Gilcimar, aparece, que com tua sinceridade, teu objetivo foi alcançado quando sugeriu que outros unitaristas falassem a respeito. Eu antevi esse tipo de pergunta, e alguns outros comentários teus, naquele momento! RsGilcimar escreveu:Vocês concordam com a definição do Lúcio Monteiro de que 'Cristoteísmo' é considerar o Cristo como sendo 'Deus', e ele o é, em vista da polissemia do termo theos (João 1:1) e que 'Cristolatria' é entrar no mérito de se Cristo, o enviado de Deus, é tão "theos" quanto o Pai que o enviou (João 17:3)?
Mas, vamos lá! Considere o seguinte:
1 – A palavra cristolatria é mais consolidada “vocabularmente” que cristoteísmo.
a) cristolatria segundo o dicionário Aulete on-line: “s. f. || adoração de Cristo, segundo os que não creem na sua divindade. F. gr. Khristos (Cristo) + latreia (adoração).
2 – Cristoteísmo é uma palavra relativamente recente, mas ainda que por construção se possa entender que essa palavra possa ser dita de qualquer um que considere Cristo Deus (levando em conta a polissemia da palavra), o uso geral, e acredito ser a melhor forma de uso, pois assim a conheci, identifica qualquer um que considere Cristo como Deus tal qual o Pai é.
a) O “-ismo” e a “-latria” encerram ideias diferentes. Levar em conta as possibilidades polissêmicas sempre que se falar de cristoteísmo é possível (e você deve fazer quando for dizer que um unitarista pode ser um cristoteísta), mas quase a torna sem efeito prático, já que poderíamos ter “angeloteísta” (pois anjos foram chamados de Deus), “krisisteístas” (pois juízes forma chamados de Deus), “basileusteísta” (pois reis foram chamados de Deus) ou ainda Moisesteísta. Certamente por causa da polissemia essas classificações seriam possíveis, mas a razão de ser da formulação da palavra cristoteismo, certamente, não foi por causa da polissemia da palavra “Deus”, mas por causa da existência da alegação de que Cristo é Deus em sentido estrito. Cristoeísmo seria a identificação daqueles que se enquadram como reconhecedores de que cristo é Deus (em sentido específico) e cristolatria, seria a ação desse reconhecimento.
b) Embora se extraia da morfologia de cristolatria adoração a Cristo, ela não representa apenas o culto a Cristo, mas conota uma ação imprópria, como sugere o dicionário Aulete, a partir da perspectiva de quem não crê na deidade de Jesus. E certamente surgiu em reação a prática de culto a Cristo.
c) Cristoeísmo, por seu turno, não entra no mérito da prática cirstolátrica, apenas na identificação do grupo. Os unitaristas de um modo geral não são conhecidos por defenderem que Jesus é Deus, pelo contrário. Logo, não seria a melhor palavra para identificar o grupo unitarista. O uso dela nesse meio teria que vir com uma introdução explictiva e isso foge da ideia da formulação da palavra.
É assim que entendo a questão e assim a usei.
Paz!
Valdomiro.