F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+11
Ernesto
Vasuilvan
Gilcimar
Maria Madalena
Tzaruch
Betho
Norberto
Jefté
Valdomiro
Gleison Elias
Washington Ruiz
15 participantes

    A lei e os profetas duraram até João...


    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Número de Mensagens : 346
    Data de inscrição : 27/08/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Papista Dom 18 Out 2015, 08:07

    Prezado AZ,
    faça tudo mas não cite o CACP como referência. É um dos piores sites que já vi.

    1 - Fazem plágio desonesto;

    2 - Mentem sobre os pais da igreja;

    3- Omitem informações da historiografia eclesiástica.

    Não recomendo.

    Washington Ruiz
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Número de Mensagens : 597
    Data de inscrição : 15/10/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Washington Ruiz Dom 18 Out 2015, 13:17

    Olá, Papista,

    Jesus não é Deus, mas filho de Deus. Jesus é CRIATURA, posto que foi criado, trazido à existência pelo Pai, que é o nosso único Deus.

    Até mais!
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Maria Madalena Dom 18 Out 2015, 14:11

    Papista escreveu:
    Maria Madalena escreveu:JESUS (O Jesus que vc conhece) Ele, todos os sábados faz segundo a lei do sábado, ou seja, Ele separa, no sentido de descansar nesse dia?

    Não. Jesus não descansa porque é Deus.
    Para alguém descansar precisar estar cansado que é atributo humano.
    Jesus não cansa, logo não precisa descansar. Assim também não pega gripe porque não pode se contaminar com vírus, como também não faz necessidades fisiológicas porque não tem uma fisiologia humana. Agora, você faz necessidades fisiológicas? pega gripe? cansa?

    De acordo com a sua resposta "Deus não descansa no sábado porque não se cansa", logo, podemos afirmar que o sábado foi uma lei temporária e terrena e foi feita para os mortais? A resposta é SIM, claro (pois um homem que morre não se cansa mais). Essa é minha conclusão pela sua resposta.
    Ora, se os Adventistas pelo menos concordassem nesse ponto, poderíamos prosseguir num debate....
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Stanley K Dom 18 Out 2015, 15:50

    A paz do Senhor Jesus Azenito!

    Mas esse “descumprir” é o que se chama PECADO, que é definido biblicamente como “transgressão da lei” (1 João 3:4, conforme o consenso de traduções várias, nacionais e internacionais).

    Perfeito!

    De que lei João está falando? Obviamente é sobre a “lei de Deus”.

    Sim. Mas ele já vem falando sobre os convertidos em Jesus Cristo Azenito, logo na N.A.. Tanto é que ele diz no verso 6:

    6 Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.

    João estaria falando da lei entregue por Cristo, amar a Deus e ao próximo ou das leis do A.T.?!

    Se você tem dúvidas Azenito é só continuar lendo o capítulo veja:

    Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.
    Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
    1 João 3:10,11


    Ele está claramente falando da N.A.. Tanto é que qual justiça é esta? (Mateus 6:33) Cristo é a justiça de Deus, e nós servos Dele, devemos praticar esta justiça, anunciar as boas novas, o evangelho.

    Sobre Romanos 7 eu já dei a minha opinião. Paulo em Espírito revela o que Jesus do nada diz lá em Lucas 16:18. Paulo explica porque Jesus diz aquilo do nada "fora de contexto".

    E talvez ignore que SEMPRE foi o pensamento consensual dos cristãos protestantes/evangélicos que TODOS os preceitos do Decálogo são a Lei Moral de Deus,

    Azenito, eu já cansei de dizer que não tenho nada contra as leis de Deus. Eu apenas sigo a Bíblia que nos ensina que por sermos caídos, carne, existe constantemente uma luta, mesmo nos convertidos, carne x Espírito, e isso impede que sejamos perfeitos. Logo hora ou outra estamos sujeitos a quebrar as leis do A.T.. E ai já viu o que está escrito, quebrou apenas um til, é culpado de todas.
    Graças a Jesus não estou sob tal tutela desta antiga aliança, mas sim sob a lei de Cristo (N.A.). (Hebreus 7:12)

    E a própria ciência confirma a necessidade de um regime de 6 dias de trabalho e 1 de descanso--o chamado biorritmo humano.

