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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Samuel Sáb 12 Abr 2014, 19:20

    Gn 1.1
    אֱלֹהִים  ELOHYM (plural de ‘eloahh) Deus בָּרָא BARA criou בְּרֵאשִׁית BËRESHYT No Princío

    Gn 1.26
    אָדָם ÅDÅM o homem נַעֲשֶׂה NAASEH Façamos אֱלֹהִים ELOHYM Deus וַיֹּאמֶר VAYOMER E disse


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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Samuel Sáb 12 Abr 2014, 19:34

    Desde o princípio já se mostram as evidências favoráveis à Santa Trindade
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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Gleison Elias Sáb 12 Abr 2014, 19:52

    Não sou judeu muito menos uso e sei hebraico.

    Mas.... quem disse que Genesis 1:26 é algo relacionado a trindade, foi quem inventou a trindade, os "cristãos".

    Pensei que vc fosse mostrar que o JUDAISMO cresse em trindade.

    Já começou trocando as bolas.
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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Jefté Qui 17 Abr 2014, 17:36

    Indícios da Trindade:

    "E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." (Gen. 1:2)
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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Clayton Lima Qui 17 Abr 2014, 22:21

    Desqualificação do indício:

    Ouve, Israel, Javé nosso Deus, Javé é um.
    Dt 6:4

    Qual advogado usou este argumento para desqualificar o indício apresentado de que eram três os personagens deste caso?:

    - Advogado nenhum, foi o próprio Juiz, que também é o acusado. E qual é a acusação?

    "Acusam Ele de não ser só Ele"... Embora Ele diga que é...

    Mas houve também o pronunciamento do advogado de defesa:

    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
    Jo 17:3



    Querem apresentar indícios de que sejam três, quando Ele mesmo diz "Sou só Eu", e o outro diz "é só Ele"...Se um dizendo e o outro confirmando, não os crêem, quem mais conseguirá provar?



    A graça e a paz.
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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Valdomiro Sex 18 Abr 2014, 11:10

    Paz a todos!

    A informação que posto abaixo já foi colocada em outro tópico, mas acho que é importante tê-la aqui também.

    ----

    Quando as pessoas buscam ver na palavra Elohim um indicativo de composição plural para poder abarcar a trindade, parecem esquecer ou desconhecer que o plural hebraico é diferente da nossa e de muitas outras línguas. Percebamos, por exemplo, Gn.  2.7 “E formou Yahweh Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”, onde “fôlego de vida” é um plural “נִשְׁמַת חַיִּים” (nishmat haiim).  “Haiim” ou “Chaiim” significa VIDAS. Também quando lemos a palavra de Deus a Caim em Gn. 4.10: “A voz do sangue do teu irmão clama” é, também, plural hebraico “דְּמֵי אָחִיךָ צֹעֲקִים ” (demei achicha tzo'akim) literalmente “dos SANGUES de teu irmão CLAMAM”. José do Egito, por exemplo, é chamado de אֲדֹנֵי (uma forma do plural Adonim) em Gn. 42.30. Ou seja, não é incomum ao hebraico enfatizar algo usando o plural, sem tornar algo, de fato, plural ou composto. Isso é uma característica dessa e de outras línguas semíticas. No Alcorão, por exemplo, encontramos inúmeras referências de palavras plurais aplicadas a Deus e todos sabemos que nenhum muçulmano entende que ali esteja se referindo a um Deus composto.  Apenas uma cultura ocidental não percebe isso.

    Os dicionários trazem a tradução de Elohim como significando Deus ou deuses, e, em uma tradução etimológica significa “poderes”, “governantes” ou “forças”. O contexto e os sinais linguísticos determinam o entendimento correto, já que “elohim” é uma palavra polissêmica (1). Na questão contextual histórico-teológico tem-se bastante elementos para entendermos a palavra quando aplicada ao Deus de Israel como sendo um único ser e não uma pluralidade de seres.

    A primeira implicação de se entender Elohim como uma pluralidade de seres ao aplicarmos essa palavra ao Eterno Deus seria admitir sua tradução como “deuses”, já que Elohim não significa pessoas. Assim, essa tradução não revelaria um deus único, mas vários deuses. Admitir isso dentro de uma fé monoteísta seria cair em politeísmo.

    A ideia de “deuses” para Elohim é negada pelo critério linguístico quando essa palavra se refere ao Deus de Israel, pois aparece mais de 2.000 vezes e somente em quatro delas o termo que a acompanha está também no plural. Todas as outras milhares de vezes os verbos, os pronomes e os adjetivos estão no singular. Inclusive em Gn. 1.1 בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים (B'reshit bará Elohim). “Bará” (בָּרָא) é o verbo CRIAR e está na 3ª pessoa do singular, CRIOU.

