Boa noite
A Bíblia contém centenas de profecias que afirma ser a palavra de Deus. Será que essas profecias foram cumpridas? historicamente, Elas são verdadeiros mitos ou religiosas? Pode alguma profecias para o futuro ser confiável? As respostas a estas perguntas têm profundas implicações para a teologia e crenças cristãs.
O que é profecia? Bom, em termos práticos e simples, uma profecia é a previsão precisa de um acontecimento futuro. Em termos religiosos, a profecia é a declaração inspirada de vontade e propósito divino por alguém escolhido e guiada por presciência de um deus.
E quais são essas condições para uma profecia ser válida... Como já citei em vários outros tópicos e pelo que está mencionado acima, se uma profecia não se cumpriu é inválido. Mas há outras condições que precisam ser satisfeitas para evitar a fraude. Para ser válida, a profecia deve ter sido feita antes do evento real profetizado; o evento profetizado quando ocorre devem corresponder aos detalhes da profecia e esses detalhes devem ser específicos, em vez de generalizações, a profecia deve ser clara e inequívoca, para que o seu significado não possa ser mal interpretada ou alterada, e não deve ser apenas uma suposição lógica sobre um evento iminente
Ainda mais surpreendente é quando uma profecia e dita pelo próprios lábios Jesus sobre a sua segunda vinda., que pela pelo visto não se cumpriu e não se materializou. Jesus disse a seus discípulos que a sua geração veria seu retorno apocalíptico antes de morrer.
Os Evangelhos todos relaciona uma profecia comum de Jesus aos seus discípulos: Garanto-lhes que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino" Mateus 16:28. Além disso, referindo-se ao fim dos tempos ", digo-lhe isto: a atual geração vai viver para ver tudo" (Mateus 24:34 <> Marcos 13:30 e em
Lucas 21:32).
Em resposta à pergunta de um de seus discípulos em Mateus 24:03 de quais serão os sinais do fim dos tempos e a sua vinda... Jesus lhes diz que haverá guerras, fome, terremotos, perseguição, ilegalidade, falsos profetas, o Evangelho será proclamado em todo o mundo, e o templo destruído. O Filho do Homem, então, virá como um relâmpago, o sol e a lua serão escurecidos, as estrelas cairão do céu, os poderes celestes serão abaladas, povos do mundo vai lamentar, e então ele vai vir sobre as nuvens do céu, com grande poder e glória. Com um toque de trombeta seus anjos se reunirão os seus escolhidos e ele vai sentar-se no seu trono de julgamento, consignando os pecadores para o castigo eterno e os justos para a vida eterna... Jesus adverte seus discípulos que "quando virdes todas estas coisas, você pode saber que o fim está próximo, às portas.Mateus 24:33.
No entanto a segunda vinda de Jesus como ele profetizou não aconteceu. Não houve eventos celestiais apocalípticas na Palestina do primeiro século ou em outro lugar. A primeira geração do século, a quem ele disse que iria ver tudo isso acontecer, morreu. O fim do mundo não ocorreu. A vida continuou. Se a segunda pessoa da Santíssima Trindade não poderia obtê-lo direito, o que isso diz sobre todas as profecias posteriores sobre o fim dos tempos? E o que isso diz sobre a confiabilidade da palavra infalível de Deus na Bíblia?
Almoedo