F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+26
Aldo Maro Ferraro
Maalheiros
Antonio
Tzaruch
Rodrigues
Vasuilvan
Ernesto
Betho
Edison
Anderson Luiz Louzada
Marcelo Almoedo
Gilcimar
Célio Saldanha
JoshuaInt
Rasabino
Maria Madalena
Jorge Paulo Barbosa
Prof. Azenilto G. Brito
Bildade
Juliano Toledo
Arnaldo Ferreira de Paiva
Devaney
Salomão
Thiago
Norberto
Gleison Elias
30 participantes

    "É a alma humana mortal ou imortal?"


    Thiago
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Número de Mensagens : 122
    Data de inscrição : 27/09/2009

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Thiago Dom 24 Mar 2013, 22:36

    Prezados,

    Estou respondendo ao Marcelo Almoedo quanto a sua última mensagem a mim direcionada na página anterior e nesta, que dediquei algumas linhas a ele. Será no objetivo do tópico que vou me manter e onde houver citações, ou assuntos paralelos, indicarei aonde se deve ir a atenção dele e dos demais leitores. O que quis dizer é justamente o fato de a alma não perece após a morte. Os textos bíblicos que o Marcelo nos trouxe passa a impressão de que ela é finita, mas não de fato, conforme as questões 134 a 149 do Livro dos Espíritos. Já a nephesh traduzida para alma vem a aparecer no AT sendo traduzida como ‘alma’. Ocorre que essa tradução não corresponde, foras as exceções, ao significado de nephesh. Não vou aqui destrinchar todas as citações ao qual ela aparece, senão somente a que o Marcelo nos trouxe. Antes, porém, devemos nos ater aos significados, então vamos a eles:

    [נפש] nephesh, significa: alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão; aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem; ser vivo; ser vivo (com vida no sangue); o próprio homem, ser, pessoa ou indivíduo; lugar dos apetites; lugar das emoções e paixões; atividade da mente; duvidoso; atividade da vontade; ambíguo; atividade do caráter; duvidoso (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 756.)

    Conforme a abertura do tópico em nos trazer o uso dessa palavra hebraica para a compreensão do ser humano. Vejamos o seu significado:

    Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser [nephesh] vivente (ser vivo). (Gn 2:7)

    Nesta passagem, é bem claro que nephesh não significa ‘alma’. Ela define o ser humano como um todo, um ser vivo (com vida no sangue). O texto afirma que homem não tem nephesh, mas é nephesh, vive como nephesh. Configurada como vida, a nephesh é mortal. Isto está claro em Lv 24:17, 18 e que muitos IASD se apoiam para a crença na aniquilação do culpado após o juízo final. Vamos agora ao significado seguinte:

    [בשר] basar, siginifica: carne; referindo-se ao corpo; de seres humanos; de animais; o próprio corpo; órgão sexual masculino (eufemismo); parentesco, relações familiares; carne como algo frágil ou errante (homem em oposição a Deus); todos os seres viventes; animais; humanidade. (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 188.)

    A basar , no AT ocorre quando se refere a animais e ao ser humano, designa carne, corpo, parentesco e fraqueza. Na criação da mulher a partir de uma das costelas do homem, Gn 2:21 diz: “e fechou o lugar com basar (carne)”. Em Gn 2:24, de modo semelhante a nephesh, basar indica o ser humano como tal, agora no aspecto corporal. Passemos adiante para ruwach, ou ruach.

    [רוח] ruwach, significa: vento, hálito, mente, espírito; hálito; vento; dos céus; pontos cardeais ("rosa-dos-ventos), lado; fôlego de ar; ar, gás; vão, coisa vazia; espírito (quando se respira rapidamente em estado de animação ou agitação); espírito, entusiasmo, vivacidade, vigor; coragem; temperamento, raiva; impaciência, paciência; espírito, disposição (como, por exemplo, de preocupação, amargura, descontentamento); disposição (de vários tipos), impulso irresponsável ou incontrolável; espírito profético; espírito (dos seres vivos, a respiração do ser humano e dos animias); como dom, preservado por Deus, espírito de Deus, que parte na morte, ser desencarnado; espírito (como sede da emoção); desejo; pesar, preocupação; espírito; como sede ou órgão dos atos mentais; raramente como sede da vontade; como sede especialmente do caráter moral; Espírito de Deus, a terceira pessoa do Deus triúno, o Espírito Santo, igual e coeterno com o Pai e o Filho; que inspira o estado de profecia extático; que impele o profeta a instruir ou admoestar; que concede energia para a guerra e poder executivo e administrativo; que capacita os homens com vários dons; como energia vital; manifestado na glória da sua habitação; jamais referido como força despersonalizada (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 1045.)

    A palavra hebraica ruwach significa em muitos textos, o sentido de espírito, destina-se também a ser como uma força da natureza, sendo ela o vento, o ar em movimento, etc. Jesus ao dialogar com Nicodemos, em hebraico/aramaico, fala da ruwach (Jo 3:1,16). Na maioria das vezes, ruwach significa o sopro forte do vento.

    Por este motivo um membro da IASD, assim como os saduceus de outrora se baseiam nos textos que você nos trouxe de Mateus 10:28, Lucas 17:33 , Mateus 5:22 e o já citado no AT, se alegrando com o combate da imortalidade da alma.

    Marcelo, quando falei acerca do Dicionário Bíblico de Alonso Schökel da editora Paulus, e do Manual prático de aprendizado do Hebraico de Rifka Berezin, foi justamente por não se encontrar nestas duas ferramentas o entendimento de que necromancia e adivinhações significam espiritismo e mediunidade. Já quando me pede para verificar as palavras (לַעֲשֹׂות הָרַע) que na verdade é: (לַעֲשֹׂות = Fazer; הָרַע = Mal), elas significam ‘fazer o mal’ e sinceramente não a vejo vertida como médium, espírita e outras traduções mais erroneamente atribuídas a necromantes e adivinhos que sugeri para pesquisar o texto que se incomodou e julgou como enfadonho, mas que não vejo razão de reescrever tudo o que um dia já disse. Isso é para mim assunto que já faz parte do passado. Contudo, posso resumir para você noutra oportunidade, assim como o livro de Eclesiastes sobre escrutínio já discutido anteriormente. Voltemos, portanto, ao fato de que acredito que tenha se equivocado no hebraico. Vejamos nos detalhes em três de suas abordagens nas fontes indicadas na página anterior.

    Vejamos as referências trazidas por você:

    מלכים ב 21:16
    וְגַם דָּם נָקִי שָׁפַךְ מְנַשֶּׁה הַרְבֵּה מְאֹד עַד אֲשֶׁר־מִלֵּא אֶת־יְרוּשָׁלִַם פֶּה לָפֶה לְבַד מֵחַטָּאתֹו אֲשֶׁר הֶחֱטִיא אֶת־יְהוּדָה לַעֲשֹׂות הָרַע בְּעֵינֵי יְהוָה׃

    Além disso, também Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu a Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez Judá pecar, fazendo o que era mau aos olhos do SENHOR. (2 Reis 21:16)

    דברי הימים ב 33:6
    וְהוּא הֶעֱבִיר אֶת־בָּנָיו בָּאֵשׁ בְּגֵי בֶן־הִנֹּם וְעֹונֵן וְנִחֵשׁ וְכִשֵּׁף וְעָשָׂה אֹוב וְיִדְּעֹונִי הִרְבָּה לַעֲשֹׂות הָרַע בְּעֵינֵי יְהוָה לְהַכְעִיסֹו׃

    Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. (2 Crônicas 33:6)

    שופטים 13:1
    וַיֹּסִפוּ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל לַעֲשֹׂות הָרַע בְּעֵינֵי יְהוָה וַיִּתְּנֵם יְהוָה בְּיַד־פְּלִשְׁתִּים אַרְבָּעִים שָׁנָה׃ ף

    E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. (Juízes 13:1)


    Sobre a questão dos conceitos divinatórios egípcios da época de Ramsés II no período de Moisés no cativeiro egípcio dos hebreus, creio que não há problema de semântica, pois o espiritismo também não coaduna com tais práticas da necromancia e se difere e muito delas, em todos os sentidos, bem como apregoada na Torah. Contudo, anteriormente você nos apresenta:

    אֹוב = necromancia e não espiritismo. Vamos recorrer ao dicionário mais uma vez e não se misturar óleo e água novamente. Vejamos:

    אוב significa: odres; necromante; necromante, pessoa que evoca os mortos; fantasma, espírito de um falecido; prática da necromancia; pessoa que tem um espírito familiar. (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 32.)

    וְיִדְּעֹנִ֑ים = conhecedor, espírito familiar e não médiuns espíritas, já que naquela época não havia tais neologismos criados por Kardec em 1857.

    Quando você cita a pergunta 93 do LE, alegando ser nesta pergunta a primeira aparição do assunto alma, ou perispírito na codificação, que embora saiba nos prolegômenos da mesma obra já é citada tal ideia e que a expus neste tópico. Sobre o segundo ponto discutido, acerca do conhecimento da necessidade do perispirito se basear em cada particularidade do planeta a reencarnarmos, crê que este conhecimento está além das escrituras, pois Jesus tinha muito a que nos dizer, mas ainda não estávamos preparados para receber certos conhecimentos, e este é um deles. Na Mensagem nº11 abaixo eu discorri sobre este tema e me parece que você entendeu ao fim de nosso diálogo.

    Mensagem nº11
    http://forumevangelho.com.br/t1790-como-esta-verdade-ira-chegar-ate-voce#17992

    Ademais, se me reservo em reescrever aquilo que já debati, pesquisei e cheguei a uma conclusão, dever-se-á fazer ao interlocutor o interesse em pesquisar, ou não. Contudo, o texto está aí para apreciação e direcionamento da intenção inglória de muitos em misturar os conceitos da necromancia ao espiritismo.

    Caso seja oportuno, pesquise este texto que ele reflete o meu pensamento sobre a imortalidade da alma. Bons estudos e pesquisas.

