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    Podemos adorar Jesus ?


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    Podemos adorar Jesus ? - Página 11 Empty Re: Podemos adorar Jesus ?

    Mensagem por Jefté Sáb 27 Fev 2016, 09:30

    A pergunta do tópico:
    Podemos adorar Jesus?

    Eu só gostaria de saber como pode o ser humano querer adorar a Deus - em espírito e em verdade - sendo Deus Espírito, invisível, nunca visto, nem imaginado (não se pode atribuir-lhe imagem alguma nem figura (o qual habita luz inacessível, na qual nenhum dos homens jamais viu nem pode ver)...
    Como pode o pecador adorá-Lo, sem Dele ter qualquer definição e/ou parecer ?????

    Agora vem o outro lado:

    Acaso não é pelo Filho, o qual é o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa??
    E, Aquele do qual, quando se o via, víamos o Pai?
    E no qual habita corporalmente toda a plenitude da divindade?
    Cuja Imagem é a do Deus invisível, Aquele mesmo da luz inacessível?

    Minha pergunta a você:
    Se deveras você adora a Deus, a Quem (ou em Quem) você se fixa (olha) p/ o fazer ???????!!!!!!!




    Última edição por Jefté em Sáb 27 Fev 2016, 09:47, editado 2 vez(es)

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    Podemos adorar Jesus ? - Página 11 Empty Re: Podemos adorar Jesus ?

    Mensagem por Guilherme Sáb 27 Fev 2016, 09:32

    Que Fé!! Bela convicção amado! Que o Senhor lhe abençoe grandemente!
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    Mensagem por Jefté Sáb 27 Fev 2016, 09:44

    Muito obrigado, irmão Guilherme!
    Abençoe a nós.
    Paz!
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    Mensagem por Gleison Elias Sáb 27 Fev 2016, 11:12

    --

    Jefté,

    É um mandamento bíblico não fixar olho a ninguém para adorar a Deus.
    Muito menos a Jesus, que tem por figura a cobra levantada no deserto que deveria ser olhada mas jamais adorada.

    Seu texto eu posso resumir nisso: Falta de fé.
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    Mensagem por Guilherme Sáb 27 Fev 2016, 16:14

    A não ser que fite a imagem do próprio Deus, Cristo Jesus!
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    Mensagem por Jefté Sáb 27 Fev 2016, 18:57

    Olá caro Gleison Elias

    Jesus não tem por figura a serpente no deserto; assim como não tem por figura a Jonas por ele ter estado três dias e três noites no ventre de um grande peixe; são comparações sobre situações ocorridas no passado que prefiguravam de alguma forma na vinda e vida do Messias.
    E, com relação a seu dizer, eu só posso lhe dizer o seguinte:

    Dizia Jesus aos judeus:
    "Disseram-lhe, pois: Onde está teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a mim, nem a meu Pai; se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai." (João 8.19)

    E também disse aos apóstolos:
    "Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto." (João 14.7)

    Ou seja, conforme o evangelho ensina, só haveria uma forma de os judeus (ou seja, os hebreus - o povo que recebera a lei de Deus para ser guardada); então, conforme o ensinamento de Cristo; a única forma de se conhecer a Deus, é conhecendo de verdade a Cristo; e uma vez que não se conheça a Cristo, impossível é de se conhecer a Deus / doutra sorte, Cristo diz que, quem O tenha conhecido (de verdade) também já tinha conhecido o Pai - e não somente isso, se é que podemos dizer "somente isso", mas também até já O tinha visto: ao Pai - olha que belo parâmetro e amparo para adorar????

    Mas agora, sei que você é livre; e se para adorar a Deus, você "desconecta-se" (não sei se essa palavra cabe, mas é a que achei) de Cristo, para então fazê-lo, irmão... não sei
    Só sei que Cristo diz:::
    "Porque sem mim, nada podeis fazer" (Jo. 15:5b)


    Última edição por Jefté em Sáb 27 Fev 2016, 19:06, editado 1 vez(es)
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    Mensagem por Guilherme Sáb 27 Fev 2016, 19:05

    Longe de mim puxar sardinha para seu lado nobre Jefté! Pois também admiro muito as profíquas colocações de Valdomiro, apesar de serem diversas das minhas! Porém, estes argumentos colocados em seu último post meu querido, falam por sí só! Chego a ficar triste só de pensar na riqueza que o homem Deus Jesus veio nos trazer, e isto ser tão negligenciado ou desprezado! Impossível olhar para Jesus Cristo e não dizer: SANTO SANTO SANTO!
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    Podemos adorar Jesus ? - Página 11 Empty Re: Podemos adorar Jesus ?

