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.



    No trecho acima se diz e de um só fez todas as raças dos homens. Os desavisados tomarão esse um como o Adão, o primeiro "ser humano", quando nada tem relação com isso, pois nem mesmo o Adão do Gênesis é ser humano, mas uma narrativa da psique humana, assunto que não focaremos aqui. Esse um que gera todas as raças é o o Uno, o Absoluto. Nesse Uno, diz o apóstolo Paulo, nós n'Ele vivemos, nos movemos e existimos.

    A descoberta e assunção desse Uno em nós criaturas se dá por meio do termo não muito compreendido, como Batismo do Espírito Santo, Moksha na tradição hindu, Satori na versão budista. O apóstolo Paulo afirma com todas as letras a presença de um único Existir, que dá vida a tudo o mais. Esse Existir não é servido por mãos humanas, pois dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas. É o mesmo sentido de Isaías 45:5-7, sendo que os versículos precedentes trata do Batismo.

    Não há nada além do Existir, do Uno (estude-se Plotino, por exemplo), do Absoluto.

    Já adiantei indevidamente parte da abordagem filosófica e escritural semítica do Absoluto. Mas creio que é útil para esclarecer alguns mal entendidos. Veja que não podemos fugir do Absoluto. O propósito da criação é descobrir o Divino em nós mesmos e usufruir de estados profundos de paz, alegria e retidão, inimagináveis para a consciência situada na DUALIDADE ainda. Esse é, em singelas palavras, o propósito da criação e responde a pergunta original do tópico. Vou me aprofundar mais devidamente no futuro.

    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sex 21 maio 2021, 20:19

    Prezado amigo Flávio Santos escreveu
    Caro Alberto Guido, você sublinhou a locução Deus de Israel nos trechos das versões citadas, dando a entender com isso como suposto "deus" particular a alguma nação. A Bíblia é alegórica, e os DUALISTAS não conseguem penetrar na alegoria nem no engenho particular da Escritura semítica. O conceito de Deus na mente de um DUALISTA e de uma mente NÃO-DUAL são de esferas completamente distintas. Você pede a versão da Bíblia de Jerusalém, que sim, repete a locução "Deus de Israel", mas já afiancei, isto não é prova da simplicidade conceitual do DUALISTA.
    Mas afinal que Deus seria esse que esta transcrito em praticamente em todo a escrituras? |Não seria o meu Deus que se apresentou a Abraão, Isaque e jaco? não seria Ele o Deus de Israel, dos Muçulmanos e do Cristianismo? Será que essas nações esta adorando e venerando um Deus errado deste de Abraão?
     
    Se assim for, caro amigo, teremos que reescrever todo a bíblia deste de Gênesis ate apocalipse para se adequar a esse seu raciocínio

