F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


+26
Aldo Maro Ferraro
Maalheiros
Antonio
Tzaruch
Rodrigues
Vasuilvan
Ernesto
Betho
Edison
Anderson Luiz Louzada
Marcelo Almoedo
Gilcimar
Célio Saldanha
JoshuaInt
Rasabino
Maria Madalena
Jorge Paulo Barbosa
Prof. Azenilto G. Brito
Bildade
Juliano Toledo
Arnaldo Ferreira de Paiva
Devaney
Salomão
Thiago
Norberto
Gleison Elias
30 participantes

    "É a alma humana mortal ou imortal?"


    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 1041
    Data de inscrição : 20/03/2012

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Qua 20 Mar 2013, 23:37

    Boa noite!

    Bom gente, é isso mesmo que o amigo Almoedo, disse. Infelizmente alguém usou uma foto falsa em um Blog particular dando a entender que sua intensão é a de promover a Doutrina do Vale do Amanhecer, mais o Vale não faz propaganda ou usa destes meios. Essa publicação, repito, é de autoria particular.

    Abraços, Anderson.

    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Número de Mensagens : 6377
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qua 20 Mar 2013, 23:43

    Boa noite

    Thiago <> msg 63
    O que depreendo é que a alma, ou o perispírito é o veículo de manifestação do espírito.
    Vamos primeiro saber um pouco sobre o que seja de fato PERISPÍRITO.

    A primeira aparição do termo ocorreu em literatura francesa, com a publicação do livro "O Livro dos Espíritos". Neste livro, Kardec procurou distinguir espiritualismo e espiritismo. Espiritismo é um nome comum a várias religiões, filosofias ou outros nomes, refere-se o oposto do materialismo.

    No Espiritismo , "Perispírito" é o corpo sutil que é usado pelo espírito para se conectar com as percepções criadas pelo cérebro. O termo é encontrado entre a extensa terminologia originalmente concebido por Allan Kardec em seus livros sobre o Espiritismo . Seu primeiro uso foi em um comentário (por Kardec) em resposta dada pelos espíritos para a questão 93 de O Livro dos Espíritos. Click Aqui para sintonizar o que eu friso.

    93 - É o Espírito, propriamente dita, sem cobertura, ou é, como alguns declaram, cercado por uma substância de algum tipo?

    - O espírito é envolvido por uma substância que parece a você como mero vapor, mas que, no entanto, parece muito grave para nós, o pensamento é suficientemente vaporosa para permitir que o espírito para flutuar na atmosfera, e transportar-se através do espaço em prazer.

    - À medida que o germe de um fruto é cercado pela perisperma assim o espírito, propriamente dita, está rodeado por um envelope, que, por analogia, pode ser designado como o perispírito.

    Thiago, como ainda estamos no patamar bíblico, onde podemos achar na bíblia algo venha a compartilhar com essa ideia de Kardec.

    Lembrando, Alma e uma coisa e Espírito é outra totalmente diferente dentro do conceito bíblico

    Só para definição, mais uma vez.

    Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (neshamah), e o homem passou a ser alma (nephesh) vivente”. Gênesis 2:7.

    Deus formou ao homem de 2 elementos: pó da terra e fôlego de vida. De acordo com o original, este texto seria da seguinte forma: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o espírito de vida (fôlego de vida), e o homem passou a ser uma pessoa vivente".Isto significa no conceito Bíblico:

    Marcelo Almoedo

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Qui 21 Mar 2013, 00:11

    Boa noite

    Anderson
    Bom gente, é isso mesmo que o amigo Almoedo, disse. Infelizmente alguém usou uma foto falsa em um Blog particular dando a entender que sua intenção é a de promover a Doutrina do Vale do Amanhecer, mais o Vale não faz propaganda ou usa destes meios. Essa publicação, repito, é de autoria particular.
    Mesmo assim meu amigo, Não justifica e nem tampouco há uma explicação convincente para tal, mesmo sendo de terceiros, ainda assim estão utilizando E ENVOLVENDO do nome do VALE DO AMANHECER com fotos falsas, isso e grave.

    Você caro amigo, fazendo parte nessa congregação, porque você mesmo não denuncia tal abuso aos responsável.

    Será que essa foto fui publicada recentemente, Eu duvido.

    Será que não é do conhecimento dos diretores responsáveis, Não sei.

    Marcelo Almoedo


    Norberto
    Norberto
    ADMINISTRADOR
    ADMINISTRADOR


    Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 4482
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : .
    País : .
    Mensagens Curtidas : 162
    Pontos de participação : 17796
    Data de inscrição : 17/11/2008

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Norberto Qui 21 Mar 2013, 09:51

    .
    Marcelo Almoedo,

    Sei que você não esqueceu de mim, mas no momento que achar melhor, se assim quiser é claro, gostaria que você respondesse a mensagem veja-a aqui

    Ahhh, desconsidere a pergunta número 4, pois já foi esclarecida no desenrolar do tópico.



