F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+17
Antonio
Dangelo Borges
Clébio
Gilcimar
Janete
Elielson Ribeiro
Tzaruch
Ernesto
Marcelo Almoedo
Arcolino
Prof. Azenilto G. Brito
Norberto
DanAlves
Rasabino
Vasuilvan
Maria Madalena
Luiz da Rocha
21 participantes

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma


    Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1956
    Data de inscrição : 27/12/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Jefté Sex 02 Set 2016, 12:15

    Olá irmãos

    Olá Rasabino
    Paz!
    Quanto tempo, não?!!

    Eu creio e entendo que a alma seja a "vida" (na carne, ou da carne); porque existe também e muito mais a "vida" (do espírito e no espírito).
    E que, o que diferencia o homem dos demais animais da terra, é o fato de ele ter sido criado à imagem e semelhança de Deus!
    Esta é, no meu entender, a única diferença - e que diferença - por acaso não são eles, os homens, aqueles que foram amados de tal maneira a ponto de o Senhor Deus dar seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna?
    E, também creio que a alma (vida na carne) se tornou mortal por causa do mandamento do Senhor a ela.
    E que, a vida do espírito seja imortal, eterna; o que diferenciaria todos os seres celestiais dos mesmos homens (criados a semelhança do Senhor, mas numa vida da carne).
    A carne é mortal; o espírito não.
    Por isso mesmo também creio que o ser humano, tendo sido criado no princípio uma alma vivente (o que é nascido da carne é carne - e não espírito); creio então que o homem só pode ser também espírito, mediante e unicamente através do evangelho de Cristo.
    Antes, nunca que o homem fora espiritual, nem mesmo no Éden.


    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 2508
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Sex 02 Set 2016, 13:45

    Ernesto,

    Ernesto pergunta

    Onde está escrito que Lutero e Wesley estão perdidos, por serem batizados sómente em Nome do Pai e do filho e do Espirito Santo, e não em o nome de Jesus?[/size]
     
    Edison responde:

    Você não pode exigir cachos de trigo no momento que o trigo está brotando e nem quando a planta ainda está em crescimento.

     
    Ernesto diz:
     
    Mostre na bíblia onde Jesus dividiu a salvação do novo testamento em mais de um  principio básico quanto ao batismo? Se  até o tempo de Wesley e Lutero este batismo; Em nome do Pai, filho, e Espirito Santo, era válido para a salvação, então continua prevalecendo até hoje.

    Sei que você se incomoda quando lhe cutuco em relação ao dogma da trindade e ao batismo trino. O tema deste tópico é outro. É sobre alma, ou imortalidade da alma. Mas como o batismo está intrinsecamente ligado à salvação e consequentemente à Vida Eterna da alma, vou fazer uma rápido comentário.

    Lutero e Wesley não tiveram luz sobre isso. A restauração disso estava guardada para o dia da voz do sétimo anjo (Apoc. 10:7) que tocaria sua trombeta no período da era de Laodiceia.
    As eras de Lutero (Sardes) e Wesley (Filadélfia) - Apoc. 2 e 3, se restringiram apenas a REFORMA. A RESTAURAÇÃO estava prometida para Laodiceia que é a era atual.


     Não há lei bíblica que aponta uma mudança quanto as palavras pronunciadas no batismo. O batismo valido  é por  imersão total nas aguas, ( sepultados pelas aguas do batismo) e não nas palavras proferidas pelo batizador. A menos que nos mostres  no novo testamento que Deus achou  por bem  mudar a frase do batismo. Ou todos que foram batizados Em o nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo ( inclusive  os grandes herois da renascença Calvino, Wesley, Lutero, Jeronimo), estão salvos, ou os cristãos que viveram antes do século dezenove estão todos perdidos. Se quiseres; Tu os julgues.

    Os que morreram sem luz sobre o verdadeiro batismo apostólico, estão sob a misericórdia de Deus. Deus não leva em conta os tempos da ignorância (At. 17:30).

    E por falar em mudança quanto as palavras pronunciadas no batismo apresento a seguir um material elaborado por adventistas, que prá você que é um assíduo leitor e pesquisador literal, lhe colocará "pulga atrás da sua orelha" (rsrsrsrsrs)
    http://www.adventistas-historicos.com/arquivos/O_Batismo_da_Apostasia.pptx

    Aqui o conteúdo do slide 80 (Power Point):

    O que se segue é um registro verdadeiro de um batismo que aconteceu em Roma no ano 100 d.C.:

    [i]“O diácono levantou sua mão, e Publius Decius entrou pela porta do batistério.  De pé, da cintura para baixo dentro da piscina estava Marcus Vasca o vendedor de madeiras.  Ele estava sorrindo quando Publius entrou na piscina ao lado dele.  “Crês?”  Ele perguntou.  “Creio”, respondeu Publius.  “Creio que minha salvação vem de Jesus Cristo que foi crucificado por Poncio Pilatos.  Com Ele eu morri assim. Com Ele eu posso ter a Vida Eterna.”  Então ele sentiu braços fortes que o apoiavam quando ele se deixou deitar de costas na piscina (sendo imergido-Tradutor), e ouviu Marcus expressar nos seus ouvidos: “eu te batizo em Nome do Senhor Jesus”, quando a água fria se fechou por cima dele.”
    Revista TIME em 05 de dezembro de 1955.[/quote]


    Edison diz;

    Por que omitiu o inicio do versículo? Jesus se equivocou ao afirmar que é possível o corpo morrer sem que a alma morra?

