F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+28
Jorge Paulo Barbosa
Clébio
Maicon
Ernesto
Waiky
Higoret
Tzaruch
Antonio
Edison
Janete
HugoDorio
Tiago Antunes
Gerson Witezak
Samuel
Sergio Eduardo
Dannilo Stelio
Célio Saldanha
Márcio
Lúcio Monteiro
Elielson Ribeiro
Aldo Maro Ferraro
Valdomiro
Norberto
Diephe
Gleison Elias
Clayton Lima
Gilcimar
Jefté
32 participantes

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?


    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 7504
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Dom 08 Mar 2015, 23:24

    .

    Resposta à Mensagem nº822

    Olá irmão Stanley.



    Stanley escreveu-
    Meu irmão, isso que você está me perguntando não é tão simples pra mim como
    parece ser pra você.
    .
    Certo irmão, mas nem tudo precisa de ser complicado, por vezes é preciso ler com atenção
    para entender a simplicidade daquilo que está escrito.


    Stanley escreveu-
    Eu sou adepto ao sinergismo e aparentemente o que você sugeriu é um monergismo.
    .
    Pois, aparentemente, ou você se equivocou a atribuir essas duas palavras, ou então se
    equivocou naquilo que pensou ter lido e ficou na resposta anterior.



    si·ner·gis·mo
    (sinergia + -ismo)
    substantivo masculino

    [Teologia]  Teoria cristã protestante que defende que o homem tem participação
    na obtenção da sua salvação
    e da graça divina, através do livre-arbítrio.


    "sinergismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
    http://www.priberam.pt/dlpo/sinergismo [consultado em 09-03-2015].
    mo·ner·gis·mo
    (mono- + grego érgon, -ou, trabalho + -ismo)
    substantivo masculino

    [Teologia]  Doutrina segundo a qual a regeneração espiritual dos homens depende
    apenas do Espírito Santo
    , independentemente da vontade humana.

    "monergismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
    http://www.priberam.pt/dlpo/monergismo [consultado em 09-03-2015].

    Daqui confirme qual seria o que você defende, é mesmo a "teoria" do sinergismo,
    ou é a "doutrina" do monergismo ?

    O que lhe ficou respondido antes aponta mais para sinergismo do que para monergismo.



    Stanley escreveu-
    Eu concordo em parte. E ai?
    .
    Não leve a mal, mas diga em qual parte você concorda ?


    Stanley escreveu-
    Na verdade fiquei até confuso.
    .
    Tenha calma irmão, primeiro é preciso entender o que você pensou ter ficado escrito,
    e o que pensa da santificação.



    Stanley escreveu-
    Não seria o caso de você sugerir que qualquer homem que estudar as escrituras se santifica? 
    .
    Não totalmente, porque se você disser SE SANTIFICA, quer dizer que a pessoa faz isso sozinho,
    mas não é, o certo seria "É Santificado Pela Palavra de DEUS" ao ler e cumprir.

    Ou seja, JESUS mandou pregar o Evangelho para que todos possam aprender com Ele como
    é fazer a vontade de DEUS, o homem se "estudar" as escrituras E FIZER como está no Evangelho,
    então esse homem é santificado, mas não é instantâneo, e também esse homem não se santifica
    sozinho, mas é a Palavra de DEUS que o santifica.


    Confirme se ficou mais esclarecido
    , e se realmente concorda que é a Palavra de DEUS que
    santifica, isto se esse homem ler e crer (cumprir) com aquilo que JESUS ensina.




    Um abraço, fique na paz.
    .

    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 3171
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Seg 09 Mar 2015, 01:46

    --

    Higoret,

    Só subsitituindo palavras mesmo. Jesus nunca esteve na criação do gênesis, ele é primogênito apenas da criação das autoridades da Igreja nos céus e na Terra, segundo Colossenses e Efésios, 1.

    E João 1 não diz que Jesus é Deus. Diz que a Palavra que é Deus. 1Samuel 3 mostra isso, que quando a Palavra de Yhwh é revelada, Yhwh é revelado.
    Só conhecemos Deus por sua Palavra (dito).
    E por sua Palavra que foi criado todas as coisas do Gênesis: "Haja luz" , "haja uma expansão"... foram ditos de Deus, foi Palavra de Deus.

