F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Número de Mensagens : 1313
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 12 Dez 2014, 11:58

    Gilcimar escreveu:Vocês concordam com a definição do Lúcio Monteiro de que 'Cristoteísmo' é considerar o Cristo como sendo 'Deus', e ele o é, em vista da polissemia do termo theos   (João 1:1) e que 'Cristolatria' é entrar no mérito de se Cristo, o enviado de Deus, é tão "theos" quanto o Pai que o enviou (João 17:3)?
    Gilcimar, aparece, que com tua sinceridade, teu objetivo foi alcançado quando sugeriu que outros unitaristas falassem a respeito. Eu antevi esse tipo de pergunta, e alguns outros comentários teus, naquele momento! Rs

    Mas, vamos lá! Considere o seguinte:

    1 – A palavra cristolatria é mais consolidada “vocabularmente” que cristoteísmo.

    a) cristolatria segundo o dicionário Aulete on-line: “s. f. || adoração de Cristo, segundo os que não creem na sua divindade. F. gr. Khristos (Cristo) + latreia (adoração).

    2 – Cristoteísmo é uma palavra relativamente recente, mas ainda que por construção se possa entender que essa palavra possa ser dita de qualquer um que considere Cristo Deus (levando em conta a polissemia da palavra), o uso geral, e acredito ser a melhor forma de uso, pois assim a conheci, identifica qualquer um que considere Cristo como Deus tal qual o Pai é.

    a) O “-ismo” e a “-latria” encerram ideias diferentes. Levar em conta as possibilidades polissêmicas sempre que se falar de cristoteísmo é possível (e você deve fazer quando for dizer que um unitarista pode ser um cristoteísta), mas quase a torna sem efeito prático, já que poderíamos ter “angeloteísta” (pois anjos foram chamados de Deus), “krisisteístas” (pois juízes forma chamados de Deus), “basileusteísta” (pois reis foram chamados de Deus) ou ainda Moisesteísta. Certamente por causa da polissemia essas classificações seriam possíveis, mas a razão de ser da formulação da palavra cristoteismo, certamente, não foi por causa da polissemia da palavra “Deus”, mas por causa da existência da alegação de que Cristo é Deus em sentido estrito. Cristoeísmo seria a identificação daqueles que se enquadram como reconhecedores de que cristo é Deus (em sentido específico) e cristolatria, seria a ação desse reconhecimento.

    b) Embora se extraia da morfologia de cristolatria adoração a Cristo, ela não representa apenas o culto a Cristo, mas conota uma ação imprópria, como sugere o dicionário Aulete, a partir da perspectiva de quem não crê na deidade de Jesus. E certamente surgiu em reação a prática de culto a Cristo.

    c) Cristoeísmo, por seu turno, não entra no mérito da prática cirstolátrica, apenas na identificação do grupo. Os unitaristas de um modo geral não são conhecidos por defenderem que Jesus é Deus, pelo contrário. Logo, não seria a melhor palavra para identificar o grupo unitarista. O uso dela nesse meio teria que vir com uma introdução explictiva e isso foge da ideia da formulação da palavra.

    É assim que entendo a questão e assim a usei.

    Paz!
    Valdomiro.

    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 12 Dez 2014, 13:09



    Valdomiro...

    Obrigado pela bela explicação que deu...

    Mas quando disse que o Unitarista poderia ser também um Cristoteista eu me referia que um unitarista poderia considerar também Cristo Deus no sentido da polissemia Theos e não que este pensassem semelhante aos Trinitarianos....

    E neste sentido os outros termos são cabiveis aos anjos, Moisés e por aí vai pois a estrutura é a mesma...
    Eu lembro que os amigos Tjs estudaram comigo por três meses a bíblia e eles consideram Cristo Deus por causa do termo Theos e por isso eu os considero Cristoteístas pois essa é a condição do pensamento apresentado pelo Lúcio....

