F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


2 participantes

    Rastreando a divindade de Jesus

    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Rastreando a divindade de Jesus Empty Rastreando a divindade de Jesus

    Mensagem por Betho Qua 20 Dez 2023, 12:30

    Santo Inácio foi bispo de Antioquia da Síria entre 68 e 100 ou 107, discípulo do apóstolo João. Também conheceu São Paulo e foi sucessor de São Pedro na igreja em Antioquia. Segundo Eusébio de Cesareia, Inácio foi o terceiro bispo de Antioquia da Síria e segundo Orígenes teria sido o segundo bispo da cidade. Santo Inácio foi detido pelas autoridades e transportado para Roma, onde foi condenado à morte no Coliseu martirizado por leões.

    Na Epístola de Inácio aos Efésios, capítulo 18:

    Pois o nosso Deus, Jesus Cristo , foi, segundo a designação de Deus , concebido no ventre por Maria , da semente de Davi , mas pelo Espírito Santo .


    Ὁ O
    γὰρ pois
    Θεὸς Deus
    ἡμῶν nosso
    Ἰησοῦς Jesus
    ὁ o
    Χριστὸς Cristo


    Aproximadamente nesta mesma época, (e em regiões proximas) temos o principal documento histórico da existência de um Cristo adorado como Deus, redigido pelos inimigos da Igreja, o que o torna ainda mais valioso e pertinente: Plínio, o jovem, sobre os Cristãos, uma carta ao Imperador Trajano.


    Plínio, o Jovem, o governador romano da Bitínia e do Ponto (agora na Turquia moderna) escreveu uma carta ao imperador Trajano por volta de 112 d.C. e pediu conselhos sobre como lidar com a comunidade cristã primitiva. A carta (Epistulae X.96) detalha um relato de como Plínio realizaram ensaios de supostos cristãos que apareceram antes dele, como resultado de denúncias anônimas e pede orientação do Imperador sobre como eles devem ser tratados.


    " Houve entre eles quem assegurou, além disso, que toda a sua culpa, ou melhor, todo o seu erro consistiu tão somente em reunirse regularmente em certo dia antes do nascer do sol, entoar alternadamente entre os presentes um hino em honra de Cristo, como se de um deus se tratasse..."

    https://periodicos.ufs.br/prometeus/article/download/9281/7513
    Fontes acessórias Wikipedia


    Surge neste momento duas observações:

    1) O termo Θεὸς Deus refere-se a Elohim, que vai de magistrado humano, o Cristo divino, até o próprio Deus Todo -Poderoso
    .
    2) A duas narrativas referem-se a igreja da incircuncisão (Não é a igreja zelosa da lei na Judéia)
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Rastreando a divindade de Jesus Empty Re: Rastreando a divindade de Jesus

    Mensagem por Betho Qua 20 Dez 2023, 12:47

    Na carta aos Romanos, Inácio de Antioquia escreve:

    6.1 De nada me valerão os confins do mundo nem os reinos dêste século. Maravilhoso é para mim morrer por Jesus Cristo, mais do que reinar até aos confins da terra. A Ele é que procuro, que morreu por nós; quero Aquêle que ressuscitou por nossa causa. Aguarda-me o meu nascimento. 2 Perdoai-me, irmãos: não queirais impedir-me de viver, não queirais que eu morra; ao que quer ser de Deus não o presenteeis ao mundo nem o seduzais com a matéria. Permiti que receba luz pura: quando lá chegar serei homem. 3 Permiti que seja imitador do sofrimento de meu Deus[/b]. Se alguém o possui dentro de si, há de saber o que quero e se compadecerá de mim, porque conhece o que me impulsiona.

    Na Epístola aos Esmirniotas, capítulo 1 diz:

    Eu dou glória a Jesus Cristo, o Deus que lhe concedeu tal sabedoria

    Quais motivos levaram a Igreja recente e Inácio a tratarem Jesus como um Deus?
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Rastreando a divindade de Jesus Empty Re: Rastreando a divindade de Jesus

    Mensagem por Betho Qua 20 Dez 2023, 13:18

    Aqui no fórum já vimos diversos casos e o problemas que eles possuem, vou tentar resumi-los a seguir:

    1) Textual: João 1:18; Atos 20:28; Gal 2:20; Col 2:2; 1 Tim 3:16; Hebreus 1:8; 2 Pedro 1:1; 1 João 5:20

