F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

+4
Edison
Maria Madalena
Rasabino
Marcelo Almoedo
8 participantes

Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um?

Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 4468

Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um? - Página 3 Empty Re: Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um?

Mensagem por Norberto Qui 11 Jun 2015, 09:51

.
    Participação do Aldo Mario Pedro Ferraro, sobre o tema, publicada em:
    https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/29521

Caros amigos

Lá pelos idos de 160 ou 170, Taziano o Sirio, juntou os quatro evangelhos em apeans um: o "DIATESSARON" (do grego dia=atravez e tessaron=dos quatro).

Mas o diatessaron não se tornou canônico.

Creio eu que o motivo principal seja de que a mesma história contada por quatro pessoas diferentes, em lugares diferentes, lhe dê maior credibilidade.

Além do que os estilos são muito diferentes. Considere-se também que os 3 evangelhos sinóticos descrevem quase a mesma coisa, já o evangelho de João é mais "poético".

fraternalmente, Aldo

.

Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um? - Página 3 Empty Re: Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um?

Mensagem por Norberto Qui 11 Jun 2015, 09:56

.
    Participação do Valdecir Pereira, sobre o tema, publicada em:
    https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/29523

Há certos momentos quais não parece que devo me sentir alegre ou,nem mesmo feliz por poder participar das elucidações de algumas indagações trazidas aqui. No fundo mesmo, eu não sei se ao deparar me com estas: "Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um?"

Devo é dizer que é mais garantido que me vem primeiro um sentimento de dó, seguido logo de uma estrema vergonha, e acaba culminando na convicção de que não é isto nenhuma razão para me deixar escandalizar. Afinal, essa ilha de questões, elas tendem a surgir  em cumprimento ao texto que se lê em  Hebreus 5.12-14.

O capítulo 6 da carta aos Hebreus, ainda que não gostem, já inicia exortando, penso que Deus ou seu Filho aos analfabetos, ambos podem até relevar, ao contrário disto se dá para com quem usufruiu de pré escolar, seja, jardim de infância, aprendeu ali  a contar desenhar, os sons e significados deles e das letra, aprendeu ajuntá-las, aprendeu escrevê-las, todos os rudimentos extraído da índole do nosso idioma.

Antes de chegar ao terceiro ano do ensino médio, haverá de ter ouvido muito a respeito dos pontos cardeais:  http://http://www.todamateria.com.br/pontos-cardeais/  Ora! O íde do Mestre (Mc 16.15) determina que o seu Evangelho deve chegar até (At 1.8 ) os CONFINS da terra. Mas será que ainda resta duvida de como definirão ou como conferir, melhor dizer como irão aferir "pontos cardeais" + "CONFINS da terra"? Sim a Bíblia tem onde esclarecer isto, leia: Isaías 11.12.
    Ainda não é esta a maior perola qual mais esta vez venho postar e deixar aqui. Provavelmente menosprezarão levianamente a resposta aqui agora apresentada, ou senão dirão que desta já sabia.Porém, como é que ainda poderiam afirmar com tamanha altivez, sabendo quem foi que plantou a indagação: "Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um?"

Ainda poderia com mais algumas linhas, fazer isto ficar muito mais explicado, assim acredito que não convém, pois melhor cada um mastigar esse biscoito, ao invés de já recebê-lo mastigado. Coloco-me a disposição, no caso de ter quem prefira obter mastigado mesmo, rsrsrs...

Irmão em Cristo: Valdecir Pereira.

.
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Número de Mensagens : 6377
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 196
    Pontos de participação : 11808

Mensagem por Marcelo Almoedo Sex 12 Jun 2015, 00:10

Boa noite

Valdecir se eu te dissesse que eu acredito na existência de lobisomens, vampiros, etc.. você pensaria que eu era louco, não é mesmo. A ideia de deuses só parece "normal" para você, porque você se acostumou com a ideia que foi condicionado e influenciado deste de criancinha. Mas, pare e pense sobre isso, o que você realmente está sendo solicitado a acreditar? Animais falantes e homens caminhando sobre a água e as pessoas sendo transformadas em sal? Há uma palavra para isso; magia. Isso é o que é MÁGICA. A Bíblia é uma coleção de contos mágicos. 
    É por isso que eu não acredito em Deus. Eu tenho mais de 12 anos de idade, parei de de tomar gagau (leite) a muito tempo eu não acredito mais em em mágica.

A bíblia realmente diz muita coisa. Se você acredita nelas siga-as e acredite sem contestar ou questionar, pois se você começar a contestá-las se tornará como eu...Um ateu.

Almoedo
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
    Número de Mensagens : 7524
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16406

Mensagem por Tzaruch Sex 12 Jun 2015, 05:05

.

