F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+27
Jorge Paulo Barbosa
Gleison Elias
Vasuilvan
Maicon
Roberto Costa
MaltaHelena
Tzaruch
Adauto
Marcelo Almoedo
Mazzo
Rodrigo Santana
Lourisvaldo Santana
Rodrigues
Richex
Goncaze
Stanley K
Benedito Bernal
Flávio Santos
Chico Costa
Max Sensi
Valdomiro
Norberto
Clébio
Rasabino
Márcio
RBianch
Gilcimar
31 participantes

    Deus existe?


    Adelia Franchi
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 72
    Data de inscrição : 13/07/2020

    Deus existe? - Página 49 Empty Re: Deus existe?

    Mensagem por Adelia Franchi Ter 05 Jan 2021, 22:33

    Ao me inscrever neste Forum, ocupei-me em conhecer o possível de temas e mensagens existentes. Esta, em particular despertou minha atenção.

    Surpreendeu-me o fato de Tzaruch não aceitar a diferenciação entre os termos “entender” e “compreender”, devo assinalar que essa diferenciação, como apresentada por Aldo, é amplamente conhecida, aceita e propalada nos ambientes por mim frequentados.

    Observei a fraca argumentação apresentada por Tzaruch, totalmente apoiada em dicionários; sem que apresentasse um só argumento que fosse originado em seu arrazoado próprio, que pudesse justificar sua objeção pessoal à apontada diferenciação.

    Como sinônimos, tanto o “entender” como o “compreender” definem a assimilação de alguma informação. Mas, além e adiante do significado básico e das sinonímias oferecidas pelos dicionários, situações há que necessitam de um sentido semântico diferenciado, mais específico.

    Exemplificando, consideremos uma pessoa que estivesse a estudar um tema exclusivamente racional, como a matemática. A assimilação será efetuada pela sua mente racional. Precisamos dar um nome que caracterize esse tipo de assimilação.

    Consideremos agora uma pessoa que estivesse a ler Dostoyewsky. A força impactante dessa leitura será assimilada pela sensibilidade, não pela razão. Precisamos dar um nome que caracterize esse tipo de assimilação.
    A proposta é chamar de entendimento à primeira e de compreensão à segunda.
     
    Não haveria exemplo mais eloquente que aquele já citado por Aldo alhures

    Entendo a Bíblia em português porque está escrita em uma língua que conheço, não entendo uma Bíblia em Russo. Compreendo a mensagem Bíblica porque me sensibiliza e me inspira a Fé.

    Finalizando, imagine-se uma pessoa que necessite que outra pessoa considere sua situação aflitiva. O que pedirá?

    Pedirá: - por favor, seja compreensivo, entenda a minha situação.

    Percebe?

    - seja compreensivo = apelo para o seu sentimento.
    - entenda minha situação = veja a razão de meu pedido.

    Tzaruch, fico no aguardo de teus argumentos contrários.

    Adauto gosta desta mensagem


    Aletheuo
    MODERADOR
    MODERADOR


    Número de Mensagens : 136
    Data de inscrição : 24/03/2020

    Deus existe? - Página 49 Empty Re: Deus existe?

    Mensagem por Aletheuo Dom 25 Jul 2021, 01:50

    O tópico levou as devidas correções e fica liberado para participar.












    Moderador Geral
    avatar
    Maicon
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : Tenho preferido ver ou participar de debates online ao vivo...
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 318
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Rio de Janeiro
    Religião : Nenhuma, porém não sou ateu !
    Igreja : Não sou cristão.
    País : Brasil.
    Mensagens Curtidas : 13
    Pontos de participação : 750
    Data de inscrição : 28/01/2015

    Deus existe? - Página 49 Empty Re: Deus existe?

    Mensagem por Maicon Qua 15 Dez 2021, 20:45

    Respondendo a mensagem 715.

    Tzaruch, a diferença é que eu não fico fazendo afirmações baseadas em um livro em que poucos que o professam sabem a sua pré-história até a sua atual construção.

    Eu realmente fico entre o Igteísmo e o Panenteísmo. No caso, eu não consigo enxergar lógica em um loop infinito, pois se assim fosse, sempre seria - o deus que criou um deus, que criou um deus, que criou um deus, que criou um deus infinitamente... não só de modo singular, podendo ser plural também.

    Tem que ter UM ou mais que não foi/foram criado(s) para dar(em) existência a todas as coisas. Até aí nenhum problema pra mim. Eu não tento presumir de resto quem é esse "UM" ou "Mais", pois não tenho a Crença Verdadeiramente Justificada pra isso. O meu debate nesse fórum, em regra, é que os cristãos supõem ter essas bases a respeito do seu Deus. Só que as bases que os cristãos dizem ter podem ser usadas para qualquer religião que crê numa ou mais divindades, então o Monoteísmo professado acaba por ser falacioso. E ainda se baseiam em um livro em que nem os próprios conseguem dizer a mesma coisa a respeito de várias doutrinas. Então de fato a pergunta: "O que entendes como Deus ?" Não é respondida de forma satisfatória pelos cristãos, que é o caso da maioria aqui no fórum.

    Uma coisa é ver uma lógica que é contrária ao looping infinito, outra coisa é TER FÉ sem crença verdadeiramente justificada nas divindades professadas pelas Religiões. Muitas das vezes, o em cima do muro que você diz, se chama honestidade intelectual.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Deus existe? - Página 49 Empty Re: Deus existe?

    Mensagem por Tzaruch Ter 19 Dez 2023, 02:10





    Olá a todos.








    5) Os tópicos que não receberem nova resposta por 360 dias, terão sua exclusão automática pelo sistema.



    Esta mensagem é só para evitar que o sistema apague o tópico após os 360 dias.







    Deus existe? - Página 49 P_up_en


    Conteúdo patrocinado


    Deus existe? - Página 49 Empty Re: Deus existe?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sáb 27 Abr 2024, 13:29