    No que tange à questão teológica vemos a afirmação que o Elohim que fez o céu e a terra é Yahweh, isto pode ser visto em Gn. 2.4 בְּיֹום עֲשֹׂות יְהוָה אֱלֹהִים אֶרֶץ וְשָׁמָיִם “no dia em que Yahweh Elohim fez a terra e os céus”, ai mais uma vez é aplicado o verbo no singular, “FEZ”, confirmando o entendimento que Yahweh é um e não mais que isto. O Universo criado pelo poder de um único ente é atestado também no Novo Testamento e isso pode ser lido em Ef. 3.9 “... Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo”. Tal constatação é sustentada também pelo texto áureo do monoteísmo bíblico. Dt. 6.4 “Ouve, Israel, Yahweh nosso Elohim, Yahweh é UM”. Aqui não lemos que Yahweh é “um dos nossos Elohim”, mas o “nosso Elohim”. Algumas Bíblias traduzem por “único Senhor”, mas no original está simplesmente “יְהוָה אֶחָד” (Yahweh echad).  אֶחָד (echad) é a palavra hebraica para o cardinal UM. Que a palavra Elohim aplicada ao Deus Eterno tem sentido singular é também confirmada em Gn. 35.11 וַיֹּאמֶר לֹו אֱלֹהִים אֲנִי אֵל שַׁדַּי (vayyo'mer lo 'elohiym 'aniy 'êl shadday) “E disse Elohim: Eu sou El Todo-Poderoso”. Este verso mostra que Elohim (um plural) tem significado de EL (um singular) quando se refere ao Altíssimo.

    O termo no plural é usado tanto para referir-se a vários deuses de uma só vez: Gn. 31.30; como a um deus pagão de forma individual: Em I Sm. 5.7b, Dagom é chamado de elohim, já  em Jz. 11.24 o elohim é Quemós; Em I Rs. 18.24 Baal é um Elohim individual concorrente de Yahweh. A palavra elohim também foi usada para referir-se aos anjos Sl. 8.5 ARA  (cf Hb.2.7), e para referir-se a homens, Sl. 82.1,6. O próprio Moisés recebeu de Deus a identidade de Elohim para atuar no Egito. Ex. 4.16; 7.1. Tudo isso nega que Elohim deva ser entendio como algo composto.

    A ideia de que haja alguma pluralidade de pessoas em Elohim só nasceu depois da tentativa de deificação do Filho de Deus, nos primeiros séculos da era cristã. Tal conceito na palavra Elohim não é expressa dentro da Bíblia. Se houvesse algum caráter plural nela, quando aplicada ao único e supremo ser, então, os escritores sagrados não a aplicaria, também, a outros deuses (I Sm. 5.7b) ou a anjos (Sl. 8.4,5 com Hb. 2.6,7), demônios ( Dt. 32.17) e até mesmo homens (Ex. 4.16; I Sm. 2.25), que sabemos não serem pluralidades de entes iguais ou coletivos dentro de si mesmos.

    Um outro detalhe que pode ser acrescentado é o fato dos LXX terem traduzido Elohim, não por Theoi (Deuses), uma tradução literal direta, mas por Theos, o seu verdadeiro equivalente quando se refere a Yahweh. Theos é Deus no singular.

    Paz!
    Valdomiro.

    ________________
    (1) Polissemia é o nome dado a propriedade que uma palavra possui de apresentar mais de um significado ou sentido sem que, necessariamente, os mesmos sejam opostos ou excludentes.
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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Márcio Sáb 21 Jun 2014, 15:45


    Gn 1.1
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    Lembrem-se sempre, os judeus creem apenas no Tanakh.

    Não há qualquer indício de trindade nos versos acima.

    Muito menos para um judeu que considera somente o Tanach.

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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Norberto Ter 24 Jun 2014, 11:18

    .
    Pergunta do tópico: "Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?"

    Em resposta, uma das condutas dos judeus é a recitação do Shemá:

    "Ouve, ó Israel, o Eterno é nosso D'us, o Eterno é Um."

    Portanto, longe está, para não falar de impossibilidade, de um judeu crê na Trindade.
    .
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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Gilcimar Qui 14 maio 2015, 07:20


    Será que aquele homem Judeu de Marcos 10:18 acreditava na Deidade de Cristo?

    Pois ele chamou Jesus daquilo que Jesus disse que só Deus é.....

