F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Pires
José Herminio
Edison
Ernesto
Vasuilvan
Gustavo
Clébio
Valdomiro
Walker
Gerson Witezak
Elielson Ribeiro
Maicon Douglas
Gilcimar
Admar
Benedito Bernal
Marcelo Moreira
Valter
Marcelo Almoedo
Norberto
Stanley K
Rodrigues
Anaderson
Betho
Lúcio Monteiro
Gleison Elias
Tzaruch
Antonio
Rasabino
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Antonio
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 223
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Antonio Sáb 21 Abr 2018, 15:10

    Sr Ernesto, essas postagens acima são extraídas daqui: http://www.adventistas.com/2011/11/29/quem-e-o-consolador-republicado-a-pedido/ , mas de tudo que foi debatido anteriormente com o sr nas mensagens atrás podemos concluir que se harmoniza muito melhor que as falácias apresentadas ao sr!

    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1921
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ernesto Dom 22 Abr 2018, 13:43

    Antonio diz:
     
    Sr Ernesto, gostaria de fazer lhe umas observações acerca da sua msg de numero nº925. Creio eu que essa idéia acerca de quem seria o outro consolador tem muito mais respaldo escrituristico que de seu oponente! Veja só que disse uma escritora eclesiástica sobre que seria esse outro consolador: 

    Impedido pela humanidade, Cristo não poderia estar em todos os lugares pessoalmente, então foi para vantagem deles (os discípulos) que Ele deveria deixá-los, ir para o Pai, e enviar o Espírito Santo para ser o Seu sucessor na terra. O Espírito Santo é Ele mesmo, despido da personalidade da humanidade e independente dela. Ele Se representaria como estando presente em todos os lugares pelo Seu Espírito, como o Onipresente. “Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome [embora não seja visto por vós], [*ESSA FRASE FOI ADICIONADA POR ELLEN WHITE] esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” [ João 14:26]. “Mas eu vos digo a verdade; convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei” [João 16:7]. (DTN 669)



    Olá Antonio;


    Eu li e reli as três mensagens. E as três abordaram o mesmo assunto; que  é sobre o consolador que seria enviado, uma vez pelo Pai, e outra por Jesus;
    As mensagens são muito extensas  e eu procurarei respondê-las, porém, só abordarei as partes básicas.
    Para começar; eu percebi que o irmão ainda não percebeu a diferença entre os Espíritos. Quando se trata do Espírito Santo, ou de Deus, então o Espírito sempre começa com o É de caixa alta, ou letra maiúscula. E quando se trata do espírito do homem então o espírito sempre começa com o ¨e ¨ minúsculo, ou caixa baixa. Se não prestarmos atenção nos confunde e nos desvia da linha de pensamento.


    Bem, vamos ao assunto.


    Podem ver que eu tenho evitado discorrer sobre o Espírito Santo, porque a bíblia não dá muitos detalhes sobre a origem dele. Eu me baseio na origem de Cristo, e nesta linha de pensamento eu coloco também a existência do Espírito Santo.
    Eu não sigo a tão discutida santíssima trindade, mas, uma coisa é certa, na bíblia encontramos  três pessoas distintas, e independentes como seres, mas, juntas atuam na administração do universo, e também na redenção do homem.
    Eu deduzo das passagens bíblicas o seguinte: Que Deus o Pai, e Cristo, e o Espírito Santo, possuem a mesma  natureza Espiritual, os três são Espíritos que compõem a mesma arvore genealógica.
    Embora sendo iguais em natureza; há uma hierarquia entre eles, Deus o Pai é o soberano, ele dá as coordenadas. Jesus disse em João 14:26, ...Vou para o meu Pai porque o Pai é maior do  que eu.
    Agora vem a pergunta; se eles são uma só essência, a mesma natureza, e co-eternos; como eles podem ser três  pessoas independentes,  com personalidade e atuações próprias?


    Vamos ver como a bíblia explica  este milagre.