    E na sua Palavra, havia a promessa da Vida.
    Jesus é essa promessa cumprida, a "palavra que se fez carne", a palavra da vida manifesta em nosso meio.

    Jesus é humano. Humanos não preexistem. Até mesmo Adão que foi criado do pó da Terra, sem pai e sem mãe, não preexistia. Quanto mais Jesus, que tinha mãe e é considerado o segundo Adão.
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Seg 09 Mar 2015, 14:07

    Gleison Elias escreveu:Jesus é humano. Humanos não preexistem. Até mesmo Adão que foi criado do pó da Terra, sem pai e sem mãe, não preexistia. Quanto mais Jesus, que tinha mãe e é considerado o segundo Adão.

    Errado!!!

    "Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu."(João 6:41)

    Prezado Gleison Elias, veja este texto abaixo:

    João 8:58

    Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

    Pois bem...

    Os Unitaristas com base no texto acima têm traduzido essa expressão EU SOU por "eu tenho sido".

    Se a tradução correta é "eu tenho sido", então eles estão afirmando que Jesus é pré-existente.

    Se a tradução correta for EU SOU, Jesus iguala-se a Deus Pai, sendo Deus também.

    Assim sendo, peço que complete o texto abaixo usando o "EU SOU" ou "eu tenho sido", para compreendermos teu entendimento sobre o referido texto:

    "Disse-lhe Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, .........(João 8:58).

    Você optou pela expressão EU SOU ou "Eu tenho Sido"?

    Fico no aguardo...

    Clébio
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Seg 09 Mar 2015, 14:30

    --

    Eu "opto" pela opção "eu sou".

    Pois mesmo antes de Abraão existir, Jesus já é o Cristo, Senhor da Terra prometida aos patriarcas e profetas, da qual pela fé a viram.
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Seg 09 Mar 2015, 14:52

    Gleison Elias escreveu:Eu "opto" pela opção "eu sou".

    Amém, amém, amém... Very Happy Very Happy Very Happy

    Pois encaixaria na opção que assim coloquei:
    Clébio escreveu:Se a tradução correta for EU SOU, Jesus iguala-se a Deus Pai, sendo Deus também.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Seg 09 Mar 2015, 15:05

    --

    Não.

    "Eu sou" não é um título característico de Deus.

    Até um cego que fora curado por Jesus, perguntado pelos judeus quem era o curado, respondeu "eu sou".

    Eu também digo "eu sou" sempre que necessário, e isso não me faz Deus.

    E na cultura judaica não existe esse mito que os trinitarianos criaram, de que dizer que "é" já o faz Deus.

    Além do mais, o "eu sou" desse texto nem é a expressão que Deus disse a Moisés.
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Seg 09 Mar 2015, 15:12

    Lucio Monteiro escreveu:Assim, a iniciativa tomada por Jesus de "oferecer-se a si mesmo", "se entregar a si mesmo", "apresentar a si mesmo" ou "se dar a si mesmo em preço de redenção por todos" não é independente da ordem e da autorização do Pai, mas posterior à iniciativa primordial tomada por seu Pai. Este sim é o inicializador de qualquer iniciativa tomada pelo Filho, que declarou: "Não faço nada de minha própria iniciativa".

    Não faço nada de minha própria iniciativa...

    Ele estava esvaziado ou não quando proferiu essa belíssima frase?

    Prezado irmão, como você disse acima, que a iniciativa tomada por Jesus não é independente da ordem e da autorização do Pai, não vejo outra interpretação, senão àquela assinalada pelo irmão Gilcimar abaixo, vejamos:

    Gilcimar escreveu:Essa é a humilde atitude de alguém que vivendo na mesma forma escolheu assumir uma forma inferior preferindo atuar como servo daquele que tem a mesma forma da qual ele se esvaziou...

    É próprio de servo submeter a vontade  de seu Senhor....

    Para mim, Jesus não é um office-boy que cumpre todos os preceituos do Pai, senão, que Pai seria este que privasse o livre arbítrio do Filho?

    Para tanto, ele mesmo assim declarou:

    Mateus 26

    53  Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos?

    Como viste, quando do aprisionamento, o próprio Jesus não falaria estas palavras se não tivesse essa possibilidade de intervenção do Pai para livrá-lo, enviando legião de anjos. Ou seja, até esse instante a decisão pertence ao filho a entrega.