     
    Ernesto responde:
     
    Eu omiti a primeira parte do verso porque eu também concordo que o homem  tem poder para matar apenas uma parte do homem;  porque o folego da vida pertence a Deus, Mas Jesus disse que ele tem poder  para deixá-los  como se nunca tivessem existido. Obadias 16,
     
    Volto a repetir;  Deus diz: Ernesto e Edison, vcs são pó e em pó vos tornareis.
     Eu lhe digo pela milionésima vez . O Folego da vida  é uma dadiva divina, mas, ela não tem vida própria em si sem o corpo fisico. Se fosse como tu dizes então Deus teria dito, O teu corpo vai perecer no pó da terra, mas, tu terá outro corpo no céu agora mesmo.
    Mas, Jesus disse que os mortos bons, e maus estão nas sepulturas,  e, eles ouvirão a voz do doador da vida, então sairão com seus corpos já revestidos com a imortalidade. Nunca existiu, nem existira um homem imortal, nós viveremos eternamente porque receberemos um revestimento imortal,I Cor.15:53, e não se esqueça, a nossa imortalidade está sempre subordinada ao nosso Pai celeste.


    Você quer restringir a alma humana a um fôlego, um hálito, um assopro de Deus. Fôlego todo ser vivente tem desde uma pulga até um dinossauro tem fôlego. Porem o espírito/alma humana tem uma consciência, um raciocínio, uma fé, que nos animais não tem. Um animal nunca reconhece se ele é mau ou bom. Ele não discerne isso. Só o homem tem essa capacidade porque isso está no seu espírito e a fé, ou seja, a revelação de Deus está mais dentro dele, ou seja, no seu lugar santíssimo, na sua alma.


    Edison diz:


    Meu corpo pode voltar ao pó, mas a minha alma estará no mesmo lugar de onde veio Moisés para fazer aquela reunião ali no monte com Jesus, Elias, Pedro, Tiago e João.

     
    Ernesto responde:
     
    Para Moisés reviver e aparecer no monte da transfiguração, foi preciso Miguel ressuscitá-lo Judas 9.
    Veja o contrasenso seu. Elias apareceu em corpo fisico, e Moisés em espirito?
     

    Abraços Ernesto

    Não tenho certeza se Elias estava em corpo físico, porque a imortalidade do corpo físico foi alcançada pelo calvário.[/quote]
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Sex 02 Set 2016, 16:53

    Ernesto responde:

    Para Moisés reviver e aparecer no monte da transfiguração, foi preciso Miguel ressuscitá-lo Judas 9

    Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda (Judas 1:9).

    Cadê o filho de Deus nesse versículo?

    Cadê a ressurreição de Moisés nesse versículo?

    avatar
    Walker
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 21
    Idade : 52
    Cidade/Estado : VNG
    Religião : Católico
    Igreja : Católica
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 53
    Data de inscrição : 01/09/2016

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Walker Sex 02 Set 2016, 18:27

    Olá,

    Ernesto escreveu:O assunto deste tópico é sobre a alma, se ela é imortal ou não, Os trinitarianos querem achar um, ¨ser¨ em nós, que tem vida própria e que seja imortal, e independente do nosso corpo, e que pode sair do corpo continuando a viver em outros lugares.

    O conceito de alma é pré-cristão, enunciado pela metafísica aristotélica e platónica, ambos referindo que todos os corpos (animais ou não) são formados matéria moldável e temporal e pela forma (aquilo que é) imutável e não sujeita ao tempo e espaço. Só no século XIII é que S. Tomás de Aquino introduz o conceito alma-corpo, incorporando na teologia cristã a metafísica grega.

    O conceito não é o de «um ser em nós» mas sim que o nosso ser (e de todas as coisas e animais) é um binómio matéria-forma (no caso humano corpo-alma). Ou seja, não existe «um ser vivo distinto em nós», mas é a alma que temos que faz de nós seres vivos, um ser vivo único e irrepetível aos olhos de Deus.