    Eu desconfio que não entendi a tua declaração abaixo:

    2 – Cristoteísmo é uma palavra relativamente recente, mas ainda que por construção se possa entender que essa palavra possa ser dita de qualquer um que considere Cristo Deus (levando em conta a polissemia da palavra), o uso geral, e acredito ser a melhor forma de uso, pois assim a conheci, identifica qualquer um que considere Cristo como Deus tal qual o Pai é....

    Olha só o que estou entendendo.....

    De que você está dizendo que é possível ter Cristo como Deus igual ao Pai sem inserir nesse entendimento a adoração....

    Se for isso logo se prova sim que há uma pequena diferença no teu entendimento com o do Lúcio que diz que Cristoteísmo é um termo apropriado em tratar Cristo como Deus unicamente por causa da polissemia Theos sem entende-lo como Deus igual ao Pai.....

    Tem como entender que Cristo é Deus igual ao Pai sem considerar a adoração inserida no entendimento?

    Pois se não é pecado de idolatria pensar que Cristo é Deus como o Pai o que é então ?

    Porque não posso considerar Cristo Deus como o Pai se não for por correr os risco de mexer com a "verdadeira adoração"?

    Eu não consigo considerar Cristo como Deus igual ao Pai fora da ideia de adoração por causa das razões acima...

    É tudo tão novo para mim e confesso que nunca vi nada igual....

    Pois quando considero qualquer outra pessoa e objeto como Deus igual ao Pai cometo o pecado de idolatria e não sei porque com Cristo seria diferente se ele se encaixa em tudo que precisar ter para não ser considerado Deus igual ao Pai ( Segundo os Unitaristas).....

    Se você continuar acreditando na minha sinceridade e desejo ardente de entender tudo isso espero que esclareça melhor estes pontos...

    Peço por misericórdia que não entenda que eu estou tendo intenções estranhas e motivos duvidosos para estar te questionando desta forma...

    Nunca o assunto esteve tão interessante para mim quanto agora....

    Deus te abençoe amigo!




    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Sex 12 Dez 2014, 13:14

    Valdomiro escreveu:Isso eu já te disse, mal consigo digerir o começo. E é a parte que tenho lido. rs

    O teu eu não consigo nem  engolir para ser digerido e a prova disso que estamos discutindo a quase dois dias  algo que você falou e ficou super duvidoso e curioso....

    Eu lamento que poste neste nível visto eu pensar que fui um dos maiores admiradores de tuas postagens  quando estive banido....

    Mas não vamos agradar a todos quando postamos e é normal que seja indigesto para alguns o que é absolutamente compreensível e normal minha e tua opinião sobre a postagem um do outro...

    Abraços..!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Sex 12 Dez 2014, 14:41

    Gilcimar, Paz!

    Olha só o que estou entendendo.....

    De que você está dizendo que é possível ter Cristo como Deus igual ao Pai sem inserir nesse entendimento a adoração....
    Basta você ver que tem um "AINDA QUE SE POSSA TAL E TAL .... O USO GERAL IDENTIFICA TAL E TAL". Se digerir isso terá entendido. Releia tudo que eu escrevi e veja se é isso mesmo que eu disse. Se depois de ler ainda continuar achando isso que  falou, mesmo lendo o que escrevi e sabendo que eu sou um unitarista significa que não adianta eu dizer mais nada.

    Mas, amigo, o que tinha de falar a respeito já expus.

    Peço desculpas por já entrar no debate achando completamente sem sentido, considerando o que eu tinha explicado. E, veja, depois de eu falar, falar e falar, ainda você está perguntando coisas que para mim não tem qualquer razão de ser.

    Talvez outros estejam dispostos a insistir. Para mim o que eu expus já está além do necessário.

    Nessa questão parei por aqui.

    Paz!
    Valdomiro.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Dom 14 Dez 2014, 14:27

    Valdomiro...

    Tua explicação e tudo que você expôs até agora  foi realmente necessário  para nos  nos atender em duas  perguntas:

    1- Cristoteismo é idolatria?