Pergunta do tópico

----Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um?---

E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno,
    para o proclamar aos que habitam sobre a terra,
    e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,

Apocalipse 14:6

Esse APENAS UM , é o EVANGELHO ETERNO que falta proclamar aos que habitam sobre a terra.

Tenha paciência, tudo tem o seu tempo.
    .
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17740

Mensagem por Norberto Sex 12 Jun 2015, 10:50

.
    Participação do Pr Bleyner Cavalcante, sobre o tema, publicada em:
    https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/29527

Bom dia!

A verdade e que são apenas um Evangelho, escrito por quatro pessoas, sendo dois apóstolos MATEUS e JOÃO, e dois discípulos JOÃO MARCOS e LUCAS.
    Cada um escreveu para um povo ou nação:
    Mateus escreveu para os Judeus.
    Marcos escreveu para os Romanos.
    Lucas escreveu para os Gregos.
    João escreveu para todos as nações ou seja Universal.

Conclusão: SÓ EXISTE UM EVANGELHO E NÃO OUTRO.

2 cor 11.4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.

Gl 1.8-9 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
    9 Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Ap 14.6 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.

Espero que tenha-os ajudado.
    Abraços

Pr. Bleyner Cavalcante

.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto Sex 12 Jun 2015, 10:51

.
    Participação do Lucas Filho, sobre o tema, publicada em:
    https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/29529

Para ver se o povo acredita Nele ou não. Pois "temos 04 chances" de acreditar, pois não haverá desculpas naquele dia.

Lucas Filho

.
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo Sex 12 Jun 2015, 22:54

Boa noite

A questão aqui é: Quem decidiu e quais foram os critérios estabelecido para reivindicar quais os livros que você deveria acreditar e os que não?

Almoedo
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch Qui 18 Jun 2015, 23:26

.
    Olá Marcelo.

E porque está tão preocupado com essa questão ?

,
    Goncaze
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Status : Status :D
    Número de Mensagens : 580
    Cidade/Estado : Cuiabá/MT
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Igreja
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1872

Mensagem por Goncaze Sex 19 Jun 2015, 00:14

Marcelo Almoedo escreveu:Boa noite

No Novo Testamento, temos a história e os ensinamentos de Jesus que são registradas em quatro Evangelhos por quatro apóstolos diferentes.

Por que Deus nos deu quatro Evangelhos, em vez de apenas um?

Pastor Almoedo

Parabéns, Marcelo, por este tópico tão interessante! Antes de prosseguir, preciso dizer que não li as participações posteriores à mensagem de abertura do tópico.

Imagino que Deus seja certeiro no resultado de seus planos, pois afinal, ele é ou não é o Todo Poderoso? Então, meu caro, o que poderia explicar o fato de serem 4 evangelhos em vez de um somente?  Se me permite, vou reverberar este ponto de interrogação com mais questões à semelhança da primeira:

1 - Por qual motivo 12 apóstolos em vez de um?
    2 - Por qual razão 4 evangelhos e não 12?
    3 - Por que Cristo morreu com 33 anos e não 66?

A minha resposta (até o momento transitória, isto é, estou aberto para mudar de opinião) é que isto não importa, porque o resultado final será o pretendido desde o início. É como se fosse um princípio fundamental da vontade de Deus, é uma espécie de lei da inércia.

Vamos usar novamente o poderoso recurso da analogia, muitas vezes usada por Cristo em forma de parábolas. Não, não meus caros colegas, não estou afirmando que a seguir vou usar parábolas. Apenas uma singela analogia do que acabei de conceber, conceitualmente, no que diz respeito ao princípio fundamental da vontade de Deus.

Portanto, imagine que a vontade de Deus é realizada semelhante ao rolar de uma bola a partir do topo de uma montanha ou do topo de uma longa estrada íngreme. A vontade é que a bola chegue ao seu destino final que é lá embaixo quando a mesma finaliza o seu movimento. Essa bola está livre para seguir diversos caminhos e ela não fará sua descida com movimento retilíneo, porém, chegará ao seu destino.

Todavia, qual trajetória ela fará ao descer? Meus amigos, quem é que sabe, senão, o próprio Deus? Ele sabe, mas, nós como espectadores e expectadores, não sabemos e permanecemos assim, na expectativa e assistindo a trajetória da bola e da vontade Deus.

Espero ter contribuído!

- Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo Sex 19 Jun 2015, 08:22

Bom dia

Na igreja primitiva havia vários movimentos cristãos, na verdade, havia muitos escritos diferentes e circulavam entre elas, e muitas tradições sobre os ditos de Jesus. Alguns dos líderes estavam preocupados em dizer: "Bem, qual desses escritos podem ser lidos na igreja? Quais são os corretos? Quais são os melhores?" E Irineu, o líder (Bispo) de uma igreja na França por volta do Seculo II, declarou que "Os hereges se gabam de que eles têm muitos mais evangelhos do que realmente existem. Mas realmente eles não têm nenhum evangelhos que não estão cheios de blasfêmia. 

segundo Irineu, na verdade, são apenas quatro evangelhos autênticos. E isso é obviamente verdadeiro, porque há quatro cantos do universo e há quatro pontos cardeais, e, portanto, não pode haver mais de quatro evangelhos autênticos.

