F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+11
Ernesto
Vasuilvan
Gilcimar
Maria Madalena
Tzaruch
Betho
Norberto
Jefté
Valdomiro
Gleison Elias
Washington Ruiz
15 participantes

    A lei e os profetas duraram até João...


    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1921
    Data de inscrição : 26/11/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Ernesto Dom 27 Set 2015, 11:08


    Vasuilvan.

    Eu assino embaixo

    Abraços Ernesto

    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 7496
    Data de inscrição : 04/11/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Tzaruch Seg 28 Set 2015, 02:32

    .
    Resposta à Mensagem Nº13

    Olá Vasuilvan.


    Vasuilvan escreveu:  Sim, e não...

    Sim e não, não é resposta objetiva, e o próprio verso fala do assunto.


    Vasuilvan escreveu:Sim, nesse verso especificamente tratado nesse tópico, não aponta e não trata do que deve
    ou não prosseguir como prática no meio Cristão...

    Será
    Vasuilvan ??, mas uma pergunta que foi feita não abrangia só e unicamente esse verso,
    seria sim para você dizer o que da Lei do AT deve continuar a ser cumprido.

    E o que será para você "durar" ?


    Vasuilvan escreveu:A minha mensagem é no sentido de tentar explicar ao Washington, que insiste em compreender
    que a palavra "duraram", está a apontar a caducidade de algum elemento da lei...

    Você mesmo de seguida vai apontar caducidade de alguns elementos da Lei,
    mas depois vai manter outros que provavelmente não cumpre. (a confirmar)


    Vasuilvan escreveu:Mas, sabemos que outros versos, esses sim, tratam especificamente da caducidade dos rituais
    de sacrifícios que foram praticados até que viesse o cordeiro Cristo...

    E como você faz separação de elementos de uma Lei sobre a qual DEUS falou que ninguém
    podia acrescentar ou diminuir ?


    E as leis que mandavam matar quem não cumprisse com a Lei,, também caducaram ?

    Vasuilvan escreveu: Não tenho dificuldade em compreender que a lei específica sobre os rituais foi substituída e que os
    elementos de um  código civil que regia a nação de Israel
    ,
    não tem mais aplicação
    , a considerar
    que o Israel físico, agora tenha tornado-se espiritual, estando seus membros espalhado
    pelas diversas regiões e culturas deste planeta.

    E onde isso está escrito ?


    Que você compreende assim já o falou, agora falta é você mostrar onde exatamente isso
    está escrito, e em quais textos foi anulado o que DEUS falou sobre não diminuir dessa lei.


    Vasuilvan escreveu: A lei que trata do nosso relacionamento com Deus e com o próximo,
    tem caráter eterno e imutável, permanece intocável,

    Isso não é verdade nem como está a pensar,, confirme.

    Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos:
    Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
    Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis;
    nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 
    Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés;
    nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
    Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
    Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não;
    porque o que passa disto é de procedência maligna. 

    Mateus 5:33~37


    O que tem a dizer sobre estes juramentos em relação a DEUS e que JESUS mudou ?


    Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
    Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas,
    se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

    E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
    E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
    Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 

    Mateus 5:38~42


    E o que tem a dizer sobre este relacionamento com os outros que foi mudado
    por JESUS e já não tem nada haver como era antes ?



    Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
    Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem,
    fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;
    para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 

    Mateus 5:33~44


    E essa forma de amar que também inclui os inimigos, não mudou também isso
    em relação ao que era antes ?



    Em poucos textos já muito mudou e se apresenta diferente dessa Lei do AT,
    mas com certeza você vai inventar por ai alguma desculpa.


    Vasuilvan escreveu:como também não vejo motivo nem textos bíblicos que anulem a lei acerca
    de alimentos puros e impuros...

    Isso já foi falado diversas vezes em outros tópicos releia Atos 10.

    Agora veja um ponto da lei que quem diz seguir a lei dos alimentos não cumpre.


    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Slide_20

    Mas isto comereis de todo o inseto que voa,
    que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés,
    para saltar com elas sobre a terra. 

    Levítico 11:21

    Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie,
    o gafanhoto devorador segundo a sua espécie,
    o grilo segundo a sua espécie,
    e o gafanhoto segundo a sua espécie. 

    Levítico 11:22


    Estes são alimento PUROS, os quais está escrito em Levítico para você comer.

    Confirma que come a locusta, gafanhotos e grilos ?

    Se você come está a cumprir com a lei dos alimentos, se não come está a descumprir

    E o irmão Ernesto, se assina por baixo das palavras do Vasuilvan, quantas vezes por semana
    come uns grilitos e uns gafanhotos ?

    .
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Gilcimar Seg 28 Set 2015, 07:31

    Gleison escreveu:Jesus se referia aos escritos (Torá e Neviim), e não à durabilidade de profecia e de lei.


    Gleison tem razão....

    Não faria sentido  a lei e as profecias terminarem em João batista e depois nas cartas de Paulo deparamos com Paulo ensinando e incentivando o povo a praticar a Lei como em Romanos 2:13....

    Muito pior seria em Atos 28:23 Paulo pregar a Fé em Jesus  por meio da Lei de Moisés e nos escritos dos profetas......

    Paulo mesmo disse acreditar em todas as coisas de acordo com a Lei e nos escritos dos profetas  em Atos 24:14 muito depois de João batista....

    Mateus 11:13-14 explica Lucas 16:16.....

    Jesus estava dizendo que o ultimo escrito do A.T se referia a João batista e ele é o tal Elias da profecia de Malaquias 4:5-6.....

    E nunca Jesus quis ensinar com isso o termino da Lei e das profecias em João Batista....

    Esse povo que luta contra a Lei  tem que decidir onde a Lei foi abolida ou acabou....

    Horas falam que foi abolida e cravada na Cruz e  em outros momentos falam que tudo se findou em João Batista.....

     Quando decidirem um ponto de referência vai ficar mais definido para debater...

     Abraços..!!!!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Stanley K Seg 28 Set 2015, 10:11

    A paz do Senhor Jesus!

    Respondendo a pergunta do tópico,

    eu penso que para todo aquele que vive segundo o evangelho de Cristo, o qual inaugurou o reino dos céus, é muito simples.

    Não vivemos segundo a lei do A.T., mas sim segundo os preceitos da nova aliança em Jesus Cristo.

    Ai vem o Ernesto, que até agora eu fico na dúvida se ele é adventista, pois aparentemente ele está querendo observar as leis do A.T. assim como nossos amigos e irmãos adventistas. Ele diz:

    Mas alguém pode me explicar o verso 17 e 18 de Lucas?

    Então, a confusão existe por causa da teologia adventista da guarda do sábado, o qual eles não abrem mão. Por isso em outro tópico eu até havia lhe perguntado Ernesto se você guarda o sábado...?

    Qual é o problema dos versos 17 e 18? Quando está escrito que a lei e os profetas duraram até João, é porque durou até João, não salvou ninguém mas serviu e serve pra CONDENAR os réprobos, pra salvar não funcionou e não funciona, bom, a não ser que alguém cumpra tudo. Jesus fala na perspectiva da salvação, da inauguração do reino dos céus, então é simples, pra nós salvos estas leis não tem validade alguma, eu por exemplo não estou nem um pouco preocupado com elas, todavia elas estão valendo, quem disse que não?? A confusão se faz é na perspectiva de como é isso, e a verdade é que para nós salvos em Cristo, ela não tem efeito, porque não há condenação para os que estão em Cristo, é isso ai.

