F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Participe do fórum, é rápido e fácil

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


2 participantes

    Alegorias na Bíblia

    avatar
    Flávio Santos
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 128
    Idade : 46
    Cidade/Estado : Curitiba/Paraná
    Religião : nenhuma
    Igreja : nenhuma
    País : Brasil
    Mensagens Curtidas : 5
    Pontos de participação : 242
    Data de inscrição : 06/01/2014

    Alegorias na Bíblia Empty Alegorias na Bíblia

    Mensagem por Flávio Santos Sáb 05 Set 2020, 10:35

    Caros colegas,

    inicio este tópico para apresentar uma face quase desconhecida do público em geral da leitura alegórica da Bíblia. O apóstolo Paulo diria provavelmente uma interpretação espiritual mais condizente, certamente.

    Minha apresentação não se funda que eu tenha domínio nesse campo, mas que há pouquíssimo tempo comecei a fazer leitura desse assunto. Estou aqui não para ensinar, de forma alguma, porém muito aprender.

    Os colegas poderiam postar também seus conhecimentos, o que me agradaria muito. Além de citações alegóricas da Bíblia, serão bem-vindos os comentários.

    Para começar, cito uma passagem muito interessante do livro de Deuteronômio, capítulo 19, versículos 5 e 6, comentados pelo Papa Gregório Magno, no seu livro Regra Pastoral. Nesse trecho, ele comenta uma situação de excesso de correção do mestre espiritual para com seu(s) discípulo(s) e a forma de remediar a situação.




    Em tudo isso é preciso saber que, se a alma do doutor se torna áspera ao corrigir, é muito difícil que não lhe escape alguma palavra que não deveria dizer. Acontece com frequência que, quando a culpa dos fiéis é corrigida com ímpeto exagerado, o mestre deslize em palavras desenfreadas. Quando o fogo da correção ultrapassa a medida, o coração dos pecadores se deprime no desespero.

    E, portanto, necessário que o pastor que tenha sido rude demais, tomando consciência de haver ferido o coração dos seus fiéis mais do que o devido, recorra sempre, dentro de si, ao arrependimento, a fim de que, por seus gemidos, obtenha o perdão na presença da Verdade, mesmo que a sua culpa provenha precisamente do seu excessivo zelo por ela. O Senhor o expressou com imagens, por meio de Moisés:


    Se um homem vai ao bosque com seu amigo para cortar lenha e, impelindo com força o machado para cortar a árvore, o ferro escapa do cabo, atinge o companheiro e o mata, tal pessoa poderá, então, refugiar-se numa das cidades acima mencionadas, ficando com a vida a salvo. Isso para que o vingador do sangue, enfurecido, não persiga o homicida, o alcance e o mate.


    Nós vamos ao bosque com um amigo cada vez que nos dispomos a examinar as faltas dos fiéis. Cortamos lenha simplesmente quando, com intenção de caridade, cortamos os vícios de quem faz o mal.

    Mas o machado escapa da nossa mão quando a correção se torna excessivamente rude. E o ferro salta do cabo quando, na correção, se deixam escapar palavras muito duras. E ele golpeia e mata o amigo porque a palavra de desprezo faz morrer nele o espírito de caridade. Sim, a alma de quem sofre a correção acaba caindo no ódio se a excessiva correção o condena mais de quanto seria justo.

    Mas aquele que golpeia imprudentemente a árvore e mata o seu próximo deve fugir para uma das três cidades, para viver bem protegido numa delas; pois, arrependendo-se, chorando lágrimas de penitência e buscando salvação na unidade do sacramento, através da esperança, da fé e da caridade, não é considerado réu de homicídio perpetrado.

    O parente próximo da pessoa morta, encontrando-o, não o fere a morte e, assim, quando vier o severo Juiz que a nós se uniu, compartilhando a nossa natureza, não o julgará réu de culpa, porque fé, esperança e caridade o colocam sob o abrigo do seu perdão.

    avatar
    Marcones
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -


    Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
    Sexo : Masculino
    Número de Mensagens : 344
    Idade : 54
    Cidade/Estado : Recife - Pe
    Religião : Sem religião
    Igreja : Não praticante
    Mensagens Curtidas : 2
    Pontos de participação : 762
    Data de inscrição : 21/07/2020

    Alegorias na Bíblia Empty Re: Alegorias na Bíblia

    Mensagem por Marcones Dom 06 Set 2020, 01:27

    Boa noite

    Esta é uma falsa dicotomia. Algo pode ser real, no sentido de ser moralmente verdadeiro, que é o que as alegorias da Bíblia tratam, embora não seja factual. Os melhores exemplos disso seriam as parábolas de Jesus. São histórias que nunca aconteceram, mas são usadas para ilustrar um ensinamento.

    Apenas os lugares onde é suposto ter acontecido os fatos e algumas celebridades da época

    Você já leu o livro de Harry Potter. Quanto disso é real ou alegórico? Londres é uma cidade de verdade, mas ninguém voava em vassouras lançando feitiços.

    O mesmo com Jerusalém e os eventos mágicos, que supostamente aconteceram lá.

    Bom senso, realmente. O milagre nunca aconteceu. Há até mesmo pela maioria dos historiadores que o personagem de Cristo (como diz a bíblia) não era uma pessoa real, mas é uma construção histórica dos escritores da Bíblia, inventada para se ajustar à narrativa.

    Naquela época havia muitas pessoas dizendo ser messias. Simão bar Kokhba, Apolônio de Tiana Simão Mago este último esta citada Atos 8:9-24.

    Ainda em dias atuais, aparecem pessoas se intitulando ser o Messias Judaico, temos o nosso Inri Cristo para consagrar o exposto.

      Data/hora atual: Dom 28 Abr 2024, 17:26