    Note que os livros exposto estão na mesma sequencia  que a bíblia 


    E levantou ali um altar, e chamou-lhe: Deus, o Deus de Israel.Gênesis 33:20
    Três vezes ao ano todos os homens aparecerão perante o Senhor DEUS, o Deus de Israel;Êxodo 34:23
    Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso DeusLevítico 18:1,2
    Porventura pouco para vós é que o Deus de Israel vos tenha separado da congregação de Israel, para vos fazer chegar a si, e administrar o ministério do tabernáculo do Senhor e estar perante a congregação para ministrar-lhe;Números 16:9
    Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Deuteronômio 6:4
    Tão-somente à tribo de Levi não deu herança; os sacrifícios queimados do Senhor Deus de Israel Josué 13:14
    Assim o Senhor Deus de Israel desapossou os amorreus de diante do seu povo de Israel; e os possuirias tu? Juízes 11:23
    O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar.Rute 2:12
    E responderam: a arca do Deus de Israel será levada até Gate. Assim levaram para lá a arca do Deus de Israel.1 Samuel 5:8
    Disse o Deus de Israel 2 Samuel 23:3
    E disse: Bendito seja o Senhor Deus de Israel, que falou pela sua boca a Davi, meu pai, e pela sua mão o cumpriu, dizendo:1 Reis 8:15
     Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. 2 Reis 19:15
    Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.1 Crônicas 29:10
    Para blasfemar do Senhor Deus de Israel, e para falar contra ele, dizendo: Assim como os deuses das nações das terras não livraram o seu povo da minha mão,   2 Crônicas 32:17
    Porque o Senhor os tinha alegrado, e tinha mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa de Deus, o Deus de Israel. Esdras 6:22
    E não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado. Neemias 13:18
    e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus. Esdras 3:2
    Mas desejo falar ao Todo-poderoso e defender a minha causa diante de DeusJó 13:3
    Assim diz o Senhor Deus de Israel Isaías 37:21
    Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, o seu Criador Isaías 45:11 
    Fui eu que fiz a terra e nela criei a humanidade Isaías 45:12
    Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador. Isaías 45:15
    Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é Deus; que moldou a terra e a fez Isaías 45:18
    Eu disse que estou analisando em detalhes os versículos, e isso compreenderá a locução "Deus de Israel", do versículo 3, do cap. 45 de Isaías.
    Não é só o capitulo de Isaías que você tem que se preocupar em analisar os versos, e sim com todo a escritura
    Quanto ao mais, deixo um trecho de um dos mais respeitados Padres da Igreja, Agostinho de Hipona, vulgo Santo Agostinho, quando interpreta alegoricamente parte do Êxodo, referente a travessia do Mar Vermelho ("Comentários ao Salmos", passagem ao Salmo 106, Editora Paulus):
    Aqui, o povo de Deus, libertado do grande e amplo Egito, é de certo modo conduzido através do mar Vermelho, para no batismo exterminar os inimigos. Neste sacramento figurado pelo mar Vermelho, quer dizer, no batismo de Cristo, consagrado por seu sangue, são apagados os pecados, esses egípcios perseguidores."
    Qual foi a tua dificuldade para  sair procurando respostas no Google e pedir ajuda ao Santo Agostinho de Hipona para responder os meus requisitos.
    Você confia tanto assim nesse Padre, ate as autoridade da época consideravam com herege pela algumas frases celebre muito polêmica para o conceito do homem de branco do Vaticano.

    Mulheres não deveriam ser educadas ou ensinadas de nenhum modo. Deveriam, na verdade, ser segregadas já que são causa de horrendas e involuntárias ereções em santos homens(Santo Agostinho)
    Todas as doenças dos cristãos podem ser atribuídas aos demônios. Eles atormentam principalmente os batizados há pouco, até mesmo recém-nascidos sem culpa" (S.Agostinho, 354-430)
    "É impossível que haja habitantes do outro lado da Terra, já que nada é dito a esse respeito nas Escrituras sobre os descendentes de Adão" (Santo Agostinho)
    Aliás, mais adiante esclarecerei o que é ser DUALISTA e NÃO-DUAL, como é a diferença de percepção. Agradeço ao amigo Alberto Guido por essa oportunidade
    Vou responder com a maior simplicidade:
    Dualidade = minha existência; e o que parece ser tudo o mais
    Não dualidade = minha existência como uma parte inseparável de tudo o mais


    Com pouco mais de detalhes
    Da maneira como esses seus termos são usados ​​em relação à espiritualidade, eles são mutuamente exclusivos uns dos outros, ou talvez extremos opostos do espectro da consciência.

    A não dualidade, no contexto espiritual, é geralmente equiparada à iluminação que está além de todas as percepções, definições ou projeções e, portanto, exclui as conceituações dualísticas, nesse caso se encaixa bem com seu perfil ate agora
     
    As distinções não podem ser adequadamente intelectualizadas, uma vez que a não dualidade é não conceitual, mas a consciência não dualística pode ser descrita por alguém que a atingiu, embora as definições sejam muito diferentes da realização.

    É como ter uma refeição colocada diante de você e todos os pratos explicados, mas até que a refeição seja comida e digerida, há apenas uma compreensão intelectual.
    Os verdadeiros iluminados não fazem julgamentos ou preferências. Eles são imparciais. Eles não tomam posições. Na verdade, eles não têm pensamentos indesejados de dia ou de noite.