    2) Pontuação: João 1:1; Romanos 9:5

    3) Gramatical:  

    a) Problemas relacionados a presença, a ausência ou repetição de artigo: João 1:1, 1:18, 20:28; Romanos 9:5; 2 Tess 1:12; Titus 2:13; 2 Ped 1:1

    b) Problemas sintáticos gerais:

    b1) se και (e, também) é epexegético ou dois substantivos estão em aposição epexegética: João 17:3, Gal 2:20, Efésios 5:5; Col 2:2, 2 Tess 1:12; Titus 2:13; 2 Pedro 1:1

    b2) Se o caso é nominativo ou vocativo: João 20:28; Hebreus 1:8-9

    b3) Se a palavra é substantivo ou adjetivo: João 1;1, 1:18; Atos 20:28

    4) Contextual:

    4a: Imediato: 1 João 5:20

    4b: Biblia Hebraica: Mateus 1:23, Hebreus 1:8-9

    Muitos destes casos já foram revistos aqui quanto a divindade, a ser divino ou não, a deidade, se são sinônimos ou não, incluindo Theos e Elohim.
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Rastreando a divindade de Jesus Empty Re: Rastreando a divindade de Jesus

    Mensagem por Betho Qua 20 Dez 2023, 15:22

    De todos os casos mencionados, os únicos que possuem pertinência são

    .
    1) João 1:1 ( No sentido que Deus habitava o Logos, isto é, o Logos (Verbo) era Deus)
    .
    2) João 20:28 ( No sentido que Jesus é um Elohim Cristológico, isto é, um tabernaculo permanente de Deus, veja João 1:14 e 14:20, e são por estes motivos que não está escrito "tu és meu Senhor e meu Deus" em João 20:28)

    O grande problema é que o Evangelho de João é escrito aproximadamente em +- 100 depois de Cristo, já quando os dois testemunhos deste tópico já se fizeram conhecidos pela igreja: A carta de Plínio a Trajano e as cartas de Inácio de Antioquia e o que isto significa? O Evangelho de João não foi a origem da associação de Jesus a Θεὸς, ele foi consequência.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Rastreando a divindade de Jesus Empty Re: Rastreando a divindade de Jesus

    Mensagem por Jefté Qua 20 Dez 2023, 17:12

    Betho escreveu:
    O grande problema é que o Evangelho de João é escrito aproximadamente em +- 100 depois de Cristo, já quando os dois testemunhos deste tópico já se fizeram conhecidos pela igreja: A carta de Plínio a Trajano e as cartas de Inácio de Antioquia e o que isto significa? O Evangelho de João não foi a origem da associação de Jesus a Θεὸς, ele foi consequência.

    Olá Betho

    Tudo bem?!
    Olha, eu não creio; mas não creio de forma alguma que o evangelho de João fora escrito +- por volta do ano 100 !!!

    Agora reflitamos bem::::::::

    O evangelho de João é um evangelho único! profundo e espiritual, verdadeiro e extremamente revelador!
    Sendo ele concebido (de conformidade a toda a Sagrada Escritura, ou seja, assoprado pelo Espírito do Senhor - e pela pena do apóstolo João - o discípulo amado!
    Tendo afirmações que são alicerces e fundamento do Novo Testamento de Cristo - e inspirado pelo Espírito Santo que veio ao mundo especificamente para testificar de Cristo ao mundo!!!!

    E por que se nos seria revelado 100 anos após o nascimento de Jesus Cristo nesse mundo !!!

    Acaso o Espírito Santo não saberia o que dizer de Cristo aos apóstolos de Cristo ???
    Acaso o Espírito Santo não fora derramado sobre os apóslos 50 dias após a ressurreição de Cristo dos mortos ???!

    E por que tão tardiamente tais revelações da verdade da Palavra de Deus e da revelação do evangelho só nos viria após a morte de vários e vários dos próprios Apóstolos de Jesus Cristo ???!!!

    Acaso os cristãos primitivos: cristãos contemporâneos a Cristo e os próprios apóstolos de Cristo morrem sem sequer saber as colunas do evangelho de Cristo e da salvação eterna do Senhor a nós e da transformação espiritual que se nos ocorrera ao recebermos a Cristo ?::::::
    Tais como:::

    NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

    12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
    13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

    14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

    16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

    17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

    36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

    Isso é só um pouquinho das inúmeras Boas Novas contidas unicamente no evangelho de João.