    "Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la" (João 10:17). Jesus foi amado por Deus porque deu a sua vida por todos nós. Essas são palavras do próprio Jesus, não há como fugir dessa realidade...

    Mas, como as Escrituras mostram profeticamente a atuação do Filho se entregando pela nossa salvação, ele agora assumindo a posição de servo, entrega ao plano divino, tendo os mesmos sentimentos que nós, as mesmas limitações, sentindo as mesmas dores, as mesmas aflições, todos os dissabores e finalmente permite ser pregado na cruz para minha e sua salvação.

    Que extraordinário...

    Agora estamos reconciliados com o Pai...

    Que o Trio Celeste te ilumine...

    Clébio
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Clébio Seg 09 Mar 2015, 15:15

    Gleison Elias escreveu:Não.

    "Eu sou" não é um título característico de Deus.

    Até um cego que fora curado por Jesus, perguntado pelos judeus quem era o curado, respondeu "eu sou".

    Eu também digo "eu sou" sempre que necessário, e isso não me faz Deus.

    E na cultura judaica não existe esse mito que os trinitarianos criaram, de que dizer que "é" já o faz Deus.

    Além do mais, o "eu sou" desse texto nem é a expressão que Deus disse a Moisés.

    Sinto muito, essa foi a condição que coloquei e você ACEITOU...

    Você foi livre para aceitar...

    Já não tenho o que mais discutir com você...

    Abçs...

    Clébio
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Seg 09 Mar 2015, 15:42

    Tzaruch a paz!

    Você havia afirmado que a palavra de Deus santifica o homem.

    Eu disse que concordo em parte. Outrossim disse que sou adepto ao sinergismo, o homem tem participação na santificação e salvação.

    Ai você disse:

    Não totalmente, porque se você disser SE SANTIFICA, quer dizer que a pessoa faz isso sozinho,
    mas não é, o certo seria "É Santificado Pela Palavra de DEUS" ao ler e cumprir.
    Na verdade eu me referia exatamente a isso. Ler e cumprir. O problema é que não funciona assim. Do contrário os homens alcançariam o favor de Deus no antigo testamento. Versos como a palavra mata e o Espírito vivifica está relacionada a isso. O homem natural com o seu intelecto apenas não consegue compreender as coisas de Deus, ler a palavra compreender a vontade de Deus, ter força de vontade e persistência e cumprir. Nem mesmo alguns eleitos permanecem assim.

    Ou seja, JESUS mandou pregar o Evangelho para que todos possam aprender com Ele como
    é fazer a vontade de DEUS, o homem se "estudar" as escrituras E FIZER como está no Evangelho,
    então esse homem é santificado, mas não é instantâneo, e também esse homem não se santifica
    sozinho, mas é a Palavra de DEUS que o santifica.
    Por isso eu disse que em parte concordo contigo irmão. Não penso que seja bem assim.
    Você sugere que o homem é capaz de ler a bíblia entende-la e cumprir, logo é santificado.
    Eu disse crer em parte assim, pois pra mim a palavra tem o seu papel, mas o homem natural não é capaz de ler a bíblia entender as coisas de Deus e logo cumprir e se santificar.
    Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
    Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Corintios 2: 14-16


    Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
    Lucas 24:45


    Na verdade eu creio que o processo de santificação é por meio do E.S. (sinergismo) e a palavra de Deus é utilizada como guia dos que amam a Deus.

    2 Timoteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada {literalmente, “Sopro de Deus”}, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

    Resumindo, Deus lança suas ordenanças (leis morais etc) para guiar seu povo (Israel) nos tempos do A.T., todos os homens assim como Adão pecam e obstinadamente.
    Deus escolhe alguns homens para santificar e repousar o seu E.S. para que tais homens sejam como a boca do próprio Deus falando.
    No fim deste processo, é mais do que sabido que todos são dignos da morte (que já é real a todos pelo pecado de Adão), e mesmo aqueles que ao se depararem com a oferta de salvação divina não é capaz de cumprir Suas diretrizes para se salvarem, logo na dispensação dos tempos prossegue com sua providência para salvar os homens, ELE mesmo se manifesta como homem e cumpre o que o homem não é capaz de fazer. Assim fazendo com que o homem alcance sua justificação perante Deus por meio de um que também seja homem.
    Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados.
    Hebreus 2:16-18
    Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
    Hebreus 4:15

    Consequentemente o processo de santificação não é apenas pela palavra. Porque na verdade o homem ler a palavra e conseguir cumprir, não é sinergismo, seria o que chamamos na teologia de pelagianismo, um termo usado para inferir que o homem salva a si mesmo.
    Por meio da fé em Jesus Cristo, os homens conquistaram o direito de receber o E.S., e este sim é que faz toda a diferença na trajetória cristã.

