F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+63
Gilcimar
Eddu
Tzaruch
Betho
Antonio
Rafaelo
Washington Ruiz
Filipe Cláudio Soares
Rodrigues
Leo Carvalho
Roberto Costa
Jorge Paulo Barbosa
Julio Celestino
Luiz da Rocha
DiaconoJonas
Célio Saldanha
Pires
Elielson Ribeiro
Samuel
Fernando_Pinheiro
Janete
Clébio
Schoeps
Nilo Nobrega
Rasabino
Prof. Azenilto G. Brito
Lucas Filho
Juliano Toledo
Fabiano R
Salomão
RicGabriel
Gleison Elias
Washington Oliveira
Zenilde
El Alacalufe
CarlosB
Márcio
Sargento
Gerson Witezak
Marcelo Almoedo
Vasuilvan
Cida
Jonis Dias
Francisco Ewerton
Bruno Azeredo
Jefté
David
ReFonteles
Duda Serra
Maria Madalena
Pereira
Iná
Rondinelly
Ronaldo
Monica P.
Devaney
Le Fernandes
Samuel Matos
José Herminio
Clovis
Bruno
Pr. Francisco Belvedere
Norberto
67 participantes

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas


    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Número de Mensagens : 4482
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Norberto Ter 21 maio 2013, 14:02

    .
    Devaney, da sua última postagem trago um trecho que parece estar dando uma dupla interpretação, pois eu entendi de uma forma e o Vasuilvan e o Salomão entenderam de outra forma, pois aprovaram o que você escreveu.

    O trecho é o seguinte:

    Devaney escreveu:Concordo com tudo o que você escreveu, exceto quando considera que para isso ocorrer, somente se for através de um idioma que é estranho ao planeta terra.

    Essa sua declaração está para a situação do servo de Deus estar falando a Deus e não a homens.

    Dúvida: o falar diretamente a Deus, para ti, pode ser tanto em idioma humano/de alguma nação quanto a uma língua que é estranha ao planeta terra? Entendi que você quis dizer isso. Você confirma?

    Se confirmar, terá a reprovação do Vasuilvan e do Salomão.
    .

    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 714
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Devaney Ter 21 maio 2013, 14:22

    Norberto, boa pergunta.

    Mas a minha posição é a mesma que o Salomão e o Vasuilvan entenderam, a saber, é possível um servo de Deus falar DIRETAMENTE e SOMENTE com Deus através de um idioma humano, desde que:

    1) Ninguém ao derredor compreenda o idioma que está falando;
    2) Não seja da vontade do Espírito que essa mensagem seja interpretada para a Igreja.

    O que eu falei na mensagem anterior, com o Juliano, é que não precisamos também brigar por essa dúvida. MESMO QUE SEJA POSSÍVEL que algum idioma angelical seja utilizado (o que eu duvido por falta de base bíblica) isso não interfere na nossa salvação. O importante é ser usado por Deus, ser vaso para os dons do Espírito.
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Salomão Ter 21 maio 2013, 16:41

    O que eu falei na mensagem anterior, com o Juliano, é que não precisamos também brigar por essa dúvida. MESMO QUE SEJA POSSÍVEL que algum idioma angelical seja utilizado (o que eu duvido por falta de base bíblica) isso não interfere na nossa salvação. O importante é ser usado por Deus, ser vaso para os dons do Espírito.

    Eu também penso assim .......
    Muitas coisas são possíveis mas enquanto não pudermos confirmar a realidade , temos que tratar apenas como possíveis ...
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Juliano Toledo Ter 21 maio 2013, 16:48

    Onde está escrito que Paulo ou qualquer outro irmão, usado por Deus, FALA LÍNGUAS DOS ANJOS?

    é uma força expressiva, ou seja, Paulo usa esta expressão para não dizer, ainda que falasse no "dialeto celestial", ou seja, em lingua não terrestre, mas é como eu disse o que importa não é a lingua falada mas a lingua interpretada, por que quem fala em linguas fala em mistério para Deus, portanto é direcionada a Deus, caso tenha duvidas voce pode voltar em corintios, base citada por voces mesmo sobre o assunto e reler, vai ver que sem o dom de interpretação a lingua é "estranha", não edifica a igreja por que não é entendida, portanto é necessário quem interprete que no caso deve ser alguem que compreenda a lingua, ou seja, o Espirito Santo, se Ele é quem compreende a lingua então pode-se dizer que é uma lingua celestial, por que é seu lugar de habitação, ou sua "pátria".

