F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+53
Gustavo
Vasuilvan
MarcioHP
Leo Carvalho
Dangelo Borges
Benedito Bernal
Maicon
Maria Madalena
Antonio
Wilson
DBOliveira
Gerson Witezak
Anderson Luiz Louzada
Walker
Adauto
Anaderson
Roberto Costa
Betho
Washington Ruiz
Marcelo Almoedo
Rasabino
Jorge Paulo Barbosa
Valdomiro
Thiago Bruno
Janete
Célio Saldanha
MarceloFagundes
Rodrigues
Prof. Azenilto G. Brito
Tiago Antunes
Clébio
Thales
José Herminio
Norberto
Cassia Santos
RBianch
Gleison Elias
Gilcimar
VitorA
Devaney
Juliano Toledo
MateusAlcântara
Salomão
Flavio da Silva
Bruno Azeredo
Cida
Demar
Edison
irmão Edson
Marcos S. de Moraes
Pereira
Wil
Jefté
57 participantes

    A alma do homem é eterna???


    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2332
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Sex 21 Nov 2014, 18:15

    Este assunto já foi resolvido  há muito tempo com um argumento que  não foi refutado e nem comentado sequer....

    Mas vou repeti-lo aqui mais uma vez para mostrar de uma vez por toda que independente do que seja "Alma" ela morre de qualquer jeito em alguma situação.....

    Mateus 10:28  prova isso sem nenhuma sombra de duvidas....

    Mateus  10.28 "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo."

     Observações inegáveis do texto:

    1-O texto pede para não temer os que não podem matar a alma...

    2-O texto diz para temer aquele que faz perecer alma junto com corpo no inferno....


      Quem faz perecer a alma tem que está matando ela  do contrário não faria sentido o texto pedir para não temer os que não matam a alma e depois dizer que quem faz perecer deva ser temido...


      Pois se quem faz perecer não tem a capacidade de matar a alma logo não faz mais do que os que  matam só o corpo pois ambos não podem matar  alma e isso tira a racionalidade do texto que passa a ideia  que o  que deve ser temido é temido porque faz aquilo que os que não devem ser temidos  não podem fazer....

      Conclusão: Os que não podem matar a alma(Alma no sentido do texto)  não podem por falta de capacidade e não porque a alma seria indestrutível ou  imorrivel..

     Me diga uma coisa : Deus pode matar a alma? Se sim logo em ultima análise a alma seria mortal...

     O conceito de alma imortal se aplica aos justos quando receberem a vida eterna no futuro...


     Se alguém for refutar  estes argumentos , refutem as verdades colhidas do texto que usei para formar os argumentos e respondam a pergunta sobre a capacidade de Deus....

     Si não agirem assim a discussão não está tendo progresso e  eu encerrarei minha participação..

    Abraços..!

    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2508
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Sex 21 Nov 2014, 18:32

    Gilcimar escreveu: Existe um homem vivo sem corpo?

    Para quem usa todos os textos na bíblia que falam do assunto para tirar a conclusão a resposta é que não existe....

    Tem aqueles que usam partes da Bíblia  justamente os textos que parecem favorecer um pensamento ao contrário...

    É mais seguro a conclusão do todo Bíblico...

    Abraços..!


    A pergunta é: "Existe um homem vivo sem corpo?"

    Eu acho que a pergunta deve ser: "Existe um homem vivo sem corpo físico?"

    A resposta é: SIM.

    "Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus" (2 Cor 5:1).

    A casa terrestre começa a se desfazer a partir de 72 horas depois de morta. E o apóstolo ensina que quando a nossa casa terrestre se desfaz, TEMOS (1ª pess. plu. pres. ind. do verbo TER) uma outra não feita por mãos, eterna, no céu.

    Veja, temos uma outra não feita através da junção de espermatozoide masculino e óvulo feminino. É uma casa sem participação humana, carnal. É uma casa eterna e que está no céu.
    O Senhor Jesus mesmo disse: "Na casa de meu Pai há muitas moradas". Muitas casas, muitos edifícios, muitos corpos celestes eternos para habitarmos.