    Se o espírito é imortal, significa imortalidade da alma na Bíblia
    http://www.apologiaespirita.org/apologia/artigos/025_Se_o_espirito_e_imortal,_significa_imortalidade_da_alma_na_Biblia.pdf

    Mais adiante Marcelo, você me diz que ao ler o LE, entende que “Neste livro, Kardec procurou distinguir espiritualismo e espiritismo. Espiritismo é um nome comum a várias religiões, filosofias ou outros nomes, refere-se o oposto do materialismo.” Só em corrigindo, aqui você inverteu a ordem dos fatores e neste caso há alteração do produto de sua mensagem. O que Kardec entabulou é que o espiritualismo englobava as religiões opostas ao materialismo, sendo, portando comum, já o Espiritismo é a nova moral, filosofia e ciência que eclodia em 1857. Dessa forma, continuo com minha opinião de que a alma é quintessência que não perece.

    Sobre as referencias de períspirito na bíblia, acredito que Paulo foi quem mais se aproximou dessa ideia (I Co 15), mas que para ele ainda era um mistério, o que entendo que veio a ser revelado a partir de 1857. De igual forma que não há neologismos criados por Kardec como médium, espiritismo na citações que esclareci, não haverá também para períspirito. Temos que ser justos neste ponto. Sobre a septuaginta, versão dos setenta no AT e análises do grego no NT. Voltaremos noutro momento para continuarmos as nossas elucubrações.



    Thiago

    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 25 Mar 2013, 09:34

    Bom dia
    Thiago escreveu
    Estou respondendo ao Marcelo Almoedo quanto a sua última mensagem a mim direcionada na página anterior e nesta, que dediquei algumas linhas a ele. Será no objetivo do tópico que vou me manter e onde houver citações, ou assuntos paralelos, indicarei aonde se deve ir a atenção dele e dos demais leitores. O que quis dizer é justamente o fato de a alma não perece após a morte. Os textos bíblicos que o Marcelo nos trouxe passa a impressão de que ela é finita, mas não de fato, conforme as questões 134 a 149 do Livro dos Espíritos. Já a nephesh traduzida para alma vem a aparecer no AT sendo traduzida como ‘alma’. Ocorre que essa tradução não corresponde, foras as exceções, ao significado de nephesh. Não vou aqui destrinchar todas as citações ao qual ela aparece, senão somente a que o Marcelo nos trouxe. Antes, porém, devemos nos ater aos significados, então vamos a eles:

    Na verdade, não é você que está respondendo, e sim as copy-past que você faz e envia como resposta para que Eu responda. kkkk Mesmo assim faça-nos um favor, para aqueles que você não faz uso de copias, que por sinal é uma parcela pequena, poderia enviar acompanhado com o seu link se puder, claro, como faço nos meus, para que possamos analisar e confirmar a sua fonte.ok
    [נפש] nephesh, significa: alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão; aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem; ser vivo; ser vivo (com vida no sangue); o próprio homem, ser, pessoa ou indivíduo; lugar dos apetites; lugar das emoções e paixões; atividade da mente; duvidoso; atividade da vontade; ambíguo; atividade do caráter; duvidoso (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 756.)
    Thiago encontrei o que você copiou Click Aqui, e encontrei na Google o DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG, mais o curioso que não consta a sua publicação e a pagina 756, você poderia fornecer o seu link, ou poderia facilitar em nos fornecer a sua sequencia conforme ocorre entre as paginas 755 e 757, onde consta 05615 à 05631.
    Conforme a abertura do tópico em nos trazer o uso dessa palavra hebraica para a compreensão do ser humano. Vejamos o seu significado:
    Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser [nephesh] vivente (ser vivo). (Gn 2:7)
    Thiago perceba que Deus reuniu duas coisinhas ai: pó da terra e fôlego de vida. Com Seu poder criador, ordenou que da mistura dessas duas coisas aparecesse o homem vivo, uma alma vivente. Em Gênesis 2:07 não diz que o ser humano TEM Alma, mas que ele É uma alma. Homem vivo e alma vivente é a mesma coisa. Para deixar claro.
    Nesta passagem, é bem claro que nephesh não significa ‘alma’. Ela define o ser humano como um todo, um ser vivo (com vida no sangue). O texto afirma que homem não tem nephesh, mas é nephesh, vive como nephesh. Configurada como vida, a nephesh é mortal. Isto está claro em Lv 24:17-18
    E o que esta escrito <> E o homem passou a ser [nephesh] vivente (ser vivo) uma alma vivente.

    Lv 24:17 <> "Qualquer um que leva a vida de outra pessoa deve ser condenado à morte
    וְאִישׁ כִּי יַכֶּה כָּל - נֶפֶשׁ אָדָם מֹות יוּמָֽת:

    Lv 24:18 <> Qualquer pessoa que mata animais de outra pessoa deve pagar por isso no total um animal vivo para o animal que foi morto.
    וּמַכֵּה נֶֽפֶשׁ - בְּהֵמָה יְשַׁלְּמֶנָּה נֶפֶשׁ תַּחַ ת נָֽפֶשׁ:
    Não há novidade ai, vida acabou alma morreu.

    [בשר] basar, siginifica: carne; referindo-se ao corpo; de seres humanos; de animais; o próprio corpo; órgão sexual masculino (eufemismo); parentesco, relações familiares; carne como algo frágil ou errante (homem em oposição a Deus); todos os seres viventes; animais; humanidade. (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 188.)
    Click Aquie veja de onde estava escrito isso, que provavelmente de onde você copiou
    A basar , no AT ocorre quando se refere a (CARNE DE) animais e a( CARNE DE UM SER) humano, designa carne, corpo, parentesco e fraqueza. Na criação da mulher a partir de uma das costelas do homem, Gn 2:21 diz: “e fechou o lugar com basar (carne)”. Em Gn 2:24, de modo semelhante a nephesh, basar indica o ser humano como tal, agora no aspecto corporal.
    Click Aqui, Copy-past mais uma vez.

    a nephesh = a vida, alma, fôlego da vida, e não carne,(basar) onde diz que Eva recebeu a nephesh (sopro da vida), onde?

    Basar corresponde a corpo, polpa, gordura magra, parentes, a humanidade, a nudez, a auto-pele, De basar ; carne (fresca);, por extensão, o corpo de pessoa, a genitália de um homem - o tipo do corpo, (gordura, magra) carne, parentes, (homem) , + nudez, auto, pele.

    Veja que Deus distingue o que seja alma Vivente e Carne/espécie

    Exemplo Gênesis 9:15 <> Então, me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne;(animal/especie) e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda carne.
    Passemos adiante para ruwach, ou ruach.
    [רוח] ruwach, significa vento, hálito, mente, espírito; hálito; vento; dos céus; pontos cardeais ("rosa-dos-ventos), lado; fôlego de ar; ar, gás; vão, coisa vazia; espírito (quando se respira rapidamente em estado de animação ou agitação); espírito, entusiasmo, vivacidade, vigor; coragem; temperamento, raiva; impaciência, paciência; espírito, disposição (como, por exemplo, de preocupação, amargura, descontentamento); disposição (de vários tipos), impulso irresponsável ou incontrolável; espírito profético; espírito (dos seres vivos, a respiração do ser humano e dos animias); como dom, preservado por Deus, espírito de Deus, que parte na morte, ser desencarnado; espírito (como sede da emoção); desejo; pesar, preocupação; espírito; como sede ou órgão dos atos mentais; raramente como sede da vontade; como sede especialmente do caráter moral; Espírito de Deus, a terceira pessoa do Deus triúno, o Espírito Santo, igual e coeterno com o Pai e o Filho; que inspira o estado de profecia extático; que impele o profeta a instruir ou admoestar; que concede energia para a guerra e poder executivo e administrativo; que capacita os homens com vários dons; como energia vital; manifestado na glória da sua habitação; jamais referido como força despersonalizada (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 1045.
    )

    Thiago, pra cima de mim meu camarada! Só copy-past é lascar, tudo indica e você faz questão de demonstrar que não sabe responder,ou pior. não tem capacidade de argumentação, por isso sai a procura na net e expõe como resposta. faça isso não meu amigo, isso é feio e Jesus castiça viu.
    Quando você quis dizer que “significa” o mesmo texto que você copiou informa que (07307 רוח ruwach) procede de 7306; DITAT - 2131a; n. f. Click Aqui, e veja a merd@ que fez.
    Agora Click Aqui para desfazer a sua merd@

    07308 רוח ruwach (aramaico)
    correspondente a 7307; DITAT - 2991a; n. f.
    1) espírito, vento
    1a) vento
    1b) espírito
    1b1) de homem
    1b2) sede da mente
    A palavra hebraica ruwach significa em muitos textos, o sentido de espírito, destina-se também a ser como uma força da natureza, sendo ela o vento, o ar em movimento, etc. Jesus ao dialogar com Nicodemos, em hebraico/aramaico, fala da ruwach (Jo 3:1,16). Na maioria das vezes, ruwach significa o sopro forte do vento.
    No novo testamento, a palavra Espírito muda de ruwach para, (πνεῦμα pneuma), onde é mencionado em João 3:05 <> 3:06
    Por este motivo um membro da IASD, assim como os saduceus de outrora se baseiam nos textos que você nos trouxe de Mateus 10:28, Lucas 17:33 , Mateus 5:22 e o já citado no AT, se alegrando com o combate da imortalidade da alma.
    Leia dnovo a msg 84

    Marcelo Almoedo

    PS>: Termino mais tarde, para corrigir a sua orientação ao fixar versos postado por mim, o que citei foi 2 Reis 21:06 e não 21:16 como esta descrito.....

    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Devaney Seg 25 Mar 2013, 13:51

    Salomão, vc é novo no Forum, queria comentar sobre essa sua postagem:

    Querido marcelo, tu explicou usando até o Hebraico ! Tu é que sabes das coisas e eu aprendo contigo, pois deu uma explicação espetacular de Mateus 10 :28 Deus te abençoe irmão !

    Só um esclarecimento de leve...

    O Marcelo Almoedo é um ateu convicto, ele gosta de falar da Bíblia quando lhe convém, mas não acredita em Deus.

