F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+17
Antonio
Dangelo Borges
Clébio
Gilcimar
Janete
Elielson Ribeiro
Tzaruch
Ernesto
Marcelo Almoedo
Arcolino
Prof. Azenilto G. Brito
Norberto
DanAlves
Rasabino
Vasuilvan
Maria Madalena
Luiz da Rocha
21 participantes

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Gilcimar Seg 12 Jan 2015, 10:48

    O termo "ALMA"  é polissêmico e todos reconhecem isso..

    Gostaria de saber qual é o critério em que os Crentes na Imortalidade da Alma  usam para definir nos textos o significado  da "ALMA" que defendem na dita crença?


    Obs: A proposta do tópico é tratar o termo "ALMA" em si na aplicação da crença e não tratar a crença pois para isso já tem tópico...
    Luiz da Rocha
    Luiz da Rocha
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Nenhum/Nenhum
    Religião : Cristã
    Igreja : 1 Timóteo 3:15
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 4
    Pontos de participação : 228
    Data de inscrição : 18/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Luiz da Rocha Seg 12 Jan 2015, 16:08

    Uma base Bíblica pode ser interessante antes de se continuar o tópico. Logo no Genesis identificamos a oque é normalmente traduzido como alma na Bíblia, a palavra nepes (נפשׂ) que significa ser vivo que vem do Sopro da Vida:

    Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
    (Genesis 2:7 Almeida RA)

    No Genesis também identificamos a palavra Espírito como sendo Ruach (רוח)

    Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.
    (Genesis 6:3 Almeida RA)

    No Grego identificamos a palavra Espírito (Ruach) sendo traduzida como pneuma (πνεῦμα) e alma (ser vivo) como psychē (ψυχή).

    Inclusive alma (nepes) é utilizada para identificar todos os animais, todo ser vivo:

    E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.
    (Genesis 1:30 Almeida RA)

    Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência, e com todos os seres viventes que estão convosco:tanto as aves, os animais domésticos e os animais selváticos que saíram da arca como todos os animais da terra.
    (Genesis 9:9-10 Almeida RA)

    Da mesma forma psychē é utilizada no Grego, inclusive no Novo Testamento:

    Derramou o segundo a sua taça no mar, e este se tornou em sangue como de morto, e morreu todo ser vivente que havia no mar.
    (Apocalipse 16:3 Almeida RA)

    A alma que significa O Ser, é separada do espírito (Genesis 6:3), de acordo com as escrituras, sendo nós compostos por alma,espírito e corpo:

    O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
    (1 Tess 5:23 Almeida RA)

    o mesmo exemplo de desobediência. Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.
    (Hebreus 4:11-12 Almeida RA)

    E lemos que a alma (O SER) pode ser preservada após o corpo morrer:

    Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.
    (Apocalipse 6:9 Almeida RA)

    Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
    (Apocalipse 20:4 Almeida RA)

    Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.
    (Apocalipse 20:5 Almeida RA)

    porque não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
    (Atos 2:27 Almeida RA)

    Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
    (Salmos 16:10 Almeida RA)

    Acima,ambas as palavras sendo utilizadas (psychē no grego (Novo Testamento) e nepes no hebraico (Antigo Testamento))

    No próprio antigo testamento, verificamos que os mortos podem ser conjurados, inclusive sendo abominação diante de Deus:

    Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.
    (Deuteronômio 18:10-11 NVI)

    Quando disserem a vocês:“Procurem um médium ou alguém que consulte os espíritos e murmure encantamentos, pois todos recorrem a seus deuses e aos mortos em favor dos vivos”, respondam: “À lei e aos mandamentos!” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz
    (Isaías 8:19-20 NVI)

    Então, lhe disse a mulher:Quem te farei subir? Respondeu ele:Faze- me subir Samuel. Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul. Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês? Então, a mulher respondeu a Saul:Vejo um deus que sobe da terra. Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela:V em subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou. Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir?
    (1 Samuel 28:11-15 Almeida RA)