    Você diz que não e Lúcio confirmou que não é mesmo....

    E nós ficamos satisfeito  com tua resposta.....

    Então passamos a perguntar diferente pois você já tinha dito o que não é e passamos a querer saber o que é por isso questionamos assim:

    2- O que é Cristoteismo?

    Você respondeu na postagem  636:


    “Cristoteísta = diz-se daqueles que tem a Cristo como "Deus".


     Por causa da resposta da primeira pergunta que você  deu  a  nós ,  entendemos que a tua  resposta  a segunda pergunta não está querendo dizer "ter Cristo como Deus igual ao Pai" pois Cristoteismo seria idolatria  se fosse tratado assim mas você já tinha dito que não é descartando essa possibilidade....

    Ter qualquer outra pessoa ou ídolo  como Deus igual ao Pai já seria suficiente para ser considerado idolatria e com Cristo não seria diferente se ele não fosse Igual ao Pai como pensa os unitaristas..

     Questionamos então  que se  o que tem de negativo no Cristoteismo  não é  a idolatria seria o que então?


      Eu quero saber por que o Cristoteismo deveria ser abandonado pois eu já sei que não é  por causa da idolatria e você não precisaria ter explicado mais o  que já entendemos a muito tempo....

      Se Cristoteismo não é ter Cristo como Deus igual ao Pai  logo não existe problemas  entre cristoteistas e João 17:3   porque esses sabem que Jesus não é aquele Único  Deus verdadeiro falado no texto pois não o tratam  no mesmo nível....


      Se o problema não é esse logo qual é para justificar a afirmação que me fez assim sobre João 17:3?

       
     
    Valdomiro escreveu: "Este verso sozinho já seria o suficiente para alguém imparcial abandonar o cristoeísmo

      Se você deu essa resposta  em que postagem nos deu pois eu não percebi...

      Agora tudo que  você diz e explicou nos atendeu nas duas primeiras perguntas....

      Fique com Deus amado...!
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Dom 14 Dez 2014, 18:43

    Gilcimar, Paz!

    Você continua sem entender minha posição, mas a única explicação adicional é reler o que escrevi. Por isso disse que parei por aqui!

    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Seg 15 Dez 2014, 04:06

    Gilcimar

    Há que se louvar a maior experiência de Valdomiro em fóruns de debate, quando

    Em sua Mensagem 661, Valdomiro escreveu:2 – Cristoteísmo é uma palavra relativamente recente, mas ainda que por construção se possa entender que essa palavra possa ser dita de qualquer um que considere Cristo Deus (levando em conta a polissemia da palavra), o uso geral, e acredito ser a melhor forma de uso, pois assim a conheci, identifica qualquer um que considere Cristo como Deus tal qual o Pai é.

    Concordo plenamente, inclusive porque esse debate sobre palavras em parte foi causado pela redação desatenta de minha Mensagem 628. Peço desconsiderá-la e substituí-la pelo texto a seguir.

    Em alteração de sua Mensagem 628, Lúcio escreveu:Em vista de João 4:23, ‘Cristoteísmo’ é acreditar que o Cristo é o Deus Todo Poderoso;  Cristolatria é prestar adoração (latria) ao Cristo ( Mateus 4:10). As escrituras inspiradas aplicam o termo ‘deus’ a seres no céu e na terra, inclusive ao próprio Jesus. Mas, no sentido em que Jeová é Deus, o termo é aplicado exclusivamente a Ele, que afirmou em Isaías 44: “Eu sou Deus e não há outro.”  Por isso, para os adoradores do “Pai como único Deus Verdadeiro”, o Cristoteísmo é uma crença definitivamente errada, que induz seus adeptos à Cristolatria.