    Por isso, é meio estranho você falar "Deus te abençoe" para ele, pois ele diz que Deus não existe.

    E é meio estranho você chamar ele de "irmão", pois na verdade, ele não se julga nosso irmão na fé e até escarnece da fé.
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Seg 25 Mar 2013, 13:56

    Querido devaney , eu quero dar uma oportunidade ao marcelo para confirmar se suas declarações são verdadeiras ( pois tenho que ouvir as duas partes)
    Mas de qualquer forma te agradeço por me ajudar a conhcecer melhor os amigos do fórum.....
    É a primeira vez que vejo um ateu defendo com unhas e dentes uma verdade biblica...

    Marcelo.....você pode se pronunciar ?
    Aguardo !
    Deus te abençoe querido e hospitaleiro irmão devaney !
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 25 Mar 2013, 23:47

    Boa noite a todos

    Sim Salomão eu sou Ateu, mas o que é um ateu, é uma pessoa que não acredita em quaisquer deuses, nenhum...............................................

    Eu não acredito porque simplesmente não há mais evidências para o Deus cristão do que há para Zeus. Os cristãos não encontra nenhuma razão para acreditar que Zeus existe, para que eles não acreditam nele. Pela mesma razão, eu não acredito em Jeová. O próprio Deus seria mais do que bem-vindo para compartilhar uma conversa honesta comigo. Até que ele faça, eu não tenho nenhuma razão para confiar que alguém é um porta-voz confiável para qualquer deus.(es)

    Nós procuramos conhecer a nós mesmo e ao próximo, em vez de passar a bola para um deus. Eu acredito que um hospital deve ser construído em vez de uma igreja. Eu acredito que um ato deve ser feito, em vez de uma oração. Eu acredito que esforçamos para o envolvimento na vida e não fugir para a morte. Nós queremos radicar qualquer tipo de doenças, eliminar a pobreza, a guerra. Nós queremos que o homem em geral compreenda melhor e ame um outro ser humano..........................

    Acho um ultrajem que um deus invisível é dado o crédito para cada coisa boa que acontece no mundo, enquanto que todo o mal é culpa de humanidade. Há muito mal no mundo que não é culpa dos seres humanos, tais como a ignorância, as doenças as secas que esta lascando o nordeste, a miséria etc... e a maior parte das coisas que são boas são inteiramente fruto do produto do amor humano, seja pelo esforço ou por genialidade, como amizade e vacinas e até mesmo tubos de irrigação.

    Também penso, quando um médico salva a vida de alguém, nós realmente devemos nossos agradecimentos ao médico, e da sociedade que através da educação fez isso ser possível. É um insulto a ambos quando um deus seja agradecido por algo que ele poderia ter feito a si mesmo, mas não o fez. Se um Deus amoroso realmente existisse, não teríamos necessidade de médicos, nem hospital e nem plano de saúde em primeiro lugar.

    Eu não gosto do tipo de pessoas que me machucam ou mentem para mim ou que não são sinceras ou irreverente. Assim, se eu fosse como essas pessoas, eu não poderia escapar não gostar de mim mesmo. Eu nunca poderia fazer algo que me faria o tipo de pessoa que eu odeio, porque eu nunca poderia ser verdadeiramente feliz se eu me odiava, não importa o quão duro eu tentei racionalizar o que eu fiz. Mas isso também significa que para realmente gostar de mim mesmo, e, portanto, para ser verdadeiramente feliz, eu devo ser o tipo de pessoa que eu realmente gosto, e eu gosto de pessoas que são honestas e de princípios e que se preocupam com os outros. Então, eu me esforço para ser como o tipo de pessoa que eu vejo que seja boa.

    Descobri também que a virtude ganha amizades mais fortes e mais afeiçoado, e assegura a confiança dos meus vizinhos, e essas duas coisas são essenciais para viver uma vida boa e plena.

    Há pessoas no mundo que sofrem a essência do espiritismo, que se lembram de vidas passadas, que realmente sentem o poder da magia ritual em suas vidas, que andam com os espíritos de seus antepassados. Há tantas experiências diferentes, eu não acho que é sábio arbitrariamente assumir que qualquer um deles é mais verdadeiro do que o outro.

    Eu olhei em todo o mundo, e eu vejo os budistas são maioria na Ásia, principalmente na Índia os hindus, muçulmanos em sua maioria no Oriente Médio, e os cristãos em sua maioria no Ocidente. A ideia de Deus, e todos os pressupostos de nossas respectivas religiões, são ensinados e passados a nós como filhos em uma consciência ainda sendo moldada. Os brasileiros são cristãos em sua maioria é mais provável que o resultado do cristianismo fosse marteladas e marteladas em sua mente pela uma cadeia de mídia onde você não pode e escapar, e o resultado disso e que a sua religião de fato ser verdadeiro ou superior a qualquer outro.

    Salomão, Eu acredito em você, não pela sua crença, mais pelo o que você É no dia a dia. Eu acredito em muitas coisas. Eu acredito no potencial da humanidade, no poder da razão, no conforto do amor, e no valor da verdade. Eu também acredito na beleza e alegria da experiência humana, o poder quase ilimitado de vontade humana de suportar qualquer dificuldade ou resolver qualquer problema.

    Eu acredito que a fé pode enganar as pessoas em falsidade, e que precisamos de razão e dúvida quanto verificações necessárias contra a nossa capacidade para o erro. Eu acredito que precisamos permitir que nossos companheiros seres humanos a fazer escolhas para si e para viver a vida que desejam, em paz e boa vontade mútua.

    Eu acredito que é melhor para pregar o evangelho de "ser bom para o seu amigo, e amar uns aos outros como a sua própria vida , à pregar o evangelho de "acreditar em uma religião ou ser condenado por ela." Pois é melhor ser bom para si e para construir sobre o que estamos todos de acordo para ser verdade, do que insistir que todos pensam da mesma forma.

    Se você quer ter uma amigo Ateu, não tenho nenhuma restrição, pelo contrario.

    Marcelo Almoedo

    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Ter 26 Mar 2013, 00:11

    Como posso negar sua amizade pois é sincero e verdadeiro !
    se eu me afastasse de você já não estaria agindo de acordo com que creio.
    Vamos ter mais oportunidades aqui no fórum para conversar sobre seu ateísmo.
    Assim como você entra aqui para discutir cristianismo.
    Tenho muito que aprender com vocÊ pois nunca vi um ateus tão bom de biblia!

    fique na paz querido marcelo !
    Anderson Luiz Louzada
    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1041
    Idade : 53
    Cidade/Estado : Palmas/TO
    Religião : Espiritista
    Igreja : Vale do Amanhecer
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 43
    Pontos de participação : 1656
    Data de inscrição : 20/03/2012

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Ter 26 Mar 2013, 09:47

    Marcelo, bom dia!

    Você escreveu....
    Salomão, Eu acredito em você, não pela sua crença, mais pelo o que você É no dia a dia. Eu acredito em muitas coisas. Eu acredito no potencial da humanidade, no poder da razão, no conforto do amor, e no valor da verdade. Eu também acredito na beleza e alegria da experiência humana, o poder quase ilimitado de vontade humana de suportar qualquer dificuldade ou resolver qualquer problema.

    Eu acredito que a fé pode enganar as pessoas em falsidade, e que precisamos de razão e dúvida quanto verificações necessárias contra a nossa capacidade para o erro. Eu acredito que precisamos permitir que nossos companheiros seres humanos a fazer escolhas para si e para viver a vida que desejam, em paz e boa vontade mútua.

    Eu acredito que é melhor para pregar o evangelho de "ser bom para o seu amigo, e amar uns aos outros como a sua própria vida , à pregar o evangelho de "acreditar em uma religião ou ser condenado por ela." Pois é melhor ser bom para si e para construir sobre o que estamos todos de acordo para ser verdade, do que insistir que todos pensam da mesma forma.

    Marcelo, é isso ai a essência do evangelho, AMOR, HUMILDADE, TOLERÂNCIA, conhecer a si mesmo para melhor caminhar com seu vizinho. Salomão, eu já falei para o amigo Almoedo, você é o Ateu mais religioso que conheço.

    Na minha opinião antes um Ateu que acredita em "ser bom para o seu amigo, e amar uns aos outros como a sua própria vida" e busca praticar este ensinamento divino, do que ser qualquer, Espírita, Protestante, Evangélico, Católico... E ter conhecimento da Bíblia de cor e salteado, sem ao menos tentar AMAR ao próximo. Não são as pessoas mal amadas e sim sem amor por si mesmas. Cada um dá o que tem. Se queremos sermos amados então antes oferecemos este amor, se queremos sermos perdoados então antes procuremos perdoar. Jesus, sempre serviu ao próximo, e disse "é dando que se recebe".

    Nossa vida é uma grande jornada, onde as dificuldades constantemente nos abalam. Filho, continue a lutar, porque só cai aquele que não está seguro em si mesmo.
    Continue, filho, a lutar, certo de uma coisa, só são derrotados os que acreditam na derrota.
    Conserve a sua liberdade, respeitando a liberdade dos outros. Não se esqueças, também, que você é o seu maior valor, a sua maior fortuna. Se você estiver preso por pensamentos negativos, de nada valerá toda riqueza do mundo, toda a felicidade possível
    Procure confortar os infelizes, os incompreendidos, mesmo que estes estejam contra você. Seja prático e não se afaste das metas racionais, nem queira obter resultado do seu trabalho e suas caridades. Procure amar a vida em todos os ângulos, faça do que te resta deste terceiro plano o mais agradável possível. Procure prolongar a sua existência, aproveitando o melhor possível, sempre em fins respeitáveis, não se esquecendo, também, que não há condenação para o “pecador” e, sim uma reparação do seus erros.
    Ser humilde é ser amor. Ser humilde é ser manso de coração, é ser tratável. Toda filosofia exige a humanidade de tratamento, principalmente, àqueles que precisam de nossos cuidados. Tia Neiva.

    Salomão seja bem vindo e que a paz e o amor de Cristo esteja com volsco.