    João 1:1-3, diz: No principio era o verbo, o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus.
    O significado de verbo é  ¨palavra com  poder¨  que indica ação. Foi o que aconteceu; A palavra estava com  Deus, e foi pronunciada de suas entranhas por ele. O verbo, a palavra  se tornou outra pessoa,  ele ainda  faz parte não só da natureza, mas, do próprio Pai. Por isso Jesus disse: Eu e o Pai somos um. A composição de Cristo e o Pai continuam a mesma.
    Há os unicístas, e temos o irmão Edison que é participante aqui do fórum, que crê que o Filho é a mesma pessoa do Pai, ele crê que; Em certas ocasiões o Pai faz a vez do  filho, e em outras circunstancias se passa por  Espírito Santo.
    Esta teoria contradiz a bíblia, porque há ocasiões que o Pai está no céu e ao mesmo tempo o filho na terra, E há dezenas de Passagens que Jesus menciona o nome do Pai, ora, se ele fosse esse Pai então ele estaria faltando com a verdade. Exemplo: João 17:3, E, a vida eterna é esta; que conheçam a ti só por Único Deus, e a Jesus Cristo a quem enviastes.
    Para os humanos é difícil entender  esse mistério, mas, Jesus  procurou esclarecer essa questão.
    João 17: 8, Jesus dizendo ao Pai,  Porque lhes dei as palavras que me deste; e eles a receberam, e tem verdadeiramente conhecido que SAÍ DE TI. Cristo saiu através da palavra., vejam também, João 16:27, Pois, o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes e crestes que SAÍ DE DEUS.
    Quando aconteceu esse mistério?. Miqueias 5:2, E tu, Belém Efrata , posto que pequenas entre milhares de Judá, de ti sairá o que será Senhor em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da ETERNIDADE.
    A origem de Cristo remonta aos primórdios tempos da eternidade do passado. Acredito que podemos dizer sem medo de errar que Cristo foi a primeira obra do Pai. Porque  em João 1:3, diz: Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    Daí se conclui que os mesmos poderes do Pai, ele mantêm  em Cristo, vemos no verso 4, Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
    Em João 17: 5, Jesus disse: E agora, glorifica-me, tu Ó Pai, junto de ti mesmo com aquela gloria que tinha contigo antes que o mundo existisse. Jesus, embora ele sendo outra pessoa,  ele é tão eterno quanto o Pai, porque saiu das entranhas do Pai através do verbo, (palavra com poder).


                                      Cristo se torna Jesus.


    Cristo deixou a gloria junto ao Pai, e se aniquilou até se achar em forma de homem, Filipenses 2:7, podem ver que cada vez que Jesus enfrentava um problema, ou importante aqui na terra, ele sempre se comunicou com o Pai, porque enquanto aqui esteve, sempre foi em forma de homem.
     
    Depois da ressurreição dele, vemos em Mat, 28:18, dizer: É me dado todo o poder no céu e na terra. Foi quando o Pai o ressuscitou Atos 2:32 e 33, e devolveu-lhe todas as glórias que de direito já lhe pertencia.
    Vale a pena incluir o verso de Heb.1:3, O qual sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se á destra da majestade nas alturas.
    O verso nos diz que Jesus representou o Pai aqui em forma humana, visível. O Pai continua Espírito, assim como o Espírito Santo também, mas Jesus Cristo continua por toda a eternidade visível e em forma humana. Lucas 24:39, depois da ressurreição Jesus diz:Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me  e vede, pois, um espírito não tem carne nem, ossos, como vedes que eu tenho.
    O verso de Apoc.21:3, diz:
    E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus COM  os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e SERÁ O SEU Deus.
    Até aqui a divindade de Jesus Cristo sempre foi questionada pelos homens; Ele sempre é conhecido como o nosso Senhor e Salvador,
    Deus é um título, que é atribuído ao Pai, mas, depois de restaurada a nova terra, Cristo SERÁ o nosso Deus, temos a passagem que apontamos no parágrafo acima, que nos prometeu que ele habitará  conosco, na nova terra, ali o veremos como também somos conhecido.
    I João 3:2, Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser, Mas, sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
     