    Minha pergunta:
    Se esse evangelho não existia bem no início do Cristianismo -
    Qual era o fundamento da verdade pregada para que os homens se tornassem cristãos ?
    E o que é que eles pregavam aos seus contemporâneos ?

    Não acredito em hipótese alguma que bem no início do Cristianismo todos os livros principalmente os evangelho já não foram escritos para a ciência de todos os homens, ou seja, as Boas Novas foram ordenadas pelo próprio Senhor aqui na terra a serem anunciadas ao mundo!
    E somente as cartas e epístolas é que se demorou um pouco, porque foram respostas as indagações das comunidades convertidas através das mensagens dos evangelhos.

    Esse embora seja apenas um parecer meu!
    E o digo como exposição - sem querer impor a ninguem!
    Porém, para mim - é verdade absoluta, ou seja, não tem como não ter sido escrito e bem escrito bem no início todos os evangelhos do Novo Testamento!
    Aliás, até poderia ser que um dos sinóticos poderia se demorar um pouco mais (não quer dizer que assim tenha sido, falo como hipótese) mas jamais o evangelho de João (que é exclusivo e profundamente celestial) se poderia não ter sido escrito e já revelado pelo Santo Espírito do Senhor ao apóstolo João que era bem mais íntimo de Cristo (que outros apóstolos) e ele fica por 100 anos sem saber o que ele escreveria do seu Senhor que tanto o amou e o escolheu para tal missão!

    Em suma!
    O evangelho de João, assim como todos os demais já era escrito, escrito pela Verdade a muito antes dos discípulos escreverem (isso pela própria preciência de Deus)!
    Embora, no tempo dos homens veio-se a se escrever no tempo recente aos acontecimentos da vinda do Senhor a esse mundo!

    Assim creio!
    Um abraço!

    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    Rastreando a divindade de Jesus Empty Re: Rastreando a divindade de Jesus

    Mensagem por Betho Qua 20 Dez 2023, 21:12

    Jefté, olá, a graça do Senhor Jesus.
    .
    Olha, sigo os livros, mas sendo bem sinsero, eu compro da SBB, da Casa Batista, Presbiteriana, etc enfim, de fontes confiáveis, mas eu não parei em momento algum da minha vida para analisar (pesar) os argumentos a favor ou contra do Evangelho de João, geralmente, falo pelo que já li, a datação é feita conforme dados arqueologicos, fatos históricos, paleografia dos manuscritos, tudo é muito complexo neste assunto, vou parar e ver quais os argumentos sobre este assunto, enquanto isto a paz e a saúde.
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Rastreando a divindade de Jesus Empty Re: Rastreando a divindade de Jesus

    Mensagem por Jefté Qua 20 Dez 2023, 22:30

    Olá Betho

    A Paz de Cristo!
    Eu sei que você está mencionando as ideias e/ou pareceres de outros, dos críticos e estudiosos ... Porém, nenhum deles pode provar essas teorias; aliás, até pouco tempo atrás se cria que que o Novo Testamento havia sido escrito em um grego clássico...

    Mas vejamos só um pequeno detalhe no próprio evangelho de João que contraria essa tese::::::

    "Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres." (Jo. 5:2)

    Por aqui já se sabe que jamais Jerusalém houvera sido destruída quando João tecia seu evangelho, porquanto não tinha cabimento algum João vir dizer no evangelho, que em Jerusalém (verbo haver no presente do indicativo) um tanque, chamado Betesda próximo à porta das ovelhas... porquanto ao ser destruída nos anos 70 d.C.
    não havia mais judeus em Jerusalém...
    não havia mais a porta das ovelhas em Jerusalém...
    não havia mais o tanque Betesda em Jerusalém..
    e não havia mais a própria Jerusalém, pois já houvera sido varrida do mapa pelos romanos.
    Nessa época nada disso existia mais...

    Então, até por aqui já se sabe que o evangelho é escrito na presença de Jerusalém...
    Abraço...

    Betho gosta desta mensagem


    Conteúdo patrocinado


    Rastreando a divindade de Jesus Empty Re: Rastreando a divindade de Jesus

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 02 maio 2024, 02:25