    Mesmo porque, Juliano, me diga... se um irmão fala em línguas num idioma de anjos ou de homens, o que torna essa oração "mais do Espírito" do que a outra, se fala sob a direção do Espírito? Não continua a ser uma manifestação do Dom, independente se é opção 1 ou 2?

    quanto a oração são dois contextos totalmente diferentes dos quais voces gostam de usar para satisfazer suas idéias, vamos entender por que.

    quando voce ora a Deus em sua lingua expressa seus sentimentos a Deus, buscando intimidade com Deus como homem, nessa equação o resultado da sua fé é a satisfação de que DEus lhe entende falando em sua lingua, o que não nego, sendo isso um fato óbvio.

    quando voce ora em linguas expressa os frutos do Espirito Santo, não são mais seus sentimentos, é ação deste dom, portanto é um sinal para os que não creem, e confirmação de sua fé, ou como se diz, testificação do Espirito Santo.

    portanto é algo relativamente direto e exclusivo, como qualquer outra ação do Espirito Santo sobre a vida de quem serve a Cristo, é por isso que por mais que tentamos explicar nossas experiencias com o Espirito Santo, dificilmente conseguimos, por que são inexpressivas, por que não são sentimentos, por que a fé não vem pelo sentir, são realmente experiencias das quais não temos definição humana, nós até tentamos definir, mas nosso conceito é pequeno, por que é algo que voce não sente mas sabe que esta ali, é algo que voce não ve mas tenha plena e absoluta certeza de sua existencia, isso é o mistério da fé, portanto o dom de linguas não esta fora deste contexto por que é um fruto do Espirito Santo, resultante da fé, se pode ser conceituado e exprimido então deixa de ser mistério e passa a ser concreto e palpavél, quando entra neste contexto fica fora do padrão de Deus é algo não palpável.

    salomão

    Juliano é Bíblico que os anjos sempre falava nas línguas dos Humanos quando vinham a terra para conversar necessariamente com alguns.... se tem exemplos diferentes citam aqui !

    a biblia no VT nos fala do Anjo do Senhor (Malaki Adhonai) que não tem o mesmo padrão de anjo do qual estamos acostumados, por que esta expressão não se refere a "anjo", palavra que foi transliterada, por que a tradução mais correta é "portador da palavra de Adhonai", ou "executor da vontade de Adhonai", nós é que usamos anjo, neste caso simples então os anjos não falavam sua lingua a nós, mas falavam a palavra de Deus que já era traduzida para nosso dialeto, muitos até cogitam em estudos biblicos que a expressão "Anjo do Senhor" (Malaki Adhonai) se dirija diretamente a Cristo, uma vez que Cristo é de uma forma ou de outra executor da vontade DEus, ou referencia plena da vontade de DEus, por que a escritura afirma que tudo foi "...feito por Ele e para Ele...", então se damos margem a esta linha de pensamento teológico Malaki Adhonai é o próprio Cristo, eu prefiro crer que Malaki Adhonai era o executor da vontade de Deus, mas não descarto a possibilidade de ser o próprio Cristo por ser chamado em muitas profecias de servo executor, ou serviçal que faz a obra do SEnhor como vemos em Isaías 53-11, onde podemos ver explicito que Cristo é o servo que executa o trabalho de Deus., por isso quando falava ou se expressava a nós homens não fazia nada alem de nos transmitir a palavra de Deus, e esta era sim em nosso dialeto e inteligivel, por que no VT não viamos ação interpretativa do Espirito Santo sobre as escrituras, por isso são inteligiveis, ou ditas de forma que o homem possa entender de forma racional.

    interpretações mais avançadas e espirituais Cristo nos prega na nova aliança, onde teríamos um maior entendimento das coisas de Deus através de nosso Amigo, que nos ensinária o caminho e nos serviria de consolo, esta Ferramenta poderosa de Deus só foi possivel após sacrificio perfeito e pleno de Cristo por que nos purificou de toda trangressão e nos permitiu então ser morada do Espirito de DEus conforme promessa de DEus no VT e de Cristo no NT.