    Mensagem por Jefté Sáb 27 Fev 2016, 19:12

    Sim, irmão
    realmente é uma riqueza sem igual; ímpar; uma pérola de valor infinito. E assim dizes:
    ""Chego a ficar triste só de pensar na riqueza que o homem Deus Jesus veio nos trazer, e isto ser tão negligenciado ou desprezado! Impossível olhar para Jesus Cristo e não dizer: SANTO SANTO SANTO!""
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    Mensagem por Guilherme Sáb 27 Fev 2016, 22:12

    Maravilhoso, até o pó da Bíblia vale ouro! Nada se compara com a Palavra De Deus!!
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    Mensagem por Tzaruch Sáb 27 Fev 2016, 23:32

    .
    Resposta à Mensagem Nº156

    Olá Jefté.


    Jefté escreveu:Jesus não tem por figura a serpente no deserto; assim como não tem por figura a Jonas por ele ter estado três dias e três noites
    no ventre de um grande peixe; são comparações sobre situações ocorridas no passado que prefiguravam de alguma forma na
    vinda e vida do Messias.

    E, como Moisés levantou a serpente no deserto, 
    assim importa que o Filho do homem seja levantado; 
    João 3:14

    A analogia do Gleison está certa, porque o que fazem com JESUS é o mesmo que fizeram com
    a serpente,, ou seja, começaram a adorar JESUS como se fosse DEUS.


    Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, 
    e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; 
    porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.  
    2 Reis 18:4

    O contexto falado por JESUS é o mesmo,,, porque o próprio nunca disse que de si mesmo
    tinha poder ou fazia fosse o que fosse,, tal como a serpente de metal,, mas acabaram por
    fazer igual a JESUS como fizeram com essa serpente.


    Em vez de adorarem a DEUS que é quem tem o poder sobre tudo, adoram como sendo DEUS
    aquele a quem ELE constituiu Senhor. 



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    Mensagem por Tzaruch Dom 28 Fev 2016, 00:24

    .
    Resposta à Mensagem Nº146

    Olá DBOliveira.

    DBOliveira escreveu:
    Gleison e Tzaruch, seria melhor deixar o Guilherme conversar somente com Valdomiro.

    Irmão,, os debates não são particulares,, mas sim públicos e onde os participantes
    do fórum todos podem participar.

    DBOliveira escreveu: Acho meio injusto três contra um.

    Você não está a ver uma "LUTA",, são debates sobre assuntos da Bíblia, e o que importa 
    é argumentação apresentada, e não a quantidade de oponentes ou concordantes acerca
    de determinado assunto.

    DBOliveira escreveu:
    Com certeza suas argumentações são valorosas, mas vão fazer o Gui ter que responder três ao mesmo tempo. 

    E é isso mesmo que qualquer um está sujeito quando entrar em debate sobre determinado
    assunto,, e se tiver bons argumentos não os perderá nem que sejam 1000 ao mesmo tempo.

    DBOliveira escreveu:Com certeza Valdomiro irá explanar esses pontos. Bem, é apenas uma sugestão. 
    Talvez Guilherme aceite conversar com os 3 sem problema, mas pela resposta que ele deu ao Gleison 
    sobre esperar o Valdomiro acho que já temos a resposta.

    O Guilherme entretanto é que poderá querer desviar de assuntos inconvenientes,
    pois até chamou de argumentos ilógicos sem nada ter mostrado sobre lógica.

    Porque se fosse para ser o Valdomiro a explanar esses pontos ele mesmo é que os teria apresentado,
    e pela resposta do Guilherme já está a fazer desconsideração dizendo que só o Valdomiro
    se foca no texto,, e assim coloca os assuntos apresentados como sendo sem exegese,
    só que não mostrou onde isso aconteceu.