    E também despertados:

    O inferno, desde o profundo, se turbou por ti, para te sair ao encontro na tua vinda; despertou por ti os mortos e todos os príncipes da terra e fez levantar do seu trono a todos o reis das nações. Estes todos responderão e te dirão:Tu também adoeceste como nós e foste semelhante a nós.
    (Isaías 14:9-10 Almeida Revista e Corrigida)


    Diante dessas passagens me parece seguro entender que o Ser é/pode ser (consciente ou dormindo) preservado, até o juízo definitivo.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Gilcimar Seg 12 Jan 2015, 16:21

    Luiz da Rocha....

    Obrigado pela tua postagem embora ela não tenha respondido minha pergunta do tópico...

    Deixei uma observação assim: "A proposta do tópico é tratar o termo "ALMA" em si na aplicação da crença e não tratar a crença pois para isso já tem tópico"

    Você não respondeu a pergunta em si mas disse como todo mundo sabe como é a palavra no grego e hebraico....

    Eu quero saber com que critérios define  o significado do termo "alma" nos textos  segundo a crença de que ela seja parte do SER que se mantem consciente após a morte....

    Abraços..!
    Luiz da Rocha
    Luiz da Rocha
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Nenhum/Nenhum
    Religião : Cristã
    Igreja : 1 Timóteo 3:15
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 4
    Pontos de participação : 228
    Data de inscrição : 18/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Luiz da Rocha Seg 12 Jan 2015, 17:07

    Gilcimar, ou eu estou lendo bem errado a sua pergunta ou você não a está fazendo de forma clara o suficiente. Pois como procurei demonstrar, o SER, o seu eu, seu consciente, sua vida, é justamente o que a Bíblia chama de Alma (nas traduções). E é justamente essa Alma, essa sua identidade, pessoalidade, seu Ser é que é mantida, preservada depois da morte do corpo. Como pode ver nas passagens as pessoas são identificadas, como sendo elas mesmas, mesmo depois do corpo ter morrido. É justamente essa palavra, esse Ser que é claramente identificado no Apocalipse como sendo o Ser que será ressuscitado e não outra coisa.

    A minha resposta anterior, como anunciado no começo da mesma, procurou fornecer uma base para se encontrar o que realmente se entende por alma baseado apenas na Bíblia, para também demonstrar uma diferença que existe entre alma e Espírito.
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Maria Madalena Qua 14 Jan 2015, 06:09

    Bom dia a todos

    Eu creio na imortalidade do homem completo em sua essencia, possuidor de um corpo + alma + espírito.
    Homem eterno composto de corpo imortal, alma imortal, espirito imortal.

    Esse ser imortal viverá eternamente ou num estado de felicidade ou num estado de tormento.
    Pois Cristo efetuou a reintegração de todo ser humano (que havia desintegrado pelo pecado, separando suas tres partes); Cristo reintegrou o homem atraves da ressurreição, unindo novamente corpo+alma+espirito - de sorte que todos ressuscitarão para sempre e serão completos nessa essencia composta de tres partes.
    Quando eu digo corpo - estou dizendo sobre um corpo visível - feito de uma essencia visivel.

    maria
    avatar
    Vasuilvan
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3455
    Idade : 53
    Cidade/Estado : BRASÍLIA
    Religião : CRISTÄO
    Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País : BRASIL
    Mensagens Curtidas : 152
    Pontos de participação : 11116
    Data de inscrição : 17/11/2011

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Vasuilvan Qua 14 Jan 2015, 08:36

    ;;;;;;


      Sim Maria, mas isso, depois que cada um tiver passado pela experiência da ressurreição certo?...
    Prof. Azenilto G. Brito
    Prof. Azenilto G. Brito
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 652
    Idade : 79
    Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
    Religião : Adventista do 7o. Dia
    Igreja : Adventista do 7o. Dia
    País : EUA
    Mensagens Curtidas : 6
    Pontos de participação : 1800
    Data de inscrição : 20/01/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty EXATAMENTE 0 (ZERO)!

    Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito Sáb 17 Jan 2015, 22:20


    O que chama atenção na mensagem de Maria Madalena é a quantidade de textos bíblicos comprobatórios ao que ele explica--exatamente 0 (zero).

    Isso é muito significativo, não acham? Mas como noutros posts ela já deixou claro que o conceito tão tipicamente protestante, e histórico, do Sola Scriptura para ela nada significa, entende-se perfeitamente a situação. . .

    E não deixem de examinar nosso questionário tira-teima sobre o tema da imortalidade da alma, com 30 perguntas bem pertinentes ao tema. O questionário é antecedido por uma iluminadora concatenação de textos, que até reproduzo em seguida:

    a) Gên. 2:7 apresenta a ‘montagem’ ou criação do homem, SÓ de dois elementos—“pó da terra” + “fôlego de vida”. Assim, o homem se faz “alma vivente”. Não é dito que o homem TEM alma (imortal) e sim que É alma (vivente). Na formação do homem não ENTRA nenhuma “alma imortal”.

    b) Na ‘desmontagem’ do homem (morte), como tratado por Salomão em Ecl. 12:7,  o pó volta à terra, como era, e o espírito-‘ruach’ (fôlego vital) volta para Deus que o deu. O texto fala tanto do pó quanto do espírito-‘ruach’ de TODOS os homens (não só dos salvos). Na morte do homem não consta que SAI qualquer “alma imortal”.

    c) Davi usa linguagem semelhante à de Salomão em Ecl. 12:7 no Sal. 104:25-29 falando da morte DOS ANIMAIS: Deus remove a respiração-‘ruach’, e esses ANIMAIS voltam ao pó.

    d) Temos então Salomão no Ecl. 3:19-21 falando didaticamente sobre como a sorte de homens e animais é idêntica na morte. “Assim como morre um, morre o outro” porque tanto homens como animais “têm o mesmo fôlego de vida-‘ruach’”.

    e) Davi prossegue dizendo que na morte não há a mínima consciência—Sal. 146:3, 4; pois os mortos “não louvam ao Senhor” nem os que “descem ao silêncio” (um paralelo muito instrutivo—Sal. 6:5, 115:17), sendo que a sua própria morte representaria para ele a não-existência (Sal. 39:13).

    f) E no antiquíssimo livro de Jó, aquele Patriarca confirma como a morte é a inexistência em termos bem claros: Jó 7:21, 14:7-14. E ele ainda fala de quando se encontraria com o seu Redentor—não quando morresse e fosse de imediato para o céu com sua alma, mas sim quando Ele Se levantasse sobre a Terra, e O veria com o seu próprio corpo renovado: Jó 19:25-27.

    Ah sim, e eis o link que conduz ao questionário:

    http://www.forumevangelho.com.br/t4529-perguntas-pertinentes-aos-crentes-na-imortalidade-da-alma

    .
    Luiz da Rocha
    Luiz da Rocha
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 157
    Idade : 44
    Cidade/Estado : Nenhum/Nenhum
    Religião : Cristã
    Igreja : 1 Timóteo 3:15
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 4
    Pontos de participação : 228
    Data de inscrição : 18/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Luiz da Rocha Dom 18 Jan 2015, 11:12

    Prof. Azenilto, poderia discursar mais sobre o seu conceito de alma, pois confesso que me parece confuso. Você está afirmando que a alma depois do corpo morto não está em atividade, como se estivesse inconsciente, descansando, mas não destruída e morta, correto? Pois se a alma morre, é destruída e deixa de existir, o que seria resgatado e ressuscitado então? Em Jó 19:25, é justamente a alma dele que ressurgirá em carne:

    Eis que tudo isto é obra de Deus, duas e três vezes para com o homem, para reconduzir da cova a sua alma e o alumiar com a luz dos viventes.
    (Jó 33:29-30 Almeida RA)