    Para os iluminados, existe uma quietude e um vazio contínuos (não dualidade) que permeiam a consciência além de qualquer coisa conceitual ou manifesta (dualidade).
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Sex 21 maio 2021, 20:58


    Caro Alberto Guido,

    a mensagem minha, a de nº 36, imediatamente anterior a sua, citei passagem do apóstolo Paulo, quando ele se encontrava em Atenas, quando assim começa:


    Varões atenienses, em tudo vejo que sois excepcionalmente religiosos;
    porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio.


    Que é esse DEUS DESCONHECIDO que o apóstolo anuncia, e que se encontrava escrito num altar? Seria Iahweh, seria o Deus de Israel, exclusivo à nação abraâmica? Paulo veio anunciar esse Deus Desconhecido, que os atenienses já honravam, sem o conhecer? Os atenienses honravam Iahweh sem conhecê-lo? Ou o Pai, ou o Filho que seja, sem conhecê-lo?

    Sobre o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, há, vejo, muito o que se citar. Como as duas mulheres de Abraão são para o apóstolo Paulo, duas alegorias sobre duas diferentes alianças, assim toda a Bíblia carrega um simbolismo. E esse simbolismo requer bastante empenho da minha parte, a qual não furtarei de responder. Só que o DUALISTA, não fique ofendido, tinha dito lá atrás, o ateu clássico pertence a essa consciência. Não é xingamento, de forma alguma, nem demérito. Mas um estágio de consciência.

    Amanhã vou meditar sobre a sua última mensagem e vou dar um parecer breve, pois tenho tarefa a cumprir já empenhado. Mas caro amigo Guido, o que achou da minha mensagem nº 36? Tem pertinência ou não? Sua resposta será levada em consideração no meu trabalho.

    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sex 21 maio 2021, 22:33

    Prezado amigo Flávio Santos
    um acréscimo que tem a ver com a passagem do capítulo 45 de Isaías, e que estou adiantando, é trecho do livro de Atos 17:22-28:
    Antes de qualquer exposição sobre o deus desconhecido em Atos 17, seria bom lembrar que Paulo estava pregando na cidade Atenas que era muito famosa por cultuar a vários deuses ou deusas.

    Verso 23 Pois enquanto eu passava e observava os objetos de sua adoração. encontrei também um altar com esta inscrição: 'A UM DEUS DESCONHECIDO.' Portanto, o que você adora em ignorância, isso eu anuncio a você.

    Verso 22. Paulo escolhe suas palavras com cuidado. Visto que deseja que a multidão responda positivamente ao seu discurso, ele deseja que eles ouçam esta palavra no sentido “extremamente religioso”. No entanto, Lucas nos disse que Paulo foi “provocado dentro dele ao ver a cidade cheia de ídolos” (17:16), então podemos ter certeza de que Paulo se reserva o direito de ouvir esta palavra em particular em sua “superstição extrema” 

    Então a te eu pergunto; Quem seria esse deus desconhecido? Jeová (Iahweh)? um um deus Grego?
    No trecho acima se diz e de um só fez todas as raças dos homens. Os desavisados tomarão esse um como o Adão, o primeiro "ser humano", quando nada tem relação com isso, pois nem mesmo o Adão do Gênesis é ser humano, mas uma narrativa da psique humana, assunto que não focaremos aqui. Esse um que gera todas as raças é o o Uno, o Absoluto. Nesse Uno, diz o apóstolo Paulo, nós n'Ele vivemos, nos movemos e existimos.
    E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; Atos 17:26 ACF

    De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar. Atos 17:26 N.A.V

    Ele criou, a partir de um único princípio, toda a linhagem humana, para habitar toda a face da terra, fixando os tempos determinados e os limites do lugar onde viveriam Atos 17:26 (Jerusalém)

    Suas palavras  "Tradução da Bíblia de Jerusalém, porque é uma das mais autorizadas" Então podemos saber qual foi a versão que você utilizou em Atos 17:.22-28

    Adão não é um ser humano (sério isso)
    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sex 21 maio 2021, 22:55

    Atos 17: 23-31

    Paulo que estava caminhando em Atenas e viu todos os ídolos que os atenienses estavam adorando. Um dos ídolos foi dedicado ao deus desconhecido. Paulo imediatamente percebeu isso para se apresentar aos atenienses. Basicamente, estava dizendo a eles que "o Deus desconhecido" para eles era o criador de todo o céu e terra e o doador da vida. Dessa forma, ele apresentou o seu Deus a uma nação pagã.