    .
    Guilherme
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    Mensagem por Guilherme Dom 28 Fev 2016, 01:52

    Nobre amigo e irmão Tzaruch, você está certo, estou aqui para debater com todos vcs, independente se eu sou o único a defender uma tese específica, como já havia dito, n sou dono da verdade e nem pretendo ser, por mais divergente que seja a opinião, eu aproveito o que é bom! Ótima semana amado!
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    Mensagem por Tzaruch Dom 28 Fev 2016, 03:09

    .
    Olá Guilherme.

    Sem problemas,, com o tempo você irá notar que durante um debate acontece outros participantes entrarem por verem
    assuntos que são errados ou que entram em conflito com outros textos etc.

    E pode ter a certeza que são muitos os observadores, ao mais pequeno "erro" e já alguém apontará isso, claro que você
    pode sempre contra argumentar, e isso é o que é um debate,, argumentar e convencer ou ser convencido.


    .
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    Mensagem por Tzaruch Dom 28 Fev 2016, 03:26

    .
    Resposta à Mensagem Nº148

    Olá Guilherme.

    Guilherme escreveu:
    Não é nem esse o motivo amigo Dboliveira, é que o Valdomiro fundamenta no cerne do texto, com boa exegese, tornando seu argumento sólido,

    E então Guilherme, você dessa forma está a dizer que as respostas do Gleison
    e do Tzaruch não estão fundamentadas no texto que citou nem são argumentos
    sólidos para que tenham atenção da sua parte ?

    Atente para a mensagem Nº144, e tente mostrar que está lá algo sem argumento sólido,
    ou ainda que não tenha sido feita exegese em relação ao seu texto citado.

    Guilherme escreveu:não quero aqui menosprezar a explanação de meus irmãos acima,

    Certo, então faça o favor de tentar responder aos argumentos apresentados, e caso tenha como
    falar da falta de exegese ou argumentação além do assunto aponte onde isso aconteceu.

    É que de fato não faz muito sentido você apontar certos assuntos mas não os mostrar.

    Guilherme escreveu:só acho que eles misturaram outros fatores no ato Criador de Deus, deixando os argumentos ilógicos!

    Então você achou MAL, porque não aconteceu nenhuma mistura além daquela que você
    está a tentar fazer para colocar JESUS a ser um dos autores da criação.


    E isso tudo porque não entendeu o "Façamos" nem o "nossa imagem", em que não faz sentido
    você dizer que são dois homens.

    O que você tenta fazer é que é ilógico, dai que lhe foi questionado os pontos onde a sua
    teoria deixa de fazer sentido, mas você não atentou para eles.


    _____Guilherme______
    Tenho alguns textos que me lembro provando a Trindade, mais vamos como os Serial Killers: por partes kkkkkk! 
    Vualá! o que você diz sobre Gênesis 1;26´´Então disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança.



    Portanto,, para começar o texto que citou não prova nenhuma trindade,, nem esse nem nenhum outro,, 
    e a argumentação que apresentou não surge nenhum efeito porque perde o sentido quando analisada.

    .
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    Mensagem por Valdomiro Dom 28 Fev 2016, 19:21

    Caro Guilherme, Paz!

    Grato pela resposta.

    Olha, eu apenas resolvi trocar algumas postagens contigo porque percebi que com sinceridade você defende a deidade de Jesus, ao mesmo tempo em que sei que esses versos que você indica não atestam o que você hoje acredita que eles atestam. Simplesmente, ao que parece, não te foi mostrado ainda o que realmente esses textos querem dizer. Minha intenção, não é nem propriamente debate contigo, mas apenas mostrar onde reside o problema e deixar você tirar suas próprias conclusões.

    Veja, Jesus não falou que era Deus simplesmente porque não era. Pois ele disse aos discípulos : “Vos me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem porque eu sou”. Então, ele, ao menos para os discípulos, não negou sua identificação, mas não o fez dizendo que era Deus.

    As tentativas de apedrejamento ou foram por entendimento errado dos fariseus, ou por ódio e inveja.

    Mas, vamos aos textos.