    E no ver 8 o apóstolo diz:
    "Mas temos confiança e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor".

    Note que ele fala em deixar este corpo. É isso o que está escrito.

    Deixar este corpo porque carne e sangue não herdam o Reino.

    Com isso concluímos que o Moisés e Elias que estiveram naquela conferência com Jesus no monte, estavam em seus corpos celestiais. Esses mesmos corpos dos quais o apóstolo Paulo se referiu aos corintios.
    Simples assim.

    Jesus não ressuscitou Moisés antes do Calvário (você sabe o que estou contestando). Nos dias da morte de Moisés não havia sangue capaz de resgatar seu corpo carnal pecaminoso. E note que aqueles que ressuscitaram em Mat. 27:53, somente ressuscitaram DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DELE. Ele é o primogênito dentre os mortos.
    Foi ali, depois do Calvário, é que Adão, Noé, Abraão, José, Jacó, Daniel, Isaías, Davi, Samuel, Malaquias, e todos os santos patriarcas, profetas e santas mulheres de Deus, alcançaram o resgate dos seus corpos carnais. ANTES DO SANGUE DE DEUS DERRAMADO, nenhum corpo mortal não foi resgatado.

    É isso.




    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Sex 21 Nov 2014, 18:39

    Não existe.....


    O homem só foi considerado um ser vivo depois que teve um corpo vivo e não antes disso...Gênesis 2:7

    Não é um corpo sem homem vivo que volta ao Pó na morte mas segundo o próprio Deus é o próprio Homem pois foi assim que ensinou a Adão depois dizendo que ele volta para o pó porque é pó..Gênesis 3:19

    Não consigo sinceramente contraria todas estas verdades dos textos apesar de respeitar muito quem crer diferente...

    Abraços..!





    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sáb 22 Nov 2014, 18:56


    O vocábulo soma [corpo] refere-se ao ser humano em sua totalidade, e quando expresso pelo apóstolo Paulo em 2 Cor. 5:8, estava se referindo a esta vida de pecado e sofrimento enquanto aguardamos a bem-aventurada Vinda de Cristo nas nuvens dos Céus.

    O termo “deixar a mansão deste corpo” não se refere à condição que passa a receber o homem em além-vida, a alma deixando o corpo--que a fazia como uma prisioneira antes da morte.

    A expressão “morar junto com o Senhor” não quer dizer que assim que o fiel seguidor de Cristo deixa este corpo, isto é, morre, já vai diretamente habitar com Ele nas mansões celestiais.

    Cristo prometeu que iria preparar um lugar para todos os seus discípulos (Jo. 14:1-3) e o apóstolo Paulo aguardava este momento com grande alegria, mesmo sofrendo problemas e aflições sabia que um lar perfeito, o lar celestial, lhe esperava.

    Quando o apóstolo Paulo diz que não queria ser encontrado nu, mas queria ser revestido de sua habitação celeste, ele está expressando o seu desejo de ver Jesus voltar em seus dias e de não passar pela morte. Isto se expressa em I Tes. 4:14-17, quando o apóstolo fala que os primeiros a serem ressuscitados para encontrarem-se com Jesus nos céus serão os que morreram em Cristo, e somente depois é que ele e os outros que estivessem vivos por ocasião da volta de Jesus teriam este privilégio.

    A doutrina da imortalidade da alma não encontra fundamento nenhum nas Sagradas Escrituras, principalmente em 2 Cor. 5:8. Notem que pelo contexto Paulo NÃO QUER ESTAR DESPIDO, ou seja, não quer livrar-se do corpo terrreno sem ter o revestimento do celestial. Ora, isso contraria totalmente a ideia de imortalidade da alma, pois é justamente que os mortos ficam “despidos” como almas desincorporadas, mas o que Paulo demonstra é não estar nem um pouco interessado nisso. . .