    Sobre a polissemia do termo  deus (theos, em grego), aplicado a Cristo, Jesus não é de modo algum “um Deus menor” no sentido do tamanho, importância ou poder. No sentido em que o Pai é Deus, o Filho simplesmente não o é. Jeová não teve princípio, é o único criador, é todo poderoso, é todo sábio, não pode morrer, não está sob a autoridade de ninguém e exerce autoridade sobre todos. Jesus teve origem no Pai, é fazedor e não criador, é poderoso mas não todo poderoso, pôde morrer, deve a vida e o que sabe a Jeová, não sabia "o dia e a hora" nem "as coisas que tem de ocorrer em breve", não atendendo, portanto, a tais requisitos sine qua non para ser Deus no mesmo sentido que seu Deus e Pai o é.

    Quanto a sua pergunta sobre se Cristoteísmo é idolatria, Gilcimar, é evidente que não é, e Valdomiro já explicou a diferença entre os dois termos. O Cristoteísmo é um conceito errado, ao passo que a Cristolatria é uma prática errada. Isso, no ponto de vista dos "verdadeiros adoradores", a saber, aqueles que só "adoram o Pai em espírito e em verdade".  Os que consideram o Pai como "único Deus verdadeiro" evidentemente consideram que o Cristoteísmo deve ser abandonado. Muitos, porém, podem acreditar só Jeová é Deus Todo poderoso, ou que Jesus também o é, mas não desejar adorar nem obedecer nem a um nem a outro, entendeu o ponto? Idolatria não é apenas crer equivocadamente que alguém é Deus, mas adorá-lo. Para aqueles, o que há de negativo no Cristoteísmo é a falsidade da crença e seu induzimento à idolatria.

    Lúcio
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 15 Dez 2014, 09:40

    Gilcimar escreveu:Você continua sem entender minha posição, mas a única explicação adicional é reler o que escrevi. Por isso disse que parei por aqui!

    Valdomiro se  eu estiver fazendo uma leitura errada de tuas postagens quero que me desculpe  e está justificada tua saída da discussão...

    Mas  eu por mais que me esforço não consigo  entender o que tem de negativo na ideia nova que você levantou para mim na postagem 611....

    Do jeito que você a  apresentou ela  parece ter alguma coisa que a tornar incompatível  com o entendimento de João 17:3  mas  eu não consigo ver  na explicação que você deu   o ponto negativo e incompatível...

    Mas  vou reler tudo que você postou e a postagem do Lúcio acima pois parece que ele volta a trás no que diz de forma muito humilde  sendo exemplo para muitos de nós aqui....

    O Lúcio me emociona com a atitude dele e eu não posso fazer  menos que ele em ser humilde para reler tudo novamente e por não correr o risco de ser injusto contigo...

     Peço um tempo para reler tudo mas gostaria que tivessem paciência comigo em me responder  aquilo que eu perguntar fruto dessa releitura...

     Deus te abençoe Valdomiro..!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Seg 15 Dez 2014, 10:17

    Lúcio....

    Antes de reler todas as postagens do Valdomiro eu preciso te fazer uma pergunta que vai me ajudar a evitar de continuar entendendo errado caso eu esteja...


    Cristoteismo é considerar Cristo um Deus que ele pode ser?


    Obs: Eu não entendo que Cristoteismo é idolatra desde da primeira resposta do Valdomiro e não sou induzido a pensar idolatria e nem adorar a Jesus por causa do Cristoteismo e mesmo que eu fosse o problema não seria o Cristoteismo mas um entendimento errado que eu teria pois o conceito é verdadeiro e vocês mesmo confirmar, isso provando que não é o conceito que é errado mas atitude dos que não entendem o conceito visto o conceito por si só não levarem a agir assim..


    Abraços..!



    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Seg 15 Dez 2014, 15:55

    Gilcimar escreveu:Cristoteismo é considerar Cristo um Deus que ele pode ser?