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    Mensagem por Márcio Qui 14 maio 2015, 12:01

    Será que um judeu toparia abraçar a causa Trinitária?

    Ele nunca ouviu ou leu sobre isto na TORAH.

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    Mensagem por Gilcimar Qui 14 maio 2015, 15:57

    Interessante que o Judeu de Marcos 10:18 chamou Jesus de bom e Jesus questionou ser chamado assim porque Jesus disse que ninguém é bom senão um que é Deus...

    O Judeu igualou Jesus com Deus ao chama-lo daquilo que Jesus disse que só Deus é?

    Se Jesus podia ser bom como foi chamado por que então questionou ser chamado assim?

    Só tem duas razões para alguém questionar ser chamado de bom:

    1- Não se incluiu como bom naquele momento....
    2- OU não é bom mesmo...

    Com qual Opção devemos ficar?

    Abraços..!!!!
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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Valdomiro Qui 14 maio 2015, 16:28

    Márcio, Paz!

    Ai vem mais uma tentativa (na verdade reincidência) de negar o que está escrito com jogos de palavras. Contanto que fique um "brechinha" para encaixar Jesus na deidade depois parece valer tudo. Até judeu falando de Jesus como bom tal qual Deus em plena Jerusalém daquele tempo.

    Paz!
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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Márcio Qui 14 maio 2015, 16:52

    .
    Valdomiro,

    Sinceramente, eu não consigo entender o propósito de se debater elaborando propostas/modelos/abordagens/montagens com foco no que o texto não diz. É muito mais coerente partir do que está expresso.

    Fico imaginando, como o judeu da época de Jesus, ávido por achar alguma falha no Cristo para poder acusá-lo, espreitando todas as atitudes do mestre, buscando encontrar nele algum defeito, agiria se percebesse que a mensagem de Cristo o colocava em equiparação com YHVH.  

    Parece que se procura a qualquer preço, a qualquer custo encaixar Jesus na coigualdade com YHVH, mesmo onde não está dito nada disto.

    Não adianta vasculhar a cabeça deste cavalo e tentar achar algum chifre.
    Não adianta revirar o ovo de um lado a outro na esperança de achar um pelo.  

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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Valdomiro Qui 14 maio 2015, 17:17

    Márcio,

    Uma característica que noto muito gritante é a construção do argumento para negar o que está sendo dito de forma óbvia. Ou seja, o argumento não é construído para confirmar o que está dito, mas para negar a afirmação. Isso não tem ocorrido só nessa caso.

    Qualquer um que ler vai perceber que Jesus se diferencia de Deus, não meramente do Pai, mas de DEUS. Mas, a despeito disso, sem qualquer razão textual se constrói um argumento que parece ter, na cabeça de quem o construiu, apenas duas possíveis proposituras.

    É uma "pena" que Jesus só consiga sua "deidade" por essa via (meio que pela porta dos fundos), e não como a efetiva explicitude da distinção, igual a que Jesus mesmo fez entre si e Deus. Por que será que não há nenhuma afirmando explicitamente uma identidade entre Jesus e Deus?

    Paz!
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    Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas? Empty Re: Judeus; Trinitarianos ou Unitaristas?

    Mensagem por Tzaruch Sex 20 maio 2016, 01:50

    .
    Resposta à Mensagem Nº11

    Olá Gilcimar.

    Gilcimar escreveu:O Judeu igualou Jesus com Deus ao chama-lo daquilo que Jesus disse que só Deus é?

    E então, você ouve o que disse o judeu ou o que falou JESUS ?
    Gilcimar escreveu:Se Jesus podia ser bom como foi chamado por que então questionou ser chamado assim?

    Se JESUS pudesse mesmo ser chamado de bom não questionaria o judeu,
    é raciocino lógico.

    Gilcimar escreveu:Só tem duas razões para alguém questionar ser chamado de bom:

    1- Não se incluiu como bom naquele momento....
    2- OU não é bom mesmo...

    Naquele momento  ???...e qual seria o outro momento ?

    Gilcimar escreveu:Com qual Opção devemos ficar?

    Você deve ficar com o que JESUS respondeu.

    E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom?
    Ninguém há bom senão um, que é Deus.
    -Marcos 10:18-


    JESUS falou que só tem um que é bom,, e que,,, É DEUS.

    Claro que você pode contrariar as palavras de JESUS e dar ouvidos ao judeu,
    e dessa forma dizer que JESUS é bom porque diz que ele é DEUS.

    E assim tenta conciliar a trindade com uma afirmação de um judeu negada por JESUS.

    .

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