    Como disse, toda esta confusão em relação a isso, porque os adventistas querem porque querem viver conforme as leis do A.T., contudo eles mesmo sabem que não vivem assim. O Gilcimar cita Paulo, por exemplo Romanos 2:13, mas porque não lê o contexto? O Gilcimar diz que Paulo está incentivando a pratica da lei, quando o contexto mostra algo totalmente diferente, o Apóstolo irá apontar que todos que estavam sob a lei, orientavam sobre tal lei a outras pessoas, e assim se tornavam hipócritas porque em verdade não cumpriam a lei. De fato uma leitura com mais atenção irá esclarecer que em suma a ideia do apóstolo é assim: Ou é pela lei, ou por Cristo, aquele que escolher a Cristo e estiver Nele está salvo, e aqueles que escolherem as leis, será condenado pela própria lei, assim como foi antes de Cristo com todos que buscaram salvação pela lei.

    Graça e paz!

    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Ernesto Seg 28 Set 2015, 16:39


    Cristo o fim da lei

    Stanley diz;

    Ai vem o Ernesto, que até agora eu fico na dúvida se ele é adventista, pois aparentemente ele está querendo observar as leis do A.T. assim como nossos amigos e irmãos adventistas.
    Então, a confusão existe por causa da teologia adventista da guarda do sábado, o qual eles não abrem mão. Por isso em outro tópico eu até havia lhe perguntado Ernesto se você guarda o sábado...?

    Ernesto responde;

    Meu caro Stanley; Poderias dar o numero da mensagem e o tópico no qual me perguntastes se eu guardo o sábado? Ou eu passei por cima da mensagem, ou, deves ter perguntado a outra pessoa.
    Mas, agora te digo, e com todo o prazer; Durante 72 anos eu me assento aos pés de Jesus todos os dias, PRINCIPALMENTE AOS SÁBADOS, Pois, este é o dia mais feliz da semana. Estar um dia inteiro na presença do Senhor, é a maior benção que um pecador arrependido pode receber, os canticos, e as orações que elevamos ao céu, logo voltam repletos da graciosa graça que inunda nosso coração, e a alegria que o ESPIRITO SANTO nos faz sentir; não tem palavras humanas com as quais eu poderia te explicar. Quando o sol se esconde por detrás das montanhas e o sábado termina; eu já fico contando os dias da próxima semana e espero ansioso O OUTRO SÁBADO chegar, para adentrar novamente na casa do Senhor; e ter novamente aquele feliz e gostoso encontro, com meu Salvador Jesus.
    Mas,¨para que estou te dizendo isso¨, este sentimento transcendental só é possivel para aquele que se assenta aos pés de Jesus.

    Stanley diz;

    Qual é o problema dos versos 17 e 18? Quando está escrito que a lei e os profetas duraram até João, é porque durou até João, não salvou ninguém, mas, serviu e serve pra CONDENAR os réprobos, pra salvar não funcionou e não funciona, bom, a não ser que alguém cumpra tudo.

    Ernesto responde:

    Todos vcs sabem muito bem que, nenhum Adventista, espera a salvação por guardar a lei. Nós já vos temos dito centenas de vezes que, a lei serve para apontar o caminho do bem. Nem no antigo testamento a lei tem servido para salvar , se não fosse assim, não HAVERIA necessidade da lei da oferta dos sacrificios, cujo animal servia de símbolo do sacrificio de Cristo.
    O momento que cristo morreu na cruz o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo. A partir de então os simbolos haviam cumprido a sua função.
    Mas, a lei que Deus havia escrito em duas tabuas de pedra, Cristo a escreveu nas tabuas do nosso coração, Heb.10:15-16, E, não sou eu, nem outro Adventista tem usado esta passagem de fé e esperança para convencer alguem a guardar, Mas, LEIA O V,15.Diz: E TAMBÉM O ESPIRITO SANTO NO-LO TESTIFICA, ETC. Mas quem não quer ouvir as palavras do Espirito Santo, aranja com aquele jeitinho brasileiro, aquela desculpa que a lei durou até João.
    A lei dos dez mandamentos está aí, se alguem quiser fazer uso dela, este será um bem aventurado. A graciosa graça só é concedida aos pecadores arrependidos, e eu me coloco entre estes. Sou pecador, mas, reconheço que a lei diz: Não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, Esta mesma lei até me faz lembrar que o sétimo dia é o santo sábado que Deus, na sua infinita bondade criou específicamente para mim, e, para aquele que ama á Deus de verdade,
    João 14: 21, Aquele que tem os meus mandamentos, e os guarda, este é o que me ama; aquele que me ama será amado de meu Pai etc. O verso,24, ...A palavra que ouvistes NÃO É MINHA, MAS, DO PAI QUE ME ENVIOU,ETC.

    Abraços Ernesto
    avatar
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Usuario Excluido
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1084
    Idade : 51
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica
    País : Brasil

    Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2869
    Data de inscrição : 25/04/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Betho Seg 28 Set 2015, 16:55

    A palavra "duraram" não existe no verso do nt, foi acrescentada. O texto existente é: A lei e os profetas até João. Se é para acrescentar, então o preferível é "profetizarão" conforme Mateus 11:13.
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Stanley K Seg 28 Set 2015, 18:46

    Ernesto a paz do Senhor Jesus!

    Meu caro Stanley; Poderias dar o numero da mensagem e o tópico no qual me perguntastes se eu guardo o sábado?

    Que eu lhe perguntei em outro tópico perguntei, mas enfim, depois desta sua resposta aqui não vem ao caso ok!? A não ser que você faça questão, ai eu poderia procurar...

    Mas, agora te digo, e com todo o prazer; Durante 72 anos eu me assento aos pés de Jesus todos os dias, PRINCIPALMENTE AOS SÁBADOS, Pois, este é o dia mais feliz da semana. Estar um dia inteiro na presença do Senhor, é a maior benção que um pecador arrependido pode receber, os canticos, e as orações que elevamos ao céu, logo voltam repletos da graciosa graça que inunda nosso coração, e a alegria que o ESPIRITO SANTO [...]

    Amém! Eu já disse em outros debates sobre isso e repito, este tipo de atitude é sempre bem vindo, melhor se fossem todos os dias tal sentimento....
    O que eu contexto e descordo veementemente é que temos que fazer assim porque devemos cumprir as leis do A.T.. Neste ponto eu devo descordar totalmente.

    Mas,¨para que estou te dizendo isso¨, este sentimento transcendental só é possivel para aquele que se assenta aos pés de Jesus.
    Como seguimento de leis do A.T. eu descordo.
    Já que você guarda o sábado, ok, mas lembre-se conforme a Bíblia você seguindo as leis do A.T. para se relacionar com Deus, está optando em viver pela observância delas, e você não pode tropicar em nada, deve seguir tudo.
    Ainda sobre usar Jesus como se a diferença da expiação de Jesus e dos animais é neste sentido, como se agora você segue as leis do A.T. e se você não conseguir Jesus é quem te perdoa e te purifica apenas substituindo o papel dos animais do A.T., o que é difícil algum legalista rejeitar, saiba que não é verdadeiro. O Sacrifício de Jesus na verdade nos liberta da lei também, aquele que vive conforme a lei, está sob o ônus de ter que cumpri-la, de fato é uma maldição viver pela lei.

