F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+24
Stanley K
HugoDorio
Julio Celestino
Tzaruch
Maria Madalena
Marcelo Almoedo
Willian Julio Maciel
José Herminio
Janete
Washington Ruiz
Canuma
Alan
Gerson Witezak
Rodrigues
Diephe
Prof. Azenilto G. Brito
Norberto
Rasabino
Elielson Ribeiro
Gleison Elias
Clébio
Jefté
Vasuilvan
Gilcimar
28 participantes

    Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....


    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 597
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Washington Ruiz Ter 21 Out 2014, 21:08

    Olá, Clébio,

    Eu lhe expliquei que os escritos de Mt 5.17-19 não provam que a lei ainda deva ser obedecida, e você, quando apresentou essa passagem, pensava que eu não teria o que lhe responder, porém, meu irmão, quem está me devendo uma resposta ao que escrevi é você.
    =
    Nós, eu e meus irmãos da mesma fé, que pregamos a EXCLUSIVIDADE DE OBEDIÊNCIA AO EVANGELHO, compreendemos ser um ato de total desobediência alguém ainda aceitar os ensinos da Lei no tempo do Evangelho, não que eles nos sejam prejudiciais (Rm 7.12), pelo contrário, e foi isso o que Paulo disse em Atos 24.14, mas porque o VALOR DE JUSTIFICAÇÃO de seus escritos expirou em João (Lc 16.16).

    Se passarmos a considerar que os ensinos da Lei também salvam, é o mesmo que estarmos negando a essencial, fundamental, indispensável e necessária vinda de Jesus ao mundo para se dar em sacrifício pelos nossos pecados.

    Se os ensinos da Lei ainda têm VALOR DE JUSTIFICAÇÃO, tanto faz ter Jesus vindo como não ter vindo, pois poderíamos ser salvos pelos ensinos da Lei, independentemente dos ensinos do Evangelho, independentemente de Jesus.

    Se os ensinos da Lei ainda podem salvar os homens, os ensinos do Evangelho passam a ser dispensáveis, supérfluos e excessivos, que é como pensam dois terços dos homens da população mundial, porém, na verdade, conforme o Evangelho, dispensáveis, supérfluos e excessivos são os ensinos da Lei, por isso,

    Por esses escritos não precisarem mais ser pregados em nenhuma igreja, nem na dos gentios nem na dos judeus, é que os irmãos Judas e Silas foram escolhidos para acompanharem Barnabé e Paulo, a fim deles anunciarem (lerem), em todas as igrejas que eles tivessem de passar, a decisão dos ¨demais apóstolos e presbíteros¨, de não impor sobre os gentios (nem a ninguém mais) o jugo da obediência à Lei que eles próprios já não obedeciam, que eles próprios já não podiam suportar (At 15.1-35).

    Qual é o ensino de justificação que há na Lei do qual você não abre mão de obedecer? Será que você é capaz de citar apenas um? Acho que não! Nem você nem ninguém!

    Até mais!

    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 270
    Data de inscrição : 26/12/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Janete Ter 21 Out 2014, 21:13

    Gilcimar escreveu:
    Janete escreveu:Gálatas 2:4 e 5 "Mas, por causa dos falsos irmãos, intrusos - que furtivamente se introduziram entre nós para espionar a liberdade de que gozávamos em Cristo Jesus, a fim de nos escravizar, fomos, por esta vez, condescendentes, para que o Evangelho permanecesse em sua integridade.

    A liberdade está com quem?

    Com os que vivem no pendor da carne sendo inimigos de Deus deixando de ser sujeitos a sua Lei como disse Paulo em Romanos 8:7 ou a Liberdade  está com aqueles que tem prazer na Lei de Deus  o chamando de Espiritual segundo Romanos 7:14?

    Quem tem a liberdade , é aqueles  que pensam que ouvir apenas a Lei sem precisar prática-la é suficiente para  ser considerado justo diante de Deus ( Paulo disse que isso não é possível em Romanos 2:13) ou aqueles que praticam da forma correta como disse Paulo ao falar que hão de ser justificados segundo o mesmo texto de  Romanos 2:13?

    Se não responderem isso com a Bíblia e continuar negando sem fazer negação organizada biblicamente explicando os textos dos outros antes de apresentar os teus pois ficar colocando um outro texto sem explicar o do outro é a mesma coisa de ficar combatendo a Bíblia com a Bíblia e os leitores deste forum não merecem isso...