    Ernesto escreveu:  Eu me baseio no que a bíblia diz; Gen 2:7, Deus fez o homem do pó da terra, e soprou nele o folego da vida, veja, ele não soprou um ser vivo em nós

    Os escritores hebraicos de então recorreram aos estilos literários do seu contexto para indicarem que a nossa vida e individualidade provém de Deus, o «sopro» e o «fôlego» não podem ser entendidos de forma literal. É a descrição de gente simples para gente simples, que usa figuras literárias mais estendíveis para não prejudicar a mensagem. É o mesmo que se passa hoje, ao explicar a gravidade como a força com que a terra atrai os corpos em vez de entrar na deformação da malha espácio-temporal, menos compreensível pela maioria de nós.

    Ernesto escreveu:Não devemos confundir a alma, humana,com o Espirito Santo, que é divino porque este é um ¨ser¨vivo por natureza e independete.

    Sim, não devemos confundir alma humana com o Espírito Santo, mas Este não é um ser vivo. Um ser vivo é, como já referi, o binómio corpo-alma, o Espírito Santo não tem corpo.
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Sáb 03 Set 2016, 15:40

    Walker, e ainda tem um detalhe importantíssimo ali em Gen. 2:7, quando diz que o homem "passou a ser", ou "tornou-se", ou "se tornou".

    PASSAR = mudar, bandear-se, alterar-se, ir.

    TORNAR = transformar, converter, mudar, modificar, fazer-se, transfigurar, metamorfosear, transmudar.
    (http://www.sinonimos.com.br/)

    Em Gen. 1:27 o verbo CRIAR usado no texto (bara-hebraico) é diferente do verbo FORMAR (Yetser-hebraico) usado em Gen. 2:7. Segundo informações de sites da língua hebraica o termo "bara" é usado quando Deus cria a partir do nada. Já o termo "yetser" é usado quando Deus cria, ou forma, a partir de algo. No caso do homem diz a Bíblia que Deus o formou a partir da terra, do pó da terra.

    Agora, o que depreendemos quando a Bíblia diz que o homem foi criado (bara) à imagem e semelhança de Deus?

    Ora, Deus é um Espírito invisível. E como o Filho, o Logos, que saiu de Deus, que alem de criar todas as coisas (Col. 1:15-17) tinha uma imagem, ou seja, era uma Teofania que nada mais era do que Deus se fazendo visível lá atrás antes de todas as coisas. E essa Teofania veio atuando desde antes de todas as coisas até que atingiu o ápice da Sua visibilidade quando se encarnou através da Maria e se fez Jesus, ou melhor, Senhor Jesus Cristo, homem.

    Não tenho dúvidas que o homem Adão também fez o mesmo caminho, ou seja, foi semelhante e trouxe a imagem do Deus invisível.

    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Ernesto Sáb 03 Set 2016, 16:09

    Edison diz:
     
     E essa Teofania veio atuando desde antes de todas as coisas até que atingiu o ápice da Sua visibilidade quando se encarnou através da Maria e se fez Jesus, ou melhor, Senhor Jesus Cristo, homem.

    Não tenho dúvidas que o homem Adão também fez o mesmo caminho, ou seja, foi semelhante e trouxe a imagem do Deus invisível.

     
    Ernesto responde:
     
    Olá meu caro evoluista espiritual, Eu sempre ouvi falar sobre a evolução, mas, evolução de espiritos para mim é novidade. Explique melhor essa sua teoria.
     

    Abraços      Ernesto
    avatar
    Walker
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 21
    Idade : 52
    Cidade/Estado : VNG
    Religião : Católico
    Igreja : Católica
    País : Portugal
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 53
    Data de inscrição : 01/09/2016

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Walker Sáb 03 Set 2016, 22:15

    @Edison
    Edison escreveu:
    Agora, o que depreendemos quando a Bíblia diz que o homem foi criado (bara) à imagem e semelhança de Deus?

    Ora, Deus é um Espírito invisível. E como o Filho, o Logos, que saiu de Deus, que alem de criar todas as coisas (Col. 1:15-17) tinha uma imagem, ou seja, era uma Teofania que nada mais era do que Deus se fazendo visível lá atrás antes de todas as coisas. E essa Teofania veio atuando desde antes de todas as coisas até que atingiu o ápice da Sua visibilidade quando se encarnou através da Maria e se fez Jesus, ou melhor, Senhor Jesus Cristo, homem.

    Não tenho dúvidas que o homem Adão também fez o mesmo caminho, ou seja, foi semelhante e trouxe a imagem do Deus invisível.

    Olá,

    Não entendi. Cristo como teofania?
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Dom 04 Set 2016, 10:23

    Walker, sim isso mesmo. Uma Teofania. A imagem do Deus invisível. Era Deus vindo para atingir o máximo da Sua visibilidade em Jesus. Não segunda pessoa da santíssima trindade, mas sim Emanuel que é Deus Conosco.

    Então o homem, a obra prima de Deus, faz o mesmo caminho, o mesmo trajeto até nascer de uma mulher aqui nesta nossa dimensão. Jesus foi o primogênito dessa criação, que veio de dentro de Deus. Depois veio Adão e assim por diante até chegarmos aqui também.

