F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+18
Tonho
Valdomiro
Rasabino
Edison
Gilcimar
Prof. Azenilto G. Brito
Clébio
Salomão
Diephe
Gil Rocha
Devaney
Gleison Elias
Chico Costa
Vasuilvan
Jefté
Angela Ag
Márcio
Norberto
22 participantes

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?


    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Gilcimar Qua 19 Mar 2014, 15:49


    Noberto escreveu:Mas o tema proposto não é saber sobre Trindade ou Unitarismo, ou seja, não se propõe argumentos com base bíblica que comprovem qual dos dois é uma verdade.

    O tema proposto vem tratar sobre o Unitarismo no início do Adventismo. Isso é um fato.

    Eu sei e por isso disse que não vejo segurança em debater fatos históricos....
    Pois mesmo que se comprove a mudança de postura do Adventismo isso não traria razão para que o pensamento seja verdade tanto para um lado quanto paro outro....
    Agora alguém pode mudar quando ainda não recebeu toda luz sobre um assunto...
    Você e o Valdomiro são exemplos disso ..
    Qualquer comprovação do que se debate aqui não iria mudar em nada no debate em termos de progresso de confirmação de verdade...
    Porque é absolutamente aceitável que alguém mude de opinião quando se descobre que esta equivocado....
    Só não é justa a alegação de que se mudou a forma de crer para seguir o catolicismo....
    Esta é minha sincera opinião em debates deste nível seja de que organização seja...







    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Número de Mensagens : 4482
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Norberto Qua 19 Mar 2014, 17:07

    .
    Gilcimar,

    Gilcimar escreveu:Agora alguém pode mudar quando ainda não recebeu toda luz sobre um assunto...
    Você e o Valdomiro são exemplos disso ..

    Sim, eu o Valdomiro somos exemplos de mudança de credo na questão. Mas o que falar da Ellen G. White? Por que ela não se opôs ao Unitarismo?

    Como perguntei em postagem anterior: Ellen G. White como profeta poderia estar enganada quanto ao Unitarismo? Se sim, ela também poderia estar enganada em outros ensinamentos?


    Gilcimar escreveu:Porque é absolutamente aceitável que alguém mude de opinião quando se descobre que esta equivocado....

    Concordo contigo, mas quando quem muda não é uma pessoa mas sim uma Igreja, o seu credo?

    No caso da Igreja Adventista, mudou. E com a mudança, até que ponto os ensinamentos da Ellen G. White são confiáveis e verdadeiros no ponto de vista bíblico, considerando que se precisou receber mais luz para se chegar ao credo da Trindade, quando sua profeta não se opunha ao Unitarismo?

    Você entende que a mudança ocorrida na Igreja Adventista para aceitação da Trindade, faz com que caia em descrédito os escritos da Ellen G. White?

    Gilcimar escreveu:Só não é justa a alegação de que se mudou a forma de crer para seguir o catolicismo....

    Também não acho justo quando a IASD vem dizer que os demais abraçaram o Catolicismo na guarda do domingo, só porque se realiza culto aos domingos. Não só aos domingos, mas também em outros dias da semana, se realiza culto.

    Sem contar, ainda, que realizar culto não é a forma da guarda do dia para um Adventista. Confesso que não entendo porque acusam a guarda do domingo se não é da forma como os Adventistas guardam o sábado. Mas se quiser discutir isso, podemos abrir um tópico a parte.
    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Gilcimar Qua 19 Mar 2014, 17:08

    Noberto..

    Não vejo futuro bom em debates deste nível....
    Uma igreja inteira pode mudar se estiver errada e a atitude é louvável não existe uma regra dizendo que a atitude só seria louvável em pessoas particulares com estas reações......
    Eu respondo por mim e não pela igreja....
    Quanto aos escritos de Ellen White não há nada ali aparentemente que favoreça ao Unitarismo...
    Se eu citar qualquer coisa aqui tu vai alegar que houve adulteração por parte da IASD....
    Por esta razão não vejo futuro qualquer em debates desta natureza agora podemos debater o pensamento em um outro tópico preparado para isso....
    Não sobre a IASd ou Ellen White mas sobre o pensamento ser Bíblico ou não..