    Lendo o trecho inteiro de Jó (que claramente se limita a dizer sobre a morte do corpo e não da alma, que inclusive dorme, e a marte comparada com um sono):

    assim o homem se deita e não se levanta; até que não haja mais céus, não acordará, nem se erguerá de seu sono. Tomara que me escondesses na sepultura, e me ocultasses até que a tua ira se desviasse, e me pusesses um limite, e te lembrasses de mim.
    (Jó 14:12-13 Almeida Revista e Corrigida)

    Agora do Apocalipse:

    E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.
    (Apocalipse 20:11-15 Almeida Revista e Corrigida)

    Isso somado as passagens anteriormente citadas não deixa dúvidas de que as almas permanecem preservadas até o fim depois lançadas no lago de fogo (possivelmente com corpo), para sua destruição ou tormento.

    No Genesis, são 3 elementos, o corpo (do pó), o Espirito que dá a vida o Ruach (fôlego da vida soprado por Deus), e a alma. Justamente por isso depois de receber o fôlego da vida o homem se tornou alma vivente. Pois sem o "Fôlego" (Ruach) não viveria. E por isso em Eclesiastes, o corpo volta a terra e o Espírito para Deus, enquanto a alma vai para o Sheol (a morte).

    Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
    (Eclesiastes 9:10 Almeida RA)

    Justamente por isso lemos mais uma promessa e descrição da permanência (eternidade) da Alma (até o julgamento), no "reino dos mortos" (Sheol) depois da morte do corpo

    Mas Deus remirá a minha alma do poder da morte, pois ele me tomará para si.
    (Salmos 49:15 Almeida RA)

    Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia;
    (Salmos 103:3-4 Almeida RA)

    Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?
     Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.
    (Salmos 139:7-8 Almeida Revista e Corrigida)

    O Sheol e Abadom estão diante de Jeová,
    quanto mais os corações dos filhos dos homens.
    (Provérbios 15:11 TB 1917)

    Assim também lemos em Apocalipse, que a alma dos que adoram a besta será atormentada eternamente.

    E os seguiu o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta e a sua imagem e receber o sinal na testa ou na mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira, e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.
     E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso, nem de dia nem de noite, os que adoram a besta e a sua imagem e aquele que receber o sinal do seu nome.
    (Apocalipse 14:9-11 Almeida Revista e Corrigida)

    E ainda conclui:

    E ouvi uma voz do céu, que me dizia:Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.
    (Apocalipse 14:13 Almeida Revista e Corrigida)

    Não é porque a alma não está em atividade, ou seja, está descansando, desacordada, que ela não exista. Ela tem que permanecer eterna e existente para que possa haver ressureição, do contrário se a alma morresse (deixasse de existir) ninguém seria ressuscitado. Esse assunto é velho e já tinha sido discutido e ensinado por Cristo aos que estavam em erro, os saduceus. E como sabemos que na época de Cristo não tinha havido a ressureição ainda, sabemos que a alma dos que morreram vivia, incluindo todos os "patriarcas" pois Abraão vivia:

    Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
    (Mateus 22:32 Almeida Revista e Corrigida)

    Pois a alma é justamente a identidade de cada Ser, e deve ser retornada ao corpo para que aquela pessoa volte a viver em carne:

    Então, se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele. E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
    (1 Reis 17:21-22 Almeida Revista e Corrigida)
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Dom 18 Jan 2015, 14:02

    Gilcimar pergunta:

    Gostaria de saber qual é o critério em que os Crentes na Imortalidade da Alma  usam para definir nos textos o significado  da "ALMA" que defendem na dita crença?

    O critério são as palavras de Jesus.

    "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim TEM a vida eterna" (João 6:47).

    TEM = Verbo TER 3a pessoa do singular do presente do indicativo.