    O Espírito Santo
     
    A bíblia não detalha a origem do Espírito Santo, ele é apresentado como um enviado da parte do Pai e do filho aos homens, como o nosso consolador e orientador em nossa vida. Por isso podemos dizer sem errar que ele é uma pessoa, ou um ser Real. O Espírito Santo possui a mesma natureza da divindade: ele  é onisciente, isto é, Ele sabe de "todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus" (1 Coríntios 2:10,
    Mas, Deus no-las revelou pelo seu Espírito;porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.  
    ). O Espírito Santo é mencionado em associação íntima com o Pai e o Filho (João 14:16).E eu rogarei ao Pai e ele  vos dará outro consolador, que fique convosco para sempre.
     Ele tem personalidade própria. Rom 8:26,E da mesma maneira também o Espírito Santo ajuda as nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convêm, mas, o mesmo Espírito INTERCEDE POR NÓS COM GEMIDOS INEXPRIMIVEIS. Pode-se mentir a ele ,Atos 5:3-4, também entristecê-lo Efésios 4:30,   
    Todas essas características nós encontramos no Espírito Santo, mas, em nenhuma passagem bíblica encontramos que ele tivesse dado ordens ao Pai ou ao filho. Aí, vemos que, embora divino igual o Pai e o filho, ele é subordinado ao Pai como o filho.
     
    Abraços   Ernesto.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sáb 21 Mar 2020, 10:30

    Gilcimar escreveu:Valdomiro ,a paz!

    Eu quero continuar o assunto mas por causa de uma coisa terrível não sou mais o mesmo ...

    Eu li os argumentos dos unitarianos do tópico e  não tenho condições de refutar a todos pois não entendo nem todos os  meus argumentos mais...

    Eu ainda creio na divindade de Cristo mas não concordo com todos os argumentos trinitários  que li...

    Em não li ainda nas escrituras    algum texto onde a expressão "Deus"  esteja se referindo ao mesmo tempo a três pessoas e em alguns casos  mesmo tendo as três pessoas  da trindade no texto   o autor aplica o termo "Deus" só para uma...

    Será que um autor Trinitariano hoje em seus textos  com as três  pessoas aplicaria sempre a expressão "Deus" para uma das pessoas?

    Não consigo imaginar que agiriam assim...

    Por outro lado tenho questões unitaristas que  apesar de serem respondidas pelos unitaristas  ainda não me gerou convicção..

    Abraços bom amigo Valdomiro!

    Esta postagem foi produzida por mim em Junho de 2016 quando algo grave ocorreu comigo.

    Eu entrei numa clinica particular para fazer um exame de endoscopia digestiva e sai com perca de memória.
    Foi aplicado medicação para induzir o sono mas os médicos até hoje não sabem explicar o que me acusou a perca de memória.
    Perdi a memória e não lembrava quem era minha esposa, filhas e amigos mais próximos e recentes.
    Minha memória só me levava a lembra de fatos quando eu tinha 12 anos.
    Nem da minha profissão eu lembrava, o que fazia.
    Foram dias terríveis mas graças a Deus me recuperei.
    Então desconsiderem todas as postagens publicadas durante os 20 dias de junho de 2016

    GILCIMAR
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ernesto Dom 22 Mar 2020, 15:23


    Gilcimar diz:

    Eu ainda creio na divindade de Cristo, mas não concordo com todos os argumentos trinitários que li...
    Em não li ainda nas escrituras algum texto onde a expressão "Deus" esteja se referindo ao mesmo tempo a três pessoas e em alguns casos mesmo tendo as três pessoas da trindade no texto o autor aplica o termo "Deus" só para uma...
    Será que um autor Trinitariano hoje em seus textos com as três pessoas aplicaria sempre a expressão "Deus" para uma das pessoas?