    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Sáb 22 Nov 2014, 19:48

    Gilcimar escreveu: Não existe.....


    O homem só foi considerado um ser vivo depois que teve um corpo vivo e não  antes disso...Gênesis 2:7

    Não é um corpo  sem homem vivo  que volta ao Pó na morte  mas segundo o próprio Deus é o próprio Homem pois foi assim que ensinou a Adão depois dizendo que ele volta para o pó porque é pó..Gênesis 3:19

    Não consigo sinceramente contraria todas estas verdades  dos textos apesar de respeitar muito quem crer diferente...

    Abraços..!

    O fato de você não acreditar não significa que não existe.

    Por que a Bíblia diz que há divisão entre corpo, espírito e alma???

    Em Gen. 2:7 o homem "tornou-se" alma vivente. Antes de se encarnar era somente alma. Não era alma vivente porque não existia fisicamente nesta nossa dimensão.

    Gilcimar,

    Em Gen. 1:27 Deus CRIA o homem.

    Em Gen. 2:7 ele dá forma ao homem criado.

    Inclusive no hebraico os verbos usados são diferentes. Criar é um verbo e formar é outro verbo.
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sáb 22 Nov 2014, 20:23

    Edison escreveu:

    Em Gen. 2:7 o homem "tornou-se" alma vivente. Antes de se encarnar era somente alma. Não era alma vivente porque não existia fisicamente nesta nossa dimensão.

    Olá, Edison. Antes de se encarnar? O que quer dizer com isso? Antes de passar a ter vida, o homem era só um boneco de barro. Com o sopro divino do “fôlego de vida” é que passou a ser uma alma vivente. É o ensino bíblico. A não ser que queira aceitar a contribuição de alguém aqui que foi recorrer ao LIVRO DE MÓRMON para dizer que antes de tudo havia espíritos criados por Deus, já esperando seus futuros corpos.

    Conceito esquisito esse, ¿verdad?
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Sáb 22 Nov 2014, 21:22

    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:
    O vocábulo soma [corpo] refere-se ao ser humano em sua totalidade, e quando expresso pelo apóstolo Paulo em 2 Cor. 5:8, estava se referindo a esta vida de pecado e sofrimento enquanto aguardamos a bem-aventurada Vinda de Cristo nas nuvens dos Céus.

    O termo “deixar a mansão deste corpo” não se refere à condição que passa a receber o homem em além-vida, a alma deixando o corpo--que a fazia como uma prisioneira antes da morte.

    A expressão “morar junto com o Senhor” não quer dizer que assim que o fiel seguidor de Cristo deixa este corpo, isto é, morre, já vai diretamente habitar com Ele nas mansões celestiais.

    Cristo prometeu que iria preparar um lugar para todos os seus discípulos (Jo. 14:1-3) e o apóstolo Paulo aguardava este momento com grande alegria, mesmo sofrendo problemas e aflições sabia que um lar perfeito, o lar celestial, lhe esperava.

    Quando o apóstolo Paulo diz que não queria ser encontrado nu, mas queria ser revestido de sua habitação celeste, ele está expressando o seu desejo de ver Jesus voltar em seus dias e de não passar pela morte. Isto se expressa em I Tes. 4:14-17, quando o apóstolo fala que os primeiros a serem ressuscitados para encontrarem-se com Jesus nos céus serão os que morreram em Cristo, e somente depois é que ele e os outros que estivessem vivos por ocasião da volta de Jesus teriam este privilégio.

    A doutrina da imortalidade da alma não encontra fundamento nenhum nas Sagradas Escrituras, principalmente em 2 Cor. 5:8. Notem que pelo contexto Paulo NÃO QUER ESTAR DESPIDO, ou seja, não quer livrar-se do corpo terrreno sem ter o revestimento do celestial. Ora, isso contraria totalmente a ideia de imortalidade da alma, pois é justamente que os mortos ficam “despidos” como almas desincorporadas, mas o que Paulo demonstra é não estar nem um pouco interessado nisso. . .