    Paulo continua, agora, o que você adora como algo desconhecido, vou proclamar a você. O Deus que fez o mundo e tudo nele é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos construídos por mãos. E ele não é servido por mãos humanas, como se precisasse de alguma coisa, porque ele mesmo dá vida e fôlego a todos os homens e tudo mais. 

    De um homem ele fez todas as nações dos homens, para que habitassem toda a terra; e ele determinou os tempos estabelecidos para eles e os lugares exatos onde deveriam morar. Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez o procurassem e o encontrassem, embora ele não esteja longe de cada um de nós. 
    'Pois nele vivemos, nos movemos e existimos.' 


     'Nós somos seus descendentes'. "Portanto, uma vez que somos descendentes de Deus, não devemos pensar que o ser divino é como ouro, prata ou pedra - uma imagem feita pelo projeto e habilidade do homem. No passado, Deus ignorou essa ignorância, mas agora ele ordena que todas as pessoas em todos os lugares se arrependam. Pois ele estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça pelo homem que ele designou. Ele deu prova disso a todos os homens ao ressuscitá-lo dos mortos. "Atos 17: 23-31
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Sáb 22 maio 2021, 07:49


    Caro Alberto Guido, eu fazendo a interpretação do prometido, Isaías 45:1-7, como foi nossa proposta original, ficará tudo claro. Inclusive sua frase "Adão não é um ser humano (sério isso)" no final da mensagem nº 39 acima atesta a pertinência somente a interpretação carnal. Diga o mesmo ao apóstolo Paulo, porque este, fazendo interpretação alegórica das duas mulheres de Abraão (Agar e Sara), está completamente equivocado.

    Não, amigo Guido, a Bíblia foi escrita por homens de consciência NÃO-DUAL (tenho que explicar esses termos que utilizo e ainda não o fiz), e dizem respeito aos tesouros ocultos, como diz Isaías 45:3, que a consciência carnal não pode apreender de antemão. Naturalmente muitas vezes outros citam por copiar e colar e parecem que têm domínio do assunto, e isso ocorre muito nas redes sociais.

    Quando citei Agostinho, eu o fiz de livro próprio (tenho boa parte da coleção Patrística da editora Paulus). Não vou à cata vulgar de copiar e colar na internet. Deixei transparecer que os Padres tem uma variante alegórica interpretativa da Bíblia. Não concordo com tudo e nem tenho muitos deles como verdadeiro sábios. Um em quem mais confio é Gregório Magno, mas mesmo esse está sob crivo para ver se concordo com tudo. Como disse, estou no começo do estudo bíblico.

    Em relação à citação de Atos 17:22-28 da mensagem 36, usei o texto de João Ferreira de Almeida Atualizada.

    Minha opinião sobre as Bíblias, é que nenhuma delas é fiel e não servem ao meu estudo científico. Estou, portanto, me propondo a dominar o hebraico e posteriormente o grego. A Bíblia um pouco melhor é a de André Chouraqui, só que na íntegra só existe no original traduzido francês. No Brasil foram poucos os livros bíblicos dele editados pela Loyola no nosso idioma. O Chouraqui conserva muitas fórmulas lexemáticas, duplicatas de termos que você não encontra na Bíblia de Jerusalém e nenhuma outra versão que você, Guido, cita. E isso faz enorme diferença, pois os escritores bíblicos fazem jogo de palavras que identificam temática de dada filosofia.

    Me deterei no que propus originalmente, isso responderá a muitas questões.
    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Sáb 22 maio 2021, 08:48

    Alberto Guido escreveu:Atos 17: 23-31


     'Nós somos seus descendentes'. "Portanto, uma vez que somos descendentes de Deus, não devemos pensar que o ser divino é como ouro, prata ou pedra - uma imagem feita pelo projeto e habilidade do homem. No passado, Deus ignorou essa ignorância, mas agora ele ordena que todas as pessoas em todos os lugares se arrependam. Pois ele estabeleceu um dia em que julgará o mundo com justiça pelo homem que ele designou. Ele deu prova disso a todos os homens ao ressuscitá-lo dos mortos. "Atos 17: 23-31


    Caro Alberto Guido, eu destaquei esse trecho porque fala sobre o julgamento do mundo. O homem de consciência carnal, admitindo ou não essa passagem como sua crença, identifica "deus" como algo externo que "julgará" o "mundo". O mundo dos seres humanos - homo sapiens - será julgado por "deus". A humanidade, constituída de homo sapiens será julgada por "deus". Nada mais equivocada essa interpretação. Veja-se o que diz o próprio apóstolo Paulo,

    1Coríntios 6:2 (ARA):  Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?