    Ernesto responde

    Olá Gilcimar; A tua mensagem não foi direcionada a mim, mas eu peço licença para dar a minha opinião sobre a divindade. Respondendo a tua dúvida.
    Eu vejo que caminhamos pelo mesmo caminho, para mim a trindade devia ser substituída por DIVINDADE,
    As três pessoas divinas existem, mas o termo ¨Deus¨ é uma aplicação infeliz ás três pessoas ao mesmo tempo pelos trinitarianos, porque Deus é um titulo da teocracia e, aqui no caso somente a um pertence esse titulo.
    Ainda existe muita confusão sobre a existência de Jesus, e de Cristo. Ainda há os que não sabem colocar os dois nos seus devidos lugares. Embora sendo a mesma pessoa mas, em períodos diferentes.

    Mat 1:21, nos dá a origem de Jesus, um Jesus humano. É o mesmo Cristo, mas Paulo diz aos Filipenses 2:7, ele, ¨aniquilou-se¨ , fazendo-se semelhante aos homens. Não vamos nos alargar sobre a Missão de Jesus porque ela ja é sobejamente conhecida.

    Quanto a Existência de Cristo lemos em Hebreus 7;3, Sem Pai sem mãe, sem genealogia, não tendo principio de dias nem fim de vida.
    Antes de ele se aniquilar e se tornar humano, ele era Espirito, igual a Deus, mas, ele não ¨nasceu¨ Espirito, ele foi gerado por Deus através do poder da sua palavra, João 1:1-3.
    Podemos dizer sem medo de errar que ele continua sendo parte do Pai, mas, não Deus; porque, ¨Deus¨, é o titulo do Pai. Tornaram-se dois seres, com a mesma eternidade, porque Cristo não teve começo, como um ser humano, ele continua sendo a pura essência divina, e, continua com o mesmo vínculo familiar. Portanto, é a continuidade da divindade, somente em mais outro ser.
    Para nós humanos é difícil entender, porque o nosso principio é o nascimento proveniente de duas pessoas, mas, Cristo não, ele foi exalado de dentro do Pai, repito, pelo poder da palavra. Por isso o Pai diz: Meu Unigênito.

    Como nós vemos, Deus é um titulo, e, esse título, Cristo receberá quando ele assume o reinado na nova terra. Jesus mesmo prometeu dizendo: Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo para que, onde eu estiver, estejais vós também.
    Hebreus 1:8, Mas, do filho diz: Ó, Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade, é o cetro do teu reino. Este reinado já foi profetizado por Isaias 9:6,


    Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome, ¨SERÁ,¨...DEUS forte, Pai da ETERNIDADE, Príncipe da Paz.
    Preste atenção, ele ¨terᨠestes títulos depois de nascer como humano, mas, ele mesmo disse: O meu reino não é deste mundo, João 18;36, Ele morreu e ressuscitou, e este mundo ainda não é um mundo de paz, então quando ele se tornará o Deus forte, e Príncipe da paz?


    Salmos 110 diz: Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
    O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo, Domina no meio dos teus inimigos O teu povo se apresentará voluntariamente NO DIA DO TEU PODER etc.

    No Apoc.21:3, confirma o dia do poder de Cristo;
    E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e, eles SERÃO o seu povo, e, o mesmo Deus estará com eles, e SERÁ O SEU DEUS, Se a passagem apontasse ao Deus Pai, então não colocaria o nosso Deus no futuro, porque o Pai já é nosso Deus desde agora.
    NO VERSO 12, DIZ; E, eis que cedo venho e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo as sua obra, Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim, o primeiro e o derradeiro, v, 16, EU JESUS, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas, Eu Sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.

    É fácil de entendermos a presença de Jesus Cristo como Deus em nosso meio, porque ele também faz parte da nossa estrutura humana, porque ele continua visível, e, de carne e ossos por toda a eternidade, assim como ele ressuscitou,
    Espero ter colocado Jesus Cristo como nosso Deus no futuro reino eterno, Por enquanto ele é nosso Senhor e Salvador. E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus, a quem aguardávamos, e ele nos salvará; este é o Senhor, a quem aguardávamos;… Isaías 25:9 ACF.

    Abraços Ernesto
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Dom 22 Mar 2020, 16:26

    Enersto!