    Não, Gilcimar. Segundo a definição do dicionário citado por Valdomiro, o termo não foi cunhado com a intenção de especular sobre quem o Cristo pode ser, mas sobre o que o cunhador pensava que ele não é. A referência é desfavorável à crença de muitos que consideram o Cristo como sendo o mesmo "Único Deus Verdadeiro" que o Pai é, no ponto de vista do Cristo Jesus. Eu me referi a Cristoteísmo de um modo inovador apenas para aludir à polissemia do termo theos, que é um substantivo comum aplicado a Cristo, a anjos, a homens e a objetos. É digno de nota que o substantivo comum theos assume a condição de substantivo próprio quando está precedido pelo artigo definido "O" (ho theos). Por isso, a condição divina assumida por alguns seres em virtude de sua autoridade circunstancial e efêmera, não os torna "deus" no sentido exclusivo que Jeová é. Satanás é "o deus deste século", mas deixará de sê-lo nos próximos séculos e, portanto, não pode ser "O DEUS" no mesmo sentido que O DEUS JEOVÁ o é. Jesus "ERA Deus" e "SERÁ CHAMADO de Deus Poderoso". No entanto, conhecer o Filho de Deus não era uma exigência para Adão e Eva ganharem a vida eterna. Para eles, 'Isto significava vida eterna: conhecer a Jeová só como Único Deus' [não fazendo nem sentido falar em Deus Verdadeiro, pois não havia ainda nenhum competidor por esse título. Por outro lado, no fim do reinado milenar, Cristo também deixará de exercer sua autoridade concedida por Deus sobre a humanidade  'para que apenas seu Deus e Pai seja tudo para com todos'.

    É bom ressaltar que Jesus não é 'um deus de menor categoria' ou 'um deus com letra minúscula', como afirmam alguns que observam o termo "deus" grafado com letra inicial minúscula em João 1:1 na TNM. A intenção não foi atribuir a Cristo uma condição divina menor que a do Todo Poderoso, como se tratasse de um henoteísmo. Isto é comprovado pelo fato de o termo "Deus" está grafado com letra inicial maiúscula em Isaías 9:6, mesmo se referindo ao Filho como a ser chamado no futuro de "Deus Poderoso" (com inicial maiúscula). O ponto em questão é que, na esmagadora maioria das vezes, Jeová é chamado de "O Deus" nas escrituras gregas, e não simplesmente "Deus". Quanto a Jesus, é chamado apenas de "Deus" (theos, sem artigo, em João 1:1, em alusão à sua condição poderosa enquanto executava os trabalhos da criação segundo tudo o que o seu Criador ordenara (Provérbios 8:22-28). Além disso, Jesus é chamado uma vez apenas de "deus" (theos, sem artigo) em meio a duas vezes em que o Pai é chamado de "O Deus" (ho theos, com artigo), numa sequência envolvendo dois pequenos versículos de João 1:1-2.  Se a TNM despercebesse esses detalhes, não estaria sendo desonesta com os leitores? Ademais, os textos falam de Jeová como SENDO "O Deus", e de Jesus como TENDO SIDO "Deus" (sem artigo). O versículo 3 alude ao motivo pelo qual Jesus era Deus (theos, sem artigo) citado como tendo sido "Deus", sem artigo: "Todas as coisas foram feitas por intermédio dele".

    Por isso, Gilcimar, não é mesmo sábio, como expressou Valdomiro, atribuir um segundo sentido ao termo Cristoteísmo  (Cristo-teísmo, como que para diferenciá-lo de Cristo-Teísmo), como se o Teísmo estivesse escrito com letra minúscula, se referindo aos que se chamam "deuses". Ainda assim, acho interessante sua capacidade de reflexão e de seu empenho em ir se aprofundando no assunto, especialmente quando não é feito meramente pelo prazer da réplica e quando não obscurece seu caminho rumo ao conhecimento exato da verdade.

    Lúcio
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gilcimar Ter 16 Dez 2014, 11:53

    Lúcio e Valdomiro...

    Antes Lúcio quero te dizer que você precisar repensar todas as postagens  que postou até agora sobre o que é Cristoteismo pois infelizmente e por sinceridade tenho que dizer que tu  está dizendo coisas por si mesmos desde da primeira postagem....