    Nós já vos temos dito centenas de vezes que, a lei serve para apontar o caminho do bem.

    Certo, todavia não há meio termo, ou é pela antiga aliança, ou pela nova em Jesus Cristo.

    Mas, a lei que Deus havia escrito em duas tabuas de pedra, Cristo a escreveu nas tabuas do nosso coração, Heb.10:15-16,

    Não, não! Quem diz isso é os adventistas. A profecia não é em relação as tábuas, à lei escrita.

    Pense no seguinte Ernesto, se você não tiver vínculos adventistas, se não for adventista talvez perceba (não que eu tenha algo contra os irmãos adventistas, só estou expondo meu entendimento). Jesus quando cita algumas coisas sobre a lei do A.T. muitos pensam que ele está mudando, trazendo uma ideia diferente etc...e não é nada disso, nada mesmo. O que Ele faz, é trazer o real significado. Quando Deus inspira Moisés a escrever no livro não matarás, ou não adulterarás, não dará falso testemunho, só Deus realmente sabe o significado destas ordens, até mesmo o cumprimento do primeiro e mais importante, amarás o Senhor teu Deus.....só Deus sabe, por Jesus ser Deus, Ele traz certa abrangência quando está aqui na terra, agora imagina o quanto a lei está longe de salvar os homens, pensou nisso? Muitas pessoas pensam que não cumprir as leis dos 10 mandamentos (nos concentrando nela apenas) é algo que você cumpre, porque quando se diz não matarás, você não é um assassino ai a pessoa pensa que está cumprindo, mas não está, não como deveria, com um coração puro, com genuinidade, pra Deus é abrangente, é como se você ao desejar matar alguém em seu coração pecou, entendeu? É preciso uma obra completa de transformação, no coração e na mente, somos caídos lembra?

    Espero que tenha entendido que só o próprio Deus sabe como é verdadeiramente este cumprimento, e que o homem caído, não consegue jamais cumprir, na verdade nem passa perto.
    Agora na nova aliança em Jesus Cristo, o direito adquirido é de receber o E.S., nascer de novo (nova criatura), e se tornar como filhos, em Cristo. Agora sim estes homens convertidos com o E.S. abitando em sua vida, tem finalmente condições de cumprir as leis não somente conforme está escrito nas leis, todavia de maneira tal que a observância delas já não faz mas sentido pra eles. Tudo isso porque a lei aponta o pecado, e o novo convertido, agora tem mente e coração transformado ele se afasta de todo e qualquer pecado pela ação do Espírito, não por si mesmo. Se agora é assim, se agora você por exemplo, é guiado pelo Espírito Santo e não se submete mais as coisas da carne, por que então quando se diz, não darás falso testemunho na lei, nós os convertidos em Cristo estamos debaixo de tal advertência?! Entendeu? O cumprimento agora não é porque está escrito na lei, o cumprimento agora é real, sob a tutela da obra de Cristo em nós e com o consolador que está em nós.

    Mesmo o primeiro e maior mandamento, amarás o Senhor teu Deus de toda tua alma...ele é efetivo em nós não porque lemos isso na Bíblia, mas sim porque o E.S. está em nós, o cumprimento agora na nova aliança é este aqui ó: João 4:24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade..

    E, não sou eu, nem outro Adventista tem usado esta passagem de fé e esperança para convencer alguem a guardar, Mas, LEIA O V,15.Diz: E TAMBÉM O ESPIRITO SANTO NO-LO TESTIFICA,

    O Espírito Santo testifica que guardamos os dez mandamentos em nossas mentes e corações, ou Ele testifica o cumprimento da promessa de que agora somos filhos de Deus, Ele (o E.S.) agora abita em nós e não andamos mais segundo as coisas da carne, mas segundo a direção do Espírito?
    É por este motivo que eu digo, não se vê no N.T. alguém dando ordens sobre as leis dos 10 mandamentos aos convertidos em Cristo, o que percebemos é os convertidos em Cristo se tornando participantes da obra de Deus, não como seguidores da lei, mas sim guiados pelo Espírito.

    Leia a exortação de Paulo aos Gálatas que pretendiam ser guardadores da lei:

    Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
    Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
    Gálatas 3:2,3


    Pode ler o capítulo inteiro, é bem esclarecedor no final, agora somos filhos de Deus.

    Mas quem não quer ouvir as palavras do Espirito Santo, aranja com aquele jeitinho brasileiro, aquela desculpa que a lei durou até João.

    É a lei ou Cristo Ernesto, está na Bíblia.

    A lei dos dez mandamentos está aí, se alguem quiser fazer uso dela, este será um bem aventurado.

    Ihhh!!! Agora você foi longe Ernesto, as bem aventuranças é um selo, este selo é por meio de Cristo, o selo do salvo, não é pela lei dos dez mandamentos. Pode ler o sermão do monte, são coisas contrárias ao mundo e o crente vive isso e não entende muito bem, mas é a obra do Espírito na pessoa.

    A graciosa graça só é concedida aos pecadores arrependidos, e eu me coloco entre estes.

    Amém! Isso contando que o seu arrependimento não seja pela lei, mas sim pelo Espírito, o verdadeiro arrependimento. Aquele que você cai aos prantos e não consegue explicar muito bem o que está acontecendo...mas como filho de Deus, no fundo sabe que é obra do E.S.. Amém irmão!

    João 14: 21, Aquele que tem os meus mandamentos, e os guarda, este é o que me ama; aquele que me ama será amado de meu Pai etc. O verso,24, ...A palavra que ouvistes NÃO É MINHA, MAS, DO PAI QUE ME ENVIOU,ETC.

    Então, mas você pensa e defende que Jesus estivesse se referindo à aqueles que cumprem as leis, como se alguém pudesse ler as leis e cumpri-las sendo que a mente e coração está distante de Deus. Jesus está falando à frente Ernesto, Ele está se referindo aos salvos os novos convertidos que tem o Espírito, eles não estão cumprindo aos dez mandamentos, às leis, eles estão cumprindo o mandamento que Jesus nos deixou de anunciar as boas novas, o evangelho Dele, tais santos estão efetivos na obra de Deus, participantes do corpo. Percebe a diferença?

    Nós anunciamos que por meio de Jesus Cristo somos salvos, e viveremos com Ele, em suma, as boas novas, o evangelho da obra expiatória de Cristo, ou anunciamos que deve observar as leis do A.T.?? Se você anuncia isso, cumprimento da lei do A.T. em um evangelismo, poderia me mostrar por gentileza de onde tirou este exemplo no N.T. que eu também irei acrescentar no meu.

    Graça e paz!






    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Stanley K Seg 28 Set 2015, 19:06

    A paz do Senhor Jesus Betho!

    A palavra "duraram" não existe no verso do nt, foi acrescentada. O texto existente é: A lei e os profetas até João. Se é para acrescentar, então o preferível é "profetizarão" conforme Mateus 11:13.


    Eu descordo! Na tradução de minha confiança, ACF, no evangelho de Lucas tem.

    16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. Lucas 16 ACF

    E em Mateus está "profetizaram". Eu não vejo diferença.