    Você citou Isaías, mas note que está dito “o seu nome será. Como algo que já era (se teu entendimento estivesse certo) ainda iria ser? Mas, o detalhe aqui é que Isaías 9.6 trata de um nome.
    Os nomes hebraicos, muitos deles, são teofóricos, ou seja, são homenagens a Deus. Por exemplo Eliás, significa “Yahweh é Deus”. Jeú significa “Yahweh  é ele”. Mas, nem Elias, nem Jeú eram Yahweh. Se você pegar um livro que mostre o significado dos nomes bíblicos concluirá que há vários que, a partir dessa perspectiva que tomam de Is. 9.6,  seriam candidatos a ser Deus por causa de seus nomes.

    Considere que tanto o Renovo (Jesus), Jr. 23.6, quanto Jerusalém, Jr. 33.16, foram chamados de “Yahweh é a nossa justiça”. Se fosse só Jesus, e nada se falasse de Jerusalém, diriam que isso era uma prova de que ele era Yahweh no A.T, mas como Jerusalém também foi chamada pelo mesmo nome as pessoas não podem usar isso como prova e poucas pessoas sabem desse fato.

    Portanto nomes teofóricos não provam que Jesus é Deus.

    Partindo para Rm. 9.5, não é uma revelação claríssima da Divindade de Cristo como você sugere. O problema é considerar uma única tradução como fonte de conhecimento, quando o original precisa ser considerado também.

    Veja, por exemplo, o comentário que se segue:

    O gramático de grego, Robert H. Mounce comentando sobre pontuação e silabificação nos textos gregos relembra que nos manuscritos antigos, os unciais, não haviam pontuação ou divisão de versículos e “esse fato criou algumas dificuldades para os estudiosos contemporâneos, visto que o modo de um versículo ser pontuado pode ter efeito importante sobre a sua interpretação. Um dos exemplos notáveis disso é Romanos 9.5. Se uma pausa maior for feita depois da κατὰ σάρκα (lit. “segundo a carne”), a parte final do versículo seria uma declaração a respeito de Deus Pai (A NEB traz: “Que Deus, supremo sobre todos, seja abençoado para sempre! Amem”). No entanto, em se fazendo uma pausa menor naquela posição, as palavras finais da frase falariam de Cristo. A NVI diz: “[...] de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém” (Mounce, William D. In Fundamentos do Grego Biblico (Livro de Gramática) 1º Edição – 2009, pág. 17)  e conclui “O modo de a tradução lidar com um versículo ambíguo tal como esse revela as tendências teológicas do tradutor”. Roger L. Omanson concorda com isso e expõe prós e contras para as duas linhas de pensamento. Como é uma obra trinitária sugere que o texto esteja se referindo a Jesus, ainda que admita: “em nenhuma outra passagem das cartas de Paulo (isto é, nas cartas que, segundo os eruditos, são genuinamente paulinas – em geral se entende que Tt 2.13 não é texto de Paulo) ὁ Χριστός é chamado de θεός. A partir de uma perspectiva geral da teologia de Paulo, é difícil imaginar que o apóstolo teria verbalizado a grandeza de Cristo dizendo que ele é Deus bendito para sempre”. (Variantes Textuais do Novo Testamento, Roger L. Omanson, Sociedade Bíblia do Brasil & Deutsche Bibelgesellschaft, 2010 - Pág. 312 a 314)

    Considere, ainda, que foi Paulo quem escreveu Rm. 9.5 e vale a pena você estudar como Paulo identifica Deus e Jesus em toda sua obra. Busque verificar se ele (Paulo) fazia isso intercambialmente considerando ambos o mesmo Deus, ou se para ele, que conheceu Jesus já após a ressurreição, sempre reconhecia a Deus como o Pai e a Jesus como Filho desse Deus. Muitas vezes Paulo usa a expressão “O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo”

    Para mais detalhes sobre isso acesse, por favor, o link http://www.unitarismobiblico.com/1/?p=637

    Quanto à Gn. 1.26 há duas coisas a dizer:

    Primeiro: Embora o verbo esteja no plural, isso não condiciona que ali estivesse mais de um. Artaxerxes (Ed. 4.18, 7.21,24) e Daniel (Dn. 2.36) usaram verbos no plural para fala deles mesmos. Então Gn. 1.26 ou outro versículo que apresente um plural, não prova que se estivesse falando de alguma pluralidade em Deus. A propósito são absolutamente raros, talvez 4 ou 5, em um universo de mais de 2.400 vezes que o verbo, pronome e etc estão no singular com relação a Deus. Portanto não podemos transformar a exceção em regra. Esta seria uma consideração: O verso por si só não ensina nem a trindade, nem a pluralidade em Deus, mesmo que ele estivesse com mais alguém. Um trinitário por já acreditar na trindade infere que ali se esteja falando da trindade, quando nada sugere isso. Como eu disse, o pensamento trinitário tem que ir na frente da leitura para que se ventile essa ideia naquele texto.