    Anderson Luiz Louzada,

    Anderson Luiz Louzada escreveu:Tenho mais coisas sobre os Equitumans, se quiser lhe passo.
    Essas coisas seria texto, indicação de link para leitura? Seria o quê exatamente?
    .
    Anderson Luiz Louzada
    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1041
    Idade : 53
    Cidade/Estado : Palmas/TO
    Religião : Espiritista
    Igreja : Vale do Amanhecer
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 43
    Pontos de participação : 1656
    Data de inscrição : 20/03/2012

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Qui 21 Mar 2013, 10:51

    Marcelo, eu sei de vários sites, vídeos, e cartas, difamando o Vale do Amanhecer. Acho que você deve ter visto muita coisa também, ai nas pesquisas via Google. Tem muita coisa positiva também.

    Não sei também se os diretores responsáveis sabem deste site especifico mais com certeza devem saber de muitos outros, porque ta cheio de coisas assim por ai.

    Mais o nosso foco é no atendimento aos pacientes que nos procuram diariamente.
    É grave? É. Pode prejudicar o Vale? Pode. Mais ele vem desde 1959, fazendo seu trabalho queto no seu canto e sendo alvo de calunias, difamação, mais sem se preocupar em denunciar quem quer que seja autor de atos que venha denegrir a imagem do Vale do Amanhecer.

    Você caro amigo, fazendo parte nessa congregação, porque você mesmo não denuncia tal abuso aos responsável.

    Marcelo, justamente por precipícios religiosos e doutrinários, dessa congregação.
    Disse ao Noberto, é o preço que o Vale paga por respeitar a pessoa na sua consciência e conduta mesmo quando na há a contra-partida.

    Mesmo assim lhe agradeço amigo Almoedo, pelo conselho.

    Abraços, Anderson.
    Anderson Luiz Louzada
    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1041
    Idade : 53
    Cidade/Estado : Palmas/TO
    Religião : Espiritista
    Igreja : Vale do Amanhecer
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 43
    Pontos de participação : 1656
    Data de inscrição : 20/03/2012

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Qui 21 Mar 2013, 10:59

    Noberto, são textos que tenho em meu acervo. Posso passar por e-mail. Se bem que a maior parte já foi postada aqui no Fórum.

    Abraços, Anderson
    Anderson Luiz Louzada
    Anderson Luiz Louzada
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 1041
    Idade : 53
    Cidade/Estado : Palmas/TO
    Religião : Espiritista
    Igreja : Vale do Amanhecer
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 43
    Pontos de participação : 1656
    Data de inscrição : 20/03/2012

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Anderson Luiz Louzada Qui 21 Mar 2013, 12:00

    Marcelo, bom dia!
    Você escreveu na msg nr. 11
    Anderson presta atenção, conforme a bíblia, A BÍBLIA, Alma é o seu corpo, sua vida, você é uma alma vivente Gen 2:07 - Você morre. Ela morre, Acabou, volta para o pó. Eclesiastes 3:20
    Espírito não é alma, conforme a bíblia, foi Deus que lhe Deus, sendo assim, essa alma vivente (CORPO) morre o Espírito volta para esse Deus.Eclesiastes 12:07

    E na msg nr. 77.
    Lembrando, Alma e uma coisa e Espírito é outra totalmente diferente dentro do conceito bíblico

    Exatamente Marcelo, Alma é uma coisa, Espírito outra e Corpo também é outra.
    Menu ponto de vista é este sobre os versículos e sua opinião acima.
    Ainda que seu raciocínio esteja certo de que ALMA morre quando o corpo morre ela não é o CORPO, mais algo a parte, como também o é a, água, zinco, fosforo, e Alma o que coloco no meu ponto de vista como sendo a parte abstrato, a energia animica (emoções, personalidade = Pra mim aqui justifica ser a Alma = ALMA VIVENTE e não CORPO = ALMA VIVENTE)

    Acho que da muito mais a entender de o CORPO sem a ALMA não vive.

    Abraços, Anderson




    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Sex 22 Mar 2013, 21:24


    Um texto considerado pelos imortalistas como a maior prova da imortalidade da alma é :

    Mateus 10:28 "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno."

    Pois aparentemente dá entender que a alma não pode ser matada ou seja indestrutivel como dizem os imortalistas.