    Se continuar assim eu resolvo parar minha participação porque já tá ficando Ridiculo isso..

    Abraços..!


    Você vive nos ameaçando de abandonar a discussão. Acho que é estratégia, cada vez que perde o argumento Smile

    Amado Gilcimar, você conseguiu compreender que todos pecamos e fomos todos destituídos da Glória de Deus? Nenhum justo, é nenhum justo, querido.
    Se não for pelo mérito de Cristo, você cumprirá o protocolo que quiser e não será justificado.

    Livre, é todo o que Cristo verdadeiramente libertou. Se Paulo confessou que acabava fazendo o que repugnava, por que eu vou me esquivar de uma verdade tão óbvia? Não vivo inclinada à minha carne, mas um minuto olhando para meu umbigo e pronto, a velha natureza é uma tirana que tenta a todo custo nos lançar no abismo. Prossigo para o alvo, mas com a plena certeza de que é a Graça de Deus que me conduz e não meu esforço.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Ter 21 Out 2014, 22:37


    Tudo bem, Janete, e outra coincidência é que você mora pertinho de mim, pois eu resido em Sarzedo, há 35 KM de nossa bela capital mineira, Belo Horizonte, cidade que conheço bem, pois aí vivi por muitos anos (bairro São Cristóvão). Embora não seja mineiro de nascimento, com o tempo aqui passado aprendi a amar esta terra e essa gente.

    Sim, você está certa em dizer que se aprende mais nos fóruns do que na Escola Dominical. Creio que mais crentes poderiam beneficiar-se participando de fóruns, mas desde que haja um espírito construtivo. A vantagem dos fóruns é que há sempre contato com pessoas de diferentes linhas de pensamento, e quando há boa moderação, as coisas marcham bem. Já no Facebook, por exemplo, as discussões chegam a ser às vezes terríveis, pois é um território livre para todo tipo de ataques preconceituosos e desrepeito à fé e sentimentos alheios.

    Quanto a seus comentários sobre Jesus ser o seu descanso, sim, mas isso não substitui regra alguma de Sua lei. Ele disse ser "descanso para as vossas almas", o que se refere ao descanso espiritual da salvação, nada a ver com o descanso físico e mental proporcionado pelo preceito do sábado, reconhecido até pela ciência como benéfico à saúde física e mental da pessoa. Tanto que presbiterianos e batistas dizem em seus documentos confessionais ser isso da LEI NATURAL.

    E não há como dedicar TODOS OS DIAS ao Senhor, pois a ordem divina é que se trabalhe seis dias. Se vamos dedicar TODOS OS DIAS a Deus, estamos até promovendo a vadiagem, veja só. . .
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty PARA ENTENDER MATEUS 5:17-19

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Ter 21 Out 2014, 22:41


    Já que há este empenho em entender a real linguagem de Mat. 5:17-19, quem sabe uma enumeração das perguntas que tratam exatamente de tal passagem, de meu questionário "40 Perguntas Verdadeiramente Tira-Teima Sobre o Tema da Lei Divina e do Sábado" poderá ajudar a esclarecer o assunto:

    14a. – Como Jesus poderia ser levado a sério em todos os tempos se violasse o sábado (ou permitisse isso àqueles sob Sua responsabilidade), diante do que disse em Mat. 5:19?

    - Obs.: O que diz tal passagem é: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens {da lei que Ele disse não ter vindo abolir, e sim cumprir}, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Os que atribuem a Cristo a desconsideração do sábado ou Seu ensino a respeito disso fazem com que Ele próprio tenha de ser considerado “o mínimo no reino dos céu” à luz de Suas próprias palavras.

    15a. –Considerando-se o seu contexto, por que as palavras de Mat. 5:17-19 não se aplicariam aos que HOJE se consideram ‘sal da Terra’ ‘luz do mundo’ e oram o Pai Nosso?

    - Obs.: Jesus não diz só que não veio abolir a lei, e sim cumpri-la, como exorta Seus ouvintes sobre o monte (aos quais chamou de “sal da terra”, “luz do mundo” e ensinou a oração do Pai Nosso), a respeitarem todos os mandamentos da lei, desde os mínimos, e assim ensinar aos homens. Ele falava da lei (‘Torah’) como um todo, mas a comunidade cristã no devido tempo entendeu que a parte cerimonial da lei cessou por ter cumprido o seu papel prefigurativo, cerimonial, mas não os seus preceitos morais e universais, como é o caso do sábado.