    Não é, TERÁ. Não é, ESPERA TER. Não é SE (condicional) isso ou aquilo, TEM.

    O verbo TER significa: desfrutar, dispor, fruir, gozar, haver, nutrir, portar, possuir, resgatar, reunir, senhorear, usufruir, etc.

    "Aquele que crê no Filho TEM a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece"  (João 3:36).

    "E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão"  (João 10:28).

    "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, TEM a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).

    Então todo aquele que crê em Jesus Cristo conforme diz as Escrituras TEM a Vida Eterna.

    Por que TEM a Vida Eterna? É porque está Nele, escondido com Ele em Deus (Col. 3:3).

    Agora, eu penso que o Gilcimar quer saber sobre a vida que segue após a morte física.

    Penso que ele quer saber como o diabo que através do pecado adoece, envelhece, o corpo carnal e o mata e não pode matar a Alma.

    Como ele pode matar um e não matar o outro se corpo e alma é uma coisa só? Como é que o diabo consegue separar isso?

    O diabo não pode matar a Alma porque a Alma redimida é dotada de Eternidade - "Quem crê em Mim TEM a Vida Eterna".

    O corpo ele mata porque ele ainda não foi redimido. Ainda falta a redenção do corpo carnal.

    Mas a Alma já foi revestida da imortalidade que está em Cristo Jesus.
    Gilcimar
    Gilcimar
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2332
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , ES
    Religião : Cristianismo
    Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 6220
    Data de inscrição : 10/03/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Gilcimar Dom 18 Jan 2015, 14:16

    Infelizmente o tópico se transformou em mais um para discutir sobre a imortalidade ....

    Eu quero discutir o termo "alma" e sua polissemia tentando saber qual é o critério utilizado pelos crentes nesta doutrina da imortalidade para saber como eles identificam nos textos o significado que julgam ser .....

    Por isso Edson não tem nada a ver com o assunto tua postagem....

    Lamento que não tenha entendido....

    Mas vou aguardar ainda alguém que saiba o que está discutindo....

    Abraços..!
    Maria Madalena
    Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Feminino
    Número de Mensagens : 2255
    Idade : 61
    Cidade/Estado : Sorocaba/SP
    Religião : Cristã
    Igreja : Congregação Cristã no Brasil
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 12
    Pontos de participação : 8391
    Data de inscrição : 06/03/2009

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Maria Madalena Dom 18 Jan 2015, 16:08

    Prof. Azenilto escreveu:O que chama atenção na mensagem de Maria Madalena é a quantidade de textos bíblicos comprobatórios ao que ele explica--exatamente 0 (zero).

    Basta tão somente usar tua bíblia, para contradizer CADA FRASE que eu escrevi.
    Cool
    Ernesto
    Ernesto
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1921
    Idade : 94
    Cidade/Estado : Limeira. SP
    Religião : crista
    Igreja : evangelica
    País : brasil
    Mensagens Curtidas : 204
    Pontos de participação : 5580
    Data de inscrição : 26/11/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Ernesto Dom 18 Jan 2015, 21:26


    Edison diz:


    Penso que ele quer saber como o diabo que através do pecado adoece, envelhece, o corpo carnal e o mata e não pode matar a Alma.
    Como ele pode matar um e não matar o outro se corpo e alma é uma coisa só? Como é que o diabo consegue separar isso?

    Ernesto responde;

    VC. está conectado com o Gilcimar, mas o assunto também é do meu interesse;

    Segundo a tua maneira de entender; o corpo é pecador, e a alma é a parte espiritual do homem. Aí está o seu engano; Tiago 5:20, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma ALMA,etc; Segundo Tiago, ele não separa a alma do pecador, se o pecador não se converter não há nenhuma alma que se salva, porque o próprio pecador é a alma que se pode salvar ou se perder.

    Edison diz;

    O diabo não pode matar a Alma porque a Alma redimida é dotada de Eternidade - "Quem crê em Mim TEM a Vida Eterna".