    Mas uma analise detalhada desse texto mostra que na verdade ele é um forte argumento para a mortalidade da alma , veja :

    O texto diz que não devo temer os que matam o corpo e não podem matar a alma . se a alma é imortal e indestrutivel , então ninguem pode mata-la pois visto a não possibildade de fazê-la morrer.´( sendo imortal )
    lembre-se que o texto diz que não devemos temer os que não podem matar a alma.
    Com isso em mente me responda:

    existe alguem no universo capaz de matar a alma ?

    se vcs disserem que sim , então a alma não seria mas considerada por vcs como imortal , pois alguem pode fazê-la morrer mesmo que quissese deixa-la com vida, existirá a possibilidade de morte . EM ultima análise a alma seria definitivamente mortal e destrutivel.( ou melhor passivo de morte ).

    Se não existe alguem que pode fazê-la morrer , então não existe ninguem que deva ser temido visto que o texto diz que não precisa temer os que só matam o corpo.
    incluindo Deus, pois se encaxaria no grupo dos que não pode matar a alma sendo que o grupo dos que podem matar não existe. Agora se Deus pode matar logo a alma não é definitivamente imortal. Aqui temos um dilema: Se Deus pode matar a alma ,a alma não é imortal , se não pode , logo não devo teme-lo.
    Ou acredito na mortalidade ou rebaixo a Deus para acreditar na imortalidade!
    Eu prefiro acreditar que Deus pode matar a alma. (logo Mateus 10 :28 tem que ter uma explicação e isso darei em outra postagem)


    a segunda parte do texto não estaria tão diferente da primeira, visto que se fazer perecer no inferno a alma como o corpo não os levassem a morte, então porque a expressão não temer os que matam só o corpo? e porque devo temer aquele que faz perecer se perecer não for mais do que matar o corpo ( pois, se continua não podendo matar a alma )
    não dá para provar a imortalidade da alma com este texto.
    um abraço a todos !!!


    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 23 Mar 2013, 00:38

    Bom dia

    Salomão tudo na paz,estamos notando que você sabe das coisas. Por isso meus parabéns.

    No começo do tópico faço a distinção entre o que seja Alma em hebarico (Nephesh ) e Espirito (ruwach) em grego Alma (ψυχή psique) e Espirito (πνεῦμα pneuma).

    Sobre essa espectativa temos o verso de Mateus 10:28 <> E não temer os que matam o corpo, mas não podem matar a alma: temei antes aquele que é capaz de destruir a alma e o corpo no inferno.

    Mateus 10:28 <> καὶ μὴ φοβηθῆτε ἀπὸ τῶν ἀποκτεινόντων τὸ σῶμα(corpo) τὴν δὲ ψυχὴν (Alma vida) μὴ δυναμένων ἀποκτεῖναι φοβηθήτε δὲ μᾶλλον τὸν δυνάμενον καὶ ψυχὴν καὶ σῶμα πολέσαι ἐν γεέννῃ.


    Compare com: Lucas 17:33 <> Qualquer que procurar salvar a sua vida perdê-la, e quem perder a sua vida, preservá-la
    Lucas 17:33 <> ὃς ἐὰν ζητήσῃ τὴν ψυχὴν αὐτοῦ σῶσαι ἀπολέσει αὐτήν καὶ ὃς ἐὰν ἀπολέσῃ αὐτήν ζῳογονήσει αὐτήν

    ζῳογονήσει = para trazer vivo - para dar vida - para preservar a vida

    Agora Vamos ao Verso em Questão.....

    A palavra "alma" (ψυχή psique) neste contexto significa "a capacidade de viver." Isto é, um outro ser humano pode ser capaz de tirar a nossa vida (ψυχή), mas ainda temos a capacidade de viver de novo. Conforme a bília, Deus sempre pode nos trazer de volta à vida através da ressurreição. Assim, embora, naturalmente, medo de pessoas, que podem causar a morte física, “Jesus” esta dando a perspectiva, de uma vida verdadeiro e eterno. Nesse verso em questão nos diz que não se deve temer o homem, mas sim Deus. Portanto meus queridos cristãos não se assuste com a perspectiva da morte temporal, mas a temer a Deus, que Ele pode destruir a alma e o corpo para sempre Mateus 5:22

    Marcelo Almoedo

    avatar
    Salomão
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 170
    Idade : 42
    Cidade/Estado : Cariacica , Espirito santo
    Religião : cristianismo
    Igreja : IASD
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 1
    Pontos de participação : 911
    Data de inscrição : 18/03/2013

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Salomão Sáb 23 Mar 2013, 00:44

    Querido marcelo, tu explicou usando até o Hebraico !
    tu é que sabes das coisas e eu aprendo contigo, pois deu uma explicação espetacular de Mateus 10 :28
    Deus te abençoe irmão !
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Gleison Elias Sáb 23 Mar 2013, 00:52

    Posso fazer uma pergunta rápida que não tem a ver com o tópico (ou sim) ??

