Pereira,
Em primeiro lugar quero perguntar qual é a sua fé (revelação):
1- Há três pessoas distintas na Divindade?
2- Há duas pessoas distintas na Divindade?
3- Há uma e ùnica "pessoa" na Divindade?
O amado Edison,
Faz as seguntes colocações: “Por que o "façamos" tem de ser três? Por que o "desçamos" tem de ser três? Por que "nós" tem de ser três? O plural é a partir de dois.”
Com base em seus apontamento podemos conlcuir que ao revelar-se a Si Mesmo o Eterno logo em Gênesis descortina para os santos leitores da Bíblia a possibilidade de Pluralidade. Até mesmo por que, a resposta a todas estas perguntas jamais seria “UNICO” ou “SOMENTE UM”. Seria sim dois ou mais de dois. Correto?
Então porque logo depois do "façamos" (plural) a Bíblia volta ao singular e diz" "E criou Deus o homem" (Gen. 1:27).
Quando apareceu uma trindade de pessoas diante de Abraão lá nos carvalhais de Manre (Gen. 18), o Abraão, tipo do crente verdadeiro, revelado, de fé sã, não se dobrou diante deles e foi dizendo "meus senhores".
Ele na qualidade de semente de Deus, descendente de Sete, se inclinou e disse: "MEU SENHOR" (singular).
Se apresentaram três, os olhos naturais viam três, a letra, o plural indicavam pela lógica três, mas a fé lhe mostrava UM.
Agora notemos a diferença de Abraão e Ló. Quando os anjos chegaram em sua casa lá em Sodoma, o Ló, um crente natural, intelectual, embaraçado com o cotidiano de Sodoma, apesar de ser justo, disse: "meus senhores" (Gen. 19:2).
Outro detalhe a ser considerado.
Quando estava com Abraão o Senhor disse: "Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei" (Gen. 18:21-22).
E no verso 22 diz:"Então viraram aqueles homens os rostos dali, e foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do SENHOR".
E agora? Deus desceu à Sodoma ou não.
Ele disse que desceria, mas quem desceu de fato foram as outras duas pessoas distintas que estavam lá com Abraão.
Então a questão do "façamos", "desçamos", "confundamos" precisa ser entendido com total isenção do espírito politeísta trinitariano. E aí há um fio de navalha para atravessarmos sem cairmos para nenhum dos lados e sairmos do outro lado fundamentados na fé genuina.
Fé é convicção de FATOS. E é fato que ao revelar-se a Si Mesmo o Eterno utiliza-se de termos inequivocos que indicam uma PLURALIDADE.
Fé é a convicção de FATOS QUE NÃO SE VÊ. Não precisamos que o Eterno registre nas Escrituras afirmando em alto e bom som. Eu sou, dois, três, quatro, etc.
É isso. Por isso digo que fé é revelação. A revelação sempre está nas entrelinhas das Escrituras.
Era como as parábolas. Aos discípulos Jesus mostrava então as entrelinhas das parábolas "a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado". Pronto.
Basta que ele simplesmente se manifeste como manifestou-se inumeras vezes nas paginas do Livros sagrado. Por exemplo:
"Eu rogarei ao pai, e ele vos dará outro consolador, a fim de que fique para sempre convosco, O Rukha da verdade..." (Jo 14.16,17).
Aqui temos o próprio Filho pedindo ao Pai que envie O Rukha hol Hodshua aos seus seguidores.
"Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Rukha da verdade..." (Jo 15.26).
Aqui temos o Filho aludindo ao envio do Rukha hol Hodshua na parte do Pai aos apóstolos.
Crer nisto é exercer fé.
Shalom
OK. Vamos ler esse João 14 de novo? Você omitiu o verso 17.
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vósEntão, o outro Consolador que é o Espírito da Verdade, os discípulos já conheciam.
Por que conheciam?
Jesus respondeu assim: "porque habita convosco".
Um pouco antes o Filipe disse: "mostra-nos o Pai e isso nos basta"
Jesus disse: "Estou a tanto tempo estou convosco e não me tendes conhecido, Filipe?
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim?"
Então Jesus disse que "o outro Consolador, o Espírito da Verdade" habitava com eles.
Habitava com eles??? Como habitava com eles???
Habitava com eles como Emanuel (Isa 7:14 e Mat. 1:23).
O que significa Emanuel? Significa "DEUS CONOSCO, D-US CONOSCO, ULHIM CONOSCO".
Mas a promessa era; habita convosco (como Emanuel no Filho) e "estará em vós".
Quem estará em vós? a terceira pessoa da suposta santíssima trindade romana? N - Ã - 0.
Aí está a revelação. Aí está a fé que é dom de Deus.
"Estará em vós" o Consolador, o Espírito da Verdade, que habitava com eles na pessoa do Filho Jesus e que o Filipe ainda não tinha percebido.
É sempre a mesma e Única "pessoa" de ULHIM realizando a obra da redenção.
"Há.....Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós" (Ef. 4:6).
O qual é:
sobre todos - PAI
e por todos - FILHO
e em todos - ESPÍRITO SANTO
Não é os quais são, mas sim O qual é.
Isso já nem é entrelinhas mais. Deus aqui está se declarando abertamente que só Ele é Deus é não há nenhum outro fóra Dele.
Ele troca de ofícios, de ministérios, mas é sempre Ele.
Edison