    O que éramos então antes de nascermos aqui? Uma alma, uma teofania, exatamente como foi Jesus. Fomos criados à Sua semelhança e à Sua imagem.

    Em Gen. 1:26-27 fomos criados uma teofania (uma alma) à imagem e semelhança de Deus, o Deus que já naqueles tempo era expresso através de uma Teofania que em Maria recebeu um corpo e nos revelou o Seu Nome, SENHOR JESUS CRISTO.

    Adão recebeu seu corpo extraído da terra. Jesus recebeu Seu corpo extraído da terra, do pó, Maria.
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Dom 04 Set 2016, 10:54

    Ernesto escreveu:Edison diz:
     
     E essa Teofania veio atuando desde antes de todas as coisas até que atingiu o ápice da Sua visibilidade quando se encarnou através da Maria e se fez Jesus, ou melhor, Senhor Jesus Cristo, homem.

    Não tenho dúvidas que o homem Adão também fez o mesmo caminho, ou seja, foi semelhante e trouxe a imagem do Deus invisível.

     
    Ernesto responde:
     
    Olá meu caro evoluista espiritual, Eu sempre ouvi falar sobre a evolução, mas, evolução de espiritos para mim é novidade. Explique melhor essa sua teoria.
     

    Abraços      Ernesto

    Não diria evolução do espírito, mas sim evolução da revelação do Espírito (Deus), o mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos (Col 1:26).

    O "filho do Seu amor" é a imagem do Deus invisível desde antes de todas as coisas. Quando Deus começou a Se revelar, o primeiro passo foi se fazer uma Teofania, que Ele chamou de Filho do Seu amor, o Filho Palavra, o Logos, em quem estava toda a criação das coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Col 1:16,17).

    No princípio criou Deus o céu e a terra (Gênesis 1:1).

    Viu quem criou o céu e a terra? Foi Deus no Filho do Seu amor, que era uma Teofania, uma imagem Daquele que é invisível. Por isso só O vemos no Filho. Quem vê a Mim vê o Pai. O Pai que está em Mim é quem faz as obras, dizia Jesus. Disse mais Jesus; O Espírito da Verdade, o Espírito Santo, que o mundo não vê e nem o conhece, mas vós O conheceis.
    Por quê?
    Porque habita CONVOSCO como Emanuel (Deus conosco) mas estará EM VÓS (João 14:17). E assim foi a partir do dia de Pentecostes até hoje.
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Ernesto Dom 04 Set 2016, 16:41

    Edison diz:
     
    Quando Deus começou a Se revelar, o primeiro passo foi se fazer uma Teofania, que Ele chamou de Filho do Seu amor, o Filho Palavra, o Logos, em quem estava toda a criação das coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para eleEle é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Col 1:16,17).
     
    Ernesto responde:
     
    Olá mano amado; Esta sua interpretação de Teofania precisa ser revista; é bom que faças uma guinada de 180 graus; porque Teofania não é o que o irmão apresenta ser.
     
    Teofania é uma manifestação TEMPORÁRIA do ínvisivel  para o visivel, Exemplo: Os três anjos que apareceram á Abraão, eram por natureza seres invisiveis, mas, entraram em uma teofania para se tornarem visiveis a Abraão. O anjo do Senhor que apareceu a Maria, este anjo é invisivel em sua natureza, mas, apareceu em uma teofania, digamos, ele se fez visivel.
    Isto não aconteceu com Jesus, Jesus se fez carne, e não teofania. Porque Jesus não voltou mais ao seu estado primitivo, (de antes de se fazer carne) Ele ressuscitou em carne e ossos, Lucas 24:39, Também ascendeu ao céu visivel porque ele levou em si a forma humana, Atos 1:11 e 13.
    Eu concordo contigo que Cristo antes de se fazer carne ele praticou a teofania, o anjo do Senhor (que aparece tantas vezes em Zacarias) eu creio que era Cristo. Mas a aparição sempre foi temporaria, e não permanente.
    Quanto a Adão fazer o mesmo caminho, eu percebo que o irmão está correndo um sério risco de ofender a divindade. Colocar uma criatura (homem) no mesmo patamar divino é dizer que o barro; foi, é, e continua sendo Deus.
    Medite bem sobre a tua teoria, para não cair no desagrado divino;
     

    Abraços    Ernesto
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Seg 05 Set 2016, 12:30

    Ernesto disse:

    Eu concordo contigo que Cristo antes de se fazer carne ele praticou a teofania, o anjo do Senhor (que aparece tantas vezes em Zacarias) eu creio que era Cristo. Mas a aparição sempre foi temporaria, e não permanente.
    Quanto a Adão fazer o mesmo caminho, eu percebo que o irmão está correndo um sério risco de ofender a divindade. Colocar uma criatura (homem) no mesmo patamar divino é dizer que o barro; foi, é, e continua sendo Deus.
    Medite bem sobre a tua teoria, para não cair no desagrado divino;
    Abraços Ernesto

    Para não parecer que desviamos do tema, lembro que eu acredito que a nossa alma é a nossa casa celeste (IICor. 5:1), ou seja, uma teofania. Chamo de teofania porque não sei se há algum outro termo que poderia significar a nossa alma. Então chamo de teofania, com "t" minúsculo, para diferenciar de Teofania, com "T" maiúsculo.