    Os luteranos acreditam que não existe vida durante a morte (na ideia de vcs: eles são mortalistas?) ?

    Grato pela atenção. Se não haver resposta clara e com fonte confiável, vou dar um cascudo no6. Smile




    Bom...
    Eu mesmo pesquisei e vi em um site luterano ( luteranos.com.br ) que são sim mortalistas.

    Estranhei...

    Como pode o "patriarca" da reforma pregar que não existe vida durante a morte, e a maior parte dos reformadores posteriores não pregarem assim?

    Tem vários estudos lá sobre a mortalidade, mas o que está mais resumido e direto que encontrei é este: http://www.luteranos.com.br/conteudo.php?idConteudo=479
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 23 Mar 2013, 01:39

    Bom dia

    Gleison
    Os luteranos acreditam que não existe vida (durante a morte) (na ideia de vcs: eles são mortalistas?)
    Não sei onde você foi buscar tal informação, mais não condiz com a realidade porque embora NINGUÉM saiba NADA, portanto nada podemos saber da vida após a morte, porem os luteranos ensinam e acredita que após a morte física, o ser humano será ressuscitado no dia do juízo final e lá viverá novamente, isso cara amigo é uma coisa comum em relação a Todas as religiões, deixa-me repetir “Todas sem exceção” Elas acredita que existe em nós humanos que alguma parte de nós que seja absolutamente imortal, pressupondo com isso, que há uma religação com um Deus ou algo sobrenatural

    O versículo que eles usam para essa ênfase é João 11:25-26

    25 - Disse-lhe Jesus: ""Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;

    26 - e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? "



    Marcelo almoedo
    Gleison Elias
    Gleison Elias
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 3171
    Idade : 28
    Cidade/Estado : .
    Religião : .
    Igreja : Corpo de Cristo
    País : .
    Mensagens Curtidas : 63
    Pontos de participação : 9734
    Data de inscrição : 24/11/2012

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Gleison Elias Sáb 23 Mar 2013, 01:53

    eu não havia afirmado nada, eu perguntei.
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 23 Mar 2013, 01:59

    Bom dia

    Glaeison
    eu não havia afirmado nada, eu perguntei
    E Eu Respondi, espero que satisfaça. kkkkK

    Marcelo Almoedo

    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Sáb 23 Mar 2013, 02:28

    Bom dia

    Gleison escreveu
    Bom...Eu mesmo pesquisei e vi em um site luterano ( luteranos.com.br ) que são sim mortalistas.
    Estranhei...
    Como pode o "patriarca" da reforma pregar que não existe vida durante a morte, e a maior parte dos reformadores posteriores não pregarem assim?
    Tem vários estudos lá sobre a mortalidade, mas o que está mais resumido e direto que encontrei é este: http://www.luteranos.com.br/conteudo.php?idConteudo=479


    No final do texto encontramos isso:

    Vivemos na finitude, mas cremos no Deus infinito e cremos na ressurreição e na vida eterna. Em nossa pequenez, não podemos fazer nada diante da morte, nem pelas pessoas que faleceram, a não ser nos entregarmos às mãos misericordiosas de Deus, crendo que fará nova criação e dará nova vida ao ser humano. Diante de todas as perguntas que permanecem sobre como e quando tudo vai acontecer, o que vale é a certeza de que na eternidade estaremos definitivamente reunidos com Cristo e ‘transformados seremos todos’ (cf. 1Co 15.51).

    Marcelo Almoedo
    Thiago
    Thiago
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 122
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Vitória/ES
    Religião : Espírita
    Igreja : Minha consciência
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : -3
    Pontos de participação : 134
    Data de inscrição : 27/09/2009

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Thiago Dom 24 Mar 2013, 22:36

    Prezados,

    Estou respondendo ao Marcelo Almoedo quanto a sua última mensagem a mim direcionada na página anterior e nesta, que dediquei algumas linhas a ele. Será no objetivo do tópico que vou me manter e onde houver citações, ou assuntos paralelos, indicarei aonde se deve ir a atenção dele e dos demais leitores. O que quis dizer é justamente o fato de a alma não perece após a morte. Os textos bíblicos que o Marcelo nos trouxe passa a impressão de que ela é finita, mas não de fato, conforme as questões 134 a 149 do Livro dos Espíritos. Já a nephesh traduzida para alma vem a aparecer no AT sendo traduzida como ‘alma’. Ocorre que essa tradução não corresponde, foras as exceções, ao significado de nephesh. Não vou aqui destrinchar todas as citações ao qual ela aparece, senão somente a que o Marcelo nos trouxe. Antes, porém, devemos nos ater aos significados, então vamos a eles:

    [נפש] nephesh, significa: alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão; aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem; ser vivo; ser vivo (com vida no sangue); o próprio homem, ser, pessoa ou indivíduo; lugar dos apetites; lugar das emoções e paixões; atividade da mente; duvidoso; atividade da vontade; ambíguo; atividade do caráter; duvidoso (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 756.)