    Professor Azenilto,

    Cristo não prometeu que iria preparar lugar para nós. Ele disse que as moradas já existiam.

    Ele disse: "Na casa de meu Pai HÁ muitas moradas; Se não fosse assim....olha a condicionante......."se não fosse assim".......ou seja, se não houvesse essas moradas, então eu vos-lo teria dito vou preparar-vos lugar. (Jo 14:2).

    Foi isso que Paulo escreveu aos corintios. "temos de Deus uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus" (2 Coríntios 5:1).

    Há um corpo celestial, que eu chamo de teofania, que é a nossa alma. Assim como foi Jesus antes de encarnar. E Jesus sendo um homem, ele era constituído de alma, espirito e corpo, assim como todos os homens. Ele é a forma, o primogênito de toda a criação.

    Jesus disse que ninguém sobe ao céu se não veio de lá (Jo 3:13). E ele disse ainda que o Filho do Homem estava no céu, sendo que ele estava ali na terra dizendo essas coisas. Eu não sei e nem tenho a pretensão de saber onde está a divisão, onde começa e onde termina a alma, o espírito e o corpo. O que eu sei é que são três e são distintos. Há uma divisão entre eles. Não obstante serem uma coisa só, um templo.
    Volto à analogia do templo amplamente usado pela Bíblia. Havia divisão interna no templo. Quem estava do lado de fora sabia que existia divisões mas não sabia como eram. Eu insisto em dizer que entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo havia uma divisão demarcada por um tênue véu que era suficiente para separar uma coisa da outra. Veja um véu. O Sumo Sacerdote conhecia muito bem o templo desde o átrio até o Lugar Santíssimo. Ele não só conhecia como também tinha acesso.

    Quanto à doutrina da preexistência da alma dos Mórmons não conheço. O que posso dizer é que na mente de Deus todos nos fomos preexistentes em "algum momento" da Sua imensidade eternidade.









    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sáb 22 Nov 2014, 22:42

    Olá, Edison

    Vejamos TUDO o que o texto realmente diz:

    “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. -- João 14:1-3.

    Os lugares seriam preparados junto às moradas do Pai. E seriam preparados por Jesus para serem habitados a partir de QUANDO Ele viesse buscar os Seus. Jesus não disse que iria partir para ficar lá esperando que cada um fosse aparecendo, segundo fosse morrendo, para ocupar os lugares que foi preparar. A ênfase está claramente na VINDA de Cristo, não na IDA de mortos, em forma de alma, para os lugares celestiais.

    E se ler atentamente o que Paulo discute sobre “corpo terrestre”/”corpo celeste” em 1 Cor. 35-55 notará que ele não está ABSOLUTAMENTE querendo falar nada de uma “alma” ou “espírito” à parte do corpo, e sim do corpo INCORRUPTÍVEL com que serão revestidos os salvos (ver também Fil. 3:20, 21; I João 3:2).

    Ah sim, e o texto de João 3:13 à luz do contexto significa que ninguém subiu ao céu para conhecer a perspectiva celestial, pois Ele falava de coisas que eram agora reveladas aos homens, nenhum dos quais saberia melhor do que Ele como expor.
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Edison Dom 23 Nov 2014, 15:22

    Prof. Azenilto G. Brito escreveu:Olá, Edison

    Vejamos TUDO o que o texto realmente diz:

    “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”. -- João 14:1-3.

    Os lugares seriam preparados junto às moradas do Pai. E seriam preparados por Jesus para serem habitados a partir de QUANDO Ele viesse buscar os Seus. Jesus não disse que iria partir para ficar lá esperando que cada um fosse aparecendo, segundo fosse morrendo, para ocupar os lugares que foi preparar. A ênfase está claramente na VINDA de Cristo, não na IDA de mortos, em forma de alma, para os lugares celestiais.