    Anderson Luiz Louzada
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Ter 26 Mar 2013, 11:02

    Obrigado querido e gentil anderson pela boas vindas !
    Deus também continue te abençoando!
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Ter 26 Mar 2013, 23:48

    Boa noite

    Salomão, que a paz esteja com você e que possa contaminar a quem esteja próximo.
    Como posso negar sua amizade pois é sincero e verdadeiro !
    se eu me afastasse de você já não estaria agindo de acordo com que creio.
    Vamos ter mais oportunidades aqui no fórum para conversar sobre seu ateísmo.
    Assim como você entra aqui para discutir cristianismo.
    Tenho muito que aprender com você pois nunca vi um ateus tão bom de biblia!
    Obrigado pela sinceras considerações a mim postado, e agradeço, e sempre que precisar estarei sempre presente para ajudar o que estiver ao meu alcance.

    Marcelo Almoedo

    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Sex 29 Mar 2013, 10:09


    A palavra alma tem vários sentidos... mas só tem um sentido de pessoa existente.
    A Alma não pode ter um sentido de ser integral e ao mesmo tempo tem um sentido de parte existencial de um ser que sobrevive após a morte deste ser.
    O homem como alma vivente e a alma como parte vivente independente do corpo é a mesma coisa que dizer que uma Alma esta dentro de outra alma.
    com o sentido de pessoa existente o homem ou é uma alma ou tem uma alma , mas não pode ser ao mesmo tempo uma e ter uma.
    Gênesis 2 :7 dá a resposta , visto não existir texto nenhum na bíblia dando a entender que alma seja um ser de existência independente do corpo.




    Última edição por Salomão em Sex 29 Mar 2013, 10:11, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : erros de digitação)
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Devaney Sex 29 Mar 2013, 19:41

    A Alma não pode ter um sentido de ser integral e ao mesmo tempo tem um sentido de parte existencial de um ser que sobrevive após a morte deste ser.

    E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Ap 6:9,10

    E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Ap 20:4,5


    Salomão, infelizmente a Bíblia não concorda com sua tese.

    Veja:
    - ALMAS estavam clamando a Deus nessa passagem dos Selos
    - as mesmas ALMAS reaparecem no capítulo 20, inclusive com o descritivo de que tinham sido "DEGOLADAS", e essa cena transcorre pouco antes do reinado milenar
    - a Bíblia diz que nesse momento VIVERAM - o que quer dizer que antes estavam na condição de pessoas MORTAS, na definição bíblica. E não eram nomes, sugestões, idéias, ou qualquer outra definição. Elas viveram.
    - mesmo que você não concorde com a antítese do verso anterior, repare que a Bíblia diz que OS OUTROS MORTOS não reviveram. Se esses eram os "outros", é porque aquelas almas estavam sim sendo consideradas como de pessoas mortas. Pois a Bíblia fala que elas é que passaram pela primeira ressurreição, que antecede a segunda, dos condenados.

    E isso sem me ater ao fato que Jesus descreveu a consciência Post Mortem, para que vc não precise de novo dizer que é uma história mentirosa na boca de Jesus. Ok ?
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Sex 29 Mar 2013, 19:58

    por enquanto sua declaração é subjetiva visto ainda não ter quebrado os argumentos do outro tópico ,e colocar toda sua crença em alguns textos...sem ainda refutar os pontos controversos.......seria interessante responder aquelas simples perguntas do outro tópico .........ai sim , você terá toda autoridade para dizer que minha tese não é bíblica.............percebeu que ainda não disse isso de vocÊ?...... não vamos para o caminho do subjetivismo........pois assim o debate ficaria mais em disputa de ideia sem alvo de conclusão mutua.....
    vamos para a verdade absoluta !
    Deus te abençoe irmão !
    Devaney
    Devaney
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 714
    Idade : 58
    Cidade/Estado : Taubaté
    Religião : Evangélico
    Igreja : Assembléia de Deus
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 26
    Pontos de participação : 1139
    Data de inscrição : 27/11/2008

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Devaney Sex 29 Mar 2013, 20:26

    Sim, mas eu vou participar ainda lá no outro tópico. Tomei a liberdade de repetir aqui porque vc afirmou a mesma coisa que lá. Mas vou postar lá sim.
    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Sex 29 Mar 2013, 21:07

    oK irmão , que bom que compreendeu !

    mas tu estas certo ,eu postei aqui a mesma convicção de lá!

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sex 29 Mar 2013, 21:57

    Boa noite e ótima Pascoa a todos

    Devaney
    E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra? Ap 6:9,10.
    Essa passagem relatada em
    Apocalipse 6:09-10, quando João diz: “vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. No meu entendimento o que ele quer dizer é que viu as pessoas que tinham sido mortas por causa da palavra de Deus e seus testemunhos. Como ele viu essas pessoas? Simples e como sempre, foi visão meu amigos, V I S Ã O. “Eu fui arrebatado no espírito…”, leia Apocalipse 1:10, enquanto que Apocalipse 9:17 diz: “E assim eu vi na visão...”leia todo o contexto da cap 6. O que João realmente viu foi uma visão e ver algo em uma visão não se pode ler de maneira literal ou dizer que realmente estava acontecendo.
    E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Ap 20:4,5
    Esse verso só vem a comprovar que esses mártires relatado em apocalipse 6, Eles NÃO estavam vivendo em algum lugar no céu quando eles apareceram conforme dito. Podemos prova isso na segunda referência às “almas” justamente nesse versículo que Denaney nos trouxe e eu porem acrescento um verso a mais, Apocalipse 20:04-06 Assim lemos mais uma vez:
    04 - Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. 05 - ( O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos. ) Esta é a primeira ressurreição. 06 - Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos.

    Portanto queridos amigos cristãos, daquela almas que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus” do livro do
    Apocalipse 20:03 são obviamente as mesmas “almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram” do Apocalipse 6:09, somando-se os mártires que morreram neste tempo. Essas não são “almas vagando”, mas pessoas, os mártires que foram assassinados por seus testemunhos de Jesus e por causa da Palavra de Deus. O que lemos em Apocalipse 20:04-05 sobre eles? Lemos que “eles viveram e reinaram com Cristo por mil anos” “Eles viveram” significa então que não estavam vivos antes! De outro modo eles não voltariam à vida! Pois já estariam vivos! Versículo cinco deixa bem claro “os outros mortos não reviveram...” Após Apocalipse 20:04, aqueles que foram degolados por causa da Palavra de Deus, viveram. Como? Através do único modo que um morto pode voltar à vida: pela ressurreição! Lemos sobre isto na passagem acima: “Esta é primeira ressurreição”! Todos os demais continuaram mortos. Assim sendo, Eles não viveram” conforme a bíblia.

    Marcelo Almoedo

    Thiago
    Thiago
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 122
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Vitória/ES
    Religião : Espírita
    Igreja : Minha consciência
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -3
    Pontos de participação : 134
    Data de inscrição : 27/09/2009

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Thiago Seg 15 Abr 2013, 00:52

    Bom Dia!

    Que primeiramente o Evangelho do divino Mestre ilumine nossa mente na escuridão desta madrugada. Caros leitores, Iremos nos reportar a última mensagem do Marcelo Almoedo que será subdivida em 7 etapas a serem respondidas, ao qual cito abaixo para a facilidade de consulta e acompanhamento:

    Índice:
    I – Atestando as fontes de pesquisa de um debate.
    II – Sites de pesquisa utilizados.
    III – Argumentos e eventos que parecem comprovar a mortalidade da alma!
    IV – Argumentos e eventos que comprovam a sobrevidência da alma após a morte!
    V – Esclarecendo a tradução nos originais
    VI – Conclusão
    VII – Despedida do FE versão 2009-2013


    Iniciaremos, portanto nossa análise:

    I – Atestando as fontes de pesquisa de um debate.

    A paciência é uma virtude a ser praticada! Às vezes, a ‘pressa em responder nos pregam algumas peças’. Mediante a resposta do Marcelo Almoedo, ainda que parcial, à minha última mensagem, cheguei a esperar por alguns dias e ver onde estive equivocado nas observações às suas argumentações e não obtive suas análises. Pois bem, ao final desta minha mensagem eu vou esclarecê-lo o que ocorreu. Tivemos problemas em outro tópico e espero não termos outro neste. As dúvidas foram lá esclarecidas, conforme a menção da Mensagem nº 11 [http://forumevangelho.com.br/t1790-como-esta-verdade-ira-chegar-ate-voce#17992] anteriormente. Venho dirimir as dúvidas quanto à fidelidade das fontes utilizadas nas minhas postagens. Quem me conhece de outros debates e já leram meus textos, sabe muito bem que dou crédito a todo argumento que a mim não pertence. Isso é o mínimo de nossa honestidade para não sermos olhados com a desconfiança de um leitor atento que vê do outro lado um ‘escritor’ por demais pretencioso. Faço questão em todos os meus textos dizer onde estão todas as minhas fontes, inclusive abaixo de minha assinatura. É só examinar. Se o Almoedo perceber, não peguei nada na net, todo o material eu possuo, ou obra em cópia física, ou em cópia digital. Este último recurso inclusive é o que estou adotando devido à facilidade de leitura e armazenamento, além do custo ser mais baixo, não desmerecendo os departamentos tipo ‘sebo’ que oferecem uma literatura também mais barata sendo ela religiosa, histórica, científica, acadêmica e etc.