    13 Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. Mateus 11 ACF

    Graça e paz!
    Clébio
    Clébio
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1125
    Idade : 48
    Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
    Religião : Cristã
    Igreja : Adventista do 7º Dia
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 103
    Pontos de participação : 2181
    Data de inscrição : 11/02/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Clébio Seg 28 Set 2015, 21:20

    Vasuilvan,

    Respondendo a pergunta do tópico...


    Penso que a palavra "até" não indica em nada o sentido de tempo, como sugerem-no alguns expositores superficiais das Escrituras, que a lei e os profetas, ou seja, os escritos do AT perderam sua força ou seu valor quando João começou a pregar. O que Jesus ensinou com estas palavras era que "até" o ministério de João os homens só tinham tido "a lei e os profetas".

    O Evangelho não veio para substituir ou anular o que Moisés e os profetas tinham escrito, a não ser para complementar esses escritos, reforçá-los e confirmá-los (ver Mat. 5: 17-19). O Evangelho não ocupa o lugar do AT, mas sim se soma a ele. "A morte reinou desde o Adão até Moisés" (Rm 5: 14), mas sabemos bem que a morte continuou depois de Moisés.

    Ademais, O NT nunca diminui o valor do AT, pelo contrário, no AT foi onde os crentes do NT encontraram a mais firme confirmação de sua fé. O AT era, em verdade, a única Bíblia que tinha a primeira geração de cristãos nos dias do NT (ver Jo 5: 39). Eles não desprezavam o AT como o fazem hoje alguns que se chamam cristãos, mas sim o honravam e o amavam.

    Não há dúvida de que Jesus estava afirmando nesta ocasião que os escritos do AT eram suficientes para guiar aos homens ao céu (Luc. 16: 29-31). Os que ensinam que as Escrituras do AT carecem de valor e de autoridade para os cristãos, estão ensinando contra o que Jesus ensinou.

    Paulo afirmava que seus ensinos não incluíam "nada fora das coisas que os profetas e Moisés disseram que tinham que acontecer", e em seu ensino, se referia constantemente à "lei de Moisés" e a "os profetas".

    Por fim, no Sermão do Monte Jesus deixou muito claro que seus ensinos de nenhuma maneira deslocavam aos do AT. Declarou enfaticamente que não tinha vindo a tirar das Escrituras do AT a mais mínima letra "j" nem um "til" (ver Mat. 5:18). Quando declarou, "mas eu lhes digo" (Mat. 5: 22), o contraste que estabeleceu entre os ensinos do AT e seus próprios ensinos não era com a intenção de diminuir o valor ou importância das primeiras coisas, a não ser para liberar as dos estreitos conceitos dos judeus de seu tempo e de as ampliar e lhes dar força.



    Não podemos colocar ponto final onde Cristo colocou uma "vírgula".

    Clébio
    Valdomiro
    Valdomiro
    ADMINISTRADOR (auxiliar)
    ADMINISTRADOR (auxiliar)


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1313
    Idade : 55
    Cidade/Estado : Recife/PE
    Religião : Protestante
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 235
    Pontos de participação : 3171
    Data de inscrição : 25/11/2008

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Valdomiro Seg 28 Set 2015, 22:02

    Stanley, Paz!

    Estou só de passagem, mas quando li, não pude deixar de opinar.

    Nobre irmão, você deve pensar: Se a lei e os profetas duraram até João, então, foi em João que a lei foi abolida e não em Cristo. É nisso que você acredita?

    Nem mesmo o texteo de Mt. 11.13 pode ser entendido como João sendo o fim das profecias, a não ser que você acredite que depois de João não havia ou não há mais nada predito a se cumprir. Logo, há, evidentemente, um sentido diverso do que você está inclinado a acreditar. E olha que não não estou defendendo a ideia que nossos irmãos adventistas estão defendendo. Estou mostrando que a indução da tua versão de confiança, ACF, mais uma vez te conduz a uma interpretação errada das coisas.

    No Textus Receptus, texto grego onde se baseia a ACF, está exatamente assim:

    Ὁ (A) νόμος (LEI) καὶ (E) οἱ (OS) προφῆται (PROFETAS) ἕως (ATÉ) Ἰωάννου (JOÃO).

    Não existe a palavra “duraram”, “profetizaram” ou qualquer outra.

    A palavra ἕως conforme atesta o Léxico Grego do Novo Testamento de Carlo Rusconi (Paulus editora), pag. 394, pode significar “até”, com o sentido de “tão longo quanto até”, indicando continuação até o tempo de uma outra ação.

    O entendimento mais apropriado considerando a frase que se segue: “desde então é anunciado o reino de Deus” é que a lei e os profetas apontavam para Jesus e a partir dele (desde então) é anunciado o reino de Deus, sem indicar finitude seja da Lei ou dos Profetas com o aparecimento do Messias. O que se dará em outros momentos.

    As postagens 9 e 10, respectivamente do Gleison e do Betho retratam bem o que se depreende do contexto geral das Escrituras.

    Só um detalhe para o irmão Betho que ficou pensativo quanto ao genitivo grego empregado para “João”. O detalhe Betho é que as preposições gregas regem alguns casos. Há as de um caso, outras de dois e  etc, ou seja, dependendo do caso grego, o conjunto “preposição” + “palavra declinada” pode ter um determinado significado que não é necessariamente o que se esperaria da palavra declinada isoladamente.

    Bem, foram só algumas informações para ajudar na reflexão.


    Paz!
    Valdomiro.
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Vasuilvan Seg 28 Set 2015, 23:28

    Tzaruch escreveu:.
    Resposta à Mensagem Nº13

    Olá Vasuilvan.


    Vasuilvan escreveu:  Sim, e não...

    Sim e não, não é resposta objetiva, e o próprio verso fala do assunto.

    Sei que você entendeu que o sim foi para uma pergunta e o não para a outra pergunta.  mas no teu caráter questionador não existe a possibilidade de aceitar isso de bom grado, mas, discordar, é disso que você precisa...
    Vasuilvan escreveu:Sim, nesse verso especificamente tratado nesse tópico, não aponta e não trata do que deve
    ou não prosseguir como prática no meio Cristão...

    Será
    Vasuilvan ??, mas uma pergunta que foi feita não abrangia só e unicamente esse verso,
    seria sim para você dizer o que da Lei do AT deve continuar a ser cumprido.

      Sim, isso mesmo. Eu decidi ser obediente a Cristo, quando ele determinou que nada deveria retirado ou mudado da sua santa lei...

    E o que será para você "durar" ?

       Essa palavra significa uma ideia de prazo de validade de alguma coisa, mas equivocadamente inserida nesse contexto, para levar à bancarrota aqueles que estão propensos a discordar de Cristo, que afirmou que não veio anular a sua santa lei...
     


    Vasuilvan escreveu:A minha mensagem é no sentido de tentar explicar ao Washington, que insiste em compreender
    que a palavra "duraram", está a apontar a caducidade de algum elemento da lei...

    Você mesmo de seguida vai apontar caducidade de alguns elementos da Lei,
    mas depois vai manter outros que provavelmente não cumpre. (a confirmar)

    Sim, isso mesmo. Os mandamentos em forma de ordenança foram substituídos pelo sacrifício de Cristo. eu sei que você sabe disso, mas discordar é teu hobby..
    Vasuilvan escreveu:Mas, sabemos que outros versos, esses sim, tratam especificamente da caducidade dos rituais
    de sacrifícios que foram praticados até que viesse o cordeiro Cristo...