    O senhor está respondendo uma postagem feita nos dias que perdi a memória a qual já pedi para ser desconsiderada.
    Não faz sentido nenhum tua ultima postagem por causa disso.
    Não dá para responder algo que não faz mais sentido para mim.
    Releia minha postagem 48 na parte final

    Paz seja contigo!

    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Dom 22 Mar 2020, 18:15

    Gilcimar
    Será que seria só essa questão quanto a Deus que você não compreende de Deus?!!
    Se for, você está muito bem!
    Porque Deus é sim incompreensível: tanto seu poder quanto seu Ser quanto Sua eternidade e tudo mais!

    Eu creio no Pai, no Filho e no Espírito Santo!
    E como afirma o texto da primeira epístola de João, capítulo 5, verso 5 a 7: (que para muitos nem é real) E estes três são um!
    Não tenho nenhum problema com essa cláusula, e sei verdadeiramente que o Pai está no Filho, e o Filho está no seio do Pai!
    E que quando um faz todos fazem! porque são verdadeiramente e eternamente UM! como disse Jesus de si mesmo várias e várias vezes...

    E tem mais: Deus é Todo-Poderoso por isso mesmo, porque não depende de qualquer outro Ser (senão de si mesmo) para realizar Sua Obra.
    Por exemplo, na nossa salvação, na salvação dos homens houve o operar do Pai, do Filho e do Espírito Santo, sem um dos quais nada do que se fez se poderia fazer, e tudo isso é Deus quem o fez, porque são um!

    Toda a Escritura dá testemunho desse fato, e o cristianismo através dos tempos soube disso o confessou, hoje é que a dúvida paira cada vez mais sobre os crentes tomando o lugar da fé.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Dom 22 Mar 2020, 19:12

    A questão meu querido é que postagem marcada lá de 2016 foi produzida por um sujeito que perdeu a memória.
    Não tem nada a ver com admitir ou não "clausulas".
    Eu só posso me responsabilizar com algo dito na minha condição normal.
    Então a questão não tem nada a ver com que você sugeriu aí.

    Abraços!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1958
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4773
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Jefté Dom 22 Mar 2020, 19:41

    Ok!
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qua 24 Jun 2020, 21:32

    Boa noite pessoal:)

    Hj sentí uma imensa saudade de nossos tão saudáveis debates.

    Como vcs estão?
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qui 20 Ago 2020, 11:17

    Clayton Lima,

    Estamos com saudades também.



    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Vasuilvan Qui 20 Ago 2020, 12:35


    Basta surgir um argumento relevante, que atrai a atenção dos demais...
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Qui 20 Ago 2020, 13:15

    Vasuilvan escreveu:Basta surgir um argumento relevante, que atrai a atenção dos demais...

    Atendendo a sugestão de um amigo muito querido vamos lá.

    Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),

    1 Coríntios 8:5

    Os muitos senhores deste texto abrangem todos os contextos de senhores?

    Se alguém responder que sim vai ter que inclui o Pai na lista dos senhores que foram dispensados.

    Vejam:

    Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

    1 Coríntios 8:6

    O fato de para nós haver um só senhor, dispensa todo o restante  de senhores entre os muitos senhores citados no verso anterior.
    Se podemos ter mais do que um só o verso 6 não faria sentido.
    O verso 6 faz um contraste com o verso 5
    Mas se a resposta para pergunta acima for não, o  texto retrata um contexto em particular.
    A mesma estrutura de pergunta poderia ser feita para os muitos deuses.
    A resposta teria ser coerente e no mesmo nível da questão levantada a dos muitos senhores
    Não há espaço aqui para escolher respostas convenientes.

    Graça e paz a todos!
    avatar
    Vanderson
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 41
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Goiânia-Go
    Religião : Cristã
    Igreja : Em Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 123
    Data de inscrição : 17/07/2020

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Vanderson Ter 01 Set 2020, 16:37

    Olá a todos!