    Confirme se ficou mais esclarecido, e se realmente concorda que é a Palavra de DEUS que
    santifica, isto se esse homem ler e crer (cumprir) com aquilo que JESUS ensina.

    Respondido que em parte eu concordo. Diferenças a parte para focarmos no tópico, eu concordando parcialmente não serve?

    Graça e paz!
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Seg 09 Mar 2015, 17:41

    --

    Não faz sentido nenhum isso Clébio.

    Começando por dizer: "Se a tradução correta for EU SOU, Jesus iguala-se a Deus Pai, sendo Deus também. "

    Quem diz isso é você, não a bíblia.

    Não respeito suas condições, se não forem bíblicas.

    Não sou obrigado a optar por uma tradução incorreta, só porque no SEU PENSAMENTO, não no pensamento bíblico, a tradução correta faz de Jesus um Deus.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Seg 09 Mar 2015, 17:48

    --

    Gostaria que quem fica me negativando só porque discorda de mim, pare com essa mania.

    A "Conceituação" não tem objetivo de manchar de vermelho as opiniões que não concordam contigo.

    Que coisa mais chata e infantil.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Seg 09 Mar 2015, 18:54

    .
    Resposta à Mensagem Nº834

    Olá irmão Stanley.




    si·ner·gis·mo
    (sinergia + -ismo)
    substantivo masculino

    [Teologia]  Teoria cristã protestante que defende que o homem tem participação
    na obtenção da sua salvação
    e da graça divina, através do livre-arbítrio.


    "sinergismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
    http://www.priberam.pt/dlpo/sinergismo [consultado em 09-03-2015].
    mo·ner·gis·mo
    (mono- + grego érgon, -ou, trabalho + -ismo)
    substantivo masculino

    [Teologia]  Doutrina segundo a qual a regeneração espiritual dos homens depende
    apenas do Espírito Santo
    , independentemente da vontade humana.

    "monergismo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
    http://www.priberam.pt/dlpo/monergismo [consultado em 09-03-2015].
    .
    Tendo em conta essas definições já antes apresentadas.


    Stanley escreveu-
      Na verdade eu creio que o processo de santificação é por meio do E.S. (sinergismo)
    e a palavra de Deus é utilizada como guia dos que amam a Deus.
    .
    Irmão, confirme bem, e por favor explique como está a apontar para o sinergismo e fala
    das santificação por meio do Espírito Santo.


    Sendo que, isso é aquilo que aponta para o monergismo, e E.S nem aparece na definição
    do sinergismo.



    Stanley escreveu-
    Respondido que em parte eu concordo.

    Diferenças a parte para focarmos no tópico, eu concordando parcialmente não serve? 
    .
    Tudo serve irmão, provavelmente se o assunto fosse mais aprofundado até poderia haver
    maior concordância.


    Mas pronto, para simplificar, pelo menos concorda que SEM A PALAVRA de DEUS também
    não poderá haver santificação ?  ( a Palavra TEM de estar incluída)


    Ou seja, sem por em causa o restante que falou,,, apenas que, como JESUS falou a Palavra
    de DEUS é a Verdade, e que sem essa Verdade da Palavra também não há santificação.




    Um abraço, fique na paz.
    .
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Ter 10 Mar 2015, 10:45

    Tzaruch a paz do Senhor!

    Vc,

    Irmão, confirme bem, e por favor explique como está a apontar para o sinergismo e fala
    das santificação por meio do Espírito Santo.
    Sendo que, isso é aquilo que aponta para o monergismo, e E.S nem aparece na definição
    do sinergismo.

    Meu irmão, não tem porque debater isso, na teologia se resume em graça irresistível que se equivale ao monergismo. Neste caso o E.S. trabalha independentemente do querer do homem, logo tem ligação com outro ponto calvinista de que o homem não tem livre arbítrio.