    e principalmente e essencial para entender esse caso simples, Ele seria a testificação da nossa fé, e sinal que acompanha os que creem e seguem após os passos do Cordeiro, e a partir de Cristo sabemos que as experiencias com Deus agora são pessoais e exclusivas, portanto eu creio que ao orar em linguas estou falando em um dialeto que só o meu Deus pode entender, por que é uma ação inexpressiva.
    Juliano Toledo
    Juliano Toledo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 124
    Idade : 74
    Cidade/Estado : toledo parana
    Religião : abhodha
    Igreja : de Cristo
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : -14
    Pontos de participação : 611
    Data de inscrição : 18/04/2013

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Juliano Toledo Ter 21 maio 2013, 19:50

    E não há necessidade que você "fique de mal" conosco que pensamos diferente. Do jeito que você escreveu na mensagem anterior, existe até um tom ríspido como se quiséssemos deturpar a Palavra e aqui ninguém tem interesse nisso.

    é mania de velho quando voce estiver velho vai entender o que é isso, a gente tem de orar muito mais e clamar muito mais por que nossas frases ficam um tanto que taxativas e as vezes acaba por nos tornar como se diz no ditado popular "rabujento"... Very Happy


    Lá no Céu poderemos perguntar sobre isso ao Senhor por curiosidade apenas, pois estes dons irão passar. E não é um conhecimento que, faltando, impeça a nossa salvação.

    Concorda?

    concordo que nada pode impedir a salvação desde que juntos andemos em verdade segundo o que Cristo nos determinou, sim não é falta do conhecimento de uma ou outra coisa que vai nos condenar, mas a dirtorção de um deles, pode caro amigo devaney, não que voce tenha feito, não estou dizendo isso, só estou colocando meu ponto de vista em embora as vezes ele seja um pouco taxativo, mas é como eu disse antes é coisa de velho.
    avatar
    Márcio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1219
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
    Religião : Cristão
    Igreja : Batista
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 52
    Pontos de participação : 2976
    Data de inscrição : 17/04/2010

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Márcio Seg 27 maio 2013, 22:04

    Devaney,

    Sobre sua colocação:


    Concordo com tudo o que você escreveu, exceto quando considera que para isso ocorrer, somente se for através de um idioma que é estranho ao planeta terra.

    Se o Senhor usar alguém de minha Igreja para falar em idiomas da polinésia, por exemplo, o vaso continua a falar EM MISTÉRIOS com Deus, pois ninguém vai interpretar.

    Prezado,

    Para eu considerar válido este entendimento eu teria que desconsiderar algumas afirmações básicas do texto de I corintios 14.

    1. O diálogo é dirigido entre um homem e Deus somente.
    Não há mais ninguém neste diálogo. A linguagem é um mistério.

    A linguagem/idioma de conhecimento humano já é uma segunda etapa, que é a revelação do que foi dito em mistérios. É uma prerrogativa divina a interpretação para a edificação de todos ou a edificação somente do falante em línguas.

    2. Ninguém entende. Isto mostra claramente que o diálogo não é para ser entre mais de dois interlocutores. Deve ser um mistério ou desconhecido para os presentes. Um idioma humano não é um mistério, é algo ao alcance do intelecto humano.


    Eu não vejo necessidade alguma que existam "línguas dos anjos" só porque Paulo aventou uma POSSIBILIDADE que ele a falasse.

    Se o apóstolo afirmou que existe um conhecimento que extrapola o entendimento humano (I corintios 13:1), porque desconsiderar a fala do apóstolo Paulo?


    Antes e depois da Torre de Babel, o Senhor e os anjos se comunicavam com os homens através de línguasTERRENAIS, conhecidas pelos homens. Nunca na Bíblia se relata de um anjo falando em idiomas incompreensíveis ao ser humano.

    São situações bem diferentes e com propósitos também diferentes. Não são compatíveis as duas situações, visto que a base de um diálogo entre dois interlocutores é que um entenda o outro, e no caso de coríntios 14, os interlocutores tem a prerrogativa de conversarem de forma exclusiva, de forma que somente estes últimos entendam o que se passa.