    E como você faz separação de elementos de uma Lei sobre a qual DEUS falou que ninguém
    podia acrescentar ou diminuir ?



    Usando a capacidade de raciocínio que Deus me deu, eu consigo identificar elementos diferentes, pertencentes a contextos diferentes e com propósitos diferentes. Quando Deus fala que nada acrescentou, Ele acabara de proferir a sua santa lei aos Israelitas.  Daí por diate, o assunto passa a ser as outras leis e preceitos...




    Vasuilvan escreveu: Não tenho dificuldade em compreender que a lei específica sobre os rituais foi substituída e que os
    elementos de um  código civil que regia a nação de Israel
    ,
    não tem mais aplicação
    , a considerar
    que o Israel físico, agora tenha tornado-se espiritual, estando seus membros espalhado
    pelas diversas regiões e culturas deste planeta.

    E onde isso está escrito ?


    Que você compreende assim já o falou, agora falta é você mostrar onde exatamente isso
    está escrito, e em quais textos foi anulado o que DEUS falou sobre não diminuir dessa lei.

    Essa lei, é a lei de Deus, composta de 10 mandamentos, que refletem o amor a deus e ao próximo...
    Vasuilvan escreveu: A lei que trata do nosso relacionamento com Deus e com o próximo,
    tem caráter eterno e imutável, permanece intocável,

    Isso não é verdade nem como está a pensar,, confirme.

    Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos:
    Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
    Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis;
    nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 
    Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés;
    nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
    Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
    Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não;
    porque o que passa disto é de procedência maligna. 

    Mateus 5:33~37

      Que mandamento mesmo é esse, seria o de número 11, da santa lei de Deus. Desconheço-o totalmente entre os itens imutáveis da lei de Deus...

    O que tem a dizer sobre estes juramentos em relação a DEUS e que JESUS mudou ?


    Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
    Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas,
    se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

    E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
    E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
    Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 

    Mateus 5:38~42


    E o que tem a dizer sobre este relacionamento com os outros que foi mudado
    por JESUS e já não tem nada haver como era antes ?


    E nada acrescentou, refere-se ao decálogoooooo


    Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
    Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem,
    fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;
    para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 

    Mateus 5:33~44


    E essa forma de amar que também inclui os inimigos, não mudou também isso
    em relação ao que era antes ?



    Em poucos textos já muito mudou e se apresenta diferente dessa Lei do AT,
    mas com certeza você vai inventar por ai alguma desculpa.


    Vasuilvan escreveu:como também não vejo motivo nem textos bíblicos que anulem a lei acerca
    de alimentos puros e impuros...

    Isso já foi falado diversas vezes em outros tópicos releia Atos 10.

    Agora veja um ponto da lei que quem diz seguir a lei dos alimentos não cumpre.


    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Slide_20

    Mas isto comereis de todo o inseto que voa,
    que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés,
    para saltar com elas sobre a terra. 

    Levítico 11:21

    Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie,
    o gafanhoto devorador segundo a sua espécie,
    o grilo segundo a sua espécie,
    e o gafanhoto segundo a sua espécie. 

    Levítico 11:22


    Estes são alimento PUROS, os quais está escrito em Levítico para você comer.

    Confirma que come a locusta, gafanhotos e grilos ?

    Se você come está a cumprir com a lei dos alimentos, se não come está a descumprir

    E o irmão Ernesto, se assina por baixo das palavras do Vasuilvan, quantas vezes por semana
    come uns grilitos e uns gafanhotos ?

      Sim, posso comer qualquer um destes alimentos, pois foi o Deus criador que me autorizou. Quanto os alimentos, estes eu não os como. Meu Deus os fez imundos e impróprios para o consumo humano...

    .
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Vasuilvan Seg 28 Set 2015, 23:35

    ;;;;;;

      Stanley, veja a pérola que encontrei no teu texto.  daqui de onde estou fiquei envergonhado...

       Quando Deus inspira Moisés a escrever no livro não matarás, ou não adulterarás, não dará falso testemunho, só Deus realmente sabe o significado destas ordens, até mesmo o cumprimento do primeiro e mais importante, amarás o Senhor teu Deus.....


    18 Quando o Senhor terminou de falar com Moisés no monte Sinai, deu-lhe as duas tábuas da aliança, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.



    deuteronomio 5.22 Essas foram as palavras que o Senhor falou a toda a assembléia de vocês, em alta voz, no monte, do meio do fogo, da nuvem e da densa escuridão; e nada mais acrescentou. Então as escreveu em duas tábuas de pedra e as deu a mim.
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Stanley K Ter 29 Set 2015, 00:36

    A paz do Senhor Jesus Clébio!

    O que deu pra perceber em seus argumentos irmão Clébio, é que estão carregados de verdade, todavia não adequadamente ao propósito do tópico, e que acabam se tornando parciais, por ser verdade, mas para o desfecho em si não. Assim:

    Suponhamos que vamos falar da santa ceia: A santa ceia é um aconselhamento de Cristo, em que os cristãos participantes fazem uma reflexão sobre a morte e sacrifício do Salvador Jesus pelos nossos pecados, assim fazemos como um memorial do compromisso genuíno que temos com o nosso Salvador, declarando de forma litúrgica o compromisso e participação que temos com o corpo do Senhor,  pelo pão e vinho de forma representativa. Este aconselhamento de Cristo é de acordo com a vontade e decisão de cada um, quem quiser participar participa, quando quiser, e quem não quiser é livre a se abster dele.

    Tudo que eu escrevi sobre a santa ceia ai é verdadeiro, com exceção dos grifos. No fim, tem muito mais verdade ai do que erros e equívocos, e se considerarmos o texto com válido em sua totalidade, precisaríamos descartá-lo.

    Alguns breves comentários...

    que a lei e os profetas, ou seja, os escritos do AT perderam sua força ou seu valor quando João começou a pregar.

    Não perderam, com certeza é a palavra de Deus, mas quando trazemos para o tempo de João, é preciso considerar que ele foi escolhido por Deus para anunciar a chegada do Messias. Em João encerra o tempo da lei e dos profetas, respeitando tudo que foi escrito e aconteceu ( até ali A.T.) até João.
    Continua valendo sim, mas há uma dispensação, Jesus inaugura o Reino dos Céus. No verso 17, Jesus diz que nenhum til da lei será alterado, tudo está valendo. Mas valendo pra quem?! Pra nós cristãos?! Ou para aqueles que não são cristãos? O povo do antigo testamento, foi salvo por Cristo ou pela lei?! E para que então serviu a lei para eles senão apontar que são pecadores e precisam da graça de Deus?...
    Se todos nós somos pecadores sem Cristo, seja no A.T. ou no N.T. pra que serviu e serve a lei de Deus para os homens?! Somos ou não pecadores e estamos perdidos sem Cristo? E ai, como ficamos diante da lei? É exatamente ela que ratifica que somos pecadores conscientes, lemos não cobice o que é do teu próximo e cobiçamos....TODOS estão neste panorama, e a lei vem exatamente para ratificar que somos pecadores ou não?!
    Todavia, Deus se fez um de nós, para aniquilar de vez com esta nossa condição de caídos por culpa daquele que é inimigo de Deus declarado desde o início, satanás. Então, nos perguntamos, antes do tempo de João Batista, que anunciou a vinda de Jesus todos estavam sob quais circunstâncias?? Não era da lei? Sim era da lei, mas quando Deus nos diz faça isso e não fazemos o que acontece? Não é certo que uma justa condenação? E esta era a condição de todos os homens até se cumprir a profecia da "volta de Elias", João batista é o cumprimento digamos final do tempo da lei, pois ele mesmo não foi contado como participante Mat. 11:11-13.

