F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Pires
José Herminio
Edison
Ernesto
Vasuilvan
Gustavo
Clébio
Valdomiro
Walker
Gerson Witezak
Elielson Ribeiro
Maicon Douglas
Gilcimar
Admar
Benedito Bernal
Marcelo Moreira
Valter
Marcelo Almoedo
Norberto
Stanley K
Rodrigues
Anaderson
Betho
Lúcio Monteiro
Gleison Elias
Tzaruch
Antonio
Rasabino
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Vanderson
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Número de Mensagens : 41
    Data de inscrição : 17/07/2020

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Vanderson Qua 02 Set 2020, 15:02

    Olá Clayton Lima!


    Clayton Lima escreveu:

    Vdd, existe de fato a variação de significados tanto na palavra que quer dizer em português "Senhor", quanto na quer dizer em português "Deus".

    Os termos Senhor e DEUS - É atribuído na bíblia, com significados distintos a homens, anjos, a Jesus e a Deus.


    Essas "variações" são para gerar algum entendimento esperado pelo homem. Mas na realidade "YHWH"(Yahweh) é o nome de Deus, e esse palavra não é usado para identificar nem um outro ser, somente Deus.

    Agora existem passagens onde ha quem queira se identificar como Deus, e no caso de Moisés o próprio (Yahwer), fez milagres através Moisés, para que Moisés naquele momento fosse como Deus (Eloim).

    E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus.
    Toma, pois, esta vara na tua mão, com que farás os sinais. (Êxodo 4:16,17)

    E ele (Moisés) seria como Deus devido os sinais, mas (Yahwer) só há um.

    Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor(Yahwer); tu és grande, e grande o teu nome em poder. (Jeremias 10:6)

    Quem é como o Senhor(Yahwer) nosso Deus(Eloim), que habita nas alturas? Salmos 113:5

    Quem guiou o Espírito do Senhor(Yahwer), ou como seu conselheiro o ensinou? Isaías 40:13

    Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor(Yahwer), o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Isaías 40:28

    Assim diz Deus, o Senhor(Yahwer), que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.  Isaías 42:5

    E seria inúmeros versos a se citar, algo entorno de 6.828 vezes que ocorre a palavra (Yahwer), e em todas referencia-se como ser o nome de Deus(Eloim).

    Disse o Senhor(Yahwer) ao meu Senhor(adonay): Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

    Salmos 110:1

    Existe outra palavra que poderíamos usar somente essa para senhor:  (adonay=senhor)

    Então, disse: Eu sou o servo de Abraão.
    O Senhor(Yahwer) abençoou muito o meu senhor(adonay), de maneira que foi engrandecido; e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos. (Gênesis 24:34,35)

    E ordenou-lhes, dizendo: Assim direis a meu senhor(adonay) Esaú: Assim diz Jacó, teu servo: Como peregrino morei com Labão e me detive lá até agora. (Gênesis 32:4)

    Então, disseram-lhe os seus servos: Busquem para o rei, nosso senhor(adonay), uma moça virgem, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele, e durma no seu seio, para que o rei, nosso senhor(adonay), aqueça. (1 Reis 1:2).

    Seira muitos versículos a citar com referencia a senhor(adonay).

    Repito: Essas "variações" são para gerar algum entendimento esperado pelo homem. Ele usa essas "variações"! manipulando o entendimento alheio.


    Até mais! Na Paz!

    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1077
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qua 02 Set 2020, 15:31

    Vanderson, o que tens a dizer sobre o tópico em questão?


    A paz.
    avatar
    Vanderson
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 41
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Goiânia-Go
    Religião : Cristã
    Igreja : Em Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 123
    Data de inscrição : 17/07/2020

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Vanderson Dom 06 Set 2020, 12:05

    Olá Clayton Lima!

    Os versos acima se aplicam totalmente ao tópico em questão.
    Tão logo vou me dedicar nesse tópico aqui.
    Agradeço o seu convite para o debate.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Dom 06 Set 2020, 14:43

    Oi Vanderson, de fato os versos se aplicam.

    Eu me referia ao título do tópico (Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?) e claro, seu posicionamento.

    E eu quem agradeço:)
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Ter 08 Set 2020, 08:54

    João 4:21-22 (se lido por um trinitarista)

    21Declarou Jesus (Deus Filho encarnado) a ela: “Mulher, podes crer-me, está próxima a hora quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai (uma das pessoas que devemos adorar). 22Vós adorais o que não conheceis; nós (eu, Deus Filho no momento encarnado 100% homem e 100% Deus + os judeus) adoramos o que conhecemos (conhecemos o Deus-Trino e adoramos ele), porque a salvação vem dos judeus.

