F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


3 participantes

    Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis


    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1921
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis - Página 3 Empty Re: Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis

    Mensagem por Ernesto Sáb 06 Nov 2021, 15:19


    Alberto diz

    A Bíblia não é um livro científico, nem um documento histórico ou uma obra literária, é um livro de revelação, ou seja, requer-se elementos de fé, portanto só permite duas atitudes possíveis: Crer ou não crer. Agora, se pretende estudar a Bíblia, e seus supostos equívocos,

    Ernesto responde

    Eu sua preleção encontrei dois pontos que corroboram com a sua maneira de interpretar a palavra de Deus
    Requer-se elementos de fé, crer ou não crer.
    É uma verdade, hoje eu adentro o futuro somente pela fé, mas, tu estás equivocado porque ainda nem percebes que também possuis fé, Infelizmente é uma fé negativa, Queres prova? se a bíblia é composta de SUPOSTOS EQUIVOCOS, Eu pergunto; Qual a certeza que tens das traduções que tu apresentastes sejam verdadeiras?
    A confusão está ai, sabemos que a terra é esférica e Isaias assim a transmitiu, porque os outros não fizeram o mesmo?
    A minha fé tem base, eu sigo a verdade bíblica de Isaias porque é comprovado que a terra no geral é esférica.
    Novamente repito, quem quer a verdade irá encontrá-la, mas, quem quiser fazer oposição a verdade, só encontra confusão.

    A minha fé tem fundamento bíblico, e, se nela há algum ponto obscuro, a culpa não é da bíblia, sou eu que ainda não alcancei a sublimidade da verdade ali contida.
    E nunca devemos esquecer, Deus é eterno, e ele estabelece o caminho dos homens já á milhares de anos de antecedência, o que ainda não aconteceu, certamente acontecerá em um tempo determinado.

    Abraços Ernesto

    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 157
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis - Página 3 Empty Re: Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis

    Mensagem por Alberto Guido Sáb 06 Nov 2021, 18:46

    Boa noite
    Ernesto
    A minha fé tem base, eu sigo a verdade bíblica de Isaias porque é comprovado que a terra no geral é esférica.
    Quantos anos fazem que se constatou que a terra é esférica?
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis - Página 3 Empty Re: Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis

    Mensagem por Ernesto Dom 07 Nov 2021, 15:17


    Alberto pergunta.

    Quantos anos fazem que se constatou que a terra é esférica?

    Ernesto responde

    Vamos substituir esférica por global

    A base que eu tenho é bíblica, escrita por Isaias pelos anos 700 a c. temos a prova deste tempo porque Senaqueribe rei da Assíria cercou Jerusalém no ano701, Ele não conquistou a cidade porque Deus interferiu, e Isaias viveu nesta época.

    No inicio a base cientifica não relatava que a terra era esférica nem globo, só que a ela girava em torno do sol, esta descoberta só apareceu aproximadamente no ano 1473 da nossa era, por Copérnico, Depois reafirmado por Galileu Galilei, que viveu de 1564 a 1642,
    É perda de tempo querer lhe convencer na verdade, por isso eu acho conveniente lhe apresentar um documentário de pessoas que entraram mais fundo no assunto
    .
    Livio é astrofísico, escritor e palestrante, membro da Associação Americana de Avanço da Ciência, e vive na cidade de Baltimore (EUA). Ele atuou por 24 anos como astrofísico no Instituto de Ciência do Telescópio Espacial, centro instituído pela Nasa para operar o telescópio Hubble. Também é autor de livros como Por quê? O que nos torna curiosos (Editora Record, 2018) e A equação que ninguém conseguia resolver (Editora Record, 2008).
    BBC News Brasil - O que podemos aprender sobre a luta de Galileu que pode ser aplicado à nossa realidade?
    Livio - As motivações para se rejeitar as descobertas da ciência no tempo de Galileu e hoje são diferentes. No tempo de Galileu, o principal problema costuma ser descrito como um enfrentamento entre ciência e religião. Isso não é verdade, e ele mesmo nunca enxergou o conflito dessa forma.
    Galileu era uma pessoa religiosa. O conflito que ocorria na realidade era entre a ciência e as interpretações literais da Bíblia feitas pela Igreja Católica. Era contra isso que ele lutava. O argumento de Galileu era de que a Bíblia não tinha sido escrita como um livro científico, e sim buscando a nossa salvação. Consequentemente, foi escrita em uma linguagem que possa ser compreendida por pessoas comuns.
    Ele apontava que mesmo os planetas não eram nomeados na Bíblia e que a maior parte do conteúdo do livro era dito em metáforas, não deveria ser considerada de forma literal. Ele insistia que a Bíblia não continha erros. O erro era nosso de interpretar de maneira literal.

    Bem; Meus caro Alberto se esse alimento cientifico não for o suficiente então precisas rever o seu conceito, porque o erro não está em Isaias mas, é vosso.