    O carnal nada sabe o que é o "mundo" a ser julgado, nada sabe o que é o "homem" desse "mundo". Nem compreende o que é o Adão, portanto, pois ainda não "julgou" o "mundo", nem se tornou santo, isto é, consciência não-dual, dizendo ingenuamente.

    A Bíblia reserva muitas surpresas sim.

    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sáb 22 maio 2021, 10:54

    O prezado amigo Flávio Santos escreveu;
    Caro Alberto Guido, eu destaquei esse trecho porque fala sobre o julgamento do mundo. O homem de consciência carnal, admitindo ou não essa passagem como sua crença, identifica "deus" como algo externo que "julgará" o "mundo". O mundo dos seres humanos - homo sapiens - será julgado por "deus". A humanidade, constituída de homo sapiens será julgada por "deus". Nada mais equivocada essa interpretação. Veja-se o que diz o próprio apóstolo Paulo,
    homo sapiens - será julgado por "deus, serio? onde esta escrito isso, tem certeza? agora me diz de onde você tira essas ideias cara, porque se esta se baseando no verso 31 de Atos 17, que diz porque ele fixou o dia em que julgará o mundo segundo a justiça, pelo homem que ele destinou, dando a todos uma garantia, ressuscitando-o dos mortos Atos 17:31, aqui, nessa passagem não diz nada sobre o homo sapiens e sim de Adão, ate porque,de acordo com os escritos da bíblia e Até onde eu sei, não há nenhum rabino ou professor de hebraico para o Antigo Testamento, em qualquer universidade do mundo que não acredita que o autor (s) de Gênesis1:1-31 pretende transmitir aos seus leitores as ideias que a criação teve uma série de seis dias, que eram os mesmos dias de 24 horas que agora experimentamos. 

    A Bíblia descreve uma linha de descendentes de Adão e Eva, e se somarmos as idades dessas pessoas, isso pode levar a uma estimativa da idade da terra de pouco mais de seis mil anos. Essa idade é um forte contraste com o que muitos cientistas dizem sobre a idade da Terra: alguns bilhões de anos e o homo sapiens tem estimativa de 350 mil anos. Também se sabe que o dilúvio foi entendido como mundial e extinguiu toda a vida humana e animal, exceto para aqueles que estavam na arca.

    Mas se você aceita numa boa estas idades como sendo real, que existiu de fato esse homo sapiens, então você está aceitando que a interpretação do registro fóssil que nega um dilúvio em escala mundial  (uma vez que tal inundação teria dizimado todos os vestígios de tais idades anteriores), e insiste em que havia muitas criaturas que viveram, lutaram, e estendeu muito antes do homem aparecer em cena. Isso, é claro, compromete seriamente a ênfase do relato do Novo Testamento / nos evangelhos relativos ao pecado, à morte, derramamento de sangue, redenção e da maldição.
    1Coríntios 6:2 (ARA):  Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?.
    Você realmente leu todo o contexto desse capitulo

    1 Coríntios 6, no meu entendimento

    Paulo está repreendendo a igreja de Corinto, pois ela estava levando questões da igreja (desentendimentos entre irmãos da comunidade) para serem resolvidas pela justiça “do mundo”, ou seja, diante de ímpios: “Aventura-se algum de vós, tendo questão contra outro, a submetê-lo a juízo perante os injustos e não perante os santos?” (1 Coríntios 6:1). 