    OK. Isso é importante sim. O trabalhador, que pega no pesado, já pensou se não descansar um único dia?! Agora quanto a ser o sábado um dia diferente e especial, e TEM QUE SER O SÁBADO, e ainda como regra de lei, é por conta de vocês, eu respeito irmão.

    Então, há realmente uma CONFUSÃO nos meios protestantes/evangélicos, como papista acima acentua,

    O papista diz isso mas se esquece que no catolicismo acontece o mesmo. Seres humanos Azenito, homens. Vê este movimento adventista que não crê na doutrina da trindade, isto do meu ponto de vista, É MUITO MAIS GRAVE.
    Eu não gosto dos movimentos críticos que surgem de dentro das Igrejas. Agora precisamos diferenciar o que endossar como crítico, aquele que só quer "denegrir" o que já existe, e aqueles movimentos que surgem para libertar de um sistema que não aceita NENHUM tipo de crítica. É o caso da reforma perante a ICAR.
    Um católico sensato irá admitir que até a I.C. saiu ganhando com a reforma, mesmo trazendo grande declínio ao catolicismo. Todas aquelas críticas ao posicionamento da I.C. antes da reforma, passou, e hoje não vemos mais uma postura como naquele tempo da I.C., graças Deus, graças a reforma.

    E ao contrário do que imagina, o Espírito Santo não vem ao crente para tirar NADA da lei divina que é TODA benéfica ao homem (não só “alguns” preceitos mais convenientes), e sim para convencer o mundo “do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8').


    Azenito, esta é a obra do Espírito em nós. Se por um lado diz que é o Espírito que irão nos guiar assim como você citou, em momento nenhum se diz que Ele (o Espírito) nos guiaria para cumprirmos o decálogo. Esta é uma dedução definitivamente extra-bíblica.

    E para apoiar que a profecia se referia ao Espírito Santo, que Cristo conquistou aos eleitos de Deus na cruz,  veja o que está escrito em Hebreus 8:

    Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
    Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
    Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança
    Hebreus 8:6-8


    Observe que esta parte já está totalmente contra esta ideia dos adventistas Azenito. Primeiro o autor diz que através de Cristo, nós agora fazemos parte de uma melhor aliança, porque se a primeira (qual ?) fora irrepreensível, não se teria buscado a segunda. Ai o autor cita a profecia no verso 10

    Agora veja o que o autor de Hebreus diz no verso 11:

    11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

    Como e de que maneira estamos ligados a Deus no cumprimento de conhece-Lo (intimidade)?
    Pelas leis? Ou através do E.S. Azenito?

    Agora irmão Azenito, observe que o próprio livro de Hebreus responde isso, não sou eu que digo, veja:

    Siga a leitura desde o verso 11 do capítulo 8. No capítulo 9:8 o autor explica como o Espírito Santo, ainda estava impedido a todos por causa do primeiro tabernáculo ao qual era restrito àquele primeiro. E que isso era uma sombra da N.A..

    Agora perceba a clareza da profecia no capítulo 10 Azenito:

    1 Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros,(qual lei que é sombra azenito?) e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
     Parentese meu.

    Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre (Jesus Cristo) os que são santificados. (os quais agora tem o E.S.)
    E também o Espírito Santo no-lo testifica (Ler Romanos 8 15-16), porque depois de haver dito:
    Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor:Porei as minhas leis em seus corações,E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
    E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
    Hebreus 10:14-17
    Parenteses meu.

    Percebeu a ligação que tem a profecia com o recebimento do Espírito Santo? Agora lá em Romanos 8, o qual eu adicionei ai, vai dizer então qual lei é esta, pois o apóstolo já disse diversas vezes que a N.A. nos livrou das leis do A.T. (digo como tutela).

    Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.(Qual lei é esta azenito?)
    Porquanto o que era impossível à lei (Qual lei azenito?), visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;
    Romanos 8:2,3
      Parenteses meu.