    Você lembrou das Teofanias que vieram a Abraão em Gen 18, sendo um era Teofania e os outros teofanias e tiveram uma aparição quiçá de um dia ou algumas horas.
    Agora, note que as teofanias ali em Gen. 18, não eram aparições abstratas. Eram pessoas (apesar de teofanias) se assentaram, que comeram, beberam, lavaram os pés, etc. Note que um deles Abraão chamou de Senhor, apesar de serem "homens". Não tenho dúvidas que o Senhor ali era Cristo. Era Elohim mesmo "encarnado" numa Teofania.
    Lembre-se que eles se assentaram debaixo da árvore, por certo estava sedentos, cansados e famintos.

    Numa outra oportunidade Abraão se encontrou novamente com a Teofania de Elohim, desta feita sob a máscara (pessoa/persona) de um sacerdote eterno por nome de Melquisedeque. Este "homem" não constava na genealogia levita e não tinha princípio de dias nem fim de vida, contudo era sacerdote eterno do Altíssimo.
    Este Melquisedeque, a exemplo daquele dia nos carvalhais de Manre, também comeu e bebeu (pão e vinho) com Abraão.

    Como se processa isso no âmbito natural??? Não sei.

    O que aconteceu com o que eles comiam e bebiam na nossa dimensão terrena após voltarem para a dimensão espiritual??? Não sei.

    Minha mente natural, meu intelecto, meu raciocínio, encontra lógica nisso? Não.

    É algo razoável? Não.

    Porem algo dentro de nós crê. O que é isso que consegue crer em algo que nossa mente não entende? Essa é nossa alma, a nossa teofania, a nossa casa celeste de II Cor. 5:1.

    Não coloquei o homem no mesmo patamar divino. O que afirmo é que a criatura foi feita à imagem e semelhança do Criador. Isso quero dizer que assim como era Cristo antes de se encarnar em Jesus, era você antes de se encarnar em Ernesto.



    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Ernesto Ter 06 Set 2016, 10:53

    Edison diz:

    Você lembrou das Teofanias que vieram a Abraão em Gen 18, sendo um era Teofania e os outros teofanias e tiveram uma aparição quiçá de um dia ou algumas horas.
    Agora, note que as teofanias ali em Gen. 18, não eram aparições abstratas. Eram pessoas (apesar de teofanias) se assentaram, que comeram, beberam, lavaram os pés, etc. Note que um deles Abraão chamou de Senhor, apesar de serem "homens". Não tenho dúvidas que o Senhor ali era Cristo. Era Elohim mesmo "encarnado" numa Teofania.
    Lembre-se que eles se assentaram debaixo da árvore, por certo estava sedentos, cansados e famintos.

     
    Ernesto responde:
     
    Teofania não é  abstrata, Ela não é apenas uma sombra. É um personagem real que aparece em outra figura. ( Comparemos com uma teofania humana,) Um jogador que veste uma camisa de um clube, ele deixa de ser um Edison, e passa a ser conhecido como um jogador do Coritiba. rsrsrs. O Edison é o mesmo Edison, mas, agora ele é considerado um jogador de futebol.
     
    Edison diz:
     
    Para não parecer que desviamos do tema, lembro que eu acredito que a nossa alma é a nossa casa celeste (IICor. 5:1), ou seja, uma teofania. Chamo de teofania porque não sei se há algum outro termo que poderia significar a nossa alma. Então chamo de teofania, com "t" minúsculo, para diferenciar de Teofania, com "T" maiúsculo.
     
    Ernesto responde;
     
    Ledo engano; O chão onde pisas é areia movediça.  Alma (segundo a bíblia é a vida)  toda criatura  terrena é uma alma vivente.  Apoc. Leia com atenção  Gen.1:30, E a todo animal da terra, e a toda ave do céu, e a todo o reptil da terra, EM QUE HÁ ALMA VIVENTE, toda herva verde lhes será dado como mantimento. Agora leia  I Cor. 15:45, O primeiro homem ( Adão)  foi FEITO alma vivente, O ultimo Adão em  espirito vivificante. Não foi colocada uma alma, foi feito uma alma; pelo poder de Deus.
    Leia Lev. 24:17, 18: no original.
    “Caso um homem golpeie fatalmente qualquer alma (hebraico). né•fesh do gênero humano, sem falta deve ser morto. E quem golpear fatalmente a alma [hebraico, ( né•fesh) dum animal doméstico deve dar compensação por ela, alma por alma
    Aqui nós vemos que humanos são almas, também os animais são almas. Não deixa nenhuma dúvida que alma é o ¨ser¨ vivo, quer homens ou animais.
    Quanto ao verso de II Cor 5:1, esta passagem não tem nenhuma base que alguem suba ao céu imediatamente após a morte. A promessa de Paulo é que vivamos nesta esperança da vida eterna. Nós iremos ao céu por ocasião da volta de Jesus, antes disso ( Jesus disse que todos estarão nas sepulturas) João 5:28-29.Eu não vou deixar de acreditar nas palavras cristalinas de Jesus, para aceitar passagens que não são claras nestes argumentos.
     