    Professor o texto é claro; "NA CASA HÁ MORADAS". E além disso Jesus não disse que foi nos preparar lugar.
    Ele disse que SE NÃO FOSSE ASSIM, ou seja, SE NA CASA DO PAI NÃO HOUVESSEM AS MORADAS, então Ele nos diria VOU PREPARAR-VOS LUGAR.

    Lá em II Cor. 5 Paulo nos fala de casas, moradas, não feitas por mãos, eternas, no céu. E diz ainda que essas moradas são nossos corpos celestiais. E eu digo que esses corpos celestiais são nossas almas. Nossa alma somente é visível nesses corpos celestiais.
    Foi assim que Cristo começou a ser a imagem do Deus invisível. A imagem do Deus invisível não é corpo de carne e ossos. A imagem do Deus invisível é uma Teofânia. E essa Teofânia, que era Cristo, que era o Filho-Palavra, foi o primeiro "experimento" da visibilidade de Deus.

    Quando a Bíblia diz que Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança em Gen. 1:27, é lógico que não estava se referindo ao homem formado em Gen. 2:7 porque aquele homem não tinha e nem era semelhante ao Deus Espírito.

    O homem semelhante a Deus é o homem-espírito de Gen. 1:27. Era um homem-Alma, um homem-teofania, à imagem e semelhança de Deus.




    E se ler atentamente o que Paulo discute sobre “corpo terrestre”/”corpo celeste” em 1 Cor. 35-55 notará que ele não está ABSOLUTAMENTE querendo falar nada de uma “alma” ou “espírito” à parte do corpo, e sim do corpo INCORRUPTÍVEL com que serão revestidos os salvos (ver também Fil. 3:20, 21; I João 3:2).

    Bem se você acha que o nosso corpo celestial é algo pendurando num cabide lá no céu, fazer o quê?

    Eu sei que você considera a experiência do Saul e a pitonisa como uma mera sessão espírita, onde satanás enganou o Saul, o escritores do livro de Samuel e o próprio Deus que autenticou o livro escrito (I Sam 28:7).
    Sei também que você considera mera visão abstrata a experiência de Jesus, Pedro, Tiago, João, Moisés e Elias ali no monte (Mat. 17). Como também considera mera visão abstrata as almas sob o Altar em Apoc. 6:9.
    É uma saída como diria o leão da montanha.

    abs.

    Ah sim, e o texto de João 3:13 à luz do contexto significa que ninguém subiu ao céu para conhecer a perspectiva celestial, pois Ele falava de coisas que eram agora reveladas aos homens, nenhum dos quais saberia melhor do que Ele como expor.
    [/quote]
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 23 Nov 2014, 15:34

    “E quando eu for, E VOS PREPARAR LUGAR”. . . Veja que está saltando pedaços da passagem de João 14:1-3.
     
    E eu não creio que haja corpos celestiais em cabides, esperando os que vão incorporá-los. Noutras passagens Paulo explica QUANDO o revestimento se dará: Os que ressuscitam na “ressurreição da vida” (João 5:28, 29) já aparecem com corpos incorruptíveis. Os que estiverem vivos serão TRANSFORMADOS, “num abrir e fechar de olhos” (ver 1 Tes. 4:16ss).
     
    E Moisés foi ressuscitado para aparecer no monte com Jesus, pois Cristo não iria violar a lei clara de condenação a comunicação com mortos (Deu. 18:9-12 e Isa. 8:20, 21). Quem admite isso são grandes autoridades cristãs, mesmo crentes na imortalidade da alma.
     
    Quanto às “almas debaixo do altar”, há uma regra em boa teologia que não se firmam doutrinas sobre parábolas, textos simbólicos ou isolados, consensualmente tidos por pouco claros.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Tzaruch Dom 23 Nov 2014, 16:10

    .