    Márcio
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Vasuilvan Seg 02 Dez 2013, 16:33


    vamos dar prosseguimento a este tópico? Como temos novos integrantes, quem sabe, não poderão acrescentar alguma ideia nova.

    Em homenagem ao sumido devaney, apresento sua última postagem neste tópico...


    Devaney escreveu:Norberto, boa pergunta.

    Mas a minha posição é a mesma que o Salomão e o Vasuilvan entenderam, a saber, é possível um servo de Deus falar DIRETAMENTE e SOMENTE com Deus através de um idioma humano, desde que:

    1) Ninguém ao derredor compreenda o idioma que está falando;
    2) Não seja da vontade do Espírito que essa mensagem seja interpretada para a Igreja.

    O que eu falei na mensagem anterior, com o Juliano, é que não precisamos também brigar por essa dúvida. MESMO QUE SEJA POSSÍVEL que algum idioma angelical seja utilizado (o que eu duvido por falta de base bíblica) isso não interfere na nossa salvação. O importante é ser usado por Deus, ser vaso para os dons do Espírito.
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Gleison Elias Qui 05 Dez 2013, 18:36

    É o Devaney mesmo que escreveu? Mas ele é pentecostal uai....

    ---

    Vixi, é ele mesmo.

    Fiquei confuso agora... rs
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Vasuilvan Sex 06 Dez 2013, 00:30


    Sim, penso que, juntamente com o salomão termos apresentado uma segunda opinião sobre o que ele cria como verdade acerca do dom de língua......
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Gleison Elias Sex 06 Dez 2013, 01:00

    Vou fazer desse verso, o resumo de todo capítulo 14:

    "Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim."
    I Corintios 14:11

    (bárbaro = estrangeiro)
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Vasuilvan Sex 06 Dez 2013, 23:40



    ÉÉÉ´,,, não ajudou e nem muita coisa... precisamos de foristas com suas contribuições neste tópico...
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Gleison Elias Sex 06 Dez 2013, 23:47

    já contribuí o bastante, esse tópico é do ano passado...
    deixo a msg 2...7...1 como minha maior contribuição u.u
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Vasuilvan Sáb 07 Dez 2013, 20:32



    Então, vamos atualiza-la no tópico...

