F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


    A Divindade

    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

      A Divindade Empty A Divindade

    Mensagem por Ernesto Seg 05 Mar 2018, 09:24

    A DIVINDADE

    Ernesto K. Menslin

    Uma grande polemica se arrasta entre os unitaristas e trinitaristas através dos séculos em torno da divindade. Os unitaristas seguem a linha de pensamento de Ário, Ele defendeu com todo entusiasmo a existência de um Deus uno, negou a divindade de Cristo, considerando-o um ser criado por Deus. E a inexistência do Espírito Santo que eles entendem ser uma força ativa de Deus.
    Os cristãos seguidores que assistem á distância os debates dos escribas modernos, ficam sem saber com quem está a verdade.
    O mais certo seria que as duas partes se assentassem, e juntos procurassem encontrar nos antigos manuscritos a verdadeira doutrina bíblica.

    Na verdade nela há pontos difíceis de entender. O próprio Pedro em sua segunda epistola capitulo 3: 15e16 diz que Paulo escreveu segundo a sabedoria que lhe foi dada. Fala sobre assuntos de difícil interpretação os quais os ignorantes e instáveis deturpam como as demais escrituras para a sua própria perdição.
    O cristão sincero não interessa a polemica, ele procura a Salvação.
    Nunca devemos criar uma doutrina sobre uma só passagem bíblica. Se encontrarmos dúvidas então o melhor é comparar o duvidoso com outros textos que abordam o mesmo assunto. E veremos que toda a bíblia se harmoniza. Se formos sinceros certamente o Espírito Santo nos iluminará.
    O estudo que segue foi escrito em uma linguagem popular e bem simplificada para os cristãos leigos poderem acompanhar dentro de suas próprias bíblias.
    Devido a extensão do artigo abordaremos apenas a divindade de Deus Pai, e do filho Cristo Jesus. Deixaremos o Espírito Santo para outra oportunidade.

    Que Deus ilumine a todos nós.

    DEUS PAI

    No antigo testamento encontramos muitos nomes atribuídos ao nosso Deus, tais como: Jeová – Eloim – Shadai – Elion – Cadosh - Adonai, e ainda muitos outros nomes pelos quais Deus é conhecido. Todos eles têm um significado próprio atribuído a Ele. O povo antigo dava os nomes a seus filhos segundo as circunstancias em que a criança nascia, e segundo as características que os pais procuravam incutir nos filhos.
    Para Deus, em cada ocasião importante, que o povo era liberto dos seus inimigos, ou alcançavam vitórias miraculosas em campos de batalha, ou qualquer outro acontecimento que eles sentiam a mão poderosa de Deus, era lhe aplicado um nome adequado para essa ocasião. Também o próprio Deus se apresentou com vários nomes que se adequavam á certas ocasiões em que realizava milagres entre seu povo. Podemos ver que Deus é nome de um titulo de governo, Teocracia.
    Para os trinitaristas fica difícil explicar o nome Deus, quando ele é aplicado a um nome próprio. Um Deus, mas são três pessoas. Quando o aceitamos como um título de um sistema de governo, então deixa de ser mistério.
    O próprio Deus confirma essa verdade. Em Exo.6:2e3 diz: Falou mais Deus a Moisés e lhe disse: Eu Sou o Senhor, apareci a Abraão, a Isac e a Jacó como ¨Deus¨ Todo Poderoso; mas pelo meu nome Jeová (Senhor) não lhes fui conhecido. Segundo essa passagem o próprio Deus disse que seu nome é Jeová.
    Voltamos a afirmar; que ¨Deus¨ é o nome de um sistema de Governo, e, este sistema pode ser administrado por mais pessoas, que também pode ser- lhes aplicado o nome do titulo do qual fazem parte. Mais adiante veremos isto.
    Os unitaristas aceitam um só Deus. Exemplo: I Cor.8:6 diz: Para nós há um só Deus, o Pai etc..Outra passagem: Deut. 6:4 diz: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
    Aqui está o X da questão, No novo testamento há muitas dezenas de passagens nas quais o SENHOR é Jesus. E como fica? Se o Pai é Senhor, Jesus também o é. Então aos dois lhes é atribuído o mesmo titulo.
    Aqui no caso As Testemunhas de Jeová estão mais certo, porque dão preferência ás bíblias que traduzem o nome de Jeová. Exemplo: Sal.83:18 diz: E reconhecerão que só tu, cujo nome é Jeová, és o altíssimo sobre toda a terra. Isa 42:8 diz: Eu sou Jeová este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei á outrem, nem a minha honra etc.
    Poderíamos apresentar uma lista extensa semelhante a essas, mas é o suficiente para conhecermos as doutrinas básicas dos defensores de um Deus uno. No decorrer do estudo das passagens bíblicas veremos que o sistema de governo “Deus” é composto de três pessoas divinas que, unidas, regem todo o universo
    O grande problema dos unitaristas é a divindade da segunda pessoa que a bíblia apresenta como filho de Deus. Para eles, o filho é apenas uma criatura como todas as outras, que Deus criou em tempos incontáveis. Segundo eles, o filho foi um auxiliar de Jeová na criação do universo, entendem que só depois que Ele se fez carne e se sacrificou para salvar a humanidade é que foi glorificado com honras na terra, e pelos anjos no céu.