    Se você voltou a trás naquilo que disse logo  quando disse, disse de si mesmo e não   buscou de fonte confiável e segura  pois quando te pedi a fonte e o Site de onde tirou   você não se pronunciou e mudou depois o conceito e como eu sei que Lúcio sempre cita fontes quando faz uma declaração desta vez percebo que não fez exceto se a fonte que busca não foi confiável..

    Não quero saber o que Você Lúcio entende por Cristoteismo mas  o que é o Cristoteismo de fato....

    Também se o Valdomiro puder me indicar a fonte ou o site onde tirou essa ideia eu gostaria de saber  embora a situação do Valdomiro é diferente da tua  visto ele poder ter usado o Cristoteismo da forma que ele entende no texto que levantou a ideia para mim....

    Agora parece você não tirou de fonte nenhuma mas falou de si mesmo pois mudou quando viu a forma do Valdomiro.....

    Você tem certeza de onde Valdomiro tirou o entendimento dele pois os Tj não aceitam de ninguém qualquer entendimento sem antes confirmar isso com precisão por eles mesmos......

    Eu gostaria de saber qual é a origem dessa expressão ou termo....

    De qualquer forma tudo que você diz de Cristoteismo  para mim não faz sentido exceto se dizer de onde tirou isso pois vou continuar pensando que diz tudo por si mesmo e eu não quero saber o que você entende  por si mesmo mas de onde você tirou o entendimento....


    Eu vou comunicar que como prometi ao Valdomiro que vou reler as postagens dele para perceber se erro na minha leitura  e devido o meu pouco tempo  vou postar menos e com menos frequência.....

    Pois resolvi  ler tudo denovo as quase 400 postagens do Valdomiro  neste tópico para não ter duvidas se erro na minha leitura......

    Orem por mim para que a imparcialidade seja minha principal virtude...

    Peço a paciência de todos...!

    Abraços..!
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Ter 16 Dez 2014, 12:10

    .
    Gilcimar,

    A mensagem anterior foi dirigida ao Lúcio Monteiro mas fiquei curioso em querer entender o seguinte trecho, pois dá mais de um sentido e creio que você deva esclarecer, caso queira e entender que, de fato, não foi claro.

    Gilcimar escreveu:De qualquer forma tudo que você [ Lúcio Monteiro ] diz de Cristoteismo para mim não faz sentido exceto se dizer de onde tirou isso pois vou continuar pensando que diz tudo por si mesmo e eu não quero saber o que você entende por si mesmo mas de onde você tirou o entendimento....

    Das afirmações:

    1. O que o Lúcio Monteiro diz não faz sentido se diz de entendimento próprio.

    2. No entanto, se o Lúcio Monteiro indicar uma fonte, fará sentido para o Gilcimar.

    Para sua meditação: faria sentido atribuirmos as opiniões pessoais do Gilcimar, como SEM SENTIDO, exceto se forem de terceiros com indicação de fonte?
    .
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Ter 16 Dez 2014, 12:49

    Amados,

    Diante dessas considerações acima, para esclarecimento, posso dizer que Cristoteismo é dizer que Jesus é Deus poderoso ou Deus todo poderoso?

    Além disso, posso dizer que Jesus é um Deus sem Artigo ou com Artigo?

    Fiquem todos na paz....
    avatar
    Lúcio Monteiro
    (in memorian)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 254
    Idade : 71
    Cidade/Estado : Recife - PE
    Religião : Testemunha de Jeová
    Igreja : Testemunha de Jeová
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 56
    Pontos de participação : 448
    Data de inscrição : 18/08/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Lúcio Monteiro Ter 16 Dez 2014, 14:30

    Gilcimar escreveu:Orem por mim para que a imparcialidade seja minha principal virtude...