    Conforme a abertura do tópico em nos trazer o uso dessa palavra hebraica para a compreensão do ser humano. Vejamos o seu significado:

    Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser [nephesh] vivente (ser vivo). (Gn 2:7)

    Nesta passagem, é bem claro que nephesh não significa ‘alma’. Ela define o ser humano como um todo, um ser vivo (com vida no sangue). O texto afirma que homem não tem nephesh, mas é nephesh, vive como nephesh. Configurada como vida, a nephesh é mortal. Isto está claro em Lv 24:17, 18 e que muitos IASD se apoiam para a crença na aniquilação do culpado após o juízo final. Vamos agora ao significado seguinte:

    [בשר] basar, siginifica: carne; referindo-se ao corpo; de seres humanos; de animais; o próprio corpo; órgão sexual masculino (eufemismo); parentesco, relações familiares; carne como algo frágil ou errante (homem em oposição a Deus); todos os seres viventes; animais; humanidade. (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 188.)

    A basar , no AT ocorre quando se refere a animais e ao ser humano, designa carne, corpo, parentesco e fraqueza. Na criação da mulher a partir de uma das costelas do homem, Gn 2:21 diz: “e fechou o lugar com basar (carne)”. Em Gn 2:24, de modo semelhante a nephesh, basar indica o ser humano como tal, agora no aspecto corporal. Passemos adiante para ruwach, ou ruach.

    [רוח] ruwach, significa: vento, hálito, mente, espírito; hálito; vento; dos céus; pontos cardeais ("rosa-dos-ventos), lado; fôlego de ar; ar, gás; vão, coisa vazia; espírito (quando se respira rapidamente em estado de animação ou agitação); espírito, entusiasmo, vivacidade, vigor; coragem; temperamento, raiva; impaciência, paciência; espírito, disposição (como, por exemplo, de preocupação, amargura, descontentamento); disposição (de vários tipos), impulso irresponsável ou incontrolável; espírito profético; espírito (dos seres vivos, a respiração do ser humano e dos animias); como dom, preservado por Deus, espírito de Deus, que parte na morte, ser desencarnado; espírito (como sede da emoção); desejo; pesar, preocupação; espírito; como sede ou órgão dos atos mentais; raramente como sede da vontade; como sede especialmente do caráter moral; Espírito de Deus, a terceira pessoa do Deus triúno, o Espírito Santo, igual e coeterno com o Pai e o Filho; que inspira o estado de profecia extático; que impele o profeta a instruir ou admoestar; que concede energia para a guerra e poder executivo e administrativo; que capacita os homens com vários dons; como energia vital; manifestado na glória da sua habitação; jamais referido como força despersonalizada (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 1045.)

    A palavra hebraica ruwach significa em muitos textos, o sentido de espírito, destina-se também a ser como uma força da natureza, sendo ela o vento, o ar em movimento, etc. Jesus ao dialogar com Nicodemos, em hebraico/aramaico, fala da ruwach (Jo 3:1,16). Na maioria das vezes, ruwach significa o sopro forte do vento.

    Por este motivo um membro da IASD, assim como os saduceus de outrora se baseiam nos textos que você nos trouxe de Mateus 10:28, Lucas 17:33 , Mateus 5:22 e o já citado no AT, se alegrando com o combate da imortalidade da alma.

    Marcelo, quando falei acerca do Dicionário Bíblico de Alonso Schökel da editora Paulus, e do Manual prático de aprendizado do Hebraico de Rifka Berezin, foi justamente por não se encontrar nestas duas ferramentas o entendimento de que necromancia e adivinhações significam espiritismo e mediunidade. Já quando me pede para verificar as palavras (לַעֲשֹׂות הָרַע) que na verdade é: (לַעֲשֹׂות = Fazer; הָרַע = Mal), elas significam ‘fazer o mal’ e sinceramente não a vejo vertida como médium, espírita e outras traduções mais erroneamente atribuídas a necromantes e adivinhos que sugeri para pesquisar o texto que se incomodou e julgou como enfadonho, mas que não vejo razão de reescrever tudo o que um dia já disse. Isso é para mim assunto que já faz parte do passado. Contudo, posso resumir para você noutra oportunidade, assim como o livro de Eclesiastes sobre escrutínio já discutido anteriormente. Voltemos, portanto, ao fato de que acredito que tenha se equivocado no hebraico. Vejamos nos detalhes em três de suas abordagens nas fontes indicadas na página anterior.