     Edison afirma

    Não coloquei o homem no mesmo patamar divino. O que afirmo é que a criatura foi feita à imagem e semelhança do Criador. Isso, quero dizer que, assim como era Cristo antes de se encarnar em Jesus, era você antes de se encarnar em Ernesto.

     
    Ernesto responde;
     
    O irmão sempre quer se apoiar em passagens baseadas num sentido genérico. Se vc. quiser bater o pé sobre a passagem de Genesis 1:27,que o homem  foi  criado ëspirito¨ antes de ser formado do barro  então também deves aceitar o verso 28, que ordena eles se multiplicarem e encher a terra, e comerem do fruto da terra.  Então eu digo:  PROVE que o homem e a mulher  ¨espirito¨ viveram aqui e encheram a terra  com seus filhos ¨espiritos¨



    Abraços    Ernesto


    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Sex 09 Set 2016, 14:01

    Ernesto escreveu:
    Ernesto responde:
     
    Teofania não é  abstrata, Ela não é apenas uma sombra. É um personagem real que aparece em outra figura. ( Comparemos com uma teofania humana,) Um jogador que veste uma camisa de um clube, ele deixa de ser um Edison, e passa a ser conhecido como um jogador do Coritiba. rsrsrs. O Edison é o mesmo Edison, mas, agora ele é considerado um jogador de futebol.

    Opa!!! Começou a entender a Trindade. O Único Deus e Pai de todos nós, é (1)sobre todos, e (2)por todos e (3)em todos vós (Efésios 4:6).

    Uma hora Ele atua com "camisa" de Pai, outrora com "camisa" de Filho e também com "camisa" de Espírito Santo, mas sempre é o Único Deus e Pai de todos nós.


    Edison diz:
     
    Para não parecer que desviamos do tema, lembro que eu acredito que a nossa alma é a nossa casa celeste (IICor. 5:1), ou seja, uma teofania. Chamo de teofania porque não sei se há algum outro termo que poderia significar a nossa alma. Então chamo de teofania, com "t" minúsculo, para diferenciar de Teofania, com "T" maiúsculo.
     
    Ernesto responde;
     
    Ledo engano; O chão onde pisas é areia movediça.  Alma (segundo a bíblia é a vida)  toda criatura  terrena é uma alma vivente.  Apoc. Leia com atenção  Gen.1:30, E a todo animal da terra, e a toda ave do céu, e a todo o reptil da terra, EM QUE HÁ ALMA VIVENTE, toda herva verde lhes será dado como mantimento. Agora leia  I Cor. 15:45, O primeiro homem ( Adão)  foi FEITO alma vivente, O ultimo Adão em  espirito vivificante. Não foi colocada uma alma, foi feito uma alma; pelo poder de Deus.
    Leia Lev. 24:17, 18: no original.
    “Caso um homem golpeie fatalmente qualquer alma (hebraico). né•fesh do gênero humano, sem falta deve ser morto. E quem golpear fatalmente a alma [hebraico, ( né•fesh) dum animal doméstico deve dar compensação por ela, alma por alma
    Aqui nós vemos que humanos são almas, também os animais são almas. Não deixa nenhuma dúvida que alma é o ¨ser¨ vivo, quer homens ou animais.
    Quanto ao verso de II Cor 5:1, esta passagem não tem nenhuma base que alguem suba ao céu imediatamente após a morte. A promessa de Paulo é que vivamos nesta esperança da vida eterna. Nós iremos ao céu por ocasião da volta de Jesus, antes disso ( Jesus disse que todos estarão nas sepulturas) João 5:28-29.Eu não vou deixar de acreditar nas palavras cristalinas de Jesus, para aceitar passagens que não são claras nestes argumentos.

    O homem tornou-se alma vivente. Antes disso ele era apenas uma alma. Exatamente como era o Seu criador, Cristo o Logos de Deus.

    Se o teu grande desejo é morrer e ser resumido unicamente em um punhado de elementos químicos; Se isso está ardendo em seu coração, assim você será para.

    A igreja de Jesus vai para onde está Jesus porque assim Ele prometeu.

    E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (João 14:3).