    16a. –Se o sentido de “cumprir a lei” (Mat. 5:17-19) significa que estamos dispensados de observar o sábado, por que isso só é aplicado ao 4º. Mandamento do Decálogo, quando Jesus cumpriu também os 1º., 2º., 3º., 5º., 6º., 7º., 8º., 9º. e 10º. preceitos desse mesmo Decálogo?

    - Obs.: Sinceramente, utilizar a expressão “cumprir” para justificar o não cumprimento hoje de um dos mandamentos do Decálogo nem honra a inteligência de quem levanta essa alegação. Sem falar como chega a ser cínico esse argumento do “Jesus não aboliu a lei, mas a cumpriu por nós”, pois usam a palavra “cumprir” no sentido de “abolir”, mas SÓ para aqueles preceitos “inconvenientes”.

    17a. – Quando Jesus disse a João Batista, “importa cumprir toda a justiça” (Mat. 3:15), referindo-Se ao requisito do batismo, então ao ser Ele batizado, cumprindo a justiça, ficamos dispensados de cumprir tal requisito hoje?
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Gilcimar Ter 21 Out 2014, 22:44

    Paulo disse: Tenho prazer na Lei de Deus...(Romanos 7:22)
    Paulo disse: .."A Lei é Espiritual,eu,todavia,sou carnal"...(Romanos 7:14)
    Paulo disse: "Não estando sem Lei para com Deus"...( 1 Corintios 9:21)
    Paulo disse: .."O pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à Lei de Deus"....(Romanos 8:7)

    Paulo disse: .."os simples ouvidores da Lei não são justos diante de Deus , mas os que praticam a Lei hão de ser justificados"...(Romanos 2:13)

    Paulo disse: ..."A Lei é santa,Justa e Boa"..(Romanos 7:12)

    Ter este tipo de relação com a Lei de Deus e fazer declarações deste nível sobre a Lei de Deus não significa estar debaixo da Lei e fora da graça....

    Estar debaixo da Lei não se relaciona com prática ou não da Lei pois Paulo disse todas estas coisas da Lei e era um praticante...

    Mas mesmo assim veja o que ele disse: ...."Embora não esteja eu debaixo da Lei"... ( 1 Corintíos 9:20)

    Se praticar a Lei é a mesma coisa de estar debaixo da Lei ,logo como os que apenas ouvem a Lei não são considerados Justos diante de Deus?

    Os que estão debaixo da Lei não estão debaixo da graça e consequentemente não foram justificados...

    Assim ficaria sem sentido que Paulo dissesse que os que hão de ser justificados são os que praticam a Lei porque os que apenas ouvem não são justos diante de Deus....Romanos 2:13

    Leiam a Bíblia amigos e não ignorem essas verdades pois parecem que nem comentam estes claros textos...

    Abraços..!


    Janete
    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : janetecardoso.blogspot.com
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 270
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Esperança, Igreja reformada
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 16
    Pontos de participação : 483
    Data de inscrição : 26/12/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Janete Qua 22 Out 2014, 00:09

    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:
    Tudo bem, Janete, e outra coincidência é que você mora pertinho de mim, pois eu resido em Sarzedo, há 35 KM de nossa bela capital mineira, Belo Horizonte, cidade que conheço bem, pois aí vivi por muitos anos (bairro São Cristóvão). Embora não seja mineiro de nascimento, com o tempo aqui passado aprendi a amar esta terra e essa gente.

    Sim, você está certa em dizer que se aprende mais nos fóruns do que na Escola Dominical. Creio que mais crentes poderiam beneficiar-se participando de fóruns, mas desde que haja um espírito construtivo. A vantagem dos fóruns é que há sempre contato com pessoas de diferentes linhas de pensamento, e quando há boa moderação, as coisas marcham bem. Já no Facebook, por exemplo, as discussões chegam a ser às vezes terríveis, pois é um território livre para todo tipo de ataques preconceituosos e desrepeito à fé e sentimentos alheios.

    Quanto a seus comentários sobre Jesus ser o seu descanso, sim, mas isso não substitui regra alguma de Sua lei. Ele disse ser "descanso para as vossas almas", o que se refere ao descanso espiritual da salvação, nada a ver com o descanso físico e mental proporcionado pelo preceito do sábado, reconhecido até pela ciência como benéfico à saúde física e mental da pessoa. Tanto que presbiterianos e batistas dizem em seus documentos confessionais ser isso da LEI NATURAL.