    Antes, porém, é preciso esclarecer algumas coisas que o Almoedo ainda não sabe. Bom, em meados de 2005 e 2006 houve neste mesmo fórum, um participante judeu ortodoxo chamado Cícero Braga. Este mesmo judeu debateu com evangélicos, espíritas, católicos e etc. Enfim, com todos os aqui presentes e outros que nem mais aqui se encontram. Com base no judaísmo ortodoxo, é importante lembrarmos que boa parte deles não acredita que Jesus é o messias, muito diferente do judaísmo messiânico que não compete aqui uma discussão sobre este tema. É importante definirmos o judaísmo em sua essência e identificar onde o Cícero Braga se encaixava. Vejamos:

    Judaísmo ortodoxo, sendo ele subdivido em judaísmo moderno ortodoxo e o judaísmo haredi. Esta última forma é mais conhecida como "judaísmo ultraortodoxo", mas o termo é considerado ofensivo pelos seus adeptos. O judaísmo chassídico é um subgrupo do judaísmo haredi. Ainda temos o Judaísmo conservador, Judaísmo reformista e Judaísmo reconstrucionista. [1] Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo

    O Cícero Braga se encaixava no judaísmo ordodoxo, tal como julgava ser israelita. Pois bem, um dos motivos levantados por ele, o Cícero Braga, é o fato de boa parte dos cristãos não aceitarem a reencarnação. Por negarem que João batista era a reencarnação de Elias, por tabela, o Cícero Braga que era reencarnacionista afirmava que Jesus não era o messias, pois sabemos que Elias devia vir primeiro, ou seja, antes do Messias a preparar-lhe o caminho. Bom, aonde quero chegar com esta pequena ilustração, o meu contato com o hebraico naquela oportunidade. A partir daquele momento, passei a pesquisar sobre o assunto. Não poderei esquecer que o Valdomiro me incitou a pesquisa também acerca do grego. Eles foram meu estímulo a pesquisar, fora o contato anterior a estes debates com a obra “Analisando as Traduções Bíblicas” do professor Severino Celestino que levou muitas críticas de traduções. Pois bem, eu, por mim mesmo resolvi buscar as respostas e por quase 7 anos, acredito que tenho chegado a ela, o que poderá perceber que em breve devo publicar minhas conclusões a respeito. Se me perguntar se sou fluente no hebraico, direi ao Almoedo que não, apenas uma estudante e pesquisador do aramaico, hebraico e grego. O meu idioma é o português mesmo e no inglês eu sei me virar. Se observar, em todos os meus textos, eu dou o referido crédito ao Cícero Braga nas traduções do hebraico para o português e quando é citado o grego, entenda que sempre será referenciado ao estudo do Carlos Juliano Torres Pastorino em suas obras ‘Sabedoria do Evangelho vol. I ao VIII’ ao qual possuo todos os volumes, já quando tenho dúvidas no latim da Vulgata de São Jerônimo, recorro ao teósofo biblista, espírita e escritor José Reis Chaves que participa de nosso grupo de apologética, a fim de tirar as minhas dúvidas. Principalmente no texto ‘O diálogo entre Jesus e Nicodemos’ que inclusive está em revisão para inclusão de dois tópicos novos e desenvolvimento de outro assunto que fará este texto a ser subdividido em dois textos, sendo eles ‘A Bíblia e a Reencarnação’ e ‘O diálogo entre Jesus e Nicodemos’, devido à extensão do referido texto que ficará muito longo após o incremento do original. Portanto, o que quero deixar claro é que todas as referidas referências aos escritores e tradutores são dadas.

    Pois bem, quando vi as suas primeiras citações do original hebraico, septuaginta e grego koine afirmando que a necromancia é o mesmo que espiritismo e os adivinhos como médiuns. A partir daí que perguntei onde eram, ou quais referências que confirmavam o que o Almoedo disse, já que as fontes que possuo não se encontram tais referências. A partir daí o Almoedo falou que “Eu não utilizei como fonte dicionário e sim varias versões bíblicas que essa duas palavras são transmitida dentro do seu texto”. Este assunto nós iremos voltar a ele mais adiante, mas posso lhe adiantar que esta não é a forma correta de se chegar aos originais. Por este motivo citei o meu texto ‘Comunicação com os mortos na Bíblia’ com os devidos créditos ao Paulo Neto da Silva Sobrinho que tem uma vasta biblioteca de diversas versões bíblicas e ao professor Severino Celestino que em sua obra ‘Analisando as traduções Bíblicas’ nos trazem as diversas versões bíblicas das passagens em análise, os originais hebraicos, sua transliteração e tradução para o português respectivamente, bem como os debates que tive aqui no passado com o Vagner Luis, Jesiel e outros mais sobre este tema. Portanto, todo o crédito é dedicado àqueles que merecem ser lembrados pelo seu trabalho de estudo e pesquisa. Se observar, em meus textos eu não cito o nome de ninguém, somente os argumentos contrários que me interessam, pois não quero o constrangimento de quem quer que seja, já que respeito muito os evangélicos e católicos, mesmo não sendo tratado da mesma forma, mas procuro praticar o evangelho no que diz respeito a “façais ao vosso próximo o que gostaríeis que vos fizessem”. Admiro o trabalho que evangélicos e carismáticos desenvolvem em recuperação de vidas através do Evangelho e nunca cheguei aqui debatendo sobre a infalibilidade, pois da mesma forma que nas escrituras podem existir conceitos científicos ultrapassados, consequentemente a codificação poderá tê-los também.

    A partir daí, iremos para a análise que fez muito rapidamente sobre minhas citações com as referências que encontrou alguns equívocos e buscou referenciá-las a textos da internet. Contudo, vou citar as obras que tenho para sua pesquisa, sendo elas: ‘Iniciação ao Hebraico volume I e II, Rifka Berezin, Editora Humanitas, 5ª Edição, São Paulo, SP, Ano 2004’; ‘Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002; Dicionário Bíblico Hebraico-Português, SCHOKEL, L. A., 4ª Edição; Editora Paulus; Ano 1997; Aprenda o Grego do Novo Testamento John H. Dobson, Tradução de Lucian Benigno, Editora CPAD, 1ª Edição, Rio de Janeiro/RJ, Ano 1994; Léxico do Novo Testamento Grego / Português, F. Wilbur Gingrich, Revisado por Frederick W. Danker, Tradução de Júlio Ρ. Τ. Zabatiero, Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 2ª Edição, São Paulo/SP, Ano 1979. A Lei de Moisés TORÁ, Templo Israelita Brasileiro Ohel Yaacov, Editora e Livraria Sêfer Ltda, Publicação 2001. Existem ainda outras obras que não compete citá-las, bem como a Codificação Espírita, Revista Espírita (todos os volumes) as obras de Flavio Josefo, Leon Denis, Chico Xavier, Robson Pinheiro, Divaldo P. Franco, etc. Algumas dessas obras eu as tenho em versão PDF, outras não. Caso tenha interesse, é só mandar o e-mail que encaminho ao Almoedo o que desejar, salvo arquivos que ultrapassam 10 MB. Não tenho receio de que as pessoas estudem e se informem, afinal estamos todos nós em busca da verdade e como disse o Mestre: “não ponhais a candeia sob o alqueire, mas no velador, e dá a luz a todos que estão na casa”.

    A partir da identificação de onde vieram minhas fontes, passemos adiante no quesito das supostas citações de ‘copy-past’. Antes, porém, é importante frisar que nós seres humanos quando somos pegos em falha, principalmente em debates, a nossa primeira reação é a de encontrar as falhas nos argumentos das pessoas que indicaram nossos erros. Isso é natural do ser humano. Dificilmente assumimos nossos erros e em debates pode parecer uma boa estratégia, mas que na prática, torna-se importante assumirmos os nossos erros primeiro, a fim de que depois pudermos identificar as possíveis falhas de nosso interlocutor, resultando numa tréplica. Porém, simples perguntas antes de formar uma opinião evitam transtornos. Vamos adiante à análise:

    Antes de adentrarmos no quesito de minha análise, friso a importância de sabermos, de antemão utilizar a fonte que me fundamentei. O mestre Marcos Antônio de Souza, em sua dissertação de mestrado pela UFSC ‘O Dicionário de Hebraico Bíblico, DE BROWN, DRIVER E BRIGGS (BDB), como Modelo de Sistema Lexical Bilíngue, – Um Estudo da Lexicografia Hebraica, Bíblica Moderna’, em 12 de dezembro de 2008, pág. 54 e 55; Assim nos elucida:

    2.5.2 A Concise Dictionary of the Words in the Hebrew Bible – STRONG

    A Concise Dictionary of the Words in the Hebrew Bible: With Their Renderings in the Authorized English Version de James Strong foi publicado como parte de The Exhaustive Concordance of the Bible e teve sua primeira edição publicada em 1894. Seguido de sucessivas edições, atingiu, em 1953, sua vigésima primeira edição. Sua macro-estrutura apresenta um front matter composto de prefácio, um plano do dicionário (Plan of the Book) em que se define a micro-estrutura, sistema de transliteração, listas de abreviações e de símbolos. O corpo é formado por 8.674 palavras hebraicas relacionadas alfabeticamente e numeradas. Não há apêndice. A micro-estrutura é definida no “Plan of the Book” como estando composta de 5 itens: (1) palavra hebraica (lema) e seu número de ordem; (2) transliteração; (3) pronúncia; (4) etimologia;

    (5) todas as diferentes traduções utilizadas pela Versão Autorizada (King James Version) e que,
    segundo o ‘Plan of the Book’, são listadas após a marca de pontuação :– e organizadas
    alfabeticamente.

    [...]

    The Exhaustive Concordance de Strong, junto com seus dicionários de hebraico e grego – associados ao sistema de numeração adotado – adquiriu grande popularidade no final do século XIX e primeira metade do século XX. Uma evidência dessa popularidade é a referenciação de várias obras ao sistema de numeração das palavras criado por Strong,178 destacando-se Vine’s Complete Expository Dictionary, The New Thayer’s Greek-English Lexicon, The New Englishman’s Greek 178 DANKER, Frederick W. Multiporpose Tools for Bible Study, p. 13.