    Falando da palavra "Senhor", acho interessante essas observações abaixo. Olhem esse dois versos que talvez já tenha até sido mencionados durante o período que existe esse Fórum.

    Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.  (Salmos 110:1)

    Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
    Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
    Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
    E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.
    Mateus 22:43-46

    Primeiro: (Salmos 110:1) Onde a maioria das Bíblias em Português traduzidas do hebraico, colocam duas das principais palavras chaves para o entendimento do texto: yahweh (3068) e ladoni (113), em igualdade, semelhança e ate mesmo usam a mesma palavra em português (senhor) para traduzir aquelas citadas acima.

    Sendo assim, ficaria melhor se estivesse o texto dessa maneira:

    Disse o Yahwer a Iadoni: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.  (Salmos 110:1)

    ou até:

    Disse Jeová ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.  (Salmos 110:1)


    Mesmo que seja o nome de Deus um tetragrama (YHWH) como alguns dizem, e Yahwer em Salmos, seja o modo como se pronuncia, o fato é que existem duas palavras Hebraicas diferentes nesse versículo que são traduzidas por "Senhor".

    Agora para falar de Mateus 22:43-46, Eipen Kyrios tõ Kyriõ mou: Disse o Senhor ao meu Senhor.
    Confesso que não entendo nada do Grego e muito pouco do Hebraico, mas olhando para o Antigo testamento e mais precisamente para (Salmos 110:1) Posso compreender que só existe um Senhor que é Jesus, e um Deus que é YHWH.


    Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
    1 Coríntios 8:6

    Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
    Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
    Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.  Efésios 4:4-6


    Fiquem na Paz!
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qua 02 Set 2020, 08:32

    Gilcimar escreveu:
    Vasuilvan escreveu:Basta surgir um argumento relevante, que atrai a atenção dos demais...

    Atendendo a sugestão de um amigo muito querido vamos lá.

    Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),

    1 Coríntios 8:5

    Os muitos senhores deste texto abrangem todos os contextos de senhores?

    Se alguém responder que sim vai ter que inclui o Pai na lista dos senhores que foram dispensados.

    Vejam:

    Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.

    1 Coríntios 8:6

    O fato de para nós haver um só senhor, dispensa todo o restante  de senhores entre os muitos senhores citados no verso anterior.
    Se podemos ter mais do que um só o verso 6 não faria sentido.
    O verso 6 faz um contraste com o verso 5
    Mas se a resposta para pergunta acima for não, o  texto retrata um contexto em particular.
    A mesma estrutura de pergunta poderia ser feita para os muitos deuses.
    A resposta teria ser coerente e no mesmo nível da questão levantada a dos muitos senhores
    Não há espaço aqui para escolher respostas convenientes.

    Graça e paz a todos!

    Podemos, entre outras coisas, dizer que o senhorio de Jesus desse texto, é um título ou atribuição hierárquica, que nesse caso, Jesus tem, sabemos por outros textos que ele, passou a ter.

    Não posso, nem acho que alguém possa, dizer o mesmo sobre a deidade do Pai de Jesus. Não imagino Deus (pai de Jesus) sendo promovido a Deus por outrem.


    Graça e Paz.

    Valdomiro gosta desta mensagem

    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qua 02 Set 2020, 08:39

    Vanderson escreveu:Olá a todos!

    Falando da palavra "Senhor", acho interessante essas observações abaixo. Olhem esse dois versos que talvez já tenha até sido mencionados durante o período que existe esse Fórum.

    Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.  (Salmos 110:1)

    Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
    Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
    Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
    E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.
    Mateus 22:43-46

    Primeiro: (Salmos 110:1) Onde a maioria das Bíblias em Português traduzidas do hebraico, colocam duas das principais palavras chaves para o entendimento do texto: yahweh (3068) e ladoni (113), em igualdade, semelhança e ate mesmo usam a mesma palavra em português (senhor) para traduzir aquelas citadas acima.