    Alguns assumem que o autor de Hebreus é Paulo, outros não. Mas neste debate aqui azenito, eu percebo que é duro pra vocês, porque de certa forma debatem com o apóstolo Paulo não comigo, logo Paulo?!
    Independente de Hebreus, a maior claridade contra estes argumentos de que os salvos em Cristo estão debaixo das leis do A.T. (como tutela) vem dos ensinos do apóstolo Paulo. O livro de Hebreus esclarece muito bem este ponto, do cumprimento da profecia das leis que Deus colocaria no coração dos salvos (Lei do Espírito, lei de Cristo), e como eu expus supra, não tem nada de decálogo ali, mas sim o relacionamento íntimo com Deus através do E.S., graças a nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    Graça e paz!
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Papista Dom 18 Out 2015, 16:34

    Maria Madalena escreveu:podemos afirmar que o sábado foi uma lei temporária e terrena e foi feita para os mortais? A resposta é SIM, claro (pois um homem que morre não se cansa mais). Essa é minha conclusão pela sua resposta.
    Não entendi a associação. Deus/mortais não descansa/lei temporária.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Maria Madalena Dom 18 Out 2015, 22:42

    Papista

    veja tua resposta:
    Não. Jesus não descansa porque é Deus.
    Para alguém descansar precisar estar cansado que é atributo humano.

    Conclusão minha sobre sua resposta: Logo, após o homem morrer, não se cansará mais. não precisará descansar - e portanto, não precisará mais 'separar o sábado' ou 'descansar no sábado'. Pois alguns adventistas supõe que guardarão o sábado pós morte física.


    Entendeu?
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Vasuilvan Dom 18 Out 2015, 23:25

    Papista escreveu:
    Maria Madalena escreveu:JESUS (O Jesus que vc conhece) Ele, todos os sábados faz segundo a lei do sábado, ou seja, Ele separa, no sentido de descansar nesse dia?

    Não. Jesus não descansa porque é Deus.
    Para alguém descansar precisar estar cansado que é atributo humano.
    Jesus não cansa, logo não precisa descansar. Assim também não pega gripe porque não pode se contaminar com vírus, como também não faz necessidades fisiológicas porque não tem uma fisiologia humana. Agora, você faz necessidades fisiológicas? pega gripe? cansa?
    ;;;;

      Papista, não necessariamente desta forma...



    Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.
    No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
    Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
    Gênesis 2:1-3
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Papista Seg 19 Out 2015, 06:58

    Descansou não pelo fato de cansar, mas cessou os trabalhos.
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Clébio Seg 19 Out 2015, 09:48

    Resposta à post 182

    Stanley escreveu:A paz do Senhor Jesus Clébio!

    Quando eu disse, que não há respaldo para dizer que os mandamentos de Cristo de amar a Deus [...] e ao próximo, é o decálogo, você disse:

    Vou deixar a própria Bíblia te responder:

    Deuteronômio 6:5 - "Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."
    Levítico 19: 18 - "Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor."
    Percebeu que vem do Antigo Testamento a expressão de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo?


    Isso ai não é o decálogo! Você pode ler que Deus está frisando estatutos e mandamentos, é TUDO clébio. Ou este verso não é um mandamento e fica de fora?!

    16 Não tentareis o Senhor vosso Deus, como o tentastes em Massá;

    Stanley, significa que estes mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo foi abolido por Jesus na cruz?


    Só tiveram vigência os demais mandamentos quando dado por Jesus?

    Stanley escreveu:
    O que vale é este entregue por Cristo?
    Os mandamentos de Deus são imperfeitos?


    Os mandamentos de Deus são perfeitos, mas não serviram para nos salvar porque somos caídos, imperfeitos, ponto final. O importante não é cumprir todos os estatutos e mandamentos da V.A. irmão, pois enfim isso não é o que nos salva. Como salvos andamos em novidade de vida por meio de um novo mandamento que é bem simples para os que estão em Cristo. Logo todas as diretrizes escritas, faça isso, aquilo, aquilo outro, perde a validade já que nos condena por sermos pecadores. Agora somos guiados pelo Espírito. Qual o sentido de Deus dizer pra nós: Não mate, não roube, não traia seu irmão...etc? Em Cristo estamos libertos destas correntes do pecado.

    Aonde foi que eu disse que os mandamentos nos salva?