    Trocando em miúdos:

    O "Deus Filho" encarnado diz: Eu e os Judeus adoramos o que conhecemos, ou seja, o Deus-Pai, o Deus Filho e o Deus-Espirito Santo, vocês adoram o que não conheceis.


    Será que os Judeus de fato conheciam a esse Deus-Trino quem eles adoravam?

    Penso que não. Penso que tanto Jesus quanto os judeus CONHECIAM e adoravam um Deus que passa longe de ser TRINO.


    Graça e Paz.
    avatar
    Vanderson
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 41
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Goiânia-Go
    Religião : Cristã
    Igreja : Em Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 0
    Pontos de participação : 123
    Data de inscrição : 17/07/2020

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Vanderson Qua 09 Set 2020, 09:22

    Olá Clayton Lima!

    Clayton Lima escreveu:
    Será que os Judeus de fato conheciam a esse Deus-Trino quem eles adoravam?

    Penso que não. Penso que tanto Jesus quanto os judeus CONHECIAM e adoravam um Deus que passa longe de ser TRINO.


    Seguindo a sua linha de raciocínio na Mensagem Nº965:

    Imaginemos Jesus citando em Mateus 22:42,45, o Salmos 110:1, abaixo:

    Disse o Senhor(Yahwer "YHWH") ao meu Senhor(adonay): Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.  Salmos 110:1

    Mateus 22:42-45
    Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
    Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
    Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
    Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?

    Obs: Se Jesus falasse diferente de Salmos 110:1 com certeza tentariam apedrejá-lo.
    E creio que Jesus nesse momento falou o nome de Deus. "YHWH".

    As variações linguísticas que os tradutores se utilizaram para trazerem o entendimento que eles esperam,
    nos trouxe ao dia de hoje, onde não conseguimos diferenciar nem "Senhor" nesse versículo do N.T.

    O antigo testamento graças a Deus, nos ajuda a diferenciar tanto Um, quanto o Outro. E a Bíblia é um todo,
    e ela se interpreta.



    Graças e Paz!
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qua 09 Set 2020, 12:18

    Pois é Vanderson, cada um desempenhando suas atribuições, e Deus continua sendo o mesmo, inclusive em número:)

    Romanos 10:13 é um texto também que com recorrência encontramos trinitarianos misturando as coisas e tentando com ele incluir Jesus como parte do Deus que o próprio Jesus disse ser único. Vai entender né.

    Graça e Paz.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qui 10 Set 2020, 11:07

    Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
    E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
    Atos 7:55,56


    Portanto, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, sejam honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! Combater o bom combate.
    Timóteo 1:17

    Estêvão viu a glória do invisivel e imortal Deus único, e, ao lado Dele, viu também o visível e mortal Jesus Cristo nosso Senhor.

    No entendimento trinitariano Estêvão viu a glória do Deus invisível e viu também o Deus visível Jesus.


    Graça e Paz.
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Vasuilvan Qui 10 Set 2020, 12:27


    Considerando a imutabilidade um dos atributos exclusivos da divindade, porque Cristo também goza de adjetivos com este mesmo conceito?

    Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre.
    Hebreus 13:8
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qui 10 Set 2020, 12:45

    Oi Vasuilvan, graça e paz amigo:) sdds.

    Suponhamos que estejamos falando da natureza de Jesus Cristo, já que estamos neste tópico, e apliquemos este texto tentando uniformizar com a ótica Trinitariana.

    Jesus Cristo é o mesmo ontem antes da encarnação (Deus)
    Hoje pós encarnação  (Deus-Homem)
    Sempre?

    Não houve uma drástica mudança na natureza do ser Jesus segundo o que o trinitarianismo prega?

    Penso que o texto que vc ofereceu se refere a algo que não a natureza de Jesus.

    E, ao que tudo indica, Jesus é visível:)
    Ao passo que Deus continua não sendo.


    Graça e Paz.
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Vasuilvan Qui 10 Set 2020, 16:42


    Clayton Lima, um dos melhores que já acompanhei.
    Muito detalhista e preciso nos argumentos.


    Nesse verso Clayton, entendo haver uma essência divina responsável por essa capacidade de manter Cristo de alguma forma imutável.

    Clayton diz:
    Não houve uma drástica mudança na natureza do ser Jesus segundo o que o trinitarianismo prega?

    Creio que tenha sim havido algumas mudanças em Cristo, mas o verso de Hebreus não considera essas mudanças essenciais a ponto de desconstruir a imutabilidade de Cristo.


