Samuel escreveu:
Agora que sei que você conhece grego, presumo que tenha um vasto conhecimento das doutrinas.
Não preciso conhecer o grego nem ter um "vasto conhecimento de doutrinas" para perceber que a escritura que temos hoje em nossa mãos não é inerrante nem infalível. Portanto, não confio na letra que leio, mas creio no Espirito que me revela todas as coisas e me guia a toda verdade apesar da letra que já sofreu inúmeras mudanças.
Samuel escreveu:A questão não é que há dois senhores. O que governa é o espírito, por isso quem não o tem (morto em seus delitos e pecados) não faz nada além de pecar. É por isso também que esta pessoa se torna escrava do pecado e não pode libertar-se a sí mesma. Suas ações são influenciadas por sua volição corrompida (alma), mas ela não tem controle sobre sí mesma (sem espírito) por isso uma pessoa não regenerada é chamada cega.
Isto quer dizer que Adão quando foi feito alma vivente seu espirito já se encontrava morto?
Samuel escreveu:Não há como duas partes do corpo pecarem e outra ficar aparte como um membro vestigial; se é que eu posso chamar assim.
Fomos criados dotados de consciência (espirito). Esta consciência em nós faz análise do bem e do mal, mas não tem poder de dirimir entre estes dois caminhos. Apenas nos faz saber:
...Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal...Gênesis 3:22
O fato do espirito nos fazer saber entre uma coisa e outra não o responsabiliza pelas decisões da alma.
O Espirito Santo faz a mesma coisa em nós. Nos mostra a mente de Deus:
Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
Porque, qual dos homens SABE as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém
SABE as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo,
mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. 1 Coríntios 2:9-12
Todo governo do corpo (Corpo, alma e espirito) sempre esteve no domínio da alma, e assim será que toda alma seja julgada para a vida eterna ou para morte eterna, pois o corpo volta ao pó e o espirito volta para Deus!
Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4
Não estou negando que em 2 Cor 7 exista o termo "espirito", mas afirmando que o espirito ali mencionado é aquele que foi soprado, como fôlego de vida, e nos faz respirar. Portanto que seja o nosso "respirar" pela coisas puras e não imundas.
Mas é óbvio que a letra e seus significados podem trazer várias interpretações para o termo espirito dependendo do contexto. Pode significar: fôlego de vida, pensamento, vontade... até mesmo vida, etc.
Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis,
que a sua vida nele está. Atos dos Apóstolos 20:10
PSUCHE ortografia fonética: (psoo-khay ') Definição sucinta: a alma, vida, auto Definição: (a)
o sopro vital, espírito de vida, ( b) a alma humana, (c) a alma como sede dos afetos e da vontade, (d) o eu, (e) a pessoa humana, um indivíduo.
E por isso os "espiritas" dizem que alma e espirito são as mesmas coisas!
"Pecado" é a transgressão de uma lei ou mandamento. Anjos não foram criados e sujeitados a alguma lei, pelo menos não está escrito que eles desobedeceram algum mandamento, mas diz que alguns deles não guardaram o seu principado, sua HABITAÇÃO, quiseram adentrar em corpos de carne (homens) e por isso Deus RESERVOU uns em lugares escuros e outros em prisões "eternas" até o dia do juízo. (Jd. 6-7)
Um deles entrou na mente de Eva. Mentiu a ela e a conduziu (guia) para a morte!
Ora, quanto aos anjos, diz:
Quem de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labaredas de fogo....Não
são TODOS eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1: 7; 14
οὐχὶ πάντες εἰσὶν λειτουργικὰ
πνεύματα εἰς διακονίαν ἀποστελλόμενα διὰ τοὺς μέλλοντας κληρονομεῖν σωτηρίαν;
πνεύματα - pneuma: vento, espírito
Palavra Original: πνεῦμα, ατος, τό
parte do discurso: Substantivo, neutro transliteração: pneuma ortografia fonética: (pnyoo'-mah) Definição sucinta: vento, respiração, espírito
Definição: vento, respiração, espírito.
Então fica assim: Anjos são
ministros de Deus, atuando como vento (espirito) em favor da salvação de todos os homens.
Animais irracionais, não possuem consciência (espirito) apenas alma que segue a instintualidade da matéria (corpo físico).