Santo Inácio foi bispo de Antioquia da Síria entre 68 e 100 ou 107, discípulo do apóstolo João. Também conheceu São Paulo e foi sucessor de São Pedro na igreja em Antioquia. Segundo Eusébio de Cesareia, Inácio foi o terceiro bispo de Antioquia da Síria e segundo Orígenes teria sido o segundo bispo da cidade. Santo Inácio foi detido pelas autoridades e transportado para Roma, onde foi condenado à morte no Coliseu martirizado por leões.
Na Epístola de Inácio aos Efésios, capítulo 18:
Pois o nosso Deus, Jesus Cristo , foi, segundo a designação de Deus , concebido no ventre por Maria , da semente de Davi , mas pelo Espírito Santo .
Aproximadamente nesta mesma época, (e em regiões proximas) temos o principal documento histórico da existência de um Cristo adorado como Deus, redigido pelos inimigos da Igreja, o que o torna ainda mais valioso e pertinente: Plínio, o jovem, sobre os Cristãos, uma carta ao Imperador Trajano.
Plínio, o Jovem, o governador romano da Bitínia e do Ponto (agora na Turquia moderna) escreveu uma carta ao imperador Trajano por volta de 112 d.C. e pediu conselhos sobre como lidar com a comunidade cristã primitiva. A carta (Epistulae X.96) detalha um relato de como Plínio realizaram ensaios de supostos cristãos que apareceram antes dele, como resultado de denúncias anônimas e pede orientação do Imperador sobre como eles devem ser tratados.
" Houve entre eles quem assegurou, além disso, que toda a sua culpa, ou melhor, todo o seu erro consistiu tão somente em reunirse regularmente em certo dia antes do nascer do sol, entoar alternadamente entre os presentes um hino em honra de Cristo, como se de um deus se tratasse..."
https://periodicos.ufs.br/prometeus/article/download/9281/7513
Fontes acessórias Wikipedia
Surge neste momento duas observações:
1) O termo Θεὸς Deus refere-se a Elohim, que vai de magistrado humano, o Cristo divino, até o próprio Deus Todo -Poderoso
.
2) A duas narrativas referem-se a igreja da incircuncisão (Não é a igreja zelosa da lei na Judéia)
Na Epístola de Inácio aos Efésios, capítulo 18:
Pois o nosso Deus, Jesus Cristo , foi, segundo a designação de Deus , concebido no ventre por Maria , da semente de Davi , mas pelo Espírito Santo .
Ὁ O |
γὰρ pois |
Θεὸς Deus |
ἡμῶν nosso |
Ἰησοῦς Jesus |
ὁ o |
Χριστὸς Cristo |
Aproximadamente nesta mesma época, (e em regiões proximas) temos o principal documento histórico da existência de um Cristo adorado como Deus, redigido pelos inimigos da Igreja, o que o torna ainda mais valioso e pertinente: Plínio, o jovem, sobre os Cristãos, uma carta ao Imperador Trajano.
Plínio, o Jovem, o governador romano da Bitínia e do Ponto (agora na Turquia moderna) escreveu uma carta ao imperador Trajano por volta de 112 d.C. e pediu conselhos sobre como lidar com a comunidade cristã primitiva. A carta (Epistulae X.96) detalha um relato de como Plínio realizaram ensaios de supostos cristãos que apareceram antes dele, como resultado de denúncias anônimas e pede orientação do Imperador sobre como eles devem ser tratados.
" Houve entre eles quem assegurou, além disso, que toda a sua culpa, ou melhor, todo o seu erro consistiu tão somente em reunirse regularmente em certo dia antes do nascer do sol, entoar alternadamente entre os presentes um hino em honra de Cristo, como se de um deus se tratasse..."
https://periodicos.ufs.br/prometeus/article/download/9281/7513
Fontes acessórias Wikipedia
Surge neste momento duas observações:
1) O termo Θεὸς Deus refere-se a Elohim, que vai de magistrado humano, o Cristo divino, até o próprio Deus Todo -Poderoso
.
2) A duas narrativas referem-se a igreja da incircuncisão (Não é a igreja zelosa da lei na Judéia)