    Bom, eu não vou me alongar demais, Clébio, está tarde pra mim.
    Vou comentar por agora só mais um detalhe importante sobre este verso de Lucas 16:16.

    Alguém já se perguntou por que Jesus após citar isso sobre a lei, 17 E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.

    Ele cita isso:

    18 Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também.


    Eu não vou dizer que este tipo de reflexão aqui que na verdade é uma revelação minha ou de alguém, pois na verdade quem revela a Bíblia é o Espírito Santo. Acontece que todos os leitores irão concordar que Jesus fugiu completamente do contexto........depois disso ele já começa a citar a parábola do rico e Lázaro. Então porque Jesus citou esta parte exclusiva no verso 18?!

    Paulo em Espírito revelou veja: Atenção nos grifos.

    Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
    Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
    De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
    Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
    Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
    Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
    Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
    Romanos 7:1-7


    Percebeu o a ligação que tem a citação de Jesus sobre a ligação do homem com a mulher no casamento com a revelação de Paulo?
    Todo homem que vive e está fora de Cristo, será julgado e condenado pela lei. Em contraste Cristo vem para nos salvar. Enquanto vocês adventistas dizem que em Cristo cumprimos as leis, eu descordo e digo que em Cristo estamos libertos da lei, e com base bíblica.

    Eu até gostaria de comentar mais alguma coisa sobre seu post Clébio, e também sobre a observação do Valdomiro, mas está tarde, vamos ver se amanhã Deus me permite sobrar algum tempo.

    Graça e paz!
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Stanley K Ter 29 Set 2015, 00:40

    A paz do Senhor Jesus!

    Vasuilvan a paz!

    Rapidinho!

    É errei sim, mas não é lá pra você se envergonhar, Moisés quebra estas do dedo de Deus e depois escreve outras, por isso eu escrevi inspirado.

    Graça e paz!
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Tzaruch Ter 29 Set 2015, 03:31

    .
    Resposta à Mensagem Nº26

    Olá Vasuilvan.

    Vasuilvan escreveu:
    Vasuilvan escreveu:  Sim, e não...

    Tzaruch
    Sim e não, não é resposta objetiva, e o próprio verso fala do assunto.

    Vasuilvan
    Sei que você entendeu que o sim foi para uma pergunta e o não para a outra pergunta. 

    A única coisa que ficou entendida é que você diz sim para umas coisas e não para outras,
    e faz isso por si mesmo, e não porque esteja escrito.

    Vasuilvan escreveu:mas no teu caráter questionador não existe a possibilidade de aceitar isso de bom grado, mas,
    discordar, é disso que você precisa...

    Vasuilvan, assente os pés na terra, não caia nos mesmos erros dos restantes, os quais
    quando são questionados partem para ofensas pessoais, acabando por incorrer em punições.


    Você está em um debate onde as regras permitem debater sobre ideias e não pessoas.

    Por isso se não quer ser questionado e se não aceita isso de bom agrado, tem boa solução,
    SIMPLESMENTE NÃO VENHA DEBATER


    Vasuilvan escreveu:
    Vasuilvan escreveu:Sim, nesse verso especificamente tratado nesse tópico, não aponta e não trata do que deve
    ou não prosseguir como prática no meio Cristão...

    Tzaruch
    Será
    Vasuilvan ??, mas uma pergunta que foi feita não abrangia só e unicamente esse verso,
    seria sim para você dizer o que da Lei do AT deve continuar a ser cumprido.

    Vasuilvan
      Sim, isso mesmo. Eu decidi ser obediente a Cristo, quando ele determinou que nada
    deveria retirado ou mudado da sua santa lei...

    A sua suposta obediência a CRISTO arrasta os ensinamentos da Lei de Moisés, e por isso você
    continua a cumprir com mandamentos NÃO FALADOS POR JESUS CRISTO.  


    Vasuilvan escreveu:Tzaruch-
    E o que será para você "durar" ?

    Vasuilvan
       Essa palavra significa uma ideia de prazo de validade de alguma coisa,

    Pois significa, mas como ela está escrita onde entra em conflito que os seus ideais,
    você
    simplesmente anula esse sentido, para poder falar o que não está escrito.

    E quando quer faz terminar o prazo de validade de alguns assuntos, mas quando
    não quer, já muda o significado para ser condizente com as suas ideias.


    Vasuilvan escreveu:mas equivocadamente inserida nesse contexto, para levar à bancarrota aqueles que estão
    propensos a discordar de Cristo,

    O seu grande problema é que não encontra nas palavras de JESUS CRISTO certas coisas que
    segue
    , e assim é você mesmo quem está a discordar de CRISTO.

    E pior ainda, é quando você escolhe os contextos onde pode inserir essa palavra.


    Vasuilvan escreveu:que afirmou que não veio anular a sua santa lei...

    Ao SENHOR teu Deus temerás; a ele servirás,
    e a ele te chegarás, e pelo seu nome jurarás. 

    Deuteronômio 10:20


    Isso que está escrito nessa Lei JESUS CRISTO anulou, ou vai dizer que não ?


    Vasuilvan escreveu:

    Vasuilvan escreveu:

    A minha mensagem é no sentido de tentar explicar ao Washington,
    que insiste em compreender que a palavra "duraram", está a apontar
    a caducidade de algum elemento da lei...

    Tzaruch-
    Você mesmo de seguida vai apontar caducidade de alguns elementos da Lei,
    mas depois vai manter outros que provavelmente não cumpre. (a confirmar)


    Vasuilvan
    Sim, isso mesmo. Os mandamentos em forma de ordenança foram substituídos pelo sacrifício de Cristo.

    Mas você antes acabou de falar que CRISTO não veio anular a Lei,, como então essas
    coisas da Lei foram substituídas ?

    Para você só muda uma parte e mantém o restante ?

    """NÃO MATARÁS""" ,,,, não é este um mandamento em forma de ordenança ?

    Na sua carne desfez a inimizade,
    isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças,
    para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, 

    Efésios 2:15

    O que foi afinal que JESUS na sua carne desfez ?,,, sabe dizer ?

    Vasuilvan escreveu:eu sei que você sabe disso, mas discordar é teu hobby..

    E você se não se controla nessas conversas acabará por mudar o seu hobby.

    Vasuilvan escreveu:
    Vasuilvan escreveu:

    Mas, sabemos que outros versos, esses sim, tratam especificamente da caducidade dos rituais
    de sacrifícios que foram praticados até que viesse o cordeiro Cristo...

    Tzaruch-
    E como você faz separação de elementos de uma Lei sobre a qual DEUS falou que ninguém
    podia acrescentar ou diminuir ?