    Sendo assim, ficaria melhor se estivesse o texto dessa maneira:

    Disse o Yahwer a Iadoni: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.  (Salmos 110:1)

    ou até:

    Disse Jeová ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.  (Salmos 110:1)


    Mesmo que seja o nome de Deus um tetragrama (YHWH) como alguns dizem, e Yahwer em Salmos, seja o modo como se pronuncia, o fato é que existem duas palavras Hebraicas diferentes nesse versículo que são traduzidas por "Senhor".

    Agora para falar de Mateus 22:43-46, Eipen Kyrios tõ Kyriõ mou: Disse o Senhor ao meu Senhor.
    Confesso que não entendo nada do Grego e muito pouco do Hebraico, mas olhando para o Antigo testamento e mais precisamente para (Salmos 110:1) Posso compreender que só existe um Senhor que é Jesus, e um Deus que é YHWH.


    Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
    1 Coríntios 8:6

    Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
    Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
    Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.  Efésios 4:4-6


    Fiquem na Paz!

    Vdd, existe de fato a variação de significados tanto na palavra que quer dizer em português "Senhor", quanto na quer dizer em português "Deus".

    Os termos Senhor e DEUS - É atribuído na bíblia, com significados distintos a homens, anjos, a Jesus e a Deus.
    avatar
    Vanderson
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 41
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Goiânia-Go
    Religião : Cristã
    Igreja : Em Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 123
    Data de inscrição : 17/07/2020

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Vanderson Qua 02 Set 2020, 15:02

    Olá Clayton Lima!


    Clayton Lima escreveu:

    Vdd, existe de fato a variação de significados tanto na palavra que quer dizer em português "Senhor", quanto na quer dizer em português "Deus".

    Os termos Senhor e DEUS - É atribuído na bíblia, com significados distintos a homens, anjos, a Jesus e a Deus.


    Essas "variações" são para gerar algum entendimento esperado pelo homem. Mas na realidade "YHWH"(Yahweh) é o nome de Deus, e esse palavra não é usado para identificar nem um outro ser, somente Deus.

    Agora existem passagens onde ha quem queira se identificar como Deus, e no caso de Moisés o próprio (Yahwer), fez milagres através Moisés, para que Moisés naquele momento fosse como Deus (Eloim).

    E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
    Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais. (Êxodo 4:16,17)

    E ele (Moisés) seria como Deus devido os sinais, mas (Yahwer) só há um.

    Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor(Yahwer); tu és grande, e grande o teu nome em poder. (Jeremias 10:6)

    Quem é como o Senhor(Yahwer) nosso Deus(Eloim), que habita nas alturas? Salmos 113:5

    Quem guiou o Espírito do Senhor(Yahwer), ou como seu conselheiro o ensinou? Isaías 40:13

    Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor(Yahwer), o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Isaías 40:28

    Assim diz Deus, o Senhor(Yahwer), que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.  Isaías 42:5

    E seria inúmeros versos a se citar, algo entorno de 6.828 vezes que ocorre a palavra (Yahwer), e em todas referencia-se como ser o nome de Deus(Eloim).

    Disse o Senhor(Yahwer) ao meu Senhor(adonay): Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

    Salmos 110:1

    Existe outra palavra que poderíamos usar somente essa para senhor:  (adonay=senhor)

    Então, disse: Eu sou o servo de Abraão.
    O Senhor(Yahwer) abençoou muito o meu senhor(adonay), de maneira que foi engrandecido; e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos. (Gênesis 24:34,35)

    E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor(adonay) Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão e me detive lá até agora. (Gênesis 32:4)

    Então, disseram-lhe os seus servos: Busquem para o rei, nosso senhor(adonay), uma moça virgem, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele, e durma no seu seio, para que o rei, nosso senhor(adonay), aqueça. (1 Reis 1:2).

    Seira muitos versículos a citar com referencia a senhor(adonay).

    Repito: Essas "variações" são para gerar algum entendimento esperado pelo homem. Ele usa essas "variações"! manipulando o entendimento alheio.


    Até mais! Na Paz!
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qua 02 Set 2020, 15:31

    Vanderson, o que tens a dizer sobre o tópico em questão?


    A paz.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 64 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 02 maio 2024, 05:27