    6.2-11 — Nestes versículos, Paulo instrui os coríntios a deixarem de levar suas discussões pessoais aos tribunais pagãos. Os coríntios levavam seus conflitos aos tribunais romanos e, consequentemente, expunham o cristianismo ao ridículo ao contenderem em público. Sua incapacidade de resolver suas discussões pessoais ilustrava as divisões exacerbadas na igreja (1 Cor 1.10-17). O apóstolo queria esclarecer várias ideias importantes aos coríntios: o litígio público era uma vergonha para uma congregação cristã (verso 1); as discussões pessoais deveriam ser resolvidas dentro da igreja (1 Cor 6.2-6); o fato de existirem contendas indica derrota espiritual (1 Cor 6:7-8, e todas as injustiças, como as contendas, deveriam ter sido superadas quando os coríntios se tornaram cristãos (1 Cor 6.9-11).

    6.2 — Não sabeis. Paulo usa essa expressão seis vezes neste capítulo (versos. 3,9,15,16,19) para apre saber. Essa expressão deve ter diminuído o orgulho de uma igreja que se enfatuou de seu conhecimento e sua sabedoria.
    6.3 — Os cristãos também julgarão os anjos caídos (Ap 19.19,20; 20.10). Paulo sugeriu que, se os coríntios haveriam de julgar com Cristo em Seu futuro Reino (Mateus 19.28), eles, certamente, tinham os meios para acertar suas diferenças pessoais.
    6.4-6 — A frase Aos que são de menos estima se refere a juízes em cortes civis. Embora eles mesmos tivessem capacidade para julgar os casos, os coríntios levavam suas contendas ao tribunal pagão para que os juízes de lá decidissem os casos
    A Bíblia reserva muitas surpresas sim
    Porque será que não me surpreende? uma coisa que aprendi é que a Bíblia é um livro onde cada qual procura o que deseja e sempre encontra o que procura.
     
    Independente de qual seja a sua crença a bíblia lhe da respaldo para apoiar a sua teologia nela contida. Todas as crenças divergente foram criada e floresceu em torno de cada interpretação, que para alguns serve como resposta, e seria a verdade, para outros serve como polemica e critica da rivalidade. Pois é isso, a bíblia lhe oferece os dois lados da moeda onde você critica e faz critica da mesma fonte de origem. Incrível esse livro.


    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Sáb 22 maio 2021, 11:38

    Caro Alberto Guido,

    vejo que está preso à ideia de que o Genesis trata de criação do planeta Terra e foi criado em seis dias. Esse é o engano da leitura carnal. Eu poderia trazer inúmeras passagens que demonstram a não praticabilidade dessa forma de leitura.

    Os dias da criação do Gênesis, você diz, são os mesmos dos 24 horas que experimentamos hoje. As 24 horas são o tempo que o planeta Terra completa a volta em torno do seu eixo. E se houve manhã, a claridade, e tarde, também claridade crepuscular, é porque se deve a presença do sol, não é? Essa á a lógica astronômica.

    Entretanto, nos dias da criação do Gênesis, o luminar maior, que governa o dia, e o luminar menor, que governa a noite, vulgos "sol" e "lua", só foram criados no quarto dia da criação do Gênesis. O nome DIA é batismo para a LUZ de Deus.

    Gên 1:3 ¶ Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
    Gên 1:4 E viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
    Gên 1:5 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia. (ARA)


    A pessoa de consciência carnal não consegue enxergar o óbvio de que se trata de alegoria. Tudo tem um engenho lógico-alegórico construído pelos de consciência não-dual antigos. Eles não falam da criação deste mundo planeta Terra. Só os carnais mais ingênuos contrapõem a ciência astronômica com a temática do Gênesis.

    O apóstolo Paulo dá sensatez à narrativa do Gênesis:

    2Corintios 4:6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. (ARA)

    Vejo que a consciência carnal, em determinado estágio dela, não consegue sair da cúpula do historicismo de forma alguma. Está preso ao plano espacial-temporal histórico de forma concreta. Mas isso eu já disse anteriormente. Mas vamos prosseguindo. Tenho tarefa a cumprir, embora saiba que a mente carnal não conseguirá - não por culpa dele - compreender de todo. Dialogando sempre, presto meu respeito.