    Vasuilvan-
    Usando a capacidade de raciocínio que Deus me deu, eu consigo identificar elementos diferentes,
    pertencentes a contextos diferentes e com propósitos diferentes.

    Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela,
    para que guardeis os mandamentos do SENHOR vosso Deus, que eu vos mando. 

    Deuteronômio 4:2


    A sua capacidade de raciocínio já falhou, esse versículo não lhe deixa margem de dúvida
    que você não pode acrescentar NEM DIMINUIR.


    Vasuilvan escreveu:Quando Deus fala que nada acrescentou, Ele acabara de proferir a sua santa lei aos Israelitas.  
    Daí por diate, o assunto passa a ser as outras leis e preceitos...

    Antes falou de mandamentos, agora quer separar chamando outras leis e preceitos ?

    Perante a lei você é culpado, primeiro porque diminuiu, e depois porque quem seguir a lei
    e quebrar um ponto é culpado de todos



    Chega-te tu, e ouve tudo o que disser o SENHOR nosso Deus;
    e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR nosso Deus,
    e o ouviremos, e o cumpriremos
    Deuteronômio 5:27


    Isso que fala de "nada acrescentou" não procede, porque eles não continuaram a ouvir
    com medo de morrerem, mas os mesmos falaram que cumpririam com tudo falado depois.


    Tu, porém, fica-te aqui comigo, para que eu a ti te diga todos os mandamentos,
    e estatutos, e juízos, que tu lhes hás de ensinar, para que cumpram na terra
    que eu lhes darei para possuí-la. 

    Deuteronômio 5:31


    E por eles temerem morrer Moisés ficou com DEUS, para ouvir todos os mandamentos,
    e estatutos, e juízos que deveriam ser ensinados,, em que todos seriam para cumprir.



    Guarda-te que não te esqueças do SENHOR teu Deus,
    deixando de guardar os seus mandamentos, e os seus juízos,
    e os seus estatutos que hoje te ordeno;
     

    Deuteronômio 8:11


    AMARÁS, pois, ao SENHOR teu Deus,
    e guardarás as suas ordenanças, e os seus estatutos,
    e os seus juízos, e os seus mandamentos
    , todos os dias

    Deuteronômio 11:1


    Não existe nenhuma separação, tanto estatutos como juízos e mandamentos eram 
    para cumprir, aos quais não podiam acrescentar NEM DIMINUIR.


    Somente você consegue fazer o que está escrito na lei para não fazer, e retira o que quer.

    Vasuilvan escreveu:
    Vasuilvan escreveu: Não tenho dificuldade em compreender que a lei específica sobre os rituais
    foi substituída e que os elementos de um  código civil que regia a nação de Israel
    ,

    não tem mais aplicação
    , a considerar que o Israel físico, agora tenha tornado-se espiritual,
    estando seus membros espalhado pelas diversas regiões e culturas deste planeta.

    Tzaruch-
    E onde isso está escrito ?


    Que você compreende assim já o falou, agora falta é você mostrar onde exatamente isso
    está escrito, e em quais textos foi anulado o que DEUS falou sobre não diminuir dessa lei.

    Vasuilvan.
    Essa lei, é a lei de Deus, composta de 10 mandamentos, que refletem o amor a deus e ao próximo...

    Primeiro você não respondeu à pergunta sobre onde isso está escrito,
    logo por ai as suas
    palavras perderam todo o sentido e valor.


    Segundo, você não conhece as escrituras, porque esses dez mandamentos nem falam de
    amor a DEUS nem ao próximo, nem tão pouco essa palavra está lá escrita.

    Os dois Grandes mandamentos que JESUS ensinou não refletem nem citam os dez mandamentos,
    mas sim outras palavras escritas em outros textos.


    Vasuilvan escreveu:Isso não é verdade nem como está a pensar,, confirme.

    Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos:
    Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
    Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis;
    nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 
    Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés;
    nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
    Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
    Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não;
    porque o que passa disto é de procedência maligna. 

    Mateus 5:33~37


    Vasuilvan-
      Que mandamento mesmo é esse, seria o de número 11, da santa lei de Deus.
    Desconheço-o totalmente entre os itens imutáveis da lei de Deus...

    É nessas palavras que você discorda de JESUS, o qual citou coisas da Lei e as modificou.

    Vasuilvan escreveu:
    Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
    Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas,
    se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

    E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
    E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
    Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 

    Mateus 5:38~42


    E o que tem a dizer sobre este relacionamento com os outros que foi mudado
    por JESUS e já não tem nada haver como era antes ?



    Vasuilvan
    E nada acrescentou, refere-se ao decálogoooooo

    Esse seu "nada acrescentou" é desculpa por querer separar o que não pode ser separado,
    e descumprir coisas de um todo mas que está escrito para não o fazer.

    Você bem tenta desviar quando não lhe convém o assunto,,,,olho por olho,
    e dente por dente é algum ritual Vasuilvan ?


    Isso é relacionamento com o próximo e mandamento, o qual você não quer ver que
    foi JESUS quem mudou isso.


    ((agora veja uma parte que você não respondeu,,, pois é demasiado complicado para você))

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
    Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem,
    fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;
    para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 

    Mateus 5:33~44


    E essa forma de amar que também inclui os inimigos, não mudou também isso
    em relação ao que era antes ?



    Em poucos textos já muito mudou e se apresenta diferente dessa Lei do AT,
    mas com certeza você vai inventar por ai alguma desculpa.


    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


    E você não comentou isto porque fala diretamente do relacionamento com o próximo,
    e que estando escrito na Lei JESUS mudou COMPLETAMENTE.

    Vasuilvan escreveu:Estes são alimento PUROS, os quais está escrito em Levítico para você comer.

    Confirma que come a locusta, gafanhotos e grilos ?

    Se você come está a cumprir com a lei dos alimentos, se não come está a descumprir

    E o irmão Ernesto, se assina por baixo das palavras do Vasuilvan, quantas vezes por semana
    come uns grilitos e uns gafanhotos ?

    Vasuilvan
      Sim, posso comer qualquer um destes alimentos, pois foi o Deus criador que me autorizou.

    Não é se você pode comer esses insetos, mas sim se você os come como está escrito, "isto comereis".

    Vasuilvan escreveu:Quanto os alimentos, estes eu não os como. Meu Deus os fez imundos e impróprios para o consumo humano...

    E qual é esse mandamento ?,,, será o 12º mandamento ?

    As suas ideias entram em conflito com elas próprias, primeiro quer distinguir tudo dos 10
    mandamentos,, e depois quando quer ainda junta mais outros assuntos a esses 10 mandamentos.


    Na verdade o seu problema é com o sábado, o qual JESUS não mandou nem ensinou
    a guardar como está escrito nesses 10 mandamentos e na lei.


    .
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Ernesto Ter 29 Set 2015, 09:59



    Stanley diz
    Agora na nova aliança em Jesus Cristo, o direito adquirido é de receber o E.S., nascer de novo (nova criatura), e se tornar como filhos, em Cristo. Agora sim estes homens convertidos com o E.S. abitando em sua vida, tem finalmente condições de cumprir as leis não somente conforme está escrito nas leis, todavia de maneira tal que a observância delas já não faz mas sentido pra eles.