    Pode postar isso aqui por favor?

    Stanley escreveu:Sobre a revelação de Paulo do verso 18 de Lucas 16 em Romanos 7, você cita:

    Quanto a Paulo, foi ele mesmo quem disse: "Portanto, a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom" (Rm 7:12).

    E por que Paulo diz isso? Em que contexto? É só você ler irmão. Exatamente porque ele já havia dito que estamos libertos de ter que cumprir as leis do A.T., não estamos debaixo desta aliança, mas sim da N.A.. Logo o verso 12 é para não deixar duvidas quanto a alguém pensar que o problema está nas leis, o problema somos nós pecadores. Outrossim é só você refletir no desfecho do capítulo:

    23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
    24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
    25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado
    .

    Paulo dizer que a Lei é Santa e depois dizer que estamos libertos do cumprimentos da Lei, não faz tanto sentido assim amigo Stanley, pois ele mesmo foi quem disse que de maneira nenhuma anulamos a lei pela fé, esqueceu?

    Ora, o próprio Paulo ratificou a observância da Lei, porém, não como alguns a interpretavam, atribuindo a lei a função salvífica, e isso ele foi bastante claro a esse respeito...

    Paulo disse que a Lei é Santa ou ERA SANTA?

    Ademais, você diz: "o problema somos nós pecadores".

    Se o problema são os pecadores, não coloque a culpa na lei, por favor...

    Stanley escreveu:Você fez bons questionamentos e argumenta bem Clébio, mas no final agora sobre 2 Coríntios 3, você inventou coisas que não tem como extrair do texto.

    Então estamos kits...

    Oportunamente estarei respondendo aos demais questionamentos da tua parte e demonstrando as incoerência gritantes que verifiquei...

    Fique na paz...

    Clébio
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Maria Madalena Seg 19 Out 2015, 10:04

    Papista escreveu:Descansou não pelo fato de cansar, mas cessou os trabalhos.

    Tá, Papista. Então Jesus, nos dias de HOJE - Ele SEPARA, descansa aos sábados?
    Ou Ele HOJE não faz diferença entre dias e dias?

    A) Ele, O Cabeça da Igreja, separa todos os sábados até hoje.
    B) Ele, O Cabeça da Igreja, não faz diferença entre dias e dias.

    Maria
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Vasuilvan Seg 19 Out 2015, 10:20

    Papista escreveu:Descansou não pelo fato de cansar, mas cessou os trabalhos.


      Sim Papista. O descanso divino sempre significou cessação de atividade e nunca foi algo em função de cansaço divino. Então não se pode dizer que Ele não venha a descansar pelo fato de não se cansar, pois desde os tempos mais remotos Ele já não se cansava...
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Papista Seg 19 Out 2015, 11:35

    Maria Madalena escreveu:
    Papista escreveu:Descansou não pelo fato de cansar, mas cessou os trabalhos.

    Tá, Papista. Então Jesus, nos dias de HOJE - Ele SEPARA, descansa aos sábados?
    Ou Ele HOJE não faz diferença entre dias e dias?

    A) Ele, O Cabeça da Igreja, separa todos os sábados até hoje.
    B) Ele, O Cabeça da Igreja,  não faz diferença entre dias e dias.

    Maria
    B)
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Clébio Seg 19 Out 2015, 16:37

    Resposta à post 182 (segunda parte)

    Stanley escreveu:Quando eu disse:

    Qual é a diferença então de desobedecer qualquer outra lei, e desobedecer uma lei do decálogo? Tem diferença na sua concepção. Diga qual então? Mas pela Bíblia.

    Você respondeu:
    Quando pecamos, somos culpados de toda a lei, não defendo o contrário amigo e a bíblia é clara a esse respeito...

    Ótimo! Mas quem valida e se apega a uma certa exclusividade do decálogo é você, não eu. Você quem diz que o mandamento do amor entregue por Cristo é o decálogo, não eu. Continua no mesmo pé...como então entenderíamos assim?! Você mesmo admite que não há diferença, lei e mandamento de Deus tem que cumprir, seja decálogo ou não....aonde surge a distinção biblicamente?!....