    E não há como dedicar TODOS OS DIAS ao Senhor, pois a ordem divina é que se trabalhe seis dias. Se vamos dedicar TODOS OS DIAS a Deus, estamos até promovendo a vadiagem, veja só. . .

    Então sou uma vadia, pois optei em trabalhar apenas três.
    Amado, a Igreja sou eu, o altar é meu coração, o meu culto racional é na vida.
    Me reúno para ter comunhão com irmãos amados e glorifico a Deus com tudo o que faço, até porque, é Ele quem me possibilita fazer.
    Querem guardar o sábado? Guardem. Mas à mim, o que a Palavra diz é isto:

    Col 2:16 "Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado 17 Esses rituais são apenas sombra do que haveria de vir; a realidade, todavia, encontra-se em Cristo. …"

    No mais, amado,

    "Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
    Não toques, não proves, não manuseies?
    As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
    As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne."

    Colossenses 2:20-23
    Janete
    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : janetecardoso.blogspot.com
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 270
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Esperança, Igreja reformada
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 16
    Pontos de participação : 483
    Data de inscrição : 26/12/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Janete Qua 22 Out 2014, 00:37

    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:
    Já que há este empenho em entender a real linguagem de Mat. 5:17-19, quem sabe uma enumeração das perguntas que tratam exatamente de tal passagem, de meu questionário "40 Perguntas Verdadeiramente Tira-Teima Sobre o Tema da Lei Divina e do Sábado" poderá ajudar a esclarecer o assunto:

    14a. – Como Jesus poderia ser levado a sério em todos os tempos se violasse o sábado (ou permitisse isso àqueles sob Sua responsabilidade), diante do que disse em Mat. 5:19?

    - Obs.: O que diz tal passagem é: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens {da lei que Ele disse não ter vindo abolir, e sim cumprir}, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Os que atribuem a Cristo a desconsideração do sábado ou Seu ensino a respeito disso fazem com que Ele próprio tenha de ser considerado “o mínimo no reino dos céu” à luz de Suas próprias palavras.

    15a. –Considerando-se o seu contexto, por que as palavras de Mat. 5:17-19 não se aplicariam aos que HOJE se consideram ‘sal da Terra’ ‘luz do mundo’ e oram o Pai Nosso?

    - Obs.: Jesus não diz só que não veio abolir a lei, e sim cumpri-la, como exorta Seus ouvintes sobre o monte (aos quais chamou de “sal da terra”, “luz do mundo” e ensinou a oração do Pai Nosso), a respeitarem todos os mandamentos da lei, desde os mínimos, e assim ensinar aos homens. Ele falava da lei (‘Torah’) como um todo, mas a comunidade cristã no devido tempo entendeu que a parte cerimonial da lei cessou por ter cumprido o seu papel prefigurativo, cerimonial, mas não os seus preceitos morais e universais, como é o caso do sábado.

    16a. –Se o sentido de “cumprir a lei” (Mat. 5:17-19) significa que estamos dispensados de observar o sábado, por que isso só é aplicado ao 4º. Mandamento do Decálogo, quando Jesus cumpriu também os 1º., 2º., 3º., 5º., 6º., 7º., 8º., 9º. e 10º. preceitos desse mesmo Decálogo?

    - Obs.: Sinceramente, utilizar a expressão “cumprir” para justificar o não cumprimento hoje de um dos mandamentos do Decálogo nem honra a inteligência de quem levanta essa alegação. Sem falar como chega a ser cínico esse argumento do “Jesus não aboliu a lei, mas a cumpriu por nós”, pois usam a palavra “cumprir” no sentido de “abolir”, mas SÓ para aqueles preceitos “inconvenientes”.

    17a. – Quando Jesus disse a João Batista, “importa cumprir toda a justiça” (Mat. 3:15), referindo-Se ao requisito do batismo, então ao ser Ele batizado, cumprindo a justiça, ficamos dispensados de cumprir tal requisito hoje?

    Tira teima sob o entendimento de quem? Smile

    A evidente amoralidade de Jesus, é fruto deste sacerdócio na Ordem de Melquisedeque, pois ele agia conforme a orientação do Espírito e não das leis externas. Para os religiosos, ele foi escândalo, pois se assentava com pecadores e publicanos para comer, conversava sozinho com prostitutas, usou o exemplo do samaritano para ensinar sobre a misericórdia, sabendo que os judeus não se relacionavam com eles e curava e ensinava no sábado. E aos doutores da Lei, escribas e farizeus, que se gabavam de sua própria justiça, ele chamou de raça de víboras, porque negligenciavam no que é de fato importante.