    55 Concordance and Lexicon, The New Brown-Driver-Briggs Hebrew-English Lexicon, The New
    Ennglishman’s Hebrew Concordance.179 (O Dicionário de Hebraico Bíblico, de BROWN, DRIVER e BRIGGS (BDB), Como Modelo de Sistema Lexical Bilíngue, – Um Estudo da Lexicografica Hebraica, Bíblica Moderna’, Marcos Antônio de Souza, em 12 de dezembro de 2008, pág. 54 e 55)


    Qual a finalidade de citar esta tese, a simples informação de nada mais nada menos do que 21 edições em 69 anos da fonte em lide. Na internet haverá várias citações como esta e eu não serei o primeiro e nem o último a citar. Daremos, portanto, continuidade da sua análise de ‘copy-past’:

    – Na abertura de minha mensagem nº 92, eu cito as questões 134 a 149 do Livro dos Espíritos em defesa da ideia levantada da mortalidade da alma após a morte. Já a informação de que a nephesh no AT pode sugerir alma, mas nem sempre é traduzida neste significado, dependendo, porquanto do contexto. Essas informações partiram do debate que já informei que participei há 6 anos e as pesquisas que decorreram de lá para cá, bem como os estudos pregressos, juntamente com a citação de minha fonte que possuo, e não cópia de qualquer link que seja. Portanto, não há texto pronto da net para justificar esta minha argumentação. Se existe outros sites que dizem o mesmo, o problema não é meu, mas seria muito estranho citar uma referência espírita e outra com os originais. Caso encontre algo, nos aponte a fonte e o link;

    – O fórum ‘ex-testemunhas de Jeová’ eu desconheço. Contudo eu cito a נפש nephesh, seus diversos significados, conforme anteriormente citado em uma estrutura diferente. Antes, porém, vou citar conforme está em meu dicionário aqui armazenado em meu HD que talvez tenha causado a celeuma por não estar na estrutura que ele se encontra;

    05315 נפש nephesh
    procedente de 5314; DITAT - 1395a; n f
    1) alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão
    1a) aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem
    1b) ser vivo
    1c) ser vivo (com vida no sangue)
    1d) o próprio homem, ser, pessoa ou indivíduo
    1e) lugar dos apetites
    1f) lugar das emoções e paixões
    1g) atividade da mente
    1g1) duvidoso
    1h) atividade da vontade
    1h1) ambíguo
    1i) atividade do caráter
    1i1) duvidoso
    (Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002, pág. 756.)


    Nephesh tal como vemos abaixo o desenvolvimento da DITAT - 1395a:

    1395a TCÍDJ (jiepesh) vida, alma, criatura, pessoa, apetite, mente. O ugarítico e o acadiano possuem cognatos com um espectro de sentidos um tanto quanto semelhante, mas ambos incluem o significado de "garganta". O árabe nafs inclui os sentidos dc "alma", "mente", "vida", "pessoa", "inclinação", "eu" (como pronome reflexivo), mas não o de "garganta". Quanto ao fenício-púnico e ao aramaico antigo npsh/nbsh, vejam-se C. F. JEAN e F. HOFTLJZER, Dictionaire des inscriptions sémitiques de Vouest (Leiden, 1965). Nos vários idiomas é comum que uma parte ou um órgão do corpo assuma significados emocionais ou espirituais (.cf "coração", tanto em hebraico quanto em português). (Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Editora Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1ª edição: 1998; São Paulo/SP; pág. 981)

    Com isso, o Almoedo diz que encontrou o link, ou a fonte que eu supostamente copiei no site http://testemunhasdejeova.forumeiros.com.pt/t449-para-onde-foi-a-alma-imortal. Quando o autor ‘Maer’ desta mensagem no referido fórum cita, ele fez justamente a mesma citação que a minha e se observar ele cita a raiz primitiva נפש naphash de onde deriva a נפש nephesh, porém, em seguida a outra fonte que ele usa é em espanhol. Eu não sei espanhol e não teria como traduzir. Ele cita três dicionários, um que eu me utilizei, os outros dois ‘Diccionario Chávez’ e ‘Diccionario Vine AT’ sendo ambos em espanhol. Certamente esta não foi a minha fonte. Infelizmente o Almoedo se equivocou! Entretanto, segue a raiz primitiva de nephesh.

    05314 נפש naphash
    uma raiz primitiva; DITAT - 1395; v
    1) (Nifal) tomar fôlego, reanimar-se
    (Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002, pág. 756.)


    Naphash, tal como vemos abaixo o desenvolvimento da DITAT - 1395:

    1395 נפש (nãpash) tomar fôlego, reanimar-se. Este verbo denominativo ocorre apenas no nifal (Êx 23.12; 2 Sm 16.14; Êx 31.17). (Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Editora Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1ª edição: 1998; São Paulo/SP; pág. 981)

    A raiz primitiva tem os seus significados e a nephesh deriva de naphash, mas ambas tem os seus respectivos significados. Afinal, o dicionário traz o verbete em aramaico, hebraico, grego e o seu significado. Acredito que não tenha atentado a este detalhe.

    Logo em seguida, mediante suas pesquisas, o Almoedo localizou no Google o DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG no link http://pt.scribd.com/doc/79722187/Dicionario-Biblico-Strong-Lexico-Hebraico-Aramaico-e-Grego-de-Strong-James-Strong. Diante disso, Almoedo arremata dizendo que mais o curioso que não consta a sua publicação e a pagina 756, você poderia fornecer o seu link, ou poderia facilitar em nos fornecer a sua sequencia conforme ocorre entre as paginas 755 e 757, onde consta 05615 à 05631. Mediante essa sua análise, precisaremos aqui de duas etapas nestes dois pontos levantados pelo Almoedo. Mediante toda a explanação de diversas edições existentes desta obra, poderá trazer uma série de divergências entre páginas. Portanto, vamos lá:

    2.1ª - As páginas sugeridas pelo Almoedo são as de nº 755 e 757 com os Strong’s 05615 a 05631 que porventura estaria sendo citada a נפש nephesh. Entretanto, examinando a sua informação, temos:

    Todos os Strong’s sugeridos pelo Almoedo não se encontram o Strong que citei 05315 נפש nephesh, e a última página de sua fonte é 756 e não 757. Passemos, portanto, para a análise seguinte a este seu recurso que gerou toda a celeuma por questões de numeração de páginas.

    2.2ª - A análise que o Almoedo fez é baseada numa edição de visualização gratuita, diferente da minha que é um arquivo em PDF que mais adiante devo indicar o link para baixar e atestar a minha argumentação. Pois bem, o Strong de 05315 נפש nephesh, muito provavelmente deve estar entre as páginas 680 e 725, já que esta sua versão gratuita encerra sua visualização na página 679 e continua a partir da página 726, conforme a informação abaixo. Outro ponto a ser considerado é a edição de ambos, pois o strong 05631 que o Almoedo pesquisou na página 756 no dicionário gratuito no meu em versão PDF é na página 799. O Almoedo perceberá isso ao baixar o dicionário no link que vou indicar ao Almoedo mais adiante.

    You're Reading a Free Preview
    Pages 680 to 725 are not shown in this preview.

    Tradução: Você está lendo uma Amostra Grátis
    Páginas 680-725 não são mostradas nesta visualização.


    Por este motivo levou a crer que eu tinha ido até ao fórum ‘ex-testemunhas de Jeová’ e copiado parte do texto do autor ‘Maer’. Ledo engano! Os únicos fóruns que já participei foi o antigo fórum da AOL, o Portal do Espírito, este Fórum Evangelho na versão até 2006 e agora a partir de 2009, o Yeshua Chai [ao qual fui bloqueado por argumentar sobre a reencarnação], o fórum Adventista do Azenilto e o Religião é Veneno em debate com o cyrix. Ando meio afastado de fóruns e pode observar que minhas participações aqui são bem pontuais, já que meus compromissos no trabalho, na família, no meio acadêmico, os trabalhos que estou desenvolvendo no GAE e do grupo espírita ao qual me reúno me toma todo o tempo disponível que tenho, restando-me somente as madrugadas durante a semana na elaboração de respostas aos que aqui me questionam. Por este motivo voltei depois de 3 meses após o Chico Costa me questionar no tópico sobre a tragédia na boate Kiss.

    O Almoedo conseguirá baixar o ‘Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002’, no endereço abaixo e atestar minhas citações. Não somente o Almoedo, mas todos os leitores poderão dar a devida veracidade ao que estou relatando. O que pode ter ocorrido que esta versão ‘e-book’ é uma versão gratuita e poderá haver ainda o problema da edição, já que sua versão vai até a página 1940 e a minha até a página 1982.

    http://search.4shared.com/q/1/James%20Strong?view=ls

    - Quando citei a basar como representação da carne, corpo físico, que realmente volta ao pó da terra, é perecível, conforme abaixo:

    01320 בשר basar
    procedente de 1319; DITAT - 291a; n m
    1) carne
    1a) referindo-se ao corpo
    1a1) de seres humanos
    1a2) de animais
    1b) o próprio corpo
    1c) órgão sexual masculino (eufemismo)
    1d) parentesco, relações familiares
    1e) carne como algo frágil ou errante (homem em oposição a Deus)
    1f) todos os seres viventes
    1g) animais
    1h) humanidade
    (Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002, pág. 188.)


    Por tabela, o Almoedo me disse que eu pudesse ver ‘onde estava escrito isso, que provavelmente de onde você copiou’, indicando um site russo ‘kk.convdocs’ com a saudação ‘Главная страница’ até com certa propaganda pornográfica na lateral esquerda do link http://kk.convdocs.org/docs/index-104216.html?page=23. Eu não sei russo e desconheço este site. É o mesmo problema citado anteriormente na minha segunda observação, o de que a sua versão de pesquisa gratuita do mesmo dicionário que utilizei vai somente até a página 38 e continua e a partir da página 642. Com isso, o Almoedo parte a me dizer que copiei o strong 01320 בשר basar no tal site russo, simplesmente por não encontrar em sua fonte de pesquisa original. Entretanto, por não encontrar a minha referência que está no intervalo que o Almoedo não consegue visualizar, é que saiu em busca de outras fontes na net. Eis a mensagem do seu dicionário fragmentado.