    Azenilto escreveu-
     Quanto às “almas debaixo do altar”, há uma regra em boa teologia que não se firmam doutrinas sobre parábolas, textos simbólicos ou isolados, consensualmente tidos por pouco claros.  
    .

    Realmente a teologia inventa as suas regras, e depois quer aplicá-las á bíblia.

    Irmão Azenilto, veja se pelo menos uma vez responde ao que lhe é perguntado.


    a) Quando você se corta ao manusear uma faca, ou algo que provoca DOR no corpo,
    qual foi a ação e o que foi afetado para você ter sentido dor ?


    b) Quando morre um familiar ou amigo, quando alguém fere os seus sentimentos,
    quando a dor não é algo vindo da carne, mas você sente DOR,,
    de onde vem esta dor (ação),,, e qual o motivo de você sentir esta dor (o que foi afetado) ?




    Responda a essas duas perguntas, de forma direta, concisa, e ao ponto.



    .
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 23 Nov 2014, 17:57

    Pois não, resposta bem objetiva, específica, clara, concisa, ao ponto: Quando eu me corto, o meu sistema nervoso emite sinais de dor ao cérebro, feito de carne e osso. Ops, acho não tem osso por lá, ¿verdad?

    Quando eu sinto tristeza pela perda de alguém amigo, a dor vem dos sentimentos, que são controlados pelo mesmo cérebro, que quando a pessoa morre, vira pó igualzinho o corpo onde as sensações penosas se fizeram evidentes. E também cessam os sentimentos, memórias, planos, projetos. . . (ver Ecl. 9:5, 6 e 10; Sal. 146:1-4).

    Você já ouviu falar de alguém que quando morreu, o cérebro saiu do seu crânio batendo asinhas e indo para o céu, ou inferno, ou purgatório, ou hades, ou sheol, ou Paraíso, ou Campos Elísios, ou campos de eterna caça. . .?
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Dom 23 Nov 2014, 22:07

    Edison escreveu:Gilcimar,

    Em Gen. 1:27 Deus CRIA o homem.

    Em Gen. 2:7 ele dá forma ao homem criado.

    Inclusive no hebraico os verbos usados são diferentes. Criar é um verbo e formar é outro verbo.


    Totalmente equivocado....


    Deus criou o homem quando o  formou do pó  pois a Bíblia diz  que o homem é pó não sendo nada antes disso....

    O homem só se tornou um ser vivo quando o Fôlego DE VIDA  foi soprado na estrutura de Pó pois antes disso não tinha nada vivo no homem justificando a característica dado ao Fôlego( DE VIDA)..

    De qualquer forma você jamais vai explicar Biblicamente com sucesso o que era o homem antes do pó visto Deus não ter formado  do pó um  simples corpo  para colocar o homem dentro mas ter formado do Pó o próprio homem segundo com perfeição lemos em Gênesis 2 :7

    A ideia de homem está ligado ao Pó( corpo) e não algo desconectado do pó...

    Se quiser crer diferente é uma escolha e eu não vou julga-lo por isso..

    Mas eu não tenho condições ainda para crer como ti querido...

    Abraços..!
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Dom 23 Nov 2014, 22:33

    Pois é, irmão Gilcimar

    Já tenho cansado de repetir a concatenação de textos que antecede nosso questionário com 30 perguntas aos crentes na imortalidade da alma. Lá isso tudo é bem resolvido, pois vamos aos ALICERCES do que a Bíblia revela sobre o assunto. Ora, não se constrói uma casa a partir da metade superior das paredes ou do teto. Então, os alicerces é que definirão não só a segurança da casa, como até seu formato--se será quadrada, retangular, triangular, redonda, etc.