    Ernesto responde;

    Stanley; eu sempre faço uso da vida pratica em minhas mensagens, porque a vida cristã não é o simples conhecimento da palavra, mas sim, o viver em Cristo. Eu olho para Jesus, e não para a lei. E sei que grande parte de meus irmãos Adventistas vivem o mesmo. E creio que o Vasuilvam também vive nele. O grande problema é que os irmãos de outras igrejas tem uma verdadeira fobia contra os Adventistas, só porque eles pensam diferente do que vcs.
    Nós nunca temos o sábado como um meio de Salvação, apenas fazemos uso da benção sabática que Deus nos dá, porque o sábado foi feito por causa do homem, ora, se Deus criou esse dia para ter aquele encontro com seus filhos, seriamos rebeldes se não fossemos a esse encontro, Eu não vou a igreja porque a lei diz que precisamos ir, Quando estou lá,eu nem me lembro que o sábado foi ordenado para ser guardado. A presença de Jesus é muito mais importante do que a lei, porque eu não sirvo a Cristo na carne, mas, no Espirito; Eu não tenho a lei como uma ordem, mas, uma oportunidade de estar com Jesus.
    Eu já falei muitas vezes e sempre volto a repetir, Eu não nasci na igreja Adventista, na minha adolecencia eu fui um membro de uma grande igreja pentecostal, e um irmão mais achegado era um jovem, no qual eu me espelhava e procurava imitá-lo, porque diziam que ele era um homem de Deus, e já possuía seis dons. Quando iamos as vigilias no alto do morro, e passavamos noites em oração, este irmão sempre estava do meu lado, e, suas orações, do começo ao fim, eram somente em linguas estranhas.
    Eu, com pouca experiência, achava que ele fosse a melhor companhia, pelo menos eu estaria também perto de Deus, assim como ele.
    Acontece que ele tinha uma namorada, e, ele a engravidou, quando foi para casar, ele fugiu para a fronteira do Paraguai. Depois de muito tempo ele voltou. A criança já havia nascido, mas a mãe criou o filho sozinha, porque ele casou com a colega da sua ex namorada.
    O pior de tudo ele se tornou o Pastor desta igreja, e a infeliz continuou sendo uma ovelha dele.
    E, ainda mais, a igreja o tinha como enviado de Deus, quando eu questionei sobre o erro dele. A igreja simplesmente usou aquele já bem surrado refrão: NÓS SOMOS SALVOS PELA GRAÇA E NÃO PELA LEI. Se Deus olhasse as falhas humanas ele não o teria cumulado de nove dons, Agora não eram mais seis, mas, nove dons que ele possuía. e as linguas estranhas era o hobbi dele.
    Foi então que eu me afastei da igreja pentecostal, e procurei a igreja que recebem os dez mandamentos como uma norma de vida cristã. Trago muitas recordações de lá, foi ali que dei meu primeiro passo ao lado de Jesus, e, acima de tudo recebi de coração aberto o Espirito Santo. Eu sempre me considerei, e, ainda me considero um Adventista pentecostal, ¨sem a balburdia das línguas estranhas¨.
    Eu acompanhei a distancia o fim deste irmão, depois, mais de 20 anos, ele foi expulso da igreja porque roubava o tesouro da tesouraria, e adquiriu fazendas e serrarias. Este foi o fim do aclamado homem de Deus.
    Pois é meu caro Stanley; tire esse preconceito azedo que tens contra os Adventistas, Eu sei que ainda há muitos deles que se apegam a lei, mas a maioria, o viver é Cristo; e tem a lei apenas como uma placa indicativa da direção certa. Jesus com a face ensanguentada e o corpo dilacerado abraça o pecador, e os dois olham para a cruz. Jesus diz: Meu irmão! Eu não te condeno, mas, vai, e não peques mais.

    Abraços Ernesto
    avatar
    Stanley K
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 757
    Idade : 43
    Cidade/Estado : Uberlândia - MG
    Religião : Cristão
    Igreja : Maranata
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 1815
    Data de inscrição : 19/02/2015

    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Stanley K Ter 29 Set 2015, 11:44

    A paz do Senhor Jesus!

    Valdomiro,

    É bom saber que no que tange o tópico estamos de acordo. Eu até considerei suas observações quanto à tradução, mas como eu disse ao Betho eu não vejo alteração significativa, por isso pra mim é válido a tradução da ACF, como sempre.

    Nobre irmão, você deve pensar: Se a lei e os profetas duraram até João, então, foi em João que a lei foi abolida e não em Cristo. É nisso que você acredita?

    Ai é que está. Nem mesmo dizer que a lei foi abolida eu concordo, pelo menos não nestes termos, nem até João e nem até Cristo. E quanto ao seu comentário especificamente falando, mesmo se apropriando do mesmo termo (abolir o qual eu descordo), ela foi abolida sim por Cristo como você sugere, mas não muda nada quanto à duração, foi até João. Isto é no sentido assim, como se João fosse o último dos moicanos, me perdoe por tal analogia, mas eu penso que veio a calhar.
    Podemos ainda ratificar isto neste verso:

    11 Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.

    Neste tempo dos moicanos (lei e profetas) um deles teve o papel mais fundamental de todos coordenado por Deus, João Batista, anunciar e apresentar aquele que encerrou o tempo da lei e dos profetas o Senhor Jesus Cristo que não é contado como participante desta dispensação, mas sim o cabeça, da dispensação do reino

    Nem mesmo o texteo de Mt. 11.13 pode ser entendido como João sendo o fim das profecias, a não ser que você acredite que depois de João não havia ou não há mais nada predito a se cumprir.

    Não, não é isso. Mas o fim daquela dispensação, o tempo da lei e dos profetas. Após Jesus, sei que na sua teologia você concorda que não estamos sob a lei, e não é levantado profetas nos moldes do A.T.. Atenção, eu não digo que não há dons de profecias, e logo alguém que possa ser usado por tal dom de profetizar, me refiro a profeta como ofício.

    Estou mostrando que a indução da tua versão de confiança, ACF, mais uma vez te conduz a uma interpretação errada das coisas.
    Então, como eu disse, ainda estou com ela, não vejo problemas no "duraram".

    O entendimento mais apropriado considerando a frase que se segue: “desde então é anunciado o reino de Deus” é que a lei e os profetas apontavam para Jesus e a partir dele (desde então) é anunciado o reino de Deus, sem indicar finitude seja da Lei ou dos Profetas com o aparecimento do Messias. O que se dará em outros momentos.

    Mas perceba que no meu entendimento eu dei um exemplo, João como o último dos moicanos, ele (João) por si mesmo não determinou nada, eu concordo contigo. Verifiquei algumas outras traduções e realmente não há problemas com o "duraram". Eu e você sabemos que uma tradução não pode mudar a ideia do autor na hora de traduzir, e conforme eu expliquei, não muda em nada a minha interpretação. Até mesmo com a sua sugestão acima eu posso concordar, a lei e os profetas apontavam para Jesus, e o último deste tempo foi João Batista.

    Bem, foram só algumas informações para ajudar na reflexão.

    E ajudou. Mas deu pra perceber que a sua dedução da minha interpretação teológica em relação ao verso frente a tradução ACF, não estava de acordo.

    Graça e paz!

    Conteúdo patrocinado


    A lei e os profetas duraram até João... - Página 2 Empty Re: A lei e os profetas duraram até João...

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 20:14