    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Norberto Qua 19 Mar 2014, 17:20

    .
    Gilcimar,

    Gilcimar escreveu:Quanto aos escritos de Ellen White não há nada ali aparentemente que favoreça ao Unitarismo...

    Compreendo sua posição. Mas com relação aos escritos de Ellen White pode até ser que não favoreça ao Unitarismo, mas é certo que não foi contra.

    Então, para meditação apenas (não precisa responder, a não ser que queira), cito umas perguntas formuladas por uma ex-Adventista (foi adventista por 8 anos), chamada Juliana, Trinitária, que foi participante do Fórum Evangelho, anos atrás.

    Juliana, membro de outra versão do Fórum Evangelho, escreveu:Daniel,

    Vc disse que encontraríamos material oficial dos pioneiros ASD defendendo a Trindade. Mostre!

    fui asd por 8 anos.

    O artigo citado que deu origem ao presente tópico é meu... Quanto à citação que vc faz do Desejado, sinto lhe informar, se não sabe. Mas parte dos escritos de EGW foi adulterada.

    Se quiser, constate por vc mesmo.

    E uma das preocupações da liderança depois de 1940 foi "lipar a barra" da IASD perante as demais denominações qto à Trindade.

    Ao contrário do que vc diz e pensa, há sim intenção de esconder o que se cria no começo da IASD. Peça ao seu pastor algo nesse sentido, em termos de material original, do que criam os pioneiros e vc verá a reação dele...

    Outra coisa. Se realmente ela cria na Trindade, cabe aqui algumas perguntas:

    1- Ellen White sempre aceitou a doutrina da Trindade? Ela negou a deidade de Cristo em alguma época? Se ela negou a deidade de Cristo, em que ano mudou a sua maneira de pensar?

    2- Se Ellen White foi sempre Trinitariana em seu pensamento, porque muitos Pioneiros Adventistas, inclusive James White foram não Trinitarianos?

    3- Se Ellen White foi Trinitariana e Mensageira do Senhor, porque não tomou medidas para corrigir os eréticos pontos de vista dos Pioneiros?

    4- Se Ellen White era a Mensageira do Senhor e no controle da IASD porque permitiu que os Pioneiros publicassem artigos anti-Trinitarianos na Review and Herald e outras revistas?
    Com certeza, ela tinha a autoridade para impedir essas declarações se elas estivessem erradas. Enquanto existem poucas declarações de Ellen White que dão alguma idéia que ela acreditava na Trindade (ao menos em algum ponto) não existe explicação porque ela não tomou medidas para corrigir as declações dos Pioneiros concernentes à Trindade.

    5- O fato de Ellen White nunca ter corrigido os Pioneiros nas suas declarações anti-Trindade não indica que ela foi não Trinitariana em alguma época?

    6- Você concorda que um grupo que nega a Trindade os torna heréticos? Se é assim, a igreja IASD antes de aceitar oficialmente a Trindade não era um grupo herético e não cristão?

    7- Para Ellen White, aparentemente foi dada por Deus uma visão sobre a importância do sábado, porque Deus nunca deu a Ellen White uma visão sobre a importância da Trindade, que é mais importante que o sábado?

    Se vc responder a essas questões, finda o assunto...

    Ok?

    Juliana
    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Gilcimar Qua 19 Mar 2014, 17:25

    Noberto....


    Interessantes materiais e nada mais além disso....

    Exs tem tudo pra tudo que lado..

    Ex-Adventistas , Ex-Assembeianos , Ex-Ubandistas e por aí vai....
    l
    A Única regra segura crida por todos  seria as escrituras e ainda teríamos que cuidar com as versões...
    Quanto a Ellen White se tem conteúdo a favor da Trindade automaticamente seria contra o Unitarismo...
    Pois dois pensamentos contrários não poderia ser verdade ao mesmo tempo em uma mesma relação...
    Nada ajuda para o progresso da verdade debater estas questões  mas só a titulo de curiosidade ou busca de saber da historia mas nada 100% seguro...
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Qua 19 Mar 2014, 23:05


    Primeiramente, a tal Juliana, se o Norberto não sabe, hoje milita no CATOLICISMO ROMANO! Vi o seu testemunho triunfalístico de “conversão” (aliás, “retorno”) ao catolicismo e se tornou grande militante lá, com artigos e estudos e comentários e crônicas em defesa de sua religião da infância. Até uma foto dela no Vaticano ela fazia questão de exibir.