    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Flávio Santos Sáb 22 maio 2021, 14:34

    Alberto Guido escreveu:O prezado amigo Flávio Santos escreveu;
    Caro Alberto Guido, eu destaquei esse trecho porque fala sobre o julgamento do mundo. O homem de consciência carnal, admitindo ou não essa passagem como sua crença, identifica "deus" como algo externo que "julgará" o "mundo". O mundo dos seres humanos - homo sapiens - será julgado por "deus". A humanidade, constituída de homo sapiens será julgada por "deus". Nada mais equivocada essa interpretação. Veja-se o que diz o próprio apóstolo Paulo,
    homo sapiens - será julgado por "deus, serio? onde esta escrito isso, tem certeza? agora me diz de onde você tira essas ideias cara, porque se esta se baseando no verso 31 de Atos 17, que diz porque ele fixou o dia em que julgará o mundo segundo a justiça, pelo homem que ele destinou, dando a todos uma garantia, ressuscitando-o dos mortos Atos 17:31, aqui, nessa passagem não diz nada sobre o homo sapiens e sim de Adão, ate porque,de acordo com os escritos da bíblia e Até onde eu sei, não há nenhum rabino ou professor de hebraico para o Antigo Testamento, em qualquer universidade do mundo que não acredita que o autor (s) de Gênesis1:1-31 pretende transmitir aos seus leitores as ideias que a criação teve uma série de seis dias, que eram os mesmos dias de 24 horas que agora experimentamos. 

    A Bíblia descreve uma linha de descendentes de Adão e Eva, e se somarmos as idades dessas pessoas, isso pode levar a uma estimativa da idade da terra de pouco mais de seis mil anos. Essa idade é um forte contraste com o que muitos cientistas dizem sobre a idade da Terra: alguns bilhões de anos e o homo sapiens tem estimativa de 350 mil anos. Também se sabe que o dilúvio foi entendido como mundial e extinguiu toda a vida humana e animal, exceto para aqueles que estavam na arca.

    Mas se você aceita numa boa estas idades como sendo real, que existiu de fato esse homo sapiens, então você está aceitando que a interpretação do registro fóssil que nega um dilúvio em escala mundial  (uma vez que tal inundação teria dizimado todos os vestígios de tais idades anteriores), e insiste em que havia muitas criaturas que viveram, lutaram, e estendeu muito antes do homem aparecer em cena. Isso, é claro, compromete seriamente a ênfase do relato do Novo Testamento / nos evangelhos relativos ao pecado, à morte, derramamento de sangue, redenção e da maldição.
    1Coríntios 6:2 (ARA):  Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?.

    [/justify]

    Não precisaria desse meu adendo, mas por amor à precisão, eu devo dar ênfase de que a pessoa de CONSCIÊNCIA CARNAL, interpreta o julgamento do MUNDO como o planeta Terra sob o tribunal de Deus. Por isso disse que as pessoas de MENTE CARNAL, estampam o termo "homem" sob julgamento como se fosse o ser humano "homo sapiens". Eu disse genericamente, não fui muito feliz talvez na forma da redação, mas muitos entenderão que aqueles que aceitam ou não a locução "julgamento do mundo", assim pensam. O "julgamento do mundo" dá ideia do Apocalipse mal interpretado, que gera inclusive filmes e outras construções, com ideia negativa. Mas eu trouxe

    1Coríntios 6:2 (ARA): Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas
    mínimas?


    para demonstrar a complexidade da alegoria bíblica, e que o ""julgamento do mundo" é sim obra da consciência divina no ser humano. Paulo usa alegorias abundantemente na suas epístolas. Só com o batismo do Espírito Santo, ou termo melhor, Transcendência, se vem a saber o que é esse "mundo". É o complexo do ego, mas a mente carnal está imerso nele, não pode vê-lo de fora e analisá-lo. Só com a Transcendência, ele se vê fora do "mundo", do complexo do ego, e isso naturalmente, o "eu" ter capacidade de estar fora desse "mundo" é possível pela expansão da consciência, mediante Transcendência. É um salto existencial fenomenal.  

    Por isso, na Bíblia, o termo "homem", quase sempre, não é tomado no sentido de ser humano (homo sapiens). Paulo faz um contraste:

    (ARA) Romanos 3:4  De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso, todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras e venhas a vencer quando fores julgado.