    Vejamos as referências trazidas por você:

    מלכים ב 21:16
    וְגַם דָּם נָקִי שָׁפַךְ מְנַשֶּׁה הַרְבֵּה מְאֹד עַד אֲשֶׁר־מִלֵּא אֶת־יְרוּשָׁלִַם פֶּה לָפֶה לְבַד מֵחַטָּאתֹו אֲשֶׁר הֶחֱטִיא אֶת־יְהוּדָה לַעֲשֹׂות הָרַע בְּעֵינֵי יְהוָה׃

    Além disso, também Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu a Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez Judá pecar, fazendo o que era mau aos olhos do SENHOR. (2 Reis 21:16)

    דברי הימים ב 33:6
    וְהוּא הֶעֱבִיר אֶת־בָּנָיו בָּאֵשׁ בְּגֵי בֶן־הִנֹּם וְעֹונֵן וְנִחֵשׁ וְכִשֵּׁף וְעָשָׂה אֹוב וְיִדְּעֹונִי הִרְבָּה לַעֲשֹׂות הָרַע בְּעֵינֵי יְהוָה לְהַכְעִיסֹו׃

    Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. (2 Crônicas 33:6)

    שופטים 13:1
    וַיֹּסִפוּ בְּנֵי יִשְׂרָאֵל לַעֲשֹׂות הָרַע בְּעֵינֵי יְהוָה וַיִּתְּנֵם יְהוָה בְּיַד־פְּלִשְׁתִּים אַרְבָּעִים שָׁנָה׃ ף

    E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos. (Juízes 13:1)


    Sobre a questão dos conceitos divinatórios egípcios da época de Ramsés II no período de Moisés no cativeiro egípcio dos hebreus, creio que não há problema de semântica, pois o espiritismo também não coaduna com tais práticas da necromancia e se difere e muito delas, em todos os sentidos, bem como apregoada na Torah. Contudo, anteriormente você nos apresenta:

    אֹוב = necromancia e não espiritismo. Vamos recorrer ao dicionário mais uma vez e não se misturar óleo e água novamente. Vejamos:

    אוב significa: odres; necromante; necromante, pessoa que evoca os mortos; fantasma, espírito de um falecido; prática da necromancia; pessoa que tem um espírito familiar. (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 32.)

    וְיִדְּעֹנִ֑ים = conhecedor, espírito familiar e não médiuns espíritas, já que naquela época não havia tais neologismos criados por Kardec em 1857.

    Quando você cita a pergunta 93 do LE, alegando ser nesta pergunta a primeira aparição do assunto alma, ou perispírito na codificação, que embora saiba nos prolegômenos da mesma obra já é citada tal ideia e que a expus neste tópico. Sobre o segundo ponto discutido, acerca do conhecimento da necessidade do perispirito se basear em cada particularidade do planeta a reencarnarmos, crê que este conhecimento está além das escrituras, pois Jesus tinha muito a que nos dizer, mas ainda não estávamos preparados para receber certos conhecimentos, e este é um deles. Na Mensagem nº11 abaixo eu discorri sobre este tema e me parece que você entendeu ao fim de nosso diálogo.

    Mensagem nº11
    http://forumevangelho.com.br/t1790-como-esta-verdade-ira-chegar-ate-voce#17992

    Ademais, se me reservo em reescrever aquilo que já debati, pesquisei e cheguei a uma conclusão, dever-se-á fazer ao interlocutor o interesse em pesquisar, ou não. Contudo, o texto está aí para apreciação e direcionamento da intenção inglória de muitos em misturar os conceitos da necromancia ao espiritismo.

    Caso seja oportuno, pesquise este texto que ele reflete o meu pensamento sobre a imortalidade da alma. Bons estudos e pesquisas.

    Se o espírito é imortal, significa imortalidade da alma na Bíblia
    http://www.apologiaespirita.org/apologia/artigos/025_Se_o_espirito_e_imortal,_significa_imortalidade_da_alma_na_Biblia.pdf

    Mais adiante Marcelo, você me diz que ao ler o LE, entende que “Neste livro, Kardec procurou distinguir espiritualismo e espiritismo. Espiritismo é um nome comum a várias religiões, filosofias ou outros nomes, refere-se o oposto do materialismo.” Só em corrigindo, aqui você inverteu a ordem dos fatores e neste caso há alteração do produto de sua mensagem. O que Kardec entabulou é que o espiritualismo englobava as religiões opostas ao materialismo, sendo, portando comum, já o Espiritismo é a nova moral, filosofia e ciência que eclodia em 1857. Dessa forma, continuo com minha opinião de que a alma é quintessência que não perece.