    You're Reading a Free Preview
    Pages 39 to 641 are not shown in this preview

    Tradução: Você está lendo uma Amostra Grátis
    Páginas 39-641 não são mostradas nesta visualização



    - Quando eu citei sobre a basar [carne, referindo ao corpo de animais e também de homens] comentando que ocorre no AT ser como referencia ao corpo de animais e de nós homens, significando carne, corpo, parentesco, etc. foi baseado em meu dicionário que tenho em cópia PDF e baseado em Flavio Josefo, não sendo, porquanto no link sugerido pelo Almoedo http://www.adventistas.com/marco2006/novaserie_genesis4.htm, cujo autor é o Edegard Silva Pereira que é membro da IASD, já que o site é adventista e por sinal não há referências bibliográficas da pesquisa dele. Este site eu o conhecia, mas não havia segurança, pois era carente de referências bibliográficas. Se observar este link, ele é a favor da mortalidade da alma [nephesh] e destitui o homem de possuir um corpo, alma e espírito. Entretanto, a minha defesa é oposta a esta visão por ele apresentada e pelo Almoedo defendida, onde esclareço a sobrevivência da alma após a morte. Como eu poderia utilizar uma ferramenta contra mim mesmo? Pouco provável que tenha retirado algum argumento de lá. Minha fonte eu vou apresentar mais adiante para apreciação. Parece-me que o Edegard Silva Pereira é que não deu os devidos créditos de sua argumentação copiada e não eu que o copiei o Edegard Silva Pereira, foi ele que copiou a fonte abaixo. Aproveita e dá um recado para ele colocar lá as referências no texto dele que é mais ético para ele e não para mim que sou um simples pesquisador. Vejamos o desenvolvimento da DITAT - 291a:


    291a (basar) carne.
    291b (b’sõrâ) notícias.

    Essa raiz e seu derivado ocorrem 30 vezes no AT. Dezesseis delas estão nos livros de Samuel e de Reis e sete em Isaías. Trata-se de uma raiz comum nas línguas se míticas, encontrada no acadiano, no árabe, no ugarítico, no etíope, etc. O sentido da raiz é "trazer novas, especialmente relativas a encontros militares". Normalmente são boas novas, mas (contra FRIEDRICH, TDNT, V. 2, p. 707) não necessariamente (1 Sm 4.17; 2 Sm 18.20 onde tõb acrescentado de modo específico). O acadiano sustenta tal posição, pois essa palavra é muito usada de modo neutro na língua acadiana.

    A literatura histórica, as ocorrências de bãsar reúnem dois eventos: a morte de Saul (1 Sm 31.9: 2 Sm 1.20; 4.10) e a derrota e morte de Absalão (2 Sm 18.19 e s.). Embora Davi tenha recebido as notícias de modo diferente, ambas foram entendidas como boas pelo mensageiro que as trouxe.

    Conceito de mensageiro recém-chegado do campo de batalha encontra-se no âmago dos usos mais teologicamente fecundos em Isaías e em Salmos. Aqui é o Senhor que é vitorioso sobre os seus inimigos. Por causa de sua vitória, ele vem agora libertar os cativos: Sl 6-11,12; Is 61.1). A sentinela espera ansiosamente pelo mensageiro (Is 52.7; cf. 2 Sm-25 es.), que trará as boas novas. A princípio, somente Sião conhece a verdade (ls 40.9. 41.27). mas finalmente todas as nações contarão a história (Is 60.6). A realidade deste conceito só é finalmente encontrada em Cristo (Lc 4.16-21; 1 Co 15.54-56; Cl 1.5, 6; 2.13-15)

    Basar. Carne (r. pele, parente, corpo). Esta palavra ocorre 273 vezes no AT, das quais 153 estão no Pentateuco. Parece ser uma raiz semítica ocidental, pois não existem cognatos certos no acadiano (contra o BDB e o TDNT, cf. Chicago Assyrian Dicüonary, B, 270a). No árabe baêara significa "pele" e há um verbo correspondente com o sentido de "tirar a pele", etc. O cognato ugarítico (bsr) ocorre somente quatro vezes, mas mostra uma amplitude de significado bastante semelhante à do hebraico. No hebraico a palavra refere-se basicamente à musculatura animal, mas, por extensão, pode-se referir ao corpo humano, às relações de parentesco, à espécie humana, aos seres vivos, à própria vida e à vida criada em oposição à vida divina.


    Basar ocorre com seu sentido básico de modo muito frequente, especialmente no Pentateuco, na literatura relativa a práticas sacrificais (e.g., Lv 7.17), mas também nas prescrições relativas às doenças da pele (Lv 13, etc.). O paralelismo comum com 'etsem, "osso", para comunicar a idéia de "corpo", denota o sentido central da palavra de modo muito claro (cf. Jó 2.5, etc.).


    Todavia, basar pode estender seu sentido a ponto de significar "corpo", ainda que não haja qualquer referência a ossos (Nm 8.7; 2 Rs 4.34; Ec 2.3, etc.). Como tal, o termo refere-se apenas à forma externa de uma pessoa, o que é visto corno uma das partes do ser humano, sendo os outros especialmente o lêb, "coração", e o nepesh, "alma" (Sl 16.9; etc.). Contudo, seria impróprio pensar que os hebreus concebiam que uma alma viva habitasse um corpo que por si só estaria morto. Em vez disso, eles viam a realidade humana como permeadora de todas as partes, sendo esse conjunto a pessoa. (Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Editora Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, 1ª edição: 1998; São Paulo/SP; pág. 227)



    Examine, inclusive, a argumentação fragmentada do Edegard Silva Pereira que erroneamente passa a impressão que a alma não sobrevive após a morte, o que de fato a alma [nephesh] não habita é um corpo [basar] já morto. Não aceite tudo o que o que lê na internet Almoedo, busque fontes seguras e com referências de preferência, para não se enganado com opiniões completamente fragmentadas para levar o leitor a acreditar em suas opiniões, principalmente quando estas nos remetem a aniquilação do pecador!


    - Nesta última suposição de ‘copy-past’ Almoedo diz que quando que eu quis dizer que 07307 רוח ruwach ‘“significa” o mesmo texto que você copiou informa que (07307 רוח ruwach) procede de 7306; DITAT - 2131a; n. f. ’. Entretanto, eu cito o significado do Strong 07307 רוח ruwach no hebraico que está plenamente de acordo e correto. Quando é informado que o Strong 07307 רוח ruwach procede do Strong 07308 רוח ruwach (aramaico) é pelo simples fato do hebraico proceder do aramaico. Observe que o hebraico procede do aramaico e ambos têm os seus significados. O que difere é que no aramaico são menores a quantidade de variações dos significados, já no hebraico estes significados se expandem. É só isso! Vejamos a raiz primitiva, o verbete em hebraico e aramaico.


    07306 רוח ruwach
    uma raiz primitiva; DITAT - 2131; v.
    1) (Hifil) cheirar, perfumar, sentir cheiro, aceitar
    1a) referindo-se ao cavalo
    1b) referindo-se ao prazer (metáfora)
    (Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002, pág. 1045.)


    07307 רוח ruwach
    procedente de 7306; DITAT - 2131a; n. f.
    1) vento, hálito, mente, espírito
    1a) hálito
    1b) vento
    1b1) dos céus
    1b2) pontos cardeais ("rosa-dos-ventos”), lado
    1b3) fôlego de ar
    1b4) ar, gás
    1b5) vão, coisa vazia
    1c) espírito (quando se respira rapidamente em estado de animação ou agitação)
    1c1) espírito, entusiasmo, vivacidade, vigor
    1c2) coragem
    1c3) temperamento, raiva
    1c4) impaciência, paciência
    1c5) espírito, disposição (como, por exemplo, de preocupação, amargura, descontentamento)
    1c6) disposição (de vários tipos), impulso irresponsável ou incontrolável
    1c7) espírito profético
    1d) espírito (dos seres vivos, a respiração do ser humano e dos animias)
    1d1) como dom, preservado por Deus, espírito de Deus, que parte na morte, ser desencarnado
    1e) espírito (como sede da emoção)
    1e1) desejo
    1e2) pesar, preocupação
    1f) espírito
    1f1) como sede ou órgão dos atos mentais
    1f2) raramente como sede da vontade
    1f3) como sede especialmente do caráter moral
    1g) Espírito de Deus, a terceira pessoa do Deus triúno, o Espírito Santo, igual e coeterno com o Pai e o Filho
    1g1) que inspira o estado de profecia extático
    1g2) que impele o profeta a instruir ou admoestar
    1g3) que concede energia para a guerra e poder executivo e administrativo
    1g4) que capacita os homens com vários dons
    1g5) como energia vital
    1g6) manifestado na glória da sua habitação
    1g7) jamais referido como força despersonalizada
    (Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002, pág. 1045.)


    07308 רוח ruwach (aramaico)
    correspondente a 7307; DITAT - 2991a; n. f.
    1) espírito, vento
    1a) vento
    1b) espírito
    1b1) de homem
    1b2) sede da mente
    (Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002, pág. 1045 e 1046.)



    Partindo destas definições e esclarecimentos, Almoedo diz que fiz uma merd@, quando citei uma fonte no hebraico e por ter citado-a no aramaico, foi uma besteira, mas foi esclarecido que o significado no hebraico está correto e quando o dicionário diz que ‘procede de’, é pelo simples motivo de ser proveniente do aramaico, e vice versa, pois o strong 07308 רוח ruwach (aramaico) correspondente a 07307 רוח ruwach; DITAT - 2991a; n. f. Houve ainda a citação do link http://www.ubeblogs.com.br/profiles/blogs/o-esp-rito-santo-3, justificando que plagiei o blog, cujo autor Anselmo Estevam, o que não é a expressão da verdade. Inclusive o Estevam fala do רוח ruwach קדש qodesh, ou espírito sagrado que não tem nada a ver com nossa discussão. Partindo deste princípio, Almoedo me sugere desfazer a minha merd@. Sugerindo o mesmo blog com o link http://www.ubeblogs.com.br/profiles/blogs/folego-de-vida-r-kha-ha-kodesch-esp-rito-o-santo-rodshua. Da mesma forma como nos casos anteriores, a sua versão de consulta gratuita impediu de verificar corretamente na página que eu indiquei, já que ele para no strong 05677 na página 763 e prossegue no strong 1588 em diante, constante na página 1364. Vejamos a mensagem novamente para nos esclarecer. Portanto, dirimida os equívocos de argumentação e análise mediante a consulta da ferramenta em lide!