    O segundo ponto nessa questão é que a Bíblia não chama Jesus de criador, mas através de quem as coisas foram criadas. Hb. 1.1.2 diz “por meio de quem também fez o universo”(Almeida Sec.XXI). Nesse sentido Jesus é o instrumento de Deus e não o próprio Deus. Cristo é o intermediário, não o criador, veja Jo. 1.3 “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito existiria”. Veja também Ef. 3.9: “E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo” (Almeida ACF).Vale lembrar que Gênesis não trata da criação das coisas espirituais, mas do universo físico e da terra.

    Praticamente todos os versos que você cita, já foram abordados aqui em vários tópicos, mas como eu disse, acho que você tem o direito de saber que não há verso na Bíblia que ensine a trindade. As pessoas que já acreditam na trindade é que buscam ver ali, digo respeitosamente, alguma sombra dela.

    Juntando o que foi exposto aqui e há mais a se falar, com aqueles versos que citei, e ainda há outros, não há como defender a existência  de uma trindade.

    Paz seja contigo!
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    Mensagem por DBOliveira Seg 29 Fev 2016, 09:46

    Olá Jefté, tudo bem?

    Você falou algo sobre nós unitaristas "modificar" os textos, causando assim uma mensagem que possa enfraquecer o trinitarismo, causar dúvidas etc e então conclui assim:

    "Nenhum Trinitário ousa fazer alguma manobra dessa c/ qualquer verso bíblico por mais que esse o choque! Já unitaristas, não conheço um só que não proceda assim p/ com n textos bíblicos.."

    Bom meu amado, como você sabe, hoje não temos mais os originais. Temos apenas cópias de cópias de cópias etc....e hoje temos as mais variadas traduções, e mais traduções e mais traduções etc....

    Então fica a questão: Como você pode afirmar com certeza que aquilo que está em Romanos 9:5 na JFA chamando Jesus Cristo de "Deus Bendito" é o que estava nos originais?

    Você poderia dizer: O restante das escrituras, o "todo", afirma que Cristo é Deus. Eu não acredito que alguém possa realmente conhecer o todo das escrituras em todas as suas partes. Esse tipo de argumento "da teologia para o texto," eu não gosto. Normalmente eu trabalho do texto para teologia. É por isso que posso dizer que se encontrar nas escrituras algo que altere minha teologia, eu mudo minha teologia e não o texto.

    É por isso que eu prefiro priorizar a escritura a teologia ou a tradição. Por isso eu discordo que existam excessões a esse princípio. Por exemplo, todos os versos do NT que apresentam alguma relação entre Cristo e sua divindade (Jo.1.1, 8.52; Rom 9.5; Col.1.15; 1Tim.3.16, etc) tem algum problema gramatical ou textual.

    Se eu usar a sua teologia como critério para validar a gramática nesses casos, eu vou me tornar um trinitário como você. Se você usar a minha teologia como critério para avaliar a gramática, você vai negar o trinitarismo como eu defendo. Mas se nós fizermos isso, nós estaremos afirmando (implicitamente) que em última análise, nossa percepção teológica é mais correta que a própria escritura. Isso, se levado a sério, em última análise coloca a inspiração divina em nossas opiniões, e a retira das escrituras.

    Mais um exemplo, se nós analisarmos a gramática de Jo.1.1 (ou qualquer outro texto que se relacione com a divindade de Cristo) a partir da nossa teologia, corremos o risco de cairmos no erro da falácia do círculo vicioso: Jo.1.1 significa que Jesus é um deus por que Cl.1.15 diz que ele é o primogênito da criação; Cl.1.15 diz que ele é parte da criação por que Jo.1.1 diz que ele é um deus.

    Esse é um erro que acontece dos dois lados do debate. Muitos cristãos defensores da trindade, não percebem que o que eles fazem é exatamente isso. Ou seja, o critério que define a verdade é a verdade que ele pretende defender. Eu acredito que isso é metodologicamente incorreto.