    Gleison escreveu:study Segui a amor; contudo aspirai aos dons espirituais, porém sobre todos ao de profecia.
    O que fala em idioma, não fala a homens, senão a Deus; pois ninguém o entende, mas em espírito fala segredos.
    Porém aquele que profetiza, fala a homens para edificação, exortação e consolação.
    Idea Alguém que fale em outro idioma em uma igreja, fala somente a deus em segredo, o próprio Paulo explica o motivo: Ninguém o entende. Obs: Apenas deus e VOCÊ irá entender. Se você vai falar algo a deus, logo ambos devem entender aquele idioma.
    study Aquele que fala em idioma, edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza, edifica a igreja.
    Quero que todos vós faleis em idiomas, mas antes que profetizeis; maior é aquele que profetiza do que aquele que fala em idiomas, a não ser que as interprete, para que a igreja receba edificação.
    Idea Não adianta falar em idioma desconhecido se não souber traduzí-lo. Se não traduzir, a igreja não é edificada.
    study Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco, falando em idiomas, de que vos aproveitarei se não vos falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de instrução?
    Até as coisas inanimadas quando emitem som, quer flauta quer cítara, se não fizerem diferença de sons, como se conhecerá o que se toca na flauta ou na cítara?
    Porque se a trombeta der um som incerto, quem se preparará para a batalha?
    Assim também vós, se pelo idioma não proferirdes discurso fácil de se entender, como se conhecerá o que se fala? pois estareis falando ao ar.
    Há, como acontece, tantas espécies de vozes no mundo, e nenhuma há sem significação.
    Se, portanto, eu não souber a significação da voz, serei um estrangeiro para aquele que fala; e aquele que fala, será um estrangeiro para mim.
    Idea Se falar coisas inúteis para a igreja por meio do idioma, de nada adianta.
    Daí vem um dos erros pentecostais: Todo aquele que fala em línguas, de verdade, fala coisas inspiradas por deus para edificação. Como assim? Se Paulo expoe aqui a possibilidade de falar demais coisas? Se existe a possibilidade de falar outras coisas, é porque é um dom CONTROLÁVEL, a pessoa mesmo que fala o que bem querer! Ela entende o que diz!
    study Assim também vós, desde que estais desejosos de dons espirituais, procurai abundar neles, para a edificação da igreja.
    Por isso quem fala em idioma, ore para que o interprete.
    Pois se eu orar em idioma, o meu espírito ora, mas o meu entendimento não dá fruto.
    Que farei, então? orarei com o espírito, e orarei também com o entendimento; cantarei salmos com o espírito, e cantarei também com o entendimento.
    Idea Em conclusão ao já dito, Paulo reafirma que se você fala em outro idioma, procure o dom de poder traduzi-lo. Você entende, mas seu entendimento não dá fruto, isto é, não é edificante para os demais.
    study De outra forma se bendisseres com o espírito, como dirá o amém às tuas ações de graças aquele que ocupa o lugar de indouto, visto que não sabe o que dizes?
    tu, na verdade, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
    Dou graças a Deus que falo em idiomas mais que todos vós;
    mas na igreja eu antes quero falar cinco palavras com o meu entendimento, para que instrua também a outros, do que dez mil palavras em idioma.
    Idea Note: Como o INDOUTO saberá o que diz? Sabe o que significa INDOUTO? Indouto é aquele que tem pouco conhecimento, digamos, "escolar".
    Daí Paulo diz que agradece a deus por falar mais idiomas do que os demais...
    É, bem que a história diz que falava cerca de 10 dialetos.
    Na igreja ele prefere não falar em outro idioma. Falando outro idioma em uma igreja, ela não é edificada, apenas ele.
    study Irmãos, não vos torneis meninos no juízo. Na malícia, contudo, sede crianças; mas no juízo tornai-vos homens feitos.
    Na Lei está escrito: Por homens de outros idiomas e por lábios de estrangeiros falarei a este povo, e nem assim me ouvirá, diz o Senhor.
    Assim [o dom de] idiomas são para sinal, não aos que crêem, mas aos incrédulos; a profecia, porém, não aos incrédulos, mas aos que crêem.
    Idea Eita! Está tão explicíto: POR HOMENS DE OUTRAS LÍNGUAS, POR LÁBIOS DE ESTRANGEIROS... nem vou explicar.
    O DOM É SINAL PARA OS INCRÉDULOS... aiai... se esse dom fosse de falar coisas sem noção, não iria converter ninguém. Esse dom é justamente para mostrar o poder de deus, aos que NÃO CREEM!
    study Se, portanto, a igreja inteira se reunir num mesmo lugar, e todos falarem em idiomas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão que estais loucos?
    Idea Já, nesse caso, o dom de idiomas serviria de escândalo. Imagina você chegar em um lugar onde todos estão falando em outros idiomas, e você é um indouto (não entende tais idiomas) ou um incrédulo (não acredita que seja o poder de deus).
    study Se, porém, todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, por todos é convencido, por todos é julgado.
    Os segredos do seu coração se tornam manifestos; e assim, caindo com o rosto em terra, adorará a Deus, declarando que realmente Deus está entre vós.
    Idea Paulo volta na questão de que o dom profético é maior que o de falar/traduzir idiomas. E explica o porque.
    study Que farei, pois, irmãos? Quando vos congregais, cada um tem salmo, tem ensino, tem revelação, tem idioma, tem interpretação; que tudo se faça para edificação.
    Se alguém falar em idioma, não falem senão dois ou, quando muito, três, e cada um por sua vez; haja um que interprete;
    mas se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo e com Deus (seguindo essa recomendação de Paulo, voltamos ao verso 2...)
    Falem os profetas, dois ou três, e os outros julguem;
    se for dada alguma revelação a outrem que estiver sentado, cale-se o primeiro.
    Pois todos, um após outro, podeis profetizar, para que todos aprendam e todos sejam exortados.
    Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas (oS espíritoS? como assim né...)
    porque Deus não é Deus de confusão, mas de paz. Como em todas as igrejas dos santos,
    as mulheres estejam caladas nas igrejas; pois não lhes é permitido falar, mas estejam em sujeição, como também diz a Lei.
    Se, porém, querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa a seus maridos; porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja.
    Porventura saiu de vós a palavra de Deus, ou não veio ela senão para vós?
    Se alguém se considera profeta ou espiritual (an?), reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor;
    mas se alguém desconhece, é ele desconhecido.
    Assim, meus irmãos, aspirai a profetizar, e não proibais o falar em idiomas;
    mas faça-se tudo com decência e ordem.
    Idea Amém!
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Devaney Sáb 11 Jan 2014, 12:22