    Já no sinergismo, a graça não é irresistível, o que significa que o homem tem participação na ação do E.S., logo o homem tem livre arbítrio, que é outro ponto da teologia arminiana.

    Quando eu digo que sou adepto ao sinergismo, eu só quero dizer que a santificação do homem que acarreta em uma regeneração plena é do inicio ao fim dependente do E.S., contudo como o homem tem participação neste processo, não é monergismo.

    Ou seja, sem por em causa o restante que falou,,, apenas que, como JESUS falou a Palavra
    de DEUS é a Verdade, e que sem essa Verdade da Palavra também não há santificação.

    Ok. Mas você é a favor do que afinal? Achei que estava me contestando por eu reconhecer a trindade como bíblica, e que com sua pergunta iria me fazer uma inflexão a respeito do meu favorecimento à trindade.

    Graça e paz!



    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Tzaruch Ter 10 Mar 2015, 12:18

    .
    Olá irmão Stanley.


    Stanley escreveu-
    Ok. 
    .
    Se diz "OK", quer dizer que concorda em não colocar a Palavra de fora.


    Stanley escreveu-
      Mas você é a favor do que afinal?
    .
    A favor de DEUS.


    Stanley escreveu-
    Achei que estava me contestando por eu reconhecer a trindade como bíblica,
    .
    E não errou, mas também quem defende a trindade é contestado a TEMPO INTEIRO pelo que
    está escrito na própria Palavra.



    Stanley escreveu-
    e que com sua pergunta iria me fazer uma inflexão a respeito do meu favorecimento
    à trindade.   
    .
    Iria e vai.

    Àquele a quem o Pai santificou,
    e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas,
    porque disse: Sou Filho de Deus?

    João 10:36

    Tendo em conta aquilo que JESUS falou, sobre DEUS o Pai o ter santificado e depois
    enviado ao mundo..........



    Stanley escreveu-
    E uma coisa é certa a respeito daqueles que contestam se Jesus é divino ou não.

    Não conseguem compreender exatamente como é essa de Deus ser três
     (ou se manifestar assim).

    http://forumevangelho.com.br/t4454p810-trindade-unicismo-ou-unitarismo-se-eu-erradamente-crer-em-um-afeta-minha-salvacao#74553 
    .
    E tendo em conta aquilo que você falou sobre JESUS ser ou não divino.

    E tendo em conta que você fala de DEUS ser "três".

    "Sendo" JESUS CRISTO uma terça parte de DEUS, e ele mesmo dizer que foi santificado.


    Você poderia dizer, a partir de quando é que DEUS passou a ser completamente divino ?




    Um abraço, fique na paz.
    .
    Elielson Ribeiro
    Elielson Ribeiro
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 486
    Idade : 32
    Cidade/Estado : Maracanaú/CE
    Religião : evangelica
    Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -9
    Pontos de participação : 829
    Data de inscrição : 20/05/2014

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Elielson Ribeiro Ter 10 Mar 2015, 19:29

    Valdomiro escreveu:Elielson, Paz!



    Elielson escreveu:eu us[o] esta nvi
    Fui tirar a prova dos nove com a versão que você sugeriu como base e me decepcionei profundamente.

    Só posso acreditar que os tradutores tenham feito uma versão como esta adulterada, no sentido real da palavra, porque, certamente, porque acreditam de antemão que Jesus é Deus.

    Essa versão NVI (Nova Versão Internacional), agride o texto grego original no qual se baseia a NIV (New International Version - versão em inglês da NVI). E nem mesmo a NIV, que coloca “ Who, being in very nature God”, traduziu como a sua correspondente em língua portuguesa, que se fosse revertida para o inglês seria a fictícia tradução: “Who (QUE), being (SENDO) God (DEUS)”. É incrível como manipulam a Bíblia.

    A NIV e por consequência a NIV se baseiam no texto da United Bible Societies e Nestle-Aland, que apresenta no origanal “ὃς (QUE) ἐν (EM) μορφῇ FORMA θεοῦ [de (DEUS) ὑπάρχων (SENDO)”

    Como se pode ver o Texro Original NÃO apoia a tradução da NVI: “Embora sendo Deus”.