    Sim me apego ao decálogo porque sei que Cristo ratificou a Lei de Deus ( Lc 16:17) e não posso ir contrário ao que ele mesmo manifestou favoravelmente...

    Ademais amigo Stanley, eu não faço distinção de Lei, já te disse isso, e sempre vou continuar insistindo que a Lei notadamente o decálogo estava em vigor muito antes sendo obedecida quando dada a Moisés no Sinai...

    Na verdade, nós Adventistas não fazemos distinção de autoridade entre o Antigo e o Novo Testamento, e é por essa mesma razão que nós, somos cristãos. Acreditamos que toda a Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse, é inspirada por Deus e, portanto, com razão, o guia para as nossas vidas.

    Algumas pessoas, quando discutem sobre a lei e o sábado, procuram estabelecer um contraste, ou mesmo conflitos entre o Antigo e o Novo Testamento, como se o primeiro fosse de pouco ou nenhum valor e completamente substituível por este último. Este falso contraste está na raiz de grande parte do raciocínio errado, que marca os argumentos daqueles que afirmam que a lei e o sábado foram abolidos na cruz.

    Nem os apóstolos deram qualquer evidência de que deviam suprimir o Velho Testamento em favor de alguns escritos que eles começaram a produzir. Paulo escreveu a Timóteo: “…desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:15-17).

    Tanto Cristo como os apóstolos citavam repetidamente o Antigo Testamento para a confirmação de seus ensinamentos. Para Satanás, Cristo disse: “Está escrito”, e três vezes citou o Antigo Testamento. (Ver Mateus. 4:4-10). Ele repreendeu os escribas e fariseus, citando o quinto mandamento, do livro do Êxodo, e citando as palavras de Isaías. (Ver Mateus. 15:1-9). Veja também o diálogo de Cristo com o jovem rico e com o doutor da Lei em (Mateus 19:16-19, Lucas 10:25-28). Proeminente nestas referências ao Antigo Testamento são as citações dos Dez Mandamentos.

    Como Paulo pôde provar que todos os homens, judeus e gentios, eram culpados diante de Deus e, portanto, tinham necessidade da salvação oferecida por Cristo? Citando o Antigo Testamento. (Veja Romanos 3:9-18). E como ele sabia que ele era um pecador perante Deus e necessitava do evangelho? Chamando à mente o que foi escrito no Antigo Testamento, mais especificamente o que foi escrito nos Dez Mandamentos (Veja Romanos 7:7). Para a igreja de Roma, Paulo ordenou: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.” (Romanos 13:Cool. Ele professa estar estabelecendo um novo código, o qual foi o resultado de uma nova revelação dada a ele? Não, ele cita o Antigo Testamento, especificamente os Dez Mandamentos. (Ver os versículos 9 e 10 de Romanos 13) E como é que Paulo apoiava o seu apelo para os filhos obedecerem a seus pais? , Citando o Antigo Testamento, especificamente os Dez Mandamentos. (Cf. Efésios 6:1-3).

    Como Tiago desenvolveu seu argumento de se ter “respeito às pessoas”, ele estabeleceu novas leis? Não, ele cita o Antigo Testamento, concentrando-se nas citações dos Dez Mandamentos. (Veja Tiago 2:8-12). E que prova Pedro ofereceu em apoio à sua declaração de que deveríamos ser “santos”? “porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:16). Sua prova é uma citação de Levítico 11:44 “Eu sou o SENHOR, vosso Deus; portanto, vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo“.

    As Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse, são um todo. A fonte do Antigo e do Novo Testamento é a mesma: a inspiração do Espírito de Deus. O seu objetivo é o mesmo: desdobrar o plano de Deus, revelar a Cristo, alertar contra o pecado, e apresentar o santo e correto padrão de Deus.

    No mais, amigo Stanley, nós nunca devemos esquecer que os títulos “Antigo Testamento” e “Novo Testamento” são títulos dados pelo homem. Os escritores da Bíblia, portanto, não dividiam assim as Escrituras. Ambos os Testamentos tratavam sobre o drama do pecado e da salvação. O Antigo Testamento apresenta a promessa de uma nova terra e um novo pacto, bem como retrata as iniqüidades do homem desde os primeiros dias. O Novo Testamento descreve em pormenor o “velho homem” do pecado e o antigo problema da rebelião do homem, bem como descreve o “novo homem” em Jesus Cristo e as glórias de um mundo vindouro.