    Como podemos resolver esse problema? Nós precisamos de critérios gramaticais para avaliar questões gramaticais. Uma vez realizada a pesquisa, e demonstrado com um certo grau de probabilidade que Jo.1.1 deve ser traduzido de modo indefinido, por exemplo, então nós daremos um passo novo em direção a formulação da nossa doutrina. Ou seja, eu não acredito que exista um único caso de dificuldade gramatical, sintática, léxica que necessidade da iluminação da teologia para clarificar o sentido de um verso das escrituras. Fazer isso é fazer da escritura escrava das nossas opiniões, e como valorizo a escritura como inspirada por Deus, eu prefiro priorizar a escritura.

    Ou seja, a opção alternativa para avaliação de questões gramaticais, é encontrar critérios gramaticais para avaliar tais questões. Isso leva muito tempo, exige muita dedicação, mas vale a pena. Nós não estamos falando das nossas preferências pessoais, nós estamos falando da verdade de Deus.

    Deixe-me dar outro exemplo simples: Cl.1.15. O dilema que temos nesse texto não é léxico (qual o sentido do termo primogênito). Isso é apenas uma parte pequena do dilema. A questão realmente difícil é definir o genitivo "de toda criação". Esse genitivo é partitivo? Se sim, não faz muita diferença se primogênito significa primeiro nascido (no sentido de criado), ou se ele é quem tem primazia, afinal, o genitivo partitivo aqui nos faria entender que Jesus é o primogênito "dentre" toda criação. Em outras palavras, ele faz parte da criação.

    Agora, se o genitivo é de subordinação, Jesus seria o primogênito "sobre" toda criação, e portanto não faria parte da criação. Perceba que a nuance da gramática tem claras implicações para nossa doutrina, mas se tomarmos nossa teologia como critério para essa decisão sintático-gramatical, nós nem precisaremos pesquisar mais nada, pois a conclusão já está tomada. Por outro lado, se quisermos de fato honrar as escrituras, e investigarmos como esse tipo de construção é usada em outros lugares, vamos encontrar critérios sintático-gramaticais que poderão ser avaliados à luz do contexto literário desse verso.

    Em outras palavras, ambas as decisões gramaticais são possíveis, mas à luz da gramática, da sintaxe e do contexto qual é mais provável? É aqui que encontramos o dilema, e é aqui que muitos decidem abandonar o estudo sério das escrituras. Defender minha teologia é fácil... difícil é fundamentá-la de modo adequado.

    O problema é que não existe uma “norma” gramatical para o período Koine que seja absoluta. Aliás, a linguagem transcende a gramática, de modo que autores façam usos de recursos linguisticos para comunicar que afrontam a gramática, mas ainda assim comunicam o que precisam. De fato é complicado. O único modo de superar nossas limitações na percepção da relação entre a gramática e a linguística, e seu valor para o estudo das escrituras, é continuar estudando.

    Veja bem, não estou dizendo que não possamos olhar o contexto bíblico ou parar de deixar a bíblia explicar a bíblia. Concordo com esse método. Mas temos que tomar muito cuidado, muito cuidado mesmo. Como eu disse, afirmar que sabemos o todo é complicado.

    Por isso Valdomiro (como conhecedor dos idiomas originais) e outros estudiosos argumentam aqui com vocês sobre se atentar ao que realmente o texto quer dizer.

    Aquela afirmação sobre Romanos 9:5 não é simples birrinha contra a trindade, mas perceba que é um embasamento bem formulado e tem que ser levado a serio. O próprio “Amém” no final do versículo mostra se tratar de uma frase doxológica.

    E como mostrado por Valdomiro, outros estudiosos também pensam assim. Ou seja, não descarte aquela opinião apenas pq não conforma com sua ideia de que Cristo é Deus. Nos originais, pode ser muito bem aquela ideia que Paulo queria dizer.
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    Mensagem por Valdomiro Seg 29 Fev 2016, 14:16

    Jefté, Paz!