    Então, pela enésima vez, eis a concatenação de textos referida:

    a) Gên. 2:7 apresenta a ‘montagem’ ou criação do homem, SÓ de dois elementos—“pó da terra” + “fôlego de vida”. Assim, o homem se faz “alma vivente”. Não é dito que o homem TEM alma (imortal) e sim que É alma (vivente). Na formação do homem não ENTRA nenhuma “alma imortal”.

    b) Na ‘desmontagem’ do homem (morte), como tratado por Salomão em Ecl. 12:7,  o pó volta à terra, como era, e o espírito-‘ruach’ (fôlego vital) volta para Deus que o deu. O texto fala tanto do pó quanto do espírito-‘ruach’ de TODOS os homens (não só dos salvos). Na morte do homem não consta que SAI qualquer “alma imortal”.

    c) Davi usa linguagem semelhante à de Salomão em Ecl. 12:7 no Sal. 104:25-29 falando da morte DOS ANIMAIS: Deus remove a respiração-‘ruach’, e esses ANIMAIS voltam ao pó.

    d) Temos então Salomão no Ecl. 3:19-21 falando didaticamente sobre como a sorte de homens e animais é idêntica na morte. “Assim como morre um, morre o outro” porque tanto homens como animais “têm o mesmo fôlego de vida-‘ruach’”.

    e) Davi prossegue dizendo que na morte não há a mínima consciência—Sal. 146:3, 4; pois os mortos “não louvam ao Senhor” nem os que “descem ao silêncio” (um paralelo muito instrutivo—Sal. 6:5, 115:17), sendo que a sua própria morte representaria para ele a não-existência (Sal. 39:13).

    f) E no antiquíssimo livro de Jó, aquele Patriarca confirma como a morte é a inexistência em termos bem claros: Jó 7:21, 14:7-14. E ele ainda fala de quando se encontraria com o seu Redentor—não quando morresse e fosse de imediato para o céu com sua alma, mas sim quando Ele Se levantasse sobre a Terra, e O veria com o seu próprio corpo renovado: Jó 19:25-27.

    Tenho certeza de que se o Edison resolver aprofundar-se nessa matéria, considerando esta contatenação de textos e mais as perguntas de nosso questionário será mais um dentre muitos que hoje em dia têm abandonado os conceitos tradicionais de imortalidade da alma. Mais e mais eruditos e leigos cristãos de diferentes persuasões têm denunciado essa doutrina como um lamentável erro que penetrou o cristianismo a partir dos conceitos gnósticos e da filosofia grega, trazendo consequências muito negativas, como até erros grosseiros (mas até lucrativos) como do purgatório católico, falta de ênfase ao tema da volta de Cristo, deturpação da figura de Deus como um Ser carrasco que mantém propositalmente bilhões de Suas criaturas em torturas infindas num fogo eternamente inapagável.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Gilcimar Dom 23 Nov 2014, 23:54

    Azenilto....


    Espero sinceramente que um dia podemos chegar a alguma conclusão....

    Pois em hipotese nenhuma o homem depois de morto  é uma alma viva em uma esfera superior ou miserável...

    Impossível sustentar isso com a Bíblia pois tanto a estrutura quanto o conteúdo  do pensamento é provado como super frágil e não dura muito tempo de Pé quando se manuseia bem as escrituras...



    Abraços..!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7504
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16370
    Data de inscrição : 04/11/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Tzaruch Seg 24 Nov 2014, 00:13

    .





    Azenilto escreveu-
    Pois não, resposta bem objetiva, específica, clara, concisa, ao ponto:
    .
    Você não estudou Psicologia avançada pois não ?

    Entretanto não foi assim tão especifico quanto pensa que foi,,, faltou uma ligação que
    você não explicou porque não sabe, nem saberá explicar
    .



    Azenilto escreveu-
    Quando eu me corto, o meu sistema nervoso emite sinais de dor ao cérebro,
    feito de carne e osso. Ops, acho não tem osso por lá, ¿verdad?
    .
    Muito bem, demonstra um certo conhecimento da anatomia humana, faltou explicar que isto
    tudo se processa por impulso eléctricos que são esses sinais, e que essa informação é assim
    transmitida eletricamente ao cérebro
    .