    Quanto ao que ela pensa sobre Ellen White, suas perguntas revelam a falta de compreensão do papel da Sra. White no seio do adventismo. Não cremos que ela vivesse sob um regime de ‘ppp’--plantão profético permanente. Ela não era nenhuma “teóloga oficial” da Igreja, não definia doutrinas e NÃO SE MANIFESTOU decidindo nada nos debates quanto à Trindade, como nunca o fez sobre nenhuma das demais doutrinas em que o grupo chegou a consenso após sérios e profundos estudos das Escrituras.

    A Sra. White mesma diz que se sentia perplexa ante tantas discordâncias de seus companheiros dos primeiros tempos quanto a pontos doutrinários, e nem entendia a natureza de tanto que se discutia. Se tinha revelações de Deus, é exatamente onde faltava um ‘elo’ para unir pontos divergentes.

    Ela nunca se manifestou inicialmente em prol ou contra a Trindade pois era um ponto indefinido entre os pioneiros, até que começou a se chegar a um consenso, que culiminou na aceitação da doutrina. Só depois que um consenso foi alcançado é que passaram a aparecer em seus escritos menções de caráter claramente trinitariano, como em O Desejado de Todas as Nações, de 1898, quando usa a expressão “o Trio Celestial”.

    Aliás, ontem mesmo recebi a seguinte mensagem por Skype de um amigo que mora nos EUA e ao qual levantaram a falsa informação de que só em 1980 os adventistas acataram a doutrina da Trindade:

    [3/18/2014 2:42:40 PM] Azenilto G. Brito: Oi, tudo bem?
    [3/18/2014 2:42:48 PM] Rui Carvalho: lembra das acusacoes ridiculas de que a IASD incorporou a doutrina da trindade em Dallas, em 1980?
    [3/18/2014 2:42:55 PM] Rui Carvalho: tudo otimo.
    [3/18/2014 2:43:36 PM] Azenilto G. Brito: Eu lhe passei materiais sobre o assunto, não?
    [3/18/2014 2:44:23 PM] Rui Carvalho: Comprei um antigo Church Manual, edicao 1963.....e na secao das Crencas fundamentais dos ASD, traz a primeira doutrina, e de cara fala da trindade, portanto cai a mascara destes acusadores baratos.
    [3/18/2014 2:44:37 PM] Rui Carvalho: vc nao passou nao, mas se tiver algo disponivel, quero ler.
    [3/18/2014 2:45:30 PM] Rui Carvalho: amigo.....falamos daqui a pouco...
    [3/18/2014 2:46:08 PM] Azenilto G. Brito: Sim, tenho a história do desenvolvimento da doutrina da Trindade em nossa Igreja. Mando-lhe pelo e-mail.
    [3/18/2014 2:49:43 PM] Azenilto G. Brito: Mandei um pequeno pacotes de matérias.
    [3/18/2014 3:42:29 PM] Rui Carvalho: Recebi Azenilto, obrigado.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Norberto Qui 20 Mar 2014, 11:52

    .
    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:
    Aliás, ontem mesmo recebi a seguinte mensagem por Skype de um amigo que mora nos EUA e ao qual levantaram a falsa informação de que só em 1980 os adventistas acataram a doutrina da Trindade:
    Entendimento sobre a doutrina há citações.

    Mas quando se diz respeito ao ano 1980, estamos falando de questão oficial.

    Trago abaixo uma indagação da sua parte do membro Clóvis do Fórum Evangelho e na sequência a resposta dele.

    Prof. Azenilto G. Brito, anos atrás declarou aqui no Fórum: "Assim, não sei de onde obteve esse dado de que só em 1980 a IASD adotou oficialmente a crença na Trindade. Creio que isso deriva de consulta a gente que distorce os fatos."


    Resposta do Clovis:

    Se o senhor se deu ao trabalho de ler minha postagem acima deveria saber, pois citei minha fonte. Para ser mais específico, cito parte do texto no original, dou a bibliografia, e se ainda o senhor não se convencer, envio-lhe o artigo:

    "Prior to the 1980 General Conference in Dallas, a proposed statement of 27 Fundamental Beliefs, was sent to the world divisions. At the conference itself a revised version, incorporating the many suggestions from the world field, was discussed and eventually voted as an expression of the fundamental beliefs of the Seventh-day Adventist Church. Fundamental Belief number two on the Godhead states, 'There is one God: Father, Son, and Holy Spirit, a unity of three co-eternal Persons'... Thus, the 1980 statement of Fundamental Beliefs fully supports the doctrine of the Trinity." (THE DOCTRINE OF THE TRINITY AMONG ADVENTISTS, Gerhard Pfandl. Biblical Research Institute Silver Spring, MD).