    Jesus está no céu. Então é para lá que vamos até que Ele volte. E quando Ele voltar voltaremos com Ele (Apoc. 19).


    Ernesto responde;
     
    O irmão sempre quer se apoiar em passagens baseadas num sentido genérico. Se vc. quiser bater o pé sobre a passagem de Genesis 1:27,que o homem  foi  criado ëspirito¨ antes de ser formado do barro  então também deves aceitar o verso 28, que ordena eles se multiplicarem e encher a terra, e comerem do fruto da terra.  Então eu digo:  PROVE que o homem e a mulher  ¨espirito¨ viveram aqui e encheram a terra  com seus filhos ¨espiritos¨
    Abraços    Ernesto

    Era plano de Deus fazer um corpo de terra para o homem.

    Contudo, a procriação via sexo não está na vontade perfeita de Deus e sim na vontade permissiva.

    Jesus foi gerado por sexo? Não.

    Então, essa é a vontade perfeita de Deus.
    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Tzaruch Sex 09 Set 2016, 18:00

    .
    Olá Edison.


    Edison escreveu:Opa!!! Começou a entender a Trindade. O Único Deus e Pai de todos nós,
    é (1)sobre todos, e (2)por todos e (3)em todos vós (Efésios 4:6).

    Uma hora Ele atua com "camisa" de Pai, outrora com "camisa" de Filho e também
    com "camisa" de Espírito Santo, mas sempre é o Único Deus e Pai de todos nós.


    Isso é conversa do Atanásio, a Bíblia não ensina essas coisas.


    __Credo do Atanásio__
    15Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus;
    16No entanto não são três Deuses, mas um Deus.
    17Também somos proibidos pela religião católica de dizer: Há três Deuses, ou há três Senhores.




    Que também faz umas proibições às quais deve obedecer.
    .
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Sáb 10 Set 2016, 11:09

    Efésios 4:6 não tem nada a ver com o Atanásio e o Atanásio não tem a ver com Efésio 4:6.

    Tzaruch
    Tzaruch
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Na Paz.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 7496
    Idade : 51
    Cidade/Estado : Ilha
    Religião : DEUS
    Igreja : As 7 Igrejas
    País : Na Terra.
    Mensagens Curtidas : 131
    Pontos de participação : 16354
    Data de inscrição : 04/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Tzaruch Sáb 10 Set 2016, 13:47

    .
    Olá Edison.

    Edison escreveu:Efésios 4:6 não tem nada a ver com o Atanásio

    __Edison__
    Opa!!! Começou a entender a Trindade. O Único Deus e Pai de todos nós,
    é (1)sobre todos, e (2)por todos e (3)em todos vós (Efésios 4:6).




    Um só Deus e Pai de todos,
    o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
    -Efésios 4:6-


    De fato Efésios não tem nada a ver com trindade como você misturou
    nessa conversa que fez, porque esse "Um só DEUS" é também o Pai de
    JESUS CRISTO assim como é nosso Pai.

    Portanto não tendo Efésios 4:6 nada a ver com o Atanásio, também não
    teria nada a ver com essa trindade que está a falar.

    Edison escreveu:e o Atanásio não tem a ver com Efésio 4:6.

    Nem o Atanásio tem a ver com Efésios nem as seguintes palavras que
    você falou
    e que são imitação do Atanásio.



    ___Edison___
    Uma hora Ele atua com "camisa" de Pai, outrora com "camisa" de Filho e também
    com "camisa" de Espírito Santo, mas sempre é o Único Deus e Pai de todos nós.




    É um tal de "trocar" de camisa que não está escrito em nenhuma Bíblia.

    E no fim ainda quer apontar parte to texto do Efésios, falando de um
    único DEUS e Pai de TODOS,, esquecendo que JESUS não está
    incluído pois assim seria pai de si mesmo
    .


    .
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Ernesto Sáb 10 Set 2016, 17:46

    Ernesto escreveu:

    Teofania não é  abstrata, Ela não é apenas uma sombra. É um personagem real que aparece em outra figura. ( Comparemos com uma teofania humana,) Um jogador que veste uma camisa de um clube, ele deixa de ser um Edison, e passa a ser conhecido como um jogador do Coritiba. rsrsrs. O Edison é o mesmo Edison, mas, agora ele é considerado um jogador de futebol.

     
    Edison diz:

    Opa!!! Começou a entender a Trindade. O Único Deus e Pai de todos nós, é (1) sobre todos, e (2) por todos e (3) em todos vós (Efésios 4:6).

    Uma hora Ele atua com "camisa" de Pai, outrora com "camisa" de Filho e também com "camisa" de Espírito Santo, mas sempre é o Único Deus e Pai de todos nós.