    Sobre as referencias de períspirito na bíblia, acredito que Paulo foi quem mais se aproximou dessa ideia (I Co 15), mas que para ele ainda era um mistério, o que entendo que veio a ser revelado a partir de 1857. De igual forma que não há neologismos criados por Kardec como médium, espiritismo na citações que esclareci, não haverá também para períspirito. Temos que ser justos neste ponto. Sobre a septuaginta, versão dos setenta no AT e análises do grego no NT. Voltaremos noutro momento para continuarmos as nossas elucubrações.



    Thiago
    Marcelo Almoedo
    Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 6377
    Idade : 70
    Cidade/Estado : Recife-PE
    Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
    Igreja : perder a fé na fé
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 195
    Pontos de participação : 11807
    Data de inscrição : 25/08/2010

    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Marcelo Almoedo Seg 25 Mar 2013, 09:34

    Bom dia
    Thiago escreveu
    Estou respondendo ao Marcelo Almoedo quanto a sua última mensagem a mim direcionada na página anterior e nesta, que dediquei algumas linhas a ele. Será no objetivo do tópico que vou me manter e onde houver citações, ou assuntos paralelos, indicarei aonde se deve ir a atenção dele e dos demais leitores. O que quis dizer é justamente o fato de a alma não perece após a morte. Os textos bíblicos que o Marcelo nos trouxe passa a impressão de que ela é finita, mas não de fato, conforme as questões 134 a 149 do Livro dos Espíritos. Já a nephesh traduzida para alma vem a aparecer no AT sendo traduzida como ‘alma’. Ocorre que essa tradução não corresponde, foras as exceções, ao significado de nephesh. Não vou aqui destrinchar todas as citações ao qual ela aparece, senão somente a que o Marcelo nos trouxe. Antes, porém, devemos nos ater aos significados, então vamos a eles:

    Na verdade, não é você que está respondendo, e sim as copy-past que você faz e envia como resposta para que Eu responda. kkkk Mesmo assim faça-nos um favor, para aqueles que você não faz uso de copias, que por sinal é uma parcela pequena, poderia enviar acompanhado com o seu link se puder, claro, como faço nos meus, para que possamos analisar e confirmar a sua fonte.ok
    [נפש] nephesh, significa: alma, ser, vida, criatura, pessoa, apetite, mente, ser vivo, desejo, emoção, paixão; aquele que respira, a substância ou ser que respira, alma, o ser interior do homem; ser vivo; ser vivo (com vida no sangue); o próprio homem, ser, pessoa ou indivíduo; lugar dos apetites; lugar das emoções e paixões; atividade da mente; duvidoso; atividade da vontade; ambíguo; atividade do caráter; duvidoso (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 756.)
    Thiago encontrei o que você copiou Click Aqui, e encontrei na Google o DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG, mais o curioso que não consta a sua publicação e a pagina 756, você poderia fornecer o seu link, ou poderia facilitar em nos fornecer a sua sequencia conforme ocorre entre as paginas 755 e 757, onde consta 05615 à 05631.
    Conforme a abertura do tópico em nos trazer o uso dessa palavra hebraica para a compreensão do ser humano. Vejamos o seu significado:
    Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser [nephesh] vivente (ser vivo). (Gn 2:7)
    Thiago perceba que Deus reuniu duas coisinhas ai: pó da terra e fôlego de vida. Com Seu poder criador, ordenou que da mistura dessas duas coisas aparecesse o homem vivo, uma alma vivente. Em Gênesis 2:07 não diz que o ser humano TEM Alma, mas que ele É uma alma. Homem vivo e alma vivente é a mesma coisa. Para deixar claro.
    Nesta passagem, é bem claro que nephesh não significa ‘alma’. Ela define o ser humano como um todo, um ser vivo (com vida no sangue). O texto afirma que homem não tem nephesh, mas é nephesh, vive como nephesh. Configurada como vida, a nephesh é mortal. Isto está claro em Lv 24:17-18
    E o que esta escrito <> E o homem passou a ser [nephesh] vivente (ser vivo) uma alma vivente.

    Lv 24:17 <> "Qualquer um que leva a vida de outra pessoa deve ser condenado à morte
    וְאִישׁ כִּי יַכֶּה כָּל - נֶפֶשׁ אָדָם מֹות יוּמָֽת:

    Lv 24:18 <> Qualquer pessoa que mata animais de outra pessoa deve pagar por isso no total um animal vivo para o animal que foi morto.
    וּמַכֵּה נֶֽפֶשׁ - בְּהֵמָה יְשַׁלְּמֶנָּה נֶפֶשׁ תַּחַ ת נָֽפֶשׁ:
    Não há novidade ai, vida acabou alma morreu.

