Boa tarde Prof. Azenilto
Quanto a sua colocação:
"Talvez o problema do Nakadomari seja que ele tenha se “esquecido” da definição bíblica de “pecado”. A Bíblia ensina, o que se verifica em diferentes traduções internacionais, que “pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4)."
Só está em pecado quem está sujeito a lei. Não exite homem capaz de cumprir toda a lei e ser justo diante de Deus, e quem tropeça em um só ponto é culpado em todos, por isso não há diferença, "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus", "não há um justo, nem um sequer". Só Cristo cumpriu toda a lei, e só através da Graça de Cristo somo justificados por Ele, onde somos libertos da lei.
Romanos 4
4 Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5 Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
Quanto a colocação abaixo:
"Claro que pecado é a transgressão da LEI DE DEUS. Essa “lei de Deus” é referida por Paulo em Romanos 7:25 como sendo a que tem em sua mente visando a observá-la. E ele a identifica como aquela que traz o preceito “não cobiçarás” (vs. 7, 8'). E diz que essa lei É (notem que não diz 'era') santa, justa, boa, espiritual, prazenteira (vs. 12, 14, 22)."
Romanos 7
4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
5 Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.
6 Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.
7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
- A lei nos trás ciência dos pecados e consequentemente a necessidade que temos de Cristo.
- “Não cobiçarás” é o 10º mandamento dos dez, o que prova que Paulo se refere à lei na sua totalidade, em momento algum, no novo testamento, é seccionada em “moral”, “cerimonial” ou outra classe. Definitivamente na nova aliança, segundo as sagradas escrituras, a justificação não é pela obediência aos dez mandamentos.
Como já respondi em mensagem particular, Cristo não veio abolir a Lei, Ele cumpriu toda ela. A lei esta em pleno vigor e é para o que não aceita Cristo, pois este etá sujeito a ela:
"Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores..."(I Timóteo 1:9)
Veja aqui Cristo dizendo que cumpriu e pedindo para que cumpram o Seu mandamento.
João 15
10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.
12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
Cristo está no Pai e o Pai nele (João 14:10), Nós devemos estar em Cristo, único caminho, único intercessor, como na parábola da Figueira Verdadeira onde somos varas ligadas a Ela. Não conseguimos ir ao Pai por não sermos capazes de cumprir a lei, mas Cristo a cumpriu e nos aliviou o fardo, nos deu descanso e só nos pediu o seguinte:
João 13
34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Romanos 13
8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Gálatas 5
14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
I Coríntios 13
1 Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
2 Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
3 E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
4 O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
9 porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
10 Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
12 Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
Sobre essa colocação:
"E Paulo recomenda naturalmente aos cristãos de Éfeso e Roma os 5o., 6o., 7o., 8o., 9o. e 10o. preceitos do decálogo (Efé. 6:1-3; 4:25-31; Rom. 13:8-10)."
Como visto acima, o amor ao semelhante é intersecção entra as duas alianças, mas claro com uma diferença, porque para "Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei."(Hebreus 7:12), nada do que era feito na antiga aliança pode ser igual na nova, pois são sombras das coisas futuras. A diferença é que se amava para cumprir o mandamento da lei, mas na nova aliança o amor é um dom (I Coríntios 13). Deus por Jeremias já havia dito que: "Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração..."(Jeremias 31:33), e Ele o fez por Cristo. Com o Espirito Santo que abita em nós, que é Consolador que Cristo havia prometido que enviaria, existe a revelação dos dons Espirituais (dentre ele o dom Supremo do amor segundo I Coríntios 13) e assim se cumpriu a profecia.
Romanos 13
8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
- “Com efeito”, como resultado, consequentemente, ou ainda, automaticamente, cumprirá os mandamentos reverentes ao amor para com o próximo, o novo mandamento de Cristo, intersecção entre as duas alianças.
Citarei mais um que você não colocou, porém dito por Cristo:
Mateus 19
16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?
17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
- Cristo citou somente os mandamentos referentes ao amor para com o próximo, mesmo que o jovem amava mais o dinheiro que a Deus (Mateus 6:24), porque pregava a nova aliança que começaria a partir da sua morte.
Sobre esta outra colocação:
"Agora, vejam como o Nakadomari cita o COMECINHO de Romanos 7, omitindo todo o contexto. Ele precisa se lembrar daquele dito de que “um texto fora do contexto é pretexto para heresia”. . ."
90% do estudo que postei são citações bíblicas e tudo contextualizado com os comentários. Acredito que tenha lido com pré-disposição a nega-lo, julgando já ter alcançado o conhecimento pleno sobre o assunto. Percebi que tanto as "40 Perguntas" quanto as respostas que tem me dado, usa citações de livros "paralelos" e não das Escrituras, e mais justifica passagens bíblicas que "parecem estar opostas" do que usa citações nas Sagradas Escrituras para defender sua crença. Este excesso de filosofia e escassez de referência bíblica não seria um sinal de algo errado?
Paulo adverte muito sobre "vãs filosofias", "doutrinas carnais", quem está mais vulnerável a elas?
"Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo."(II Coríntios 11:3)
Quanto as citações:
de tais mentes nada modestas e pessoas renomadas, e diria que "Deus revelou aos pequeninos e ocultou ao sabios" (Mateus 11:25), ou seja, grau de intelectualidade não significa nada, segundo as Sagradas Escrituras. Até porque se a interpretação é Espiritual, vem direta da Fonte, e não da razão do homem.
Todos os rabinos escolhiam os mais letrados e intelectuais discípulos, mas Cristo escolheu pescadores para serem seus discípulos, e se usou destes para nos passar a informação de maior importância p/ o homem, a boa nova, da nova aliança, o evangelho verdadeiro....
Paulo foi muito intelectual, e antes da revelação de Cristo em sua vida, perseguia os cristão. Seu grau de instrução não lhe foi sufuciente para ver as verdades de Deus, antes de Cristo se revelar.
"As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (I Coríntios 2:13-15)
Creio que o fórum seja imparcial e todos tem liberdade de expor suas crenças, é o que está no slogan, com o intuito maior que agregar conhecimento por meio destes estudos e debates.
Não estou atacando ninguém, só estou expondo minha crença, ninguém é obrigado a acreditar.
Meu objetivo não é ganhar o debate e sair por cima da situação. Estou a serviço do meu Deus que ensina assim:
João 13
34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Criticas pessoais e multidão de ataques na tentativa de rebaixar alguém? Isso por ventura é amor? Cristo ou os os apóstolos agiam assim? Observe a frequência deste mandamento "...ameis uns aos outros...", e veja a suprema excelência do dom da Caridade ou Amor em outras traduções (I Coríntios 13).
Tratar com descaso a criação ofende o Criador.
Que Deus abençoe a todos, e derrame sobre nós abundantemente seu Espírito.
Última edição por Nakadomari em Seg 20 Abr 2015, 14:44, editado 1 vez(es)