    Assim, meu bom amigo, se você me sugere a NVI como padrão, vou ter que recusar, pois acabei de comprovar uma fraude piedosa nela.

    O texto grego original precisaria ser “ὃς (QUE) θεος (DEUS) ὑπάρχων (SENDO)” [versão inexistente da NVI], mas o original é “ὃς (QUE) ἐν (EM) μορφῇ FORMA θεοῦ [de (DEUS) ὑπάρχων (SENDO)” [versão correta das demais bíblias].

    Você, de fato, não é obrigado a saber grego (e eu respeito isso). Citei o grego aqui apenas para mostrar a GRAVE FALHA da NVI, mas acho que mesmo sem saber grego você deveria, pelo menos,  por questão de prudência, perguntar-se por que praticamente todas as bíblias vertem “QUE, SENDO EM FORMA DE DEUS” e a NVI verte “QUE, EMBORA SENDO DEUS”, antes de transformá-la em sua versão de referência.

    A expressão SENDO EM FORMA DE DEUS e EMBORA SENDO DEUS, tem uma diferença consideravelmente grande e afeta toda a compreensão do texto..

    “SENDO EM FORMA DE” não é a mesma coisa de “SENDO O PRÓPRIO”. Reflita sobre isso!


    Paz!
    Valdomiro.




    amém amado gostei do esboço,, mas o sendo em forma de Deus, não muda o meu raciocínio sobre o fato.

    Veja isto:


    Jesus pra mim parece um homem comum que foi formado por Deus no ventre de Maria, apenas isto de extraordinária, porém não era Deus nem semi-deus nem anjo, mas apenas um homem comum, que foi guiado por Deus até a crucificação, porém na ressurreição, Deus o fez Senhor, primeiro foi Cristo o messias, isto é, o enviado o ungido, após a ressurreição se tornou o Senhor, como foi dito por ele; todo poder a mim foi dado no céu e na terra, paulo diz que ele foi feito Filho de Deus em poder, e no livros dos atos o próprio paulo fala sobre a ressurreição, como sendo o cumprimento da profecia que diz: tu es meu filho hoje te gerei! veja:

    E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus;
    Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.
    E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.
    Atos 13:32-34

    isto é, a profecia de Davi não se cumprir no nascimento de Jesus, mas em sua ressurreição, mas por que ele foi feito Senhor? isto se ressume ao simples fato de ele ser nosso dono?

    nós sabemos que só Deus é o Senhor, e ele mesmo diz: Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
    Isaías 42:8

    logo se Deus fez de Jesus Senhor, isto implica em uma coisa muito mais profunda!

    isto é, Se Jesus é nosso Senhor, ocorre o problema de ele ser ou não ser "o único Deus"

    Como se explica isto?

    Acredito que volta à tudo que Deus falou pelos seus profetas, veja:
    Primeiramente vem por Moisés que diz: haverá um lugar que escolherá o Senhor vosso Deus para ali fazer habitar o seu nome
    Deuteronômio 12:11
    no tempo de moisés Deus habitou em tendas e depois em silo, e veio Davi que Deus faz uma promessa a ele: te faço saber que o Senhor te edificará uma casa.
    E há de ser que, quando forem cumpridos os teus dias, para ires a teus pais, suscitarei a tua descendência depois de ti, um dos teus filhos , e estabelecerei o seu reino.
    Este me edificará casa; e eu confirmarei o seu trono para sempre.
    Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho (Heb 1: 5)
    1 Crônicas 17:10-13

    depois desta promessa vem salomão e edifica uma casa para Deus e ele diz: na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?
    Atende, pois, à oração do teu servo, e à sua súplica, ó Senhor meu Deus; para ouvires o clamor, e a oração, que o teu servo faz perante ti.
    Que os teus olhos estejam dia e noite abertos sobre este lugar, de que disseste que ali porias o teu nome
    2 Crônicas 6:18-20

    porém, como disse os apóstolos e o profeta Isaías: Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?
    Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor
    Isaías 66:1-2

    ou seja, Deus não habita em templos feitos por mão humanas!

    e paulo diz: Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
    Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
    E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
    Filipenses 2:9-11

    paulo dá uma nova cara ao que o profeta diz: Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
    Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.
    Isaías 45:22-23

    Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
    Porque está escrito:Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim,E toda a língua confessará a Deus.
    Romanos 14:10-11

    isto fica uma evidenciado que Jesus é adorado, e também julgará!

    como se entender isto?

    o homem Jesus, é o templo que Deus diz que iria fazer: te faço saber que o Senhor te edificará uma casa.
    e diz que o Filho de Davi construiria uma casa pra Deus, isto é, Jesus, e já sabemos que não é um templo de tijolos em israel, mas é o corpo do Cristo, e diz paulo: Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;
    E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade
    Colossenses 2:9-10


    que significa dizer que
    o nome de Deus foi dado ao Filho, pois isto disse Jesus: Quem me vê a mim vê o Pai
    João 14:9

    pois o Pai deu todo o seu poder ao Filho, isto é, Deus se encarnou, corporalmente em Cristo, por essa razão disse paulo:
    Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
    De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
    Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade
    Efésios 1:9-11

    mas isto fica parecendo que Jesus se tornou Deus, não que Deus se tornou o Cristo, mas acredito nas duas citações, primeiro ele se fez homem, se formou no ventre de Maria, ele se formou feito homem e foi homem em sua total plenitude, aponto de dizer: só o pai sabe qual é o dia do meu regresso, o pai é maior que eu, eu faço a vontade de meu pai que está nos céus, coisas deste tipo, apos sua morte, ele diz: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
    Mateus 28:18

    Jesus disse todo poder a mim foi dado, Deus sendo outro, ficou sem poder?

    nos textos acima, fala sobre um homem, mas a escritura diz que ele vem da eternidade, que ele é pai da eternidade, também chama ele de Deus, e há um só Deus o Pai, logo ele era Deus, e se fez homem, e se manifestará como o todo poderoso, o que tenho a declara de mim mesmo é, Grande é este mistério!

    o absurdo da Cruz, contradiz a logica, desfaz todos os aparatos de auto justificação, é uma coisa terrível só Deus faria tal coisa!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Stanley K Ter 10 Mar 2015, 20:28

    Tzaruk a paz do Senhor!

    Que bom que você resolveu ser objetivo.

    E tendo em conta aquilo que você falou sobre JESUS ser ou não divino.
    Exato Jesus é divino, 100% homem 100% Deus.

    E tendo em conta que você fala de DEUS ser "três".
    Isso mesmo. Repito que não conseguimos compreender isso na integra, mas podemos deduzir pelo ensino das escrituras.

    "Sendo" JESUS CRISTO uma terça parte de DEUS, e ele mesmo dizer que foi santificado.
    Não é que Jesus é uma terça parte de Deus. Jesus é Deus que se manifestou como homem. Obviamente pra isso, foi necessário que Deus usasse todo seu poder e assim ser homem abdicando de seu poder como homem. Dá pra imaginar isso? Essa é a parte complexa, não as referências da bíblia e as afirmações de Jesus.
    Sobre Jesus ser santificado, qual a contestação? Santificado significa separado irmão, ELE é o messias prometido. Veja a diferença imposta pelo próprio Deus, o Espírito Santo tem um papel diferente para o homem, por isso ninguém o glorifica, pois Deus não deliberou assim. Jesus diz que toda autoridade lhe foi dada no céu e na terra, não podemos pensar que por isso é Deus dando autoridade a si mesmo, do contrário Deus não se fez homem, entendeu?

    Você poderia dizer, a partir de quando é que DEUS passou a ser completamente divino ?
    Não vejo nenhum problema em Deus sendo também Jesus, continuar 100% divino. Até porque o problema seria ELE dizer que veio como homem e não cumprir. Logo ELE cumpriu.
    ELE sempre foi completamente divino, e por isso diz que é o que é.
    Diante da misteriosa compreensão completa da trindade, eu não nego que haveria uma possibilidade de manifestações de Deus. Todavia eu aceito isso como uma possibilidade apenas.

    Graça e paz!









    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Gleison Elias Ter 10 Mar 2015, 23:15

    --

    "Jesus é Deus que se manifestou como homem"

    Isso é unicismo, não é trindade.

    "ELE dizer que veio como homem" "Deus se fez homem"

    Isso é trindade, não unicismo.

    Meu caro, decida de que lado você quer ficar....
    rsrs

    Conteúdo patrocinado


    Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação? - Página 56 Empty Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 15:58