    Também vale ressaltar que os apóstolos, lembravam a seus leitores que os “homens santos de Deus” nos “velhos tempos” falaram inspirados pelo Espírito Santo, desejava que estes leitores vissem que eles, os apóstolos, falavam pelo mesmo Espírito Santo. (2 Pedro 1:21) Assim, eles repetidamente citavam em apoio à sua fundamentação doutrinária as admoestações e palavras dos homens “santos” que escreveram o Antigo Testamento.

    É verdade que os rituais cerimoniais descritos no Antigo Testamento expiraram, por prescrição, na cruz, para, em seguida, a sombra conhecer a realidade. E os escritores do Novo Testamento, especificamente atestaram, que esses ritos, conforme definidos em uma série de leis cerimoniais, tinham chegado ao fim. Mas esse fato em nada faz o Velho Testamento inferior ao Novo ou justifica a alegação de que o novo suplantou o antigo.

    Pense nisso...

    Stanley escreveu:Analisemos os textos abaixo:
    Efésios 2:15 - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
    Tiago 2: 8 -  Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
    Se no primeiro texto a LEI DE ORDENANÇAS não tratar de serviços do templo e o sistema sacrificial, mas tratar de TODA A LEI DO ANTIGO TESTAMENTO, incluindo o decálogo, como Tiago pode estar apoiando o mandamento de AMAR AO PRÓXIMO se este mandamento vem do ANTIGO TESTAMENTO conforme Levítico 19:18????????
    Não estaria esse mandamento abolido por fazer parte do Antigo Testamento, conforme preceitua Efésios 2:15?
    Afinal, foi você mesmo quem disse: "Na verdade o que sabemos teologicamente, é que a antiga aliança se refere a todo aquele sistema de leis geral."


    Primeiro que você apenas cria um artifício para negar o que está escrito em Efésios 2:15. A lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças.

    Agora quando Tiago cita a lei real, é a que foi entregue pela N.A. Clébio, por isso ele diz a lei real, é a que vale agora. "Esqueça" tudo aquilo do antigo, supostamente... cumpriremos em Cristo esta do amor, pois agora o E.S. abita em nós. Romanos 2:13
    Esta lei que cumprimos agora.

    Stanley, eu não crio artifício nenhum, apenas aceito o que o texto está nos explicando, mas se você não entende o texto, daí não posso fazer nada amigo...

    Quanto à Lei real, discordo contigo mais uma vez, essa lei real vem muito antes da Nova Aliança, pois faz parte da Lei do Antigo Testamento, pois há uma ordenança de amar o próximo e esta ordem está expressa muito antes de ser dada aos judeus ou gentios na Nova Aliança, isso é indiscutível!!!

    Ademais, te pergunto:

    Paulo combatia o justificar-se na Lei ou não praticar a Lei?

    Fique na paz de Cristo amigo...

    Clébio
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Papista Seg 19 Out 2015, 17:21

    Opa. Gostaria de rever minha resposta. Quando eu li rapidamente, pensei que era Ele faz diferença entre dia e dias. E tem um "não" ali.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Maria Madalena Seg 19 Out 2015, 17:45

    Papista
    E então em qual dia Ele age diferente?
    Papista
    Papista
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 346
    Idade : 36
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Católica
    Igreja : Católica
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -6
    Pontos de participação : 784
    Data de inscrição : 27/08/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Papista Seg 19 Out 2015, 18:32

    Você está direcionando a minha resposta. Eu quero deixar bem claro no que eu concordo:

    Deus faz diferença entre dias e dias.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Maria Madalena Seg 19 Out 2015, 19:26

    Papista

    Sua resposta: "Ele faz diferença entre dias e dias". Ponto

    Pergunta sobre JESUS e o sábado (nos dias de hoje):
    Na sua opinião, Jesus 'separa,descansa, enfim, Ele faz algo diferente em todos os sábados?

    Maria

    Conteúdo patrocinado


    A lei e os profetas duraram até João... - Página 16 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 10:05