    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qui 10 Set 2020, 17:57

    Obrigado Vasuilvan, sempre muito gentil e exagerado;)

    Bom, como bom trinitariano que não sou (rsrs), devo opinar que essa mudança não trata da natureza, pois a de Jesus sofreu no mínimo 1 mutação, e isso já é alguma coisa para que o autor de Hebreu diga que Jesus é o mesmo de ontem tendo essa informação em mente. Por isso penso que ele tinha algo diferente passando pela cabeça dele ao dizer isso:)

    KD a Galera desse fórum Vasuilvan?

    Isso "pegava fogo" no bom sentido nos áureos tempos né vdd.

    Graça e Paz amigo.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Ernesto Qui 10 Set 2020, 19:49

    Vasuilvan diz:

    Considerando a imutabilidade um dos atributos exclusivos da divindade, porque Cristo também goza de adjetivos com este mesmo conceito?

    Ernesto responde

    Olá companheiro na seara, tudo bem? Permita eu passar o meu pensamento sobre a divindade, mensagem semelhante eu já passei tempos atrás em outro tópico, mas sempre é edificante relembrarmos alguns pontos importantes.
    -------------------------
    Eu creio na trindade, mas, em uma trindade diferente daquela conhecida trindade, que para mim faz grande diferença.
    Os que governam o céu e todo o universo, é indiscutível, são três pessoas, porque assim a bíblia o diz, ela está repleta de passagens mostrando as Três pessoas da divindade, Eu gosto de aplicar o termo divindade, porque a trindade logo cai nos ensinamentos católicos e evangélicos, o qual eu não aprovo.

    Bem; Considerando a imutabilidade um dos atributos exclusivos da divindade, porque Cristo também goza de adjetivos com este mesmo conceito?
    Vamos ao assunto.
    Vamos comparar a natureza e as ações de cada um, e veremos que e uma família divina, cada um tem seu lugar certo de atuar. Cristo é filho, eterno igual o Pai, porque ele é parte da própria natureza divina, ele não foi criado, foi gerado, isso é diferente da criação. A Bíblia assim o diz: João 1:1-3, Cristo é o verbo,¨ Palavra de poder¨ que saiu da boca do Pai, e esta palavra veio a ser o Cristo, então podemos dizer sem medo de errar, Cristo é. e, continua uma parte do próprio Pai, por isso ele também é divino, mas, Deus, o Pai é o soberano.
    Vemos várias passagens na bíblia na qual o Pai revestiu o filho de autoridade, Mat, 28:18,etc. e, o colocou como o administrador universal João 1;3, Mas o Pai continua o soberano, Há os que consideram o filho também como Deus, ele, na verdade é divino, mas, ainda não é Deus, Ele será o nosso Deus, quando ele for entronizado como tal, Apoc 19:5-6, E, saiu uma voz do trono que dizia: Louvai o nosso Deus, vós todos os seus servos, e vós que temeis, tanto pequeno como a grandes, 8, E ouvi o canto de uma grande multidão, e como a voz de muitas águas , e como que a voz de grandes trovões , que dizia Aleluia, Pois já o Deus Todo Poderoso reina, Regozigemo-nos e alegremo-nos, e demos lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
    Já o Deus todo Poderoso reina, está fanando do Cordeiro, do filho, Mas quando acontecerá a entronização? Está no futuro, vamos a Isaias 9; 6, Porque um menino nos nasceu,, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome SERÁ, Maravilhoso, Conselheiro, DEUS FORTE, Pai da eternidade, ,Príncipe da paz. Vamos destrinchar este verso, No tempo de Isaías ele ainda não havia nascido, nasceu em Belém, No céu era um Príncipe, e veio para resgatar este mundo caído das mãos de Satanás, que na época era o príncipe deste mundo. Maravilhoso, todos se maravilhavam das palavras dele, Conselheiro, Advertiu o mundo do pecado, e ofereceu a eternidade ao mundo, DEUS FORTE, ao ser entronizado que lemos no Apoc. 19, ele restaurará este mundo e será o nosso Deus, Apoc. 21;3,e ouvi uma grande voz do céu, que dizia, O tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles SERÃO o seu povo,, e o mesmo Deus estará com eles, e SERÁ O SEU DEUS.
    Paulo nos diz em I cor, 13:12,
    Agora, portanto, enxergamos apenas um reflexo obscuro, como em um material polido; entretanto, haverá o dia em que veremos face a face. Hoje, conheço em parte; então, conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como plenamente sou conhecido. Jesus ascendeu ao céu com corpo visível de carne e Ossos. Lucas 24:39, Na nova terra ele continua visível, e todos os sábados receberá adoração de todos os salvos que habitarão na nova terra. Isaias 66:23, Ali, ele será o nosso Deus a quem aguardávamos. Espero ter dado o meu recado.
    Abraços Ernesto
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Qui 10 Set 2020, 21:27

    Porque nele (Jesus) habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

    Colossenses 2:9

    E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios (crentes) de toda a plenitude de Deus.