    Ernesto responde;

    Se a alma (homem) continua no pecado, então o homem (alma) não foi redimido, e a alma (homem) estará perdido. Cristo só salva o pecador arrependido. ¨Vai, não peques mais¨, a matéria física do homem; sem o folego de vida, não tem condições de pecar, É preciso que o corpo esteja vivo, e, ele estando vivo, ele é uma alma.

    Edison diz:


    O corpo ele mata porque ele ainda não foi redimido. Ainda falta a redenção do corpo carnal.

    Mas a Alma já foi revestida da imortalidade que está em Cristo Jesus.

    Ernesto pergunta;

    Então vc, acha que o corpo pode viver em pecados, enquanto a alma (segundo tu dizes) ja foi redimida e revestida da imortalidade? Eu te pergunto, quem induz o corpo a pecar, o corpo tem ações independentes da alma?
    Não meu irmão! Jesus estava se referindo a destruição de um cristão cuja vida é ceifada por Satanás, Jesus animou os cristãos com a promessa que, mesmo, eles sendo mortos por causa do nome de Jesus, eles não permanecerão mortos para sempre, porque o nome deles ja se encontra registrado no livro da vida, e no dia da ressurreição eles reviverão. Só por ocasião da ressurreição eles serão revestido com a imortalidade, antes disso eles permanecerão mortos (para os homens) mas, dormindo para Deus

    Abraços Ernesto.











    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Seg 19 Jan 2015, 13:09

    Gilcimar escreveu:O termo "ALMA"  é polissêmico e todos reconhecem isso..

    Gostaria de saber qual é o critério em que os Crentes na Imortalidade da Alma  usam para definir nos textos o significado  da "ALMA" que defendem na dita crença?


    Obs: A proposta  do tópico é tratar o termo "ALMA" em si na aplicação da crença e não tratar a crença pois para isso já tem tópico...


    Gilcimar, essa sua dúvida já foi esclarecida aqui dezenas de vezes, mas nunca é de mais esclarecer.

    É verdade que a Bíblia também apresenta a palavra "alma" se referindo simplesmente a pessoas.

    Por exemplo: "Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água" (1 Pedro 3:20).

    Aqui o termo "alma" está se referindo a pessoas, indivíduos, dentro conceito natural, pois se salvaram da inundação entrando na arca.
    No entanto, a "alma" parte espiritual ("a primeira parte", "o cerne" "a essência" do homem, o homem-espirito) não se salvou.  As almas dos filhos de Deus continuaram cativas e sujeitas à morte da morte, até que o Calvário se estabeleceu. A arca do Noé era simplesmente antitipo de Cristo, a Real arca de salvação do homem.

    Agora, as Escrituras apontam reiteradas vezes que o homem é trino.

    E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5:23

    Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12

    O tabernáculo, o templo do Antigo Testamento usado como paralelo no ensino do Evangelho, é trino. Não é um galpão oco. Temos de nos atentar para estes detalhes. O Espírito Santo "pensou" antes de associar o homem a um templo de Deus. Deus mandou Moisés fazer um tabernáculo trino, porque ele representava o homem.
    A associação do homem ao templo não é uma perfumaria apostólica. A Palavra de Deus tem fundamentação estabelecida pelo próprio Deus. Uma alegoria, uma sombra, como dizia Paulo, tem de trazer fielmente aquilo que representa.

    Mas ele falava do templo do seu corpo. João 2:21

    Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 1 Coríntios 3:17

    Eu até concordo que é difícil entender essas divisões dentro do ser humano. Porem, a salvação não dada para todo aquele que entender, mas sim para todo aquele que crer.

    Ao Nicodemos Jesus simplesmente explicou que o novo nascimento era nascer da água e do espírito e foi encerrando seu ensino.

    Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
    Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
    Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? João 3:10-12

    A Escritura usa coisas terrestres para explicar as espirituais e não creem como entender as coisas celestiais. A alma é nossa parte celestial. A alma é o homem de Gen. 1:27. Esse homem-alma, ou homem espiritual semelhante a Deus, que trazia a imagem de Deus, o Logos, após o descanso do Eterno TORNOU-SE, PASSOU A SER, alma vivente no corpo terrestre.

    Então, para o Tomé, Jesus teve outra atitude. Ele conhecia Tomé. Ele sabia que tipo de alma tinha Tomé. Ele sabia que o Tomé a exemplo do Nicodemos tinha uma fé carnal, intelectual, uma fé baseada na letra, na razão, na lógica. Mas Jesus conhecia qual era a posição da alma de Tomé no Reino de Deus. Assim como conhecia a situação da alma do Nicodemos.
    O Tomé tinha uma eleição, uma predestinação. Então Jesus "desceu" até a fé carnal do Tomé e o fez tocar em suas feridas para que a fé espiritual, a revelação, despertasse naquela semente predestinada.

    Deus é assim. Jesus disse aos seus discípulos: "A vos é dado conhecer os mistério do Reino, mas a eles não" (Mat. 13:11). E Jesus não mudou. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Heb. 13:Cool.

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma W1tmqf
    avatar
    Rasabino
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1266
    Idade : 56
    Cidade/Estado : Cianorte
    Religião : não tem
    Igreja : eu
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 14
    Pontos de participação : 2761
    Data de inscrição : 03/01/2014

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Rasabino Seg 19 Jan 2015, 14:03

    Eu estava concordando com a explicação do meu irmão Edson até chegar na ilustração... aí eu não entendi:

    O espirito está no lugar da alma e vice-versa! Shocked

    Nosso espírito não tem emoção... é nossa alma que é emocional.

    Nosso espírito só tem uma função: CONSCIÊNCIA entre o bem e o mal, ele nos foi dado para discernirmos entre o certo e o errado, mas a decisão vem da alma de fazer o bem ou o mal, ou o certo e o errado.

    E se vamos comparar o nosso ser como templo de Deus eu diria assim:

    1- Corpo físico (onde todos os olhares humanos podem contemplar) = ÁTRIO

    2 - Alma (onde apenas alguns podem contemplar) = LUGAR SANTO

    3- espirito (ONDE APENAS DEUS CONTEMPLA) = SANTO DOS SANTOS
    avatar
    Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 2508
    Idade : 72
    Cidade/Estado : Curitiba
    Religião : Cristão
    Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 23
    Pontos de participação : 6394
    Data de inscrição : 29/11/2008

    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Edison Seg 19 Jan 2015, 14:29

    Edison diz;

    O diabo não pode matar a Alma porque a Alma redimida é dotada de Eternidade - "Quem crê em Mim TEM a Vida Eterna".

    Ernesto responde;

    Se a alma (homem) continua no pecado, então o homem (alma) não foi redimido, e a alma (homem) estará perdido. Cristo só salva o pecador arrependido. ¨Vai, não peques mais¨, a matéria física do homem; sem o folego de vida, não tem condições de pecar, É preciso que o corpo esteja vivo, e, ele estando vivo, ele é uma alma.

    Para o homem-alma vivente, ser salvo, a alma, o homem-espírito tem de nascer de novo.

    Jesus disse "nascer da água" (homem natural-terra) e "nascer do Espírito" (homem-alma) novo nascimento.

    O novo nascimento é uma acontecimento espiritual, que ocorre no "homem de dentro" e que reflete no "homem de fora" em sua vida terrena como alma-vivente.

    Essa alma renascida espiritualmente, gerada pela Palavra, é dotada de Vida Eterna. Essa alma é imortal. O diabo não tem poder sobre essa alma nascida de novo.

    "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca" (1 João 5:18).

    "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
    Porque toda a carne é como a erva,e toda a glória do homem como a flor da erva.Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
    Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada" (1 Pedro 1:23-25).