    Cristoteísmo não é um termo bíblico nem tem história nas controvérsias do dogma. Por isso, não é citado em obras respeitáveis sobre a Bíblia, como "Estudo Perspicaz das Escrituras, nem em dicionários bíblicos. Assim, formulei minha opinião pessoal sobre a palavra, que pode ser aprimorada por contestações fundamentadas.

    E para você, Gilcimar? Como e em que base você define o termo Cristoteísmo? Você pode contribuir para a dicionarização do termo na Vikipedia, aprimorando talvez a definição abaixo.

    Um possível contribuidor da Wikipedia escreveu:Cristoteísmo, s.m.
    1. Crença em Jesus Cristo como o verdadeiro Deus em forma humana;
    2. Crença que Jesus Cristo pode ser chamado Deus por ser o representante dele;
    3. Crença que Jesus e outros cristos podem ser chamados "deuses" por agirem como representantes de Deus, tais como os reis e Juízes de Israel e também os anjos.

    Em minha opinião, é muito boa sua decisão de ler as 400 postagens de Valdomiro sobre o dogma da trindade em confronto com o unitarismo. Talvez seja mais indicado que conversemos depois dessa sua pesquisa, que reflete seu desejo de se certificar do conhecimento exato da Verdade. Não cabe a homens o convencimento de algo, mas ao espírito santo de Deus, Aquele que é capaz de discernir as intenções de nosso coração.

    Que Deus o abençoe segundo sua sinceridade.

    Lúcio
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Valdomiro Ter 16 Dez 2014, 14:51

    Clébio, Paz!

    Clébio escreveu:Diante dessas considerações acima, para esclarecimento, posso dizer que Cristoteismo é dizer que Jesus é Deus poderoso ou Deus todo poderoso?
    Amigo, as considerações acima já respondem a essa pergunta. Se não encontrou a resposta, o caminho é lê-las novamente. Talvez imprimindo e grifando os trechos conclusivos você possa, facilmente, encontrar o que procura.

    Paz!
    Valdomiro.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Norberto Qua 17 Dez 2014, 09:47

    .
    Ao Elielson Ribeiro,

    Destaco abaixo, parte da sua mensagem 14 postada em outro tópico, a qual pode ser conferida/lida enquanto aquele tópico estiver no ar aqui no Fórum Evangelho, - clicando aqui -

    Gostaria de um comentário adicional seu.

    Elielson Ribeiro, na mensagem 14 do tópico , escreveu:eu sei que nenhuma doutrina (trindade, unicismo, e unitarismo) estão certos por completo, pois existe pontos que foge totalmente da bíblia e vai para a filosofia e não se encontra está afirmações na bíblia,

    infelizmente a doutrina da trindade é a que está mais longe, o unitarismo e o unicismo estão mais próximos da verdade, pois existe mais argumentos para estas duas doutrinas do que para o trinitarismo, não estou rejeitando a sua doutrina, pois também sei que ninguém será salvo por elas e sim por Crer em Cristo e no seu sacrifício e isto todos Creem e é o que importa.
    Pergunto:

    Da sua crença, Unicismo, quais os pontos que fogem totalmente da Bíblia?

    Se possível, escreva a respeito do Unitarismo também. Quais pontos do Unitarismo fogem totalmente da Bíblia?
    .

    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Qua 17 Dez 2014, 12:28

    Valdomiro,

    Com base na sua resposta em resposta à minha última postagem, fiz exatamente o que me pediu, e, sinceramente, não fui bem sucedido em observar essas citações que poderiam satisfazer às minhas indagações, quais foram:

    Posso dizer que Cristoteismo é dizer que Jesus é Deus poderoso ou Deus todo poderoso?

    Além disso, posso dizer que Jesus é um Deus sem Artigo ou com Artigo?


    Assim sendo, peço sua gentileza, compreensão e ajuda em apontar abaixo qual a resposta pertinente para cada uma das perguntas que eu fiz, com base nas citações acima...

    Certo da sua costumeira ajuda, fico no aguardo...

    Fique na paz...

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 45 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 15:06