    Ernesto diz;
    Chiiiiiiiii  já vens com essa de novo . Sendo Deus o Pai de todos, é Pai de Cristo também,  sendo ele sobre todos, isto prova que tem alguem abaixo dele, e se tem alguem abaixo não pode ser ele mesmo. Isto prova que o filho é dele, mas não é ele.
    Se o Pai vestisse também a camisa do filho então de qualquer maneira seriam duas pessoas, ou vc. acha que há ocasiões que Deus o Pai deixa de ser Deus, para assumir a posição de filho? Tu mesmo te contradizes, se Deus é Pai, então prova que ele tem filho, e se tem filho não é ele mesmo, mas o filho é outra pessoa, então são duas e não uma.
    Edison diz:
    O homem tornou-se alma vivente. Antes disso ele era apenas uma alma. Exatamente como era o Seu criador, Cristo o Logos de Deus.
    Ernesto responde;

    Vamos dividir a tua tese em duas partes, o homem só começou a viver depois que o folego da vida encontrou o barro como parceiro, os dois juntos formaram uma alma vivente, antes disso o folego não possuía vida propria. É como a luz eletrica, a energia existe, mas ela só se torna operante  ao contato com fisico.Veja como tu, te  complicas: No teu dizer é que a alma vivente é maior do que simplesmente uma alma, isto, (no teu entender) que, antes a alma não possuía vida.
     A alma humana é mortal, e, na morte, o termo alma  deixa de existir, os elementos que compõe a  alma se desagregam mas permanecem  sem vida, porque o folego da vida vinda de Deus volta para o manancial da vida, assim como o barro volta a virar barro, mas, ambos sem vida propria.
    Edison diz:
     
    Para não parecer que desviamos do tema, lembro que eu acredito que a nossa alma é a nossa casa celeste (IICor. 5:1), ou seja, uma teofania. Chamo de teofania porque não sei se há algum outro termo que poderia significar a nossa alma. Então chamo de teofania, com "t" minúsculo, para diferenciar de Teofania, com "T" maiúsculo.

    Erneso responde;
    Tu acreditas assim,  mas, a bíblia não te dá o respaldo para crer assim, A bíblia afirma que os mortos descansam no pó da terra, Então o que voltou a Deus é o folego que vivifica o corpo até então, mas, este, não tem vida independente em si, do contrario não seria uma pessoa,  mas, duas, uma dentro da outra.
    Tu te baseias em Hebreus 4:12, na qual Paulo afirma que a palavra separa a alma do espirito, Eu te pergunto; Qual dos dois possui vida, é o espirito ou a alma? Se ambos  fossem seres viventes com vida própria independente uma da outra, então de qualquer maneira teriamos dois seres independentes uma da outra que convivem em um só corpo de barro.
    Edison diz:
    Se o teu grande desejo é morrer e ser resumido unicamente em um punhado de elementos químicos; Se isso está ardendo em seu coração, assim você será para.
    Ernesto responde
    Se Deus me criou com este material ; por que eu vou rejeitá-lo? Eu estou satisfeito com ele, e sei que este corpo, quando ressuscitar, ressuscitará glorificado  porque será revestido com a imortalidade.mas não deixa de ser do pó da terra.
    Salmos 103:14; Pois, ele conhece a nossa estrutura, lembra-se de que NÓS SOMOS PÓ.
    Gen 3:19, ...Porquanto és pó e em pó te tornarás.
    Edison diz:
    A igreja de Jesus vai para onde está Jesus porque assim Ele prometeu.

    E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (João 14:3).

    Jesus está no céu. Então é para lá que vamos até que Ele volte. E quando Ele voltar voltaremos com Ele (Apoc. 19).


    Ernesto responde:
    Veja a tua contradição; dizes que vamos para lá até que ele volte, ora, se já estamos lá como pode ele vir nos buscar aqui na terra? Nós vamos ao céu sim, mas será com nosso corpo ressuscitado e glorificado.
    Edison diz:

    Era plano de Deus fazer um corpo de terra para o homem.

    Contudo, a procriação via sexo não está na vontade perfeita de Deus e sim na vontade permissiva.

    Ernesto responde.
    Se não fosse por sexo por que então ele fez macho e fêmea? Por que não nos criou sem sexo como criou os anjos?
    Ediso diz:

    Contudo, a procriação via sexo não está na vontade perfeita de Deus e sim na vontade permissiva.

    Jesus foi gerado por sexo? Não.

    Então, essa é a vontade perfeita de Deus.

     
    Ernesto responde;
     
    Parece que vc. entende que Deus criou o Adão, e se esqueceu de cortar uma parte do mijador, e Adão se aproveitou desse lapso e botou o dele  no mijador onde foi  esquecido de botar uma portinha. rsrsrs
     
    A missão dos dois é bem diferente. O homem foi criado com a missão de encher a terra, e Jesus veio com a missão de salvar os homens criados por Adão. E para salvar não precisa de sexo.
     

    Abraços     Ernesto

    Conteúdo patrocinado


    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma - Página 22 Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 26 Abr 2024, 04:26