    You're Reading a Free Preview
    Pages 764 to 1363 are not shown in this preview

    Tradução: Você está lendo uma Amostra Grátis
    Páginas 764-1363 não são mostradas nesta visualização



    Para àqueles que quiserem aprofundar no quesito dos verbetes de strong é interessante estabelecer o que é a DIDAT, já citada nas análises anteriores. Vejamos:


    DITAT corresponde à obra de R. Laird Harris, Gleason L. Archer Jr. e Bruce K. Waltke, Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento (publicado pelas Edições Vida Nova, (www.vidanova.com.br). O número que aparece ao lado da sigla DITAT corresponde ao verbete deste dicionário, que pode ser consultado para maior aprofundamento. fig. Figuradamente. (Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002, pág. 3.)

    Eu, inclusive tenho também esta versão deste dicionário ‘Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento’. Recomendo para quem quer aprofundar nos estudos que o adquira.


    Solucionado o imbróglio mediante suposições infundadas e sem embasamento algum. Almoedo, se tivesse me perguntado acerca de minha fonte, assim como lhe perguntei a sua na página anterior, não teria realizado tantas afirmações sem fundamento à respeito de minha argumentação. Teríamos evitado tal constrangimento. Agora, partirei para suas ideias defendidas como a mortalidade da alma. Vamos a elas:


    - Eu havia dito que a basar, no AT ocorre quando se refere tanto a animais, quanto ao ser humano. Ela designa carne, corpo, parentesco, fraqueza, etc. Na criação da mulher a partir de uma das costelas do homem, como citarei mais adiante Josefo em sua análise de Gênesis 2. Outrossim, em Gn 2:21 está escrito que “e fechou o lugar com basar (carne)”. Já em Gn 2:24, de modo semelhante a nephesh. Por outro lado a basar indica o ser humano como tal, agora no aspecto físico, ou seja material. Mediante minha abordagem, Almoedo havia dito que ‘a nephesh = a vida, alma, fôlego da vida, e não carne,(basar) onde diz que Eva recebeu a nephesh (sopro da vida), onde? ’ Se perceber em minha abordagem, eu faço a devida distinção entre a ruwach, nephesh e basar, não havendo, porquanto a mistura de conceitos entre a nephesh e a basar. Já Eva receber a nephesh é por questões de dedução, já que ambos são iguais perante o criador. Almoedo prossegue em sua análise dizendo que ‘Basar corresponde a corpo, polpa, gordura magra, parentes, a humanidade, a nudez, a auto-pele, De basar ; carne (fresca);, por extensão, o corpo de pessoa, a genitália de um homem - o tipo do corpo, (gordura, magra) carne, parentes, (homem) , + nudez, auto, pele. Veja que Deus distingue o que seja alma Vivente e Carne/espécie. ’ Diante de sua argumentação, Almoedo exemplifica:



    Exemplo Gênesis 9:15 <> Então, me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne;(animal/especie) e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda carne [basar].


    Observe que a destruição é da carne [basar] e não da nephesh. Eu havia dito que conforme a abertura do tópico em nos trazer o uso dessa palavra hebraica [nephesh] para a compreensão do ser humano. Vejamos o seu significado: ‘Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser [nephesh] vivente (ser vivo). (Gn 2:7). Partindo deste meu entendimento, Almoedo diz que “Deus reuniu duas coisinhas ai: pó da terra e fôlego de vida. Com Seu poder criador, ordenou que da mistura dessas duas coisas aparecesse o homem vivo, uma alma vivente. Em Gênesis 2:07 não diz que o ser humano TEM Alma, mas que ele É uma alma. Homem vivo e alma vivente é a mesma coisa. Para deixar claro. ”. Neste quesito, iremos recorrer ao historiador Flavio Josefo e ver o seu parecer quanto à passagem:

    2. Gênesis 2. Moisés fala ainda mais particularmente da criação do homem. Ele diz que Deus tomou pó da terra, fez o homem e, com a alma, inspirou nele o espírito e a vida. Ele acrescenta que esse homem foi chamado Adão, que em hebreu significa "ruivo", porque a terra de que ele foi formado era dessa cor, que é a cor da terra natural e a qual se pode chamar virgem. Deus mandou vir os animais, tanto os machos quanto as fêmeas, para diante de Adão, e este, o primeiro de todos os homens, deu-lhes os nomes que conservam ainda hoje.

    3. Deus, vendo que Adão estava sozinho, enquanto os outros animais tinham cada qual uma companheira, quis também dar-lhe uma consorte. Para isso, quando ele estava adormecido, tirou-lhe uma das costelas, da qual formou a mulher. E, logo que Adão a viu, percebeu que ela havia sido tirada dele e que era parte dele mesmo. Os hebreus dão à mulher o nome de Issa, e a que foi a primeira de todas chamou-se Eva, isto é, "mãe de todos os viventes". (História dos Hebreus, JOSEFO, Flavio, Editora CPAD, 8ª Edição, 2004, Rio de Janeiro/RJ, pag. 19).



    O que Josefo deixa transparecer aqui é que Deus fez o homem e, com alma, inspirou nele o espírito e a vida, diferentemente do homem ser uma alma. Ele distingue entre estar com alma e não ser alma como entendido pelo Almoedo. No dicionário de James Strong existe a definição para adão que converge ao que Josefo disse. Vejamos:


    0119 אדם ’adam aw-dam’
    de derivação desconhecida; DITAT - 26b; v
    1) ser vermelho, vermelho
    1a) (Qal) ruivo (referindo-se aos nazaritas)
    1b) (Pual)
    1b1) corar
    1b2) tingido de vermelho
    1b3) avermelhado
    1c) (Hifil)
    1c1) fazer ficar vermelho
    1c2) ofuscar
    1c3) emitir (mostar) vermelhidão
    1d) (Hitpael)
    1d1) avermelhar
    1d2) ficar vermelho
    1d3) parecer vermelho
    (Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002, pág. 24.)


    0120 אדם ’adam aw-dawm’
    procedente de 119; DITAT - 25a; n m
    1) homem, humanidade (designação da espécie humana)
    1a) homem, ser humano
    1b) homem (como indivíduo), humanidade (sentido intencionado com muita freqüência no AT)
    1c) Adão, o primeiro homem
    1d) cidade no vale do Jordão
    (Dicionário Bíblico Strong Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, James Strong, LL.D, S.T.D., Barueri/SP, Editora SBB, Ano 2002, pág. 24.)



    Kardec, em sua obra do Pentateuco espírita “A Gênese” nos esclarece esta passagem como uma alegoria bem representativa, vejamos:

    11. - Ele se houve com mais acerto, dizendo que Deus formou o homem do limo da Terra (1). A Ciência, com efeito, mostra (cap. X) que o corpo do homem se compõe de elementos tomados à matéria inorgânica, ou, por outra, ao limo da terra. A mulher formada de uma costela de Adão é uma alegoria, aparentemente pueril, se admitida ao pé da letra, mas profunda, quanto ao sentido. Tem por fim mostrar que a mulher é da mesma natureza que o homem, que é por conseguinte igual a este perante Deus e não uma criatura à parte, feita para ser escravizada e tratada qual hilota Tendo-a como saída da própria carne do homem, a imagem da igualdade é bem mais expressiva, do que se ela fora tida como formada, separadamente, do mesmo limo. Equivale a dizer ao homem que ela é sua igual e não sua escrava, que ele a deve amar como parte de si mesmo. (1) O termo hebreu haadam, homem, do qual se compôs Adão e o termo haadama, terra, têm a mesma raiz. (A Gênese – Capítulo XII - Gênese Mosaica; KARDEC, Allan).

    Quem obtiver o interesse de aprofundar na alegoria da ‘Perda do Paraíso‘. Sugiro perscrutar o tema, também na obra A Gênese; Capítulo XII; Gênese Mosaica; KARDEC, Allan, conforme o link abaixo:


    http://www.espirito.org.br/portal/codificacao/ge/ge-12.html#ge122


    Eu prossigo dizendo que a palavra hebraica ruwach significa em muitos textos, o sentido de espírito, destina-se também a ser como uma força da natureza, sendo ela o vento, o ar em movimento, etc. Jesus ao dialogar com Nicodemos, provavelmente em aramaico, tendo o evangelho de João na tradução hebraica e grego koine, fala da ruwach (Jo 3:1,16). Na maioria das vezes, ruwach significa o sopro forte do vento, como sendo, não se sabe de onde o vento vem [sua última encarnação], não se sabe para o vento vai [sua próxima encarnação]. O Almoedo diz que ‘No novo testamento, a palavra Espírito muda de ruwach para, (πνεῦμα pneuma), onde é mencionado em João 3:05 <> 3:06. ’ Exatamente isso, e em meu texto ‘O Diálogo entre Jesus e Nicodemos‘ virá com algumas novidades, por esta passagem ser no sentido figurado, os desdobramentos de uma exegese comentada e um acréscimo final.


    II – Sites de pesquisa utilizados.

    Mediante as insinuações de que saio pinçando textos da net sem nenhum critério e honestidade de minha parte, informo os sites que me sinto seguro em pesquisar sobre algum tema. Vejamos:

    Sites Espíritas:
    http://www.febnet.org.br/
    http://www.espirito.org.br/
    http://www.apologiaespirita.org/apologia/index.php
    http://www.ipati.org/
    https://sites.google.com/site/temarioallankardec/
    http://www.paulosnetos.net/index.php/home


    Sites não espíritas:
    http://cafecomhebraico.wordpress.com/
    http://www.freewebs.com/nyudraa/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal
    http://nachouraqui.tripod.com/id88.htm
    http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic
    http://www.blueletterbible.org/
    http://www.bibliaonline.com.br/
    http://en.wikisource.org/wiki/Main_Page



    [CONTINUA]
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 15 Abr 2013, 14:14

    Boa tarde

    Ok, Thiago, vamos aguardar a sua conclusão.


    Marcelo Almoedo

    Conteúdo patrocinado


    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 7 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 20:14