Bom dia Vasuilvan, Graça e Paz MEU IRMÃO!
Vasuilvan escreveu:rasabino, crendo como você crê, posso então fechar minha bíblia e aguardar essa obra do Espírito santo???
No que tange a consciência entre o que é certo ou errado, puro ou impuro, amor ou pecado, SIM esta é uma obra do
Espirito
Santo de Deus!
Até Cristo, o único meio de ensino sobre o que seja pecado era feito pela Lei de Deus (e a Lei de Deus está dentro das escrituras que são mais abrangentes pois englobam toda Torah e tb a Tanach).
Assim, a Lei de Deus funcionou como um aio, um professor, um pedagogo sobre ensino de amor:
De maneira que a lei nos serviu (verbo no passado, não serve mais) de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Gálatas 3:24Mas Cristo disse:
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier (porque ainda não havia sido derramado conf. está na Tanach), convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. João 16:7-11E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito. Joel 2:29
E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; Atos 2:18
Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. Isaías 44:3
Nem lhes esconderei mais a minha face, pois derramarei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Ezequiel 39:29 Vasuilvan escreveu:Enquanto católico fiz isso por toda a minha vida e nada aconteceu.
Fez o quê? O que vc fêz? A obra de convencimento do pecado, da justiça e do juízo vem pelo Espirito, então o que exatamente vc fez? Tem algo para nós "fazermos"? De fato, seja lá o que vc fez, só impediu ação do Espirito em tua consciência!
Gilcimar escreveu:Jesus disse: Errais não conhecendo as escrituras e nem o poder de Deus ( Matheus 22:29)
Talvez o que te faltava Vasuilvan era conhecer as escrituras...
Vejamos com quem Jesus conversava:
No mesmo dia chegaram junto dele
os saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram...Mateus 22:23
O assunto não era a Lei! A Lei de Deus não fala em ressurreição, fala de pecado e de condenação. Mas a escritura (Tora e Tanach juntas) falam de ressurreição e daquele que tem poder para ressuscitar os mortos condenados pela Lei (como é o caso da mulher adúltera).
Portanto, erra o meu irmão Gilcimar usando um texto TOTALMENTE fora do seu contexto para tentar ajudar o Vasuilvan a não se convencer de pecado pelo Espirito Santo, mas continuar a usar a Lei para lhe guiar em amor!
Vasuilvan escreveu:Eu não sabia que adorar imagens era pecado, porque?
Mas vc disse que foi ensinado no catecismo católico, como pode dizer que NÃO SABIA?
http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap1_2083-2195_po.html
ESTÁ CLARO no catecismo católico que adorar imagens é contrário a Lei de Deus!
A ADORAÇÃO
2096. A adoração é o primeiro acto da virtude da religião. Adorar a Deus é reconhecê-Lo como tal, Criador e Salvador, Senhor e Dono de tudo quanto existe, Amor infinito e misericordioso. «Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto» (Lc 4,

– diz Jesus, citando o Deuteronómio (Dt 6, 13).
2097. Adorar a Deus é reconhecer, com respeito e submissão absoluta, o «nada da criatura», que só por Deus existe. Adorar a Deus é, como Maria no Magnificat, louvá-Lo, exaltá-Lo e humilhar-se, confessando com gratidão que Ele fez grandes coisas e que o seu Nome é santo (10). A adoração do Deus único liberta o homem de se fechar sobre si próprio, da escravidão do pecado e da idolatria do mundo.
Vasuilvan escreveu:R= Porque no "meu catecismo católico" não diz isso. Somente quando li a bíblia fiquei sabendo disso...
O teu "catecismo" não era católico! A igreja católica não proibia vc de consultar o catecismo e juntamenta com as referências bíblicas QUE ESTÃO NO CATECISMO estudá-lo, ou proibia?
Agora que respondi a suas questões, me responda: Será que fazer uma "dieta de santos" e deixar de descansar no domingo para descansar no sábado fez de vc uma pessoa melhor? Se fez, por que a sua família (católica) não viu esta diferença?
Por que as pessoas mudam de "placa" (católico para protestante, TJ´s para evangélico ou vice-versa, adventista para neo-pentecostal ou vice-versa) mas no fundo parecem que só trocaram a roupagem, o SER permanece o mesmo?
Também digo, na Paz...