    Este artigo o senhor encontra no site www.adventist.org. O senhor mantém a crença de que o site oficial da IASD, o Dr. Gerhard Pfandl e o Biblical Research Institute são "gente que distorce os fatos"?



    Uma observação:
    A fonte que o Clovis se refere no primeiro parágrafo, trata-se do livro Trinity" citado aqui onde se observa o seguinte, segundo escreveu o Clóvis:

    "Informei-o, como se necessário fosse, que o livro "Trinity", publicado pela editora oficial da IASD americana, diz que só em 1940 a Trindade passou a ser um "entendimento geral" dos adventistas. Isto após a morte do filho de Ellen White. Como agora o senhor sabe, apenas em 1980 os adventistas oficializaram a doutrina da Trindade, juntamente com os atuais 27 Princípios."


    Portanto, doutrina da Trindade na Igreja Adventista, oficialmente me referindo, somente ocorreu muito tardio, em 1980.

    Trazer citações não oficiais em literaturas é diferente do que foi oficializado em 1980 pela IASD.
    .
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty TRINDADE NO ADVENTISMO--DÉCADAS ANTES DE 1980

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sex 21 Mar 2014, 19:30


    Pois o contexto todo seria necessário, já que o Manual da Igreja de 1963 já trazia a Trindade, como o meu amigo dos EUA confirma.

    Aliás, eu fui batizado na Igreja Adventista em 20 de março de 1966. E de modo algum havia dúvida sobre essa doutrina. Aliás, tenho comigo o meu cartão de batismo, e nele leio, no verso, o “Voto Batismal”, sendo o artigo 1o. o seguinte:

    “1. Crê em Deus Pai, em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo?”

    Essa pergunta só faz sentido num contexto de crença na Trindade. Tanto que o livro do pastor adventista Arnaldo Christianini, Radiografia do Jeovismo, foi publicado pela mesma época de meu batismo e trazia tranquilamente todo o entendimento das Igrejas históricas sobre o tema.

    Então, não sei o contexto do que se deu em 1980, e o ideal seria mostrarem uma declaração de fé anterior onde ensinasse algo diferente, e cadê que nunca a apresentam?

    Mas vejam este trecho do artigo “O Debate Sobre a Trindade no Adventismo-I”, de Jerry Moon, Ph. D., Chefe do Depto. de História Eclesiástica do Seminário Teológico da Universidade Andrews (da IASD):

    Em 1930, a Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia recebeu um pedido de sua Divisão Sul-Africana de que “uma declaração do que os adventistas crêem seja impresso no Year Book [Anuário]” para “ajudar oficiais governamentais e outros a terem um melhor entendimento de nosso trabalho”. Em resposta, a Comissão da Associação Geral designou uma subcomissão (composta por M. E. Kern, secretário-associado da Associação Geral; F. M. Wilcox, editor da Review and Herald; E. R. Palmer, gerente da Review and Herald Publishing Association; e C. H. Watson, presidente da Associação Geral) para preparar uma declaração das crenças adventistas.

    Wilcox, como o principal escritor entre eles, esboçou uma declaração de 22 pontos que foi subseqüentemente publicada no SDA Year Book de 1931. O segundo tópico falava da “Divindade, ou Trindade”, e o terceiro afirmava que “Jesus Cristo é verdadeiro Deus”, um eco do Credo Niceno. Para que ninguém pensasse que os adventistas tencionavam estabelecer um credo, “nenhuma aprovação formal ou oficial” foi buscada para a declaração. Quinze anos mais tarde, quando a declaração havia obtido aceitação geral, a assembléia da Associação Geral de 1946 tornou-a oficial, votando que “nenhuma revisão dessa Declaração de Crenças Fundamentais, como agora aparece no Manual [da Igreja], será feita em tempo algum exceto numa assembléia da Associação Geral.” Isto assinalou o primeiro endosso oficial de um ponto de vista trinitariano pela Igreja. . .