    Paz do Senhor a todos,

    Deixem-me esclarecer melhor meu ponto de vista: até hoje, nunca tive comprovação da existência de idioma dos anjos, seja na Biblia, seja nos eventos pentecostais que participei. Baseado em Atos, entendo que as línguas faladas pelo Dom de Línguas são humanas. Algumas desconhecidas de nós, mas sempre humanas.

    Atos 2 para mim é o antítipo de Gênesis 11:9. Em Babel nos confundimos, no Cenáculo nos reencontramos.

    Continuo defendendo a idéia que os idiomas de línguas desconhecidas são 100% humanas.
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Vasuilvan Sáb 01 Mar 2014, 17:59



    Queria saber do próprio devaney,,se sempre creu assim, ou cresceu nesse entendimento...
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty PENTECOSTAL OU CORINTIANO?

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sáb 01 Mar 2014, 21:11


    Certa vez comentei com um pentecostal que a designação de sua visão religiosa estava incorreta, pois “pentecostal” é um adjetivo ligado a Pentecoste. Isso, logicamente, faz lembrar Atos 2. Só que a mera leitura do capítulo mostra que o evento ali narrado é muuuuuito diferente do que se observa nas igrejas pentecostais modernas. Os apóstolos se dirigiam aos numerosos ouvintes ali, vindos de muitas terras, culturas e línguas diferentes, enumeradas no capítulo. Não havia nada de “lingua de anjos” ou mesmo expressões extáticas incompreensíveis.

    Ele respondeu que a base de suas práticas era 1 Cor. 14:2, onde Paulo comenta sobre o “mistério” de falar em línguas em comunicação direta com Deus, que ninguém entende.

    Então, já que tal prática nada tem a ver com Atos 2, o adjetivo está sendo mal empregado. O movimento não devia se chamar “pentecostal”, e sim CORINTIANO (nada a ver com o glorioso Timão do Parque São Jorge). Se as bases estão num epístola aos coríntios, então devia ser algo como Movimento Corintiano. . .

    Mas, como entender essa passagem “misteriosa” e seus “mistérios”? Vejam esta análise que preparei discutindo o assunto:

    Fica claro de uma leitura cuidadosa dos capítulos 12 a 14 de 1 Coríntios que o problema abordado por Paulo tinha que ver com comunicação eficaz. O uso de língua estranha, se não comunicasse devidamente, não seria de nenhum valor, como o apóstolo deixa claro, especialmente nos versos 6-11, 21-24, de 1 Coríntios 14.

    Contudo, os pentecostais têm por base um texto, realmente fundamental  para o seu entendimento da prática de “falar em línguas”, o qual merece uma exegese mais profunda. É o velho problema do “texto fora do contexto, que vira um pretexto”: 1 Cor. 14:2 --“Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”.

    Inicialmente é bom esclarecer que a maioria dos pentecostais entende que a experiência dos apóstolos em Atos 2, quando falaram em línguas compreendidas pelas várias pessoas de diferentes etnias no dia de Pentecoste, foi algo único, inigualável, irrepetível, e que a experiência de “falar em línguas” que adotam é a de 1 Coríntios 14, especialmente o vs. 2, que se trataria de “língua dos anjos” (numa referência um tanto forçada de 1 Coríntios 13:1)--uma língua espiritual, misteriosa, manifesta como dom especial de Deus e prova de que o que a pronuncia foi “batizado no Espírito”. Mais provável  neste texto é que o Apóstolo indique que não a falaria (“ainda que eu fale. . .”).