    Sim, a Lei dizia que éramos culpados e deveríamos morrer. Jesus cumpriu no nosso lugar. Já não há mais condenação para quem está Nele.
    avatar
    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 597
    Idade : 73
    Cidade/Estado : Manaus/Amazonas
    Religião : Cristã
    Igreja : Igreja do CRENTE
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -40
    Pontos de participação : 1420
    Data de inscrição : 15/10/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Washington Ruiz Qua 22 Out 2014, 09:07

    Olá, Azenilto,

    Sobre a sua questão 14ª.

    Como Jesus poderia ser levado a sério em todos os tempos se violasse o sábado (ou permitisse isso àqueles sob Sua responsabilidade), diante do que disse em Mat. 5:19?
    - Obs.: O que diz tal passagem é: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens {da lei que Ele disse não ter vindo abolir, e sim cumprir}, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Os que atribuem a Cristo a desconsideração do sábado ou Seu ensino a respeito disso fazem com que Ele próprio tenha de ser considerado “o mínimo no reino dos céu” à luz de Suas próprias palavras.

    =
    Em primeiro lugar, irmão, discípulos de Jesus são apenas os que estiverem em obediência EXCLUSIVA ao Evangelho. Qualquer outra obediência que não essa, a sua, por exemplo, que é a obediência SIMULTÂNEA à Lei e ao Evangelho, não tem valor nenhum diante de Deus.
    =
    Jesus nunca obedeceu à Lei como os judeus tinham de obedecer, posto que se ele a tivesse obedecido como os judeus a obedeciam, com irrestrita exclusividade de obediência, ele teria sido um discípulo de Moisés, como eram todos os da obediência à Lei, porém, seria uma tremenda incoerência Jesus ter sido discípulo de Moisés, não é?
     
    Saiba que em Jo 9.16 (Por isso, alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, PORQUE NÃO GUARDA O SÁBADO), está literalmente escrito e, portanto, comprovado que Jesus não era um discípulo de Moisés, posto que ele não guardava o sábado como todos os judeus guardavam.

    Os que hoje querem que o sábado seja guardado são, pela guarda do sábado, os que a si mesmos se declaram ser judeus, mas não são (Ap 2.9).
    =
    Sobre Mt 5.17-19

    Jesus pregava a seus discípulos (os da EXCLUSIVIDADE DE OBEDIÊNCIA ao Evangelho) o fim do tempo de vigência da Lei de Moisés e o início do tempo de vigência eterna do Evangelho, quer dizer, se quisermos ser discípulos de Jesus todos temos de considerar que o tempo da Lei já terminou (Lc 16.16) e que já começou o tempo de vigência EXCLUSIVA do Evangelho, porém,

    Quando Jesus disse (Mt 5.17): Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas, não vim revogar, vim para cumprir, estava ele falando exclusivamente de si a seus discípulos, quer dizer, o cumprimento desses escritos foi específico para Jesus, por isso, os seus discípulos estão isentos de cumprir essa lei.

    Foi Jesus que veio para cumprir o que estava escrito na lei a seu respeito, e, naquele momento, ele ainda não tinha cumprido tudo, posto que nada da sua missão sacrificial tinha começado, a sua crucificação, por exemplo.

    Jesus precisava DEIXAR ACONTECER tudo o que estava escrito na lei a seu respeito, e foi para cumprir o que a Lei de Moisés rezava a seu respeito que ele disse: vim para cumprir.

    Já os escritos de Mt 5.18-19 não estão se referindo aos discípulos de Jesus, mas aos discípulos de Moisés, aos homens que tinham de estar em obediência exclusiva e irrestrita a todas as ordenanças da lei.