    Meu amigo, se não fosse a resposta do Daniel a você, tua postagem iria passar desapercebida, pois nem havia lido. Na verdade depois que eu percebi que você costuma ignorar as explicações que te são dadas (que o diga Jo. 10.30 e outros), eu percebi que não adianta muito esclarecer as coisas a você. Teu comentário sobre Rm. 9.5 reflete bem isso.

    Noto que tuas observações, na postagem 147, não tem razão de ser.

    Você criticando minha resposta de equivalência ao Guilherme , disse:

    No entanto, os postados pelo Valdomiro, ele diz ser provas escriturísticas; já os do irmão Guilherme parecem não valerem nada, e não ser Escritura, mas somente palavras humanas... 
    por que será????

    Está ai a prova de que você, infelizmente, não entendeu absolutamente nada do que pretendi. Eu não considero os versículos citados pelo Guilherme palavras humanas, apenas mostrei para ele, que citação por citação tem-se versículos para os dois lados. Portanto a questão não é essa. Aliás você dizendo isso parece que considera palavras humanas os versículos que citei, doutra sorte, não haveria motivo para “reclamação”.


    ou seja, são as sugestões dos homens querendo-se prevalecer sobre a palavra escrita, da Escritura... levando-a para o campo da dúvida... ...

    Eu acho, prezado Jefté, que você não deveria fazer uma análise tão rasa e sectária da questão. Você considera que a tradução que você usa não pode ser questionada. Você precisa colocar na cabeça que A Palavra Escrita não é a tradução que você usa. E justamente quando se estuda A Palavra Escritura e não apenas a tradução que você usa é que os problemas começam para você ou para a dogmática trinitária.
    Além do mais o que eu mostro na questão de Rm. 9.5 não é opinião de unitarista, pelo contrário, são trinitaristas que dão aquele testemunho. Aliás, o fato de você ler uma tradução que te favorece não significa dizer que ela seja a melhor tradução. Nós não estamos falando de alteração de textos bíblicos, estamos falando da tradução que você usa.


    Nenhum Trinitário ousa fazer alguma manobra dessa c/ qualquer verso bíblico por mais que esse o choque!

    Minha argumentação não tem qualquer manobra, mas é fundamentada na alegação de especialistas em língua grega de confissão de fé trinitária. Então, nesse sentido, eles estão acima de qualquer suspeita porque se fosse manobra eles mesmos não iriam fundamentar algo do tipo.

    Mas, acho engraçado você dizer:

    Nenhum Trinitário ousa fazer alguma manobra

    . Respeito você achar isso, mas talvez tal alegação decorra, respeitosamente digo, de alguma falta de leitura ou uma pesquisa mais detida sobre o tema.

    Agostinho de Hipona (ou Santo Agostinho para os católicos) ousou manobrar Mc. 13.32 dizendo que Jesus: Ignora o que não quer dar a conhecer (???). Outros dizem que Jesus tem duas mentes ou duas consciências (???). Ou que Jesus ora fala como homem e ora fala como Deus(???). Outros ainda dizem que Jesus, simplesmente, se esvaziou, por isso não sabia, mas continuou sendo o mesmo Deus que eternamente sempre foi (???)

    Já ousaram dizer que Echad é unidade composta e Yachid unidade absoluta, fazendo um absoluto mal uso das palavras e ignorando as semânticas das palavras hebraicas.

    Já ousaram disser que o Sl. 110.1 é Deus falando com Deus por causa da versão em português “disse o Senhor ao meu Senhor” quando com base no original seria “Disse Yahweh ao meu Senhor”.

    Já ousaram dizer que “a expressão EU SOU de Ex. 3.14 é a mesma de Jo. 8.58” quando não é, absolutamente, verdade, pois não somente as expressões são diferentes no original como os contextos são diferentes.


    E por ai vai meu amigo. Então, ou você desconhece todos esses fatos, que, estes sim, são verdadeiras manobras, e vários outros, ou esqueceu que eles existem.

    Olha, vou deixar você aos cuidados do irmão Daniel.

    Espero, sinceramente, que o Guilherme seja imparcial e perceba o que eu estou dizendo para ele, pois sei que para o verdadeiro estudo das Escrituras não adianta, sob o pretexto da piedade, colocar resistência a verdade que se revela, sob pena de se negar reconhecer  essa mesma verdade em nome de uma fé dogmática.

    Paz seja contigo!
    Valdomiro.

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