    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Edison Sáb 22 Mar 2014, 20:23

    Boa matéria aqui:

    http://www.arquivoxiasd.com/
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 23 Mar 2014, 21:14


    Antigamente se dizia que “o papel aceita tudo”. Hoje pode-se dizer que “a Internet aceita tudo”. Como você não sabe quem é Ennis Meier (eu sei. . .), e pensa que é mesmo alguém que possa ser levado a sério, pode até se iludir com suas bravatas de “pesquisas de fatos secretos”.

    E o fato é que esse movimento antitrinitariano nos meios adventistas (e há em outros meios também, como um tal “Ministério de Sorocaba”, da Igreja Assembleia de Deus) já existe há mais de 20 anos, e que FRUTOS produziu até aqui? Primeiro, que a pretensão deles era “reavivar” a Igreja com importantes e fundamentais verdades que supostamente a libertariam de toda influência do catolicismo (pois alegam que a Trindade é originária de tal instituição eclesiástica).  Só que eles próprio precisavam ser reavivados, pois o que se deu foi uma debandada dessa gente em meio a uma confusão tremenda de grupelhos daqui e dali, uns ainda defendendo o sábado, outros renegando tudo quanto a IASD ensina sobre isso, sem falar nos que passaram a negar a Divindade de Cristo, em contraste com os “Biteístas” (só dois Seres divinos, só não valendo o Espírito Santo como pessoa da Divindade).

    Enfim, enquanto ficam nessas intrigas e insinuações, a Igreja continua em sua marcha evangelizadora, tendo já alcançado quase todos os países do mundo. Só a Rádio Mundial Adventista transmite em mais de 100 idiomas por todo o mundo. E o número total de membros da IASD alcançou a casa dos 18 milhões recentemente.

    Agora, toda essa prosopospeia antitrinitariana foi plenamente discutida pelo Dr. Rodrigo Silva, numa série de vídeos que recomendo que vejam. Eis o link da primeira das palestras da série (depois é só ver os anúncios das demais pela própria página do YouTube:


    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Gleison Elias Dom 23 Mar 2014, 21:48

    É claro que todo adventista-destaque irá apoiar a trindade de fazer de tudo para detonar o unitarismo. Antiunitarismo.

    Por que? Porque na IASD não se tem liberdade de pensamento, se alguém encontra uma verdade inovadora para a igreja, ele é expulso sem direito de ser ouvido com sinceridade. Se algum pastor disser que quer ouvir, na verdade quer é convencer a tal individuo que ele está errado.

    Se inventam de fazer um congresso sobre a "Pessoalidade do ES" (por exemplo), na verdade já é com intuito de reafirmar que o ES é um terceiro 1/3 Deus.
    Nunca com intuito de discutir o assunto com grande sinceridade sendo possível mudar de pensamento.

    Todos os adventistas que ousam pensar diferente da máxima-corte têm que, infelizmente, sair da igreja e ir para outra, provavelmente uma que seja "adventista remanescente".

    Isso é o que me deixa mais chateado com esta abençoada igreja....
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Edison Seg 24 Mar 2014, 01:03

    O dogma romano da santíssima trindade (três pessoas distintas na Divindade), é a atadura que atai os molhos para os queimar (Mat. 13:30).

    É o lugar comum onde congrega católicos e quem sabe 99% dos protestantes. Dentro dessa doutrina acabam-se as diferenças. Ali sabatistas, dominguistas, pentecostais, tradicionais, neo pentecostais, espalhados em milhares de denominações, se unem contra a fé apostólica.

    https://www.youtube.com/watch?v=JJikrMuBl8U

    "Há UM só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos e por todos e em todos vós (Ef. 4:5-6).

    "O qual é" - singular.

    "Sobre todos" - Ofício de Pai;

    "E por todos" - Ofício de Filho;

    "E em todos vós" - Ofício de Espírito Santo.

    Três pessoas distintas > três personas distintas > três máscara distintas.

    Etimologia: PESSOA - A origem mais remota da palavra "pessoa" é o grego ‘prósopon’ (aspecto) de onde passou ao etrusco ‘phersu’, com o significado de ‘aí’. A partir dessa palavra, os latinos denominaram ‘persona’ as máscaras usadas no teatro pelos atores, e também chamaram assim aos próprios personagens teatrais representados.