    Até mais!
    Janete
    Janete
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : janetecardoso.blogspot.com
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 270
    Idade : 52
    Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Esperança, Igreja reformada
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 16
    Pontos de participação : 483
    Data de inscrição : 26/12/2013

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Janete Qua 22 Out 2014, 09:28

    É interessante, que Jesus é a expressão exata de Deus, a própria revelação de Deus, mas os cumpridores de leis sempre o rejeitaram. Andou com eles e não foi reconhecido, porque o véu da religiosidade cega. Só o amor vê para além do que vêem.
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Qua 22 Out 2014, 10:24

    Caro Washington,

    Com relação a sua post 241, você ainda vem insistindo em Mt 5:17-19, apontando algo que contraria o que a palavra de Deus é bem clara e objetiva, mas lembre-se de uma coisa querido irmão, a palavra cumprir desse texto de Mateus 5:17, vem do grego “PRELOO” que significa plenitude ou plenificar. Ou seja, Jesus trouxe plenitude à antiga aliança. Como é sabido, os sacrifícios de cordeiros entre outros animais eram apenas uma sombra, símbolo ou imagem do sacríficio de Cristo. Mas quando veio Cristo essas leis de ordenanças deixaram de existir (Ef.2:15)

    Um outro texto bíblico joga luz sobre esse texto de Mateus 5:17:

    “Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça…” ( Mateus 3:13-16.).

    Analisemos: O texto diz que Jesus cumpriu o Batismo e a justiça. Será que pelo fato de Cristo ter cumprido o Batismo, ninguém, mais precisa se batizar para se salvar?

    Ninguém concordaria com isso. E a justiça?

    Não precisaria mais cumprir a justiça de Deus por que Jesus a cumpriu?

    De maneira nenhuma, pois temos de obedecer a Deus e sermos justos por toda a vida, amado.

    Medite nisso...

    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Qua 22 Out 2014, 10:30

    Gilcimar,

    Interessante aqui, deixei uns comentários na post. 238 e até o presente momento ainda não comentaram a respeito...

    Veja as indagações que deixei:


    Se esta Lei é de Moisés e foi abolida, logo teu uso para instrução do Povo não teria sentido...

    Concorda?

    Porque Paulo então a usou para testemunhar sobre o reino de Deus e falar a respeito de Jesus aos romanos em Atos 28:23?

    Todas as pregações de Paulo poderiam ser confirmadas pelas Escrituras e os nobres bereanos fizeram assim....

    A pergunta é:

    Em que escrituras eles recorreram?

    Ademais, a Lei Real deveria ser observada segundo a Escritura cf.Tiago 2:8.

    Que escritura ele se refere?

    Onde na época dele estava escrito Amarás ao próximo como a ti mesmo?

    Será que na mesma Lei lida pelo intérprete da lei em Lucas 10:26-27?

    Como percebeu amado, até agora não houve uma resposta à minha indagação...que pena!!!
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Gilcimar Qua 22 Out 2014, 10:39

    Caro Clébio...

    Não respondem diretamente as perguntas e ficam te enchendo de novos textos sem responder aqueles....

    Mas se você quiser posso responder estas perguntas provando as respostas com textos Bíblicos ...

    Assim podemos atender aos leitores que criam expectativas esperando as respostas diretas que exigem as perguntas....

    Talvez seja necessário explicar a eles que tuas perguntas não são perguntas Adverbiais mas sim aquelas que dão duas alternativas de respostas onde quem vai responder tem que escolher uma tendo o direito de explicar a resposta depois...

    Quer que eu responda?

    Abraços..!
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Qua 22 Out 2014, 10:46

    Gilcimar,

    Na verdade eu esperava que o Washington, a Janete e a Maria Madalena respondesse, mas parece que não tiveram tanto interesse...

    Mas fique a vontade, amado...
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Gilcimar Qua 22 Out 2014, 11:07

    Clébio....

    Vou fazer o seguinte:

    Vou listar uma por post e responder, quem sabe isto os estimulam a responder diretamente as outras no espírito da pergunta!!!
    Então , vamos lá!!!!

    Clébio escreveu:Se esta Lei é de Moisés e foi abolida, logo teu uso para instrução do Povo não teria sentido...

    Concorda?

    Concordo porque em nenhum lugar das escrituras fala que a Lei de Moisés foi abolida...
    Pois a Lei de Moisés é referência de um Livro que não contém só mandamentos da Lei mas narrativas , profecias e genealogias e também ensina preceitos......

    Não faria sentido dizer que toda lei de Moisés foi abolida se tratando só dos mandamentos contidos ali pois a Lei de Moisés não tem só mandamentos mas outros registros....

    Assim deveria considerar que tudo foi abolido e não só a parte dos mandamentos...

    Isso é incoerência gritante!!!