    DEUS FILHO

    Analisemos o que a bíblia diz a respeito do filho.
    A segunda pessoa da divindade é chamada de “O filho de Deus”.e não há o que contestar porque ele mesmo chama a Jeová de Pai.
    A bíblia apresenta o Filho como nosso salvador Jesus, nosso redentor etc. Deus Jeová entregou a salvação dos homens nas mãos de Jesus, e, devido a missão que lhe foi conferida Ele, (Jesus), se afastou temporariamente da administração celeste enquanto se fez carne,. Fil.2:6a8 diz: Ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, se tornando em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.
    Vamos analisar a primeira sentença do verso; “Subsistindo em forma de Deus”. Antes de assumir a forma humana, Ele já possuía a forma divina; ele voluntariamente se ofereceu como sacrifício, para salvar a humanidade, que se achava condenada á morte pelo pecado que cometeram.
    O nome Jesus só apareceu ao Cristo se fazer carne, antes ele era também conhecido por outros nomes. No antigo testamento os judeus o conheciam por Miguel.“O grande Príncipe”. Exemplos; Dan.10:13 diz: Porém Miguel, um dos primeiros príncipes veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia. Daniel conhecia Miguel como um Príncipe. Outro exemplo: Judas 9 diz: Contudo o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés etc. Judas conhecia Miguel como arcanjo. Arcanjos , não existem dois, em toda a bíblia vemos apenas o arcanjo singular.
    Cristo, no céu é superior a todas as ordens estabelecidas por Deus. Dan.12:1 diz: Nesse tempo se levanta Miguel o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo etc. “O grande príncipe.” Não se esqueçam que Príncipe é filho de Rei.
    Apoc.12:7-8 diz: Houve guerra no céu, Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão etc. Miguel, o próprio filho de Deus assumiu o exercito celeste que derrotou Lúcifer no céu. Também em I tess. 4:16 diz que o arcanjo Miguel tocará a trombeta em Sua segunda vinda para buscar seus remidos etc.Vemos que os anjos e todas as hostes celestes estavam, e continuam subordinados a Ele

    No Google encontramos muito a respeito da descoberta dos manuscritos do mar morto, Eu transcrevo apenas uma pequena parte deles, só para provar que Miguel não era desconhecido no antigo testamento.

    Desde a publicação, em 1991, da quase totalidade dos textos descobertos no deserto da Judeia, comumente conhecidos como os manuscritos do Mar Morto, que o estudo acerca da angeologia judaica sectária e extra-bíblica teve um grande desenvolvimento.
    Nestes textos, numa perspectiva que viria a ser recuperada pelos movimentos gnósticos do Século I, Miguel é apresentado como a figura celestial de Melquisedeque exaltado, elevado aos céus. É similarmente referido como o "príncipe da luz", conforme 11Q13, que dará combate ao "príncipe das trevas", Satã, Belial

    No antigo testamento há várias referências á segunda pessoa da divindade. Em Isa.9:6 diz: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz;
    Esta passagem é uma profecia referente a segunda pessoa que viria a ser o Salvador, que após seu nascimento humano recebeu o nome, Jesus.
    O verso que acabamos de ler aplica o nome “Deus forte” a Jesus, se Deus fosse um nome próprio certamente haveria dois deuses, Mas sendo “Deus” um titulo de um sistema de governo, concluímos que há mais pessoas atuantes neste sistema que ostentam o nome “Deus”.
    Um detalhe importante que nem sempre é percebido, (e o seu nome será) aqui vemos que, ao Jesus nascer, embora pertencendo a divindade, ele ainda SERÁ entronizado com o titulo de ¨DEUS¨.
    . No verso em questão, Ele também é chamado de “Pai da eternidade”, que o reveste de autoridade porque é Criador. João 1:1e2.
    Também é “Pai da eternidade” porque Ele veio a existência nos dias da eternidade. Miqueias 5:2, Sabemos que a eternidade não tem tempo determinado, por isso a bíblia o chama de, ¨Primogênito¨. Então a atribuição de “Pai” a Ele, justifica a sua divindade.
    . O verso 6 diz: Será este o seu nome com que será chamado; ¨Senhor¨, justiça nossa. Se Ele é Senhor como o Pai, então ele faz parceria com o Pai na administração do universo
    Outro ponto importante que faz parte desta profecia temos no Apoc.21;3, que diz:...Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois, com eles habitará e eles serão o seu povo, (Agora prestem atenção) e o mesmo Deus estará com eles, E SERÁ O SEU DEUS.
    Aqui está o ponto chave, Há muitos que desde já o chamam de Deus, mas, se alguém acha que ele ainda não exerce o titulo de Deus, então esperem até a descida da santa cidade do céu, a nova Jerusalém,e verão que o nosso Deus, Será Cristo que se fez carne, e continua sendo de carne e ossos,Lucas 24:39, e, será ele que estará com os santos, que ele mesmo resgatou com seu sangue.
    O Pai continua Espírito, e invisível, Cristo será o Deus conosco,
    Muitos unitaristas correrão naquele dia gritando ao Pai, Senhor sempre foi a ti que adoramos como o Senhor do universo, Deus Pai dirá; Na verdade eu sou o Senhor do universo, mas repassei a administração dele para as mãos do filho, e eu mandei vcs, a ele, ele é o Salvador, e vós o rejeitastes. Filipenses 2: 9-11, Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus SE DOBRE TODO O JOELHO, DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS E NA TERRA e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para a glória de Deus Pai.

    João 13:13, diz: Vós me chamais Mestre e Senhor e dizeis bem, porque eu sou.
    João 14:6, Eu sou o caminho a verdade, e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
    Que ninguém se iluda; ninguém será salvo sem Cristo, O Pai diz; vá a Cristo só ele, com seu sangue te pode salvar.

    Abraços Ernesto

      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 14:06