    O "homem" desse versículo é tomado, dizendo singelamente, embora não muito preciso, o impulso do ego. O ego é ilusão, dizendo indevidamente ainda, mas uma ideia aproximada. Paulo não estava determinado que o ser humano fosse mentiroso. O ser humano deve ser sempre virtuoso, não dado a mentiras, naturalmente. Era só para esclarecer.

    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sáb 22 maio 2021, 16:15

    Fiquei curioso prezado amigo Flávio Santos quando você ressalta.
    A pessoa de consciência carnal não consegue enxergar o óbvio de que se trata de alegoria. Tudo tem um engenho lógico-alegórico construído pelos de consciência não-dual antigos. Eles não falam da criação deste mundo planeta Terra. Só os carnais mais ingênuos contrapõem a ciência astronômica com a temática do Gênesis.
    Quer dizer que o relato de Gênesis é alegórico, esta mais para metafórico que literal, a única coisa que tenho em dizer é, coitado de Jesus, ele dependia tanto dessa narrativa para coexistir e assim salvar as pessoas de consciência carnal.

    Para facilitar o meu questionamento, sou forçado a fracionar esse seu texto em algumas parte.
    01 - A pessoa de consciência carnal não consegue enxergar o óbvio de que se trata de alegoria
    Você quer dizer que, para enxergar o ato da criação narrado na primeira pagina do gênesis, seria necessário uma pessoa que não seja de consciência carnal, ou seja, (lascividade carnal), em outra palavra pecador. Então caro amigo quem na face na terra esta apto a enxergar esse seu ponto de vista? Você?
    02 - Tudo tem um engenho lógico-alegórico construído pelos de consciência não-dual antigos
    Acho que sou um desses pecadores que não consegue enxergar a resenha contida no capitulo 01 de Gênesis. 
    Eles não falam da criação deste mundo planeta Terra. Só os carnais mais ingênuos contrapõem a ciência astronômica com a temática do Gênesis.
    E o que esta a descrever no 1ª verso de Gênesis quando relata:No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1

    Vamos lá caro amigo e abre o jogo e nos diz qual o mundo que esta sendo criado em gênesis?
    Entretanto, nos dias da criação do Gênesis, o luminar maior, que governa o dia, e o luminar menor, que governa a noite, vulgos "sol" e "lua", só foram criados no quarto dia da criação do Gênesis. O nome DIA é batismo para a LUZ de Deus.
    Essa é uma das centenas de incoerências contida na bíblia, ou seja, se o Sol foi criado no quarto dia, como poderia haver dia (tardes e manhã) no primeiro dia...Ate hoje ninguém tem uma resposta satisfatória. Mas em se tratando do Flávio Santos, quem sabe ele consigo responder e tirar de vez esse contrassenso das costas dos grandes apologista e fundamentalista que carregam esse infortúnio por milhares de anos.
    O apóstolo Paulo dá sensatez à narrativa do Gênesis:
    2Corintios 4:6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. (ARA)
    Vejo que a consciência carnal, em determinado estágio dela, não consegue sair da cúpula do historicismo de forma alguma. Está preso ao plano espacial-temporal histórico de forma concreta. Mas isso eu já disse anteriormente. Mas vamos prosseguindo. Tenho tarefa a cumprir, embora saiba que a mente carnal não conseguirá - não por culpa dele - compreender de todo. Dialogando sempre, presto meu respeito.
    Nem vou comentar esse verso de Coríntios, vou deixar a cargo de sua imaginação, ela é fértil
    Não irei fazer comentário nenhum sobre o verso de Coríntios, vou deixar a cargo de sua imaginação, poie ela é bastante fertil

     Amigo me desculpe te perguntar, mas você pertence a esse mundo?
    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Alberto Guido Sáb 22 maio 2021, 16:26

    Alguém aqui presente esta entendendo a ideologia que o Flávio Santos que aplicar? 
    Nunca ouvir falar de tais pensamentos, por mais que me esforce não chego nem perto, aliás não consigo nem arranhar qual o raciocínio logico para tal atividade que ele desenvolveu..

    Conteúdo patrocinado


    Qual é o propósito da nossa criação? - Página 3 Empty Re: Qual é o propósito da nossa criação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 10 maio 2024, 12:55