    Como dissemos no artigo “Para Entender Justificação Pela Fé” (no. 20 de nosso “Catálogo” de temas):  

    O dom do Espírito é o selo, o juramento e a garantia de que fomos justificados (Efé. 1:13, 14; Rom. 8:14-16).  Isto contradiz a  noção de que o Espírito é concedido como uma “segunda bênção” posterior e superior à  justificação, que produz manifestações sobrenaturais como garantia de que o indivíduo não só confirma, mas aprimora  sua  aceitação diante de Deus. O evento glorioso da imputação da justiça, baseada na experiência de Cristo, jamais pode ser superado por quaisquer  experiências  que  o  homem  desfrute, não excluindo as de caráter religioso.

    Estaria Paulo em 1 Cor. 14:2 falando de alguém que “em espírito fala em mistérios”, ou seja, fala numa língua incompreensível aos ouvidos humanos, mas essencialmente espiritual, elevada, que revela uma ligação especial e muito espiritual com Deus por parte de quem a emite? Noutras palavras, esta passagem é tida como por si só justificando toda a contradição evidente da prática pentecostal com as claras instruções no restante do capitulo de como NÃO se deve empregar o dom de falar em línguas estranhas no culto congregacional, como nos vs. 23-28.

    Há várias posições a respeito deste texto (vs. 2) de interpretação aparentemente difícil. Alguns entendem que Paulo está realmente dizendo que os que falam em línguas, sem que haja intérprete (fato comum no meio carismático), se edificam sozinhos pela simples dotação individual de um poder espiritual que o fenômeno de origem divina lhes propicia. Todavia, tudo indica que Paulo está falando em termos hipotéticos, sendo até irônico. Ele quer dizer que de nada valeria a pessoa falar numa língua misteriosa se não for entendida, pois estaria falando consigo mesma ou com Deus, por Ele entender certamente todos os idiomas do mundo (o que também significaria uma sugestão para essa pessoa ficar calada, orando e/ou meditando, cf. vs. 28).

    Ou Paulo poderia estar recorrendo a fina ironia no vs. 2, como fez ao tratar do problema dos judaizantes que requeriam a circuncisão de todos, chegando a dizer, segundo alguns especialistas em grego, que os que insistiam no rito da circuncisão para os conversos cristãos, fariam melhor se, em lugar de somente terem removida uma pequena parcela de tecido do órgão genital masculino (o prepúcio), cortassem tudo de uma vez (ver Gál. 5:12--“se mutilassem”, do grego ’apocópsontai' palavra derivativa do verbo com o sentido de “emascular-se”, “castrar-se”). O apóstolo Paulo caracteriza-se às vezes como bastante irônico.

    Por fim, se o fenômeno carismático moderno é manifestação do Espírito Santo, como ficam os textos de 1 Cor. 12:4, Efés. 4:4, 12, 13 que falam que o Espírito é concedido para união, fraternidade, edificação da igreja como um todo? Já se viu grupo mais desunido do que as várias corporações pentecostais protestantes, acrescida nestas últimas décadas do segmento católico para dividir ainda mais os vários grupos que reivindicam posse especial do Espírito de Deus? Disse Jesus: “Por seus frutos. . .”

    E se tal fenômeno é evidência do derramamento da “chuva serôdia” (Atos 2:17ss), por que, após um século do movimento pentecostal, tanto o clássico como o das igrejas renovadas de tempos mais modernos, não se superou a “vergonha da tarefa inacabada”--a evangelização mundial prevista em Mat. 24:14 pelas várias corporações que teriam esse poder espiritual superior? Ademais, em Efésios 4 Paulo não estabelece como regra que as línguas deveriam ser dom único ou necessariamente atribuído a todos, pois os dons são vários, e variadamente concedidos: ver Efés. 4: 11, 1 Cor. 12:8-11.

    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Gleison Elias Sáb 01 Mar 2014, 21:45

    1Cor 14.2 nao é nada dificil, e essa interpretação adventista que diz que se trata de uma ironia nao refuta nada, pois nao tem evidências biblicas de que seja ironia.
    Para mim, Paulo nao disse ironicamente, mas seriamente que se uma pessoa fala em idioma que ninguém conhece na igreja, só Deus o entende portanto é um segredo entre ele e Deus... nao vejo complicação nesse verso...

    Mas... cada um o interprete da maneira que achar melhor.

    Conteúdo patrocinado


    Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas - Página 35 Empty Re: Batismo com o Espírito Santo e falar novas línguas

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua 08 maio 2024, 12:48