    Agora se eu considerar que toda a lei de Moisés foi abolida eu vou ter problemas, veja porquê:

    Eu vou ter que considerar que todos os preceitos da lei também foram abolidas inclusive os mais importantes da Lei que é a Justiça ,a misericórdia e a Fé.....Mateus 23:23

    De que Lei Jesus falava? da mesma Lei que eles lidavam e não de algo novo....

    A Fé foi abolida?

    Se não logo a lei de Moisés não foi totalmente abolida pois ainda vigora um dos preceitos mais importantes ensinados ali e seria estranho abolir a Fé pois é dela que a graça precisa para nos alcançar para salvação segundo Efésios 2:8

    Se não estiver satisfeito com a resposta talvez eu possa melhorar...

    Abraços..!


    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Clébio Qua 22 Out 2014, 11:11

    Gilcimar,

    Obrigado por responder...

    Vamos deixar essa sua resposta à análise deles, talvez com as coisas mais claras e mais fáceis, possam se manifestarem...

    Aguardemos...
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Maria Madalena Qua 22 Out 2014, 11:46

    Convidado [recurso username]

    Vocês é que discordam...
    O Sacerdócio mudou (voces discordam)
    O Ministério mudou (voces discordam)
    Mudando o Sacerdócio, há mudança na lei (vocês discordam)


    A lei da liberdade não exige que se guarde dias, meses ou anos (vocês discordam)
    A lei de moisés, sem adulterações, possuem penalidades específicas (vocês discordam)
    Digo que uma lei adulterada não é a original (voces discordam)
    Quando vocês dizem que as penalidades mudaram, isso significa que não é mais a mesma lei entregue para Moisés (vocês discordam, dizem que é a mesma)

    A Lei Régia é a lei da liberdade do Espírito, que ditam as regras na nossa vida (vocês discordam)
    A lei Régia selada com Sangue nos santifica, nos liberta, lava nossas vestes, nos transforma em cidadãos do céu (vocês discordam dessa forma simples que Deus determinou)

    Por mais que falemos, voces pedem mais e mais e mais, dizendo: "biblia!" "Bíblia!" "Quermos versículos bíblicos!" "Bíblia" MAS não aceitam quando postamos claramente sobre Cristo, o Salvador, que é o Pão do Céu, que nos alimenta.
    Já não é a lei que alimenta o homem para viver, mas sim, Jesus. Jesus é o Pão sem fermento, para nos alimentar e nos fazer viver, Ele é o Bom Pastor.

    Ora, quem tem um Bom Pastor, não precisa de MAPA para ler (lei), pois Ele é quem nos guia.
    Antes, Israel precisava de MAPA (lei) para viver sendo bem guiado. Mas hoje, quem tem um Bom GUIA, que é Jesus, não precisa de MAPA.
    Mas vocês.....não aceitam!

    Bem diz as Escrituras! os da lei perseguem os livres.

    Ora, se as ovelhas precisam de MAPA (lei) para se guiarem, então, pra que ter um GUIA, Um Pastor?
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Gilcimar Qua 22 Out 2014, 11:58

    Madalena..

    O sacerdocio mudou e muita outras coisas mas isso não significa que não existiam Lei nenhum depois para ser praticada.....

    Se você prega que não há mais lei para ser praticada você nega o que Paulo ensina sobre isso...

    Leia Romanos 2:13 e perceba que mesmo depois da mudança de sacerdocio alguém ensina a pratica de lei....

    Deus não deixou seu povo na nova aliança  sem lei e você pode ver isso em Hebreus 10:8..

    Eu discordo sim mas de você que discorda que parece dizer que não existe mais lei para ser praticada...

    Desculpa amiga mas não dar para discutir com alguém que usa textos isolados de outros que deveriam ser explicados antes....

    Me desculpe mas você nem sabe que o é estar debaixo da graça e nem o que é estar debaixo da lei...

    Você parece definir que estão debaixo da lei todos aqueles que procuram praticar a lei e que os que estão debaixo da graça  não precisa praticar a Lei....

    Paulo praticava a lei  e estava debaixo da Graça e ele mesmo disse isso  em 1 Corintios 9:20

    Por favor não pregue que é diferente negando o que se pode ler e estar escrito....

    Estou orando por você querida...!

    Conteúdo patrocinado


    Romanos 10:4 -Cristo,  o fim da Lei.... - Página 17 Empty Re: Romanos 10:4 -Cristo, o fim da Lei....

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 08:13