    Também os músculos, ao receberem o mesmo tipo de impulsos eléctricos, mas desta vez com
    origem no cérebro, são ativados e geram movimentos.

    Já deve ter visto reanimarem pessoas com impulsos eléctricos, para o coração voltar a bater.

    Portanto, os impulsos eléctricos tem como ligação física para transmitir a dor, todo o sistema nervoso.      



    Azenilto escreveu-
    Quando eu sinto tristeza pela perda de alguém amigo, a dor vem dos sentimentos,
    que são controlados pelo mesmo cérebro
    ,
    .
    Tem aqui algo que não está a bater certo com a sua conversa anterior.

    Primeiro, não é o cérebro que controla a dor.   ¿verdad?
    ((cérebro recebe impulsos do sistema nervoso e sente a dor ))
    ""o próprio cérebro não sente dor""


    Segundo, não existe nesta dor (tristeza) um sistema nervoso que transmita
    os impulsos eléctricos ao cérebro.
       ¿verdad?
    ((mesmo assim doí mais que muitas dores da carne))


    Terceiro, você falou de tristeza e sentimentos que não são provenientes da carne. ¿verdad?


    Como explica estas coisas ?,,,, ou como explicará as seguintes ?


    Você recebe uma telefonema do outro lado do mundo,,, dizem que morreu alguém seu
    amigo ou familiar,,, você amava essa pessoa, e automaticamente se enche de tristeza,
    e de dor, amargura sem fim, perde a fome, CHORA etc etc etc
    .


    No entanto, não existe nenhum impulso eléctrico a fazer chegar essa informação ao cérebro
    através do sistema nervoso,,, nenhum pedaço da sua carne foi cortada,, mas mesmo assim você sente dor.


    A dor também entra pelos ouvidos é ?


    AMOR-------
    Que dor imaginária é esta então ????



    O irmão Luís escreveu assim uma vez.

    ((comentários))

    Amor é um fogo que arde sem se ver;         (( é verdade, o amor queima por dentro e não se vê ))
    É ferida que dói, e não se sente;                   ((
    também é verdade, não existe ferida na carne, mas doí ))
    É um contentamento descontente;              ((
    o amor faz estas coisas,, e muitas outras mais ))
    É dor que desatina sem doer.                        ((
    o amor é dor que doí sem sem afetar a carne ))



    E você Azenilto, além das perguntas que estão colocadas, sabe o que é o AMOR e porque doí ou dá prazer ?



    .
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Seg 24 Nov 2014, 09:39

    Amor é um sentimento muito sublime pois procede do próprio Deus, que é definido biblicamente como sendo, Ele próprio, amor--1 João 4:8.

    Eu sei sobre os impulsos elétricos, sim senhor. Não os mencionei, mas conheço bem esta questão que é, inclusive, descrita na literatura da Sra. Ellen White, como no livro Mente, Caráter, Personalidade.E há ainda as sinapses e tudo o mais, como mencino em meu livro O Desafio das Drogas, publicado pela Casa Publicadora Brasileira em duas edições, tendo sido traduzido para o espanhol em duas outras edições, uma na Argentina, outra nos EUA.

    E há os efeitos psicossomáticos, sobre que nem discutiu. Pois se estou triste, isso afeta minha digestão, podendo até causar-me úlceras gástricas ou intestinais, etc. É bem sabido que o humor (que é uma questão mental) tem grandes efeitos sobre a saúde física.


    Seja como for, na morte não existe mais dor física nem mental, porque tudo quanto tem que ver com o funcionamento de um organismo (inclusive pensamentos, sentimentos, memórias) se desfaz no pó. Daí que didaticamente o sábio Salomão assim define a morte:


    Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. . . . Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”. -- Ecl. 9:5-10.

    Conteúdo patrocinado


    A alma do homem é eterna??? - Página 24 Empty Re: A alma do homem é eterna???

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 06:04