    Abraços Ernesto
    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis - Página 3 Empty Re: Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis

    Mensagem por Alberto Guido Dom 07 Nov 2021, 18:26

    Boa noite

    Ernesto
    A base que eu tenho é bíblica, escrita por Isaias pelos anos 700 a c. temos a prova deste tempo porque Senaqueribe rei da Assíria cercou Jerusalém no ano701, Ele não conquistou a cidade porque Deus interferiu, e Isaias viveu nesta época.
    Ok! então nos diga qual foi o método e/ou procedimento que Isaías fez em 700 a.C para chegar a essa conclusão?
    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis - Página 3 Empty Re: Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis

    Mensagem por Alberto Guido Dom 07 Nov 2021, 19:16

    Boa noite.

    Ernesto
    Se prestar atenção perceberá que esse versículo de Isaías é muito difundido como prova da redondeza terrestre em tempos bíblicos. Mas omitem propositalmente o versículo que vem logo a seguir, no qual se diz que o firmamento se sustenta cobrindo a terra como uma tenda. Isso deixa claro que Isaías pensava que a Terra era "redonda como uma moeda" ou um disco de vinil, e não como uma esfera um globo etc...

    Será que o método empregado por Isaías para constatar a geometria terrestre foi cobrir a terra como uma cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar?
    Agora mais uma vez deixe-me te mostrar dentro dos textos bíblicos o que realmente Isaías queria dizer com o seu o  circulo quer transmitir.  
    As palavras na linguagens hebraica (CÍRCULO - ABÓBADA - DOMO - CÚPULA) está representada como (chuwg) (H2329) Embora exista também a palavra REDONDO (`agol  H5696) vejamos alguns exemplo para vc entende melhor porque Isaías não usou a palavra (`agol.) REDONDA.

    Isaías 40:22 E ele o que está assentado sobre o CÍRCULO (chuwg) (H2329) da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e o desenrola como tenda para nela habitar.

    Isaías 22:18 Certamente, te fará rolar, como se faz rolar uma bola (agol  H5696) em terra larga e espaçosa; ali, morrerás, e, ali, acabarão os carros da tua glória, o opróbrio da casa do teu senhor.

    Isaías 17:13 Bem rugirão as nações, como rugem as muitas águas, mas ele repreendê-las-á, e fugirão para longe; e serão afugentadas como a pragana dos montes diante do vento e como a bola (agol H5696) diante do tufão. Então qual foi a razão que Isaías não pois a palavra EGOl que seria a palavra certa para definir uma esfera ou globo?

    Podemos encontra essa mesma palavra em: Jó 22:14 Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; e ele passeia em volta da ABÓBADA (chuwg) (H2329) do céu.

    Provérbios 8:27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um CÍRCULO (chuwg) (H2329) sobre a face do abismo,

    2 Crônicas 4:02  Fez também o mar de fundição, de dez côvados de uma borda até a outra, REDONDO (`agol  H5696 ), e de cinco côvados de altura; cingia-o ao redor um cordão de trinta côvados.  

    1 Reis 7:31 A sua boca, dentro da coroa, e em cima, era de um côvado; e era REDONDA (`agol  H5696 ), segundo a obra dum pedestal, de côvado e meio; e também sobre a sua boca havia entalhes, e as suas almofadas eram quadradas, não redondas.

    Percebeu ou tá difícil de entender que o significado de Isaías 40:22 é um círculo geométrico como um formato de uma moeda
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis - Página 3 Empty Re: Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis

    Mensagem por Ernesto Seg 08 Nov 2021, 10:24


    Meu caro Alberto

    Eu vejo que o seu objetivo não é descobrir a verdade, é querer só polemizar. A maioria das passagens que apresentastes não tem nada a ver com o globo da terra. Se Isaias pensasse que a terra era semelhante a um disco ele usaria outras palavras, Só quem não quer enxergar que a tenda a que ele se refere são as nuvens que estão suspensas entre o céu e a terra.

    Eu lhe enviei um parecer de pessoa renomada que praticamente vive no sistema planetário, mas, se pensas que a sua interpretação tem mais peso do que dos homens eruditos que vasculham os livros de astronomia das línguas antigas, algumas já mortas, então fique com a sua fé, crendo que a sua teoria é a certa e a bíblia é mentirosa.

    Foi bom enquanto durou, me queira bem sempre.

    Abraços Ernesto
    avatar
    Alberto Guido
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 59
    Cidade/Estado : Garanhuns
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    País : Brasileiro
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 330
    Data de inscrição : 27/04/2021

    Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis - Página 3 Empty Re: Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis

    Mensagem por Alberto Guido Seg 08 Nov 2021, 15:35

    Boa tarde

    Caro amigo Ernesto, faltou você politizar a questão da mensagem 34.

