por Marcelo Almoedo Qui 27 Jan 2011, 03:10
Pereira Boa dia
Precisa aqui deixar claro que este é o seu entendimento quando não reconhece a Soberania do Altíssimo
Lidar com essa questão da soberania de Deus, Romanos, capítulo 9 é a passagem clássica sobre o assunto. Paulo está fazendo o caso que, em última análise, é Deus quem vai cumprir seu próprio propósito, e que o homem franzino não pode frustrá-la. Esta verdade é encontrada por toda as escrituras, mas não há melhor lugar pode ser usado como exemplo do que no capítulo 9 do grande tratado de Paulo aos Romanos. Paulo define a verdade da soberania de Deus, citando Êxodo 33:19:
Para Moisés Ele disse: Terei misericórdia de quem me aprouver ter misericórdia, e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão. (Rom. 9:15).
Ele reitera a mesma verdade, alguns versos depois, quando ele escreve:
Deus tem misericórdia de quem Ele terá misericórdia e endurece a quem ele escolhe para endurecer. (Rom 9: 18)
Paulo, o estudioso que é, antecipa a carga céticos de que Deus é injusto.
Você vai então dizer-me, Por que então ele encontrar a falha? Para quem tem resistido à sua vontade? (Rom 9:19)
Em outras palavras, "Se as escolhas de Deus são maiores do que a nossa, por que então nos julgar? Por que Ele nos responsabilizar pelas escolhas que faz? Isso não é justo! "
Paulo usa dois exemplos do Antigo Testamento para defender o seu ponto. Faraó foi escolhido como um "navio de destruição" para mostrar o poder de Deus (Rom 9:17-22), e Jacó foi escolhido em detrimento de Esaú, não por causa de qualquer bem que Jacó havia feito, ou de qualquer mal que Esaú tinha feito (Rom 9: 11 Paulo, então, faz esta declaração poderosa.
Então não é daquele que quer, nem daquele que corre, mas de Deus, que mostra misericórdia. (Rom 9:16)
Nem Faraó, nem os filhos de Isaac tinha nenhuma escolha sobre o assunto foi pré-determinado pelo próprio Deus! Esta escolha foi feita antes ou nasceu, a fim de que os propósitos de Deus pode ser cumprida.
A resposta de Paulo cético a acusação de que "Deus é injusto" é muito simples. Quem somos nós para argumentar contra Deus?
(Rom 9:20) Ele então dá a analogia do oleiro e do barro, dizendo: Não tem o oleiro poder sobre o barro, fora do pedaço para fazer um vaso para honra e outro para desonra? (Rom 9:21) Paulo ponto está claro: Deus é o Oleiro e Ele pode fazer tudo o que lhe agrada com sua criação (o barro).
Você diz Que o Altíssimo, é onisciênte, todos sabemos, porque a Bíblia dá prova dessa verdade em vários momentos (Então você que dizer que reconhece e valida essa citação abaixo)
Deus predetermina nossas vidas muito antes de nascermos e este versículo é como prova bíblica para a onisciência absoluta de Deus que tudo sabe e tudo ver sobre o futuro
Deus não ficou surpreso com o pecado de Adão não foi Ele mesmo que plantou as arvores . Na verdade, como veremos, é o pecado de Adão foi parte definitiva do plano global de Deus e propósito. Não só foi a "queda" ordenado por Deus, mas assim que era o remédio, e tudo isso foi previamente determinadas de acordo com o conselho da sua própria vontade. (Ef. 1:4, 5, 11) Deus tem razões específicas para fazer as coisas que Ele faz (vamos elaborar mais tarde, como as razões pelas quais a queda foi necessário , finalidade última de Deus é para ser tudo em todos (1 Cor. 15:28), e assim tudo o que faz acordos com essa finalidade. Nem o homem nem Satanás nunca vai ser capaz de frustrar os propósitos de Deus ou forçá-lo a aplicar um plano "B". Daniel 4:35 diz:
E Ele faz segundo a Sua vontade entre o exército do Céu, e entre aqueles que vivem na terra. E ninguém é capaz de atacar a sua mão ou dizer-lhe: Que estás fazendo?
Com que propósito é que Deus mova os corações dos homens e das nações? (Col. 1:20). Pedro fala da restauração de todas as coisas (Atos 3:21), e Paulo sobre a reconciliação de todas as coisas (Colossenses 1:20 Para nos ajudar a compreender grande objectivo é Deus, devemos olhar para seu papel como proprietário e criador.
Se alguém ler esta história, historicamente ou metaforicamente, o ponto principal permanece o mesmo: os seres humanos fizeram maus, o homem era punido. Mas isso é um julgamento justo? Eu não penso assim, pois há alguns pontos preocupantes na história:
01 Deus permite que a serpente do mal viva em seu jardim.
02 Deus não quer que Adão e Eva saiba a diferença entre o bem e o mal.
03 Deus planta a tentação de si mesmo, deixa de contar a Adão e Eva sobre a serpente (que é "mais astuta do que qualquer um dos animais selvagens"), sabendo do resultado, ainda assim, ele permite que a situação se desenrole.No sistema de justiça, isso é chamado de criação ou inclusão.
04 Deus está preocupado pela idéia de que Adão e Eva poderiam viver para sempre se comerem da árvore da vida.
05 Pior de tudo: Adão e Eva sabe que eles fizeram o mal algo que só depois de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal. Quando Deus ordena a Adão não comer da árvore, ele simplesmente não tem a capacidade de entender o comando como ele é dada a faculdade de discernir a diferença entre o bem e o mal só depois de comer da árvore do conhecimento.
Pereira responda o seguinte:
Por que Deus permitiu que a serpente caminhe livremente no Jardim do Éden?
Por que ele não disse a Adão e Eva sobre a serpente?
Por que Deus não quer que Adão e Eva saiba do conhecimento do bem e do mal, em primeiro lugar? A finalidade de Deus era querer que Adão e Eva sejam como robôs ignorantes?
Porque Deus continua com este exercício, apesar do fato de que ele já sabe o resultado? Será que ele fica testando a sua onisciência?