Marcelo escreveu:Como veremos na continuidade as inúmeras razões deste capítulo não pode estar se referindo a Jesus. Mesmo nas escrituras cristãs, os discípulos não considerou o Servo Sofredor como referindo-se a Jesus (Mateus 16:21-22 <> Marcos 9:31-32 <> Lucas 9:44-45.)
Marcelo respondendo brevemente (mas com certa
calma também), talvez com mais
calma mais tarde.
Primeiro a passagem citada em Mateus, na qual Pedro se expressou, foi expelida por Satanás:
E Pedro, chamando- o à parte, começou a reprová- lo, dizendo:Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando- se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.(Mateus 16:22-23 Almeida RA)Ou seja, você está concordando com Satanás de acordo com os Evangelhos, inclusive porque na passagem anterior Jesus Cristo
se identifica com o servo sofredor. E neste momento como está escrito nos diversos evangelhos os discípulos não tinha a compreensão total da Palavra de Deus, que lhes foi revelado depois da Ressureição.
Marcelo escreveu:Na verdade, as referências ao rei Nabucodonosor como um "servo" de Deus são feitas em contextos nos quais Deus explicou que ele iria usar Nabucodonosor como o instrumento pelo qual Ele iria punir Judá e outros (Jeremias 25:04-12). Assim, "servo" chamando Nabucodonosor de Deus não significa que ele serviu fielmente a Ele, mas sim que ele era aquele através de quem Deus realizou Sua vontade.
Você fala de contextos mas não procura e não contextualiza ao meu ver. Leia sobre a conversão de Nabucodonosor, em 3 partes, uma das mais lindas da Bíblia (2:46-48, 3:28-30, 4:34-37), por exemplo:
Mas, ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o meu entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração. E todos os moradores da terra são reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão e lhe diga: Que fazes? No mesmo tempo, me tornou a vir o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e me buscaram os meus capitães e os meus grandes; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, e exalço, e glorifico ao Rei dos céus; porque todas as suas obras são verdades; e os seus caminhos, juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.(Daniel 4:34-37 Almeida Revista e Corrigida)E Jeremias era um profeta, daí dizer que ele era (seria) um servo de Deus, pois servo é quem serve AO SENHOR, não apenas quem o SENHOR usa, é justamente esta a diferença em Faraó que foi utilizado pelo SENHOR e Moisés que é identificado como servo do SENHOR. Servo é quem louva e reconhecem, admitem servir o SENHOR, e é justamente esta a designação e identificação que é dada para os que pertencem ao SENHOR na Bíblia. Ímpio não é servo de Deus.
Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas.(1 Reis 18:36 Almeida Revista e Corrigida)Quem entre vocês teme o Senhore obedece à palavra de seu servo(Isaías 50:10 NVI)E entrou Jeú com Jonadabe, filho de Recabe, na casa de Baal, e disse aos servos de Baal: Examinai e vede bem que, porventura, nenhum dos servos do SENHOR aqui haja convosco, senão somente os servos de Baal(2 Reis 10:23 Almeida Revista e Corrigida)O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo?(Malaquias 1:6 Almeida Revista e Atualizada)Sou teu servo; dá-me entendimento, para que eu conheça os teus testemunhos.(Salmos 119:125 Almeida Revista e Atualizada)Desprezas os que se desviam dos teus decretos, porque falsidade é a astúcia deles. Rejeitas, como escória, todos os ímpios da terra; por isso, amo os teus testemunhos.(Salmos 119:118-119 Almeida Revista e Atualizada)Ciro por exemplo reconhecia servir ao SENHOR:
“Assim declaro eu, Ciro, rei da Pérsia:“O Senhor, o Deus dos céus, deu-me todos os reinos da terra e designou- me para construir um templo para ele em Jerusalém, na terra de Judá. Quem dentre vocês pertencer ao seu povo vá para Jerusalém, e que o Senhor, o seu Deus, esteja com ele”(2 Crônicas 36:23 NVI)E ainda no Novo Testamento:
Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo.(Gálatas 1:10 NVI)Sobre a Assíria:
Ai da Assíria, cetro da minha ira! A vara em sua mão é o instrumento do meu furor.(Isaías 10:5 Almeida RA)Onde que ela foi chamada de servo? Mas antes sim de instrumento usado, assim como Faraó também o foi, mas não foi servo, como Moisés foi.
Não estaria você mais uma vez se apegando a um leitura legal (dando preferência a uma leitura anti-cristã), como se Escritura fosse uma resolução de constituição? Ao invés de procurar entender, como por exemplo até o significado de Ciro e Pastor podem ser proféticos também?
Marcelo escreveu:A Bíblia está cheia de outras referências para o povo judeu como "servo" de Deus; Veja Jeremias 30:10 <> 46:27-28 <> Salmos 136:22. Não há nenhuma razão que o "servo" em Isaías 53 de repente mude e se refira a alguém que não seja o povo judeu.
Repare que logo em Isaías 48:20, 44:21, 44:2 o profeta transforma Israel na pessoa de Jacó Inclusive os diferenciados por Jacó e Jesurum), assim como várias vezes em outras passagens. E a figura de Jacó de onde partiu as tribos de Israel é utilizada como símbolo para a promessa que chega a Israel, inclusive falando da promessa feita a Jacó, que seria mantida pelo amor a Jacó. Por exemplo várias vezes em Isaías Jacó é chamado de servo, e diferenciado de Israel na mesma sentença, onde este último é chamado de escolhido. Você conseguiu ler isso certo:
Isaías 44:1: Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi.Da mesma forma, é curioso a não admissão de que Israel é manifestada em Jesus, pois veio de Jacó e em Jesus se concretizou. Inclusive quando por diversas vezes no meio de profecias, o Justo é especificado no singular.
Marcelo escreveu:Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Isaías 53:11
Seria que poderia nos explicar como Israel justificou a muitos e como ela carrega a iniquidade dos outros povos sobre si?
Marcelo escreveu:Não é engraçado que não existe nehuma profecia no Antigo Testamento de que o Messias morreria e ressuscitaria no 3º dia
Não estou entendendo qual a polêmica aqui.
O Senhor fez com que um grande peixe engolisse Jonas, e ele ficou dentro do peixe três dias e três noites(Jonas 1:17 NVI)Mas tu trouxeste a minha vidade volta da sepultura,ó Senhor meu Deus(Jonas 2:6 NVI)O que eu prometicumprirei totalmente.A salvação vem do Senhor(Jonas 2:9 NVI)E o Senhor deu ordens ao peixe, e ele vomitou Jonas em terra firme.(Jonas 2:10 NVI)A palavra Salvação aqui, do original em hebraico é inclusive Yeshua, o Nome do Senhor Jesus:
יְשׁוּעָה yeshuah(NASB Strongs)Ele respondeu: “Uma geração perversa e adúltera pede um sinal miraculoso! Mas nenhum sinal lhe será dado, exceto o sinal do profeta Jonas. Pois assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre de um grande peixe, assim o Filho do homem ficará três dias e três noites no coração da terra. Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.(Mateus 12:39-41 NVI)E ainda com outro significado nos Evangelhos:
Jonas obedeceu à palavra do Senhor e foi para Nínive. Era uma cidade muito grande; sendo necessários três dias para percorrê-la.(Jonas 3:3 NVI)