    Repeteco/ Ernesto/34
    A base que eu tenho é bíblica, escrita por Isaias pelos anos 700 a c. temos a prova deste tempo porque Senaqueribe rei da Assíria cercou Jerusalém no ano701, Ele não conquistou a cidade porque Deus interferiu, e Isaias viveu nesta época.
    Ok! então nos diga qual foi o método e/ou procedimento que Isaías fez em 700 a.C para chegar a essa conclusão?
    Ernesto Eu vejo que o seu objetivo não é descobrir a verdade, é querer só polemizar. A maioria das passagens que apresentastes não tem nada a ver com o globo da terra. Se Isaias pensasse que a terra era semelhante a um disco ele usaria outras palavras, Só quem não quer enxergar que a tenda a que ele se refere são as nuvens que estão suspensas entre o céu e a terra.
    E qual seria essa palavra? .......Eu recomendaria que estude e pesquise mais antes de criar argumento sobre o que você não entende, não concorda ou não procura entender,  pesquise sobre a definição entre o que seja hipótese, teoria e lei cientifica. porque acreditar nunca foi saber.

    Antes de mais nada, gostaria de alerta-lo que tem certas coisa que você tem de compreender quando tenta debater com uma pessoa que não esta vinculada com o mesma ideologia que você professa sobre a sua existência de seu deus ou não. Citar trechos bíblicos com autoridade como se a sua opinião é a verdade sancionada por esse Deus com o intuito de provar que certos fatos científicos foi revelado por uma identidade sobrenatural, isso pode funcionar com as mesmas pessoas que nutrem da mesma ideologias, não um dissidente ou ate memo um cético. Por definição, usar a bíblia como prova de verdade isso fica com vocês crentes que estão habituados a usar a bíblia como fonte de autoridade absoluta quando debatem com outros crentes. Quando debatem com céticos, usar o mesmo principio é completamente inútil além de ser um argumento circundante.

    Como você, e a maioria dos cristões usa esse tipo de discurso ou artifício para provar que seu deus existe e utiliza como fonte ou se baseando nas escrituras sagradas, porem são apenas narrativas sem cunho cientifico de sua constatação. Por que existe uma enorme diferença quando digo que minha convicções estão sendo baseada na razão, em fatos e evidências  e não na fé... E essa é toda a diferença de você ser cristão e eu um cético

    É complicado e difícil para entender a tal fé da religião, devo reconhecer que a fé é por vezes uma fonte de felicidade     (editado)


    O grande problema com a religião, qualquer religião, é que um religioso, tendo aceito certas proposições pela fé, não pode depois julgar essas proposições pela evidência. Pode-se aquecer no fogo quente da fé ou escolher viver na certeza sombria da razão, mas não se pode ter as duas coisas.

    Acredite! até admiro pessoas como você firme na palavra, acreditando naquilo que aprende nas igrejas, com seu pastor etc...  no entanto é uma pena que não passe de apenas uma crença com bases naquilo que não pode ser provado, porque existe somente na cabeça das pessoas "o círculo da terra" em Isaías 40:22 para ser uma referência a uma geometria terrestre. Isto significaria que os antigos israelitas do século VIII A.C. sabia que a Terra era esférica e não plana. Esta perspectiva mostra que os argumentos dos criacionistas de uma terra jovem, por volta de 6000 anos e você é mais um daqueles que desejam discutir uma leitura absolutamente literal do texto bíblico, geralmente para suportar a ideia de que Deus revelou fatos científicos modernos e dados para os antigos israelitas que naquela época não sabia nem porque o sol se poem.

    Você pelo menos sabe o que é significa abóbada, um domo... Não!!!... O Jó já sabia deste naquele tempo e definia que o terra erra semelhante...  Jó 22:14 Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; e ele passeia em volta da abóbada do céu..

    Isaías nesse mesmo verso diz que Deus que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar., a você vem com essa Só quem não quer enxergar que a tenda a que ele se refere são as nuvens que estão suspensas entre o céu e a terra. E deste quando nuvens cobre o planeta inteiro desenrola como tenda para "NELES" (Plural) morar ou habitar. Também gostaria de perguntar quem esta passeando em volta da abóboda (DOMO) em Jó 22:14
    Se você não sabe, ou não quer entender que uma tenda geralmente e armada em local plano, é problema teu...  Portanto (editado) o circulo que se refere em Isaías 40:22 passa longe de ser algo esférico ou poder ser usado como prova de uma inspiração divina da bíblia.

    Vou destacar do seu texto a seguinte explanação
    ErnestoSe Isaias pensasse que a terra era semelhante a um disco ele usaria outras palavras,
    E Qual Seria? aliás qual a palavra no cap 40:22 ele utilizou?



    A resposta foi editada por conter palavras que podem ser consideradas ofensivas.


    Moderador Geral

    Conteúdo patrocinado


    Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis - Página 3 Empty Re: Fé vs Fatos: Por Que Religião e Ciência São Mutuamente Incompatíveis

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui 02 maio 2024, 23:08