    [בשר] basar, siginifica: carne; referindo-se ao corpo; de seres humanos; de animais; o próprio corpo; órgão sexual masculino (eufemismo); parentesco, relações familiares; carne como algo frágil ou errante (homem em oposição a Deus); todos os seres viventes; animais; humanidade. (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 188.)
    Click Aquie veja de onde estava escrito isso, que provavelmente de onde você copiou
    A basar , no AT ocorre quando se refere a (CARNE DE) animais e a( CARNE DE UM SER) humano, designa carne, corpo, parentesco e fraqueza. Na criação da mulher a partir de uma das costelas do homem, Gn 2:21 diz: “e fechou o lugar com basar (carne)”. Em Gn 2:24, de modo semelhante a nephesh, basar indica o ser humano como tal, agora no aspecto corporal.
    Click Aqui, Copy-past mais uma vez.

    a nephesh = a vida, alma, fôlego da vida, e não carne,(basar) onde diz que Eva recebeu a nephesh (sopro da vida), onde?

    Basar corresponde a corpo, polpa, gordura magra, parentes, a humanidade, a nudez, a auto-pele, De basar ; carne (fresca);, por extensão, o corpo de pessoa, a genitália de um homem - o tipo do corpo, (gordura, magra) carne, parentes, (homem) , + nudez, auto, pele.

    Veja que Deus distingue o que seja alma Vivente e Carne/espécie

    Exemplo Gênesis 9:15 <> Então, me lembrarei do meu concerto, que está entre mim e vós e ainda toda alma vivente de toda carne;(animal/especie) e as águas não se tornarão mais em dilúvio, para destruir toda carne.
    Passemos adiante para ruwach, ou ruach.
    [רוח] ruwach, significa vento, hálito, mente, espírito; hálito; vento; dos céus; pontos cardeais ("rosa-dos-ventos), lado; fôlego de ar; ar, gás; vão, coisa vazia; espírito (quando se respira rapidamente em estado de animação ou agitação); espírito, entusiasmo, vivacidade, vigor; coragem; temperamento, raiva; impaciência, paciência; espírito, disposição (como, por exemplo, de preocupação, amargura, descontentamento); disposição (de vários tipos), impulso irresponsável ou incontrolável; espírito profético; espírito (dos seres vivos, a respiração do ser humano e dos animias); como dom, preservado por Deus, espírito de Deus, que parte na morte, ser desencarnado; espírito (como sede da emoção); desejo; pesar, preocupação; espírito; como sede ou órgão dos atos mentais; raramente como sede da vontade; como sede especialmente do caráter moral; Espírito de Deus, a terceira pessoa do Deus triúno, o Espírito Santo, igual e coeterno com o Pai e o Filho; que inspira o estado de profecia extático; que impele o profeta a instruir ou admoestar; que concede energia para a guerra e poder executivo e administrativo; que capacita os homens com vários dons; como energia vital; manifestado na glória da sua habitação; jamais referido como força despersonalizada (DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, Editora SBB, Publicação 2002, pág. 1045.
    )

    Thiago, pra cima de mim meu camarada! Só copy-past é lascar, tudo indica e você faz questão de demonstrar que não sabe responder,ou pior. não tem capacidade de argumentação, por isso sai a procura na net e expõe como resposta. faça isso não meu amigo, isso é feio e Jesus castiça viu.
    Quando você quis dizer que “significa” o mesmo texto que você copiou informa que (07307 רוח ruwach) procede de 7306; DITAT - 2131a; n. f. Click Aqui, e veja a merd@ que fez.
    Agora Click Aqui para desfazer a sua merd@

    07308 רוח ruwach (aramaico)
    correspondente a 7307; DITAT - 2991a; n. f.
    1) espírito, vento
    1a) vento
    1b) espírito
    1b1) de homem
    1b2) sede da mente
    A palavra hebraica ruwach significa em muitos textos, o sentido de espírito, destina-se também a ser como uma força da natureza, sendo ela o vento, o ar em movimento, etc. Jesus ao dialogar com Nicodemos, em hebraico/aramaico, fala da ruwach (Jo 3:1,16). Na maioria das vezes, ruwach significa o sopro forte do vento.
    No novo testamento, a palavra Espírito muda de ruwach para, (πνεῦμα pneuma), onde é mencionado em João 3:05 <> 3:06
    Por este motivo um membro da IASD, assim como os saduceus de outrora se baseiam nos textos que você nos trouxe de Mateus 10:28, Lucas 17:33 , Mateus 5:22 e o já citado no AT, se alegrando com o combate da imortalidade da alma.
    Leia dnovo a msg 84

    Marcelo Almoedo

    PS>: Termino mais tarde, para corrigir a sua orientação ao fixar versos postado por mim, o que citei foi 2 Reis 21:06 e não 21:16 como esta descrito.....


    Conteúdo patrocinado


    "É a alma humana mortal ou imortal?"  - Página 6 Empty Re: "É a alma humana mortal ou imortal?"

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Dom 19 maio 2024, 01:29