Boa noite a todos
Jefté criei um novo tópico referente ao tema sobre as profecias do A.T. para não desviar do assunto no tópico original
Vamos nessa, Não sei, mas de certa maneira me sinto a vontade de dialogar com você?
Jefté criei um novo tópico referente ao tema sobre as profecias do A.T. para não desviar do assunto no tópico original
Vamos nessa, Não sei, mas de certa maneira me sinto a vontade de dialogar com você?
Bom meu amigo, para entender melhor, consideremos o que se passa no verso 53 de IsaíasEle verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores.Caro Marcelo
Se a nação de Israel, ao longo da história tem sido algum "servo sofredor" é por conta dos seus próprios pecados - e não os dos outros, ou os do mundo todo!
Também a nação de Israel - por longo tempo na Babilônia esteve cativa e milhares de judeus morreram pela espada e pela fome - devido aos seus próprios pecados contra Deus - e não devido a pecados dos gentios...
Esta profecia – Isaías capítulo 53 – refere-se a um tempo posterior à vinda do Messias. As nações estão vendo que ele, o Messias, não é aquele que elas pensavam que fosse. Veja Jeremias 16:19-20 <> para saber como as nações compreenderão os seus próprios erros:
19: Ó Senhor, força minha e fortaleza minha,refúgio meu no dia da angústia, a Ti virão as nações desde os fins da terra, e dirão: Nossos pais herdaram só mentiras e coisas vãs em que não há proveito. 20: Acaso fará o homem para si deuses que de fato não são deuses?
As nações estão em estado de assombro. Quem poderia acreditar que este povo desprezado e odiado, os Judeus, estavam certos? Como poderia tal coisa ter-se sucedido? Por todos estes anos elas estavam tão convencidas de estarem certos! Ai você poderá me perguntar: de que forma você pode concluir que é de Israel que o verso está falando? Como você sabe que as nações estão assombradas com o que Deus fez para Israele não a Jesus?Bem, isso é tranquilamente simples de se concluir. Se você quer saber “a respeito de quem” um determinado livro está falando, onde você irá fazer esta busca? No próprio livro, não é lógico?
A princípio sabe-se que Isaías 53 não mostra especificamente de quem ele fala. O texto não mostra quem é o personagem principal. É um tanto obscuro. É certo, sim, que o Messias não é mencionado, mas por outro lado, Israel também não.
No entanto, há uma pista. Vamos examinar o primeiro versículo. Podemos ver claramente que primeiro é Deus quem está falando. Ele é o locutor de Isaías 52:13-15, enfase no Isaías 52:13.
No mesmo versículo 52:13 e novamente no 53:11 o sujeito central de referência é chamado “meu Servo”.
Agora , responda: quem é o Servo? Vejamos as próprias palavras do profeta. A quem Isaías chama “O Servo de Deus”?
Vejamos Isaías 41:08-09
08 <> Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem escolhi, descendência de Abraão,
09 <> tomei desde os confins da terra, e te chamei desde os seus cantos, e te disse: Tu és o meu servo, a ti te escolhi e não te rejeitei; !!!
Caso você não se convença disso, observe a repetição de quanta vezes após outra em Isaías desde o capítulo 40. Confira 43:10 <> 44:01-02 <> 44:21 <>> 45:04 <> 48:20 <> 49:03. O servo, aqui em Isaías, significa ISRAEL.
De fato. É plenamente conhecido que a passagem de Isaías 53 é denominada: “O Quarto Cântico do Servo”. Estas são canções de ânimo e conforto para Israel, servo de Deus, em seu exílio. Portanto , na Torá/Tanach Israel é chamado “Servo de Deus”.
Marcelo Almoedo