    Efésios 3:19




    O texto de Colossensses é comumente utilizado por trinitarianos em defesa da trindade, mas não percebem que o texto de Efésios traz uma informação semelhante e que não se refere a Jesus.

    O mesmo ocorre com João:

    Eu e o Pai somos um.
    João 10:30

    Trinitarianos não medem esforços para dizer que o "um" aí é prova cabal da trindade.

    21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

    João 17:21

    Mas não percebem, ou não querem perceber, que esse um não tem a ver com trindade alguma.


    Graça e Paz.
    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Sex 11 Set 2020, 12:38

    Sobre Jesus:

    O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
    Hb 5:7

    Falando sério trinitarianos,  se o Jesus que vcs dizem ser Deus, aliás,  o Próprio Deus com D maiúsculo, ciente disso enquanto andava na terra, ou melhor "onisciente" disso, carecia oferecer com grande clamor e lágrimas,  orações e súplicas para se livrar da morte?

    E que morte é essa que o próprio Deus queria se livrar? a do corpo? Ele mesmo disse pra não temermos essa morte.
    Ou será que o próprio Deus temia que sua alma fosse jogada no inferno?

    Convenhamos...

    Não acham um absurdo esse cenário que a doutrina trinitariana traz?



    Graça e Paz.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 21 Set 2020, 13:59

    Clayton Lima. escreveu:Podemos, entre outras coisas, dizer que o senhorio de Jesus desse texto, é um título ou atribuição hierárquica, que nesse caso, Jesus tem, sabemos por outros textos que ele, passou a ter.

    Não posso, nem acho que alguém possa, dizer o mesmo sobre a deidade do Pai de Jesus. Não imagino Deus (pai de Jesus) sendo promovido a Deus por outrem.

    Saiu pela tangente de maneira clássica.
    A questão do meu tópico questiona a particularidade ou a generalidade dos senhores e deuses tomados no texto em questão.
    Deu uma resposta evasiva sem nenhuma objetividade.
    Subjetivismo absoluto.
    Mas que bom de ver aqui no grupo.
    Acredito que podemos ter bons debates ainda.

    Graça e paz!






    avatar
    Clayton Lima
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1077
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Guarulhos/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Casa
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 144
    Pontos de participação : 2469
    Data de inscrição : 13/11/2013

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clayton Lima Seg 21 Set 2020, 18:06

    Olá Gilcimar,
    Bora láSmile

    Farei assim, vou responder sua pergunta com o que o texto fornecer de informação, Ok?
    Depois darei um parecer mais amplo.

    1 Coríntios 8:4-6

    Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão um só.

    Aqui o escritor diz que não há outro Deus senão um só. Mas veja o que ele diz logo em seguida:

    Porque, ainda que haja também alguns que se chamem deuses,

    Interessante... embora haja somente um Deus, há alguns que se chamem deuses, quer na terra quer no CĖU

    quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores),

    como HÁ muitos deuses e muitos senhores, (segundo o escritor)

    Resumindo essa parte, existem,  no mínimo, 2 categorias de chamados de Deus. Existem muitos deuses e muitos senhores.

    Continuando...

    Todavia para nós há um só Deus, o Pai,

    Aqui o escritor identifica uma categoria de Deus e diz que nesta categoria existe só um personagem, o Pai.

    de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo,

    Aqui o escritor identifica uma categoria de Senhor, e diz que nesta categoria existe só um personagem,  Jesus Cristo.

    Agora sua pergunta:

    Os muitos senhores deste texto abrangem todos os contextos de senhores?

    Sem sair do texto, o que posso dizer com certeza é que existe um Deus e outros que são assim chamados, e, de forma semelhante,  existe um Senhor e outros que são assim chamados.

    O texto sozinho não permite dizer com certeza se os “muitos senhores” abrange todos os contextos de senhores.


    Eu prefiro expressar, com base nesse e em outros textos bíblicos, dizendo que existe somente um Deus, o Pai, outros que são aceitavelmente segundo o vocabulário bíblico  e com o correto entendimento das variantes do vocábulo chamados de deus sem prejuízos a quem assim o faz, por exemplo Jesus, e outros que são erroneamente chamados e tratados como Deus. No que diz respeito ao vocábulo Senhor, algo semelhante ocorre, existe somente um Senhor, Jesus (Deus o fez Senhor At 2:36), outros que são sem prejuízo a quem chama, chamado de Senhor, por exemplo, o Pai, ou algum outro senhor pela variante que esse vocábulo permite, por exemplo Mt 24:46.


    Por ora é isso:)

    Graça e Paz.

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 65 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 17 maio 2024, 01:34