    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Norberto Seg 24 Mar 2014, 10:47

    .
    Edison escreveu:É o lugar comum onde congrega católicos e quem sabe 99% dos protestantes. Dentro dessa doutrina acabam-se as diferenças. Ali sabatistas, dominguistas, pentecostais, tradicionais, neo pentecostais, espalhados em milhares de denominações, se unem contra a fé apostólica.

    https://www.youtube.com/watch?v=JJikrMuBl8U



    Edison, eu desconhecia esse vídeo "Reunion Ecumenica - ICAR+ IASD". Não irei julgar seu conteúdo por não conhecer a língua inglesa.

    Mas, quando questiono no título do tópico "regressão ou não crendo como Roma?", nota-se que há regressão sim da parte da Igreja Adventista.

    Crê na Trindade é uma brecha para se aproximar da Igreja Católica.
    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Gilcimar Seg 24 Mar 2014, 11:29

    É uma Pena esta postura....

    Não é porque  a Igreja católica pensa em algum ponto próximo dos IASD que a intenção  da IASD seja se aproximar da ICAR..

    É incabível isso...

    Não faz o minimo sentido  isso  quando em nossas pregações se ouve outro discurso...
    Por isso entendo como totalmente improdutivo estes tipos de debates...
    Uma aproximação intencional do IASD com a ICAR na doutrina é algo totalmente fora da realidade...
    Pois também há outros pontos em comum  com outras igrejas e tão pouco  há esta intenção embora o ecumenismo é uma motivação intencional.....
    Não há por parte dos IASD  intenção  de se unir com outras Denominações  num verdadeiro Ecumenismo...
    Deus sabe disso..!
    avatar
    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1956
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
    Religião : Cristão
    Igreja : Não tenho
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 41
    Pontos de participação : 4769
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Jefté Seg 24 Mar 2014, 11:53

    Os muçulmanos creem em Deus à semelhança de unitaristas; e, absolutamente não acreditam em Jesus sendo-o, compartilhando junto ao Pai.
    Será que isso os aproxima um do outro ?

    A julgar pelo que estão querendo insinuar, quiçá.
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Edison Seg 24 Mar 2014, 12:12

    Norberto, segundo a CNBB e o CONIC, a doutrina da trindade e o batismo trino, são as bases do ecumenismo.

    Veja:
    "A base da unidade dos cristãos é o Batismo, no qual todos nos tornamos participantes da vida nova que Cristo nos oferece.
    Você sabia que nossa Igreja reconhece como válido o Batismo de muitas outras Igrejas? Por exemplo:
    ortodoxos, luteranos, metodistas (sempre); e mais: batistas, adventistas, prebiterianos, adéptos da Assembléia de Deus, do Evangelho Quadrangular, da Igreja Deus é Amor (se realizarem o rito corretamente) são considerados validamente batizados.

    Isso significa, entre outras coisas, que não podem ser batizados de novo se resolverem se tornar católicos.
    Significa também, que podemos aplicar a eles o que o Catecismo da Igreja católica diz sobre o que o batismo realiza em nós.

    Não é possível fazer uma lista de todas as Igrejas em que consideramos (ou não) válido o Batismo. São muitas e outras continuam sendo criadas. Mas, em geral, há três exigências para o reconhecimento do Batismo;
    -Que seja feito com água;
    -Que a Igreja que batiza manifeste a fé na Trindade e;
    -Que batize em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo
    ........
    "

    Fonte: O QUE É ECUMENISMO? Edições Paulinas - 4a edição - 2000
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Gilcimar Seg 24 Mar 2014, 12:20



    Ter crenças em comum em determinados pontos não configura o ecumenismo...
    Mas sim se aproximar Intencionalmente Um do Outro por meio de Crenças comuns...
    O exemplo apresentado pelo Jéfter de muçulmanos e Unitaristas pode ser um caso de não ecumenismo......
    Não vejo como justo tais acusações entre IASD e IcaR.....
    Não faz o minimo sentido pois esta muito fora da Realidade...

    Conteúdo patrocinado


    Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma? - Página 5 Empty Re: Unitarismo no início do Adventismo - regressão ou não crendo como Roma?

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 16:11