    Edison diz:


    O corpo ele mata porque ele ainda não foi redimido. Ainda falta a redenção do corpo carnal.

    Mas a Alma já foi revestida da imortalidade que está em Cristo Jesus.

    Ernesto pergunta;

    Então vc, acha que o corpo pode viver em pecados, enquanto a alma (segundo tu dizes) ja foi redimida e revestida da imortalidade? Eu te pergunto, quem induz o corpo a pecar, o corpo tem ações independentes da alma?
    Não meu irmão! Jesus estava se referindo a destruição de um cristão cuja vida é ceifada por Satanás, Jesus animou os cristãos com a promessa que, mesmo, eles sendo mortos por causa do nome de Jesus, eles não permanecerão mortos para sempre, porque o nome deles ja se encontra registrado no livro da vida, e no dia da ressurreição eles reviverão. Só por ocasião da ressurreição eles serão revestido com a imortalidade, antes disso eles permanecerão mortos (para os homens) mas, dormindo para Deus

    Abraços Ernesto.

    Eu te dei Escritura aí acima. "Aquele que é nascido de Deus não peca". Está escrito bem assim, "não peca".

    A alma é a torre de controle de todo o ser. Da alma vem a natureza de Deus ou do diabo. Consequentemente os pensamentos e ações consumadas através do corpo depende do tipo de Vida gerou tua alma.

    Ernesto disse:

    Só por ocasião da ressurreição eles serão revestido com a imortalidade, antes disso eles permanecerão mortos (para os homens) mas, dormindo para Deus

    Não. Há uma morte que o cristão vive em plena vida terra. É a morte do velho homem que é um acontecimento espiritual e que reflete na vida terreal.

    "E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça" (Romanos 8:10)

    "Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
    Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:11).

    O corpo está morto por causa do pecado que foi morto na alma por ocasião do novo nascimento.
    A nossa alma morreu e foi sepultada com Cristo em sua morte (Rom. 6:4). Consequentemente ela também ressuscitou por ocasião da Sua ressurreição. Isso é no plano espiritual. Tudo isso já aconteceu e está consumado no plano espiritual. No plano terreal nosso corpo tem de morrer ainda e ele morrerá quando morrer a sua matriz, a Terra.

    Para concluir;

    "E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram" (Apocalipse 6:9).

    João não viu pessoas mortas. João não viu pessoas dormindo. E, João não viu corpos físicos de pessoas enforcadas, queimadas, incineradas pelo Hitler, perfuradas pelos Filisteus, pelos egípcios, pelos romanos, etc.
    João viu "as almas deles". João não viu o corpo físico deles. Os corpos deles de alguma maneira tinham voltado ao pó. O texto diz que João viu "as almas deles".

    Por que o texto não diz: "....vi debaixo do altar os mortos que morreram por amor da palavra de Deus"??

    O texto assim não retrata a realidade, porque no verso 10 diz que eles falavam, eles reivindicavam, eles questionavam, eles tinham consciência. E mortos não tem isso.

    Quando João diz que viu "as almas" de pessoas que haviam morrido, ele viu as teofanias, os corpos celestes, eternos de II Cor. 5.

    Simples assim.

    Assim estaremos nós Ernesto, caso nos formos antes do arrebatamento. Nós simplesmente mudaremos de lugar. Você estará em seu corpo celeste, um jovem de 18/20 anos, perfeito, vivo, gozando de uma atmosfera santa, celestial, como era o Adão de Gen. 1:27.
    Então na 1a ressurreição infundiremos nossos corpos físicos (deitados no pó da terra) com nosso corpo celestial, quando então o corruptível se revestido pelo incorruptível e assim seremos igual ao Adão de Gen. 2:7.

    Aí a morte será totalmente tragada na vitória.

    "E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória" (1 Coríntios 15:54).



    Conteúdo patrocinado


    Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma Empty Re: Uma pergunta aos crentes na Imortalidade da Alma

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Sex 19 Abr 2024, 06:09