Agora, hoje, os estudiosos do Novo Testamento não iria concordar com Irineu, porque nós não sabemos quem escreveu os evangelhos que chamamos de Mateus, Marcos, Lucas e João , mais do que nós sabemos quem escreveu o Evangelho de Tomé, Felipe, Maria Madalena etc.... Eles estão todos atribuídos a discípulos de Jesus, mas nós realmente não sabemos quem os escreveu. E nós não sabemos se eles vieram como as fontes mais antigas ou não.

Portanto, sua salvação hoje dependeu que alguém  em um tempo passado que decidiu para toda a humanidade quais os livros que você deve acreditar e os que não...... simples assim.

Almoedo
    Goncaze
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Status : Status :D
    Número de Mensagens : 580
    Cidade/Estado : Cuiabá/MT
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Igreja
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1872

Mensagem por Goncaze Sex 19 Jun 2015, 09:59

Almoedo,

Então, no decorrer do debate você alterou o foco sobre quem determinou os 4 evangelho? Na primeira mensagem deixou transparecer que estava se referindo a Deus, mas, agora com esta outra mensagem o foco está nos homens.

Será que em vez de Deus "jogar dados", são os homens que fazem as apóstas? Assim, quando os homens jogam seus dados, Deus faz com que os resultados sejam da sua própria vontade divina? Nesse ponto de vista, quando os homens escolheram 4 evangelhos excluindo-se os demais, haviam feito a vontade/permissividade de Deus?

Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch Qua 08 Jun 2016, 23:48

.

Olá a todos.

E você que é crente,,, escolheu algum dos "4" supostos evangelhos,

ou escolheu a todos como um só evangelho ?

.
    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto Qui 09 Jun 2016, 10:46

.
    Eu, particularmente, sempre recebi os 4 como sendo 1 Evangelho.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch Sáb 11 Jun 2016, 03:21

.
    Olá Norberto.

Certo, somente 1 Evangelho.

(-( EVANGELHO--- É uma palavra de origem grega que significa "Boa-nova".)-)

-boas-novas eternas-
    E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno,
    para o proclamar aos que habitam sobre a terra,
    e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,
    -Apocalipse 14:6-

E quando forem proclamadas as Boas-novas ETERNAS, ainda continuará a ser só um (1) Evangelho ?

.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch Dom 07 maio 2017, 23:27

.
    Olá a todos.

5) Os tópicos que não receberem nova resposta por 360 dias, terão sua exclusão automática pelo sistema.

Esta mensagem é só para evitar que o sistema apague o tópico após os 360 dias.

Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um? - Página 3 P_up_en
    Betho
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Status : Usuario Excluido
    Número de Mensagens : 1086
    Cidade/Estado : BRAZIL
    Religião : Igreja
    Igreja : Apostolica

Mensagens Curtidas : 33
    Pontos de participação : 2883

Mensagem por Betho Qui 18 maio 2017, 16:40

Marcelo Almoedo escreveu:Boa noite

....
    Para João, Jesus é Deus no Trino, a festa de casamento em Caná (água virou vinho) e seu primeiro milagre, Jesus trabalha e cura no dia de sábado, alimenta a multidão, O pão da vida, ele ensina no templo, o Jesus é  luz do mundo, cura o homem cego de Siloé, tri-unidade de Deus, da morte de Lázaro, Jesus reza o Pai Nosso, Jesus lava os pés dos discípulos, os seus Mandamentos, Pedro nega Jesus, Jesus orar por seus discípulos, Crucificação,.....etc...... .

....
    Pastor Almoedo

Descobri isso a pouco tempo, e parece-me, pelo que pesquisei, ser um consenso geral, inclusive, admitido em alguns comentários exegéticos de religiões monoteístas, ditas extremistas por alguns, ainda que pessoalmente, não faça este tipo de juízo de valor.

Estou querendo pesquisar sobre o Evangelho Q, os ebionitas, etc, há livros em português sobre o assunto. Como surgiu o evangelho de "joão", qual autor?
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch Seg 13 maio 2024, 00:07

Olá a todos.

5) Os tópicos que não receberem nova resposta por 360 dias, terão sua exclusão automática pelo sistema.

Esta mensagem é só para evitar que o sistema apague o tópico após os 360 dias.

Porque Quatro Evangelho e não Apenas Um? - Página 3 P_up_en

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 26 Nov 2024, 00:39